Paróquia formadora, por isso missionária Braga, 2 de janeiro de 2016

Preview:

Citation preview

Paróquia formadora, por isso missionária

Braga, 2 de janeiro de 2016

Explicitemos os termos

Paróquia«A comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas» (ChL 26).

Formação«Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim. E a vida que agora tenho na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus que me amou e a si mesmo se entregou por mim. 21 Não rejeito a graça de Deus; porque, se a justiça viesse pela Lei, então teria sido inútil a morte de Cristo» (Gl 2, 20).

Missão«A evangelização obedece ao mandato missionário de Jesus: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando- -os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado» (Mt 28, 19-20). Nestes versículos, aparece o mo- mento em que o Ressuscitado envia os seus a pregar o Evangelho em todos os tempos e lugares, para que a fé n’Ele se estenda a todos os cantos da terra» (EG 19)

Meta da Evangelização: a Fé

• «A fé é a resposta a uma Palavra que interpela pessoalmente, a um Tu que nos chama por nome» (LF 8)

• «A fé é um dom gratuito de Deus, que exige a humildade e a coragem de fiar-se e entregar-se para ver o caminho luminoso do encontro entre Deus e os homens, a história da salvação» (LF 14)

• «A compreensão da fé é aquela que nasce quando recebemos o grande amor de Deus, que nos transforma interiormente e nos dá olhos novos para ver a realidade» (LF 26)

Onde?

«A paróquia não é uma estrutura caduca; precisamente porque possui uma grande plasticidade, pode assumir formas muito diferentes que requerem a docilidade e a criatividade missionária do Pastor e da comunidade. (...) Isto supõe que esteja realmente em contacto com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. A paróquia é presença eclesial no território, âmbito para a escuta da Palavra, o crescimento da vida cristã, o diálogo, o anúncio, a caridade generosa, a adoração e a celebração. Através de todas as suas atividades, a paróquia incentiva e forma os seus membros para serem agentes da evangelização» (EG 28)

Estamos feridos!

«Nisto está a verdadeira cura: de facto, o modo de nos relacionarmos com os outros que, em vez de nos adoecer, nos cura é uma fraternidade mística, contemplativa, que sabe ver a grandeza sagrada do próximo, que sabe descobrir Deus em cada ser humano, que sabe tolerar as moléstias da convivência agarrando-se ao amor de Deus, que sabe abrir o coração ao amor divino para procurar a felicidade dos outros como a procura o seu Pai bom. Precisamente nesta época, inclusive onde são um «pequenino rebanho» (Lc 12, 32), os discípulos do Senhor são chamados a viver como comunidade que seja sal da terra e luz do mundo (cf. Mt 5, 13-16). São chamados a testemunhar, de forma sempre nova, uma pertença evangelizador. Não deixemos que nos roubem a comunidade!» (EG 92).

Testemunho

«Tornamo-nos testemunhas quando, através das nossas ações, palavras e modo de ser, é Outro que aparece e Se comunica. Pode-se afirmar que o testemunho é o meio pelo qual a verdade do amor de Deus alcança o homem na história, convidando-o a acolher livremente esta novidade radical» (SCa 85).

«Por entre as linhas que tecem esta forma de estar no mundo, o apelo divino encontrará um lugar real e bem-disposto onde ressoar, um sujeito capaz de o pressentir afetivamente, de o discernir com inteligência, de lhe responder livremente, precisamente enquanto o reconhece digno de confiança. Finalmente, de confiar e de se confiar, de assentir e de se empenhar, isto é, de avançar a própria existência como penhor-garantia dessa decisão livre. Por outras palavras, de crer». (José Frazão CORREIA, «A Fé como forma vital e forma expressiva da existência humana», in AA.VV., A fé da Igreja, ed. Paulus, Lisboa 2014, 22).

Faculdades do ser humano

• Através da inteligência o ser humano é capaz de conhecer aquilo que o rodeia. Pela vontade toma decisões de forma voluntária, de acordo com aquilo que lhe é mais conveniente e dialoga com os outros seres humanos. Por fim, através da afetividade é capaz de estabelecer ligações a partir daquilo que é específico do ser-humano, a sua capacidade de amar, e assim reconfigurar toda a sua existência.

Inteligência o discernir com inteligênciaVontade de lhe responder livremente

Afetividade um sujeito capaz de o pressentir afetivamente

Faculdades

do ser

humano

Tríplice

dimensão

de Cristo

DV 8 RICA 37Virtudes

Teologais

Inteligência Profeta Doutrina

Meditação

do

Evangelho

Sentimentos

e emoçõesSacerdote Culto Eucaristia Esperança

Vontade Rei Vida Caridade Caridade

Tríplice Missão de Cristo

«Analisando com atenção os textos conciliares, vê-se que convém antes falar de tríplice dimensão do mesmo serviço e missão de Cristo, do que de três funções diferentes, uma vez que estão intimamente relacionadas entre si. Explicam-se reciprocamente. Condicionam-se reciprocamente e reciprocamente se iluminam também. Por conseguinte, é nesta tríplice união que assenta a nossa participação na missão e no múnus de Cristo. Como cristãos, membros do Povo de Deus e, sucessivamente, como sacerdotes, participantes da ordem hierárquica, vamos encontrar a origem dessa participação no conjunto da missão e do múnus do nosso Mestre, que é Profeta, Sacerdote e Rei, a fim de dar particular testemunho d'Ele na Igreja e no mundo» (JOÃO PAULO II, «Carta a todos os sacerdotes da Igreja por ocasião da Quinta-Feira Santa de 1979», in L’Osservatore Romano, ed. em português, 15 de Abril de 1979, Suplemento, 3)

Missão da Igreja

«Ora, o que foi transmitido pelos Apóstolos, abrange tudo quanto contribui para a vida santa do Povo de Deus e para o aumento da sua fé; e assim a Igreja, na sua doutrina, vida e culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é e tudo quanto acredita» (DV 8).

Comunidade Formadora

• «dado este último passo [celebração dos sacramentos de Iniciação Cristã], a comunidade, juntamente com os neófitos, aprofunda mais o mistérios pascal e procura traduzi-lo cada vez mais na vida pela meditação do evangelho, pela participação na eucaristia e pelo exercício da caridade» (RICA 37).

Gestos

Liturgia

Vida em Cristo Oração

Palavras

Ensino Prática

Palavra de Deus

Vida cristãOpção pelo Reino

Hermenêutica

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6)

Paróquia

Form

ação

P

erm

anen

te

Din

âmic

a su

bjet

iva

do C

rer

Fé Esperança

Caridade

Gestos

Liturgia

Vida em Cristo Oração

Palavras

Ensino Prática

Palavra de Deus

Vida cristãOpção pelo Reino

Hermenêutica

Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14, 6)

Paróquia

Form

ação

P

erm

anen

te

Din

âmic

a su

bjet

iva

do C

rer

Fé Esperança

Caridade

Faculdades do ser

humano

Tríplice dimensão de Cristo

DV 8 RICA 37 Virtudes Teologais

Inteligência Profeta DoutrinaMeditação

do Evangelho

Sentimentos e

emoçõesSacerdote Culto Eucaristia Esperança

Vontade Rei Vida Caridade Caridade

Concretizar: Sacerdotal

• Redescoberta do valor da Eucaristia:• Através da oferta de percursos de iniciação à oração

contemplativa;• Na proposta de experiências de oração e de adoração com

grupos especiais (por grupos etários, ambientes, etc);• Dando a conhecer as comunidades religiosas onde se poderá

fazer uma experiência de oração.• Redescobrir a Liturgia das Horas

• Potenciando aquilo que são as peregrinações aos grandes santuários (Fátima, Santiago de Compostela, Taizé, etc),

mas também aos de dimensões mais reduzidas, mas que configuram uma determinada orientação crente.

Concretizar: Profética

• Nos grupos bíblicos ou de Lectio Divina;• Através de atividades que suscitem a descoberta da

beleza da palavra de Deus, a criatividade, a liberdade de debate através da descoberta dos relatos bíblicos;

• Através de dinâmicas de leitura e compreensão da Palavra, ao ritmo do Domingo, realizada de forma individual ou em grupo, quer este seja a família, os grupos de amigos, apostólicos ou outros.

• Potenciando a participação nas ofertas de formação que existem, quer a nível diocesano, quer a nível

nacional.

Concretizar: Real

• Uma opção clara pelos pobres, sobretudo os mais frágeis. É neles que se pode perceber melhor o específico da fé e da conversão.

• Grupos de promoção de uma vivência de caridade (Conferências vicentinas, grupos de ação sócio-caritativa)

• Potenciando a participação nas campanhas sazonais ou esporádicas (contributo penitencial,

um milhão de estrelas, fundo partilhar com esperança, etc).

Paróquia formadora, por isso missionária

Braga, 2 de janeiro de 2016

Obrigado pelo tempo...

Recommended