6
ARQUITETURA ROMANA A arte romana começou a desenvolver-se no século II a.C, quando Roma já dominava todo o Mediterrâneo e avançava para o norte da Ásia e Europa. Houve forte influência tanto da cultura etrusca quanto da grega. Esta última refletiu-se bastante na literatura, religião, língua, escultura e arquitetura. Sendo assim, a arquitetura de Roma Antiga é formada por uma fusão de elementos gregos e etruscos, que deram origem ao chamado “estilo romano”. O plano do templo é herdado dos etruscos, já a ornamentação é grega. Por essa razão, discute-se se há ou não a existência do estilo romano. Materiais utilizados –> opus comenticum – um material indestrutível, uma espécie de concreto armado. Opus lateriium – ladrilho que permitia versatilidade. A combinação dos dois materiais permitia a construção de abóbadas de grande dimensão, porém bastante leves. A arte romana foi utilizada desde o século I a.C como demonstração de grandeza. Palácios, casas de veraneio, arcos de triunfo, colunas com estrelas comemorativas, alamedas, arquedutos, estátuas, templos, termas e teatros foram erguidos ao longo e ao largo dos vastos e variados domínios do império romano.

Arquitetura romana

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Arquitetura romana

ARQUITETURA ROMANA

A arte romana começou a desenvolver-se no século II a.C, quando Roma já dominava todo o Mediterrâneo e avançava para o norte da Ásia e Europa. Houve forte influência tanto da cultura etrusca quanto da grega. Esta última refletiu-se bastante na literatura, religião, língua, escultura e arquitetura. Sendo assim, a arquitetura de Roma Antiga é formada por uma fusão de elementos gregos e etruscos, que deram origem ao chamado “estilo romano”. O plano do templo é herdado dos etruscos, já a ornamentação é grega. Por essa razão, discute-se se há ou não a existência do estilo romano.

Materiais utilizados –> opus comenticum – um material indestrutível, uma espécie de concreto armado.Opus lateriium – ladrilho que permitia versatilidade. A combinação dos dois materiais permitia a construção de abóbadas de grande dimensão, porém bastante leves.

A arte romana foi utilizada desde o século I a.C como demonstração de grandeza. Palácios, casas de veraneio, arcos de triunfo, colunas com estrelas comemorativas, alamedas, arquedutos, estátuas, templos, termas e teatros foram erguidos ao longo e ao largo dos vastos e variados domínios do império romano.

Page 2: Arquitetura romana

Fonte:http://www.pegue.com/artes/arquitetura_romana.htm

Page 3: Arquitetura romana

Coliseu - maior expressão da arquitetura clássica romana. Foi inaugurado pelo Imperador Tito, em 80 d.C. Podia comportar até 50.000 pessoas, e era palco de combates entre Gladiadores e animais selvagens.

Piazza di Spagna – praça mais famosa de Roma, em frente a escadaria da Igreja Trinitá dei Monti.

Fontana di Trevi - é a maior e mais famosa fonte de Roma. Existe a tradição de jogar moedas na fonte com a crença de que assim, se retornará à cidade.

Vaticano – Localizado dentro da cidade de Roma, é o menor país do mundo e capital do Catolicismo.

Page 4: Arquitetura romana

Basílica de São Pedro - entrada do Vaticano, é a maior Igreja do mundo, onde foi enterrado São Pedro, o fundador da Igreja Católica.

Capela Sistina – localizada dentro do Vaticano, é famosa pelas pinturas em seu teto, uma das principais obras de Michelangelo.

Fórum Romano – Hoje, o que se vê são ruínas de palácios, monumentos e basílicas, como do Templo de Saturno, Templo de Rômulo, Basílica de Constantino e os Mercados de Trajano. Porém na Roma Antiga, o conjunto representava o centro político, comercial e judiciário do Império Romano.

Pantheon – é o templo mais bem conservado da Roma Antiga.

Piazza Navona – uma das praças barrocas de Roma. Entre as estátuas representadas, está a estátua de netuno e um grande obelisco no centro. Sua forma assemelha-se a dos antigos estádios da Roma Antiga.

Page 5: Arquitetura romana

Igreja San Pietro in Vicoli - igreja que guarda a estátua de Moisés,outra obra esculpida por Michelangeo e as correntes dos soldados que prendem São Pedro.