26

T3001 Larissa

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: T3001 Larissa
Page 2: T3001 Larissa

Capacidades Físicas

Capacidades Físicas são definidas como todo atributo físico treinável num organismo humano. Em outras palavras, são todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza) ,entre outras.

Page 3: T3001 Larissa

Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto, o corpo de um parceiro ou o próprio corpo através da contração dos músculos.

Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal.

Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Conhecida como velocidade de “troca de direção”. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.

Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade. Pode ser de 3 tipos: dinâmico, estático e recuperado.

Page 4: T3001 Larissa

Coordenação Motora (destreza): É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada.

Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude.

Resistência: É a capacidade física que permite efetuar um esforço durante um tempo considerável, suportando a fadiga dele resultante e recuperando com alguma rapidez.

Page 5: T3001 Larissa
Page 6: T3001 Larissa

Badminton ou badmínton é um esporte individual ou de duplas, semelhante ao tênis e ao vôlei de praia, praticado com raquete e uma peteca ou volante.

Esse esporte existe há mais de 2000 anos, sendo o mais rápido esporte de raquetes, com a peteca alcançando velocidades de até 2 km/h em um "smash".

Competências:velocidade e flexibilidade.

Page 7: T3001 Larissa
Page 8: T3001 Larissa

A esgrima é um esporte que evoluiu da antiga forma de combate, em que o objectivo é tocar o adversário com uma lâmina ao mesmo tempo que se evita ser tocado por ele. Existem três disciplinas de esgrima: o florete, a espada e o sabre, diferindo não só no formato da lâmina mas também nas zonas do corpo onde um toque é válido e também como as armas funcionam. Competências:Habilidade com uso das armas,flexibilidade e concentração.

Page 9: T3001 Larissa
Page 10: T3001 Larissa

O tiro com arco é popularmente conhecido como arco e flecha. Há cerca de 30 mil anos, a prática era utilizada como método de caça. Depois, passou a ser uma arma de guerra muito importante, empregada constantemente nas frentes de batalha dos grandes exércitos. A força do arco, porém, diminuiu com o surgimento das armas de fogo. Assim, com o passar dos séculos, a prática passou a ser apenas uma forma de diversão e exibição dos homens. Durante a Idade Média, diversos clubes de arqueiros foram criados na Europa. A partir daí, a modalidade se espalhou por outros países e continentes, e em 1828 foi fundado o United Bowmen, o primeiro clube de arqueiros dos Estados Unidos.

A primeira aparição do arco e flecha em Jogos Olímpicos aconteceu na edição de 1900, em Paris. Consta que a inclusão do esporte no programa foi uma espécie de homenagem ao guerreiro Hércules, considerado o primeiro arqueiro da história.

Competências: força e concetração.

Page 11: T3001 Larissa
Page 12: T3001 Larissa

O hóquei em patins, ou hóquei sobre patins, é um desporto colectivo de interior, em que os atletas rolam sobre patins e usam um stick para conduzir uma bola que tentam introduzir na baliza adversária.

O hóquei em patins tradicional é jogado por cinco jogadores, quatro em campo e um guarda-redes. Neste desporto é utilizado o seguinte equipamento: Patins (compostos por quatro rodas cada patim, travão, chassi e bota), stick e bola. Como equipamento de protecção utiliza-se caneleiras, joelheiras, luvas, coquilha e no caso dos guarda-redes, protecção de coxa e mascara para a cabeça.

Competências: resistência e velocidade.

Page 13: T3001 Larissa
Page 14: T3001 Larissa

•A natação sincronizada é um esporte híbrido, que inclui conceitos da natação, da ginástica e da dança, consistindo aos nadadores (indivíduos, duetos, trios, equipes ou combos) executar uma rotina sincronizada de movimentos elaborados e dramáticos na água, acompanhada de uma música.•A natação sincronizada exije habilidades de primeira ordem na água ao exigir força, resistência, flexibilidade, benevolência, arte e o sincronismo preciso, sem mencionar o controle excepcional da respiração quando estiver de cabeça para baixo na água.

Page 15: T3001 Larissa
Page 16: T3001 Larissa
Page 17: T3001 Larissa

A Ginástica Rítmica Desportiva (G.R.D.) ou apenas Ginástica Rítmica, envolve movimentos de corpo e dança de variados tipos e dificuldades combinadas com a manipulação de pequenos equipamentos. Nas rotinas de Ginástica Rítmica, são ainda permitidos certos elementos pré-acrobáticos, como rolamentos, entre outros. Ginastas rítmicos devem demonstrar tamanha coordenação e controle, assim como um dançarino bem treinado. Eles têm que desenvolver o movimento sempre em harmonia com a música.

Page 18: T3001 Larissa
Page 19: T3001 Larissa

Hipismo é a arte de montar a cavalo que compreende todas as práticas desportivas que envolvam este animal. Dentre elas estão as provas de salto, dressage, corridas, polo, etc. Em nível olímpico, esta prática de faz representar pelas modalidades de corrida, salto e dressage. Competências:força, destreza e resistência, habilidades intelectuais, capacidade de decisão e paciência.

Page 20: T3001 Larissa
Page 21: T3001 Larissa

O Handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo,  Áustria, Suíça e Alemanha.Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.No ano de 1925, foi realizada a primeira partida internacional de handebol, entre as equipes da Alemanha e da Áustria. Os austríacos levaram a melhor, vencendo os alemães por 6 a 3.Competências:força, coordenação, reflexo, velocidade, condicionamento aeróbico e lateralidade

Page 22: T3001 Larissa
Page 23: T3001 Larissa

Ciclismo é um esporte de corrida de bicicleta cujo objetivo dos participantes é chegar primeiro a determinada meta ou cumprir determinado percurso no menor tempo possível.

Foi na Inglaterra, em meados do século XIX, que o ciclismo iniciou-se como desporto, época em que o aperfeiçoamento do veículo possibilitou o alcance de maiores velocidades. O ciclismo é regido por diversas regras. Geralmente enquadra-se em quatro categorias: provas em estradas, provas em pistas, provas de montanha (Mountain Bike) e BMX e é praticado com diversos tipos e modelos de bicicletas.

Competências:Velocidade,resistência física e técnica.

Page 24: T3001 Larissa
Page 25: T3001 Larissa

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

Competências:força ,potência (capacidade de produzir força com muita rapidêz), velocidade, agilidade, flexibilidade e coordenação motora.

Page 26: T3001 Larissa

http://www.boxergs.com.br/espec9.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Desporto

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/