história 5º ano

Preview:

DESCRIPTION

os muçulmanos

Citation preview

Clara Isabel

O povo árabe é originário da Península da Arábia, que se localiza na Ásia Menor.

Até ao séc. VII, estavam divididos em tribos e adoravam vários deuses.

A sua principal cidade era Meca, centro religioso e comercial.

Foi nesta cidade que Maomé começou a pregar uma nova religião, o Islamismo.

Maomé era caravaneiro e segundo a tradição, foi aos 40 anos, que começou a pregar uma nova religião, o Islamismo, baseada na crença de um Deus único - Alá.

A partir daí, Maomé lançou um amplo movimento de conversão e, ao fim de alguns anos, conseguiu unir sob a bandeira do Islamismo numerosas tribos da Arábia.

No entanto, esta nova religião não foi bem aceite pelos ricos mercadores da cidade, facto que provocou a sua fuga (hégira) para Medina, em 622. Este acontecimento marca o início da era muçulmana (ano 622).

O Islamismo conquistou progressivamente mais crentes e Maomé regressou a Meca, em 630, depois de ter reunido um grupo de seguidores. Meca tornou-se, então, o centro da nova religião e Medina a capital do Islão.

Maomé morreu no ano 632 d.c.

Religião que surgiu na Arábia, criada por Maomé, baseando-se na crença de um só deus, Alá. No seu livro sagrado, o Corão, são estabelecidas normas aos fiéis (como rezar, comer, vestir, etc.).

Livro sagrado dos Muçulmanos.Além de prometer o paraíso a quem morrer a combater pelo Islamismo, contém ainda os cinco princípios sagrados que todo o crente deve cumprir:

- adorar a Alá como Deus único- rezar cinco vezes por dia virado para Meca- jejuar no mês do Ramadão- ir a Meca pelo menos uma vez na vida- dar esmola aos pobres.

Os muçulmanos expandiram-se do oceano Índico ao oceano Atlântico. Esta expansão ficou a dever-se a duas razões fundamentais:

Espalhar a sua religião, o islamismo

Procurar novas terras e riquezas

No século VIII (711) a Península Ibérica foi de novo invadida, desta vez pelos Muçulmanos vindos do Norte de África.

Derrotaram o exército do rei visigodo (cristão) na batalha de Guadalete.

Alguns anos após esta batalha, os muçulmanos já tinham conquistado toda a Península Ibérica, com excepção das Astúrias e parte dos Pirinéus, por serem zonas montanhosas e de difícil acesso.

Os Cristãos, que se refugiaram no Norte da Península, organizaram a resistência aos Muçulmanos. Chefiados por Pelágio, conseguiram a vitória na Batalha de Covadonga, em 722. Avançaram com a reconquista até à fundação do primeiro reino cristão nas Astúrias.

Estava iniciada a Reconquista Cristã, isto é, a recuperação de territórios em poder dos Muçulmanos.

A partir das Astúrias formaram-se vários reinos cristãos.

A recuperação de todo o território foi demorada e difícil, só terminando em 1492, com a reconquista do reino mouro de Granada.

"Tendo entrado no ano 711 pelo estreito de Gibraltar, os Muçulmanos subjugaram a reino visigótico e, em poucos anos, conquistaram toda a Península Ibérica, com excepção da região das Astúrias, onde os Cristãos organizaram a resistência.

A resistência dos cristãos à ocupação muçulmana transformou-se no movimento da Reconquista. Iniciando-se nas Astúrias, com o lendário rei Pelágio, a Reconquista foi simultaneamente um movimento militar e religioso de luta entre Cristãos e Muçulmanos. Apoiado pela Santa Sé e pelos reinos cristãos da Europa, a partir do século XI integrou-se no movimento das cruzadas.“

Pedro Almiro Neves, Cristina Maia, Dalila Baptista - Clube de História 7, Porto Editora.

Os Muçulmanos tinham uma civilização muito desenvolvida. Por isso, trouxeram muitos conhecimentos para os povos peninsulares, sobretudo, na agricultura, ciências, técnicas, arte, música, literatura...

Novas culturas: cana-de-açúcar, algodão, arroz, citrinos, tâmaras, amendoeiras, figueiras, produtos hortícolas como a alface, a abóbora e o pepino...

Noras, açudes, picotas ou cegonhas...

Preparação de cabedais, tecelagem de sedas, ...

Química, Astronomia, Medicina, Matemática, Geografia...

Construção de mesquitas, fabrico e decoração de azulejos, tapeçaria, vasos de cerâmica...

Introduziram instrumentos de corda como o alaúde.

Criaram e divulgaram histórias e contos ainda hoje muito conhecidos como as Mil e Uma Noites

Divulgaram os números.

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Ao longo do tempo os muçulmanos também construíram alguns palácios , bibliotecas, mesquitas..

http://www.ribatejo.com/hp/base/default.htm

http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/5.1.htm

Pedro Almiro Neves, Cristina Maia, Dalila Baptista - Clube de História 7, Porto Editora.

Ana Rodrigues Oliveira, Arlinda Rodrigues, Francisco Cantanhede – História e Geografia de Portugal 5º ano, Texto Editora.

Recommended