éPoca do ouro

Preview:

Citation preview

Na História do Brasil, o ciclo do ouro é compreendido como o período em que vigorou a extração e exportação do ouro como principal atividade econômica na fase colonial do país. Ocorrera após o declínio da produção açucareira no Brasil,

época em que Portugal buscara novas fontes de renda na colônia.

Foram os bandeirantes que começaram a encontrar minas de ouro em Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais o que provocou uma verdadeira febre em busca do metal precioso, mas foi uma total ilusão já que a exploração dependia de investimentos e quem conseguia isto eram os grandes comerciantes e proprietários rurais. Quem encontrava ouro era obrigado a pagar um imposto que na época era chamado de quinto.

A mineração, marcada pela extração de ouro e diamantes nas regiões de Goiás, Mato Grosso e, principalmente, em Minas Gerais, atingiu o apogeu entre os anos de 1750 e 1770, século XVIII.

Economia, Sociedade e CulturaO ciclo do ouro e do diamante foi responsável por profundas mudanças na vida colonial. Em cem anos a população cresceu de 300 mil para, aproximadamente, 3 milhões de pessoas, incluindo aí, um deslocamento de 800 mil portugueses para o Brasil. Paralelamente foi intensificado o comércio interno de escravos - cerca de 600 mil negros vindos do nordeste.

No século XVIII, o Brasil era o maior produtor mundial de ouro e diamantes. Os bandeirantes paulistas começaram a descobrir ouro no final do século XVII.A principal região mineradora era MG.O ouro era encontrado nos cascalhos dos rios. Os garimpeiros pegavam areia do rio misturada com água e pedras e colocavam na bateia. Também havia ouro nas minas no interior da terra. Os trabalhadores das minas e garimpos eram na maioria os escravos. Na mineração havia muitos trabalhadores livres como garimpeiros e pequenos comerciantes. A maior parte dos trabalhadores era formada por escravos. Na mineração, quem ganhava muito ouro eram os que já tinham riqueza.

Dobrão, maior moeda portuguesa corrente, cunhada em Minas Gerais entre 1724 e 1727

História das Minas de Ouro e Diamante: Antônio Francisco

Lisboa, O Mestre Aleijadinho.

Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, nasceu em Vila Rica (atual Ouro Preto), por volta de 1730, filho de um famoso arquiteto português, Manoel Francisco Lisboa, e

de uma sua escrava Isabel.

Barroco Mineiro- Obra criada pelo maior expoente do barroco mineiro: Antônio Francisco Lisboa, o famoso

Aleijadinho

Arte barroca mineira de Ataíde – Igreja de São Francisco de Assis