16
“O ROMANTISMO OLHA O MUNDO DE FORMA APAIXONADA E IDEAL”

“O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O Romantismo foi um movimento artístico que surgiu no final do século XVIII e teve como principais características a criatividade ilimitada e a imaginação individual de cada um dos indivíduos. O movimento foi dividido em três grandes fases, onde a última foi considerada uma fase de transição deste movimento.

Citation preview

Page 1: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

“O ROMANTISMO OLHA O MUNDO DE FORMA APAIXONADA E IDEAL”

Page 2: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

Nome: Maria Julia Gomes dos Santos Série: 2º EM Nº: 29 Professora: Piedade Matéria: Português Assunto: O Romantismo

Page 3: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

INTRODUÇÃO

No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, teve três gerações poéticas e quatro tendências de prosa ficcional. Também contou com obras de teatro, incluindo a de Martins Pena, com suas comédias de costume.

O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

 

Page 4: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

A PRODUÇÃO ARTÍSTICA ROMÂNTICA REFORÇOU O INDIVIDUALISMO NA MEDIDA EM QUE BASEOU-SE EM VALORES EMOCIONAIS SUBJETIVOS E MUITAS VEZES IMAGINÁRIOS, TOMANDO COMO MODELO OS DRAMAS AMOROSOS E AS LENDAS HEROICAS MEDIEVAIS, A PARTIR DOS QUAIS REVALORIZOU OS CONCEITOS DE PÁTRIA E REPÚBLICA. PAPEL ESPECIAL DESEMPENHARAM A MORTE HEROICA NA GUERRA E O SUICÍDIO POR AMOR.

Page 5: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

LITERATURA

Na literatura, esse rompimento se deu com a tradição clássica, característica do período árcade. Entre os valores abandonados pelo Romantismo, estão o antropocentrismo, racionalismo, obediência às regras, valorização da mitologia pagã e elitização das artes.

Page 6: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

POESIA Primeira

geração: marcada por forte sentimento nacionalista e religioso, tem como principal característica o ufanismo e a exaltação da natureza pátria. Entre seus principais representantes destacam-se Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811 - 1882) - autor de Suspiros poéticos e saudades, obra que dá início ao Romantismo no Brasil - e Antônio Gonçalves Dias (1823 - 1864) - autor da Canção do Exílio e de Os timbiras.

Page 7: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

Segunda geração: influenciada por Lorde Byron (1788 - 1824), ícone do romantismo europeu, notabilizou-se por sua obsessão pela morte e associação ao “mal do século”. Entre seus principais poetas, encontram-se Álvares de Azevedo (1831 - 1852), autor da Lira dos vinte anos, Casimiro de Abreu (1837 - 1860), autor do poema Meus oito anos, e Fagundes Varela (1841 - 1875), conhecido por seu Cântico do calvário, escrito para o filho falecido prematuramente. 

Page 8: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

A Terceira Geração ganhou um viés mais social. O principal representante brasileiro, o poeta Castro Alves, fez referência à escravidão em sua principal obra, Navio Negreiro. Um dos maiores símbolos desse período literário era o do pássaro Condor, que representava a liberdade. Por isso, a poesia da Terceira Geração é também chamada de condoreira. No exterior, um dos nomes mais famosos da época é o escritor francês Victor Hugo.

Page 9: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

PROSA

A prosa romântica brasileira nasceu de um ambicioso projeto literário que visava traçar um panorama da história e da cultura do país. Seu principal expoente é o romancista cearense José de Alencar (1829 - 1877), autor de romances históricos, indianistas, regionalistas e urbanos, como Iracema.Além de Alencar, destacam-se Joaquim Manoel de Macedo (1820 - 1882), autor de A Moreninha, com seus romances repletos de estereótipos, e Manuel Antônio de Almeida (1831 - 1861), autor de Memórias de um Sargento de Milícias, cujas narrativas retratam os costumes de uma época.

Page 10: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

OS PRINCIPAIS AUTORES ROMÂNTICOS NO BRASIL SÃO:

  Poesia: Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu,

Junqueira Freire, Fagundes Varela, Castro Alves, Sousândrade. Prosa: Joaquim Manuel de Macedo, Manuel Antônio de Almeida,

José de Alencar.

“O sonho e a vida são dois galhos gêmeos; são dois irmãos que um laço amigo aperta. A noite é o laço...”

―Gonçalves Dias “ Te vejo sempre em meus sonhos. E que outra mulher além de vocêha de abrilhantar os meus sonhos?”

― Casimiro de AbreuO amor sem esperança não tem outro refúgio senão a morte.― José de Alencar

Page 11: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

Casimiro de Abreu

Page 12: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

CURIOSIDADES

No prefácio de Suspiros poéticos e saudades, Gonçalves de Magalhães nos dá uma ótima visão do que era o romantismo para um autor romântico:“É um livro de poesias escritas segundo as impressões dos lugares; ora assentado entre as ruínas da antiga Roma, meditando sobre a sorte dos impérios; ora no cimo dos Alpes, a imaginação vagando no infinito como um átomo no espaço; ora na gótica catedral, admirando a grandeza de Deus, e os prodígios do cristianismo; ora entre os ciprestes que espalham sua sombra sobre os túmulos; ora enfim refletindo sobre a sorte da pátria, sobre as paixões dos homens, sobre o nada da vida. Poesias d’alma e do coração, e que só pela alma e pelo coração devem ser julgadas. Quanto à forma, isto é, a construção, por assim dizer, material das estrofes, nenhuma ordem seguimos; exprimindo as ideias como elas se apresentaram, para não destruir o acento da inspiração; além de que, a igualdade de versos, a regularidade das rimas, e a simetria das estrofes produz uma tal monotonia, que jamais podem agradar.”

Page 13: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

José de Alencar tinha uma verdadeira ficção para descrever os pés de seus personagens.

Page 14: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”
Page 15: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

“Ó querida estou de volta,venho-te um abraço dar;Enxuga teus lindos olhosse minha que eu sei-te amar.” ― Casimiro de Abreu

“A primavera é a estação dos

risos.”

― Casimiro de Abreu

Page 16: “O Romantismo olha o mundo de forma apaixonada e ideal”

BIBLIOGRAFIA http://kdfrases.com/frase/163413 http://pensador.uol.com.br/autor/casimir

o_de_abreu/ http://youtu.be/M6bbfC6AcKQ http://www.infoescola.com/literatura/rom

antismo-no-brasil/ http://port8keditfundamental.jimdo.com/

un-1-romantismo-x-realismo/painel-1-o-romantismo-no-s%C3%A9culo-xix-e-sua-heran%C3%A7a-nos-dias-de-hoje/

http://lintrab.blogspot.com.br/p/blog-page_22.html

https://www.udemy.com/criar-ebook http://educacao.uol.com.br/disciplinas/p

ortugues/romantismo-no-brasil-3-as-tres-geracoes-de-poetas.htm

http://gladislangaro.comunidades.net/index.php?pagina=1624196415