17
Trabalho de Gestão Empresarial

Corporação Virtual

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Corporação Virtual

Trabalho de Gestão Empresarial

Page 2: Corporação Virtual

Devido ao avanço tecnológico, as transformações no campo da comunicação e informação têm-se tornadas mais evidentes, podendo-se destacar aqui principalmente o advento da Internet, Intranet, Video-Conferências, comércio eletrônico, entre outras atividades através do uso da tecnologia avançada em comunicação. Todas estas atividades reunidas fazem parte de um novo conceito de administrar, chamado de Administração Virtual.

Page 3: Corporação Virtual

Atualmente com as novas tecnologias e meios de comunicação mais ágeis, está levando a um novo modelo organizacional conhecido por “empresa do futuro”. Tal visão é proeminente de três aspectos:

Redução da estrutura formal Processos automatizados / Redução de recursos físicos Maior parceria entre as empresas / Network

Page 4: Corporação Virtual

Neste modelo, podemos adotar duas abordagens:

Empresa desenvolve produtos e serviços voltados para tecnologias de comunicação e informação

Um conjunto de empresas parceiras trabalhando de forma conjunta

Page 5: Corporação Virtual

Principais características:

Capacidade de entrega rápida em escala global. Serviços ‘incluídos nos produtos’. Envolvimento dos clientes e fornecedores Banco de dados Empresas operando em ‘networking’ Cargos desvinculados com o poder Ambientes virtuais de trabalho Abordagens inovadoras de gestão Possíveis acordos de cooperação com concorrentes

Page 6: Corporação Virtual

O que é um produto virtual?

É aquele que pode estar disponível a qualquer momento, em qualquer lugar e em qualquer variedade.

Page 7: Corporação Virtual
Page 8: Corporação Virtual
Page 9: Corporação Virtual

Características principais:

O marketing expansivo.

Imagem positiva do sistema de compra coletiva.

Empreendorismo “regional” administrado através de um sistema escalável e com ótimo gerenciamento de banco de dados.

Base no conceito de adesões mínimas.

Page 10: Corporação Virtual
Page 11: Corporação Virtual
Page 12: Corporação Virtual

Iremos abordar diante das análises efetuadas a respeito do comércio virtual, algumas das vantagens e desvantagens para o empreendedor e o cliente que fazem parte deste nicho de mercado.

Page 13: Corporação Virtual

Vantagens (Empreendedor) - Vender pela internet pode ser sinônimo de baixo custo, já que a loja virtual tem uma estrutura bem mais enxuta.

Vantagens (Clientes) - Vender produtos pela Internet pode resultar em redução de carga tributária, a legislação para o comércio comum e o comércio eletrônico é a mesma, mas com a diminuição das etapas que o produto leva para chegar ao consumidor final, a empresa que o vende o produto diretamente da fabrica pela internet pode pagar menos contribuição ao Programa de Integração Social (PIS). A carga de ICMS e de IPI reduz pela diminuição do custo total da operação para que o produto chegue ate o consumidor final.

Page 14: Corporação Virtual

Desvantagens (Empreendedor) •Desconfiança do cliente, uma vez que ele não pode mexer fisicamente no produto, muito menos experimentá-lo, e aos riscos associados ao processo de compra pela internet. Uma das soluções para a empresa seria, ter sempre um telefone para esclarecer duvidas e fidelizar o cliente. Também e fundamental que a loja ofereça proteção aos internautas.

•O site tem que ter o sistema de segurança - onde aparece um cadeado na parte inferior do site, pois se trata de uma pagina criptografada, onde a efetuar a compra e seguro. Além disso, e necessário oferecer ao cliente todos os tipos de informação a respeito da empresa, ou seja, onde ela e, como ela trabalha.

Page 15: Corporação Virtual

Desvantagens (Cliente) - O despache dos produtos, deve ser a sua maior preocupação no momento da compra online. Os custos de envio também devem ser tidos em conta, provavelmente irá verificar que, para itens grandes, compensa mais comprar localmente.

•Quanto mais rápido quiser receber o seu item mais vai pagar de transporte. Na loja local pode comprar com dinheiro, cheque, cartão de débito ou cartão de crédito. Na maioria dos sites só pode usar cartão de crédito ou débito.

•Insegurança com o cartão de crédito. Um site pode parecer muito seguro, mas na realidade é relativamente fácil, os números de cartão de crédito serem roubados online.

Consumidor preocupado.

Page 16: Corporação Virtual

Compras Internacionais

Muitos dos produtos fabricados no exterior têm um preço muito alto quando vendidos no Brasil e isso fez com que o comércio de compra internacional pela internet aumentasse, porém, para que o produto seja exportado e entre no Brasil há impostos altíssimos, além do valor do frete, fazem com que a compra tenha que ser analisada minuciosamente.

O PROCON alerta: “é recomendável comparar os preços de produtos importados e nacionais. Incluindo os impostos e taxas, o aparelho comprado no exterior pode ficar com um preço muito semelhante ao comprado no Brasil. E deve-se considerar que, no caso de defeito, nem sempre há peças de reposição no país”. 

Page 17: Corporação Virtual

Trabalho de Gestão Empresarial