16
EDITORIAL EDITORIAL EDITORIAL Nesta edição: As Quinzenas Filatélicas do Algarve 2 A Galinha de àgua vista através da Maxumafilia 4 Filatelia Temática 5 O que aconteceu de Janei- ro a Março de 2016 6 O que aconteceu noutros locais de Janeiro a Março de 2016 8 O que temos conhecimen- to do que vai acontecer nos próximos meses 11 Produtos filatélicos 14 BOLETIM DAS AGREMIAÇÕES FILATÉLICAS E DE COLECCIONISMO DO ALGARVE TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016 O Mensageiro do Algarve Aqui temos mais um número de “O Mensageiro do Algarve”. Estamos a entrar no terceiro ano. Para trás ficaram já doze números e, pensamos nós que fizemos um bom trabalho em prol da filatelia algarvia divulgando todas as manifestações filatélicas que, nesse período, se realiza- ram por estas bandas se fizeram. Anunciámos ainda as outras manifestações que, embora não realizadas no Algarve, ligava-as de alguma forma a esta província setentrional. Iremos continuar nos nossos propósitos. Abrimos as páginas a outras participações e, nesse sentido, surgiram assim artigos sobre coleccionismo com interesse e alguns deles para continuar. Apelamos para que nos enviem notícias, atempada- mente, sem necessidade de sermos nós a procurá-las para as podermos divulgar. Os artigos são, extremamen- te importantes numa publicação como a nossa, tanto os artigos de carácter didáctico como os artigos de temas relacionados com a nossa província. O leque de possibi- lidades é imenso. Sabemos haver coleccionadores com- petentes e capazes de darem a sua colaboração. O Mensageiro do Algarve é um meio de informação privile- giado, chegando a todas as partes do Mundo. Como tal, há que inserir o mais possível de bons conteúdos que, quanto melhores eles forem mais interesse despertará nos nossos leitores. Lançámos o Serviço de Anúncios Grátis que divul- gamos e a iniciar no próximo número. Mais um serviço em prol dos coleccionadores. A nível nacional e dentro de portas, o ano de 2016, é um ano rico para a filatelia nacional. Ano de Lubrapex, que este ano se realiza no nosso país. Também por esse país fora surgirão certamente outros eventos, já que a filatelia não pára. Na Federação houve eleições. Um novo elenco directivo surgiu, para substituir um outro demissionário. Nas páginas interiores daremos essa notícia. Vamos pugnar por um coleccionismo nacional forte. PUBLICAÇÃO ONLINE DO ALGARVE AO SERVIÇO DOS COLECCIONADORES

O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

EDITORIALEDITORIALEDITORIAL

Nesta edição:

As Quinzenas Filatélicas do Algarve

2

A Galinha de àgua vista através da Maxumafilia

4

Filatelia Temática 5

O que aconteceu de Janei-ro a Março de 2016

6

O que aconteceu noutros locais de Janeiro a Março de 2016

8

O que temos conhecimen-to do que vai acontecer nos próximos meses

11

Produtos filatélicos 14

BOLETIM DAS AGREMIAÇÕES FILATÉLICAS E DE COLECCIONISMO DO ALGARVE

TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

O Mensageiro do Algarve

Aqui temos mais um número de “O Mensageiro do Algarve”.

Estamos a entrar no terceiro ano. Para trás ficaram já doze números e, pensamos nós que fizemos um bom trabalho em prol da filatelia algarvia divulgando todas as manifestações filatélicas que, nesse período, se realiza-ram por estas bandas se fizeram. Anunciámos ainda as outras manifestações que, embora não realizadas no Algarve, ligava-as de alguma forma a esta província setentrional. Iremos continuar nos nossos propósitos.

Abrimos as páginas a outras participações e, nesse sentido, surgiram assim artigos sobre coleccionismo com interesse e alguns deles para continuar.

Apelamos para que nos enviem notícias, atempada-mente, sem necessidade de sermos nós a procurá-las para as podermos divulgar. Os artigos são, extremamen-te importantes numa publicação como a nossa, tanto os artigos de carácter didáctico como os artigos de temas relacionados com a nossa província. O leque de possibi-lidades é imenso. Sabemos haver coleccionadores com-petentes e capazes de darem a sua colaboração. O Mensageiro do Algarve é um meio de informação privile-giado, chegando a todas as partes do Mundo. Como tal, há que inserir o mais possível de bons conteúdos que, quanto melhores eles forem mais interesse despertará nos nossos leitores.

Lançámos o Serviço de Anúncios Grátis que divul-gamos e a iniciar no próximo número. Mais um serviço em prol dos coleccionadores.

A nível nacional e dentro de portas, o ano de 2016, é um ano rico para a filatelia nacional. Ano de Lubrapex, que este ano se realiza no nosso país. Também por esse país fora surgirão certamente outros eventos, já que a filatelia não pára.

Na Federação houve eleições. Um novo elenco directivo surgiu, para substituir um outro demissionário. Nas páginas interiores daremos essa notícia.

Vamos pugnar por um coleccionismo nacional forte.

PUBLICAÇÃO

ONLINE

DO ALGARVE AO

SERVIÇO DOS

COLECCIONADORES

Page 2: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Nos finais dos anos setenta e início dos anos oitenta do século passado, realizaram-se em Vila Real de Santo António as Quinzenas Filatélicas do Algarve e o seu grande impulsionador foi José Manuel Pereira que, na qualidade de responsável pela Secção Filatélica da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, que as organizou.

Estes certames filatélicos promoviam a divulgação da filatelia pelas camadas mais jovens.

Dezenas de crianças das escolas primárias e secundárias das escolas da Vila, passaram pelo primeiro andar da Sede dos Bombeiros, à altura situada na Avenida dos Bombeiros Portu-gueses, e experimentaram o contacto não só com os selos do correio, como também de todo o material ligada a esta forma de coleccionismo.

Também as Jornadas Juvenis de Divulgação Filatélica realizadas nas mesmas décadas das Quinzenas Filatélicas, foram um importantíssimo meio da divulgação da filatelia não só entre as camadas jovens, o seu principal alvo, como também pelos mais adultos.

Foi pena que tanto as Quinzenas Filatélicas, como as Jornadas Juvenis de Divulgação se ficassem por apenas duas edições

Rebusquei os meus arquivos e encontrei alguns catálogos.

É destes catálogos, espólio importantíssimo para que os vindouros conheçam a história filatélica de um local, que transcre-vo algumas passagens para relembrar, a alguns, ou para tomar conhecimento, a maioria das pessoas:

“As Quinzenas Filatélicas do Algarve, promovidas pela Secção Filatélica da Corporação de Bombeiros de Vila Real de Santo António, são úteis certames de divulgação a que se

procura dar continuidade.

Pode dizer-se que a I Quinzena Filatélica do Algarve, pro-movida de 3 a 17 de Setembro de 1977, pela Secção da Corpora-ção de Bombeiros de Vila Real de Santo António, resultou, na diversidade de manifestações que a caracterizaram, num recru-descer de interesse, em todo o Sotavento algarvio e não só, pelas potencialidades recreativas e formativas do extraordinário passa-tempo que é a Filatelia.

A par da divulgação do que de melhor então se conhecia, a nível da Província, em selos clássicos e temáticos, sobrescritos e pos-tais, tudo apresentado com inexcedíveis cuidados e manifesto bom gosto, houve também a preocupação de trazer a Vila Real de Santo António algumas categorizadas figuras do mundo filatélico nacional que, em bem elaboradas palestras, seguidas de esclare-cedores colóquios, bastante contribuíram para a valorização do certame e para a consecução dos bons resultados que dele se esperavam. Dentro destes propósitos se integraram, igualmente, as projecções, então realizadas, de filmes e slides alusivos à Fila-telia, como ainda postais máximos.

Assim se explica que a I Quinzena Filatélica do Algarve tenha redundado em autêntico êxito, traduzindo, ao longo das duas semanas de duração, na presença de centenas de interes-sados, não só algarvios como de outros pontos do País, além de muitos estrangeiros que,

AS QUINZENAS FILATÉLICAS DO ALGARVE

Página 2 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 3: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

a férias no Algarve, não se furtaram a visitar um certame que bastante os motivou. E daí, tam-bém, que os seus organizadores decidissem dar à Quinzena um carácter de continuidade, pro-movendo-lhe, quatro anos depois, uma segunda edição e pensando diligenciar prossegui-la em cada novo período de quatro anos.”

Assim resumiram os seus promotores o que foi a Primeira Quinzena Filatélica do Algarve, para logo apresentarem a Segunda, ainda segundo o mesmo catálogo:

“A II Quinzena Filatélica do Algarve decorre de 5 a 20 de Setembro de 1981.

Deste modo, realiza-se de 5 a 20 de Setembro de 1981, como a anterior no salão princi-pal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, a II Quinzena Filatélica do Algarve. Para esta II Quinzena conta-se com apreciável número de ade-sões, que muito valorizam o respectivo programa.

Além da Mostra Filatélica, a II Quinzena tem a acompanhá-la palestras, projecções e a Mini-Feira de Selo, este Ano com interessantes e chamativas novidades.

Na II Quinzena integram-se, também, estas de 12 a 20 de Setembro, as II Jornadas Juve-nis de Divulgação Filatélica, visando, como as I Jornadas, efectuadas em Vila Real de Santo António em 13 e 14 de Maio de 1978, proporcionar à juventude um melhor conhecimento das práticas e técnicas filatélicas.

Nos dias de ambos os certames, foram editados sobrescritos alusivos, aos quais serão apostos, por pessoal especializado dos C. T. T. , no local onde aqueles decorrem, carimbos comemorativos.”.

Relembramos pois, no ano em que passam trinta e cinco anos da última realização da Quinzena Filatélica do Algarve, ao mesmo tempo que prestamos homenagem àquele que foi, seguramente, o maior divulgador da filatelia em Vila Real de Santo António – José Manuel Perei-ra, e que foi simultaneamente, a par de outros filatelistas vila-realenses os iniciadores de certa-mes filatélicos, nos mais inusitados locais, como estabelecimentos comerciais e cafés

Francisco Matoso Galveias

Página 3 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 4: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

A Galinha de Água (Galiinulachloropus) é uma ave de médio porte que pertence à ordem dos Gruiformes e à família Rallidae, medindo cerca de 31 a 35 cm de comprimen-to, e encontra-se espalhada por toda a Europa. Sendo uma ave aquática apresenta algu-mas adaptações a este meio, tais como os dedos bastantes compridos o que lhe permite caminhar sobre vegetação flutuante.

Em Portugal esta espécie está amplamente distribuída por todo o território, sendo mais comum junto a cursos de água principalmente em lagoas e albufeiras. A sua pluma-gem, na parte superior, é castanha escura com uma linha lateral branca. A parte da bar-riga e do peito é cinzento-escura e a parte superior do bico é encarnada, tendo as patas altas e de cor amarelada.

Os ninhos são construídos no solo em forma de taça, revestidos com folhagens, faz 2 a 3 posturas por ano entre os meses de Março a Agosto, pondo em média 8 a 11 ovosde cada vez, sendo a incubação de 19 a 22 dias feita sempre pelo casal.

São aves omnívoras com uma alimentação muito variada, constituída sendo à base de plantas aquáticas, insectos, moluscos, sementes e ovos de outras aves.

Filatelicamente têm sido emitidas, em diversos países várias séries de selos e postais máximos alusivos a esta ave. Os CTT de Portugal lançaram no dia 25.10.1985 uma emissão de selos alusiva às Reservas e Parques Naturais Portugueses onde apare-ce esta ave, no selo de 80$00, referente á Reserva Natural da Ria Formosa, conforme o exemplar aqui reproduzido o testemunha.

Emissão: 25.10.1985 – Reservas e Parques

Naturais Portugueses (Selo de 80$00)

Desenho: J. Pedro Martins Barata –

Impressão: Offset na INCM

Circulação: de 25 de Outubro 1985 a 31

Dezembro 1992

Papel: Esmalte «F» Excepto nos selos de 80

$00 e 100$00 - Denteado: 12 x 11 ½

Obliteração: Carimbo 1º dia da emissão –

Reservas e Parques Naturais

CTT De Faro – 25.10.1985

Edição do Postal: Os Maximafilistas Portu-

gueses

Elaborado por Américo Rebelo Janeiro 2016

BIBLIOGRAFIA:

Catálogo de Selos Postais e Marcas Pré-Adesivas – Afinsa 2012 – 29ª Edição

Guia de Aves – Editora Assírio & Alvim - Lisboa – Outubro 2003

Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal - Instituto da Conservação da Natureza - Editora Assírio & Alvim – 2ª Edição - 2006

A GALINHA DE ÁGUA VISTA ATRAVÉS DA MAXIMAFILIA

Página 4 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 5: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Iniciamos neste número do Mensageiro uma série de artigos sobre Filatelia Temá-tica por solicitação de vários coleccionadores e pelas constantes dúvidas com que se deparam. Esta Classe Filatélica começou a aparecer em meados do século passado foi evoluindo e, de participações praticamente só com selos e muito texto, passaram, nos dias de hoje, a participações só com o texto indispensável e uma infinidade de diferente material filatélico.

Embora cada um possa coleccionar como queira e lhe apeteça, achamos que a divulgação dos critérios de avaliação, utilizados nas exposições, poderá ser uma óptima informação para todos os temáticos mesmo que não tenham em vista a competição. As colecções temáticas devem obedecer a um título inovador, um plano criativo, bem desenvolvido, a bons conhecimentos temáticos e filatélicos, com ampla diversidade de produtos relacionados com o tema, com material se possível raro e em bom estado, tudo apresentado condignamente.

A partir da nossa próxima, edição iremos debruçar-nos, detalhadamente, sobre os vários aspectos das colecções temáticas. Até lá, para os filatelistas interessados que tenham acesso à nossa publicação deixamos um quadro que apresenta a evolução das pontuações aplicadas, oficialmente, à filatelia temática, desde 1958.

António Gonçalves Borralho

Filatelia Temática

Página 5 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 6: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Actividades filatélicas e de Coleccionismo em Faro

Como vem sendo hábito, os “Amigos da Filatelia” de Faro, têm vindo a expor, nas escolas do concelho algumas colecções filatélicas, divulgando assim, principalmente na população estu-dantil, a filatelia. Foi o que aconteceu na Escola Secundária Pinheiro da Rosa e na Escola EB 2/3 Dr. José Neves Júnior. Também o Museu Municipal de Faro serviu de palco a mais uma iniciativa daquele grupo filatélico sedeado em Faro.

Dia Mundial do Compositor

Segundo informações recolhidas no blog dos Amigos da Filatelia, esteve patente no dia 15 de Janeiro uma colecção dedicada ao Dia Mundial do Compositor, na Biblioteca da na Escola Secundária Pinheiro da Rosa. Ainda segundo o mesmo blog, diz-nos que esta exposição “surgiu com o intuito de honrar os compositores existentes no mundo, que contribuem para a sua arte, para o fluir das emoções humanas, ao eternizar pequenos momentos de sensações da vida da música.

O acto da criação é, por si só, nobre, mas a produção musical convoca, a seu tempo, competências múltiplas, temperamento de emoções e coordenação de estruturas, ritmo, harmo-nias e muita paixão

O compositor cria pedaços de vida, reinventa-a, molda-a e torna-a perene nos seus cons-tantes movimentos.

Está mais do que provado o efeito benéfico da música nas crianças. Para além do aumento da sua capacidade de concentração e do raciocínio matemático, ela trabalha várias memórias: a auditiva, a afetiva e a táctil. Uma criança será sempre mais feliz se estiver rodeada de música. E numa idade em que o domínio do vocabulário ainda não é total, mais sentido faz a apropriação musical, que ajudará no (re)conhecimento de emoções e na sua partilha". O Dia Mundial do Compositor surgiu pela primeira vez no México no dia 15 de Janeiro de 1945, aliando-o às comemorações da fundação da Sociedade de Autores e Compositores que nesse dia decorria daquele país, mas foi só no ano de 1983 que a celebração do Dia Internacional do Compositor se estendeu a todo o mundo.

O que aconteceu de Janeiro a Março de 2016

Página 6 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 7: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Escola EB 2/3 Dr. José Neves Júnior

Também na Escola EB 2/3 Dr. José Neves Júnior esteve patente, desde o dia 12 de Janeiro uma colecção filatélica sobre electricidade pertencente a Francisco Galveias

Exposição de coleccionismo em Faro

No Museu Municipal de Faro, este patente desde o dia 2 a 28 de Fevereiro uma Mostra

de Coleccionismo que englobou várias áreas e, no dizer do blog Amigos da Filatelia, “os visitan-tes puderam apreciar a criatividade na apresentação de colecções e respectivas relíquias que os seus organizadores têm juntado ao longo dos anos. Destacamos a apresentação do 1.º selo emi-tido no mundo (black penny), o 1.º selo emitido em Portugal (D.ª Maria II), selos feitos com mate-riais exóticos, uma colecção de Inteiros postais dos CTT alusivos aos “Costumes Portugueses”, uma colecção de Inteiros postais sobre “Chafarizes de Lisboa”, uma colecção denominada “Sim também estive preso no Aljube”, uma colecção sobre a evolução da moeda de escudo, uma colecção de carros miniatura (Pilotos Portugueses) entre outras igualmente interessantes”.

Entre outras estiveram patentes as seguintes colecções: “Aviação Comercial Portuguesa”, “As fábulas de Esopo”, “1941 – Série B – Costumes Portugueses”, “FDC’s de Portugal, uma bre-ve abordagem” e “Portugal – selos com impressão em relevo”

Ainda sobre esta exposição, foi produzido um filme de sete minutos, sobre os “10 anos de actividade do Amigos da Filatelia” que foi exibido durante a exposição e que poderá ainda ser

visto no blog.

Página 7 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 8: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Exposição de coleccionismo em Beja

Decorreu de 1 a 18 de Março, na galeria “Ao Lado” nas instalações do Instituto Politécni-

co de Beja uma Exposição de Coleccionismo a que foi dada o nome de “Mente sã em corpo sénior”.

Esta exposição, da responsabilidade do Grupo Filatélico da Associação Humanitária dos Dadores de Sangue de Beja, foi integrada no Plano Exposicional da Federação Portuguesa de Filatelia e contou, na parte filatélica com um lote de colecções que versaram as disciplinas de História Postal, Filatelia Tradicional, Filatelia Temática, Selos Fiscais, Inteiros Postais, Marcofilia e Classe Aberta, além de um vasto lote de outros objectos coleccionáveis, assim apresentados no catálogo: “Artigos publicitários de Correio Azul (diversos), Auto-colantes políticos, Bonecas de porcelana, bilhetes de diversos meios de transporte, Carimbos, Caixas e Carteiras de Fósforos, Calendários, Cinema (folhetos publicitários de meados do séc. XX), Cintas de Charutos, Etique-tas de Caixas de Fósforos, Etiquetas de caixas de flores e de frutos, Isqueiros, Lotarias, Raspadi-nhas, Marcadores de páginas, Notas fiduciárias, Pacotes de Açúcar, Postais ilustrados e Presé-pios em barro”. Todo este material era pertença de quinze coleccionadores, sendo um deles (Francisco Matoso Galveias) oriundo do Algarve.

Do Catálogo que consultámos, destaca-se um artigo sobre a Janela Manuelina da Rua

dos Mercadores, em Beja, da autoria do saudoso Dr. Manuel Figueira Mestre, um estudioso da história bejense. Esta Janela já foi filatelizada por diversas vezes.

Este artigo, ainda segundo o mesmo catálogo, data de 1991, altura em que o autor o escreveu para o Boletim de Divulgação da Exposição Inter-Regional Beja’91 que teve lugar naquela cidade de 25 a 1 de Maio.

O que aconteceu em outros locais de

Janeiro a Março de 2016

Página 8 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 9: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Esta foi uma forma do Grupo Filatélico dos Dadores de Sangue de Beja, homenagear aquele autor multifacetado, que experimentou várias artes além da escrita, e que foi Director durante vários anos, da Biblioteca Municipal José Saramago (de Beja).

Além deste artigo, destacamos um outro dedicado ao coleccionismo da autoria de Catari-na Cerol.

Em duas “notas finais” da autoria de Francisco Reis e de Catarina Cerol, respectivamente Presidente da Direcção da Associação Humanitária de Dadores dos Sangue de Beja e Coorde-nadora da Associação Saberes e Aprendizagem Beja Sénior (Universidade Sénior de Beja), estes responsáveis agradeceram ao Grupo organizador, esta parceria para a apresentação da Exposição de Coleccionismo, uma parceria, que parece irá ter continuidade no futuro com a reali-zação de outros eventos.

Congresso Extraordinário da Federação Portuguesa de

Filatelia - APD

Realizou-se na manhã do dia 5 de março um Congresso Extraordinário da Federa-

ção Portuguesa de Filatelia, APD na Sala Tsar do Tzar Lisbon Hotel, tendo como ponto único a eleição intercalar da Direcção da Federação Portuguesa de Filatelia-PD.

Este Congresso foi convocado em conformidade com os Estatutos, em seguimento do pedido de demissão, de 6 dos 7 elementos que constituíam a Direcção, pedido este apresentado a 8 de Fevereiro e aceite pelo Presidente da Mesa.

A Mesa de Congresso ficou constituída pelos seguintes elementos: António Gonçal-ves Borralho (Presidente) e Eduardo José Oliveira e Sousa (Secretário). Aberta a sessão o Presidente saudou os presentes e iniciaram-se os trabalhos. Feita a chamada consta-tou-se a presença de 16 Agremiações Federadas, sendo 4 do Algarve.

Com uma única lista apresentada, após a votação, verificou-se que foram assinala-dos quinze votos a favor, e de um voto contra.

A nova Direcção da Federação Portuguesa de Filatelia-APD ficou assim constituí-da: Presidente – Pedro Marçal Vaz Pereira; Primeiro Vice-Presidente – João Maria da Silva Violante; Segundo Vice-Presidente – João Manuel Lopes Soeiro; Tesoureiro – Nuno Tarcísio Gaspar de Oliveira Cardoso; Secretário – Raul Manuel Andrade Leitão; Vogais – Rui Miguel Matos Alves e José Manuel Martins da Silva Pereira; Suplentes – Júlio Manuel Pedroso Maia e Fernando Alberto Mendes Calheiros, que tomaram pos-se a seguir ao encerramento do Congresso.

Após a divulgação do escrutínio, o Presidente da Mesa felicitou a lista eleita, e formulou votos para que a Nova Direcção tenha o enge-nho e a arte, para conduzir os destinos da Filatelia Portu-guesa ao mais alto nível.

Página 9 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 10: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Pedro Vaz Pereira, como Presidente reeleito da Federação Portuguesa de Filate-lia, pediu a palavra para agradecer a confiança depositada na lista apresentada a sufrá-gio. Teceu algumas considerações e informou todos os Delegados presentes das acções a desenvolver até final do mandato.

Antes de encerrar a Sessão o Presidente da Mesa agradeceu a presença dos representantes das Federadas presentes, e congratulou-se pelo modo digno e altivo como decorreram os trabalhos para a eleição da Nova Direcção da Federação Portugue-sa de Filatelia-AP.

Congresso Ordimário da Federação Portuguesa de Filate-

lia - APD

Também, na manhã do dia 5 de março a seguir ao Congresso Extraordinário da Federação Portuguesa de Filatelia, APD realizado na Sala Tsar do Tzar Lisbon Hotel, teve lugar, no mesmo local o Congresso Ordinário da Federação Portuguesa de Filatelia-APD.

A constituição da Mesa da Assembleia manteve-se a do Congresso Extraordinário e estiveram presentes dezassete Agremiações Federadas.

O Presidente da Mesa Congresso tomou a palavra, para saudar os Congressistas presentes, e concedeu um período de trinta minutos antes da Ordem de Trabalhos para serem tratados assuntos de interesse para a filatelia nacional. O Presidente da Direcção da F.P.F. pediu a palavra para informar detalhadamente o andamento dos trabalhos para a realização da exposição “Lubrapex’50 Anos”.

Da ordem de trabalhos constavam a Apreciação do Parecer do Conselho Fiscal, aprovação do Relatório de Actividades, Contas e Balanço de 2015, elaborados pela Direcção, que aprovados por unanimidade. Seguiu-se a Apreciação do Relatório do Con-selho Disciplinar e a fixação da quota federativa e o valor do Cartão de Filatelista para o próximo ano cujos os valores se mantiveram inalterados para o próximo ano.

Não havendo nenhuma proposta para a realização da próxima sessão Ordinária do Congresso da FPF,APD. a sua realização estará a cargo da Federação Portuguesa de Filatelia, APD.

Página 10 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 11: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Huelva, 2 a 16 de Abril de 2016 Vai decorrer na Casa Colón em Huelva (Espanha) e 6ª Exposición de Filatelia y

Coleccionismo, Huelva Algarve – Onugarve 2016, da responsabilidade do Circulo Filateli-co y Munismatico de Huelva que conta com a participação de filatelistas dos dois lados da fronteira.

Esta Exposição é patrocinada pelo Ayuntamiento daquela cidade e decorrerá de 2 a 16 de Abril de 2016.

A exposição poderá ser visitada todos os dias excepto aos domingos e, do seu programa, consta uma charla/colóquio que será apresentados pelos sócios daquele agrupamento, Segundo Heredia Machado e José Péres Vásques.

Castro Marim, 23 de Abril de 2016 A realização na vila de Castro Marim da última Algarpex, em Julho de 2015, foi

tema de um livro da autoria de Francisco Matoso Galveias, mais concretamente sobre o primeiro carimbo comemorativo para aquele concelho. A sua apresentação está progra-mada para o dia 23 de Abril, precisamente no mesmo local onde funcionou o Posto de Correio que lançou esse carimbo e que foi olocal da realização da Algarpex – a Casa do Sal.

O lançamento do livro, está integrado no programa das comemorações naquela vila do 25 Abril e será apresentado pela jornalista Susana Helena de Sousa que terá a seu lado além do autor, representantes da Câmara Municipal.

Castro Marim, 23 de Abril de 2016 Tivemos conhecimento que a Câmara Municipal de Castro Marim vai iniciar um

período de produção de Selos Personalizados reportando-os a acontecimentos a aconte-cer naquela vila fronteiriça. O primeiro está já previsto para o dia 23 de Abril, quando ali se realizar uma cerimónia de entronização dos Cavaleiros da Comendadoria de Castro Marim da Ordem de Santiago.

Segundo podemos ainda apurar, um outro Selo Personalizado irá ser produzido por altura da realização na vila dos Dias Medievais de Castro Marim.

Loulé, 25 de Abril de 2016

Na Biblioteca Sophia de Mello Breyner Andersen, em Loulé vai estar exposta uma

colecção dedicada ao 25 de Abril pertencente ao filatelista de Faro Dr. Francisco Paiva

O que temos conhecimento do que vai

acontecer nos próximos meses

Página 11 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 12: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Faro, 25 de Abril de 2016 Na Biblioteca escolar da Escola EB2/3 D. Afonso II em Faro, vai estar exposta

uma cloecção do filateista de Faro Luís Brás

Viana do Castelo, 26 de Abril a 1 de Maio de 2016

Vem aí mais uma Lubrapex. No ano em as Lubrapex fazem 50 anos, cabe a Portugal a sua organização, e o

Centro Cultural de Viana do Castelo vai ser o local escolhido para este importante certa-me, que esperamos que se encha de 26 a 1 de Maio de 2016..

São esperadas mais duas centenas de colecções, abrangendo todas as classes filatélicas.

Além dos países que pelo regulamento participam, Portugal, Brasil e todos os paí-ses lusófonos, participam ainda por convite a Alemanha e a Itália, além de outros filate-listas convidados.

No próximo número daremos notícia mais pormenorizadas. Durante esta exposição irá ser lançado um livro, da autoria do filatelista Eduardo

Sousa que retrata o que foram as Lubrapex durante estes cinquenta anos.

Vila Real de Santo António, 9 e 20 de Maio de 2016 A Secção de Coleccionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntá-

rios de Vila Real de Santo António, vai realizar uma Mostra Filatélica comemorativa dos 110 anos da chegada do Comboio a Vila Real de Santo António.

Esta Mostra, integrada no Plano Exposicional da Federação Portuguesa de Filate-lia terá lugar no átrio principal da Câmara Municipal e fará parte das comemorações do Dia da Cidade, que tem no dia 13 de Maio o seu principal dia com um Posto de Correio provido de Carimbo Comemorativo alusivo ao acto

Vila Real de Santo António, 20 de Maio Depois de Castro Marim, o livro “O Primeiro Carimbo Comemorativos dos CTT do

Concelho de Castro Marim”, da autoria de Francisco Matoso Galveias, irá ser apresenta-do novamente, mas agora na Sala Polivalente do Biblioteca Municipal Vicente Campinas em Vila Real de Santo António.

Como na primeira apresentação, também desta vez temos novamente a jornalista Susana Helena de Sousa que será acompanhada pelo autor e por um representante da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

Nova Iorque, 28 de Maio a 4 de Junho de 2016 Vai realizar-se nos Estados Unidos, no Javits Center da cidade de Nova Iorque,

de 28 de Maio a 4 de Junho a World Stamps Show NY2015, e na qual participará Fran-cisco Matoso Galveias, que irá ali apresentar o seu livro “Os Bombeiros na Filatelia Por-tuguesa”.

Página 12 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 13: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Estas exposições realizam-se nos Estados Unidos de 10 em 10 anos e tiveram o seu início em 1913.

No próximo número contamos apresentar uma notícia detalhada sobre o assunto, assim como as classificações dos filatelistas portugueses.

Vila Real de Santo António, 11 de Junho de 2016 Ainda numa organização da Secção de Coleccionismo dos Bombeiros, vai realizar

-se no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, o já tradicional Encontro Internacional de Coleccionismo e que vai já na sua quarta edição.

Prevê-se grande afluência de coleccionadores, não só do nosso país, como tam-bém da vizinha Espanha, o que abrilhantará ainda mais este evento, a não perder

Vila Real de Santo António, 11 e 12 de Junho de 2016 Na Praça Marquês de Pombal, e em simultâneo com o IV Encontro Internacional

de Coleccionismo e também como vem costume, irá ter lugar a III Feira Internacional de Floricultura e Artesanato, que traz àquela Praça comerciante e coleccionadores de flores ornamentais. Dada a coincidência de datas, este ano a Praça estará engalanada de ban-deiras e balões, para as comemorações dos Santos Populares o que empresta um colo-rido adicional a esta Feira Internacional

Armação de Pêra, 20 de Junho de 2016 Integrada nas comemorações dos 25 anos da elevação a vila, da então aldeia de

Armação de Pêra, o Núcleo de Filatelia Juvenil”O Bichinho do Selo”, vai organizar uma Mostra Filatélica, que terá lugar na Sede do Clube de Futebol Os Armacenenses.

Esta Mostra decorrerá no dia 29 de Junho e será provida de um Carimbo Come-morativo no dia 29 de Junho.

Página 13 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Foi publicado na edição de 14 de Janeiro do conhecido site brasileiro de “Filatelia77” uma referência ao nosso boletim nº 11 de Outubro de 2015 e que pas-samos a citar: «Vocês conhecem o boletim eletrônico “O Mensageiro do Algarve”? É um dos melhores, se não o melhor, boletim informativo sobre a Filatelia em

Portugal».

Já tínhamos conhecimento que o nosso Boletim era lido em

todo o mundo e, esta referência é mais uma prova disso

O Mensageiro do Algarve é referência no estrangeiro

Page 14: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Carimbos Comemorativos do 1º Trimestre

Emissões Filatélicas do 1º Trimestre

Museus Centenários, Abade Braçal Data da Emissão: 2016-02-16

Selos: 0,80€ Bloco; 2,05€ Design: Atelier B2

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada e Bragança

Desportos Radicais (3º Grupo Autoadesivos) Data da Emissão: 2016-02-25

Selos: N20g; A20g; E20g Design: João Machado

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada

Vultos da História e da Cultura Data da Emissão: 2016-03-14

Selos: N20g; A20g; E20g Design: AF Atelier

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada

Museus Centenários, Grão Vasco Data da Emissão: 2016-03-16

Selos: 0,80€ Bloco; 2,05€ Design: Atelier B2

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada e Viseu

Jesuítas, Construtores da Globalização Data da Emissão: 2016-03-18

Selos: 0,47€; 0,58€; 0,75€; 0,80€ Bloco; 2,00€ Design: Design&etc

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada

Produtos Filatélicos

Página 14 O MENSAGEIRO DO ALGARVE

Page 15: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

Desportos Radicais (3º Grupo) Data da Emissão: 2016-03-31

Selos: 0,03; 0,47€; 0,58€; 0,75€; 0,80€ Design: João Machado

Carimbos de 1º Dia: Lisboa, Porto, Funchal e Ponta Delgada

Inteiros Postais do 1º Trimestre

180 Anos da Academia Nacional de Belas Artes Data de emissão: 14 de Janeiro de 2016 Taxa Paga / Postage Paid – N20g (1º Escalão Nacional) Tiragem: 3.000 exemplares Disign: Atelier B2

Centenário de Vergílio Ferreira, 1916-2016 Data de emissão: 28 de Janeiro de 2016 Taxa Paga / Postage Paid – N20g (1º Escalão Nacional) Tiragem: 8.000 exemplares Disign: Ana Rita Matos

Portugal na Grande Guerra Data de emissão: 8 de Março de 2016 Taxa Paga / Postage Paid – N20g (1º Escalão Nacional) Tiragem: 4.000 exemplares Disign: António Magalhães

175 Anos do Casamento de Camilo Castelo Branco e Joaquina Pereira Data de emissão: 19 de Março de 2016 Taxa Paga / Postage Paid – N20g (1º Escalão Nacional) Tiragem: 4.000 exemplares Disign: António Magalhães

30 Anos da Associação de Professores de Matemática Data de emissão: 30 de Março de 2016 Taxa Paga / Postage Paid – N20g (1º Escalão Nacional) Tiragem: 3.000 exemplares Disign: Carla Caraça Ramos

SERVIÇO DE ANUNCIOS GRÁTIS

O Mensageiro do Algarve abre as suas páginas aos colecionadores com a introdução de uma seção dedicada a tro-cas, com o seguinte regulamento:

Qualquer colecionador, leitor de “O Mensageiro do Algarve”, nacional ou estrangeiro, poderá anunciar gratuita-mente nesta seção, sendo obrigatória a inscrição prévia para o e-mail para [email protected] com as seguintes informações:

Nome Morada completa Telefone / telemóvel E-mail

Com a inscrição será atribuído ao colecionador um número que deverá indicar sempre que anuncie. O colecionador enviará o seu pedido para [email protected] , podendo inserir até três anún-

cios por número. A Direcção de O Mensageiro do Algarve, reserve-se na sua publicação ou não, dependendo esta apenas do espaço disponível.

Os anúncios a publicar poderão ter o máximo de 100 letras ou espaços, iniciando sempre pelas palavras TROCO, DISPENSO, PROCURO

Os anúncios serão aceites até ao dia 20 dos meses de março, junho, setembro e dezembro.

Os anunciantes informarão para o e-mail [email protected] sobre a concretização da troca, unicamente para fins estatísticos e de eficácia dos anúncios.

Página 15 TRIMESTRAL - ANO III N.º13 ABRIL DE 2016

Page 16: O Mensageiro do Algarve n.º 13 - 2016

BOLETIM DAS AGREMIAÇÕES FILATÉLICAS E DE COLECCIONISMO DO ALGARVE

Algarpex 2016 - 7ª Exposição Filatélica do Algarve

Preparem já as vossas colecções para as apresentarem na ALGAR-

PEX2016 – 7ª Exposição Filatélica do Algarve que se vai realizar de 21 a 25 de

Setembro no Hotel Júpiter na Praia da Rocha.

Desta vez a organização pertence ao Lions Clube de Portimão e espera-

mos com a tua contribuição e a tua presença.

Aparece e contacta os teus amigos, para eles também, apresentarem as

colecções, já que podem participar desde que tivessem nascido ou residam no

Algarve.

Contacta directamente a organização pelo telefone para o número

935438471 ou pelo e-mail [email protected] , solicitando o regulamento e a

ficha de inscrição.

Aparece e traz os teus amigos.

Endereços das Agremiações associadas: AFAL - Associação Filatélica Alentejo-Algarve Avenida 25 de Abril, Bloco 2 R/C 8500-610 PORTIMÃO Núcleo Filatélico Juvenil de Armação de Pêra Sítio da Torre Armação de Pêra 8365-184 SILVES Secção Filatélica do Lions Clube de Portimão Auditório Municipal Rua Miguel Bombarda 8500-299 PORTIMÃO Secção de Coleccionismo da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António Rua Combatentes da Grande Guerra, 57 8900-307 VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Colabora com O Mensageiro do Algarve, enviando notícias. Nós publicamo-las

Colaboraram neste número:

Américo Rebelo

António Gonçalves Borralho

Francisco Matoso Galveias

Paginação e montagem

Francisco Matoso Galveias

Os artigos publicados são da inteira

responsabilidade dos seus autores

Contacta-nos por e-mail para

[email protected]