24
EU CREIO QUE POSSO FAZER A DIFERENÇA

Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

EU CREIO QUE POSSO FAZER A DIFERENÇA

Page 2: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença
Page 3: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

TEXTO BÍBLICOMateus 5.13-2013 Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.14 Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;15 nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos que estão na casa.16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.

17 Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. 18 Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei sem que tudo seja cumprido. 19 Qualquer, pois, que violar um destes menores mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus. 20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.

Page 4: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença
Page 5: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

I- SOU UM CIDADÃO DO REINO (MC 1 . 15; JO 33 - 5)

1. O que é o Reino de Deus?

O Rei no de Deus é, de forma resumida, um ambiente em que Deus é o soberano, o governador, aquELe que organiza todas as coisas, age com justiça, sustenta e protege seus súditos. A Bíblia usa outra expressão, “o Reino dos céus", como sinônimo do Reino de Deus. distinção é que o Reino dos céus traz a ideia de um lugar para onde vão os salvos bem -aventurados.

Page 6: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

I- SOU UM CIDADÃO DO REINO (Mc 1 . 15; Jo 33 - 5)

Certa vez, Jesus afirmou que “nem todo o que me diz; Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus" (Mt 7.21). Já a expressão Reino de Deus é mais ampla, abrangendo não apenas um lugar, mas igualmente um estado de bem-aventurança. O Reino de Deus não tem limitação geográfica nem temporal, ou seja, ele abrange todos os lugares e épocas, nações e etnias (Mt 8.11). Não é um reino de comidas e bebidas, e sim de justiça, paz e alegria no Espirito Santo (Rm 1417).

Page 7: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

I- SOU UM CIDADÃO DO REINO (Mc 1 . 15; Jo 33 - 5)

Ter cidadania significa, para o mundo, ser uma pessoa que tem o direito à liberdade, à saúde, à educação, segurança e trabalho, vivendo de forma digna com uma série de direitos e prerrogativas, inclusive votar em seus representantes e receber votos. Ser cidadão também implica ter uma série de obrigações, ou seja, a cidadania oferece direitos e exige responsabilidades.

2. O que significa ter uma cidadania?

Page 8: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

I- SOU UM CIDADÃO DO REINO (Mc 1 . 15; Jo 33 - 5)

Esses mesmos conceitos podem ser aplicados aos cidadãos do Reino de Deus: possuem direitos e têm obrigações, pois diante do mundo corrompido em que vivemos, como cidadãos do Reino, temos uma grande responsabilidade de representar Deus e sua Palavra.

2. O que significa ter uma cidadania?

Page 9: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

I- SOU UM CIDADÃO DO REINO (Mc 1 . 15; Jo 33 - 5)

O cidadão do Reino de Deus, de acordo com Jesus no Sermão do Monte, é uma pessoa que busca a realização da vontade de Deus neste mundo, ou seja, os princípios e regras de Deus sendo aplicados nesta vida (Mt 6.10). Portanto, o cidadão do Reino de Deus busca fazer a vontade dEle neste mundo, da mesma forma que ela já é feita nos céus.

3. O cidadão do Reino de Deus.

Page 10: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

VOCÊ FAZ A DIFERENÇA?

Page 11: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Falar de Cristo e da salvação não é uma opção para o cristão, e sim um mandamento. A ordem de Jesus foi para que fôssemos a todos os lugares, próximos ou distantes, para falar de sua obra salvífica.

II- NOSSA MISSÃO EVANGELIZADORA DO REINO (At 1.8; Mt 5.13-16)

1. Evangelizar é uma ordem de Jesus.

Page 12: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Uma das melhores formas de falar de Jesus é pelo

exemplo pessoal. O Evangelho exige uma fé prática. Se você é um cristão e filho de Deus, precisa ser diferente em suas

atitudes, tendo o comportamento que Deus

espera de um súdito.

II- NOSSA MISSÃO EVANGELIZADORA DO REINO (At 1.8; Mt 5.13-16)

2. Evangelizar com o exemplo.

Page 13: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Nem sempre teremos a oportunidade para falar de Jesus com todas as pessoas que nos cercam, mas o nosso exemplo e comportamento dirão muito acerca de nossa fé. As pessoas que nos observam querem ver se o que falamos está de acordo com o que praticamos, ou o nosso testemunho será esvaziado.

II- NOSSA MISSÃO EVANGELIZADORA DO REINO (At 1.8; Mt 5.13-16)

2. Evangelizar com o exemplo.

Page 14: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Oração e sabedoria devem fazer parte de nossa atividade evangelística. Nem todas as pessoas serão alcançadas pelo Evangelho da mesma forma. Por isso, é necessário usar a sabedoria para falar de Jesus nos momentos certos, lugares certos e para as pessoas certas,

II- NOSSA MISSÃO EVANGELIZADORA DO REINO (At 1.8; Mt 5.13-16)

3. Evangelizar com sabedoria e oração.

Page 15: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

E a oração deve nos conduzir a esses lugares, ocasiões e pessoas. Antes do ato de evangelizar, é preciso orar para que o Espírito de Deus nos conduza às pessoas que ouvirão a sua Palavra e terão a oportunidade de, ouvindo o Evangelho, decidirem se vão aceitá-lo ou não.

II- NOSSA MISSÃO EVANGELIZADORA DO REINO (At 1.8; Mt 5.13-16)

3. Evangelizar com sabedoria e oração.

Page 16: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença
Page 17: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Em nossa sociedade, não faltam pessoas necessitadas, por uma série de motivos. A Palavra de Deus nos recomenta a que prestemos assistência a essas pessoas, não apenas porque Deus nos ordena, mas também porque assim poderemos demonstrar ao mundo, por meio de nossas boas obras, o nome do Senhor sendo exaltado (Mt 5.16).

III- MISSÃO SOCIAL (Mt 25 34-36; At 4- 32-35)

1. Assistindo os necessitados.

Page 18: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Praticar a justiça de Deus é vi ver de acordo com os padrões que Ele ordenou em nossas relações pessoais. É justo cumprir nossas obrigações e hon rar compromissos assumidos, para não desonrar o nome do Senhor e o nosso. É certo exercer a misericórdia para com as pessoas que nos cercam, pois prati car a justiça é uma obrigação de quem teme a Deus, e não uma opção.

III- MISSÃO SOCIAL (Mt 25 34-36; At 4- 32-35)

2. Praticando a justiça e a misericórdia

Deus quer que sejamos justos e misericordiosos em toda a nossa maneira de viver.

Page 19: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Um dos pecados pelos quais Nabucodonosor foi julgado por Deus e ficou por um período de tempo semelhante a um animal, além de sua própria arrogância, foi a falta da prática da justiça e a da misericórdia para com os pobres (Dn 4.27). Sim, Deus se preocupa com o fato de que a sua justiça e misericórdia sejam manifestas por meio de nossa vida para abençoar outras pessoas.

III- MISSÃO SOCIAL (Mt 25 34-36; At 4- 32-35)

2. Praticando a justiça e a misericórdia

Page 20: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Falar de Jesus também é uma obrigação social do cristão. Não estamos isolados neste mundo, e Deus espera que falemos de Cristo aos que nos cercam. Observe que evangelizar é mais do que simples mente falar de Jesus às pessoas que não o conhecem. Evangelizar é fazer com que o Evangelho esteja vivo na minha vida para servir de exemplo às pessoas que me são próximas.

III- MISSÃO SOCIAL (Mt 25 34-36; At 4- 32-35)

3. Dando testemunho do Evangelho

Page 21: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

De nada adianta uma pessoa falar de Jesus e do poder do Evangelho se esse poder não é visto pela pessoa que está sendo evangelizada. Portanto, evangelize, mas também pratique o Evangelho diariamente em sua vida; não seja somente um ouvinte (Tg 1.22).

III- MISSÃO SOCIAL (Mt 25 34-36; At 4- 32-35)

3. Dando testemunho do Evangelho

Page 22: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença
Page 23: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença
Page 24: Lição 10 - Eu creio que posso fazer a diferença

Ser cidadão do Reino de Deus é buscar que a vontade de Deus seja feita neste mundo, da mesma forma que é feita no céu. Como filhos de Deus, podemos fazer a diferença quando falamos de Jesus e nos envolvemos nas questões sociais. Lembre-se de que o Evangelho de Jesus Cristo é mais do que uma ideia, mas sim uma fé prática, que contagia as pessoas e faz com que aqueles que não conhecem a Deus o glorifiquem por meio de nossas obras.

CONCLUSÃO