42
A arte do balé

A Arte Do Balé

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Linda mensagem mostrando a história e detalhes dessa arte tão maravilhosa.

Citation preview

A arte do baléA arte do balé

Musica por Andrea BocelliMusica por Andrea Bocelli

A dança é uma arte, ou seja, é um conjunto de regras para realizar algo com perfeição, no qual exige habilidade e compromisso ao dedicar-se, todavia é uma forma de expressão artística coordenada, que carece de sentimentos e ideias através do movimento corporal.

Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

Balé, Ballet ou Balê, é o nome dado a um estilo de dança e a sua performance. O termo deriva do italiano ballare que significa bailar. Os princípios básicos do balé são: postura ereta; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); verticalidade corporal; e simetria.

O balé tem suas raízes na Alemanha renascentista onde espetáculos compostos por uma mistura de dança, canto e textos falados eram realizados em grandes salões por membros da corte. O casamento da italiana Catarina de Médicis com o Rei Henrique V da França em 1533 deu um importante impulso para o desenvolvimento do balé. Diversos artistas especializados em grandes e luxuosos espetáculos foram trazidos da Itália.

Em 1581 Catarina de Médicis produziu o Ballet Comique de la Reine em Paris sob a direção do músico italiano Baldassarino de Belgiojoso ou Balthazar de Beaujoyeulx, nome que adotou na França. O balé tomou a forma na qual é conhecido hoje, na França durante o reinado de Luís XIII.

No ano de 1661, ele fundou a Académie de Musique et de Danse, com o objetivo de sistematizar, preservar a qualidade e de fiscalizar o ensino e a produção do balé. Luis XIV nomeou Charles Louis Pierre de Beauchamps para tomar a frente de instituição que foi dissolvida em 1780.

Os movimentos do balé se baseiam na música e em imortais melodias que contribuíram para torná-lo popular, na Europa e depois no resto do mundo. Alguns dos balés mais notáveis são: Coppélia, de Léo Délibes, O Pássaro de Fogo, de Igor Stravinsky, O Quebra-Nozes e O Lago dos Cisnes, ambos de Tchaikovsky.

As mulheres passaram a se destacar e contribuíram para o aperfeiçoamento da arte. Marie Camargo criou o jeté, o pas de basque e o entrechat quatre, além de encurtar os vestidos até acima dos tornozelos e calçar sapatos sem saltos.

Dança Moderna AmericanaA Dança Moderna Americana apareceu com o intuito de rejeitar a Dança Acadêmica ou

Clássica.A Dança Moderna , criada nos últimos anos

do século dezenove e primeiros do vinte teve raízes e intenções bem distintas. Os bailarinos dançam descalsos, trabalham

contrações, torções, desencaixe etc, e seus movimentos são mais livres, embora

respeitem uma técnica fechada.

Sua grande iniciadora foi Isadora Duncan, mas a primeira técnica estruturada de Dança Moderna foi a de Martha Graham, criada nos anos 20 e 30 desse século. Este estilo procura dar mais ênfase aos sentimentos, aos sonhos, tentando teatralizá-los ao máximo através de movimentos corporais.

Depois de Martha Graham, vieram outros nomes que enriqueceram ainda mais o cenário da época: Doris Humphrey, Lester Horton, José Limon e outros. Suas técnicas encontram-se em alguns pontos, mas divergem muito. E suas escolas continuam a existir muito fortemente nos Estados Unidos, um dos berços da Dança Moderna.

Dança contemporânea

Dança contemporânea é o nome dado para uma determinada forma de dança de concerto

do século 20.Mais que uma técnica específica a dança

contemporânea é uma coleção de sistemas e métodos desenvolvidos da dança moderna e pós-moderna. O desenvolvimento da dança

contemporânea foi paralelo, mas separadamente do desenvolvimento da New Dance na Inglaterra. Distinções podem ser

feitas entre a dança contemporânea Americana, Canadense e Européia.

Enquanto a dança moderna modificou drasticamente as "posições-base" do balé clássico, além de tirar as sapatilhas das dançarinas e parar de controlar seu peso e mantém, no entanto, a estrutura do balé, fazendo uso de diagonais e, digamos assim,...

... dança conjunta, a dança contemporânea busca uma ruptura total com o balé, chegando, às vezes, até mesmo a deixar de lado a estética: o que importa é a transmissão de sentimentos, idéias e etc. Solos de improvisação são bastante freqüentes.

A composição de uma trilha para um espetáculo de dança contemporânea implica em diversos

outros fatores além da própria composição musical.

Com raízes na dança moderna de Martha Graham, a dança contemporânea surgiu na

década de 60 como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Alguns dos

expoentes do seu início são Merce Cunninghan, Twyla Tarp, Débora Hay, Meredith Monk e

Trisha Brown. No Brasil, um dos destaques da década atual é a bailarina e coreógrafa Ana

Andréa, do Rio de Janeiro.

Depois de um período de intensas inovações e experimentações que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte finalmente - na década de 1980 - ...

... a dança contemporânea começou a se definir desenvolvendo uma linguagem própria embora algumas vezes faça referência ao balet clássico.

Durante a década de 1990 a dança contemporânea alcançou a maturidade e

atualmente há diversas companhias e circuitos mundiais de dança

contemporânea como o Ciudades que Danzan.

A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida.

Informações tiradas do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_contempor%C3%A2nea

No site indicado mais informações sobre o tema.

Desconheço o autor da montagem original

Apresentação por Renato Cardoso

www.vivendobauru.com.br