REDES ATM - APRESENTAÇÃO SLIDES

Preview:

Citation preview

REDES ATM

Nome: Leonardo Vargas PiazzaT.: 67

2º Módulo – Redes de Computadores

Introdução sobre ATM:

• O ATM é uma tecnologia atual e em expansão, com altas taxas de transmissão, capaz de suportar mídias diversas, inclusive as que exigem tempo real.

• Tecnologia de transporte e comutação de células de tamanho fixo e reduzido.

Sobre seu Funcionamento:

Quando alguém quer iniciar uma transmissão, sua máquina emite um sinal em direção ao receptor dizendo “estou enviando alguns pacotes". Quando o receptor recebe esta mensagem, ele fica pronto para receber os dados. Quando termina de enviar, o transmissor avisa que “está tudo pronto, pacotes enviados com sucesso".

Camadas ATM:

Por ser na época uma tecnologia nova e diferente de tudo o que já era usado até então, o surgimento do ATM levou à criação de sua própria pilha de protocolos .

A seguir, a tabela de camadas ATM mostrando o que é substituído no modelo OSI:

Modelo ATM

Vantagens e DesvantagensVantagens:

- Utilização de células de tamanho fixo estando maior a facilidade de tratamento dado por hardwares baseados em chaveamento (switches), quando comparado à quadros de tamanhos variáveis;

- As redes ATM podem ser projetadas de forma a aproveitar melhor os meios de comunicação na presença de tráfego em rajadas e ao mesmo tempo, garantir o retardo máximo para serviços que suportam fontes de tráfego contínuo;

- Menor tempo de empacotamento.

Desvantagens:

- as células de ATM proporcionam é o grande overhead que o cabeçalho apresenta, que diminui a capacidade efetiva de transmissão na rede.

- o alto custo para sua implementação.

Conclusão sobre seu Uso

Uma tecnologia que surgiu como promessa de solução para todos os problemas que surgiam quando a internet começava a despontar, mas que hoje, com o surgimento de novas tecnologias, mais eficazes e confiáveis, começa a caminhar para o desuso.