11 táticas de guerrilha

  • View
    5.849

  • Download
    0

  • Category

    Business

Preview:

DESCRIPTION

Veja se você é guerrilheiro, se sua empresa é guerrilheira, ou não.

Citation preview

Marketing de Guerrilha >> 11 táticas guerrilheiras

A única agência especializada em guerrilhaem Salvador pretende educar o mercado baianosobre estratégias e práticas de guerrilha.

a Frente Marketing de Guerrilha

Afinal, o que é MARKETING DE GUERRILHA?

Me refiro a alma e essência do Marketing de Guerrilha, que permanece sempre atingindo objetivos convencionais , assimcomo lucro e envolvimento, com métodos não convencionaisinvestindo energia ao invés de dinheiro.

Levinson, Guerrilla Marketing, 1984

Afinal, o que é MARKETING DE GUERRILHA?

Afinal, o que é MARKETING DE GUERRILHA?

Em 2005 eu achava isso: Marketing de Guerrilha é uma forma de envolver os consumidores com a marca. Não com imposição, mas através da conquista. É o conjunto de estratégias diferenciadase inovadoras cujo objetivo é surpreender pelo inesperado, pelo barulho,pela ousadia e agilidade (...) o mercado muda, o conceito não podeficar parado. Se é um conceito inovador, não podemos mantê-lointocável.

André Rabanea, 2010. para MKTPortugal

11 táticas do Marketing de Guerrilha

Essas táticas diferenciam o marketing de guerrilha domarketing convencional, aplicado na organização comoum todo e não somente na promoção, como imaginamos profissionais de marketing e propaganda.

1 – Invista tempo, imaginação e informação ao invés de dinheiro

Alie esses elementos sendo criativo, rápido e prá-tico. A realização de ideias precisa mais de energiado que de dinheiro. #fato

2 – Se você é pequeno, use e abuse da Guerrilha

Use estratégias com foco no público, vá onde ele está. Obtenha informação de maneira diferente:converse com funcionários, taxistas, gerentes.Seja pentelho.

3 – Meça seu retorno pelos lucros, não pelas vendas

As vendas demonstram resultado momentâneo. Se concentre no retorno a longo prazo e crie estra-tégias para que isso aconteça, mesmo que não sejafácil como parece.

4 – Basei-se na psicologia, nas pessoas

Isso significa dizer: pesquise. Vá às ruas, observe aspessoas, gaste tempo conversando, conhecendo-as erindo de suas estórias. Depois, corra para um brainstorm.

5 – Busque excelência, amplie sua linha de produtos

No atendimento, no produto, na vida: ofereça o melhor e supere sempre as expectativas do cliente,do parceiro, do sócio...

6 – Ao invés de buscas novos, relacione-se com os mesmos

É claro que é sempre bom ter novos clientes, forne-cedores, parceiros, mas é melhor ainda reforçar os laços e as relações entre os velhos amigos.

7 – Combine ferramentas de marketing

Mas combine: se seu produto está na internet, porquenão mídias sociais? Estude o que é melhor para sua empresa e mande bala.

8 – Estabeleça parcerias

Use a tecnologia e as ferramentas a seu favor. Agrupeempresas, fornecedores, concorrentes com interessecomum e trabalhem juntinhos.

9 – Valorize seus relacionamentos

Mesmo aquele cliente complicado, ou o colabora-dor conversador são as pessoas que vão te dizer a verdade – que pode ser boa ou não.

10 – Utilize ferramentas de baixo custo

Para anunciar, fazer negócios, captar recursosprocure a melhor e mais barata ferramenta, quepode ser a internet, telefone ou sua mãe.