Tw Dwr 2007 Ap01

Preview:

Citation preview

Curso bsico de DWR

Christiano Milfont

Frameworks AjaxTipos de FrameworksAnatomia do Framework DWRConfiguraoCreators e ConvertersDWRUtilsAplicaes com a teoria

Frameworks Ajax

Um Framework Ajax utiliza as tecnologias: CSS (camada de formatao da apresentao); XHTML (camada de estrutura da apresentao); XML (dados a serem manipulados) e JSON (outra especificao do formato dos dados); Javascript (camada de controle) por meio de DOM (modelo de rvore de objetos) e com o objeto XMLHttpRequest (que fornece conexes assncronas). Extende essa tecnologias padres com componentes de eventos, efeitos, Drag'n'Drop, entre outros.

O benefcio de se usar um Framework Ajax o encapsulamento da complexidade de manipulao das tecnologias necessrias, fornecendo um s mecanismo Cross Browser que permita a utilizao do ajax com acessibilidade semelhante ao ambiente desktop, alm de facilitar o tratamento dos dados nas as camadas fsicas entre o lado cliente e o lado servidor.

Frameworks Ajax

Tipos de Frameworks Ajax

Javascript Multipurpose: frameworks que fornecessem componentes sobre o conjunto de todas as tecnologias web no lado cliente e mecanismos de acesso ao lado servidor, como o encapsulamento do tratamento dos dados.

Javascript Remote: frameworks que so especialistas no encapsulamento do mecanismo de troca de objetos entre as camadas fsicas.

Javascript Specialized: frameworks que so especialistas em somente um determinado comportamento ou mecanismo do conjunto de tecnologias web, como por exemplo: especialistas em efeitos ou somente na extenso do javascript.

Javascript Multipurpose Frameworks...

Javascript Remoting Frameworks...

Javascript Specialised Frameworks...

Tipos de Frameworks Ajax

Anatomia do DWR

O DWR habilita a interao entre o Java no servidor e o Javascript no Browser, encapsulando a traduo dos objetos entre esses ambientes fsicos diferentes.

O DWR realiza a traduo dos objetos com base na especificao JSON (Javascript Object Notation).

JSON um formato leve de troca de dados baseado em um subconjunto da especificao Javascript mas independente de linguagens.

Anatomia do DWR

JSON (Javascript Object Notation)

http://www.json.org/

Anatomia do DWR

JSON

http://www.ecma-international.org/publications/files/ECMA-ST/Ecma-262.pdf

"An ECMAScript object is an unordered collection of properties each with zero or more attributes..."Standard ECMA-262 - 3r d Edition - December 1999

Anatomia do DWR

Configurao

Acrescenta biblioteca dwr.jar ao projeto

Mapeamento dos seus POJOS no dwr.xml

Mapeamento do servlet no web.xml

Importa o Engine e interfaces nas pginas

Faz as chamadas aos objetos mapeados

Manipulao dos POJOS

Acrescenta biblioteca dwr.jar ao projeto

Configurao

Criar arquivo dwr.xml em WEB-INF e mapear as classes

Configurao

Mapeamento do servlet no web.xml

Configurao

Importar o Engine e interfaces nas pginas

Configurao

Faz as chamadas aos objetos mapeados e manipula o resultado

Configurao

Creators e Converters

Seo no dwr.xml para a definio das classes criadas e convertidas

Definio para as classes que necessitam de execuo de seus mtodos. Geralmente usado para fachadas da camada de controle.

Conversor que far a traduo das camadas fsicas entre o cliente e Servidor

Creators e Converters

creator: Atributo obrigatrio que representa o tipo de Creator, geralmente usamos o tipo new que usa o operador new do Java.

javascript: Atributo que representa o nome da classe no javascript.

scope: Atributo opcional que representa o scope definido na especificao de servlet, os valores possveis so: application, session, request e page

Creators e Converters

param: Elemento usado para definir configuraes do creator usado, no tipo new serve para definir a classe.auth: Elemento que habilita o nvel de controle de acesso do JEE.include e exclude: Elementos que habilitam ou desabilitam respectivamente, mtodos da classe usada no creator.

Creators e Converters

converter: Atributo que representa o tipo de conversor, o mais comum o Bean que segue a especificao Java Bean.

match: Atributo que representa a classe que ser convertida, algumas classes da API j so convertidas por padro e no precisam ser anotadas.

Creators e Converters

DWRUtils

Conjunto de funes javascript definidas no utils.js que ajudam na manipulao dos objetos com o DWR.Existem 4 funes bsicas, getValue, getValues, setValue e setValues que so as funes usadas para popular os forms a partir dos beans e vice-versa. Funcionam com todos os elementos HTML com exceo de tabelas, listas e imagens.Para a edio de tabelas e listas existem outras funes como: addRows() e removeAllRows() para tabelas e addOptions e removeAllOptions() para listas.