IEA - Panorama da pesquisa de Tecnologia Assistiva no Brasil

Preview:

DESCRIPTION

Seminário "Tecnologia Assistiva" realizado pelo Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto. Palestra da Prof.ª Dra. Valéria Meirelles 10/04/2012.

Citation preview

A Panorama da Pesquisa e do Desenvolvimento da Tecnologia

Assistiva no Brasil

Profa Dra Valéria Meirelles Carril EluiCurso de Terapia Ocupacional FMRP-USP

LAPITEC – LABORATÓRIO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA CNPq

Seminário “Tecnologia Assistiva”, Polo Ribeirão Preto do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP

Tecnologia assistiva

• Arsenal de Recursos e Serviços – proporcionar ou ampliar habilidades

funcionais de idosos e pessoas com deficiência

• É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com

deficiências" (Cook e Hussey in Assistive Technologies: Principles and Practices, Mosby – Year Book, Inc.,

1995).

Vida independente e inclusão social

http://www.youtube.com/watch?v=LR_ta6kNCAE

Curso de Terapia Ocupacional da FMRP-USP

Objetivos Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação

• Ampliar a participação empresarial;• Ampliar os recursos destinados;• Fortalecer a pesquisa e a infraestrutura

científica e tecnológica;• Ampliar o capital humano capacitado

sustentável do País.

No Brasil, a maior parte dos pesquisadores está nas instituições de ensino superior — 67,5% (2010)— enquanto nas empresas essa proporção é de 26,2%

Panorama da pesquisa em TA

• Projeto viabilizado pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS), do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI), em parceria com o Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).

• Concentra experiências de pesquisa, desenvolvimento, aplicação e disseminação de Tecnologia Assistiva e/ou Ajudas Técnicas, as quais visam promover a inclusão de uma população estimada em 45,6 milhões (Censo/IBGE).

• Permite conhecer as necessidades das pessoas com deficiência e idosos, quais lacunas existem no país para que soluções se tornem amplamente acessíveis e possam beneficiar todos os cidadãos que delas necessitam, com informações de qualidade para subsidiar políticas públicas em Ciência.

• O Portal é uma ferramenta capaz de estimular a interação entre usuários de Tecnologia Assistiva, profissionais e gestores públicos de diversas áreas (Ciência e Tecnologia, Saúde, Educação etc), empresas, centros de pesquisa e instituições que atuam para promover qualidade de vida e inclusão social das pessoas.

Contextualizando

• Presidente Dilma institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite (DECRETO Nº 7.612, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011)

• O Plano tem metas para serem implantadas até 2014 com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões

• Dados do Instituto Brasileiro de Estatísticas e Geografia (IBGE) de 2010 apontam que 23,91% da população brasileira possuem algum tipo de deficiência, totalizando aproximadamente 45,6 milhões de pessoas.

Contextualizando

• Linha de crédito anunciada pelo Banco do Brasil para pessoas com deficiência. De acordo com a ministra Maria do Rosario, os recursos possibilitam “uma oportunidade real para que brasileiros e brasileiras acessem produtos com tecnologia assistiva”. A Linha de Crédito Acessibilidade integra as ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite.

• Financiamento de bens e serviços para auxiliar na acessibilidade, independência motora, autonomia e segurança para a pessoa com deficiência.

Panorama da Pesquisa em TA no Brasil

A 1ª etapa da pesquisa nacional em TA no Brasil se deu entre 2005 e 2007. (Resultados de 2007-2008)

O questionário acessível na página eletrônica do Instituto de Tecnologia Social (www.itsbrasil.org.br) 2005-2007 = 168 2007-2008 = 87

Financiamento

101 - Próprio102 - Público103 - Privado

Dificuldades

101 - Número insuficiente de pessoas na equipe técnica102 - Ausência de recursos financeiros103 - Habilidades técnicas insuficientes104 - Ausência de apoio institucional105 - Difícil aceitação no mercado brasileiro106 - Ausência de parcerias107 - Não houve dificuldades100 - Outros

Dificuldades- Quando os pesquisadores nas universidades concorrem a editais ou chamadas públicas têm muito poucas chances de concorrer em pé de igualdade com pesquisadores de outras áreas, pois em relação à área de TA são classificados como “outros”.

- A TA não é classificada como uma “área do conhecimento” para efeito de apoio oficial das agências públicas de fomento à pesquisa;

Público Alvo

101 - Pessoas com deficiência auditiva102 - Pessoas com deficiência mental (intelectual)103 - Pessoas com deficiência visual104 - Pessoas com deficiência física105 - Pessoas com deficiência múltipla106 - Idosos

Tipo de Instituição

Acadêmica - centro de pesquisa, instituto, depto ou faculdade, HU, centro de reabilitação, laboratório.Empresa – indústria, comércio, serviços.Terceiro Setor – entidades de pessoas com deficiências, centros de reabilitação, hospital, oficinas ortopédicas

Unidade da Federação

Função do corpo 1 - Circulatória/Hematológica2 - Muscular3 - Metabólica/Endócrina4 - Neurológica5 - Digestiva6 - Respiratória8 - Dor9 - Visão10 - Voz/Fala11 - Audição12 - Esquelética13 - Mental (Consciência / Orientação / Memória / Percepção)

14 - Genitouriária/Reprodutiva

Atividade e Participação

1 - Aprendizagem e aplicação do conhecimento2 - Tarefas e demandas gerais3 - Comunicação4 - Mobilidade5 - Cuidados pessoais6 - Vida doméstica7 - Interações e Relacionamentos interpessoais8 - Áreas principais da vida9 - Vida comunitária, social e cívica

Áreas de conhecimento

1 - Ciências Exatas e da Terra2 - Ciências Biológicas3 - Ciências da Saúde5 - Ciências Sociais Aplicadas6 - Ciências Humanas7 - Engenharias8 - Outro:

Tipos de ajudas técnicas

1 - Tecnologia Assistiva para tratamento médico personalizado

2 - Tecnologia Assistiva para o treino e aprendizagem de capacidades

3 - Órteses e próteses 4 - Tecnologia Assistiva para a proteção e cuidado

pessoal 5 - Tecnologia Assistiva para a mobilidade pessoal

7 - Móveis e adaptações para habitação e outros locais8 - Tecnologia Assistiva para a comunicação e informação9 - Tecnologia Assistiva para a manipulação objetos e dispositivos10 - Tecnologia Assistiva para melhorar o ambiente, ferramentas e máquinas11 - Tecnologia Assistiva para a recreação

Tipo de projeto

1 - Pesquisa2 - Serviço3 - Produto (bens)

Comercialização de Tecnologia• 101 - A própria Instituição

comercializa e/ou disponibiliza a Tecnologia Assistiva102 - A TA da Instituição é comercializada e/ou disponibilizada por intermediação de outra(s) empresa(s)103 - A Instituição no momento não pensa em comercializar e/ou disponibilizar a Tecnologia Assistiva 104 - A TA está em processo de definição de estratégia de comercialização e/ou disponibilização105 - A Instituição precisa de financiamento p/ comercializar e/ou disponibilizar a TA106 - A Instituição precisa de serviços técnicos p/ desenvolver a fase de comercialização e/ou disponibilização da TA107 - A Tecnologia Assistiva está em fase de desenvolvimento108 - Não se aplica 100 - Outro.

Produção em Tecnologia Assistiva (2007)

Artigos publicados

Inovação em produtos

Inovação em processos

Patentes Protótipos criados

Produtos comercializados c/ sucesso

Produtos comercializados s/ sucesso

1082 243 215 123 8 166 55

Panorama da Pesquisa e desenvolvimento da TA no Brasil

As pesquisas não correspondem, na mesma proporção, à demanda da sociedade, havendo maior necessidade do que a apresentada. Pouca produção científica brasileira.

Necessidade de maior integração multiprofissional

Necessidade de maior integração entre as áreas da saúde e exatas e as empresas pra o real desenvolvimento de Tecnologia Assistiva

É necessário o incentivo de agências de fomento para as pesquisas nestas áreas específicas.

Enquanto não existir comunicação efetiva entre pesquisadores, poder público, empresários e pessoas com deficiências, as medidas tomadas terão efeitos restritos e irrisórios frente à demanda nacional.

Recomenda-se a implantação de um Programa de Incubação para os produtos das pesquisas em Tecnologia Assistiva com viabilidade econômica, mas ainda não comercializados.

O desenvolvimento de Tecnologia Assistiva necessita de Profissionais de diversas áreas.

É necessário, portanto, investir em formação e capacitação de pessoal qualificado em todo o Brasil.

A maioria das regiões carece de profissionais, havendo concentração em algumas regiões.

A produção de Tecnologia Assistiva necessita de regulamentações e implica adequação aos padrões nacional e internacional de validação de produtos e processos. Também a capacitação de profissionais especializados é fundamental para garantir sua qualidade e competitividade.

É urgente a divulgação maciça para sensibilizar pesquisadores e empresários no desenvolvimento de TA.

VALÉRIA ELUIvelui@fmrp.usp.br

OBRIGADA

Recommended