34

Click here to load reader

Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Promoção: Realização:

RELATÓRIO PÓS EVENTO

MARINGÁ • CAMPO GRANDE • LONDRINA • CASCAVEL • FOZ DO IGUAÇU

Page 2: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 3: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Índice

A Corrida de Rua no Brasil 4Muito mais que um esporte, um estilo de vida 4O Circuito Tecno Sport 5Circuito de Corridas Tecno Sport 6Uma corrida focada nos atletas amadores 6Promoção do esporte e da saúde em cinco cidades 7Categorias 7Percurso 8Kit Atleta 8Projeto de Comunicação 9Etapa Londrina 11Etapa Maringá 15Etapa Cascavel 19Etapa Foz do Iguaçu 23Estatísticas 27Avaliação demonstra excelentes resultados obtitos na primeira edição do circuito 28

CIRCUITO TECNO SPORT 2010 33O calendário do Circuito já está definido e com algumas novidades para os atletas 33Ações de Marketing Esportivo conferem visibilidade e força à sua marca 33

Page 4: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

A Corrida de Rua no Brasil

Muito mais que um esporte, um estilo de vida

A corrida de rua é um dos esportes que mais tem crescido nos últimos anos. Crescimento esse visível nas calçadas e parques repletos de pessoas suando a camisa em suas corridas diárias.

As motivações para isso são as mais variadas: seja pela preocupação com a forma física, seja pela busca da qualidade de vida ou simplesmente para acompanhar seus amigos corredores, o fato é que as corridas de rua estão, cada vez mais, ganhando mais espaços e adeptos no Brasil e no mundo.

A Comissão Nacional de Corridas de Rua calcula que já são mais de 4 milhões de praticantes que percorrem os trajetos de 10km por prova. Durante o ano, existem aproximadamente 600 eventos de corrida no Brasil.

Números tão impressionantes não tardariam a chamar atenção das grandes marcas esportivas, que, cada vez mais, estão investindo pesado no patrocínio destes eventos – o que mostra que, junto com o número de corredores, cresce também o mercado voltado para esses praticantes.

De acordo com o Jornal Valor Econômico de Janeiro de 2008, o mercado de corridas de rua movimenta mais de R$ 3 bilhões apenas em material esportivo e com crescimento médio anual na casa dos 40%. É um mercado altamente sofisticado em desenvolvimento. Para atingí-lo, as marcas devem chegar com força para não ser apenas mais uma no mercado.

Atualmente existe no Paraná um calendário de excelentes corridas pedestres. Porém, poucas destas corridas têm foco nos corredores amadores, como vemos acontecer nas capitais (São Paulo e Rio).

4

Page 5: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

O Circuito Tecno Sport

Page 6: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

As corridas de curta distância com aulas de aquecimento e espaço para interação do público com grandes marcas, representam atualmente um nicho crescente do esporte. Essas corridas têm um apelo muito forte com o público jovem adulto e que costuma praticar atividades físicas pelo prazer. As provas deste gênero em São Paulo têm obtido números de inscrições significativos, comprovando o sucesso da fórmula. O sucesso de repete nas provas realizadas em Londrina durante o ano de 2008, onde vimos mais de 800 atletas

inscritos nas provas deste gênero.

Qualidade e estrutura completa, são os dife-renciais do Circuito de corridas Tecno Sport. O projeto busca acima de tudo a promoção da saúde e do bem estar, através da divulgação do esporte para um público que não participa usualmente das provas tradicionais de pedes-trianismo. Outro diferencial do Circuito Tecno Sport é a opção de dois trajetos, sendo um curto de 4

Circuito de Corridas Tecno Sport

Uma corrida focada nos atletas amadores

Page 7: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

a 5K e outro levemente maior com 8 a 10 Km atendendo tanto aos “corredores de primeira viagem”, que estão no início do treinamento, assim como os atletas que já adquiriram a resistência necessária para realizar as provas de corrida de rua.

Uma arena com estrutura de apoio completa com guarda volumes, estandes de apoio médico, assessoria esportiva e banheiros químicos proporcionam o conforto que este público deseja.

Promoção do esporte e da saúde em cinco cidades

O Circuito de Corridas Tecno Sport é consti-tuído por cinco etapas em cidades onde nor-malmente não ocorrem corridas com enfoque no atleta amador. O Circuito é realizado nas 5 cidades onde a Tecno Sport está presente de forma a fortalecer a marca junto ao público consumidor de produtos esportivos. Em todas as etapas o conceito da prova e repetido de forma a assegurar a padronização do evento.

O atleta que participa de uma etapa do cir-cuito terá a segurança de encontrar a mesma qualidade nas demais etapas.

Londrina PR Dia 22 de Março

Cascavel PR Dia 24 de Maio

Maringá PR Dia 14 de Junho

Campo Grande MS Etapa cancelada

Foz do Iguaçú PR Dia 11 de outubro

Categorias

Tendo em vista que o Circuito de Corridas Tecno Sport tem como público alvo os atletas amadores, foi realizada uma premiação sim-bólica dos primeiros colocados nas categorias Geral Masculino e Geral Feminino em ambos os percursos. A premiação em vale compras na Loja Tecno Sport, busca trabalhar a fideliza-ção destes atletas com a marca. Além disso, todos os atletas que concluiram o percurso receberam uma medalha de finisher.

7

Page 8: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Percurso

O objetivo principal do Circuito de Corridas Tecno Sport é a popularização da corrida pedestre para o público amador. Para tanto, as corridas foram realizadas em regiões turísti-cas e onde normalmente encontram-se prati-cantes do esporte.

Exceto em Foz do Iguaçu, onde o calor é fator limitante, as largadas foram realizadas no fim de tarde, às 17h00, horário que o público alvo está mais acostumado a praticar atividade física. Em todas as etapas foram disponibi-lizadas duas opções de percurso com opção de 4 a 5Km ou 8 a 9Km (uma ou 2 voltas). A largada foi simultânea e o controle de voltas e percurso realizados por chip. De tal forma pretende-se estimular famílias, casais e grupos de amigos a participarem juntos no evento, fortalecendo o aspecto de equipe e relacionamento que a prática da atividade física proporciona.

Em todas as cidades, o Circuito Tecno Sport passa por pontos diferenciados. Procurou-se trabalhar com percursos de dificuldade me-diana, atendendo aos gostos dos atletas em início de treinamento, com um percurso curto, e aos atletas com maior preparo com inclusão de subidas e descidas. Em Londrina, o per-curso percorreu o principal ponto de encontro dos praticantes de atividade física e o cartão

postal da cidade: o Lago Igapó 2. Já em Mar-ingá, a largada foi realizada pela primeira vez na cidade, em frente à catedral, igualmente o cartão postal desta cidade já adepta à prática esportiva. Em Cascavel, o percurso foi realiza-do dentro do belíssimo campus da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), um ponto novo de cor-rida para a cidade. Por fim, em Foz do Iguaçú, o Circuito Tecno Sport foi a primeira corrida pedestre realizada na totalidade dentro do complexo Itaipu Binacional, largando no mirante do vertedouro, e passando na base da barragem, proporcionando aos atletas um visual inédito.

Kit Atleta

8

Page 9: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Ao se inscrever na corrida, todo atleta rece-beu um kit atleta composto de uma camisa em tecido tecnológico do Circuito, um porta mp3, revista Sport Life, número de peito e o chip de cronometragem. A retirada dos Kits atletas foi realizada no dia anterior ao evento, durante todo o dia, de modo a proporcionar mais comodidade aos atletas.

O atleta ainda recebeu, ao término da cor-rida uma medalha de finisher, além de frutas, hidratação e quick massage.

Projeto de Comunicação

O projeto de comunicação do evento buscou reforçar a marca Tecno Sport, trabalhando cores e elementos da logomarca da loja. Além disso, o material foi desenvolvido buscando atrair a atenção do público adulto (de 20 a 45 anos) das classe A, B e C. Para tal, criou-se o conceito de movimento, cores e diversão do evento, abrindo espaço para os atletas amadores, que praticam a corrida como hobby, considerando o esporte como um ponto de encontro entre amigos agregado aos atributos de saúde, bem estar e lazer.

O principal objetivo é privilegiar os atletas amadores que exergam na corrida muito mais que uma competição, e sim uma possibilidade de encontrar os amigos e de participar de um evento único, organizado e diferenciado.

Todo material foi padronizado para criar a iden-tidade e reforçar a marca do evento. Foram trabalhados para este circuito, ações direcionadas para os atletas, trabalhando ações de no-media nos pontos de encontro dos atle-tas. Os materiais criados para cada etapa como folhetos, cartazes e banners foram trabalhados em academias, faculdades, pontos de circula-ção de atletas e praticantes de atividade física, lojas do Super Muffato, entre outros.

9

Page 10: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

FlyerQuantidade: 10.000 unidades/etapaDistribuição: Nas academias e na loja da tecno Sport nos pontos de grande fluxo de esportis-tas

Email MarketingQuantidade: Aprox. 5.000 disparos/prova para atletas cadastrados e clientes da Tecno Sport

Hot SiteSite da corrida com regulamento, percurso, inscrições, informações sobre a corrida, dicas, fotos e resultados.

Mídia espontâneaO esporte em suas diversas modalidades atrai uma atenção especial da mídia, sempre disposta a cobrir e divulgar as boas iniciati-vas. Desta forma buscamos potencializar a marca de nossos parceiros no local da corrida, aumentando a possibilidade de exibição das mesmas.

CartazQuantidade: 400 unidades/provaDistribuição: Escolas / Universidades / Aca-demias / Ginásios / Clubes / Locais Públicos

Foz do Iguaçu11 outubro

Véspera de feriado

InscrIçõesnas lojas

Tecno sporTfoz do iguaçu, cascaVel,

londrina e MaringáREA

LIZA

ÇÃO

FACULDADEA DEFINIRA

POIO FACULDADE

A DEFINIRFACULDADEA DEFINIR

FACULDADEA DEFINIR

4 e 8Kmlargada 9 horasusina de iTaipu

Cidade E-mail DisparosFoz do Iguaçu 9 15,225

Maringá 6 6,398

Cascavel 2 3,034

Londrina 7 8,566

0

5000

10000

15000

20000

96

27

15,225

6,398

3,034

8,566

Foz do Iguaçu

Cascavel

E-mail Marketing

E-mailDisparos

2007 2008 2009 2010

Region 1

Region 2

17 26 53 96

55 43 70 58

0

3

5

8

10

Foz do Iguaçu Maringá Cascavel Londrina0

3,000

6,000

9,000

12,000

15,000

18,000

E-mail Disparos

10

Page 11: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Etapa Londrina

Page 12: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

ETAPA LONDRINA

Data: 22 de Março de 2009Local: Lago Igapó 2 e aterro do lago 3Horário: Largada às 17h00Percurso: 4 ou 8KmNúmero total de altetas: 645Atletas inscritos em 4Km: 308Atletas inscritos em 8Km: 337Patrocinadores e apoiadores: Unimed Londrina; Unifil; Revista Sport Life; Londrina Conven-tion & Visitors Bureau

12

Page 13: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 14: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 15: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Etapa Maringá

Page 16: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

ETAPA MARINGÁ

Data: 14 de Junho de 2009Local: Parque do Ingá e CatedralHorário: Largada às 17h00Percurso: 4,5 ou 9KmNúmero total de altetas: 403Atletas inscritos em 4,5Km: 222Atletas inscritos em 9Km: 181Patrocinadores e apoiadores: Super Muffato, Cesumar, Nusa, Secretaria de esportes de Mar-ingá; Revista Sport Life

4,5 e 9Km

9KmAv H

erva

l

Av D

uqu

e de

Cax

ias

Av S

ão P

aulo

Av JK de Oliveira

Parque do Ingá

Av Tiradentes

Av Paissandu

2ª volta

Av L

agun

a

Av L

agun

a

Av A

nchi

eta

16

Page 17: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 18: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 19: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Etapa Cascavel

Page 20: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

ETAPA CASCAVEL

Data: 24 de Maio de 2009Local: Campus da FAG (Faculdade Assis Gurgzac)Horário: Largada às 17h00Percurso: 4 ou 8KmNúmero total de altetas: 295Atletas inscritos em 4Km: 157Atletas inscritos em 8Km: 138Patrocinadores e apoiadores: Super Muffato, FAG, Shopping JL; Revista Sport Life

20

Page 21: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 22: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 23: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Etapa Foz do Iguaçu

Page 24: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

ETAPA FOZ DO IGUAÇU

Data: 11 de Outubro de 2009Local: Itaipu (em frente ao mirante do Vertedouro)Horário: Largada às 9h00Percurso: 4 ou 8KmNúmero total de altetas: 507Atletas inscritos em 4Km: 211Atletas inscritos em 8Km: 296Patrocinadores e apoiadores: Super Muffato, Itaipu Binacional, Iguassu Convention e Revista Sport Life

Page 25: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 26: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 27: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Estatísticas

Page 28: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Cascav

elLondrin

aMaring

áFoz do

Iguaçu

295

645

403

507

0

175

350

525

700

295

645

403

507

Cascavel Londrina Maringá Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Cascav

elLondrin

aMaringá

Foz do

Iguaçu

0.53 0.47

0.48 0.52

0.55 0.45

0.43 0.57

0% 25% 50% 75% 100%

53%

48%

55%

43%

47%

52%

45%

57%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Masc Fem

Casca

velLondri

naMarin

gáFoz do

Iguaçu

0.75 0.25

0.66 0.34

0.76 0.24

0.8 0.2

0% 25% 50% 75% 100%

75%

66%

76%

80%

25%

34%

24%

20%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

Masc Fem

Londrina, cidade que está ganhando cada vez mais adeptos à prática de corridas de rua, foi a 1ª cidade a sediar o Circuito de Corridas Tecno Sport. Mais de 600 atletas participaram da prova, entre amadores e profissionais, de diferentes idades, com percursos de 4 e 8km no lago Igapó 2 (gráfico 1). De acordo com Helquer Rigoni, 3º colocado da etapa Lond-rina, “a prova teve uma ótima organização. Em comparação a outras provas de rua da região o Circuito Tecno Sport é uma das melhores.” Mesmo com tradicionais provas de rua na

cidade, a Etapa Londrina do circuito perde, em número de participantes, apenas para a Saturday Night Run, prova também realizada pela Atmosfera Sports, que reúne mais de mil atletas de Londrina e região.

Em Cascavel, o Circuito reuniu o maior número de participantes em uma prova de rua já realizada na cidade. Com percursos também de 4 e 8Km a prova teve início dentro da FAG (Faculdade Assis Gurgacz), e contou com a colaboração dos alunos de educação física da

ESTATÍSTICASAvaliação demonstra excelentes resultados

obtidos na primeira edição do circuito

Gráfico 1: Quantidade de atletas por etapa do Circuito

28

Page 29: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Cascav

elLondrin

aMaring

áFoz do

Iguaçu

295

645

403

507

0

175

350

525

700

295

645

403

507

Cascavel Londrina Maringá Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Cascav

elLondrin

aMaringá

Foz do

Iguaçu

0.53 0.47

0.48 0.52

0.55 0.45

0.43 0.57

0% 25% 50% 75% 100%

53%

48%

55%

43%

47%

52%

45%

57%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Masc Fem

Casca

velLondri

naMarin

gáFoz do

Iguaçu

0.75 0.25

0.66 0.34

0.76 0.24

0.8 0.2

0% 25% 50% 75% 100%

75%

66%

76%

80%

25%

34%

24%

20%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

Masc Fem

instituição. Essa prova foi uma oportunidade de estimular a prática esportiva na cidade contando com a participação de 295 atletas.

Com percursos de 4,5 e 9km a Etapa Maringá do Circuito de Corridas Tecno Sport reuniu mais de 400 atletas no mês de junho, ao lado de um dos cartões postais da cidade. O dife-rencial dessa etapa foi a arena posicionada em frente à catedral municipal, com estrutura completa e muito bem avaliada pelos cor-redores da cidade. “O circuito Tecno Sport, é mais um que esperamos que tenha vindo para ficar, a organização foi primorosa e ofereceu o

que tem de melhor aos corredores, uma prova com chip, distribuição eficaz de água, muita fruta, uma boa camiseta, revista, uma linda medalha, com certeza trataram os corredores com respeito”, relata o blogueiro e atleta mar-ingaense, Sandro Cabral. A cidade possui forte tradição em corridas pedestres gratuitas, no entando o Circuito Tecno Sport conseguiu excelentes resultados nesta cidade em com-paração com outras provas pagantes.

Foz do Iguaçu foi a etapa final do Circuito. Sede de corridas com enfoque profissional e provas de longa distância, Foz do Iguaçu

Gráfico 2: Escolha do percurso (em percentual) por etapa do Circuito

29

Page 30: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Cascav

elLondrin

aMaring

áFoz do

Iguaçu

295

645

403

507

0

175

350

525

700

295

645

403

507

Cascavel Londrina Maringá Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Cascav

elLondrin

aMaringá

Foz do

Iguaçu

0.53 0.47

0.48 0.52

0.55 0.45

0.43 0.57

0% 25% 50% 75% 100%

53%

48%

55%

43%

47%

52%

45%

57%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

4Km 8Km

Masc Fem

Casca

velLondri

naMarin

gáFoz do

Iguaçu

0.75 0.25

0.66 0.34

0.76 0.24

0.8 0.2

0% 25% 50% 75% 100%

75%

66%

76%

80%

25%

34%

24%

20%

Cascavel

Londrina

Maringá

Foz do Iguaçu

Masc Fem

reúne uma média de 250 atletas nas corridas mais tradicionais da cidade. O Circuito de Cor-ridas Tecno Sport, foi a primeira prova realiza-da inteiramente dentro da Usina Itaipu Bina-cional. Mais de 500 atletas participaram da prova, mostrando que a cidade tem potencial para crescer no pedestrianismo. Os corredores foram presenteados pela engenharia e paisa-gem da maior hidrelétrica do mundo enquanto percorriam o trajeto. Entre eles, argentinos, paraguaios e brasileiros.

Graças ao alto volume de chuvas nas sema-nas anteriores a prova, os atletas tiveram o privilégio de visitar a Usina com as comportas

do vertedouro abertas, tornando o visual ainda mais atrativo para atletas e familiares.Assim como na maioria das corridas pedestres, em todas as etapas do Circuito, a participação do público masculino foi predominante (gráfico 3). Com efeito, o público masculino representou em média 75% dos atletas do circuito. Em Foz do Iguaçu a prova teve 80% de atletas do sexo masculino. Além disso, a cidade também teve o maior número de participantes no percurso de 8km. Esses resultados são provavelmente em decorrência da forte tradição nas provas de longa distância. Nas demais cidades do circui-to, a preferência pelo percurso de 4 ou 8km foi equilibrada (gráfico 2).

Gráfico 3: Proporção por gênero por etapa do Circuito

30

Page 31: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Em pesquisa realizada com os atletas da etapa Foz do Iguaçu, demonstram a qualidade diferenciada do evento. A avaliação revela mais de 75% de excelente e bom em todos os itens sendo que: cronometragem com chip, local de largada, estrutura e organização da prova que obtiveram 100% de respostas “ex-celente” e “bom” dos participantes.De acordo com o atleta Adriano Bastos Mene-

ses, “o Circuito foi ótimo! A estrutura de todas as provas foi maravilhosa, a organização ex-celente, comparando com várias provas que já participei pelo Brasil e exterior a Tecno Sport estão de parabéns. Que a Atmosfera continue sempre assim com essa equipe organizada e fantástica.” Adriano foi o 1º colocado de 3 das 4 etapas do Circuito.

Gráfico 4: Avaliação do Circuito Tecno Sport - Etapa Foz do Iguaçú

0% 25% 50% 75% 100%

Organização Geral da Prova

Horário de Largada

Local do percurso

Estrutura da arena de concentração

Aquecimento

Local de largada

Atrações do percurso

Premiação

Camiseta

Porta mp3

Medalha

Revista

Materiais de comunicação

Site da prova

Excelente Bom Regular Ruim

31

Page 32: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009
Page 33: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

CIRCUITO TECNO SPORT 2010

O calendário do Circuito já está definido e com algumas novidades

para os atletas

O Calendário do Circuito Tecno Sport 2010 já está definido! As provas serão realizadas na mesma época em que ocorreram em 2009 de forma a fixar a prova no calendário de corridas nas cidades onde é realizado.Londrina: 20 de Março 2010Maringá: 13 de Junho 2010Foz do Iguaçu: 17 de Outubro 2010

Algumas novidades para os atletas foram pre-paradas para esse novo circuito. As provas do Circuito Tecno Sport 2010 contarão com troféu para todos os primeiros colocados por categoria (faixa etárias). Ao todo, 44 atletas premiados por etapa, estimulando os atletas de todas as faixas etárias e deixando a festa mais bonita.

Além disso, o Circuito contará com um ranking para que ao final do Circuito, os melhores atle-tas na categoria Geral Masculino e Feminino sejam premiados com um troféu especial. De tal maneira, buscaremos valorizar os altetas

que parcticiparam de mais de uma etapa do Circuito. Em 2009, tivemos atletas que par-ticiparam das quatro etapas realizadas.

Ações de Marketing Esportivo conferem visibilidade e força à sua marca

O patrocínio é direcionado a todas as empre-sas interessadas em associar a sua marca à qualidade do evento. Através do patrocínio é possível alcançar um seleto grupo de consum-idores de produtos associados ao marketing esportivo e outros bens de consumo voltados para este mercado.

A nossa equipe está à disposição para estu-dar e moldar uma modalidade de patrocínio customizada para sua empresa, garantindo a melhor divulgação possível de sua marca.Para solicitar sua cota de patrocínio entre em contato conosco.

Atmosfera EventosT 43 3025 7002 • F 43 3025 7552E-mail: [email protected]

33

Page 34: Circuito de Corridas Tecno Sport 2009

Relatório Pós Evento • Circuito de Corridas Tecno SportElaboração: Atmosfera Eventos • Av. Maringá, 725, sala 701 • Londrina • PR • www.atmosferaeventos.comCircuito Tecno Sport é um produto da Tecno Sport executado pela Atmosfera Sports