23
Instituto Superior de Ciências Instituto Superior de Ciências da Educação -Odivelas da Educação -Odivelas Licenciatura em Educação Visual e Tecnológica Ano lectivo: 2007/2008 Disciplina: Computação Projectual 2D. Docente: Dulce Franco Discentes: Noélia Consigliéri e Marina Tiburcio

Tapeçaria com som

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Tapeçaria com som

Instituto Superior de Ciências Instituto Superior de Ciências da Educação -Odivelasda Educação -Odivelas

Licenciatura em Educação Visual e Tecnológica

Ano lectivo: 2007/2008

Disciplina: Computação Projectual 2D.

Docente: Dulce Franco

Discentes: Noélia Consigliéri e Marina Tiburcio

Page 2: Tapeçaria com som

TAPEÇARIATAPEÇARIA

ARTE TÊXTILARTE TÊXTIL

Page 3: Tapeçaria com som

IntroduçãoIntrodução• Para a concretização deste trabalho Para a concretização deste trabalho

optamos por fazer um PowerPoint, sobre optamos por fazer um PowerPoint, sobre “Tapeçaria”, por acharmos que “Tapeçaria”, por acharmos que posteriormente esta apresentação poderá posteriormente esta apresentação poderá ser aplicada como motivação aos alunos ser aplicada como motivação aos alunos do 2º ciclo nas nossas aulas de Educação do 2º ciclo nas nossas aulas de Educação Visual e Tecnológica e por ser uma Visual e Tecnológica e por ser uma unidade de trabalho que muito nos cativa.unidade de trabalho que muito nos cativa.

Page 4: Tapeçaria com som

Fibras TêxteisFibras Têxteis• As fibras têxteis são materiais essenciais As fibras têxteis são materiais essenciais

na confecção de qualquer tipo de tapeçaria.na confecção de qualquer tipo de tapeçaria.

• Chamamos fibras têxteis aos filamentos Chamamos fibras têxteis aos filamentos naturais ou sintéticos que se aplicam no naturais ou sintéticos que se aplicam no fabrico dos artigos têxteis. As primeiras fabrico dos artigos têxteis. As primeiras fibras têxteis usadas eram naturais de fibras têxteis usadas eram naturais de origem animal ou vegetal. Com o avançar origem animal ou vegetal. Com o avançar dos tempos, e das tecnologias, foram dos tempos, e das tecnologias, foram criadas outras fibras de produtos artificiais.criadas outras fibras de produtos artificiais.

Page 5: Tapeçaria com som
Page 6: Tapeçaria com som

O fio TêxtilO fio Têxtil• Depois de fiadas, as fibras têxteis dão Depois de fiadas, as fibras têxteis dão

origem ao fio. O processo técnico da origem ao fio. O processo técnico da transformação do fio é a fiação.transformação do fio é a fiação.

Page 7: Tapeçaria com som

PrincipaisPrincipais propriedadespropriedades das das fibrasfibras têxteistêxteis

• ElasticidadeElasticidade – é a propriedade que nos permite deformar a – é a propriedade que nos permite deformar a fibra, com a aplicação de uma força e, quando esta termina a fibra, com a aplicação de uma força e, quando esta termina a sua acção, a fibra volta à sua forma inicial.sua acção, a fibra volta à sua forma inicial.

• ResistênciaResistência – é a propriedade que as fibras têm de resistir ao – é a propriedade que as fibras têm de resistir ao corte. Estas podem subdividir-se em : consistência, dureza e corte. Estas podem subdividir-se em : consistência, dureza e flexibilidade. Destas propriedades resulta outra, a flexibilidade. Destas propriedades resulta outra, a durabilidade.durabilidade.

• TexturaTextura – é a propriedade que nos permite apresentar – é a propriedade que nos permite apresentar superfícies rugosas ou lisas.superfícies rugosas ou lisas.

• CorCor – Pode apresentar-se com as mais variadas tonalidades, – Pode apresentar-se com as mais variadas tonalidades, brilhos, padrões. brilhos, padrões.

Page 8: Tapeçaria com som

TapeçariaTapeçariabreve históriabreve história

• Criada no Oriente alguns milénios a.C., a tapeçaria começou a ser Criada no Oriente alguns milénios a.C., a tapeçaria começou a ser executada na Europa na Idade Média.executada na Europa na Idade Média.

• As tapeçarias foram, ao longo dos séculos, um importante elemento As tapeçarias foram, ao longo dos séculos, um importante elemento estético. Destinavam-se a decorar, ornamentar ou revestir as paredes.estético. Destinavam-se a decorar, ornamentar ou revestir as paredes.

• Na tapeçaria tradicional o artesão criava o seu cartão a partir de Na tapeçaria tradicional o artesão criava o seu cartão a partir de motivos onde nos seus desenhos, contava a história da vida real de motivos onde nos seus desenhos, contava a história da vida real de cada época – batalhas, coroações, casamentos e cenas da cultura cada época – batalhas, coroações, casamentos e cenas da cultura popular.popular.

• A partir do Renascimento, o tecelão passa a reproduzir temas seus A partir do Renascimento, o tecelão passa a reproduzir temas seus ou criados por outros.ou criados por outros.

Page 9: Tapeçaria com som

• Na Época Moderna o artista cria, realizando o trabalho de acordo Na Época Moderna o artista cria, realizando o trabalho de acordo com a com a inspiraçãoinspiração do momento. Passa também a utilizar materiais do momento. Passa também a utilizar materiais associados, explorando as suas propriedades e texturas. Uma outra associados, explorando as suas propriedades e texturas. Uma outra característica da tapeçaria moderna é a criação em volume, a partir característica da tapeçaria moderna é a criação em volume, a partir do tecido plano, bidimensional. do tecido plano, bidimensional.

• A tapeçaria representa uma identificação com a cultura de cada A tapeçaria representa uma identificação com a cultura de cada região ou país.região ou país.

• As técnicas de tapeçaria em Portugal foram desenvolvidas de tal As técnicas de tapeçaria em Portugal foram desenvolvidas de tal forma que hoje são reconhecidas internacionalmente. Arraiolos, forma que hoje são reconhecidas internacionalmente. Arraiolos, Portalegre e Castelo Branco são localidades Portuguesas conhecidas Portalegre e Castelo Branco são localidades Portuguesas conhecidas pelo nome que deram a essas mesmas técnicas. Estas tapeçarias têm pelo nome que deram a essas mesmas técnicas. Estas tapeçarias têm na industria manufactureira um importante lugar.na industria manufactureira um importante lugar.

Page 10: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA DE PORTALEGRETAPEÇARIA DE PORTALEGREÉ uma técnica de tapeçaria tecida em teares de alto - liçoÉ uma técnica de tapeçaria tecida em teares de alto - liço

Page 11: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA DE ARRAIOLOSTAPEÇARIA DE ARRAIOLOS

– – É uma técnica de tapeçaria bordada com lãs finas de É uma técnica de tapeçaria bordada com lãs finas de variadas cores, características da região, sobre uma base variadas cores, características da região, sobre uma base previamente tecida juta, linho ou estopa.previamente tecida juta, linho ou estopa.

Page 12: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA DETAPEÇARIA DE

CASTELO BRANCOCASTELO BRANCO

É uma técnica de tapeçaria bordada com um ponto É uma técnica de tapeçaria bordada com um ponto característico onde são utilizadas linhas de seda e um desenho característico onde são utilizadas linhas de seda e um desenho típico. típico.

Page 13: Tapeçaria com som

Tapeçarias - InterpretaçõesTapeçarias - Interpretações

• A tapeçaria, na sua primeira expressão, representa uma A tapeçaria, na sua primeira expressão, representa uma interpretação do artista, face à sua cultura ou região. interpretação do artista, face à sua cultura ou região. Actualmente, representa um tipo de criatividade ao nível Actualmente, representa um tipo de criatividade ao nível técnico, onde a fusão de novos materiais, cores e texturas, técnico, onde a fusão de novos materiais, cores e texturas, modela superfícies com grande qualidade e beleza, modela superfícies com grande qualidade e beleza, valorizando a linguagem têxtil.valorizando a linguagem têxtil.

Apresentamos alguns exemplos de diferentes Apresentamos alguns exemplos de diferentes interpretaçõesinterpretações..

Page 14: Tapeçaria com som

Exemplos de tapeçaria Exemplos de tapeçaria contemporâneacontemporânea

Autor: Noélia Consigliéri

Page 15: Tapeçaria com som

Autor: Noélia Consigliéri

Page 16: Tapeçaria com som

Classificação da tapeçariaClassificação da tapeçariaNa aula podemos executar tapeçarias artesanalmente, que se podem classificar quanto à técnica utilizada, da seguinte forma.

Page 17: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA TECIDA TAPEÇARIA TECIDA

Autores: Alunos

Page 18: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA BORDADATAPEÇARIA BORDADA

Autores: Alunos

Page 19: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA APLICADATAPEÇARIA APLICADA

Autores: Alunos

Page 20: Tapeçaria com som

TAPEÇARIA MISTATAPEÇARIA MISTA

Autores: Alunos

Page 21: Tapeçaria com som

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA

• Documentação disponibilizada pela Docente.

• Manuais de Educação Visual e Tecnológica.

• Internet.

• Fotos de tapeçarias realizadas por alunos e Noélia Consigliéri.

Page 22: Tapeçaria com som

ConclusãoConclusão

• Foi muito enriquecedor tanto pessoalmente Foi muito enriquecedor tanto pessoalmente como para a nossa carreira profissional como para a nossa carreira profissional termos executado este PowerPoint.termos executado este PowerPoint.Salientamos que foi a primeira vez que Salientamos que foi a primeira vez que desenvolvemos este tipo de apresentação desenvolvemos este tipo de apresentação em suporte informático.em suporte informático.

Page 23: Tapeçaria com som

• Noélia Maria Duarte Félix Consigliéri: Noélia Maria Duarte Félix Consigliéri: [email protected]@hotmail.com

• Isabel Marina Figueiras Martins de Oliveira Isabel Marina Figueiras Martins de Oliveira Tibúrcio:Tibúrcio:

[email protected]@sapo.pt