12
GENÉTIQUE CONCURSO DESIGN-SE origens, fenótipos e mutações do audiovisual

Memorial descritivo Genétiqué

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Memorial descritivo Genétiqué

GENÉTIQUE

CONCURSO DESIGN-SE

origens, fenótipos e mutações do audiovisual

Page 2: Memorial descritivo Genétiqué

apresentaçãoO memorial descritivo que se segue foi elaborado com base na proposta da disciplina Núcleo de Projeto II lecionada pela professora Juliana Pontes durante o segundo semestre de 2009.

A proposta da disciplina foi elaborar um editorial que abordasse a relação entre a França e o Brasil, tendo em vista a iniciativa do Ministério da Cultura brasileiro que entitulou 2009 como o ‘‘Ano da França no Brasil’’. O projeto foi realizado individualmente e orientado por Juliana Pontes.

O editorial digitalizado contido neste cd-rom foi a versão final apre-sentada durante a disciplina. A versão digital é uma amostra parcial do editorial e não contém todos os diferenciais proposto. O protótipo final, contendo a versão impressa poderá ser entregue durante a última fase do concurso, conforme estabelecido no edital apresentado aos participantes.

Page 3: Memorial descritivo Genétiqué

A partir de pesquisas sobre as diversas áreas das artes e do conhecimento no Brasil influenciadas pela cultura francesa, optou-se por realizar o editorial sobre o cinema.

Analisando as diversas diretrizes do assunto proposto, foram levantados alguns recortes temáticos interessantes, levando-se em consideração a originalidade do projeto e as possibilidades de representar grafica e imageticamente os conceitos. Entre estes recortes, o que perdurou-se durante todo o processo de pesquisa foi:

recorte temáticoTEMA

‘‘A Genética do Cinema’’

Page 4: Memorial descritivo Genétiqué

áreas envolvidasA área de concentração principal do projeto é o estudo sobre a produção cinematográfica. Além disso, o GENÉTIQUE está envolto por três grandes

áreas: a história da imagem em movimento, a produção audiovisual e o motion-design.

TEMA

Page 5: Memorial descritivo Genétiqué

análise de mercadoPESQUISA

Público- classe A-B- a partir de 20 anos- acadêmicos, profissionais de cinema e comunicação

ConcorrênciaMuitas publicações com o intuito de vender filmes, ex: Coletânea Veja. Livros sobre a história do cinema e da animação com pouca exploração de valores agregados.

PraçaCampo ainda pouco explorado no mercado. Oportunidade de apresentar recursos gráficos inéditos, além de teses e conceitos.

Page 6: Memorial descritivo Genétiqué

CONCEITO

justificativaApós um período extenso de pesquisa, acompanhado da definição de conceitos, concluí-se que a realização do projeto é justificada pela sua autenticidade e prin-cipalmente, por abranger assuntos ainda pouco explorados no mercado. O editorial contém estudos inéditos em por-tuguês a respeito do tema proposto.

Page 7: Memorial descritivo Genétiqué

DESIGN

problemática / desafio

EMBASAMENTOTEÓRICO

ILUSTRAÇÃO

CONTEÚDOIMAGEM CONCEITO

DIAGRAMAÇÃO

PRODUÇÃO GRÁFICA

Page 8: Memorial descritivo Genétiqué

objetivosRECEPTIVIDADE

SocioculturaisIncentivar a pesquisa pelo tema sobre outras perspectivas.

Técnico-teóricosSensiblizar o público a respeito das relações intertextuais nas diferentes linguagens cinematográficas. Apresentar recursos tecnológicos recente-mente desenvolvidos, bem como seus embasamentos teóricos.

MercadológicosFomentar um mercado pouco explorado e que necessita de projetos diferenciados.

Page 9: Memorial descritivo Genétiqué

conceitoDESIGN

A Genética do Filmeorigens, fenótipos e mutações do audiovisual

Após pesquisar as influências do cinema francês sobre cinema brasileiro, mais especificamente da Nouvelle Vague sobre o Cinema Novo, definiu-se que a melhor forma para representar visualmente essas relações seria retratando cada filme através de um código genético, desta forma, seria representado não só o contexto imagético de cada filme, como as diferentes formas de contruções da narrativa visual.

Segundo Francisco Salzano, cientista brasileiro especializado em biologia e genética, o ADN, em português: ácido desoxirribonucleico; ou DNA, em inglês, é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus.

Page 10: Memorial descritivo Genétiqué

conceitoDESIGN

Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. Um gene é uma sequência que contêm informação genética e pode influenciar o fenótipo de um organismo.

O código estabelecido para representar os filmes, assim como o DNA humano, contém o fenótipo da obra, ou seja, atavés dele, será possível pereber os estilos, a fotografia e a narrativa visual como um todo, ficando claro os momentos de clímax de cada filme, bem como a estética proposta pelos autores da obra.

Page 11: Memorial descritivo Genétiqué

referênciasBIBLIOGRAFIA

HURLBURT, Allen. Layout: o Design da página impressa. São Paulo: Nobel, 2002. Tradução: Edmilson O. Conceição e Flávio M. Martins. 2ª edição.

MUNARI, Bruno. Das Coisas nascem as Coisas. São Paulo: Martins Fontes 1998. Tradução: Gabriel Camelo. 2ª edição.

CIVITA, Roberto (editor chefe). Cinemateca Veja: Vários títulos. São Paulo: Editora Abril 2008. 1ª edição.

0xdb: ‘‘Technical Movie Database’’. Disponível em: <http://0xdb.org>Acesso em: nov2009

Imdb: ‘‘Internet Movie Database’’. Disponível em: <http://www.imdb.com>Acesso em: nov2009

Brendan Dawes: ‘‘Digital Gallery’. Disponível em: <http://brendandawes.com>Acesso em: nov2009

Thumber: ‘‘A Movie Thumbnailer’’. Disponível em: <http://threewordtitle.com/thumber>Acesso em: nov2009

Page 12: Memorial descritivo Genétiqué

GENÉTIQUEorigens, fenótipos e mutações do audiovisual