36
PLANO DE COMUNICAÇÃO INTEGRADA PARA MÍDIAS DIGITAIS / WEB 2.0 R O B E RTO B O CA - JA N 2 0 1 0

Lumina 2010 - CEMIG

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Plano de Comunicação Integrada para Mídias Digitais / WEB 2.0. Lumina 2010 - CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais.

Citation preview

Page 1: Lumina 2010 - CEMIG

P L A N O D E C O M U N I C A Ç Ã O I N T E G R A D A P A R A M Í D I A S D I G I T A I S / W E B 2 . 0

R O B E R T O B O C A - J A N 2 0 1 0

Page 2: Lumina 2010 - CEMIG

I N D I C E G E R A L

De 2001 a 2010. O Que Mudou.

Lumina, uma Personagem Adequada ao Novo Tempo e às Novas Formas de Comunicação.

Temas a Abordar: Uso Consciente de Energia Energia Limpa e Renovável Meio Ambiente. Energia no Futuro

Vantagens Para a Marca Cemig: Mostrar que é produtora e distribuidora de energia não-poluente. Mostrar que tem preocupações de longo prazo com o meio ambiente. Mostrar que está "antenada" ao futuro da energia e do planeta.

Diversificação dos Meios de Distribuição: Documentário para TV Cemig e TV Minas. Vídeo Sob Demanda (Midia Stream) no Site Cemig, YouTube e Vimeo etc.. Agregadores de vídeo: Adobe Media Player, iTunes e Miro. Viral Internet. Blog Lumina.

Postagem de mensagens em vídeos pela garotada visitante do Blog Lumina (web 2.0) Vídeo Stream em celulares. Exposição Intinerante com os temas e presença de atriz caracterizada como Lumina.

Modernização da Linguagem Visual: Novo design da personagem Lumina (sem descaracterização da original). Novo design de cenário. Versão em flash para adequação aos meios Internet e Celular

Formatos e Codecs m4v mp4 mov flv

Etapas da Produção do Vídeo Lumina 2010 Fluxograma das etapas.

Custos a Serem Avaliados Planilha das Ações Propostas.

Conclusão Adequação e eficácia.

Page 3: Lumina 2010 - CEMIG

DE 2001 A 2010, O QUE MUDOU?

Page 4: Lumina 2010 - CEMIG

O cenário que exigiu a criação do Programa Energia Inteligente em 2001 era completamente diferente do momento vivenciado hoje. Enfrentávamos um momento de crise na geração de energia elétrica em razão da escassez de chuvas e, em consequência, níveis muito baixos nos reservatórios das usinas. A situação era tão preocupante que provocou a mobilização de muitos. Além de matérias especiais publicadas em jornais e revistas e também mostradas em telejornais, nenhuma empresa havia tomado a iniciativa de divulgar o tema de maneira tão extensiva e profunda quanto a Cemig.

O cenário também era bastante diferente quanto aos meios divulgação; limitações dificultavam a mudança geral de comportamento do público. A diversidade de recursos trazidos pela internet e a telefonia celular propiciam, atualmente, uma interlocução impossível naquela época. Hoje, as mídias sociais, mais bem representadas pelo Twitter, FaceBook e MySpace; recursos de transferência de mensagem SMS, MMS da telefonia móvel; recursos de exibição de conteúdos em mediastream, na própria internet e nos aparelhos celulares, encontram-se completamente acessíveis a qualquer parcela da sociedade.

Page 5: Lumina 2010 - CEMIG

Atualmente a comunicação acontece em via de mão dupla, numa interlocução plena de diálogo. Assim é o público com o qual lidamos hoje. Um público que quer atuar na condução das ações, ser agente das mudanças ou simplesmente participar. Entender e saber usar as potencialidades dos novos recursos traz resultados bem mais imediatos. A comprovação mais recente do fenômeno foi a reação imediata e em escala mundial, a ajuda humanitária às vitimas do terremoto do Haiti. Em questão de horas, equipes de salvamento especializadas naquele tipo de desastre já estavam lá, em solo haitiano. Além da ajuda presencial, uma rede de solidariedade mundial se estabeleceu através das mídias sociais, levantando doações em dinheiro e recursos para o atendimento das emergências. Uma mobilização impossível em outras épocas sem a existência dos meios imediatos de comunicação e sem o paradigma hierárquico da grande mídia que, sozinha, predominava no passado.

Page 6: Lumina 2010 - CEMIG

LUMINA, UMA PERSONAGEM ADEQUADA AO NOVO TEMPO E ÀS NOVAS

FORMAS DE COMUNICAÇÃO.

Page 7: Lumina 2010 - CEMIG

Para tirar proveito de tudo que as mudandaças agora oferecem, a Lumina é a personagem ideal. Ela pode trazer de volta o Programa de Energia Inteligente e, junto com ele, abordar temas sensíveis que estão na pauta da grande discussão mundial – o meio ambiente e o aquecimento global – e, ainda, falar sobre descargas atmosféricas, apresentando dicas como a melhor maneira de proteger aparelhos domésticos durante o período de chuvas. Com a utilização dos novos recursos que permitem a interação entre os meios de divulgação, a obtenção de resultados é certamente mais imediata, podendo proporcionar, ainda, maior visibilidade para a Cemig.

Entre o arsenal de recursos de crossmedia, como foi apelidada a integração, podemos sugerir a produção de um novo documentário, bem mais curto que o de 2001 e mais adequado à linguagem do nosso novo público. A exibição de lançamento seria na TV Cemig e na Rede Minas. A grande mudança se daria a partir daí, com a utilização de todos os novos canais de divulgação e distribuição que surgiram com a WEB 2.0 e que, num certo sentido, são gratuitos. Esses novos recursos colocam o conteúdo à disposição do público 24 horas por dia, podendo ser assistido sob demanda, sem a preocupação com a rigidez da grade de horário.

Page 8: Lumina 2010 - CEMIG

TEMAS A SEREM ABORDADOS NA NOVA VERSÃO

Page 9: Lumina 2010 - CEMIG

Programa Energia Inteligente (Uso Consciente de Energia).

Programas educacionais de uso da energia fazem parte de um arsenal de ações que nunca podem ser esquecidas. A cada momento é preciso lembrar aos usuários a importância do uso sem desperdício de energia. A cada nova oportunidade, temos, também, de fazê-lo de forma a adequar-se ao público cada vez mais jovem, cada vez mais absorvido pelos apelos emocionais completamente novos, proporcionados pelas novas tecnologias, formas novas de entretenimento, e pelo desafio de entender um mundo que se modifica de forma assustadoramente rápida.

É necessário, ainda, despertar a consciência de que o custo da energia não é só aquele que vem registrado na conta, referente ao consumo do mês. É preciso ensinar, por exemplo, que em 10 minutos de banho não se consome apenas a água que cai do chuveiro. Parte da água acumulada nas barragens das usinas também é usada na gerarão da energia empregada durante os 10 minutos de banho. A água represada nas barragens é como uma poupança que gastamos durante o ano. Usada com exagero, e sem necessidade, faz a conta ficar mais cara e põe em risco toda a população.

Page 10: Lumina 2010 - CEMIG

Deixar a TV ligada à toa, abrir a geladeira só para dar uma olhada, tomar banho quente no verão, passar somente uma ou poucas peças de roupa, usar a máquina de lavar com carga de roupas abaixo do recomendado são algumas das atitudes que promovem o desperdício de energia. Campanhas de conscientização e matérias jornalísticas têm abordado o tema de maneira sistemática, mas agora existe uma quantidade enorme de recursos que colocam a empresa e o usuário diretamente em contato. Com inteligência, é possível estabelecer uma comunicação direta com esse público, de maneira participativa e com uma interlocução bem mais avançada que a do passado recente.

Para isso, podemos contar com ajuda da nossa personagem Lumina, levando as mensagens de uso consciente de energia a todos os meios interativos disponíveis. A campanha deixa de utilizar a mão única dos meios tradicionais de divulgação, e ganha novos aliados, com recursos e ferramentas que tornam a interatividade e a participação simultânea muito atraente, principalmente para os mais jovens, considerados foco principal dessa nova campanha.

Page 11: Lumina 2010 - CEMIG

Energia Limpa e Renovável

À medida que a população mundial cresce e parcelas maiores ganham acesso a bens e recursos que melhoram as condições gerais de vida, cresce, também, a demanda da geração e distribuição de energia. Na forma mais danosa para o meio ambiente, a energia produzida pela queima de combustíveis fósseis implica em extração do petróleo bruto, gás natural e carvão mineral do subsolo. Os três, produtos orgânicos que aprisionaram durante milhões de anos em sua estrutura o CO2, guardados em depósitos geológicos localizados logo abaixo da superfície da terra ou em bacias oceânicas.

Foi esse aprisionamento que propiciou o equilíbrio da biosfera e, consequentemente, o surgimento dos seres vivos que hoje habitam todo o planeta. A queima de combustíveis orgânicos está promovendo uma liberação desenfreada daquele CO2 que durante milhões de anos foi retirado da atmosfera e, com isso, ameaça a sobre-existência da vida no planeta. A resposta da natureza não poderia ser outra: ondas insuportáveis de calor, secas inesperadas, inundações destruidoras, geleiras que levaram milhões de anos para a sua formação derretendo da noite para o dia. Tudo isso provocado por um só fenômeno, chamado de aquecimento global.

Page 12: Lumina 2010 - CEMIG

Nos últimos anos, a situação se tornou tão insuportável que as nações, desenvolvidas e em desenvolvimento, resolveram se mobilizar para tentar amenizar ou reverter o quadro. Em meio a toda a discussão sobre o aquecimento global, a disponibilidade de fontes de energia cada vez menos danosas para a natureza e cada vez mais acessíveis à maioria da população vem ocupando posição de destaque nos debates mundiais sobre o assunto.

Tornou-se uma obrigação geral a procura de soluções para amenizar os impactos originados pelo problema. Infelizmente, as soluções encontradas são aparentemente muito penosas na redução da emissão de carbono, principalmente para os países ainda em desenvolvimento. Mesmo assim, os resultados se revelam bem mais plausíveis se comparados com as projeções de gastos futuros na recuperação dos danos decorrentes.

Page 13: Lumina 2010 - CEMIG

No cenário que se vê, a energia hidroelétrica não é apontada como vilã. Ao contrário, mesmo nesse momento em que tudo é avaliado pela ótica da contribuição ou não ao agravamento dos problemas ambientais, essa forma de geração de energia se isenta completamente. Os impactos ambientais por ela proporcionados são mínimos e muito localizados. Não comprometem nem ameaçam a estabilidade ambiental do planeta como a energia produzida pela queima de combustíveis fósseis e pela energia nuclear.

O Brasil é apontado hoje, junto à China e à Índia, como um dos três países que ainda possuem possibilidade de expansão do setor hidroelétrico. A Cemig tem uma grande contribuição na conquista brasileira dessa condição e tem, também, grande responsabilidade na manutenção da imagem que essa forma de geração de energia agora adquire.

Page 14: Lumina 2010 - CEMIG

Meio Ambiente

O planeta precisa de mais energia e menos CO2. Essa é uma equação na qual o mundo inteiro trabalha para atingir o equilíbrio. Como grande geradora, transmissora e distribuidora de energia elétrica, a Cemig canaliza todo o seu conhecimento para entender e dominar os desafios que fazem do equilíbrio dessa equação a chave do crescimento do nosso país e de seu próprio futuro. Eficiência energética, diversidade energética, segurança na produção e distribuição de energia e gerenciamento ambiental, são alguns dos desafios que a Cemig sempre busca dominar e aprimorar.

Esses desafios básicos, acrescidos dos sete princípios de atuação da empresa, são tratados com visão local e global em termos de responsabilidade ambiental. Prova disso é a maneira como a Cemig vem desenvolvendo novos projetos para a expansão de sua grade de geração de energia, atendendo, simultaneamente, questões crônicas de regulagem sazonal de cursos d’água, como o caso da Usina de Irapé. Localizada na cabeceira do rio Jequitinhonha, a Usina de Irapé, além de gerar energia e equilibrar o sistema de distribuição naquele extremo, funciona, também, como uma caixa d’água, que faz o rio fluir de maneira regular durante todo o ano, sem as grandes secas alternadas com súbitas inundações, que no passado sacrificavam o desenvolvimento da região.

Page 15: Lumina 2010 - CEMIG

Energia no Futuro

Através da Lumina, fica mais fácil para a Cemig mostrar que é uma empresa em constante evolução. Ela abordará nesse módulo o que a empresa vem desenvolvendo em soluções futuras de produção, transmissão e armazenamento de energia. Pode mostrar, também, o que os centros mundiais de pesquisa de energia estão desenvolvendo. Por exemplo: já se encontram em andamento no Lawrence Livermore National Laboratory, nos EUA, testes práticos de produção de energia através da fusão nuclear. A tecnologia que está sendo aperfeiçoada consiste no bombardeamento a laser dos isótopos deutério e tritium, dirigida pelo celebre cientista, Dr. Edward Moses. O resultado é uma energia muito mais limpa e sem o risco da contaminação nuclear a que estão sujeitas as atuais usinas atômicas.

Outra corrida importante que ocupa grandes centros de desenvolvimento no momento são as novas soluções encontradas para armazenamento em larga escala de energia solar e eólica. Superbaterias à base de sódio-enxofre já entraram em produção no Japão, China e Coreia. Para a Cemig, mostrar como se encontram esses avanços passa ao público o quanto a empresa é “antenada” ao que há de mais moderno no setor.

Page 16: Lumina 2010 - CEMIG

VANTAGENS PARA A MARCA CEMIG

Page 17: Lumina 2010 - CEMIG

Mostrar que é Produtora de Energia Limpa e não Poluente

O Brasil é um país acima da média no equilíbrio da equação energia/emissão de CO2. A Cemig tem uma participação muito importante nesse equilíbrio. Com mais de 40 usinas de geração produzindo cerca de 6.000 MW, a Cemig se posiciona como uma das maiores do setor na América Latina. Aproveitar os recursos de crossmedia para fazer essa abordagem, apontar os dados comparativos que propiciam a situação privilegiada do Brasil e mostrar como a Cemig contribui com esse resultado é no mínimo oportuno. Fazer isso através da personagem Lumina seria, ainda, mais eficaz para a mudança geral de comportamento. A presença dela nos novos meios seria de grande adequação, já que utilizaríamos a capacidade dos próprios usuários em promover de maneira “viral” a mobilização que precisamos.

Page 18: Lumina 2010 - CEMIG

Mostrar que tem Preocupações de Longo Prazo com o Meio Ambiente

A Cemig praticamente estreou no cenário internacional quando lançou suas ações na NYSX, Bolsa de Valores de Nova York. Para a conquista dessa condição, é necessário a qualquer empresa preencher alguns quesitos internacionais considerados como padrões, entre eles o compromisso com a sustentabilidade. Existe uma espécie de policiamento mundial com relação às questões do bem comum. Essa é uma forma de fazer com que empresas e organizações assumam compromissos ambientais e sociais que beneficie todos. A globalização exige cada vez mais responsabilidade com as pessoas e com o planeta.

Para a Cemig, política ambiental não representa uma estreia. Na prática, a Cemig já executa programas de Educação Ambiental em Escolas; publicou dezenas de Cartilhas Educacionais; criou e mantém Reservas Ambientais e, há muito, participa de Conselhos e Comitês de Meio Ambiente; edita o Relatório de Sustentabilidade com informações dos investimentos e ações realizadas no setor. A criação de “perfis” da Lumina no Twitter, FaceBook e MySpace; criação do Blog Lumina; postagem de vídeos em Podcasts que mostrem a atuação da Cemig serão ações bastante oportunas, com resultados certamente positivos.

Page 19: Lumina 2010 - CEMIG

Mostrar que está “Antenada” ao Futuro da Energia e do Planeta

Mostrar como o mundo em geral está se virando com a produção e distribuição de energia. O que vem sendo feito para atender às demandas de energia no futuro próximo. Qual impacto será gerado com a conversão para novas formas de suprimento da energia necessária ao desenvolvimento geral do planeta. Tudo isso irá mostrar como a Cemig está “antenada” ao futuro. Esse é um assunto que interessa principalmente às gerações mais novas, que terão de enfrentar o que virá por aí e que já se encontram imersas nas novas tecnologias que estão ajudando a promover mudanças.

Page 20: Lumina 2010 - CEMIG

MEIOS DE EXIBIÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DIVERSIFICADOS E INTEGRADOS

Page 21: Lumina 2010 - CEMIG

Vídeo para a TV Cemig e Rede Minas

Produção de um vídeo apresentado pela Lumina com a abordagem geral dos temas propostos. O formato seria o mesmo de um telejornal, como o de 2001, porém com duração bastante reduzida, já que os outros meios fornecerão detalhes aprofundados das mesmas informações.

Vídeos sob Demanda (Media Stream Broadcast) no Site Cemig, YouTube, Vimeo e Mevio

A ideia é criar um repositório de vídeos Cemig, entre eles o telejornal produzido com a Lumina, que possa ser referenciado (linkado) pelas mídias sociais a serem utilizadas. Seria interessante, também, disponibilizar no mesmo repositório os programas da TV Cemig já exibidos. O protocolo MSB ou Media Stream Broadcast permite a distribuição via internet de qualquer conteúdo em áudio ou vídeo e são sintonizados pelos usuários como uma estação de rádio ou TV convencional. Esse recurso é amplamente suportado por todos os navegadores de internet e bastante utilizado pelos portais de notícias.

Page 22: Lumina 2010 - CEMIG

Agregadores de vídeo tipo iTunes, Adobe Media Player e Miro

Com a convergência dos meios digitais, muitos produtores de conteúdo de TV começaram a “migrar” para o meio internet. Em razão disso, a indústria de software começou a lançar soluções que funcionam independentemente dos navegadores, disponibilizando canais de vídeo gratuitos ou assinados. O usuário simplesmente escolhe o que quer assistir e quando quer assistir aos programas de sua preferência. Um Canal Cemig poderia ser criado nesse meio, de forma a prover informações que interessem aos visitantes, e também o vídeo Lumina.

Podcasts

Os podcasts se utilizam de outra tecnologia, chamada web syndication, que disponibiliza conteúdo em áudio e vídeo na internet. O usuário pode, também, “assinar” o podcast e fazer o download do episódio mais novo disponível ou deixar a cargo de seu software a automatização do processo.

Page 23: Lumina 2010 - CEMIG

Viral Internet

O viral, para ser efetivo, tem de ser produzido de forma a parecer um post não oficial, ou seja, de maneira alguma pode parecer um áudio ou vídeo “chapa branca”, a não ser que tenha algo muito atraente ou engraçado. Os próprios internautas se encarregam de difundi-los. Em geral, o público não gosta de ser enganado em relação a procedência de determinados virais que aparecem na internet. Quando é usado de maneira dissimulada, para venda de um produto, o feitiço acaba sempre se virando contra o feiticeiro. Mas, por outro lado, o episódio Cicarelle na Espanha foi muito bem utilizado pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul para o combate ao mosquito da dengue. “É na água que o mosquito da dengue se reproduz”, lembram? http://www.youtube.com/watch?v=qZn7FgDyaK8.

Poste sua pergunta em vídeo

A proposta aqui é criar um espaço através de um hotsite desenvolvido especialmente para os temas ou no próprio Site Cemig, no qual estudantes e a garotada possam fazer upload de vídeos com perguntas a serem respondidas. O hotsite teria um vídeo de apresentação da Lumina, mas as respostas às perguntas teriam de ser feitas por especialistas nos temas. A divulgação desse espaço poderá ser feita principalmente através de “perfis” criados nas mídias sociais.

Page 24: Lumina 2010 - CEMIG

Exposição itinerante com temas apresentados por atriz caracterizada como Lumina.

A proposta é levar às escolas uma Exposição Itinerante, juntamente com a Campanha de Educação Ambiental, apresentada por uma atriz caracterizada de Lumina. Essa ação seria a única participação presencial dela.

Midiastream via Celulares

A mesma solução proposta em Vídeo sob Demanda na internet, só que aqui os vídeos com dicas da Lumina seriam distribuídos através dos aparelhos celulares. A vantagem é que a audiência não fica sujeita a uma programação de horário e, melhor ainda, não há quem ande sem um celular nos dias de hoje.

Page 25: Lumina 2010 - CEMIG

MODERNIZAÇÃO DA LINGUAGEM VISUAL

Page 26: Lumina 2010 - CEMIG

Novo Design da Personagem Lumina (sem descaracterização do modelo original)

a modelagem da Lumina teve de se conformar com soluções hoje inaceitáveis para o tipo de trabalho, mas para a animação se fizeram inteiramente necessárias. Mesmo assim, o vídeo Lumina foi pioneiro no Brasil em vários aspectos. Em primeiro lugar, foi o primeiro vídeo de animação 3D com um personagem virtual usando sincronia labial, lipsinc. Eva Bite, por exemplo, só estreou na Globo quatro anos depois. O pequeno ET do Portal Terra nem se quer falava.

Em 2001 a Lumina se apresentava em um estúdio de TV com soluções arquitetônicas bastante arrojadas para a época. Para se sobresair em meio ao bombardeio das referências visuais de hoje, a Lumina tem que passar por um redesign para ganhar aspectos mais contemporâneos. Essa é a formula para aproximá-la do novo público. A roupa, talvez, irá necessitar maior atenção; o rosto, por questão de identidade, não precisaria mudar tanto. O cabelo também pede melhor tratamento. Os softwares em 2001, eram bastante limitados na reprodução da aparência de cabelo.

Para contornar limitações técnicas dos softwares disponíveis na época,

Page 27: Lumina 2010 - CEMIG

Novo Design de Cenário

Apesar de arrojado para a época, o cenário precisa ser retrabalhado. Principalmente porque é necessário colocar a Lumina dialogando com entrevistados em telões instalados no seu estúdio. Para isso, é necessário que ela possa andar e se posicionar próximo dos telões, voltada para o entrevistado.

Essas tomadas de câmera poderiam ser reaproveitadas posteriormente para a inserção dos vídeos com as perguntas sobre meio ambiente ou sobre outro tema, postadas pelos usuários visitantes da seção “Poste a sua Pergunta”.

Versão em Flash para Celulares

Para não sacrificar a visualização, pode-se pensar em uma solução que atenda principalmente à postagem de dicas em formato Flash (FLV), como as charges do Ricardo do Charges.com. Para isso seria necessária a execução em animação 2D vetorial, mais adequada para esse propósito.

Page 28: Lumina 2010 - CEMIG

FORMATOS DE ARQUIVO E “CODECS” PARA DISTRIBUIÇÃO

Page 29: Lumina 2010 - CEMIG

Codec é um neologismo que surgiu para representar as funções de codificação e decodificação em formatos de áudio e vídeo, necessários para a eficiência da transmissão entre computadores. Todos os dias eles trabalham por nós sem que saibamos. Como a proposta do projeto Lumina 2010 é fazer distribuição de conteúdo em escala bem ampla, não podemos deixar de citá-los. São eles: m4v, mp4, mpg, mov, flv, etc.

Page 30: Lumina 2010 - CEMIG

ETAPAS DA PRODUÇÃO DO VÍDEO LUMINA 2010

Page 31: Lumina 2010 - CEMIG
Page 32: Lumina 2010 - CEMIG

CUSTOS A SEREM AVALIADOS PARAO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO

DAS AÇÕES PROPOSTAS

Page 33: Lumina 2010 - CEMIG

1 VÍDEO DOCUMENTÁRIO LUMINA LOCUÇÕES Voz Lumina Locução das Narrativas

ESTÚDIOEGRAVAÇÕES Gravação da voz Lumina Gravação das locuções narrativas

TRILHASSONORAS Trilhas sonoras especiais Trilhas Incidentais Trilha de efeitos Mixagem geral

ANIMAÇÃO3D Storyboard Modelagem Lumina Modelagem Cenário Rigging Lumina Rigging Cenário Decupagem de Áudio Lip-sinc Animação da Abertura Animação das Cabeças de Matéria

ANIMAÇÃO2D Storyboard das animações para o meio móvel de celulares Projetos Infográficos para o vídeo Animação e render dos Infográficos para o vídeo

Animações das Dicas em Flash para o meio móvel de celulares Animação dos Infográficos em Flash para o meio móvel de celulares

EDIÇÃO Montagem do espelho do vídeo Edição Colagem dos áudios

PÓS-PRODUÇÃO Filanização geral com inserção de efeitos e ajustes do áudio. Geração de cópias. Geração de versões nos diversificados CDECS necessários.

2DESENVOLVIMENTOEIMPLEMENTAÇÃODOBLOGLUMINA DESENVOLVIMENTODAINTERFACEGRÁFICA Designer Implementação de Código

ALIMENTAÇÃO Editor de conteúdo Jornalista Blogueiro para postagem de matérias e dicas

HOSPEDAGEM Implementação técnica

3POSTAGEMDOVÍDEOEMCANAISDOSAGREGADORESDEVÍDEO ABERTURADECANALEPOSTAGEMNOITUNES Contato com a Apple Inc. Postagem

ABERTURADECANALEPOSTAGEMNOMÉVIO Contato com a PodShow Inc. Postagem

ABERTURADECANALEPOSTAGEMNOMIRO Contato com a Miro Inc. Postagem

4SITESDECOMPARTILHAMENTODEVÍDEOOUVIDEOBLOGGING YOUTUBE Criação de Login Upload do Vídeo

VIMEO Criação de Login Upload do Vídeo

5POSTESEUVÍDEONOVIDEOBLOGLUMINA CRIAÇÃODEVIDEOBLOGLUMINA Criação de interface do Hotsite Criação de Galeria de vídeo de dicas Lumina Criação de Galeria de perguntas e respostas Criação de Galeria de programas TV Cemig Implementação de códigos

Page 34: Lumina 2010 - CEMIG

CONCLUSÃO

Page 35: Lumina 2010 - CEMIG

Adequação e Eficácia.

A Lumina é uma personalidade Cemig completamente adequada à exposição dos temas aqui propostos. Através dela, é possível desenvolver ações de comunicação integrada e implementar campanhas educativas com maior eficácia de resultados. Utilizar a capacidade de viralizar-se nos meios aqui propostos é uma decisão bastante oportuna. As recentes mudanças de comportamento do público, completamente envolto pelas novas emoções introduzidas com as inovações tecnologicas, exige isso.

Para a imagem da Cemig, os ganhos serão valiosos.

Page 36: Lumina 2010 - CEMIG

O B R I G A D O

R O B E R T O B O C A

c e l u l a r : 9 1 6 3 - 4 3 7 4b o c a 1 3 3 9 @ g m a i l . c o m

r o b e r t o b o c a @ m a c . c o mt w i t t e r : @ r o b e r t o b o c a