19
puc/rs pós-graduação em jornalismo digital planejamento de produtos digitais orientação: marta gleich acadêmico: filipe speck 11 de junho de 2010 portopalco

Palcoporto - Filipe Speck

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Palcoporto - Filipe Speck

puc/rspós-graduação em jornalismo digital

planejamento de produtos digitaisorientação: marta gleichacadêmico: filipe speck

11 de junho de 2010

portopalco

Page 2: Palcoporto - Filipe Speck

briefingportopalco

• que é?O portopalco é um portal de sociabilidade e informações sobre a comunidade envolvida com o teatro em Porto Alegre. É concebido como um mashup que oferece dois tipos serviços jornaísticos: a produção de reportagem sobre atrações na área; e uma agenda de eventos centralizada e com acesso no celular.

Page 3: Palcoporto - Filipe Speck

briefingportopalco

• público-alvoO conteúdo jornalístico do portopalco será voltado a consumidores de teatro em Porto Alegre e no Brasil. Nesse caso, busca-se englobar tanto o universo acadêmico quanto os espetáculos comerciais em geral. No que diz respeito à agenda, o público-alvo será voltado aos consumidores de teatro da cidade de Porto Alegre.

Page 4: Palcoporto - Filipe Speck

briefingportopalco

• levantamentoA atual proposta baseia-se no levantamento feito durante os meses de abril e maio em sites culturais de Porto Alegre. Nos principais portais de cultura, e especificamente de teatro, da capital gaúcha, não foi encontrada uma produção jornalística voltada ao usuário que atua em redes sociais. As agendas culturais da cidade também são carentes de centralidade de informações e de interação com as principais redes sociais.

Page 5: Palcoporto - Filipe Speck

briefingportopalco

• diferencialO diferencial do projeto prortopalco é a unificação das agendas de teatro de Porto Alegre em uma interface amigável. Além disso, a proposta é buscar a integração do material jornalístico com a manifestação do leitor nas redes sociais, especificamente nos blogs, no Twitter, no Facebook e no Orkut. O site pretende modificar o sistema de comentários tradicional para um sistema de comentários que agregue posts nas mídias sociais.

Page 6: Palcoporto - Filipe Speck

briefingportopalco

• plano de açãoO trabalho será desenvolvido ao longo do curso de pós-graduação em Jornalismo Digital, e tem como objetivo ser o projeto de conclusão de curso, a ser entregue em 2011.2. Por isso, conta com a colaboração e o conteúdo das próximas disciplinas, como:

> Modelos de Negócios para Produtos Digitais> Introdução às linguagens de programação> Produção em hipermídia I, II e III> Jornalismo Digital e Sociabilidade

Page 7: Palcoporto - Filipe Speck

definição do projetoportopalco

• escopoPortopalco será implantado como um projeto de produção de material jornalístico sobre o cenário do teatro em Porto Alegre.

O material editorial deve focar a valorização da história do teatro e as mais variadas escolas teatrais que se desenvolveram em Porto Alegre e no Brasil.

A agenda terá destaque no site. Qualquer pessoa também pode criar uma sugestão de evento, que será avaliado pela equipe.

Page 8: Palcoporto - Filipe Speck

definição do projetoportopalco

• escopo O site será programado em Wordpress. Já o usuário pode optar ou não por atuar na partir de uma conta nas redes sociais.

Page 9: Palcoporto - Filipe Speck

definição do projetoportopalco

• não-escopo O projeto não terá sistema de fórum de discussões.

O projeto não pretende trabalhar com material em flash, justamente para agilizar a navegação tanto em personal computerquanto em celulares.

Qualquer limitação a uma possível ampliação do projeto será vetada.

Page 10: Palcoporto - Filipe Speck

detalhamentoportopalco

• implementaçãoO produto vai ser implementado em duas etapas. Num primeiro momento, a equipe de programadores vai garantir a navegação e a usabilidade da agenda. A equipe jornalística vai se focar em levantar todas as informações para criar o produto.

Num segundo momento, vamos passar a produzir material jornalístico para o portal. Será criado uma seção de vídeos e de podcast.

Page 11: Palcoporto - Filipe Speck

detalhamentoportopalco

• redes sociaisO projeto irá atuar em Orkut, Twitter e Facebook especificamente. Também terá uma conta no Youtube e no Flickr para arquivar vídeo e foto.

As redes sociais serão utilizadas para promoções de ingresso, divulgação de agenda e indexação de comentários no material jornalístico.

Page 12: Palcoporto - Filipe Speck

detalhamentoportopalco

• 2ª etapa: conteúdo e editoriasAssim que a implementação da agenda estiver pronta, passarão a ser postados periodicamente os conteúdos jornalísticos para o portal. O conteúdo será dividido em 4 editorias:

blog: seção para matérias e informações em geral sobre teatro olhar: reportagens especiais elaboradas semanalmente wikipalco: seção de arquivo organizado pelo nome dos atores entrevista: seção semanal com 1 entrevistado palcos daqui: arquivo com informações sobre os teatros da região

Page 13: Palcoporto - Filipe Speck

wireframesportopalco

CAPA DO SITE

A capa vai conter resumos de todas as seções do site. O destaque maior será para a agenda.

Page 14: Palcoporto - Filipe Speck

wireframesportopalco

CAPA DA AGENDA

Os espaços da agenda fazem link com as informações da peça, todas arquivadas na seção Wikipalco.

Page 15: Palcoporto - Filipe Speck

wireframesportopalco

CAPA DO BLOG

A página inicial do blog terá dois ou três posts em destaque. Ao entrar no post, a página ficará disposta conforme o próximo slide.

Page 16: Palcoporto - Filipe Speck

wireframesportopalco

POST BLOG / ENTREVISTA / OLHAR

Page 17: Palcoporto - Filipe Speck

wireframesportopalco

WIKIPALCO + páginas internas da agenda e de outras informações específicas sobre grupos, festivais, peças e artistas.

Page 18: Palcoporto - Filipe Speck

referenciaisportopalco

REFILMAGEMO site Refilmagem é uma das bases da proposta do portopalco. A estética de colunas sem linhas também é referência para o projeto.

Page 19: Palcoporto - Filipe Speck

referenciaisportopalco

CORESPredominam o preto, o marrom e o amarelo. Abaixo, uma sugestão de barra superior.