25
JOSEPH S TALIN Trabalho de História

Joseph Stalin - Prof. Altair Aguilar

Embed Size (px)

Citation preview

JOSEPH STALIN

Trabalho de História

BIBLIOGRAFIA DE JOSEPH STALIN;

Joseph Vissarionovitch Stalin, nasceu em Gori, 18 de dezembro de 1879 e faleceu em Moscou, 5 de março de 1953, nascido, Iossif VissarionovitchDjugashvili foi secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética e do Comitê Central a partir de 1922 até a sua morte em 1953, sendo assim o líder da União Soviética.

O nome Josef Stalin passou a ser utilizado quando esteve deportado por causa de uma prisão na Sibéria.

Stalin teve uma infância complicada e infeliz, e isso fez com que ele fizesse parte de atividades revolucionárias desde cedo, e começou contra o regime tsarista, o que acabou fazendo com que ele fosse preso diversas vezes, por organizar assaltos e matar pessoas.

Após as prisões e deportações, Stalin se aproximou de Lênin e seu grupo que planejavam a Revolução Russa. Entrou então para o Partido Social Democrata Russo e tornou-se o braço direito de Lênin. O Partido Bolchevique, que reunia os defensores de reformas na Rússia pela via revolucionária, assumiu o controle da Revolução Russa de 1917 e o poder no país.

Joseph Stalin foi um dos maiores líderes da antiga União Soviética e o período em que esteve no poder ficou conhecido como Stalinismo. Tornou-se conhecido mundialmente quando ajudou a derrubar a Alemanha na 2ª Guerra Mundial e fez da Rússia uma das maiores potências do mundo.

A questão do socialismo gerou uma disputa ainda dentro do Partido Comunista. Uns acreditavam que a revolução tal como ocorrera na Rússia deveria ser expandida para outros países no mundo, enquanto um acreditava que a revolução deveria ser restrita ao que viria a ser a União Soviética.

O representante maior do primeiro argumento

era Leon Trotsky, enquanto Stalin defendia que a

revolução deveria ficar na Rússia. Após a morte de

Lênin, as duas correntes de pensamento entraram

em choque para definir quem seria o sucessor.

Passado algum tempo de debate, o partido

escolheu a corrente de Stalin, assumindo este a

liderança da União Soviética.

Logo, Stalin chegou ao cargo de secretário-geral

do Partido Comunista da União Soviética e depois

tornou-se o chefe de Estado da URSS durante 25

anos, transformando o país numa superpotência.

Durante os 25 anos que governou ditatorialmente a antiga URSS, Stalin transformou o país em potência mundial, promovendo a industrialização. Isso envolveu, porém, entre outras coisas, a implantação de um programa forçado de coletivização da agricultura e abolição da propriedade privada, que só foi possível com o assassinato de agricultores e a criação de um estado de terror policial, através do qual promoveu o expurgo e a execução de adversários políticos.

Depois de ter papel fundamental na derrota dos nazistas na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), estendeu o controle soviético aos países das Europa Oriental, obrigando vários deles a manterem-se no bloco comunista, ao custo da repressão de opositores, da fome e do empobrecimento das suas populações.

Stalin também foi responsabilizado pela existência de campos de

trabalhos forçados para deter dissidentes e pela perseguição de

minorias étnicas que viviam na União Soviética, realizando

transferências compulsórias de populações que causaram número de

mortes jamais calculado com precisão.

Em 1928 iniciou um programa de industrialização intensiva e

de coletivização da agricultura soviética (plano quinquenal), impondo

uma grande reorganização social e provocando a fome -

genocídio na Ucrânia (Holodomor), em 1932 - 1933. Esta fome foi

imposta ao povo ucraniano pelo regime soviético, tendo causado um

mínimo de 4,5 milhões de mortes na Ucrânia, além de 3 milhões de

vítimas noutras regiões da U.R.S.S. Nos anos 1930 consolidou a sua

posição através de uma política de modernização da indústria. Como

arquiteto do sistema político soviético, criou uma poderosa estrutura

militar e de policiamento. Mandou prender e deportar opositores, ao

mesmo tempo que cultivava o culto da personalidade como arma

ideológica.

Desconfiando que as reformas econômicas que implantara produziam descontentamento entre a população, Stalin dedicou-se, nos anos 1930, a consolidar seu poder pessoal. Tratou de expulsar toda a oposição política. Se alguém lhe parecesse indesejável desse ponto de vista, ele se encarregava de desacreditá-lo perante a opinião pública.

Em 1934, Sergei Kirov, principal líder do Partido Comunista em Leningrado - e tido como sucessor presuntivo de Stalin - foi assassinado por um anônimo, Nikolaev, de forma até agora obscura; muitos consideram até hoje que Stalin não teria sido estranho a este assassinato. Seja como fôr, Stalin utilizou o assassinato como pretexto imediato para uma série de repressões que passaram para a história como o "Grande Expurgo".

Estes deram-se no período entre 1934 e 1938 no qual Stalin concedeu tratamento duro a todos que tramassem contra o Estado soviético, ou mesmo supostos inimigos do Estado. Entre os alvos mais destacados dessa ação, estava o Exército Vermelho: parte de seus oficiais acima da patente de major foi presa, inclusive treze dos quinze generais-de-exército. Entre estes, Mikhail Tukhachevsky foi uma de suas mais famosas vítimas.

Sofreu a acusação de ser agente do serviço secreto alemão. Com base em documentos entregues por Reinhard Heydrich, chefe do Serviço de Segurança das SS, Tukhachevsky foi executado, além de deportar muitos outros para a Sibéria. Com isso foi enfraquecido o comando militar soviético; ou seja, Stalin acreditou nas informações de Heydrich, e sua atitude acabou debilitando a estrutura militar russa, que no entanto conseguiu resistir ao ataque das tropas da Alemanha.

Tinha como objetivo a eliminação de supostos inimigos do governo. Milhares de cidadãos entre eles políticos e militares foram presos, torturados e condenados a morte.

A relação de Stalin com a religião é complexa. Por um lado ele adotou a mesma posição que Lenine Marx, segundo a qual a religião é um ópio que precisa ser removido a fim de que a sociedade comunista ideal possa ser construída. Neste sentido, Stalin promoveu o ateísmo nas escolas, a propaganda anti-religiosa massiva e editou leis contrárias a religião.

No dia 5 de março de 1953, Stalin faleceu em decorrência de uma hemorragia cerebral. Seu corpo passou a ser exposto no mesmo salão em que se encontra o corpo de Lênin, na Praça Vermelha, em Moscou.

Porém, no século XX, o Congresso do Partido Comunista, realizado em 1956, NikitaKhrushchov denunciou os crimes cometidos por Stalin. Os dados apresentados revelavam a ordenação da morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, mas pesquisadores acreditam que esse número possa chegar a 20 milhões de indivíduos. Após a denúncia, o corpo do “Pai dos Povos”, como era chamado Stalin, foi enterrado próximo aos muros do Kremlim, onde permanece até hoje.

FAMILIA DE JOSEPH STALIN;

Joseph Stalin, era filho de pais pobres e passou muitas dificuldade.

Filho da costureira Ketevan Geladze (1858-1937) e do sapateiro BesarioJughashvili (1849 - 1909), o jovem Stalin teve uma infância difícil e infeliz.

Chegou a estudar em um colégio religioso de Tiflis, capital georgiana, para satisfazer os anseios de sua mãe, que queria vê-lo seminarista.

A mãe de Stalin, cujo funeral ele não

compareceu, morreu em 1937. Alega-se que

Stalin guardava rancor de sua mãe por

obrigá-lo a entrar no seminário.

Primeira esposa de Stalin, Ekaterina

Svanidze, morreu em 1907, apenas quatro

anos após seu casamento. Eles tiveram um

filho, Yakov Dzhugashvili, que atirou em si

mesmo por causa do tratamento duro de

Stalin sobre ele, mas sobreviveu.

Sua segunda esposa foi Nadezhda Alliluyeva que morreu em 1932, oficialmente de doença. Ela pode ter cometido suicídio, atirando-se depois de uma briga com Stalin, deixando uma nota de suicídio que, segundo a sua filha era "em parte pessoal, em parte política". De acordo com Biografia A&E, há também uma crença entre alguns russos que Stalin assassinou sua esposa após a briga, o que aparentemente aconteceu em um jantar em que Stalin sarcasticamente acendeu cigarros pela mesa para ela. Os historiadores também afirmam que a morte da esposa, finalmente, "cortou sua ligação da realidade". Com ela, Stalin teve um filho, Vasily Dzhugashvili, e uma filha, Svetlana Alliluyeva. Vasili seguiu carreira militar na Força Aérea Soviética, morrendo em consequência do abuso de álcool em 1962, no entanto, isto ainda está em discussão.

ALGUMAS

FRASES E PENSAMENTOS DE JOSEPH

STALIN

Nada melhor do que descobrir um inimigo,preparar a vingança e depois dormir tranquilo.

As idéias são muito mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas,porque deveríamos permitir que tenham idéias?

Não se pode pensar em movimento radical, forte e vivo, onde não haja controvérsia.

A unanimidade absoluta só existe nos cemitérios.

A morte de uma pessoa é uma tragédia; a de

milhões, uma estatística.

Líderes vão e vem, mas o povo permanece.

Apenas o povo é imortal.

ALGUMAS IMAGENS ;

Cartum do britânico Leslie

Gilbert Illingworth, publicado

em 1941. Adolf Hitler e seu

aliado Benito Mussolini

disputam com Josef Stalin o

destino dos Bálcãs. O tabuleiro

- de jogo de damas, de xadrez,

de dados - é figura comum nas

manifestações gráficas que

retratam cenários de

guerra/jogos do poder, como

se observa presentemente em

cartuns sobre o conflito

geopolítico relacionado à

Ucrânia.

Os líderes comunistas Joseph Stalin e Mao

Zedong

Winston Churchill,

Franklin

Roosevelt e

Joseph Stalin

durante a II

Guerra Mundial

Com a música do hino

russo, o monumento de

bronze, que pesa 10

toneladas e tem mais de

3 metros de altura, foi

inaugurado perto do

palácio de Livadia, em

Yalta, onde entre 4 e 11

de fevereiro de 1945 a

conferência reunião os

líderes, que depois

foram os vencedores da

II Guerra Mundial.

O dia 25 de fevereiro de 1956 é, sem dúvida alguma, um dos mais importantes da história do século 20, porque reflete uma mudança radical na política da União Soviética - que era, então, uma das duas superpotências do mundo. Nesse fatídico dia, o então secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética (PCUS), Nikita SergeevichKhrushchev, proferiu seu famoso "Discurso Secreto" sobre o suposto culto à personalidade e suas consequências, em uma sessão fechada do 20º Congresso do PCUS.

Stalin foi considerado pelo povo russo como um dos 3 maiores nomes de sua história, embora seja originalmente georgiano. Neste pôster soviético ele congratula trabalhadores soviéticos com duas grandes ordens conferidas a civis e militares, a Ordem de Lenin e a medalha de Herói do Trabalho Socialista.

Coletivização, como parte da Deskulakização. Um desfile com os cartazes: "Vamos liquidar os Kulakscomo classe" e "Tudo pela luta contra os sabotadores da agricultura."

MAE , PAI E A FILHA DE JOSEPH

JOSEPH STALIN