Governo móvel em administrações públicas brasileiras

Preview:

DESCRIPTION

Beatriz Lanza, doutoranda da UFPR, apresentou uma prévia do seu projeto “Governo móvel (mGov) em administrações públicas brasileiras: Modelo de negócios com o uso de tecnologias de comunicação de baixo custo e amplo alcance” para discussão no grupo de pesquisa.

Citation preview

1

Governo móvel (mGov) em Governo móvel (mGov) em administrações públicas brasileiras:administrações públicas brasileiras:

modelo de negócios com o uso de tecnologias de comunicação de modelo de negócios com o uso de tecnologias de comunicação de baixo custo e amplo alcancebaixo custo e amplo alcance

Doutoranda: Beatriz Barreto Brasileiro LanzaDoutoranda: Beatriz Barreto Brasileiro LanzaProf. Dr. Fernando Antônio Prado GimenezProf. Dr. Fernando Antônio Prado Gimenez

Curitiba 06 maio 2014Curitiba 06 maio 2014

Universidade Federal do ParanáCentro de Pesquisa e Pós-Graduação em AdministraçãoDoutorado em Administração

2

Sumário da apresentação

1. Contextualização

2. Fundamentação teórica

3. Lacunas teóricas

4. Objetivo e problema de pesquisa

5. Justificativa e relevância do tema

4. Metodologia

6. Considerações finais

7. Conversa

3

Envolve: Percepção da realidade e verificação de lacunas; Pesquisas anteriores e experiência profissional prática

sinalizam para a adoção de certo campo de estudo e caminho de desenvolvimento da pesquisa;

Desejo de contribuir para a realidade investigada; Os métodos não estão muito claros; Produtos/resultados não estão bem delineados; e Limitações como a gama de oportunidades de

aprofundamento e a impossibilidade de se esgotar o tema.

A trajetória de uma tese

4

O que é governo móvel (mGov)? Como se insere no tema governo eletrônico (eGov) Qual a situação do mGov no Mundo? Há experiências representativas em especial nas administrações públicas? Qual a situação do mGov no Brasil? Quais são as experiências representativas de mGov em administrações públicas brasileiras (federais, estaduais ou municipais)?O que é um modelo de negócio genérico? Como é estruturado? Quais os seus componentes? Como se inter-relacionam? Como é operacionalizado? Como é gerido após a operacionalização? Há modelo de negócio para mGov identificado na literatura em geral?Quais são as tecnologias adequadas à operacionalização de mGov com baixo custo e amplo alcance?

As primeiras tentativas de explorar a realidade

5

As experiências representativas de mGov identificadas na fase anterior contaram com um modelo de negócio (business model) prévio? Quais os elementos desse modelo de negócio?

Que experiências podem passar sobre a criação, operacionalização e gestão do modelo de negócio para mGov? mGov é viável? Para quais serviços e/ou públicos? Haveria um jeito de se incentivar mGov com maiores chances de sucesso?

Quais os pontos importantes e/ou comuns nesses modelos de negócio (se existirem)? Que tecnologias foram envolvidas na operacionalização? Qual o orçamento de gastos em cada fase?

É possível elaborar um modelo de negócio para mGov que possa servir de base para outras experiências? Qual a estrutura, componentes e inter-relações importantes que devem ser considerados nesse modelo?

É possível recomendar tecnologias de baixo custo e amplo alcance na operacionalização do mGov? Quais?

Novas questões levantadas

6

Fundamentação Teórica

Reforma do Estado e Governo Eletrônico (eGov)Estado agindo em parceria com a sociedade e de acordo com os seus anseios, sendo menos voltado à proteção e mais à promoção da capacidade de competição (BRESSER-PEREIRA, 1997).Esse arranjo é plenamente viável, desde que o governo se instrumentalize adequadamente (CASTOR; FRANÇA,1987).

Governo Móvel (mGov)É uma estratégia de implementação de serviços públicos tornadas disponíveis em plataformas móveis, para prover ao cidadão os benefícios e informações a qualquer tempo e em qualquer lugar (KUSHCHU; YU, 2004). Entrega de serviços em telefones celulares por meio short message service (SMS) .

7

Telefones celulares no Brasil

8

Cadeira de Valor de mGov

9

Fundamentação Teórica

Modelo de negóciosO MN descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização, num cenário interativo e de relacionamento onde são explicitadas as trocas entre os vários atores e ambientes (OSTERWALDER; PIGNEUR, 2011). 7

10

Fundamentação Teórica

Teoria da ConfiguraçãoPode ser definida como o conjunto de atributos das estratégias, estruturas e processos organizacionais (MILLER, 1987; MINTZBERG, 1990).O melhor entendimento dos fenômenos organizacionais, eventos e resultados, se dá quando considerados os diferentes elementos organizacionais e suas relações com os mecanismos integrativos que asseguram sua complementariedade (KETCHEN, THOMAS e SNOW (1993; MILLER,1996).A estrutura e a estratégia existem de forma independente, mas uma influencia a outra com configurações distintas (MINTZBERG, QUINN e GHOSHAL, 2006)

11

Acesso a TIC está inexoravelmente difundido em todas as atividades humanas (RIECKEN, 2008).

Projetos dessa complexidade não prosperaram pela falta de alternativas de Modelo de Negócio (LANZA; CUNHA, 2013).

No Brasil o número de telefone celular é 35% maior que a população. O SMS está presente em todos os dispositivos. (TELECO e órgãos reguladores, 2014)

O número de serviços ofertados pelo governo não acompanha este crescimento.

Pesquisa preliminar parece evidenciar inexistência de base teórica consistente sobre MN em mGov (aplicações, menção a MN).

Lacunas Teóricas

12

Quais são as opções mais críticas a serem extraídas em um nível de concepção de projetos corporativos de mGov, para entender como estes componentes estão inter-relacionados e podem ser combinados para dar origem a diferentes MN?MN

? Elaborar propostas de modelo de negócio em mGov que

possa servir como referencial para outras iniciativas, com o uso de tecnologias adequadas à realidade brasileira.

Objetivo (ou problema) principal

13

Está aderente às linhas de pesquisa do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração.

Oferece contribuições nos aspectos de gestão do MN e TIC, pela apresentação de recomendações e a identificação de práticas de baixo custo e largo alcance visando à eventual aplicação futura do modelo na realidade brasileira.

Tema é particularmente relevante em virtude da lacuna verificada preliminarmente na literatura sobre estudos e pesquisas em modelos de negócio para mGov.

Verifica-se uma oportunidade especial de oferta corporativa de serviços móveis pelas administrações públicas: trânsito, assistência social, saúde, vagas e educação).

Relevância e Oportunidade

14

Estudo de caso

Entrevistas e questionários

• Elucidação de pontos importantes em mGov e modelos de negócioPesquisa de campo

• identificar a eventual existência e características de modelos utilizados por administrações públicas

• Estudo comparativo e derivação de modelo

• Pontos importantes e características dos modelos identificados visando derivar um modelo de mGov

Metodologia que apoiará a pesquisa

15

• Premissa fundamental – deve ser possível elaborar um modelo de negócio genérico de mGov que possa vir a ser utilizado pelas administrações públicas em condições de desenvolvê-lo, em especial adequado à realidade brasileira com tecnologias de baixo custo e amplo alcance;

• Modelos não podem ser meramente transplantados para diferentes realidade - o Brasil possui expressivo território, diversidade e complexidade socioeconômicas e culturais; seria uma utopia presumir um modelo único de negócio para mGov; o mesmo requereria naturalmente adequações para cada caso; e

• Deve agregar valor ao universo administrável pelo governo envolvido – a tese parte do pressuposto que um MN em mGov, por definição, deve agregar valor econômico ou social, ou mesmo outro valor, a exemplo do que já ocorre nas iniciativas de modelo de negócio na área privada.

Considerações finais / premissas

16

Por terem vindo e me ouvir.

Vamos conversar???

Obrigada!

17

Esquema do Gimenez