ARTES 7º ANO PROF.ª ARLENE CALIRI ENSINO FUNDAMENTALMúsica no Antigo Egito No Egito dos faraós,...

Preview:

Citation preview

ARTES PROF.ª ARLENE CALIRI

PROF.ª GABRIELA DACIO 7º ANOENSINO FUNDAMENTAL

Unidade IIITrabalho – a trajetória humana, suas produções e manifestações

CONTEÚDOS E HABILIDADES

2

Aula 6.1Conteúdo

• Gêneros musicais: hip hop

CONTEÚDOS E HABILIDADES

3

Habilidade • Identificar o gênero musical Hip Hop, reconhecendo suas

características e principais artistas.

CONTEÚDOS E HABILIDADES

4

Origem da músicaA música e os sons surgiram como um meio de comunicação e linguagem.

Música na pré-históriaO homem pré-histórico tinha como principal objetivo o de imitar os sons da natureza e não o de fazer música.

REVISÃO

5

Música no Antigo EgitoNo Egito dos faraós, o canto e a música eram atividades de elevado nível e, por conseguinte, havia centros de ensino especializados.

Música na Grécia antigaA própria palavra música nasceu na Grécia, onde “Mousikê” significava “A Arte das Musas”.

REVISÃO

6

Música na Idade MédiaSão os cânticos litúrgicos vocais e de transmissão oral que fazem parte do repertório mais usado na música da Idade Média.

REVISÃO

7

Vamos brincar?

Vocês devem ligar o nome da dança à imagem correspondente.

Vamos ver quantos acertos conseguimos ter!

DESAFIO DO DIA

8

Hip Hop Samba Boi-Bumbá

DESAFIO DO DIA

9

História do Hip HopO hip-hop emergiu no final da década de 1960 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque.

Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial.

AULA

11

O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip).

AULA

12

É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades.

AULA

13

Instrumentação dos DJs:Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado hoje o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como “master of records” (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.

AULA

14

O canto do rap (sigla para rythm-and-poetry),DJ Hollywood foi o primeiro DJ a introduzir em suas festas MCs que animavam com rimas e frases que deram início ao rap.Os MCs passaram a fazer discursos rimados sobre a comunidade, a festa e outros aspectos da vida cotidiana.

AULA

15

O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais:

• canto do rap (sigla para rythm-and-poetry) • a instrumentação dos DJs • a dança do break dance • Graffiti

AULA

16

BreakO break é uma dança inventada pelos imigrantes porto-riquenhos nos EUA, por meio do qual eles expressavam sua insatisfação com a política e a Guerra do Vietnã. Por isso, apresentavam passos que imitavam os helicópteros ou mesmo os soldados que voltavam mutilados.O break é a expressão dançante do hip-hop. Os que dançam são chamados de b.boy (para homens) e b.girl (para mulheres), pois o seu significado é break boy, garoto de Bronks, um bairro de Nova York.

AULA

17

VT 02

AULA

18

GraffitiO Graffiti, como forma de arte atual, teve sua origem em Nova Yorque, Paris e Berlim, espalhando-se rapidamente por todo o mundo. Atualmente existem muitos artistas norte-americanos e europeus.

AULA

19

Atualmente, o graffiti feito no Brasil, especialmente em São Paulo, é mundialmente conhecido como o mais criativo, expressivo e até o mais inovador de todo o mundo.

AULA

20

1. O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais. Identifique cada uma delas.

2. O que é Break?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

21

Hip Hop no BrasilNo Brasil, o Hip Hop chegou no início da década de 1980 por intermédio das equipes de baile, das revistas e dos discos vendidos na rua 24 de maio (São Paulo).Os pioneiros do movimento, que inicialmente dançavam o break nessa rua, foram perseguidos por lojistas e policiais.

AULA

22

O movimento hip-hop foi adotado, sobretudo, pelos jovens negros e pobres de cidades grandes, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Porto Alegre, como forma de discussão e protesto contra o preconceito racial, a miséria e a exclusão.

Houve um período de divisão entre breakers e os rappers. Os primeiros continuam na São Bento, os outros foram para a praça Rossevelt.

AULA

23

O rap cresceu, os breakers e os rappers formam grupos e o movimento hip-hop começou a se organizar.

Como movimento cultural, o hip-hop tem servido como ferramenta de integração social e mesmo de ressocialização de jovens das periferias no sentido de romper com essa realidade.

AULA

24

A dança hip hop é hoje praticada em todo o mundo. Houve muitas etapas em sua história para vir a aceitação internacional que recebe hoje.

AULA

25

VT 03

AULA

26

Eduardo KobraEduardo Kobra nasceu em 1976, é um artista brasileiro. Começou sua carreira artística em 1987, com 11 anos de idade, como pichador.Após o desenvolvimento que a arte urbana teve em São Paulo, ele convergiu com o Studio Kobra, criado na década de 1990, para uma forma original de muralismo, aproveitando suas características como artista experimental, bom designer e grande pintor realista.

AULA

27

Ele desenvolveu um projeto chamado “Muro de Memória“ feito em São Paulo em 2005, onde representou cenas antes da cidade.Suas obras expandiram para diversas cidades brasileiras e em outros Países, como Inglaterra, França, Estados Unidos, Rússia, Grécia, Itália, Suécia e Polônia.

AULA

28

Em 2011, foi premiado no Sarasota Chalk Festival, o maior evento de arte 3D no mundo. Suas obras figuram no Museu de Street Art, com graffitis de todo o mundo, e em exposições de vários países como na Dorothy Circus Gallery, em Roma.

AULA

29

A dança e arte podem unir pessoas ou grupos inimigos? Por quê?

Você viu alguma situação em que as pessoas deixaram de brigar para dançar ou cantar juntas?

DINÂMICA LOCAL INTERATIVA

30

Recommended