9
Davi e os Quatro azeites "Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; Confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente" Sl 52:8 “Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” Sl 23:5

Davi e os quatro azeites

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Davi e os quatro azeites

Davi e os Quatro azeites"Mas eu sou como a oliveira verde na casa de Deus; Confio na misericórdia de Deus para sempre, eternamente" Sl 52:8

“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.” Sl 23:5

Page 2: Davi e os quatro azeites

Por que Davi desejou ser como oliveira verde na casa de Deus? Não poderia ele ter escolhido outra planta para representar sua presença no templo?

1 Samuel 16:12 Então, mandou chamá-lo e fê-lo entrar. Era ele ruivo, de belos olhos e boa aparência. Disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, pois este é ele.

1 Samuel 16:13 Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apossou de Davi. Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

Davi sabia que na vida de um pessoa tudo começa pela “UNÇÃO””

Você já recebeu a unção do Senhor?

Page 3: Davi e os quatro azeites

Primeira Pedra- Primeiro Azeite

Este azeite era usado no templo como azeite da unção e da adoração. Davi desejou ser um adorador de Deus, mesmo que tivesse que passar pelas pedras.

Deus quer trazer a unção de Alegria à sua vida!

"Também ungirás a Arão e a seus filhos e os santificarás para me administrarem o sacerdócio. E falarás aos filhos de Israel dizendo: Este me será o azeite da santa unção nas vossas gerações"(Ex30:29,30).

A primeira pedra da moenda esmagava as azeitonas e davam origem ao primeiro azeite.

Page 4: Davi e os quatro azeites

Segunda Pedra- Azeite da AlimentaçãoEsmagadas pela segunda vez, das azeitonas se extrai o azeite para alimentação dos judeus. Davi desejou está na casa de Deus servindo de alimento aos mais necessitados. “Então os discípulos disseram uns aos outros: “Será que alguém lhe teria trazido algo para comer?” Explicou-lhes Jesus: “A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra.” João 4: 33,34

“Ele, porém, respondeu: "Deem-lhes vocês algo para comer"....”lc 9:13

Page 5: Davi e os quatro azeites

Terceira Pedra- Azeite da Luz

A terceira prensa das azeitonas davam origem ao Azeite da Luz, usado nas lâmpadas do templo.

O Azeite de oliveira é citado na Bíblia 164 vezes na Bíblia. Desde o ramo de oliveira trazido pela pomba à arca de Noé até as lágrimas de Jesus no Jardim das Oliveiras são símbolo de Luz.

Davi desejou ser luz para sua geração, referência, bênção, oposição às trevas."Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte" (Mt5;14)

Page 6: Davi e os quatro azeites

No antigo testamento um candelabro estava continuamente aceso no templo e não podia ser apagado. Quando o azeite ia acabando, o sacerdote tinha que colocar mais para manter aceso.

As 10 virgens no NT também tinham azeite para luz, contudo cinco delas não prepararam reserva deste azeite (Mateus 25.1-13) e ficaram na escuridão.

O azeite da Luz representa ainda a chama do Espírito Santo que Davi desejou manter sempre acesa. Alguém sempre cheio do Espírito discerne bem todas as coisas e mantêm a comunhão com Deus A unção ilumina a sua jornada!

Page 7: Davi e os quatro azeites

Quarta Pedra- As borras de azeitona

Ao chegar na quarta pedra, só existiam borras de azeitonas.

Essas borras seriam aproveitadas para fazer sabão, utilizado na própria moinha e também comercializado entre os judeus.

Davi desejou ser como esse sabão: Que purifica, limpa.

Desejou ser motivo de inspiração na casa de Deus para coisas puras.

Page 8: Davi e os quatro azeites

Quarta Pedra- As borras de azeitona

Quem subirá ao Monte do senhor ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega sua alma a vaidade nem jura enganosamente"Sl24:3,4.

Davi desejou ser "oliveira verde na casa de Deus" porque conhecia todas as funções que a pequena azeitona teria na Casa de Deus, ele também sabia isso lhe custaria sacrifício, renúncia, mas, que compensaria.

A unção nos limpa, purifica para o serviço a Deus!

Page 9: Davi e os quatro azeites

-CONCLUSÃO: Quando somos ungidos/recebemos o Espirito Santo,

Deus nos capacita a servi-lo e adora-lo, Ele nos alegra, cura, ilumina e limpa!

Você já recebeu a unção? Azeite da unção e da adoração Azeite da Alimentação Azeite da Luz Azeite Que purifica, limpa

Tudo começa pela unção.