Como funciona um óculos 3D

Preview:

Citation preview

Governador Mangabeira- BA 1

Mas o que é 3D?

• Essa é a sigla para o termo três dimensões. Entretanto, com a tecnologia 3D, tornou-se possível a percepção da profundidade, que é a terceira dimensão, o que faz da imagem mais real. Diferente da 2D que apresenta apenas altura e largura.

2

3

• Tudo começou em 1833 quando o cientista inglês Charles Wheastone realizou os primeiros estudos para conseguir entender a visão 3D. Em 1850

4

• Em 1850, o escocês David Brewster criou os primeiros óculos 3D. Depois dessas descobertas começaram a praticar isso em filmes e fotos, avançando e aprimorando a técnica cada vez mais.

5

Como funciona um óculos 3D?

Os efeitos em três dimensões não são nenhuma novidade. A tecnologia já havia sido utilizada nos cinemas na década de 50 e, embora tenha evoluído significativamente, o princípio de formação das imagens 3D permanece sendo o mesmo.

6

Qualquer imagem, independente do que represente, é percebida pelo olho humano em três dimensões compostas a partir da altura e da largura. O papel dos óculos 3D é alterar o ângulo de cada uma destas dimensões. O efeito induz o cérebro a criar uma ilusão de profundidade, potencializando a distância entre ambos, o que resulta no já conhecido efeito 3D.

7

Esse fenômeno é conhecido como estereoscópio e pode ser experimentado, com muitas limitações, mesmo a olho nu. Porém, a experiência vale apenas como curiosidade já que muito provavelmente ninguém aguentaria ficar quase duas horas forçando as vistas dessa maneira.

8

Por potencializar o olhar do ser humano, para que os óculos funcionem de maneira satisfatória é preciso que imitem da melhor forma possível nosso jeito de enxergar. Assim, se você colocar um par de óculos na vertical, embora receba as mesmas imagens muito provavelmente não conseguirá ver nada em três dimensões.

9

• Existem vários tipos de óculos para ver as imagens em 3D. Os mais usados são os óculos com lentes coloridas (vermelha/azul ou vermelha/verde) e os óculos com lentes polarizadas.

10

Óculos 3d

11

Óculos 3D – lentes coloridas

• Quando são utilizados óculos com lentes coloridas (Vermelho/Verde ou Vermelho/Azul), são exibidas na tela duas imagens, sendo uma vermelha e a outra azul ou verde. Sendo assim, os filtros nas lentes (cor da lente) permite que apenas uma imagem atinja cada olho, e o cérebro faz o resto.

12

13

• As lentes azul e vermelha filtram as duas

imagens projetadas, permitindo que apenas

uma delas alcance cada olho.

14

Óculos 3D – lentes polarizadas

• Dois projetores sincronizados colocam duas visões iguais na tela, onde cada uma tem uma polarização diferente. Assim, os óculos permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho.

15

16

• Os óculos polarizados permitem que apenas uma das imagens entre em cada olho, porque cada lente tem uma polarização diferente.

17

Anáglifo

• Anáglifo é uma imagem (ou um vídeo) formatada de maneira especial para fornecer um efeito tridimensional estereoscópico quando visto com óculos de duas cores (cada lente com uma cor diferente )

18

19

• A imagem é formada por duas camadas de cor sobrepostas, mas com uma pequena distância entre as duas para produzir um efeito de profundidade, na mente de quem observa.

20

• O processo se dá quando as diferentes imagens são filtradas, uma por cada olho. Quando vista através de um filtro especial (no caso, os óculos), a imagem revela o efeito estereoscópico, parecendo "saltar" do plano em que estão (papel, TV, etc.)

21

Onde encontrar o 3D?

22

23

• Os óculos 3D utilizados nas salas de cinema do Brasil são recicláveis. Ou seja, ao serem usados eles vão para uma máquina onde são esterilizados e voltam para os próximos espectadores em outra sessão. Isso é feito para evitar a transmissão de possíveis doenças, como a conjuntivite.

24

Higienização de óculos 3D

25

Em termos de segurança e saúde, há que se pensar sob dois aspectos: as doenças transmissíveis, oriundas de uma possível reutilização inadequada de óculos mal-esterilizados; e também quanto ao conforto do espectador, uma vez que ao menos para as telas de cinema, a polarização na linear mostrou-se muito mais confortável.

26

Curiosidades

• O inglês William Friese Greene foi o primeiro inventor a descobrir um dispositivo que combinava a visualização de duas imagens em uma. Sendo considerado o precursor das imagens em 3D. Isto aconteceu em 1894!

27

• Em 1915 no Astor Theather em Nova York aconteceu a primeira demonstração de um filme em 3D. Os espectadores utilizaram um óculos vermelho e verde para assistir garotas dançando nas cachoeiras do Niágara.

28

• O primeiro filme em 3D a encorajar o uso de óculos ‘polarizados’ com sons sincronizados foi o italiano “Nozze Vagabonde (Beggar’s Wedding)” em 1936.

29

Conclusão

• A Terceira Dimensão não existe. É apenas uma ilusão. O que acontece é um fenômeno natural chamado estereoscopia, que é a projeção de duas imagens iguais em pontos de observação diferentes.

• A Terceira Dimensão é automaticamente criada em nossa mente, pois o cérebro transforma as duas imagens em uma só. Nessa transformação são obtidas informações de profundidade, distância, posição e tamanho dos objetos.

30

Referencias

• https://www.bing.com/images/search?q=como+funciona+o+%c3%b3culos+3d&view=detailv2&id=6C53B4F65888A25C2836C332E2F25496DD389805&selectedindex=25&ccid=a8Fx3Ii%2F&simid=607998225631939783&thid=OIP.M6bc171dc88bf00fe5e8444e9eeb0b60eo0&ajaxhist=0&first=1

• http://www.tecmundo.com.br/3925-como-funcionam-os-oculos-3d-e-por-que-ja-ha-necessidade-de-se-estabelecer-um-padrao-.htm

31

Discentes:

• Cíntia Santos Souza ;

• Emylle Araujo Dias;

• Sirleide da Silva Conceição;

32

Recommended