16

Jornal Água Verde Janeiro 2012

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Jornal com 22 anos de distribuição nos bairros: Água Verde,Batel,Portão,Rebouças,centro

Citation preview

Page 1: Jornal Água Verde Janeiro  2012
Page 2: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Exped i e n t e 22ANO

Diretor presidente: José GilDiretor de Honra: Haroldo Perolla (in memorian)

• Colaboradores voluntários: Adilson Moreira, Francisco Souto Neto, Ivan Rigotti,

Camila Costa Toppel, Diniz Bonilauri, Vera Lucia Haut e Magdalena.

As matérias ou artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do jornal.

O Jornal Água Verde é uma publicação mensal da Editora AssociadosCultural Água Verde Ltda, distribuido gratuitamente nos bairros da regiãoSul de Curitiba. Endereço: rua Brasílio Itiberê, nº 3333 - Curitiba - PR •

Fone /Fax: (41) 3528-6264. Filiado ao EarthAction Network eAssociação dos Jornais de Bairros de Curitiba.

[email protected]

Caranguejos no jantar

Reservas: 3242-8551PILATES É SAÚDE

Conheça os 10 principais

ecorrer à prática deexercícios é a melhormaneira para conquistarganhos duradouros à saúde

e o ciclismo pode ser um aliado de quempretende adotar um estilo de vida maissaudável – promessa comum que secostuma fazer em todo começo de ano.

“Como toda prática esportiva, ociclismo traz grandes benefícios aoorganismo e ao coração de uma formaglobal e integrada”, afirma ocardiologista do Hospital e MaternidadeSão Luiz, João Vicente da Silveira. “Evale lembrar que é fundamental autilização de trajes e equipamentosapropriados à prática do esporte, comoo uso de capacete”, alerta o médico.

Pedalar é uma das atividades maiscompletas, pois movimenta todo ocorpo. Conheça 10 principais vantagensem andar de bicicleta:

1. Combate estresse e depressão:As contrações cardíacas tornam-se maiseficazes e, com isso, o sangue chegamais rapidamente ao cérebro,diminuindo, assim, a incidência deansiedade, angústia e depressão.

2. Melhora relações sexuais:Como ocorre uma tonificação dos vasos

das coxas e das pernas, a irrigaçãosanguínea nos órgãos genitais e vasospélvicos é intensificada, o que colaboracom uma melhor ereção peniana eaumenta a lubrificação vaginal, levandoa uma relação sexual prazerosa.

3. Emagrece: Combinadas a umadieta saudável e com baixas calorias,as pedaladas auxiliam na perda de peso,no controle de peso, além de favorecero emagrecimento, reduzindo a gorduracorporal.

4. Faz ser mais feliz e ter bomsono: O ato de pedalar estimula aliberação das endorfinas (morfinasendógenas – que fazem com que oindivíduo seja mais feliz), aumentatambém os níveis de serotonina (ochamado hormônio da felicidade),gerando o relaxamento, fatoresessenciais para um sono saudável.

5. Reduz colesterol etriglicérides: Com a prática constantedo ciclismo, ocorre consumo dasgorduras e diminuição do colesteroltotal e LDL (colesterol ruim), além dostriglicerídeos.

6. Evita o infarto: Ocorretambém diminuição da glicemia,controlando a diabetes, que é fator de

benefícios de pedalar

risco para a formação da placaaterosclerótica, que leva a angina e aoinfarto agudo do miocárdio.

7. Diminui a pressão arterial:Pedalar com frequência tonifica osvasos sanguíneos (artérias e veias) e fazcom que eles relaxem mais facilmente,contribuindo com a diminuição dapressão arterial, que é um importantefator de risco para doençascoronarianas.

8. Aumenta a imunidade: coma melhora na contração cardíaca, osistema imune fica estimulado e eleva

a produção de glóbulos brancos,ajudando o organismo a defender-se devírus e bactérias.

9. Melhora a Respiração: Oesforço das pedaladas aumenta afreqüência cardíaca, melhorandooxigenação dos pulmões e dostecidos.

10. Garante boa forma e fôlegode atleta: A prática recorrente dociclismo tonifica os músculos daspernas, além de aumentar odesempenho aeróbico ecardiovascular.

Page 3: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Curitiba ganha um moderno Studio de Pilates e fisioterapia: Flexicorp

Nos últimos anos a ginástica Pilates conquistou umnúmero cada vez mais crescente de adeptos. Consideradaa ginástica mais eficiente de todos os tempos, o métodoPilates é uma técnica de construção corporal queconquistou o mundo por garantir a seus praticantes umcorpo definido, flexível e saudável.

Desenvolvido com base nos princípios de Joseph H.Pilates, o exercício associa técnicas de conscientizaçãocorporal e de controle motor. Qualquer pessoa podepraticar o pilates, basta ter disposição! O que vai variaré a intensidade dos movimentos.

As aulas são suaves e sem repetições, os exercíciosproporcionam o fortalecimento muscular uniforme,especialmente dos músculos do abdômen, quadril ecoluna. E os resultados são obtidos rapidamente e, omelhor, são duradouros .

Quem busca melhorar a postura, aflexibilidade, fortalecer os músculos,definir o abdômen e desenvolver ocontrole corporal, deve conhecer umpouco mais sobre esta técnica, tãoindicada pelos médicos.

Benefícios proporcionados pelo pilates: Maiorresistência física. Correção postural. Alívio das tensões,estresse e dores crônicas. Melhora da coordenaçãomotora, entre outros.

Todos esses benefícios transformaram o Pilates emum tipo de febre neste verão. Ele permite, em poucotempo, a conquista da forma física para aqueles quedesejam um corpo mais flexível, resistente e bonito.

A febre deste

verão: Pilates

procura pelo Pilates é muitogrande, isso porque o foco dométodo é a melhora da saú-

de, a busca do bem-estar e de maiorqualidade de vida. O método Pilatesune o corpo e a mente e isto é exata-mente o que as pessoas procuram nodia de hoje.

No bairro Portão foi inaugurado re-centemente o Studio Flexicorp, de Fi-sioterapia e Pilates, dirigida pela dou-tora Fernanda Loepper Borges, fisio-terapeuta formada pela UniversidadeTuiuti, com curso básico e avançadode Pilates. Fernanda tem ainda especi-alização em Geriatria e Gerontologia,formação esta que permite programas

variados aplicando metodologias deexercícios diferenciados, de acordocom a necessidade de cada paciente.

O Studio adquiriu equipamentos eaparelhos considerados top de linhanos melhores studios de Pilates. AFlexicorp tem instalações novas, am-plas, modernas e confortáveis.

Com a respiração sincronizada comos movimentos, o Pilates é recomenda-do para melhorar a postura e flexibili-dade, fortalecer os músculos, além detrabalhar o abdômen, desenvolver mai-or controle corporal e combater dores.

Antes de decidir sobre os exercíci-os a serem realizados no Pilates, os pa-cientes, idosos, mulheres e homens,

passam por uma avaliação criteriosa,para definir com precisão os exercíci-os mais apropriados para obtenção dosmelhores resultados.

A Flexicorp trabalha com no máxi-mo três pessoas em cada hora/aula, vi-sando o atendimento individualizado.A fisioterapeuta também realiza aten-dimento domiciliar, para pessoas comdificuldades de locomoção.

O funcionamento é de segunda asexta-feira, das 7 às 21 horas. O localtem fácil estacionamento, na rua Ca-pitão Maris de Barros, 416, próximoao Sesi Portão. Telefone 3085-8986.

Preços promocionais de inaugura-ção, a partir de R$ 35 hora/aula.

Aula experimental gratuita.Venha conferir.

Page 4: Jornal Água Verde Janeiro  2012

O Alfredo Tringath, mais conhecidopor Alfredinho, era funcionário do Portode Paranaguá no nosso litoral. Amigo detodos e companheiro fiel era um colegabastante considerado por todo odepartamento. Alegre e expansivogostava de contar, nas rodinhasmasculinas, algumas de suas aventurasbem sucedidas. Casado, pai de doisgarotos, bem de vida, levava sua vidinhacomo gostava. No bairro que moravatinha bom relacionamento com vizinhose gostava de participar daqueles paposde fim de tarde, no boteco do seu Tonhão,virando uma cervejinha bem gelada pracurtir o calorão da cidade. Ali, certaocasião, soube que uma conhecidavizinha, moradora próximo, andavachifrando seu companheiro, pois não eramais casada, há já alguns anos. Pelomenos essa era a história que o Nezinhocontava, e esse era o cara mais beminformado da rua.

Como bom funcionário público,Alfredinho, em uma quinta feira, resolveunão comparecer ao trabalho. Iria dedicaraquela tarde para trocar a geladeira nacasa da praia, no balneário de SantaTerezinha, e assim fazer uma surpresapara a patroa. Almoçou, e saiu com ocarro como se fosse trabalhar. Foi atéuma loja conhecida e pechinchou umnovo refrigerador para pagar em seisvezes. Concluída a compra, pediu aopessoal da loja que o ajudassem, ecolocaram a geladeira no estrado sobreo teto do carro. Conferiu e aprovou aamarração da geladeira e, então, tomouo rumo em direção as praias. A tarde lindae ensolarada alegrou ainda mais oAlfredinho. Dirigia sem pressa pela ruade saída em direção aos balneáriosquando o sinaleiro fechou. Alfredinhoassoviando uma musiquinha qualquer,

UMA HISTÓRINHA NADA EXEMPLARparou o veículo aguardando calmamenteo sinal verde. No outro lado da rua, noponto de ônibus, avistou a vizinhasuspeita, toda vaporosa, sorrindo paraele. Não teve dúvida. Atravessou osemáforo e estacionou o carro. A vizinha,entendendo rápido o gesto doAlfredinho, deixou o ponto do ônibusatravessando a rua em direção ao carro.Entrou e logo foi deixando o rapaz àvontade com uma conversadescontraída. Alfredinho contou-lhe deseu plano em levar a geladeira para apraia e, logicamente, convidou-a paraacompanhá-lo. A vizinha aceitou com amaior satisfação e lá seguiu o casal rumoà estrada que dá acesso às praias.Alfredinho, animado com a novaaventura que estava se concretizando,lembrou da localização de um motel,logo no início da estrada das praias, oMotel Marrakech. E não mudou de idéia:mal entrou na nova rodovia, ao depararcom a fachada do motel, fez uma rápidamanobra no volante e dirigiu-se ao portalde entrada, sob os aplausos dacompanheira. Entrou direto pelo portão.Um estrondo deixou a todos alarmados,principalmente o casal que não esperavatamanha surpresa. Eis que, ao passarpelo portão do motel, Alfredinhoesqueceu que levava uma geladeira noteto do carro. O portal de cimento, emforma de trave, não tinha alturasuficiente para a passagem do carro comaquela geladeira. Foi um desastre total.O refrigerador ficou completamenteamassado e ainda afundou parte dacapota do automóvel quase pegando acabeça da vizinha. Foi um “deus nosacuda”. Gente de todos os lados,guincho, polícia, e ainda o pior:Alfredinho teve que pagar o conserto doportal.

Alargamento da rua Bento Viana, em frente a antiga igreja, em 1937

Rua Bento Viana, em 1937

O bairro Água Verdede antigamente

Page 5: Jornal Água Verde Janeiro  2012

autoconstrução pode ser

entendida como um

processo de produção de

habitação que tem como

gestor do processo o

próprio morador. Geralmente a obra

caminha de forma parcelada, à medida

que o morador consegue recursos para a

aquisição de materiais e por mão de obra

de terceiros, contratados muitas vezes

sem nenhuma qualidade dos serviços e

nem mesmo a garantia da execução.

No entanto o morador, diante de uma

reforma ou construção, que ao optar em

contratar sozinho os profissionais, poderá

enfrentar sérios problemas durante e

depois da obra. Os problemas surgem,

principalmente em relação ao conforto da

edificação dado o desconhecimento dos

usuários de soluções adequadas; a

inexistência de um planejamento prévio,

com projetos e sem a orientação de um

profissional de arquitetura ou construção,

ocasionando por fim a lentidão no

processo de finalização da obra , além de

baixa qualidade de serviços, gerando

desperdícios.

O objetivo do nosso trabalho é elevar

o patamar de qualidade da execução dos

serviços, através dos mecanismos que

apóiem e orientem o cliente nos aspectos

relativos à obra, desde o projeto até a

indicação de bons profissionais como

pedreiros, eletricistas, pintores, etc.

Para evitar erros na obra, além da

contratação de equipe adequada, é

necessário dar ênfase na importância do

entendimento correto de projetos pelo

executor, no caso pedreiros e

construtores, assim como a orientação

técnica diária de como os serviços deverão

ser executados, evitando assim as

chances de erros e desperdícios de

materiais.

No caso de reformas, deve se dividir a

obra em etapas, enfatizando a construção

passo à passo na elaboração, com

cronogramas para início e finalização de

cada uma das etapas, ex: início na

colocação do gesso, seguida por

iluminação, e instalação pontos elétricos

,colocação de piso, pintura, e por último o

mobiliário.

Para auxiliar quem reforma ou constrói,

a ARQ&REFORMA, nasceu da percepção

de um nicho de mercado específico para

reformas rápidas e limpas, onde percebe-

se a carência de mão de obra qualificada.

A ARQ&REFORMA foi criada para

abrir as portas dos serviços de reformas

de imóveis residenciais e comerciais, com

conceitos de qualidade, segurança e

garantia , além de baixo custo.

Serviços com equipes de profissionais

habilitados para concluir a sua obra com

qualidade, mais rapidez e economia. A

empresa conta com uma arquiteta que irá

até a sua obra, onde fará um orçamento

específico para a sua reforma, incluindo

no pacote de serviços, projetos de

interiores com alterações de layout, gesso,

iluminação e pintura, e sugestões de

utilização de materiais de acabamentos.

Faça seu orçamento sem

compromisso, a visita é gratuíta:

Antes Obra Condomínio Golden Hill - Salão de Festas Depois

ARARARARARQ&REFORMAQ&REFORMAQ&REFORMAQ&REFORMAQ&REFORMA

Arquiteta Andréa Barbon

Mestranda em Construção Civil UFPR- Crea:69792-D-PR, fone (41) 9635-6877

Engenheiro Ricardo Muller

MBA Gestão de Projetos UP Crea: 94979-D Fone (41) 9161-1448

Email : [email protected] - Blog: www.arqreforma.blogspot.com

ORIENTAÇÕES E CUIDADOS AOREFORMAR E CONSTRUIR

NO COMBATE ÀS DROGAS� Não guarde ou carregue malas,pacotes ou envelopes de pessoasestranhas nos aeroportos, terminaisrodoviários, ferroviários ou portos.� Oriente as crianças e os jovens anão aceitarem balas, doces, depessoas estranhas nas escolas,clubes, cinemas, praças, bailes eshows.� Não consuma bebidas alcoólicas,nem fume, na presença de crianças, oexemplo poderá ser destrutivo.� Compartilhar agulhas transmitedoenças graves, especialmenteAIDS.� Denuncie os traficantes dedrogas à Polícia através do fone 181- NARCODENÚNCIA.� Informe ao 181 –NARCODENÚNCIA – os locaisonde estão sendo vendidas drogas e aforma como isso está acontecendo.� Lembre-se: DROGA É UMADROGA.

NAS COMPRAS� Organize seu roteiro de compras;� Tenha sempre dinheiro trocado edistribuído em vários bolsos;� Prefira pagar com cheques oucartão;� Leve apenas um cartão de débitoou crédito; leve apenas os chequesque vai utilizar, sempre cruzados enunca preenchidos nem assinados;� Transporte seus pertences juntoao corpo;� Não exponha sua carteira ou seudinheiro em público;� Evite aglomerações e não sedistraia;

DICAS DE SEGURANÇAColaboração: Polícia Militar do Paraná e Conseg Água Verde

� Procure atendimento defuncionários devidamenteidentificados;� Mantenha a atenção e oscuidados mesmo em lojas dedepartamentos e supermercados comseguranças, eles estão ali paraproteger a loja e não osconsumidores;� Quando acompanhado porcrianças, conduza-as sempre pelamão, oriente-as para caso se percamou estejam em perigo procurar umPM.

NO ESTABELECIMENTOBANCÁRIO� Ao sacar seu dinheiro, verifiquese não está sendo observado,e não o conte próximo de pessoas;� Ao sair do banco, verifique senão está sendo seguido;� Nunca forneça cartão magnéticoe senha para desconhecidos, e evitefazê-lo a familiares;� Evite colocar dinheiro em locaisque façam volume ou no bolso detrás;� Em caso de problemas no caixa24 horas não aceite ajuda de pessoasestranhas, procure um funcionário dobanco;� Na escolha de senhas evite datasde aniversário, telefones, placas deveículos ou seqüências numéricas;� Não guarde cartão e senhajuntos;� Ao digitar sua senha, coloque ocorpo próximo ao teclado, impedindoque estranhos visualizem a operação.

Page 6: Jornal Água Verde Janeiro  2012

ma das cidades commaior arrecadação deimpostos no país, desti-no preferencial da mai-

oria dos turistas nacionais e estran-geiros, Foz do Iguaçu, está sendo maladministrada há muito tempo, e con-tinua nos dias atuais.

A impressão que temos é que ospolíticos de Foz, na sua grande mai-oria (e só em Foz?), se preocupammais com suas mordomias do quecom o progresso da cidade.

No lugar de contratar técnicos com-petentes para fazer uma cidade boni-ta, limpa, um local agradável, fomen-tando o turismo, o que prevalece é acontratação de cabos eleitorais ou as-sessores sem concursos públicos.

Pobre Foz do Iguaçu que está dei-xando de ocupar lugar de destaque en-tre as mais belas cidades brasileiras porpura incompetência ou ineficiência deadministradores e políticos.

O turismo de compras, nos últi-mos anos, foi desviado para Miami,gerando prejuízos para os moradoreslocais que viram crescer o contraban-do e a criminalidade.

A escolha das Cataratas como umadas Sete Maravilhas do Mundo foiuma grande vitória para Foz, conquis-tada graças ao trabalho de colabora-dores e pessoas que não fazem parteda administração pública da cidade,entre elas Gilmar Piolla, diretor demarketing da Itaipu.

Foz do Iguaçu poderia ser uma belíssima cidade, servindo de exemplo para Ciudad del Este e Puerto Iguazu.Mas as últimas - e atual - administrações municipais fizeram de Foz uma cidade feia, mal planejada,

ineficiente, onde apenas as atrações turísticas e a excelente hotelaria justificam a visitação.

A Foz do Iguaçu que poderia ser, mas não é.

Page 7: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Dr. Milton Luiz Pereira émorador do bairro Águaverde, ministro aposen-tado do Superior Tribunal

de Justiça. Oriundo de famíliahumilde, trabalhou como radialistapara custear os estudos dos cursosmédio e de direito em Curitiba. Porindicação de um amigo, assim que seformou, foi advogar na comarca deCampo Mourão, no final da década de50. A sua atuação profissional rendeu-lhe conceito e, três anos e meio, apóschegar à cidade, candidatou-se à

Prefeitura do Município, atendendo aconvite do então governador NeyBraga. Ao deixar o cargo de prefeitoem 29 de abril de 1967, a populaçãoo presenteou com um fusca 1.300azul, que ele conserva até os dias dehoje. Milton Luiz Pereira, nomeadoJuiz Federal, voltou para Curitiba,onde atuou por 23 anos. Depois, foinomeado Juiz do TRF-3 Região, SãoPaulo e Mato Grosso do Sul (1.989),posteriormente tornando-se Ministrodo STJ, onde ficou até 2.002,quando foi aposentado porimplemento de idade.

Com a família, freqüenta a igrejada Santíssima Sacramento, avenidaIguaçu. Não montou escritório de

Histórias de um morador exemplar do nossobairro: ministro Milton Luiz Pereira

advocacia ao se aposentar, emborarecebesse propostas nesse sentido.Motivo: “todo o meu conhecimentofoi adquirido para servir á justiça. Nãoposso dele fazer um instrumento devantagens pessoais. Desejo aplicá-lopara pagar a dívida social, pelo tantoque Deus me deu, como Juiz, chefede família e cidadão”. Mais do que umexemplo de ética, honestidade esabedoria, o Dr. Milton é um moradorque, pela sua atuação ao longo de suavida, dedicou-se à justiça.

A seguir destacamos duas históriascontadas por pessoas quevivenciaram os fatos:

1- As crianças não conse-guem estudar

Quando o Dr. Milton foiprefeito de Campo Mourão,certo dia ele recebeu a visita dasenhora Erotides Carvalho.Imerso nos problemas etrabalhos da prefeitura,certamente o Dr. Milton nãosabia que aquela senhora tinhauma história de respeito junto

à comunidade de Pinhalão, antigodistrito de Campo Mourão. Ela eraconhecida por trocar tiros comjagunços de deputados que na épocagrilavam terras de camponesesindefesos na região. Em mais de umavez os vizinhos pediram o apoio deErotides para se defenderem dosjagunços que atacavam em bandosarmados. E a senhora Erotides eradestemida, justiceira, e brigava pelosvizinhos, impedindo que usurpassemsuas pequenas propriedades.O Dr. Milton atendeu a senhoraErotides com educação etranqüilidade, como fazia com todosaqueles que o procuravam. A senhoraErotides falou: - Senhor prefeito,

venho pedir o seu apoio para consertara estrada que liga Pinhalão a CampoMourão, porque as últimas chuvasdestruíram a estrada, e as crianças nãoconseguem estudar. O Dr. Miltonprometeu tomar providências. No diaseguinte ele foi pessoalmentepercorrer a estrada. Verificou asdificuldades e no mesmo dia, ostratores da prefeitura iniciaram asobras de reparação.

30 anos se passaram desde aqueledia. Após uma palestra que o Dr.Milton realizou em Curitiba, osegundo orador, uma autoridadenacional em controles de gastospúblicos, Sir Carvalho, ocumprimentou e disse: - O senhor nãose lembra de mim. Sou filho dasenhora Erotides de Campo Mourão,e graças ao senhor, eu conseguicompletar meus estudos, porquequando o senhor foi prefeito ascrianças da nossa escola estavamdesistindo de estudar, e só persistiramporque o senhor foi rápido em atendera reivindicação de melhorar a estrada,afastando os jagunços e melhorandoas escolas e o ensino.

2- Dezenas de escolasNo ano de 1965 o então prefeito de

Goioerê, Gil Marques de Almeida,estava determinado a aumentar osimpostos dos fazendeiros para investirem educação na cidade; faltavam escolase o imposto era simbólico. Ele procurou

o Dr. Milton em Campo Mourão,expondo o problema. O Dr. Miltonestudou a questão e encontrou uma saídajurídica. Em reunião na CâmaraMunicipal de Goioerê o prefeitoapresentou o projeto para aumentar osimpostos dos fazendeiros, baseado noestudo jurídico realizado pelo Dr. MiltonLuiz Pereira. De posse do documento,o prefeito apresentou o projeto e foiaprovado pela Câmara Municipal.

Um dos maiores proprietários deterras da região era o Banco MoreiraSales, cujos advogados afirmavamperemptoriamente que a Lei erainconstitucional, e se recusaram a pagaro imposto aumentado. Em umaconversa com o prefeito, o advogadodo banco disse: - O senhor parece estarmuito confiante nesse parecer jurídico.Ao que o prefeito respondeu: - Nãoestou apenas confiante, estou convicto,porque este estudo foi elaborado porum homem muito competente.

O prefeito entregou então umacópia ao advogado e deu 30 dias deprazo para o pagamento, casocontrário seria lançado em dívidaativa.Vinte dias depois do ocorridoo banco pagou os impostos devidos.O valor foi suficiente para que aprefeitura construísse dezenas deescolas municipais, acabando com oproblema de falta de escola nomunicípio.

José Gil

Page 8: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Jardim Botânico e a Óperade Arame são os locaiscom maior número dedesembarques dospassageiros da Linha

Turismo. A linha percorre 24 pontos deinteresse turístico na cidade com ônibusde dois andares e em 2011 bateu novorecorde, com aumento de 12,41% nonúmero de embarques.

Dados de pesquisa feita pelo InstitutoMunicipal de Turismo mostram que47,2% dos desembarques da LinhaTurismo são no Jardim Botânico; 43,2%,na Ópera de Arame; e 36,4%, no ParqueTanguá.

A pesquisa foi feita nos principaiseventos realizados na cidade. Ospassageiros que embarcam na LinhaTurismo podem fazer quatrodesembarques durante o passeio.

“A Ópera de Arame, o JardimBotânico e o Parque Tanguá são lugarestradicionais, que ilustram a qualidade devida oferecida na cidade e setransformaram em cartões-postais.Quem vem à cidade quer conhecê-los”,diz a presidente do Instituto Municipalde Turismo, Juliana Vosnika.

A lista dos dez locais com maisdesembarques na Linha Turismo incluiPraça Tiradentes, Parque Tingui, ParqueBarigui, Torre Panorâmica, MuseuOscar Niemeyer, Bosque Alemão eUnilivre.

Sucesso - em 2011, o número de

embarques na Linha Turismo bateu novorecorde e aumentou 12,41%. Em 2010,foram 537.871 embarques. Em 2011,604.652 embarques.

Para atender a demanda, que crescenas férias, a Linha Turismo estáreforçada. Além dos double deckers, que

Botânico e Ópera de Arame,

saem a cada 30 minutos da praçaTiradentes, perto da Catedral, ospassageiros dispõem também dos ônibustipo jardineira, que fazem o mesmopercurso.

A frota da Linha Turismo é a maiordo gênero do Brasil, com nove ônibusde dois andares e cinco jardineiras. Asegunda maior é a de Salvador, com seisônibus.

Os ônibus da Linha Turismopercorrem 45 quilômetros em umamédia de duas horas e meia. Até oCarnaval, os ônibus da Linha Turismocircularão também às segundas-feiras.

A passagem custa R$ 25,00, comdireito a quatro reembarques. O pontoinicial fica na praça Tiradentes e osônibus saem a cada 30 minutos, das 9hàs 17h.

Porcentagem de desembarques nospontos da Linha Turismo

Jardim Botânico - 47.2%Ópera de Arame - 43,2%Parque Tanguá - 36,4%Praça Tiradentes - 34,5%Parque Tingui - 12,8%Parque Barigui - 11,7%Torre Panorâmica - 11,3%Museu Oscar Niemeyer - 11,2%

os preferidos dos turistas

Bosque Alemão - 10,2%Unilivre - 10%Bosque do Papa - 9,7%Santa Felicidade - 7,7%Rua 24 Horas - 6%Não lembra - 5,6%Passeio Público - 3,6%Parque São Lourenço - 2,8%Teatro Guaíra - 2,8%Museu Ferroviário - 2,8%Memorial Ucraniano - 2,3%Teatro Paiol - 2%Setor Histórico - 1,6%Mercado Municipal/Rodoferroviária

- 1,6

Page 9: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Ministério Público doParaná, por meio do Grupode Atuação Especial deCombate ao Crime

Organizado (Gaeco), denunciou àJustiça, neste mês, ex-diretores efuncionários vinculados ao Sindicatodos Motoristas e Cobradores deCuritiba e Região Metropolitana, alémde um cartorário acusado de terelaborado escrituras com declaraçõesfalsas.

O vereador e ex-presidente doSindicato, Denilson Pires da Silva, oadvogado do Sindimoc, Valdenir DielleDias, o ex-diretor financeiro, ValdecirBolete, a então tesoureira, Ana IlibiaGrein, o funcionário da sede social,Marcio Ramos, e o primeiro secretárioe diretor, João Carlos da Rosa, foramacusados de formação de quadrilha. Osquatro primeiros também deverãoresponder por peculato. Marcio Ramos

Vereador e ex-diretores desindicato são denunciados

por desvio de dinheiroe João Carlos da Rosa, e, ainda, PedroPaulo de Macedo da Costa Lino, queera chefe de gabinete de Denílson Piresda Silva, Nereide de Fátima Butinhoni,assessora do ex-presidente, e ocartorário Denis Kadri Jorge foramdenunciados por falso testemunho.

De acordo com a denúncia, osdesvios teriam ocorrido até agosto de2010, quando foram cumpridosmandados de prisão temporária contraDenílson Pires da Silva, Valdenir DielleDias, Valdecir Bolete e Márcio Ramos.

O documento narra que entre 2006e 2010, o presidente, o advogado, odiretor financeiro e a tesoureira teriamparticipado de um desvio de mais de 8milhões (R$ 8.125.643,85)pertencentes à entidade. Conformeauditoria realizada, os valores teriamsido gastos em despesas commanutenção e abastecimento deveículos particulares, em lojas de

conveniência, com notas fiscaisinexistentes, assessoria jurídica,cirurgia particular, despesas comalimentação sem comprovação,pagamentos de contas pessoais eadiantamentos, além da nãocontabilização de receitas.

Entre janeiro e fevereiro de 2011,Márcio e Nereide Ramos, João Carlosda Rosa e Pedro Paulo de Macedo daCosta Lino teriam prometido a duaspessoas cargos em outro sindicato(SINMOTUR), além de ajuda

financeira a um deles, para quemudassem declarações feitas àProcuradoria do Trabalho, a fim defavorecer o advogado, o presidente, odiretor financeiro, a tesoureira, ofuncionário da sede social e o primeirosecretário

em futura ação penal. As novasdeclarações foram lavradas em umtabelionato, perante o escrivão DenisKadri Jorge. Segundo o MP, o cartoráriotinha pleno conhecimento de que adeclaração era falsa.

Posto Chaparral da rua Brasílio Itiberê não participa de desviosConforme matéria publicada em

nossos sites o Posto Chaparral,localizado na avenida BrigadeiroFranco, esquina com a rua BrasílioItiberê, não está envolvido nasdenúncias de fraudes na adultera-ção de bombas ou combustíveis.

O posto denunciado porenvolvimento em fraude é o PostoBrigadeiro, localizado na esquinada avenida Brigadeiro Franco com arua Chile, cujo proprietário respon-de a outras acusações em outros

postos de sua propriedade. O Posto Chaparral é um posto

de combustíveis com tradição emnosso bairro: tem 38 anos deatuação familiar exemplar, localonde abastecemos os veículosdeste jornal porque confiamos naintegridade e honestidade de suadireção. O Posto Chaparral édirigido por Clauber Pizzolatto,figura de destaque em nossasociedade por sua condutahonrada e inatacável.

Page 10: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Associação dos Jornais de Bairros faz parceria com a PMreunião mensal daAssociação dos Jor-nais de Bairros deCuritiba, realizadana última quinta-fei-

ra no Restaurante Ancoradouro, nobairro Água Verde, contou com apresença do chefe da Seção deComunicação Social da Polícia Mi-litar do Paraná, Major AntonioZanatta Neto, e do cabo Gomes. Omajor falou sobre as determina-ções do novo comandante da Polí-cia Militar no sentido de melhorar aintegração com as comunidadesdos bairros da nossa capital, visan-do maior conhecimento e compre-ensão dos problemas e soluçõesna área da segurança pública.

Na oportunidade ficou aprovado,por unânimidade dos diretores de21 jornais de bairros presentes, acriação de uma coluna em cadajornal de bairro de Curitiba, filiadoà Associação, para divulgar notíci-as da Polícia Militar do Paraná einformações - dicas - de seguran-ça.

O presidente da Associação dos

Jornais de Bairros de Curitiba,Elencar Antonio Marcelino, falouque é preciso melhorar o apoio dascomunidades à Polícia Militar: "as

comunidades já colaboram com aspolícias civil e militar através dosConselhos Comunitários de Segu-rança, mas é preciso ir além, en-contrando canais para fortalecer osvínculos de informação e participa-ção, afinal, segurança é uma tare-fa de todos".

Para a diretora do jornal Folhado Batel, Celina Susy, "a presença

do major Zanatta em nossa reuniãodemonstra uma nova filosofia paramelhorar a integração entre a Polí-cia Militar e as comunidades dos

bairros da nossa cida-de, no sentido de me-lhorar a segurançapública".

Para WanderleyVieira, diretor dos jor-nais e Gazeta Amigosdo Bairro, "é precisoexistir maior interaçãoentre as autoridadespoliciais e as popula-ções dos bairros nosentido de construiruma relação de confi-ança e parceria no

combate à violência ecriminalidade".

Para Adilson da Costa Moreira,diretor do jornal Gazeta do SantaCândida, "o novo comandante da

Polícia Militar do Paraná, coronelRoberson Luiz Bondaruk, sempredefendeu a melhoria da relação po-lícia-comunidade. Trata-se de umavisão moderna e eficiente na difí-cil jornada para melhorar a segu-rança pública em nossa cidade eregião".

Campanha salarialO tema campanha salarial dos

policiais foi abordado após a saí-da do major Zanatta, para evitarconstrangimento, afirmaram osparticipantes.

Os diretores de jornais da As-sociação dos Jornais de Bairros deCuritiba manifestaram apoio àcampanha salarial dos policiais ci-vis e militares, afirmando que "a va-lorização do policial precisa ser fei-ta através do pagamento de umsalário justo. Há mais de 13 anosos policiais não tem reajuste sala-rial, o que é uma grande injustiça".

- A quadrilha que roubou mais de19 bilhões do Banestado continuaimpune;

- A quadrilha que roubou mais de400 milhões da AssembleiaLegislativa do Paraná continuaimpune;

- A quadrilha que desviou dinheiroou fez mal uso do dinheiro públicona Câmara Municipal de Curitibacontinua impune.

Paraná: Estado da impunidade

Page 11: Jornal Água Verde Janeiro  2012

O vereador Celso Torquato

homenageia empresa curitibana

O vereador Celso Torquatoprestou uma homenagem àempresa curitibana Nutrifar,que completou cinco anos deatividades. Fundada em 1º dedezembro de 2006, com suasede do Centro EmpresarialPortão, a empresa atua hojenos estados do Paraná e SantaCatarina. O ramo de atuaçãoda Nutrifar é a distribuição dealimentos e medicamentos,especialmente os produtos dedietas para nutrição enteral eparenteral.

Nestes cinco anos defuncionamento a empresacresceu bastante e já contacom uma filial em São José, noestado de Santa Catarina. Os

sócios proprietários sãoMauro Marques e Silvio Buffa.

“Acho importante re-conhecer e estimular asempresas de Curitiba. Afinal,é através delas que se dá odesenvolvimento de nossacidade. A Nutri far éresponsável pelo sustento dedezenas de famílias de formadireta. Além disso, ela vematuanto com competência ededicação, prestando umótimo serviço para seusclientes”, disse o vereadorCelso Torquato, que entregouaos diretores da empresa osVotos de Congratulações eAplausos da Câmara dosVereadores de Curitiba.

ITC Vertebral Curitiba aprimora trabalhocom lutadores de MMA

O Instituto de Tratamento da Coluna VertebralCuritiba, dando continuidade ao seu programa defisioterapia desportiva estará dando suporte aatletas no evento Evolution MMA, que acontecerána localidade de Assis (São Paulo) e que contarácom lutas de Martial Mixed Arts (MMA), Muay Thaie Boxe, entre outras atrações. Será no dia 11 defevereiro. De acordo com Fábio Luiz da Silva, umdos organizadores do evento que acontece no dia11 de fevereiro, “será o primeiro da região a contarcom um óctogono – o ringue de luta dos atletas.”

Segundo o fisioterapeuta e especialista emergonomia e tratamento da coluna vertebralGiuliano Martins, o ITC Vertebral Curitiba, quecompleta um ano na Capital paranaense, implantouum programa inédito de atendimento a atletas deMMA, tendo já atendido renomados lutadores comoMauricio Shogun e Luciano Contini.ITC Vertebral Curitiba - Avenida Silva Jardim,3161, Água Verde. (41) 3045-7272

www.itcvertebralcuritiba.com.br

O abandono das praias

do ParanáNeste início de temporada os

comerciantes e moradores das praiasparanaenses estão preocupados com aatual situação de abandono. O governoBeto Richa deixou o nosso litoral àsmoscas e, a exemplo da situação dasegurança pública, produz apenasdiscursos e poucas ações concretas parasolucionar os problemas que se arrastame se agravam há alguns anos.

Ligações clandestinas de esgoto sãodetectadas na maioria das praiasparanaenses, levando para as praias acontaminação e a poluição, que causamdoenças das mais variadas. Assim comoas praias, as areias também apresentamíndices de coliformes fecais acima doestipulado por entidades de preservaçãoambiental.

Em Shangrilá, por exemplo, um valacom esgoto a céu aberto cruza ruas dobalneário, produzindo cheiroinsuportável que afugenta os turistas eirrita os moradores, e o que é pior,deságua na praia.

Está na hora das autoridades quecuidam da preservação do nosso meioambiente adotarem medidas concretaspara exigir do poder público o respeitodevido à nossa população e aos turistasque procuram as praias do Paraná,evitando que procurem as praiascatarinense, fugindo da poluição econtaminação das praias paranaenses, oque causaria prejuízos aos moradores ecomerciantes do nosso litoral.

Page 12: Jornal Água Verde Janeiro  2012

O Partido NacionalistaDemocrático – PND é umaagremiação política diferente de todasas outras existentes no país. Odiferencial corre por conta daideologia que domina os seusintegrantes: o nosso país! Daí amáxima, segundo a qual não somosdestros, nem tampoucosinistros, mas apenasbrasileiros! Isso significamuita coisa. Significa, porexemplo, que nãoaceitamos as idéiasimportadas do “EstadoMínimo”, como pregam osliberais, bem como aquelasoriundas do “Estado Máximo”,constante dos cânones socialistas.Optamos pelo “Estado Necessário”,cujo figurino é ditado pela conjunturanacional. Um dos credos é a certezade que se faz necessário inverter orumo da economia nacional, até hojeorientada pelo binômio “exportação-importação”.

Privilegiar o mercado interno é omodo mais eficaz para transformar oBrasil em Estado economicamenteindependente, próspero e socialmentejusto. Não nos move a intenção defechar o país para o mundo ao largo,todavia julgamos imprescindível, paraa felicidade do nosso povo, que oBrasil assuma uma posição firme nosentido de proteger a economiadoméstica, privilegiando as empresasbrasileiras de capital nacional, demodo a superar os obstáculos queimpedem o progresso do país,

Conheça o PartidoNacionalista Democrático

normalmente interpostos pelos paísesmais ricos, sempre preocupados emevitar que mais convivas possamcompartilhar das benesses do planetaTerra. Como pregava Aristóteles“aqueles que fazem do seu Estado ummercado aberto a todos, visam o lucroimediato; ora se não for indispensável

para o Estado esse gênero devantagem, não se deve

transformá-lo em mercadopúblico”.

É o Brasil, com efeito,um dos poucos países, aindaem fase de

desenvolvimento, compossibilidades reais para se

ombrear com os Estadosdesenvolvidos da atualidade.Espaço, forma, posição e, sobretudo,recursos naturais, credenciam-nopara tanto. Ademais, no âmago dopaís, está se moldando uma raçacósmica, síntese do gênero humano,portanto despida de todos ospreconceitos que infelicitam oshabitantes da Terra.

Nós os nacionalistas, temos apretensão de nos considerarmos osúnicos, dentre todos, com engenho earte para colocarmos o país nesserumo natural apontado pelo Criador,pelo simples fato de sermos honestos,competentes e, sobretudo, patriotas!Vamos transformar, juntos, o campeãomundial dos recursos naturais naprimeira grande civilização a florescernos trópicos! www.pnd.org.brContatos 41.332297.14 – 9182.0901– [email protected]

Esporte Jefferson Gomes e Silva

Na galeria dos grandes presidentes do

Atlético Paranaense estão: meu avô Joffre

Cabral e Silva que deu a vida pelo Fura-cão. Se dedicava exclusivamente ao Clu-

be Atlético Paranaense.

Teve um grande carro: uma Mercedes

Benz que vendeu para trazer Djalma San-

tos para jogar no Furacão. Vendeu sem

dó, sem querer nada em troca do clube.

Apenas para ver o Furacão campeão.

Trouxe também, como todos sabem,

outros grandes jogadores, entre os quais

Bellini.

Colocou dinheiro do próprio bolso, por

amor ao Furacão. Meu bisavô, João

Alfredo Silva, que foi Presidente do Fura-

cão de 49 que ensinou esta paixão para

o meu avô.

Não tenha dúvida, eu sigo o mesmo

caminho.

Mário Celso Petraglia, foi tão impor-

tante para o Atlético quanto meu avô Joffre

Cabral e Silva. Agora, em mais uma ges-

tão Petraglia, tem tudo para ser o maior

presidente do Furacão.

Em nome da paixão pelo Furacão, que

aprendi, com meu avô Joffre Cabral e meu

pai Silva Neto, torço para que Petraglia

faça o maior Atlético Paranaense de to-

dos os tempos. Tenho certeza que ele

conseguirá.

Na galeria dos grandes presidentes,

temos que destacar: Aníbal (Bimba)

Requião, Lauro Rego Barros, Walmor

Zimmerman, Antonio Sergio Guimarães

Luck, Farinhaki Nelson Fannya e Abilio

Ribeiro. E outros grandes presidentes.

Grandes diretores: Samir Aidar,

Gallina, Paulo Osni Wendt, Henrique

Gaed, Tobias de Macedo, Mauro Hollman.

E uma grande homenagem especial

a Antonio Carlos Bettega (Tataio), que hoje

é Vice-Presidente do Furacão.

E sem dúvida, outros grandes direto-

res e me esqueci agora, mas destacare-

mos em outras colunas.

No Paraná Clube, destacamos Darci

Pianna, Aramis Tissot, e o grande diretor

Luis Carlos Casagrande (o Casinha).

No Coritiba, destacamos, sem dúvida,

Evangelino da Costa Neves e Vilson

Andrade Ribeiro, sem dúvida, é muito

competente.

Grandes supervisores dos três clubes:

Atlético: Alfredo Ramos, Dagoberto

dos Santos, Morais

Grandes Presidentes e Diretores

Ueda, da equipe “Nóis Kavoka”Paraná Clube: Oscar Yamato e

Rubens Minelli

Coritiba: Walmir Gomes

Coordenador de Futebol, sem dúvida,

destaque para Cordeiro, do Atlético

Paranaense.

Destaque esportivo: destacamos um

grande desportista paranaense: Ueda, da

Nippon Motos, de São José dos Pinhais,

da equipe Nóis Kavoka, campeoníssimo

de Enduro.

Destaques: Dr. Flávio Micima, na Pra-

ça Rui Barbosa, fone 3223-4152; Marcos,

do Restaurante Veneza, o melhor de San-

ta Felicidade; Psicólogo Djalma Lobo Jr;

Jorge, do Bar do Alemão, no Largo da

Ordem; Zé Sávio, Tecidos e Plásticos Ave-

nida, na Avenida Brasília; Contador Leo-

nardo Silva, da LBS Contabilidade, no

Novo Mundo, fone 3268-6938; Carlos, do

Restaurante La Mamma, no Shopping

Palladium e no Cristal.; Henri, do Restau-

rante Moustache, na Av. Atlântica, em Bal-

neário Camboriú. Em São José dos Pi-

nhais, Manoel Pereira e Vicente Ferri, da

Imobiliária Pereira

(www.imoveispereira.com.br). Cabelo da

Estokar, Estofamento de Automóveis.

Kaibar, da GloboFarma, do Rio Pequeno

(3282-5700). Miro e Adão, da Pastelaria

Tio Pedro (deliciosos pastéis e a exclusi-

vidade: X-Paraguaio).

Page 13: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Gaúchos devem chegar emMarte nos próximos 5 anos. Agoraé oficial. Já se sabia que a tecnologiaespacial estava bem avançada naRepública Riograndense, mas agorao projeto vai deslanchar. Segundo aAgência Espacial Gaúcha (AEG), aMarcopolo assinou um contratocom o Governo dos Pampas paraconstruir a primeira nave gaúcha. Aespaçonave terá lugar para 10viventes e contará comchurrasqueira, fogão de campanha,despensa com 14 tulhas, bagageiro,quarto de banho, uma latrina deassento e duas de cagar acocado. Jáestão confirmados na viagem ogaiteiro T.N.O. e o tocador debumbo-legueiro A.L.Q., que tem osnomes preservados por razões desegurança. As tulhas demantimentos estarão sortidas comde tudo um pouco: erva-mate,bergamota, rapadura, charque,linguiça, torresmo, arroz, feijãopreto e de cor, bolacha eprincipalmente, canha. Segundo ochefe da AEG e responsável pelosestudos, Ahphilóquio LicurgoFagundes, taura muito inteligente,“crânio” em matemática, física eexímio no jogo do osso, osamericanos jogaram a toalha nacorrida espacial porque não tinhama tecnologia para revestimento danave, já que esta é uma patentegaúcha. Trata-se de umacombinação de casca de cana,gordura de capivara, barro vermelhode Santo Ângelo e pedra mouramoída (aquela lá das quebradas doNhanduí) que, segundo oscientistas, gera um materialresistente a altíssimas temperaturas,

Mas bah, tchê!

Atenção, gauchada:a Marcopolo fabricará ônibus espacial

além de também servir para curarbicheira e sarar cobreiro. A propulsãodo foguete será à base de uma misturade cachaça marisqueira de Osóriocom graspa de Ana Rech, que ospesquisadores gaúchos afirmam serdezenas de vezes mais potente do queo combustível atualmente utilizadopela NASA. Há décadas que estatecnologia vem sendo desenvolvida- em segredo - na Estância PorteiraFechada (perto da estação do Guaçu-boi, no Alegrete). Dizem que o únicomomento tenso do projeto foi quandouma chinezada andou por lá paraespionar, mas foram corridos no laçopelo capataz da estância e 4 cachorrosovelheiros. Os americanos - quetentavam desenvolver um trabalho

parecido na Área 51 - foramconvidados a visitar o projeto. Foramrecebidos com um assado de costelano fogo de chão, tomaram uns matese gostaram do que viram, mas saírammais quietos que guri cagado nascalças. Em nota à imprensa os nossoscientistas disseram: “Mostramos tudoa eles, mas desde o começo ficaramdesacorçoados, de boca-aberta. Nãoentenderam bosta nenhuma. É umatecnologia anos-luz na frente dadeles.” Fagundes acrescentou:“Estamos a passos largos para aconquista de Marte. Não vai 5 anos eteremos gente apeando por lá. Pelomenos uma prenda já vai junto, namissão, para organizar o primeiroCTG espacial. Vamos em paz, mas

pelo sim, pelo não, levamos na malade garupa uma carneadeira coqueirodeitado, um trançado de 8 e umagarrucha de cano duplo. Vai que látambém tem marciano castelhano...“Massss crééééédo!!!

Amigos Gaudérios:Tchê! Nunca te esqueça! Somos

tão modestos porque: Deus égaúcho; São Pedro é ocapataz; O Sol é um fogo de chãoque se alastrou; O Atlântico ésalgado porque a indiada daqui batiaos espetos perto dos rios; O Saara éum deserto porque foi das árvoresde lá que vieram os espetos; Amaior churras-cada que se fez,resultou na extinção dosdinossauros; A 2ª Guerra se deu porcausa que o Turco Salim de Bagéqueria tomar conta dos bolichos emUruguaiana; O Rio Grande amado éo único Estado que faz divisa com3países: Uruguai, Argentina e Brasil.

Esses terremotos, que andamocorrendo por aí, são decorrência deuns concursos de Chula nafronteira... E por aí se vai essaporção de terras ao redor do RioGrande, chamada MUNDO!

Ser gaúcho - é saber que nossa característica

é a bravura e não o jeitinho;- é ser franco e direto, nem que

isso cause inimizades;- é ser humilde em ambições,

mas exagerado em ideais e paixões! Por isso eu tenho orgulho de ser

chamado de “GAÚCHO”!

Colaboração: vice-pastor Rafael

Num vôo comercial saindo dePorto Alegre, o piloto gaúcho ealegretense Salustiano Flores, ligao microfone e começa a charlarcom os passageiros:

- Bueno indiada, aqui é o Piloto,Capitão Salustiano, guasca tropero,parido com muito orgulho emAlegrete. Deixei minha chinoca emeu cavalo prá ter a satisfação deacompanhar as senhoras e ossenhores nessa bagaça que é ovôo VARIG 426, com destino a SãoPaulo e escala em Florianópolis,quintal de minha querência, o meuRio Grande amado. Neste exatomomento tamo voando a 9 milmetros de altura, sacudindo asmelenas, velocidadezita de860 Km/hora, e jatemusobrevoando a cidade de...O H H H H P A A A ! ! !B A R R B A R I D A D E ! ! !DEUZULIVREEE, COMO FOIACONTECER ISSO !!! PATRÃO

O piloto gaúcho da VarigVELHO, QUE CAGAAAAADA...!

E os passageiros escutamaqueles gritos pavorosos, seguidode um barulho infernal...

- NÃÃÃÃOOOOOOO....!!!!!!Segundos depois, o gaudério

pega o microfone e, rindo, meio semgraça, se desculpa:

- Bah, me desculpem xiruzada,pelo “esparramo” aki na cabine, masé que me descuidei e me escapouda mão a cuia do meu chimarrão,que caiu bem cima das minhasbombachas novas, sacumé, águaquente.. e tal, me queimou ozôvo!!!

Vocês precisam ver como é queficou a parte da frente da minhasbombachas hehehe!!!

Nisso grita um lacaio lá do fundodo avião, provavelmente umpaulista, carioca ou mineiro, nãosei... parecia um viado.

- Seu gaúcho filho da puta! Evocê precisa ver como ficou a partede trás da minha calça!

Page 14: Jornal Água Verde Janeiro  2012

ação volante dosagentes da Secre-taria Municipal deTrânsito (Setran)está mais ágil como uso das bicicletas.

Na manhã desta segunda-feira, aofazer uma conversão, umcaminhão derrubou caixas decerveja na esquina da Barão doSerro Azul com a Paula Gomes.

Em cerca de 5 minutos osagentes de trânsito, que estavam naciclovia da Mariano Torres,chegaram até o local da ocorrênciaprontos para isolar o local e orientaros motoristas e pedestres.

“O trabalho de fiscalização naregião central ganhou muitaagilidade com a utilização dasbicicletas. Os agentes chegam

mais rápido, mesmo nos horáriosde pico, para orientar motoristase pedestres”, explicou osecretário municipal de Trânsito,Marcelo Araújo.

A Secretaria Municipal deTrânsito (Setran) completou nestasegunda-feira uma semana deoperação. A ciclopatrulha é umadas novidades no trabalho de orientação e educação no trânsito,para que veículos, ciclistas epedestres compartilhem as vias deforma harmônica e segura.

Por enquanto, quatro bicicletassão utilizadas no trabalho, nosturnos de manhã, tarde e noite.Nos próximos meses outras 16bicicletas serão incorporadas aotrabalho da Setran.

Os agentes trabalham em

duplas com as bicicletas epercorrem cerca de 8 a 10quilômetros por dia. “A bicicletatem acesso mais rápido adeterminadas ocorrências”,explicou o agente Fernando Cesar,ciclista há mais de 5 anos eintegrante da ciclopatrulha.“Orientamos os ciclistas para querespeitem o Código Brasileiro deTrânsito. Que não andem pelascanaletas e onde não houverciclovias que circulem pelo ladodireito da via, perto do meio-fio”,disse Fernando.

Aprovação - A populaçãotambém aprovou o uso dasbicicletas na fiscalização. “Foiuma excelente ideia. É mais fácilpara os agentes se deslocarem

e não polui o meio ambiente,pois não usam carros parachegarem aos locais”, dissePedro Luciano Gomes, queestava na Barão do Serro Azul eacompanhou o trabalho feitopelos agentes da Setran.

Os 400 agentes de trânsito daSetran participaram detreinamentos na área de educaçãode trânsito nesta primeira semanade trabalhos. “Todos os agentesestão passando por cursos decapacitação e requalificação, paraque todos estejam em sintoniapara que Curitiba tenha um trânsitocada vez mais ordenado eseguro”, disse o diretor de Trânsitoda Setran, Celso Mariano.

Bicicletas serão usadas por agentes de trânsito para maior agilidadeBicicletas serão usadas por agentes de trânsito para maior agilidade

Espaço da PoesiaAntonio Pedro Flores Amaral,morador na divisa dos bairros Água Verde e Rebouças

NO BAR

O homem falava,O homem sem larFalava, falavaNa mesa do bar!

Falava comigoO homem sem lar“A paz não consigoNa mesa do bar!

Enfermo pareçoSe longe da tascaEm mim permaneçoQual ostra na casca!”

Na mesa do bar“Nem tudo são flores!”O homem sem larFalava com dores...

Um copo de gimDevagar eu tomo!Tu longe de mimConfortos não somo!

“A tarde já bordaOs matizes do ar!”Comigo concordaO homem sem lar.

Que coisas evocaQuerendo chorar?Imagens convocaOlhando pro mar...

“Eu gosto do choro!”O homem sem larComigo faz coroNa mesa do bar...

Page 15: Jornal Água Verde Janeiro  2012

O Sermão da montanha(versão para educadores)

Naquele tempo, Jesus subiu a um monteseguido pela multidão e, sentado sobreuma grande pedra, deixou que os seusdiscípulos e seguidores se aproximassem. Ele os preparava para serem oseducadores capazes de transmitir a liçãoda Boa Nova a todos os homens. Tomando a palavra, disse-lhes: - Em verdade, em verdade vos digo:Felizes os pobres de espírito, porquedeles é o reino dos céus. Felizes os quetêm fome e sede de justiça, porque serãosaciados. Felizes os misericordiosos,porque eles... Pedro o interrompeu: - Mestre, vamos ter que saber isso decor? André perguntou: - É pra copiar? Filipe lamentou-se: - Esqueci meu papiro! Bartolomeu quis saber: - Vai cair na prova? João levantou a mão: - Posso ir ao banheiro? Judas Iscariotes resmungou: - O que é que a gente vai ganhar comisso? Judas Tadeu defendeu-se: - Foi o outro Judas que perguntou! Tomé questionou: - Tem uma fórmula pra provar que isso tácerto? Tiago Maior indagou: - Vai valer nota? Tiago Menor reclamou: - Não ouvi nada, com esse grandão naminha frente. Simão Zelote gritou, nervoso: - Mas porque é que não dá logo aresposta e pronto!? Mateus queixou-se: - Eu não entendi nada, ninguém entendeunada! Um dos fariseus, que nunca tinha estadodiante de uma multidão nem ensinadonada a ninguém, tomou a palavra edirigiu-se a Jesus, dizendo: - Isso que o senhor está fazendo é umaaula? Onde está o seu plano de curso e aavaliação diagnóstica? Quais são osobjetivos gerais e específicos? Quais sãoas suas estratégias para recuperação dosconhecimentos prévios? Caifás emendou: - Fez uma programaçãoque inclua os temas transversais eatividades integradoras com outrasdisciplinas? E os espaços para incluir osparâmetros curriculares gerais? Elaborouos conteúdos conceituais, processuais eatitudinais? Pilatos, sentado lá no fundão, disse aJesus: - Quero ver as avaliações da primeira,segunda e terceira etapas e reservo-me odireito de, ao final, aumentar as notas dosseus discípulos para que se cumpram aspromessas do Imperador de um ensino dequalidade. Nem pensar em números eestatísticas que coloquem em dúvida aeficácia do nosso projeto. E vê lá se nãovai reprovar alguém! E, foi nesse momento que Jesus disse: - “Senhor, por que me abandonastes?”

Ligação da NonaUna nonna italiana ao telefone indica suamoradia ao neto, que quer visitá-la comsua nova mulher: - Quando vocês chegarem no prédio, naporta da frente tem um grande painel. Iomoro no apartamento 301. Apertem obotón do interfone com o cotovelo, que ioabro a porta. Entrem, o elevadore é àdireita. Aperta o trê com o cotovelo.

O mineirinhoNuma reunião de terapia em grupo,sentados em forma de círculo, váriaspessoas, várias ocupações, cada umdando o seu depoimento:Um pintor disse ter fissura por pintura.Não pode ver nada que dá vontade depintar. É parede, papel, enfim tudo queele vê pela frente dá uma vontade danadade pintar.Um outro, médico, disse que não aguentarmais. Tem compulsão pelo trabalho.Trabalha dia e noite. Sai do hospital, vaipara a clínica. Sai da clínica, vai para oconsultório. É tratando de gente o diatodo, não consegue parar.Uma mulher disse ser LÉSBICA. Nãosabe como fazer, gosta muito de mulher.Pensa em mulher o dia inteiro. De roupa,pelada, de biquine, de maiô; não tem jeitoadora, mais adora mesmo muito asmulheres.Então ela passa a palavra para o Minerimque estava do lado dela, e perguntou: - Eo senhor seu Zé, é fissurado no quê?- Ué gente, eu ia falá qui sô pedrero, maisdispois du qui a moça falô, eu sô esse tarde LÉSBICA tamém, sô!!!

A loira advogadaA loira se formou em Direito, mas estácom 15 dúvidas e resolve formular umquestionário para a OAB.01. Qual a capital do estado civil?02. Dizer que gato preto dá azar épreconceito racial?03. Com a nova Lei Ambiental, afogar oganso passou a ser crime?04. Pessoas de má fé são aquelas que nãoacreditam em Deus?05. Quem é canhoto pode prestarvestibular para Direito?06. Levar a secretária eletrônica para acama é assédio sexual?07. Quantos quilos por dia emagrece umcasal que optou pelo regime parcial?08. Tem algum direito a mulher emtrabalho de parto sem carteira assinada?09. A gravidez da prostituta, no exercíciode suas funções profissionais, caracterizaacidente de trabalho? Essa eu fikei nadúvida...10. Seria patrocínio o assassinato de umpatrão?11. Cabe relaxamento de prisão nos casosde prisão de ventre?12. A marcha processual tem câmbiomanual ou automático?13. Provocar o Judiciário é xingar o juiz?14. Se um motel funciona somente das 8às 18 horas, podemos dizer que ali sóocorrem transações comerciais?15. Para tiro à queima-roupa é precisoque a vítima esteja vestida?

Papai NoelPor que o Papai Noel não tem filhos?Porque o saco é de brinquedo.

XuxaO que a Xuxa foi fazer no boteco?Foi tomar caxaça.

Quando vocês saírem do elevadore, mioapartamento é na esquerda. Com ocotovelo, apertem a campainha. Tcherto?- Vó, parece fácil, mas... porque tenhoque apertar todos esses botões com ocotovelo?”- Máaaaah que!!! Dio mio!!!!! Tãovindo de mão vazia?

A Criação dos maridosEnquanto criava os maridos, Deusprometeu às mulheres que os maridosbons, obedientes, mão abertas, bonitos,inteligentes, carinhosos, compreensivos eeles seriam encontrados em todos oscantos do mundo.E depois Ele fez a terra redonda.

Page 16: Jornal Água Verde Janeiro  2012

Músicos mexicanos são perseguidos nos EUA

m dos principais gruposmusicais do México,Los Tigres Del Norte,está sofrendo

perseguição ao se apresentar nosEstados Unidos da América. Tudocomeçou no governo George W. Bush,e foi mantida por Barack HusseinObama. Atualmente até os CDsproduzidos no México estão proibidosde serem vendidos nos EUA. Osproblemas são causados pelas políciase autoridades da imigração. Apesardisso, as apresentações são realizadasem diversos estados para imigranteslatino-americanos, principalmentemexicanos, lotando estádios eginásios.

O grupo toca corridos e cúmbias,na maioria composições próprias,e aborda temas polêmicos: drogas,perseguição aos imigrantesclandestinos nos EUA, corrupçãopolicial , lendas e estórias deconfrontos armados etc.

Apesar desse perfil, Los Tigres DelNorte é considerado o grupo regional

mais influente do continente, segundoo Billboard e o jornal New YorkTimes. Eles continuam sendo aprincipal voz dos injustiçadosmexicanos nos Estados Unidos,vendendo milhões de álbuns eliderando as paradas musicais noMéxico e Miami, e ganhando osprincipais prêmios da música:Grammy e Grammy Latino.

Para proibir os músicos de seapresentarem nos EUA e tentar barrara venda de seus CDs, o governo norte-americano afirma que Los Tigres DelNorte fazem apologia à droga.Diversos chefes do tráfico naColômbia, México e Peru disseramser fãs incondicionais dos Tigres DelNorte. Motivos: 1 - as músicas falamda corrupção da agência norte-americana de combate ao tráfico dedrogas, DEA, e das polícias doMéxico e Colômbia; 2 – as cançõesafirmam que o culpado pelo tráficode drogas é o povo norte-americanoque consome drogas: “não havendoconsumo, não haveria tráfico”,afirmam; 3 – algumas músicasdenunciam a corrupção dos políticoscolombianos e mexicanos, na maioriafinanciada pelo narcotráfico; 4 –algumas letras tratam da corrupção dogoverno mexicano, incluindo a vendado petróleo a preços ridículos paraempresas norte-americanas; 5 - asmúsicas afirmam que os EUA não temo direito de barrar os imigrantes

mexicanos porque o país invadiu eroubou do México os atuais Estadosdo Texas, Novo México, Arizona,Colorado, Califórnia, Nevada,Wyoming e Utah.

Na canção “Somos maisamericanos”, eles afirmam que osnorte-americanos não sãoamericanos, “são anglo-saxões, europeus, ingleses,enquanto que qualquermexicano ou latino-americano é maisamericano que todos osgringos”.

Uma das cançõesmais polêmicas dogrupo é sobre a mortedo Pablo Escobar, omais polêmico chefãodo tráfico naColômbia. A músicasobre a morte deEscobar fala do apoioque ele dava àscomunidades pobres e dacomoção social em torno da suamorte, quando – apesar da repressãopolicial – mais de 100 mil pessoascompareceram ao sepultamento.

Na música “Noivas dosTraficantes” eles alertam que são“aquelas que te deixam louco, e nãosão boas amantes; nunca demonstramter alma e podem até matar”. Equando morre ou é preso algumtraficante, a música lembra que “as

noivas não se preocupam, sabem queisso vai acontecer, porque quembrinca com fogo, com fogo vai sequeimar”.

Grande parte das canções do grupofala da luta entre traficantes e policiais– tema que interessa a grande parte

da juventude mexicana,principalmente nas cidades defronteira. Outras tratam dasolidão e revolta dosmexicanos humilhados nosEUA por serem imigranteslegais ou ilegais.

O porta-vozdos Tigres DelNorte declarouanos atrás queo grupo não fazapologia doconsumo dasdrogas, pelo

contrário, mostraas desgraças e

tragédias que atingemconsumidores e traficantes, mas que

nem por isso é hipócrita a ponto decalar sobre a corrupção policial egovernamental em todos os paísesonde existe o narcotráfico. O grupoquestiona que somente os pequenostraficantes são punidos, enquantoaqueles que financiam o narcotráficoficam impunes.

As músicas dos Tigres Del Nortepodem ser baixadas pela internet ouwww.lostigresdelnorte.com