14
Bioma Caatinga

Bioma caatinga

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Bioma caatinga

Bioma Caatinga

Page 2: Bioma caatinga

Características Gerais

A caatinga ocupa uma área de cerca de 844.453 quilômetros quadrados;

o equivalente a 11% do território nacional;

Engloba os estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais.

Page 3: Bioma caatinga

Vegetação e Flora

 A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água.A vegetação é formada por três estratos:

ArbustivoArbóreo Herbácea

Page 4: Bioma caatinga

As árvores que caracterizam a caatinga possuem folhas pequenas, cobertas com um tipo de cera capazes de reter água em suas folhas. Muitas dessas plantas apresentam espinhos. Suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra a umidade necessária para viver. Plantas típicas dessa vegetação são o cacto, a palma, o xiquexique, o mandacaru, a aroeira, o umbuzeiro, o juazeiro e o caroá.

Autoria foto: Arquivo MMA Eraldo Peres

Page 5: Bioma caatinga

Fauna Diversificada composta por mais de 800 espécies animais;

Já foram registradas 148 espécies de mamíferos, 510 de aves, 154 de répteis e anfíbios e 240 de peixes;

Inúmeras espécies se encontram ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o tatu-bola e o soldadinho do araripe devido a exploração humana e o manejo inadequado da terra.

Tamanduá-mirim

Asa branca

 Onça parda

Page 6: Bioma caatinga

Solo A Caatinga possui um solo raso, rico em minerais, mas pobre em matéria

orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade intensa durante todo o ano. 

Fragmentos de rochas são frequentes na superfície, compondo quase totalmente a superfície do solo,  o que dá a ele um aspecto pedregoso e o impede de armazenar a água que cai no período das chuvas.

Page 7: Bioma caatinga

Relevo

O relevo da Caatinga é formado, basicamente, por planaltos, que é uma forma de relevo constituída por uma superfície mais elevada do que a área ao seu redor, e grandes depressões, que são formas de relevo mais planas do que o planalto ou mais profundas do que a área ao seu redor.

 

Page 8: Bioma caatinga

Clima

A Caatinga possui duas estações apenas, o verão (quente e úmido) e o inverno (quente e seco).Seu relevo, composto por muitos planaltos, contribui para o clima seco. Geograficamente falando, seu clima é semi-árido e sua temperatura varia entre 25° C e 29°C. Seus índices de pluviosidade e umidade são muito baixos, sendo a média pluvial anual da Caatinga compreendida entre 250 e 700 mm .

 

Autoria da foto: Arquivo MMA / Eraldo Peres

Page 9: Bioma caatinga

Hidrografia

Os rios São Francisco e Parnaíba são fundamentais para a vida na Caatinga, sustentando os animais e as pessoas que vivem ali.

 

Através de caminhos diversos, os rios regionais saem das bordas das chapadas, percorrem extensas depressões entre os planaltos quentes e secos e acabam chegando ao mar, ou engrossando as águas do São Francisco e do Parnaíba (rios que cruzam a Caatinga).

Page 10: Bioma caatinga

EconomiaA biodiversidade da caatinga ampara diversas atividades econômicas voltadas para o extrativismo mineral, fins agrosilvopastoris e industriais, especialmente nos ramos farmacêutico, de cosméticos, químico e de alimentos.

Grandes propriedades são dedicadas ao cultivo do algodão e à pecuária de corte, além disso há a economia de subsistência e a plantação irrigada de frutas (voltadas para a exportação) como uva, manga, mamão, melão e melancia, nas proximidades de Juazeiro.

Page 11: Bioma caatinga

Curiosidades• O nome Caatinga vem do tupi guarani Caa: Mata e Tinga: Branca - Mata

Branca, devido à sua constante ausência de verde;

• É um dos biomas mais degradados do país, apresentando 45% de área devastada;

• Na estação seca a temperatura do solo pode chegar a 60ºC;

• Vive na Caatinga a ave com maior risco de extinção no Brasil, a ararinha-azul (Anodorhynchus spix), da qual só se encontrou um único macho na natureza. Também vive ali a segunda mais ameaçada do país, a arara-azul-de-lear (Anodorhynchus leari). Habitam os arredores de Canudos (BA), com menos de 150 exemplares.

Page 12: Bioma caatinga

Referências Bibliográficas http://www.mma.gov.br/biomas/caatinga http://www.cerratinga.org.br/caatinga/

http://www.areasverdesdascidades.com.br/2016/04/dia-nacional-da-caatinga28-de-abril.html

http://www.infoescola.com/plantas/mandacaru/ http://mapio.net/pic/p-80827756/ http://bicho-pau.org/tamandua-mirim/ http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?

titulo=Asa-branca&ltr=a&id_perso=3372 http://www.estudopratico.com.br/caatinga-fauna-flora-e-outras-caracteristicas/ https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/caatinga-o-ecossistema-do-

sertao-nordestino.htm http://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/ameacada-de-extincao-onca-

pintada-se-torna-simbolo-da-biodiversidade-2962117 http://mapio.net/a/14476473/

Page 13: Bioma caatinga

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_caatinga/bioma_caatinga_curiosidades/

http://tribunadoceara.uol.com.br/especiais/caatinga/10-curiosidades-sobre-riquezas-da-caatinga/

http://ambientes.ambientebrasil.com.br/natural/biomas/caatinga_-_clima_e_hidrografia.html

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/biomas/bioma_caatinga/bioma_caatinga_curiosidades/

http://arttamas.blogspot.com.br/2011_06_12_archive.html http://pvhsustentabilidade.blogspot.com.br/2011/11/charge-ambiental-

desmatamento.html

Page 14: Bioma caatinga

Autoria

Renata Graça