Lição da Escola Sabatina 13 a 19 de setembro de 2015

Preview:

Citation preview

Lição da Escola Sabatina13 a 19 de setembro de 2015

Lição da Escola Sabatina13 a 19 de setembro de 2015

Como o apóstolo Paulo, para levar às pessoas Como o apóstolo Paulo, para levar às pessoas a mensagem de Cristo de forma compreensível a mensagem de Cristo de forma compreensível e relevante, a Igreja atual necessita de e relevante, a Igreja atual necessita de adaptar os seus métodos e a linguagem a adaptar os seus métodos e a linguagem a grupos e pessoas muito diferentes, mas grupos e pessoas muito diferentes, mas sempre preservando a pureza do Evangelho.sempre preservando a pureza do Evangelho.

Verso Áureo | Filipenses 3:13 e 14

““Irmãos, quanto a mim, não julgo que Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prémio da prossigo para o alvo, pelo prémio da soberana vocação de Deus em Cristo soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.”Jesus.”

PASSOS A DAR

• 1º passo – 1º passo – Ir ao encontro das Ir ao encontro das pessoas e perceber as suas pessoas e perceber as suas diferenças e necessidades.diferenças e necessidades.

• 2º passo – 2º passo – Preservando a Preservando a pureza da Mensagem que pureza da Mensagem que nos foi confiada, apresentá-nos foi confiada, apresentá-la de forma compreensível e la de forma compreensível e relevante para a sociedade relevante para a sociedade multicultural em que multicultural em que vivemos.vivemos.

1º PASSO

Ir ao encontro das Ir ao encontro das pessoas e perceber as pessoas e perceber as suas diferenças e suas diferenças e necessidades.necessidades.

A. De que forma o apóstolo Paulo estava atento às diferentes atitudes de Judeus e Gregos para com as coisas espirituais (I Cor. 1:22)?

Paulo mantinha-se atento às Paulo mantinha-se atento às diferenças entre aqueles que diferenças entre aqueles que procurava alcançar e nisso procurava alcançar e nisso constitui um exemplo para a constitui um exemplo para a nossa prática missionária.nossa prática missionária.

Precisamos de aprender a Precisamos de aprender a sermos versáteis para nos sermos versáteis para nos adaptarmos em diferentes adaptarmos em diferentes circunstâncias a diferentes circunstâncias a diferentes classes de pessoas.classes de pessoas.

B. O que aprendemos com apóstolo Paulo que dizia fazer-se “tudo para todos”, para que pudesse chegar a salvá-los para Jesus (I Cor. 9:19-23)?

• Os apóstolos obedeceram Os apóstolos obedeceram à ordem “ide” dada por à ordem “ide” dada por Jesus por preceito e Jesus por preceito e exemplo. Cabe-nos a nós exemplo. Cabe-nos a nós agora seguir esse mandato agora seguir esse mandato e esse exemplo.e esse exemplo.

C. Que mandato e exemplo nos deixaram Jesus e os apóstolos ao irem ao encontro das pessoas em vez de ficarem à espera que elas viessem ter com eles? (Mat. 28:19; Jo. 1:14; I Co. 2:1)

2º PASSO

Preservando a pureza da Preservando a pureza da Mensagem que nos foi Mensagem que nos foi confiada, apresentá-la de confiada, apresentá-la de forma compreensível e forma compreensível e relevante para a relevante para a sociedade multicultural sociedade multicultural em que vivemos.em que vivemos.

À semelhança de Jesus, o apóstolo À semelhança de Jesus, o apóstolo recorria àquilo que era familiar aos recorria àquilo que era familiar aos seus leitores e ouvintes para seus leitores e ouvintes para comunicar o Evangelho, pois tal comunicar o Evangelho, pois tal facilita não só a compreensão, mas facilita não só a compreensão, mas também a memorização das também a memorização das verdades eternas.verdades eternas.

A. De que forma Jesus e Paulo recorreram a imagens familiares aos seus ouvintes ou leitores para ensinar o Evangelho e qual a importância disso? I Cor. 9:24-27; Efés. 6:10-18; Mat.13

Deus convida-nos a Deus convida-nos a partilharmos as Boas-partilharmos as Boas-novas da Salvação novas da Salvação em moldes que sejam em moldes que sejam atrativos e atrativos e significativos para significativos para diferentes pessoas.diferentes pessoas.

Lição da Escola Sabatina13 a 19 de setembro de 2015

Como o apóstolo Paulo, para levar às pessoas Como o apóstolo Paulo, para levar às pessoas a mensagem de Cristo de forma compreensível a mensagem de Cristo de forma compreensível e relevante, a Igreja atual necessita de e relevante, a Igreja atual necessita de adaptar os seus métodos e a linguagem a adaptar os seus métodos e a linguagem a grupos e pessoas muito diferentes, mas grupos e pessoas muito diferentes, mas sempre preservando a pureza do Evangelho.sempre preservando a pureza do Evangelho.

Como é que esta lição sobre a missão e a mensagem de Paulo pode afetar hoje a minha vida?

• Será que estamos a ser Será que estamos a ser “...estereotipados com uma única “...estereotipados com uma única maneira de trabalhar...” (E.G. White, maneira de trabalhar...” (E.G. White, Evangelismo p. 106) , em vez de Evangelismo p. 106) , em vez de adaptarmos os nossos métodos de adaptarmos os nossos métodos de testemunho de maneiras criativas? testemunho de maneiras criativas?

Como é que posso usar esta lição sobre a missão e a mensagem de Paulo durante a próxima semana?

• O que posso fazer para conhecer melhor O que posso fazer para conhecer melhor a cultura e as necessidades dos grupos a cultura e as necessidades dos grupos culturais da minha localidade e região?culturais da minha localidade e região?

• De que formas práticas poderei De que formas práticas poderei apresentar-lhes o “Evangelho Eterno” apresentar-lhes o “Evangelho Eterno” (Ap. 14:6) de forma atrativa e relevante?(Ap. 14:6) de forma atrativa e relevante?

Que mudanças preciso de fazer na minha vida?

Que princípio bíblico da lição podemos

usar hoje?

Que mudanças preciso de fazer na minha vida?Vamos tomar essa decisão!

PRINCÍPIO APLICAÇÃO

PROBLEMA DECISÃO

A Verdade Eterna tem de ser ensinada de forma a ser percebida como compreensível e relevante pelos destinatários.

Procurar compreender as diferenças entre aqueles a quem testemunho.

Tendemos a não levar em conta a cultura e a experiência passadas dos destinatários do testemunho, mas sim a nossa.

Decido fazer como o apóstolo Paulo, levando às pessoas a mensagem de Cristo de modo a ser percebida como compreensível e relevante.

Adaptar os métodos ao ouvintes mas sem comprometer princípios.

Recommended