3
Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem A nova ABNT NBR 15401

A nova ABNT NBR 15401

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: A nova ABNT NBR 15401

Sistema de Gestão da Sustentabilidade para

Meios de Hospedagem

A nova ABNT NBR 15401

Page 2: A nova ABNT NBR 15401

           

   

Saiu do forno com um conteúdo revisto e atualizado a nova versão da primeira norma brasileira dedicada integralmente ao tema gestão da sustentabilidade, a ABNT NBR 15401 – Meios de Hospedagem – Sistema de Gestão da Sustentabilidade – Requisitos.

As experiências na implementação da norma nos meios de hospedagem e dos processos de certificação, e a adoção do texto padrão da ISO (International Organization for Standardization) para normas de sistemas de gestão, foram incorporadas na versão 2014 do documento (a primeira versão da norma foi publicada em 2006). Presentes na primeira versão da norma, os 7 Princípios do Turismo Sustentável permanecem como orientadores para a implementação consistente do sistema de gestão da sustentabilidade. Da mesma forma, continuam como abordagem central da norma a identificação e avaliação dos impactos ligados à sustentabilidade das atividades, produtos e serviços do meio de hospedagem. Já a gestão da cadeia produtiva ganha um destaque na nova versão. Um requisito específico diz que o meio de hospedagem deve estabelecer critérios para seleção de fornecedores, levando em consideração os impactos e os objetivos da sustentabilidade, de modo a minimizar esses impactos.

Page 3: A nova ABNT NBR 15401

           

   

Por sua vez, os requisitos ambientais, socioculturais e econômicos para o turismo sustentável são apresentados dentro de anexos normativos, sem a especificação das práticas para atendê-los. Para isso, um anexo informativo com diversos exemplos de práticas para atendimento a esses requisitos foi incluído . Com a adoção do texto padrão da ISO para os requisitos típicos de qualquer sistema de gestão – comunicação, auditoria interna, informação documentada, etc. – foi obtida uma maior clareza de entendimento e aplicação destes requisitos.

Para aqueles meios de hospedagem que implementaram a norma de acordo com a versão anterior a atual não traz grandes impactos. Porém, é fundamental estabelecer dentro dos seus programas de gestão um plano de transição e adequação do sistema de gestão da sustentabilidade aos requisitos da edição 2014. Para os meios de hospedagem que ainda não incorporaram a sustentabilidade dentro dos seus negócios, a nova ABNT NBR 15401 é uma referência atual e prática para uma gestão sustentável.

www.sextante.net.br