Drácula - Bram Stoker

Preview:

Citation preview

BRAM STOKER

Jéssica SimoneSilvana SabinoSimone Rileide

Nascido na Irlanda em 08 de Nascido na Irlanda em 08 de novembro de 1847;novembro de 1847;

Formado em Matemática;Formado em Matemática;O sonho, o romance ligado O sonho, o romance ligado

ao horrível e as maldições são ao horrível e as maldições são constantes em sua obra-prima;constantes em sua obra-prima;

Forte interesse na ciência e na Forte interesse na ciência e na medicina e uma crença no medicina e uma crença no progresso;progresso;

**Stoker teria decidido escrever Drácula após Stoker teria decidido escrever Drácula após sonhar com um vampiro levantando-se da tumba;sonhar com um vampiro levantando-se da tumba;**Ele fez inúmeras pesquisas a respeito das lendas Ele fez inúmeras pesquisas a respeito das lendas vampirescas, tendo se influenciado pela cultura vampirescas, tendo se influenciado pela cultura eslava.eslava.

Grande efervescência política e intelectual;Grande efervescência política e intelectual;Época puritana em que assuntos como o sexo Época puritana em que assuntos como o sexo

eram tabus;eram tabus;Moralidade convencional, rígida e o caráter Moralidade convencional, rígida e o caráter

sagrado da vida em família;sagrado da vida em família;Virtudes: disciplina, retidão, limpeza, trabalho Virtudes: disciplina, retidão, limpeza, trabalho

árduo, autoconfiança, patriotismo; árduo, autoconfiança, patriotismo;

Bem x Mal;Bem x Mal;Ambientes sombrios;Ambientes sombrios;Sobrenatural;Sobrenatural;Construções altas e de referência medieval Construções altas e de referência medieval

gótica;gótica;Romance com início, meio e fim;Romance com início, meio e fim;Heróis que se sacrificam pela amizade e Heróis que se sacrificam pela amizade e

bondade coletiva;bondade coletiva;

O conde Drácula decide viajar para Londres, O conde Drácula decide viajar para Londres, onde começa a fazer vítimas e a chamar a onde começa a fazer vítimas e a chamar a atenção de um grupo de pessoas que, depois atenção de um grupo de pessoas que, depois de descobrir sua identidade e maldades, de descobrir sua identidade e maldades, persegue-o até o fim.persegue-o até o fim.

A narrativa divide-se tematicamente em trêsA narrativa divide-se tematicamente em três partes:partes:

Jonathan Harker no castelo de Drácula;Jonathan Harker no castelo de Drácula;A luta para salvar a vida de Lucy Westenra;A luta para salvar a vida de Lucy Westenra;A caçada ao vampiro. A caçada ao vampiro.

TemaTemaAssim como outras obras vitorianas que Assim como outras obras vitorianas que

visavam uma leitura pedagógica, o livro visavam uma leitura pedagógica, o livro mostra quais atitudes, modos e sentimentos mostra quais atitudes, modos e sentimentos precisam ser evitados para não se tornar o precisam ser evitados para não se tornar o mal representado no livro pelo Drácula.mal representado no livro pelo Drácula.

SubtemasSubtemasO papel da mulher na cultura vitoriana;O papel da mulher na cultura vitoriana;Convenções sexuais;Convenções sexuais;Imigração;Imigração;Loucura;Loucura;Ciência e misticismo;Ciência e misticismo;

A obra constitui-se de dois focos narrativos: o representado pelos personagens que vão fazendo seus relatos através de seus diários; e o narrador da obra pelo todo, que organiza a sequência dos relatos e notícias.

Enquanto o foco narrativo embasado no relato das personagens é homodiegético e em primeira pessoa, mudando de narrador de acordo com a mudança de relato, o narrador geral é em terceira pessoa e onisciente.

Tempo Cronológico;Tempo Cronológico;Tempo da história : Do dia 03 de maio ao dia 06 de Tempo da história : Do dia 03 de maio ao dia 06 de

novembro.novembro.Espaço: Aberto (A história acontece na Transilvânia, Espaço: Aberto (A história acontece na Transilvânia,

Londres e Londres e Whitby)

->->Apesar da maioria das ações ocorrer em espaços Apesar da maioria das ações ocorrer em espaços fechados, o romance é predominantemente aberto por fechados, o romance é predominantemente aberto por conta dos personagens deslocarem-se de uma cidade a conta dos personagens deslocarem-se de uma cidade a outra e de um país a outro constantemente. Não outra e de um país a outro constantemente. Não centralizando a ação em um único ambiente.centralizando a ação em um único ambiente.

Jonathan parte pra Transilvânia, torna-se prisioneiro do Drácula e descobre que ele não é humano.

Lucy começa a perder sangue misteriosamente.Apesar dos esforços de Dr. Seward e Dr. Van Helsing,

que até transfusões sanguíneas realizaram, Lucy não resiste e morre. Mas na verdade ela torna-se vampira.

Van Helsing decide matar Lucy de verdade para salvar a sua alma. Para isso, conta com a ajuda de Dr. Seward, Arthur (noivo de Lucy) e Quincey Morris.

Jonathan conseguiu fugir do castelo do Conde Drácula e casar-se com Mina.

Paralelamente a tudo isso, Dr. Seward fica intrigado com um dos seus pacientes: Renfield.

Van Helsing se encontra com o casal Harker e os três descobrem que o Conde veio para a Inglaterra causar vítimas.

Van Helsing, Dr. Seward, Arthur, Quincey, Jonathan e Mina unem forças para perseguir e derrotar o Drácula.

Todos descobrem a ligação entre Drácula e Renfield.Mina é mordida pelo Drácula.Eles decidem ir atrás do Drácula na Transilvânia.Por fim, o Drácula é derrotado. Mas Quincey é morto

no combate.No prólogo, sete anos depois, o casal Harker volta

ao Castelo do Drácula, levando seu filho Quincey. É elucidado o fim dos personagens. Tanto Seward quanto Arthur fizeram bom casamento e Van Helsing passou a viver com os Harker’s.

Todas são planas.

Jonathan HarkerMina MurrayLucy Westernra Dr. Jack SewardArthurQuincey MorrisVan HelsingRenfield

Avanços da medicina são usados no tratamento da Avanços da medicina são usados no tratamento da doença de Lucy (transfusão sanguínea) e na perseguição doença de Lucy (transfusão sanguínea) e na perseguição do vampiro (hipnotismo). Por outro lado, as crenças do vampiro (hipnotismo). Por outro lado, as crenças populares aparecem para definir as causas da doença e populares aparecem para definir as causas da doença e para amenizar os sintomas. para amenizar os sintomas. (Ciência x Sobrenatural(Ciência x Sobrenatural))

Crítica aos bons costumes Vitorianos;Crítica aos bons costumes Vitorianos;

->-> Drácula converte mulheres puras e virgens vitorianas Drácula converte mulheres puras e virgens vitorianas em feras sedentas por sangue e sexo. A mordida do em feras sedentas por sangue e sexo. A mordida do Drácula representa o abandono da virgindade para uma Drácula representa o abandono da virgindade para uma vida sexual ativa.vida sexual ativa.

““No mais, eram olhos lúbricos e impregnados de um No mais, eram olhos lúbricos e impregnados de um fogo demoníaco, ao invés daqueles olhos castos e gentis fogo demoníaco, ao invés daqueles olhos castos e gentis que tanto a embelezavam. Isto bastou para que, dali em que tanto a embelezavam. Isto bastou para que, dali em diante, todo o amor que já um dia eu lhe dedicara se diante, todo o amor que já um dia eu lhe dedicara se transformasse num repelão de ódio e repugnância.” transformasse num repelão de ódio e repugnância.” (Dr. Seweard, p. 315)(Dr. Seweard, p. 315)

Alusão à ‘Nova mulher’ ; Alusão à ‘Nova mulher’ ;

““Oh! Esta maravilhosa Sra. Mina! Ela é dotada Oh! Esta maravilhosa Sra. Mina! Ela é dotada de um cérebro de homem, um cérebro que de um cérebro de homem, um cérebro que somente poderia pertencer a um homem somente poderia pertencer a um homem privilegiadamente bem dotado... E um coração privilegiadamente bem dotado... E um coração de mulher.” de mulher.” (Dr. Val Helsing, pag. 349)(Dr. Val Helsing, pag. 349)

Destaque das ocupações em ascensão;Destaque das ocupações em ascensão;

Representação da supremacia inglesa na Representação da supremacia inglesa na época;época;

BELLEI, Sérgio Luiz Prado. Drácula viajante: Questões de geografia e fronteiras. UFSC.

BRIDA, Ana Cláudia. O Estilo Gótico na Literatura: estudo da obra “Drácula, o vampiro da noite” de Bram Stoker.

COSTA, Gideone Cardoso da. A Influência da Era Vitoriana na Literatura Inglesa do século XIX.

EVANS, Ifor. História da Literatura Inglesa. Trad. A. Nogueira Santos. Lisboa: Edições 70, 1976.

MARTINS, Alexandre Sobreira. Dracula: Um Flaneur na Londres vitoriana O vampiro no imaginário vitoriano e o ambiente da grande cidade do Fin-de- siècle. UFMG.

ROCQUE, L. de L. e TEIXEIRA, L. A. ‘Frankenstein, de Mary Shelley e Drácula, de Bram Stoker: gênero e ciência na literatura’. História, Ciências, Saúde — Manguinhos, vol. VIII(1), 10-34, mar.-jun. 2001.

Documentario Grandes livros Dracula

http://www.youtube.com/watch?v=BKkEJeVYk28

http://www.brasilescola.com/historia/vitoria.htm

http://pt.shvoong.com/humanities/1878185-romance-vitoriano/#ixzz1sAmRNDXJ

http://licrisdevaneiosliterarios.blogspot.com.br/2009/06/epoca-vitoriana.html

http://strixcorujando.blogspot.com.br/2006/12/drcula-o-livro.html

http://criarmundos.do.sapo.pt/Literatura/pesquisabasesliteratura020.html

http://www.uniabc.br/site/blogs/historia/acervo/Artigo%20-%20Gideoni%20CArdoso%20da%20Costa.pdf

Recommended