11
Lançamento do novo Design do Jornal O Globo Quando o Jornal O Globo começou a circular em 1925, a mais recente e grandiosa obra que havia sido recém inaugurada no Rio de Janeiro era o Copacabana Palace Hotel. A história desses dois ícones da cidade se cruzou inúmeras vezes durante as últimas 9 décadas, seja nas páginas de um ou nos salões do outro. A proposta de apresentar a nova identidade visual do Jornal O Globo no Copacabana Palace ofereceu uma oportunidade de vestir um com o outro.

Pandega 0923 novodesignoglobo_colunistas_2012

Embed Size (px)

Citation preview

Lançamento do novo Design do Jornal O Globo

Quando o Jornal O Globo começou a circular em 1925, a mais recente e grandiosa obra que havia sido recém inaugurada no Rio de Janeiro era o Copacabana Palace Hotel. A história desses dois ícones da cidade se cruzou inúmeras vezes durante as últimas 9 décadas, seja nas páginas de um ou nos salões do outro. A proposta de apresentar a nova identidade visual do Jornal O Globo no Copacabana Palace ofereceu uma oportunidade de vestir um com o outro. 

Foi criado um ambiente clean, predominantemente branco e em harmonia com o Copacabana Palace. Os ambientes na chegada do público foram azulados através da iluminação, numa referência à cor predominante na logo do Jornal O Globo.O desenho de luz em harmonia com a cenografia garantiu um evento extremamente elegante e praticamente sem equipamentos aparentes.

No salão Crystal, as colunas se transformaram em cilindros das impressoras rotativas que imprimem o jornal, nelas trançamos um grande papel com 3m de altura e 50m de comprimento que envelopou o espaço de todo o salão, mantendo a identidade do Copacabana Palace e criando uma experiência imersiva para os convidados.

A partir desse suporte de papel foram projetadas todas as fases dos layouts do Jornal O Globo. Capas históricas do Brasil e do Mundo, contaram a história do Jornal.

A equipe de vídeo captou imagens reais de impressão do novo design no parque gráfico do jornal O Globo. As imagens foram inseridas no vídeo e ocuparam toda a superfície de papel, transformando o salão em uma grande máquina.

Até que o movimento constante das impressoras começa a acelerar envolvendo todo o espaço com o fluxo intenso da impressão por entre as colunas.  

Repentinamente esse movimento giratório se desacelera e apresenta o novo layout que está sendo lançado.

A experiência foi extremamente positiva para os 400 convidados presentes que se emocionaram com a história do Jornal através das capas históricas e que e se impactaram com a apresentação do novo Design através de uma edição impecável de imagens e uma trilha sonora envolvente.

No salão Palm, foi montado o palco onde foi apresentado um show formatado pelo Nelson Motta, exclusivamente para o evento. O fundo desse palco foi composto por projeções que aparecem como janelas ou boxes gráficos, numa referência à diagramação do jornal. Nelas foram mostradas imagens de cenas do cotidiano carioca documentadas pelos fotógrafos de O Globo.