12
Programa filosófico forma professores o tempo em que vivemos, oferecer esplêndidos momentos aos profes- sores para que participem aprofun- dando a reflexão e o entendimento filosófico-pedagógico dentro do Progra- ma Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jo- vens é uma das qualidade do Cenfep. O Congresso Regional de Educação para o Pensar acontecerá de 18 a 21 de julho em Florianópolis/SC. Será um Con- gresso teórico e prático onde os professo- res poderão conhecer melhor nosso Pro- grama Filosófico-pedagógico, principal- mente trabalhando com a Coleção Filo- sofia o Início de uma mudança, que possui material para ser trabalhado da Educação Infantil ao Ensino Médio. Este trabalho teórico e prático aconte- ce desde a fundação do Centro de Filoso- fia, sempre no mês de julho. Neste ano, dando continuidade ao Projeto de valo- rizar as pessoas e instituições que defen- dem a filosofia, estaremos no dia 18 de julho (data da fundação do Centro – 17 anos de atividades) entregando o Troféu Amigos da Filosofia 2006 para cinco pro- fessores e cinco instituições que fizeram um trabalho significativo em prol da fi- losofia e do seu ensino. Você professor que quer cada vez mais ser reflexivo deverá participar deste evento. Venha para Florianópo- lis, conheça, amplie seus conhecimen- tos e participe ativamente do Centro de Filosofia. (págs. 06 e 07) O Centro de Filosofia Educação para o Pensar, consciente da necessidade de oportunizar a formação permanente, oferece mais reflexão N Edna Aparecida da Silva Filosofia e Matemática Colégio Benjamim Galloti – Tijucas/ SC Entrevista Fundamental Núcleos Entrevista Núcleos Fundamental Diretora Pedagógica do Sis- tema de Ensino Re- flexivo – S.E.R. fala sobre a implanta- ção e formação, para o bom apro- veitamento de professores e alunos, o que terá conseqüência direta na evolução do ensino filosófico-pedagógico com crian- ças, adolescentes e jovens em todo o País. (pág. 03) Colégio Curso Equipe Grau, de Niló- polis, apresenta um ótimo exemplo de interdisciplinaridade. A matemática aparece como parceira da filosofia e dão um toque especial no ensino-aprendiza- gem, causando excelente retorno dos alunos e fazendo a interação necessária para que seja absorvida essa nova for- ma educacional que o material do Cen- tro de Filosofia Educação para o Pensar oportuniza aos professores. (pág. 04) A instuição Tijucana, na Região da Grande Florianópolis/SC, assina contra- to com Centro de Filosofia, passando a fa- zer parte da Rede Educação para o Pensar. Com isso passa a utilizar o Programa filo- sófico e os livros da Editora Sophos em busca de uma empreitada emancipatória, dentro de sua grade curricular. Acompa- nhe quais são as perspectivas da Diretora Noíde Mafra Jasper. (pág. 09) portaldafilosofia.com.br Bernardo Martins ANO XV - Nº 55 2º. TRIMESTRE - 2006 FLORIANÓPOLIS/SC Impresso Especial 68001055/02-DR/SC Editora Sophos CORREIOS Jornal de Idéias da Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens

Corujinha 55

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Corujinha 55

Programa filosófico forma professores

o tempo em que vivemos, ofereceresplêndidos momentos aos profes-sores para que participem aprofun-dando a reflexão e o entendimento

filosófico-pedagógico dentro do Progra-ma Educar para o Pensar: Filosofiacom Crianças, Adolescentes e Jo-vens é uma das qualidade do Cenfep.

O Congresso Regional de Educaçãopara o Pensar acontecerá de 18 a 21 dejulho em Florianópolis/SC. Será um Con-gresso teórico e prático onde os professo-res poderão conhecer melhor nosso Pro-grama Filosófico-pedagógico, principal-mente trabalhando com a Coleção Filo-sofia o Início de uma mudança, quepossui material para ser trabalhado daEducação Infantil ao Ensino Médio.

Este trabalho teórico e prático aconte-ce desde a fundação do Centro de Filoso-fia, sempre no mês de julho. Neste ano,dando continuidade ao Projeto de valo-rizar as pessoas e instituições que defen-dem a filosofia, estaremos no dia 18 dejulho (data da fundação do Centro – 17anos de atividades) entregando o TroféuAmigos da Filosofia 2006 para cinco pro-fessores e cinco instituições que fizeramum trabalho significativo em prol da fi-losofia e do seu ensino.

Você professor que quer cada vezmais ser reflexivo deverá participardeste evento. Venha para Florianópo-lis, conheça, amplie seus conhecimen-tos e participe ativamente do Centrode Filosofia. (págs. 06 e 07)

O Centro de Filosofia Educação para o Pensar, consciente da necessidade de oportunizar a formação permanente, oferece mais reflexão

NN

Edna Aparecida da Silva Filosofia e Matemática Colégio Benjamim Galloti – Tijucas/ SC

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○

Entrevista FundamentalNúcleosEntrevista Núcleos Fundamental

DiretoraPedagógica do Sis-tema de Ensino Re-flexivo – S.E.R. fala

sobre a implanta-ção e formação,para o bom apro-

veitamento de professores e alunos, o queterá conseqüência direta na evolução doensino filosófico-pedagógico com crian-ças, adolescentes e jovens em todo o País.

(pág. 03)

Colégio Curso Equipe Grau, de Niló-polis, apresenta um ótimo exemplo deinterdiscipl inaridade. A matemáticaaparece como parceira da filosofia e dão

um toque especial no ensino-aprendiza-gem, causando excelente retorno dosalunos e fazendo a interação necessáriapara que seja absorvida essa nova for-ma educacional que o material do Cen-tro de Filosofia Educação para o Pensaroportuniza aos professores.

(pág. 04)

A instuição Tijucana, na Região da

Grande Florianópolis/SC, assina contra-

to com Centro de Filosofia, passando a fa-

zer parte da Rede Educação para o Pensar.

Com isso passa a utilizar o Programa filo-

sófico e os livros da Editora Sophos em

busca de uma empreitada emancipatória,

dentro de sua grade curricular. Acompa-

nhe quais são as perspectivas da Diretora

Noíde Mafra Jasper.

(pág. 09)portaldafilosofia.com.br

Bernardo Martins

ANO XV - Nº 552º. TRIMESTRE - 2006FLORIANÓPOLIS/SC

ImpressoEspecial

68001055/02-DR/SCEditora Sophos

CORREIOS

Jornal de Idéias da Filosofia com Crianças, Adolescentes e Jovens

Page 2: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br2

Endereço do CENFEP para corespondências:Rua Cristovão Nunes Pires, 161 - CEP 88.010-120

Centro - Florianópolis/SC - (48) [email protected] • www.portaldafiosofia.com.br

Diagramação: ARTH&MÍDIA - www.arthmidia.com.br

EDITORIAL

Parabéns pra vocêAs vésperas do nosso aniversário de

fundação (18/07 quando completamos17 anos), novamente uma comemoraçãocom um grande evento, o Congresso Re-gional de Educação para o Pensar emFlorianópolis – 18 a 21 de julho.

Também a entrega do Troféu Ami-gos da Filosofia 2006 no dia 18 de ju-lho para cinco professores e cinco ins-tituições que lutam pelo Ensino da Fi-losofia. Esta entrega tem a participa-ção popular na indicação e votação dosque serão agraciados com o troféu/06.Uma grande participação em nossoportal desde o final do ano passado.

Em termos de Brasil muitas ativida-des, eventos, reuniões, Cafés com Idéi-as, trabalhos de formação de professo-res, palestras, organização dos Núcle-os, adesões de colégios ao nosso Pro-grama filosófico-pedagógico, visitasaos colégios e muita garra na defesa deuma educação reflexiva pelo Sistemade Ensino Reflexivo – S.E.R.

No informativo deste trimestre,muitas novidades de sala de aula quevem dos colégios de todos os cantos doBrasil. Atividades dos Núcleos, proje-tos em andamento – L.E.R (Leiturapara Educadores Reflexivos) e Estamoscom você professor de Filosofia (Esco-las públicas do Sul) e, que a próximaetapa será com escolas públicas doNordeste do Brasil.

Também significativa é a matéria daconcretização do nosso Sistema de En-sino Reflexivo – S.E.R. Nesse informa-tivo como nos demais que virão maio-res esclarecimentos e, o lançamento dalogomarca do S.E.R. Estamos constru-indo uma grande estrutura para que to-dos os educadores nos colégios possamser e fazer os alunos serem reflexivos.

Vale a pena uma leitura atenta acada uma notícia aqui colocada e, pro-fessor (a) contamos com você partici-pando do Congresso Regional de ju-lho ou então nos que acontecerão maispróximo de você organizados pelosNúcleos do Centro. Boas leituras.

Equipe Pedagógica Cenfep

Opinião do leitorngressar ou introduzir um indivíduo em uma nova área constitui um enormedesafio, ainda mais se tratando da filosofia. Isso se deve, talvez, ao preconceito,mito e fantasia que foi disseminado e cultivado por várias pessoas na sociedade,antes que conhecessem e compreendessem o que realmente é a filosofia.

Sabemos que não é possível aprender o português, a matemática, a químicado dia para a noite. O mesmo acontece com a filosofia. A familiaridade com os termosfilosóficos, teorias e pensadores ocorre em etapas, exige momentos de leitura e refle-xão, que se sucedem e estão interligados.

Nós do Colégio Feliciano Nunes Pires, ressaltamos a importância dos livros didáti-cos doados pela editora Sophos, que vieram auxiliar a formação dos alunos e suprir acarência de uma literatura de qualidade nessa área. Destacamos a competência, oempenho e a preocupação que a editora Sophos e o grupo “Educação para Pensar” têmdispensado para a elaboração de livros práticos, atualizados e especializados.

Agradecemos a doação dos livros ao colégio e informamos que estão sendo muitobem utilizados, como fonte inspiradora de leitura, debates, reflexões e trabalhos emgrupo, contribuindo assim para a formação de sujeitos críticos e autônomos.

Gilmar Evandro Szczepanik, Mestre em Filosofia e professor de Filosofia do

Colégio Feliciano Nunes Pires

Núcleo de Filosofia Educação para oPensar do Rio de Janeiro organizou,em Parceria com a Asfoe – Associa-ção Fluminense de Orientadores Edu-

cacionais, o Seminário de Educação Sexual.Realizado nos dias 30 e 31 de maio, no

Teatro Municipal de Cabo Frio, o evento re-cebeu apoio e patrocínio da Secretaria Mu-

nicipal de Educação do Município de CaboFrio, na pessoa do Secretário de EducaçãoProf. Paulo Massa e toda a sua equipe, emespecial a equipe de Orientação Educacional.

Participaram do evento professores dasSecretarias de Educação de São Pedro daAldeia, Rio das Ostras, Arraial do Cabo, SãoGonçalo, São João de Meriti, Nilópolis, Pi-

raí, Vassouras, Valença, Macaé, Cabo Frioe outros Municípios, além de Professores daCidade do Rio de Janeiro.

O evento que foi avaliado como Excelen-te, por sua organização e dinâmica, ofere-ceu reflexões quanto ao tema sob diferen-tes olhares. O sucesso do evento justificou-

se pela Conferência do Prof. Dr. César Nu-nes, presidente da Abrades e membro doCentro de Filosofia Educação para o Pen-sar, a presença do Desembargador Siro Dar-lan dialogando com os professores sobre oECA e os Conselhos Tutelares, em defesa daCriança vítima de Abuso Sexual. O Seminá-rio contou ainda com palestrantes da ONG

Pela Vida, Espaço SEJA da UFRJ, NVG -Núcleo de Valorização da Gravidez e CasaLar Aura Celeste, grupos que desenvolvemorientações de jovens, quanto à AIDS, àsDST(s), ao aborto, ao abuso sexual e outrosassuntos. Valorizaram a pesquisa a apresen-tação de duas dissertações de Mestrado so-bre o Tema “Educação Sexual: Espaço da

Escola” e “Músicas de Chico Buarque cominstrumento nas aulas de Educação Sexu-al”, e contribuíram para uma auto reflexão,quanto ao papel de Educador, as Mesas deDiálogo com Miriam Paura Grinspum, daUERJ e Presidente da Asfoe e Ângela Pai-va, coordenadora do Nufep/RJ.

Seminário Nufep/ Asfoe - RJ

Educação Sexual é o temaPalestrantes de diversas instituições e entidades marcaram a importância do evento

NET

NET

portaldafilosofia.com.br

I

O

O Corujinha é um Jornal de Idéias do Programa filosófico-peda-gógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Crianças, Adolescen-tes e Jovens”. Todas as matérias, idéias e opiniões aqui expressassão de responsabilidade das pessoas que contribuíram para esteinformativo. Querendo reproduzir partes, favor citar a fonte.

expediente

Page 3: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br 3portaldafilosofia.com.br

Edna Aparecida da Si lvaEdna Aparecida da Si lvaEdna Aparecida da Si lvaEdna Aparecida da Si lvaEdna Aparecida da Si lva

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○○

EntrevistaEntrevista

Filosofia para todos

Bern

ardo

Mar

tins

om um excelente trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira pedagógica junto ao Centrode Filosofia Educação Para o Pensar, a catarinense, Doutora em Educação pela Unicamp/SP ePós-doutoranda em Educação pela USP, assume a Direção e Coordenação Pedagógica do Sis-tema de Ensino Reflexivo – S.E.R com a proposta de humanizar as relações escolares, oportu-

nizar um material didático reflexivo e emancipatório em todos os níveis escolares uma vez que aFilosofia tem como questão essencial as reflexões sobre as condições do ser humano.

Como se deu essa aproximação com aFilosofia?

Sou monitora na formação de professorese assessorei inúmeras escolas na implan-tação do Programa Filosofia com crian-ças, adolescentes e jovens. Acompanho asatividades do Centro há 15 anos.

O que é o S.E.R. para você?

Representa uma oportunidade de apren-dizagem ousada, inovadora e desafiado-ra, porque sua proposta pedagógica-filo-sófica visa um trabalho interdisciplinar,dentro de uma perspectiva metodológicadiferenciada e que acredita na autonomiado aluno e do professor.

E a reação dos autores, como foi eestá sendo?

Todos ficaram bem impressionados e em-polgados com a proposta, porque pareceuque surgiu uma resposta para suas pergun-tas, o que será um ganho de aprendizagemenorme para todas as escolas que já parti-cipam do S.E.R. com a Filosofia em seuscurrículos e poderão ter um ensino reflexi-vo em todas as disciplinas curriculares.

A ligação desse material com as demaisdisciplinas acontece de que forma?

A ligação pedagógica é filosófica, antro-pológica e histórica, equilibrando as re-lações para cada disciplina, para quepossa haver uma inter-relação com todao contexto escolar. O S.E.R. é o top delinha do Centro, pois conseguir congre-

gar a interdisciplinaridade que as esco-las buscam e dessa forma foi produzidoum espaço de reflexão que exige conti-nuidade nas outras disciplinas.

Qual é essa relação pedagógica?

Ensinar e aprender ao mesmo tempo, atin-gindo professores e alunos diretamente eda mesma forma. Foi feito um levanta-mento intenso sobre o material de filoso-fia e das outras disciplinas disponível aoseducadores e detectaram-se lacunas, paraque então essa relação tivesse um início.

Quem o material vai atingir inicialmente?

De imediato, 5ª. a 8ª. séries serão con-templadas, para criarmos essa identida-de com a Filosofia. Depois iremos paraas demais séries do Ensino Fundamen-tal, Educação Infantil e Ensino Médio.

“O fruto doamadurecimentofilosófico epedagógico doCentro mereceestar à disposiçãodas instituiçõesatravés doSistema deEnsino Reflexivo– S.E.R.”

C

E a elaboração desse material didático?

Foram selecionados autores de todo oPaís e vários destes terão suas criaçõeslançadas em Coleções nas diversas dis-ciplinas na programação do Centro e daEditora em 2007.

NUFEP/Distrito Federal - DF ............................................... Lia .................................... (61) 8143.0038 ..................... [email protected]/Grande São Luís - MA ............................................ Isabel ................................ (98) 8121.3053 ..................... [email protected]/Ceará - CE .............................................................. Jayme ............................... (85) 9145.2043 ..................... [email protected]/Sul Fluminense - RJ ................................................ Teresa ............................... (24) 9819.5040 ..................... [email protected]/Norte - SC ............................................................... Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Manaus - AM .......................................................... Manoel ............................. (92) 8803.9840 ..................... [email protected]/Mato Grosso do Sul - MS ....................................... Elizzete ............................. (67) 3384.3655 ..................... [email protected]/Noroeste - RS .......................................................... Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Grande Rio - RJ ...................................................... Ângela .............................. (21) 3414.2814 ..................... [email protected]/Mato Grosso - MT .................................................. Sérgio ............................... (65) 6624.8068 ..................... [email protected]/Bahia - BA .............................................................. Holdaque .......................... (73) 9983.3627 ..................... [email protected]/Grande Florianópolis - SC ...................................... Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Vale do Tijucas - SC ............................................... Piva .................................. (48) 3263.0576 ..................... [email protected]/Região Serrana - RJ ................................................ Márcio .............................. (24) 9811.7177 ..................... [email protected]/Região Médio e Alto Uruguai - RS ........................ Vicente ............................. (55) 3744.3187 ..................... [email protected]/Grande Natal - RN .................................................. João .................................. (84) 9953.8687 ..................... [email protected]/Região Metropolitana Curitiba - PR ...................... Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Espírito Santo - ES ................................................. Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Uberaba - MG ......................................................... Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]/Piauí - PI ................................................................. Eduardo ............................ (86) 9991.2831 ..................... [email protected]/Uberlândia - MG ..................................................... Luis Fernando .................. (34) 9997.0919 ..................... [email protected]/Belo Horizonte - MG .............................................. Valdemar .......................... (31) 3364.2741 ..................... [email protected]/Norte do Paraná - PR .............................................. Valdecir Veloso ................. (43) 9961.8614 ..................... [email protected]/Curitiba - PR ........................................................... Centro ............................... (41) 2106.6871 ..................... [email protected]/São Paulo - SP ........................................................ Centro ............................... (48) 3322.2917 ..................... [email protected]

Nosso Programa Educar para oPensar: Filosofia com Crianças,Adolescentes e Jovens busca opor-tunizar a todos um estudo reflexi-vo, crítico e emancipatório. Tambémlançar-nos para o estudo com maisafinco, dentro da Filosofia e de ou-tras disciplinas, tornar-nos atentospara aprendermos com as criançase os jovens naquilo que eles têm paranos dizer e, juntos, maravilharmo-nos, fazermos Filosofia. Uma Filo-sofia viva, encharcada de vida emtodas as dimensões.

CONHEÇA mais sobre os nú-cleos e sobre o Centro no portalda filosofia.

Entre em contato com o NUFEPmais próximo de você.

RELAÇÃO DOS NUFEPs - (Núcleos de Fi losofia Educação para o Pensar) e seus responsáveis

Page 4: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br4

Colégio Curso Equipe Grau, em Nilópolis, mostra como aplicar o processo filosófico entre algumas disciplinas escolares

Nufep/ Rio de Janeiro - RJ

A interdisciplinaridade – Filosofia e Matemática

Primeiro Momento: A Lógica e a Filo-sofia. Foi construída uma Torre de Hanói,levamos para a sala e pedimos que cada alu-no observasse aquele objeto e pensasse emuma utilidade para tal objeto. Cada alunodeu ao mesmo um nome e argumentos con-vincentes justificando sua escolha.

Segundo momento: pesquisa sobre atorre de Hanói. Os alunos apresentaram asvárias lendas a respeito da origem do jogo.

Terceiro momento: chegaram à conclu-são. Sobre a origem do jogo, a mais conheci-da, diz respeito a um templo Hindu, situadono centro do Universo. Diz-se que o DeusBrahma supostamente havia criado uma tor-re com 64 discos de ouro e mais duas esta-cas equilibradas sobre uma plataforma.

Objetivo do jogo: ordenar todos os dis-cos de uma estaca para outra, segundo suasinstruções, de que apenas um disco pode-ria ser movido por vez e nunca um discomaior deveria sobrepor um disco menor.Descobriram que segundo a lenda, quandotodos os discos fossem transferidos de umaestaca para outra o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.

Quarto momento: diálogo filosófico:

Através da pesquisa discutimos sobre osargumentos utilizados por Brahma para suainvenção, refletimos sobre o objetivo da len-da e chegamos a conclusões; no ar pairouum grande mistério a lenda.Será que se todos os discos fossem transfe-ridos o mundo desapareceria?O que pensava Hanói quanto ao seu argu-mento em relação à lenda?Será que Hanói acreditava mesmo que omundo poderia desaparecer?Após o diálogo, cada aluno escreveu sobreos argumentos que Hanói justificou para aconstrução de seu jogo.

Quinto momento: cada aluno, utilizan-do a regra do jogo, tentou chegar ao obje-tivo maior.

Sexto momento: diálogo filosófico; osalunos teriam que escrever sobre a rela-ção entre o jogo, a filosofia e a matemáti-ca. Concluíram filosoficamente que pre-cisamos pensar logicamente e, a matemá-tica usa a lógica para se chegar a um obje-tivo alcançado.O prof.Alexandre Assis, da disciplina de ma-temática, foi até o laboratório de informáti-ca onde os alunos puderam jogar no compu-tador o jogo. Vivenciaram uma experiênciainterdisciplinar onde puderam perceber a

importância da lógica no nosso dia-a-dia.Avaliação: o jogo instigou o raciocínio ló-gico, despertou o interesse pela importân-cia da observação e da concentração. Os alu-nos perceberam que para alcançar seus ob-jetivos, a lógica é uma das habilidades queprecisamos, para se chegar a um objetivo,mesmo muitas vezes não o alçando, preci-samos parar para pensar.Os alunos gostaram tanto que tivemos quepreparar mais material para que nos inter-valos eles pudessem jogar.Disponibilizamos o jogo na biblioteca e elespuderam agendar e levar para casa, parajogar com a família.

NúcleosNúcleos

NET

uando pensamos em umPrograma filosófico-educativo que tem comoobjetivo maior educarpara a liberdade, para a

emancipação, uma das primei-ras coisas que afligem a nossamente é o conjunto de caracte-rísticas que marcam com veemência a socie-dade contemporânea.

Vivemos num tempo em que o conhecimen-to determina, em grande medida, o tipo de ci-dadão que se pretende formar e, conseqüente-mente, a sociedade que parece nos atrair.

Entre as várias características que parecemdelinear a sociedade atual, podemos citar o con-teudismo exagerado que habita as instituiçõesde educação formal e o individualismo que in-terfere de certa forma na convivência familiar esocial, além do racismo e dos preconceitos queainda aparecem camuflados na maioria de nos-sas escolas e nos mais diversos âmbitos sociais.

Frente a essa educação peculiarmentedesmotivadora exala o odor do fracasso queronda educadores e alunos ao mesmo tem-po. O que nos resta fazer enquanto profissi-onais da educação? O que queremos dizer

Reflexões: Um Programa filosófico-pedagógicoquando falamos de EducaçãoEmancipadora?

Quanto à primeira questão,devemos pretender, na realidadee verdadeiramente, “fazer esco-la”. Uma escola onde o estudan-te aprenda a conhecer, a fazer, aser e, acima de tudo, a conviver,

atitude essa, que, nos últimos tempos, vem-sedefinhando em nossa sociedade. Com isso, que-remos dizer que nossos anseios voltam-se paraa educação cidadã, na pretensão de formar jo-vens mais críticos e reflexivos, que saibam ain-da dizer “não” à violência física e social.

Ao falar em Educação Emancipadora, nos-so pensar não é diferente, acresce-se ainda aformação de alunos autores, tanto na forma depensar, quanto na forma de agir, deixando acaracterização de meros repro-dutores como um dos constru-tores de nossa história passada.

Assim, poderemos vislum-brar nossas escolas como portasabertas para a formação de in-divíduos e grupos interessadosem praticar investigação ética eresponsável, quando nos intei-

ramos dos fatos e dos acontecimentos queconcretizam nossa vida no mundo.

É importante lembrar, e não nos resta a me-nor dúvida, de que cabe à escola abrir esse es-paço, propiciando aos estudantes oportunida-des de se desenvolverem ao mesmo tempo emque se tornam conscientes de suas potenciali-dades. No entanto, é preciso que a escola as-suma uma nova postura, já que a sala de aulatambém se transformará em outro espaço, noqual cada um tenha sua importância enquan-to membro de uma Comunidade de Aprendi-zagem Investigativa. Todos são acolhidos comsuas idéias e modos de pensar, e o ambienteonde se dá a investigação é permeado pela con-fiança e pelo respeito. Essa atitude deve par-tir do educador, que, enquanto modelo, dis-seminará sua postura entre todos os partici-

pantes. Assim, poderemoscontar com ambiente rico denovas idéias e novas pergun-tas, pois essa investigaçãocoletiva é propulsora dasdescobertas, da apropriaçãode saberes e, conseqüente-mente, da ampliação de nos-sas potencialidades.

Maria Bergamaschi - NUFEP/DF

NET

Q

Page 5: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br 5

NOTÍCIAS DA REDE

Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

Conheça o S.E.R e saiba o que fazerSistema de Ensino Reflexivo quer romper práticas repetitivas sem compromisso com o desenvolvimento da criatividade aplicada à resolução de problemas

reflexão tem sido um dos esforçoshábeis dos seres humanos desde ostempos mais remotos. Ainda naGrécia Antiga a sociedade mostra-va-se empenhada em organizar sis-

temas de reflexão sobre temas polêmicosligados ao modo de vida da época. Essestemas continuam atuais pela filosofia queherdamos dos filósofos clássicos. Os temasclássicos, ainda hoje atuais, nos colocamdesafios, sobretudo quanto à ética, estéti-ca, lógica e a política.

Entendendo a educação como um pro-cesso contínuo de permanente superaçãoe desdobramentos, não temos como negaras práticas reflexivas que são de fato de-cisivas para as mudanças e para o alcancede novos conceitos e modos de atuação noensino formal.

Partimos do pressuposto de que a re-

flexão é uma habilidade essencialmentehumana, não sendo possível confundi-lacom informações técnicas e ações previa-mente determinadas, ainda que pareçamdinamizadas pelos modismos ou mesmopelo conservadorismo muitas vezes pre-sente na educação.

O S.E.R. quer romper com as práticasrepetitivas e sem compromisso com o de-senvolvimento da criatividade aplicada àresolução de problemas tanto na vida pes-soal como no campo profissional dos ho-mens e mulheres que estamos formandonos sistemas de educação atuais.

Defendemos como proposta pedagógi-ca e projeto educacional, a reflexão cons-truída processualmente com a formaçãode professores e o apoio de um materialdidático alternativo ao que comumenteencontramos no mercado e nas escolas. Aprática da reflexão relaciona-se com as fi-nalidades éticas da vida humana, corres-ponde ao apelo de indagar os sentidos fi-losóficos e existenciais de cada pessoa,fato ou coisa em suas relações de produ-ção social da vida e convivência com os de-mais semelhantes.

A

ealizamos no Colégio Salesiano Jardim Camburí umareflexão acerca da Dor no pensamento de Scho-penhauer, cuja apresentação foi feita por uma ex-alu-na nossa, Gabriela Borges, que hoje cursa Enferma-

gem. Tivemos a participação de 21 pessoas. Além da pre-sença de alunos do Ensino Fundamental e Médio, conta-

mos com algumas mães, afinal nãoé sempre que a família não sóapoia mas participa.

Projeto Café com Idéias - Vitória/ES

ssas são as 10 escolas que se cadas-traram no projeto Estamos comvocê professor de filosofia e járeceberam as primeiras doações delivros da Coleção Filosofia o Início

de uma Mudança – 5ª. a 8ª. série.

1 - E.E.B. Professor José Arantes

Camboriú/SC

Prof. responsável: José Wilson Kailer Nunes

2 – E.E.B. Bernardino Sena Campos

Araranguá/SC

Prof. responsável: Cristina de Fátima

Arbelo Parrot

Projeto “Estamos com Você Professor de Filosofia”3 – E.E.B. Cel. Lara Ribas

Chapecó/SCProf. responsável: Juvenal Inácio Schimitz

4 – Colégio Militar Feliciano Nunes PiresFlorianópolis/SCProf. responsável: Gi lamar EvandroSzczepanik

5 – E.E.B. João SilveiraPalhoça/SCProf. responsável: Jorge Lino Pinheiro

6 – E.E.B. Professor Celso RillaIrati/SCProf. responsável: Arlei Orso

7 –E.M.E.F. Ayrton SennaItapoá/SCProf. responsável: Solange Maria Rosa

8 – E.M.E.F. Waldenor WinklerPanambi/RSProf. responsável: Solon Marcelo Lazzarotto

9 – Inst. Estadual de Educação Viscon-de de Cairu

Santa Rosa/RSProf. responsável: Alcindo Dalcin

10 – Colégio Estadual Dona MoralinaEleutério

Sto. Antônio da Platina/PRProf. responsável: Brigida De Vico Bianchi

Em comunidade somos mais pensadores

Maria Marta - NUFEP/DF“Incentivar a pergunta é alimentaressa contemplação diante do novo,do já visto e do que está por vir”

onforme nos ensinaram os pensado-res de todos os tempos, a filosofia,ou seja, o amor pelo saber, começacom o deslumbramento, com a ad-miração. Pensar faz parte da natu-

reza humana, mas cultivar e alimentar o

pensamento são as grandes missões doprofissional educador. Bom seria se todosque abraçam essa profissão sempre se lem-brassem disso.

É importante ressaltar ainda que nasComunidades de Aprendizagem Investiga-tiva aprender a perguntar tem a mesmaimportância de aprender a responder, re-fletir, reconsiderar e agir.

C

NET

NET

R

E

Page 6: Corujinha 55

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA FILO

Centro de Filosofia oferece a todos osprofessores das escolas brasileiras aoportunidade de conhecimento e apro-fundamentos filosófico-pedagógicos.Venha pensar e fazer FILOSOFIA!

Desde o começo do Centro de Filosofia há17 anos, sempre no mês de julho, estão sen-do oferecidos cursos para formação dos pro-fessores no Programa filosófico-pedagógicodefendido pelo Centro. Dentro desta tradi-ção e realização bem sucedida teremos emjulho – dias 18 a 21 – o Congresso Regionalde Educação para o Pensar.

JUSTIFICATIVAEducadores que acreditam no valor da

educação que leva à Reflexão, a uma Edu-cação Emancipatória:

Venham participar do Congresso Regio-nal de Formação de Educadores no Progra-ma Filosófico-pedagógico “Educar para oPensar: Filosofia com Crianças, Adolescen-tes e Jovens”.

Queremos que os educadores e educandossejam autônomos, pensem por si mesmos,sejam gestores e não só repetidores do queoutras pessoas dizem ou pensam. Educar parao Pensar, pela filosofia, é estruturar a visãode mundo e desenvolver concepções acerca

do tipo de indivíduo que se querser e do tipo de sociedade emque se pretende viver. Como?Transformando a sala de aulaem uma Comunidade de Apren-dizagem Investigativa, a partirde um programa.

Nosso programa filosófico-pe-dagógico contribui significativa-mente para realizar esse desejo,pois desenvolve a mente por meiode um raciocínio aperfeiçoado, deum exame da linguagem, da for-mação de conceitos e em umapostura ética e política. Educarpara o Pensar com base na inves-tigação filosófica é uma condiçãonatural no ser humano, portanto,possível dentro da EducaçãoEmancipatória que buscamos.

Com o Congresso Regionalem Florianópolis/SC, que seráteórico e prático, iniciamos apreparação ao 4º. CongressoNacional de Educação para oPensar e Educação Sexual, queacontecerá em 2007, e terácomo tema: “Educação, Filoso-fia e a Formação do ser huma-no Integral (Paidéia)”.

OBJETIVO GERALProporcionar aos educado-

res formação teórica e práti-ca dentro do Programa Filo-sófico-pedagógico “Educar

para o Pensar: Filosofia com Crianças,Adolescentes e Jovens”, a fim de que vi-venciemos um processo de reflexão, inves-tigação e formação da Comunidade deAprendizagem Investigativa.

CONFERÊNCIAS• Um caminho para a Escola Reflexiva

que queremos — S.E.R.• A formação dos professores no contex-

to atual• Educadores Reflexivos, escola feliz• A família como uma célula reflexiva

INFORMAÇÕESInscrição: Preencher os dados da inscri-

ção e enviar por fax (48) 3222-8826 ou cor-reio para Rua Cristóvão Nunes Pires, 161,CEP 88010-120, Florianópolis/SC, comcheque nominal ao Centro de Filosofia Edu-cação para o Pensar ou comprovante de de-pósito bancário (Banco do Brasil, agência0016-7, conta corrente 106209-3).

CONSIDERAÇÕES• O número de vagas é limitado. O prazo

para inscrições prévias será encerrado nodia 12 de julho de 2006, podendo ser ante-cipado, caso todas as vagas sejam preenchi-

6 portaldafilosofia.com.br

das. A organização do evento procederá aconfirmação prévia da inscrição até o dia 12de julho por e-mail. Após essa data, solici-tamos confirmar se há vagas. O simples en-vio da ficha de inscrição não assegurará odireito a uma vaga. Para o recebimento dosvalores de inscrição, terá validade a data docarimbo da postagem do correio ou do de-pósito no banco.

• Em caso de desistência ou impossibili-dade de participação, a vaga deverá ser pas-sada a outro interessado, ficando por contade quem se inscreveu fazer essa transação.

• Receberá certificado de participação(40 horas) quem tiver freqüência mínimade 80% nos eventos do congresso.

HOSPEDAGEMAs pessoas que necessitarem de hospeda-

gem para o Congresso Regional poderão en-trar em contato com o Hotel São Sebastião daPraia pelo e-mail [email protected] pelo fone/fax (48) 3338.2020.

VALOR DO INVESTIMENTO

SOBRE O CONGRESSOLocal: Centro de Eventos do Hotel São

SebastiãoEndereço: Avenida Campeche, nº 1373 —

Praia do Campeche — Florianópolis/SC —www.hotelsaosebastiao.com.br

Atividades:• O congresso inicia-se dia 18/7, às

8h30min, e encerra-se dia 21/7, às 18h.• Dia 18/7 às 20h: Solenidade de entrega

do Troféu “Amigos da Filosofia 2006” (es-colhidos por indicação e votação popular epelo Centro de Filosofia) e comemoração doaniversário do Centro de Filosofia.

• Do dia 18/7 a 21/7: Reunião anual dosparceiros dos NUFEPs no Brasil.

• Lançamento da Revista PhiloS 1º. Se-mestre de 2006 e de livros das coleções fi-losófico-pedagógicas.

Esclarecimentos:• Em caso de dúvidas, entrar em contato

com a Secretaria do Centro pelo e-mail:[email protected] oupelos telefones (48) 3322.2917 e 3025.2909.

• Contato também pode ser feito no sitewww.portaldafilosofia.com.br (em lista dosNúcleos), com qualquer parceiro dos Núcle-os espalhados pelo Brasil.

O

Page 7: Corujinha 55

OSOFIA COM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENSCentro de Filosofia Educação para o Pensar

7portaldafilosofia.com.br

Page 8: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br8

FILOSOFIA

EDUCAÇÃO INFANTIL Colégio são josé/ são bernardo do campo - SP

Filosofia mostra respeito às diferençasPara iniciar o trabalho - respeito às diferenças - as crianças das 1a s séries desenharam em papel cartão

Divulgação

Crianças mostram a concretização do trabalho sobre as diferenças

m um pedaço de cartolina, traçar umcírculo de mais ou menos 13 cm dediâmetro. Entregar um para cada cri-ança recortar. De um lado a criança

desenha seu rostinho, do lado inverso, es-creve algumas características físicas e algu-mas emocionais. Quando todos tiverem ter-minado a professora mostra as carinhas decada um para que todos percebam que aspessoas são diferentes. Nesse momento dei-xar que as crianças falem sobre as diferen-ças. A professora faz a reflexão com eles so-bre o respeito as diferenças.

Houve grande participação dos alunoscom afirmações: existe o negro, o branco, ojaponês, o alto, o gordo, o magro, o nervo-so, o calmo, o irritado etc.

Momento InterdisciplinarFilosofia X Campanha da

Fraternidade

Em outro momento as crianças leram otexto: “Amar é difícil, mas não impossível”.

O texto conta a história de um meninoque entra em uma lojinha de animais

para comprar um ca-chorrinho.

Quando olha os filho-tinhos, se interessa porum que vinha bem atrás,mancando entre os outrosque corriam rapidinho.

O dono da loja ficouintrigado porque o me-nino quis comprar jus-tamente o que tinha umdefeito e tentou pre-senteá-lo. O menino re-cusou recebê-lo comopresente e quis pagá-lo,dizendo que cada um tem seu valor. En-tão, o dono da loja perguntou por que ointeresse pelo cachorrinho “manco”. Omenino então, levantou a barra de sua cal-ça e mostrou ao dono da loja sua prótese,dizendo que ele também tinha um defeitona perna e não podia correr como os ou-tros colegas. O cachorrinho iria precisarde alguém que entendesse a situação.

Se as pessoas tivessem mais amor paraoferecer, o mundo seria melhor.

As crianças teatralizaram a história, fi-zeram perguntas e colocações como: deve-mos respeitar nossos colegas? Quem temdefeito físico? Quem tem alguma dificulda-de, os mais velhos...?

O trabalho foi muito interessante.

Maria Tereza SouzaCoordenadora de Filosofia

E

Assim como o Galo Fi, também pen-samos em algo que gostaríamos deanunciar aos colegas, às professoras,aos pais, e conhecidos... tudo foi regis-trado com muito cuidado, pois, o atode “anunciar algo” requer responsabi-lidade, verdade, fidelidade.

Os alunos da Ed. Infantil caracteri-zados de Galo Fi, no “quintal” da es-cola, felizes tiveram a oportunidade deanunciar o que para cada um deles,naquele momento era relevante.

Entre os grandes anúncios, o daFlavia foi uma novidade “ontem eu fuijunto com a minha mãe ver o sexo dobebê. É uma menina. Vai se chamarAna Clara”.

Todos ficaram radiantes!

Grupo Cavalo – MarinhoPré III - Professora Marinilce

Anunciarescola primeiros passos

Colégio São José/ São Bernardo do Campo - SP

Saber escutar e trabalhar em equipeEducação Infantil III realiza atividade, objetivando a escuta e a equipe

s crianças em círculo iniciam ativi-dade com a professora. Ela segura aponta de barbante que está em roloe se apresenta falando um pouco de

sua vida. Depois passa para uma criançaque também segura o barbante e se apre-senta, fala de sua família, seus gostos etc.e passa para o colega do lado e assim su-cessivamente, com o objetivo de formar umcírculo. No final, enrolam o barbante fa-zendo o caminho inverso.

As crianças devem entender que cadauma delas tem seu papel importante na for-mação do círculo. Para um trabalho emequipe ter bons resultados é necessário quetodos colaborem e respeitem os colegas.

As crianças foram capazes de expor suas idéi-as, tendo a liberdade de se expressar ajudandoa desinibição e a formação da auto estima.

Momento InterdisciplinarFilosofia

XEducação Artística

Em uma folha de cartolina, tamanho deum sulfite foi traçado um círculo bem nocentro. As crianças tiveram que desenharseus colegas em torno do círculo e depoiscolar um barbante sobre a linha traçada, soborientação da professora.

Elas curtiram muito esta aula.

Catia de Cássia Rodrigues eKátia Maria NiniTrabalhar em equipe auxilia o desenvolvimento

Divulgação

A

NET

NET

NET

O colégio S. José desenvolve o Programa de Filosofia comCrianças, Adolescentes e Jovens desde a Educação Infantilaté o Ensino Médio há vários anos. Este Colégio faz parte daRede Educação para o Pensar de escolas conveniadas.

Page 9: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br 9

Instituição se fundamenta em práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento holísticos e exige um trabalho criativo e crítico

Colégio Cenecista Benjamin Gallotti/ Tijucas - SC

Na busca por uma educação consciente

FundamentalFundamental

“ Temos a certeza deque o Programa do Centro de

Filosofia vai dar uma

incrementada em toda nossaestrutura curricular, auxiliandoa implantação de uma educação

emancipatória, reflexiva einvestigativa, conseqüentemente

ampliando o conhecimento dosnossos professores e alunos”.

Diretora Noíde Mafra Jasper acre-dita na educação filosófica comotransformadora do sujeito, conse-qüentemente do próprio mundo.

Assim, busca despertar, em toda comu-nidade escolar, a leitura e a reflexão, quedevem estar atreladas à prática.

Os pais também se sentem mais tran-qüilos e felizes ao perceberem que todacomunidade escolar está num constan-te aprendizado através de cursos de ca-pacitação, que incluem momentos dereflexão sobre a práxis.

Acreditando na importância do filo-sofar com os alunos, em busca de umamelhor qualidade de vida, bem como doaprimoramento do ato de estudar, o Co-légio criou o Grupo LINCE-TJ (Labora-tório Investigativo do Colégio Cenecista

de Tijucas) que desenvolve trabalhoscom professores e alunos.

Ass im, preocupada com essasquestões filosóficas, a Diretora Noí-de firmou parceria com o Centro deFilosofia – Educação para o Pensar esente-se feliz por ter tão fortes alia-

Envolver as crianças desde cedo é essencial

Divulgação

dos na busca de uma prática educati-va e filosófica.

Pais, alunos, professores e comunida-de saem ganhando quando a prática pe-dagógica está calcada na Filosofia. Só as-sim teremos cidadãos conscientes do seupapel na sociedade. NET

Poema Filosófico

A Filosofia é a chave do mundoPois com ela achamos as respostasOs sábios explorando a vida até o fundoEnfrentam o mundo até de costas.

Filosofar é pensar o não vistoÉ também falar do irrealEsse dom veio antes de CristoTrazendo às nossas vidas, ética, liberdade,respeito e moral.

A filosofia é explicar o inexplicável

Revelando o mistério da vidaSendo assim, importante e inevitável,Nos mostrando uma coisa esquecida.

O Universo fica então sem limites,Inspirando o nosso saberA Humanidade se trnsformaTrazendo a alma, a vida e o fazer.

Raciocinar e refletir pela poesia é um exercício filosófico

O pesadelo de hoje em dia

A ganância do homemMuito longe chegouA arte e a lógicaEla assassinou

O falacioso hojeEstá no poderE o preconceitoEstá o sofrimento a trazer.

O ser humano matouE a filosofiaO mundo condenou

Pessoas já morreramPara este mundo salvarInúmeras pessoas sofreramPara o bem poder espalharO sangue derramadoColoque-se a respeitarPois foram essas pessoasQue o mundo, tentaram ajudar.

A cada dia maisPerdemos as esperançasComo seria bomSe o mundo fosse só de crianças

Filosofia

Um mundo diferenteOnde tudo é novoCheio de caminhos e fantasiasQue içam e dentro da nossa mente.

Onde se trata de tudoDa natureza à corrupçãoVocê viaja num mundoQue é a sua imaginação

Está presente em sua vidaPara onde você fala, para onde você olha

Conhecer, descobrir, encantarÉ com a filosofia que a gente lida.

Alunos da 7ª série Alunas da 6ª série

Colégio JK 913/ Brasília - DF

A coordenadora Marta Bergamashi e o professor de filosofia apresentam as poesias de alguns alunos obtidas no processo criativo e filosófico das aulas

A

Page 10: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br10

FILOSOFIAFILOSOFIAFILOSOFIAFILOSOFIAFILOSOFIA

EDUCAÇÃO FUNDAMENTALEDUCAÇÃO FUNDAMENTALEDUCAÇÃO FUNDAMENTALEDUCAÇÃO FUNDAMENTALEDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Apresentaçãoda Coruja

caboré foi esperada com muitaansiedade. Foram deixados emsala vários bilhetinhos da Cabo-ré, dizendo que viria conhecê-los.

Quem seria a tão esperada Cabo-ré? A indagação era geral mas, al-guns já desconfiavam que seriauma coruja.

Chegou o dia da visita.Muitos a acharam bonita, outros

não. A coruja caboré foi feita de ca-baça, um tanto artesanal e ecológica.Mas, todos queriam levá-la para casa.

Uma pesquisa fo i suger idapara casa e descobriram como elavive e também que é o símbolo dasabedoria.

Na sala discutimos que para ad-quirir sabedoria precisamos: ler epensar sobre tudo, fazer os deveres.Descobrimos que se pensarmos an-tes de agir estaremos demonstran-do sabedoria e viveremos melhor.

Os alunos registraram o que se-ria o pensar para eles e finalizandofizeram dobraduras de corujas.

Prof. Gilsélia MouraColégio Ciman/DF

Nas duas unidades do Colégio Ciman/DF os alunos têm Filosofia em todo Ensi-no Fundamental.

lunos das 6ª. série em diversos estados do Brasil investigam, dis-cutem e aprendem sobre a Lógica. O material didático utilizadoem aulas de filosofia regular é da Coleção Filosofia, o Iníciode uma Mudança.

A lógica em criseNa verdade, a lógica nunca entrou em crise. O que entrou em crise é

uma forma de utilizar a lógica, ou melhor, o método usado para desen-volver o raciocínio.

Desse ponto de vista, a lógica matemática surge da tentativa de ela-borar uma linguagem científica “universal” que elimine os erros ou falá-cias que podem ocorrer a partir da linguagem natural, na construção dodiscurso científico. Contudo, não foram abandonados os princípios dalógica tradicional, sobretudo o princípio da não-contradição.

Frege (1848-1925) foi um dos primeiros a aplicar a lógica matemáti-ca. A lógica, a partir desses fatos, ao longo da história, não seria mais a

mesma. Ora haveria uma valorização, ora irrelevância da lógica formal.Isso não significa que a lógica formal foi substituída. Apenas foi questio-nada e agora convive com outros métodos lógicos que não o formal.

Qual a diferença entre as duas lógicas?Muitos se perguntam qual é a diferença entre lógica formal e lógica

matemática ou simbólica. Podemos fazer um paralelo simples, como re-presentado no quadro abaixo. É um paralelo apenas ilustrativo, e nãotem a finalidade de ser exaustivo. Importante é observar a diferença quese estabelece entre essas duas lógicas.

Lógica é discutida entre alunos do Brasil

A

NET

A

NET

Escola Planeta Criança/Rio de Janeiro - RJ

“Início do se-mestre, tudo esta-va morno, muitoquieto, era precisosoltar as bruxas...Foi então que con-tei para as crian-ças que tinha umaamiga bruxa, cha-mada Lalá que nosenviou uma cartaavisando que virianos visitar. Todosficaram muito em-polgados quandoli a carta e falei sobre a Bruxa Lalá. Umadas crianças, com os olhinhos cheio de lá-grimas disse que não queria conhecer bru-xa nenhuma, uma das coleguinhas resolveulogo o problema, e falou que seguraria suamão e daria um beijo nela para passar omedo. Outro colega disse que a Bruxa nãoera má, pois era amiga da Tia Gisele. Mui-tas perguntas foram surgindo e passaram aser guardadas como idéias para descobrir-mos durante a visita da Lalá na nossa tur-ma. A Lalá chegou e ficou na classe durantetodo o semestre, visitando a casa das crian-ças, nos fins de semana .”

Esta experiência foi muito interessante.com o livro “A Pequena Bruxa”, de PedroBandeira e outros da literatura infantil de-senvolvemos conversas e questionamentosfilosóficos sobre o que é ser bom? Ser mal-vado? Alguém bom pode fazer alguma coi-sa errada? Quem é malvado pode fazer coi-sas boas? O que é bom ou mal?

Mergulhamos no mundo do faz de con-tas e vivência os momentos de aprendiza-

Projeto Filosofando com BruxasProfessora Gisele Soares Martins relata um pouco da experiência

Criançada interagindo com muita vontade e aplicação

Divulgação gem, construímoscom sucatas, rea-lizamos brinque-dos e criamos his-tórias e tivemosmuita participa-ção da família.”

O Projeto foidesenvolvido naturma da Pré-es-cola da Escola Pla-neta Criança. ADiretora, a Peda-goga Mary EllenPaiva, ressaltou

que o Projeto iniciado por Gisele, envolveutoda a escola, incentivando as turmas a re-ceberem a visita de fadas, de bruxinhas,amigas da Lalá, e a orientação pedagógicaaproveitou para planejar a ida ao Teatro naCasa de Cultura, onde todas as criança pu-deram assistir a peça em cartaz “A Bruxi-nha que era Boa”, de Maria Clara Machado.

O resultados do envolvimento da Famí-lia foi obtido com grande relevância. Ima-gine um teatro organizado pelas própriasMães e apresentado às criança da turma datia Gisele. Foi uma grande experiência paratodos! Surgiu do questionamento de que amãe ás vezes é má, pois não deixa o filhofazer o que ele quer... as mães foram con-vidadas a conversar com as crianças o por-quê de dizerem “não” e criaram a peça “Asaventuras das mães bruxas”, e conversa-mos com as mães sobre os limites necessá-rios e, com as crianças sobre esses limitesserem os cuidados das mães com as cri-anças e os valores para crescerem crian-ças boas e felizes. NET

Lógica formal Lógica matemática ou simbólica

• Rígida • Estrutura livre• Obedece a uma padronização • Utiliza símbolos• Sempre com três termos • Pode usar vários enunciados• Dedutiva • Indutiva

Page 11: Corujinha 55

portaldafilosofia.com.br 11

O

PROJETO P.E.A. PAZPROJETO P.E.A. PAZ

Educação para a Pazproblemática de paz deve ser ocentro de nossas reflexões sobre ofuturo. Violações da paz não se re-sumem em confrontos militares,

que são as guerras. Na verdade, a paz éum conceito pluridimensional. Nossoobjetivo deve ser atingir um estado depaz total, sem o que o futuro da huma-nidade estará comprometido.

Por paz total entendo a paz nas suasvárias dimensões: a) a interior - estar empaz consigo mesmo; b) paz social - estarem paz com os outros; c) paz ambiental- estar em paz com as demais espécies ecom a natureza em geral; d) paz militar- a ausência de confronto armado.

Paz não é apenas a inexistência dedivergências e conflitos. As diferençase, conseqüentemente, as divergênciase conflitos, são parte da diversidadeque caracteriza todas as espécies, e são,portanto, intrínsecas ao fenômeno

Ubiratan D´Ambrosio

Uma conceituação de paz para pensarmos e acreditarmos na paz total

vida. Cada indivíduo é diferente dooutro. A homogeneização da espéciehumana é algo que contraria frontal-mente as leis biológicas e tem como re-sultado a anulação da nossa vontadeindividual, em outros termos, causa asubordinação da nossa consciência e aeliminação dos traços culturais. Essahomogeneização é hoje uma ameaçaefetiva em vista das possibilidades atu-ais de manipulação genética.

A existência de diferenças é naturale o encontro com o diferente é, em to-das as espécies vivas, essencial para acontinuidade da espécie. Mas é incrí-vel como, num curto tempo de sua pre-sença neste planeta, a espécie humanatornou esse encontro um ato sujeito àarrogância, à inveja, à prepotência, àganância e à agressividade. A ética temcomo grande objetivo transcender essecomportamento.

A

NET

O Projeto Pensando e Agindopela Paz quer colaborar paraque seus participantes, desdecrianças, se tornem, pouco a

pouco, cidadãos plenos,conscientes, esclarecidos,

criativos, críticos,participativos, capazes derealizar ações em equipe,

solidários, autônomos esobretudo, éticos.

Tem como um de seuspressupostos projetos

filosófico-pedagógicos quepromovam a cultura da paz.

Bandeira da Paz

Centro de Filosofia Educação para oPensar, a Editora Sophos e o Insti-tuto Piaget concretizam, junto com40 escolas do Brasil, um grande Pro-

jeto que visa todos os Educadores que bus-cam uma escola mais reflexiva.

COLÉGIO Participantes em 20061º. semestre

• Escola Professora Maria Ester – Fortale-za/CE• Centro Educacional Elita Carlos - Mosso-ró/RN• Ginásio e Escola Normal Particular NossaSenhora Auxiliadora – Lins/SP• Ely Paschoalick Promoções EducacionaisLtda – Uberlândia/MG• Colégio Raios de Sol – Mauá/SP• Colégio Superativo – Joaçaba/SC• Escola Municipal Estevão Castro – Pal-mas/TO• Escola Estadual Prof. Alberto Bacan –Guarulhos/SP• Secretaria Municipal de Educação de Pal-mas – Palmas/TO• Colégio O Pequeno Príncipe – Ibotirama/BA• Colégio Estadual Stella Maris – Andirá/PR• Colégio Sesi – Bandeirantes/PR

• Colégio Cenecista Nossa Senhora dos An-jos – Gravataí/RS• Colégio Estadual José Carlos Boaretto –Macuco/RJ• Escola Estadual Trajano Procópio A. S.Monteiro – Itabira/MG• Centro de Ensino Médio Cidade OperáriaI – São Luis/MA• CEFEM Centro de Estudos e Formação dosEducadores Municipais – Americana/SP• Colégio São Gonçalo de Aripuanã – Ari-puanã/MT• Escola Atuação – Curitiba/PR• Colégio Mãe do Divino Amor – Arapon-gas/PR• Faculdade de Pato Branco - FADEP/CUR-SO DE PEDAGOGIA – Pato Branco/PR• Centro de Ensino Médio Castro Alves –Palmas/TO• Centro Educacional JK Direção Socieda-de Educacional – Brasília/DF• Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Fre-derico Westphalen/RS• Complexo E.E. Fundamental e Médio Go-vernador Archer – Imperatriz/MA• Escola Fundamental Sagrado Coração deJesus – Novo Hamburgo/RS• Instituto Educacional Santo Elias – Bra-sília/DF

• Colégio São Francisco de Sales – Teresi-na/PI• Centro Educacional Ludo – Castelo/ES• Colégio de Aplicação Dom Hélder Câmara– São Gonçalo/RJ• Colégio Batista Brasileiro – Salvador/BA• Escola Isaura de França – Abreu e Lima/PE• Escola Municipal de Ensino FundamentalWaldenor Winkler – Panambi/RS• EEB. Manoel Pereira de Medeiros – Uru-pema/SC• Escola Estadual Antonio Vieira Campos –Sorocaba/SP• Colégio Marista João Paulo II – Brasília/DF• Colégio Saint Michel Ltda – Curitiba/PR• Colégio Estadual Dr. Gilberto Alves doNascimento – Piraquara/PR• Colégio Adventista de Porto Alegre – Por-to Alegre/RS• Colégio Cenecista Benjamim Gallotti –Tijucas/SC

Aguardem a resenha dos livros lidos e maiores informações sobre a discussão via internet das resenhas elaboradas

Leitura para Educadores Reflexivos - L.E.R.Instituto Piaget, Editora Sophos e Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

NET

Page 12: Corujinha 55

EditoraEditora

A Formação dos Professores é essencialEssa é a forma mais correta para utilização do material filosófico-pedagógico, visando o melhor aproveitamento na busca de resultados

Editora Sophos junto com o Centro de Filosofia, querque os professores possam ter momentos de Formaçãocontinuada, que conheçam o Programa filosófico-peda-gógico “Educar para o Pensar: Filosofia com Cri-

anças, Adolescentes e Jovens”.Conhecer e trabalhar as nossas coleções com os alunos, com

os pais, exige uma preparação e formação. Queremos que to-dos, professores, pais, alunos conheçam o Programa e suaaplicação.

Pensando nisso a Editora em parceria com o Centro lançoua Coleção Conhecer para projetar o Futuro, livros de lei-tura obrigatória. Vale a pena ler e refletir sobre:

A

Contato: (48) 3222.8826 ou [email protected]

o dia 9 de Maio, o Sindicato dasEscolas Particulares do Paraná -Sinepe/PR - recebeu a palestra“Um Caminho Para a Escola Ser

Reflexiva”, ministrada pelo filósofo Sil-vio Wonsovicz.

Diretores, coordenadores e educadores

de diversas instituições paranaenses pres-tigiaram o evento, envolvendo-os ao má-ximo sobre a refle-xão que permeia otrabalho do Centrode Filosofia Educa-ção Para o Pensar.

Durante duashoras, Wonsoviczexplicou todo oPrograma filosóficoe as coleções dos li-vros didáticos daEditora Sophos,bem como, ilustroumuitas atividades do cotidiano das esco-las a situações que filosoficamente po-dem gerar discussões interdisciplinari-zadas e com grande cunho investigativo.Ressaltou também a importância de

Curitiba recebe palestra filosóficaNovas escolas apresentam interesse no Programa oferecido pelo Centro de Filosofia Educação Para o Pensar

Nova palestraacontece emCascavel/PRno dia 16 de

agosto, emoutra parceria

com oSINEPE/PR.

Não percam achance de

participar demais esseencontrofilosófico

Divulgação

aprender filosofia desde cedo, uma vezque para ele, todas as crianças nascemfilósofas, pois são as maiores questiona-doras durante toda infância.

N

Platéia atenta às explicações do palestrante

Silvio Wonsovicz e as relações interdisciplinares

Divulgação

RE-ORGANIZANDO NOSSA MALA DIRETAO Jornal Corujinha chega ao 15º. ano de existência. Queremos que ele continue cada vez mais servindo como um veículo de formação einformação. Vamos continuar enviando para VOCÊ o nosso Jornal de Idéias, para tanto precisamos que você preencha o cupom e nos enviepelo correio ou mande E-mail: [email protected] com seus dados:

Nome Completo: _____________________________________________________________________________________________

Rua: ________________________________________________________________________________________ Nº ____________

Bairro: _________________________________________ CEP _________-_______ Cidade: ________________________ Est.____

e-mail: ______________________________________________________________________________

( ) Direção ( ) professor ( ) aluno ( ) pai

Recebo o Corujinha há ________ ano(s)

Enviar para:Jornal Corujinha - Centro de Filosofia Educação para o Pensar – Rua Cristóvão Nunes Pires, 161 CEP: 88010-120 Florianópolis/SCObs.: O não preenchimento e envio desta ficha até o dia 31 de julho de 2006 caracteriza-se como não interesse em estar recebendo o nosso informativo

12 portaldafilosofia.com.br