18
A representação de A representação de atores sociais no atores sociais no discurso discurso Por Simone Vieira Resende Por Simone Vieira Resende

2010 - Atores Sociais no Discurso - UERJ - Instituto de Letras

Embed Size (px)

Citation preview

A representação de A representação de atores sociais no atores sociais no

discursodiscursoPor Simone Vieira ResendePor Simone Vieira Resende

A representação dos Atores A representação dos Atores SociaisSociais

Sobre o Corpus:Sobre o Corpus:1) Texto de introdução da Revista 1) Texto de introdução da Revista Brasileira de Gereatria e Brasileira de Gereatria e Gerontologia publicada pela Gerontologia publicada pela UnATI/UERJUnATI/UERJ

2) Uma foto publicada na edição 2) Uma foto publicada na edição de comemoração dos 15 anos da de comemoração dos 15 anos da UnATI.UnATI.

A representação visual dos A representação visual dos atores sociaisatores sociais

Palavras e imagens.Palavras e imagens.““as palavras nos dão os fatos, as as palavras nos dão os fatos, as explicações, as coisas que precisam explicações, as coisas que precisam ser ditas em tantas palavras; as ser ditas em tantas palavras; as imagens nos dão as interpretações, imagens nos dão as interpretações, os ângulos ideologicamente marcados, os ângulos ideologicamente marcados, e os fazem de modo não explícito, e os fazem de modo não explícito, mas por sugestão, por conotação, mas por sugestão, por conotação, apelando a um conhecimento quase apelando a um conhecimento quase incosciente, meio esquecido”incosciente, meio esquecido”

Van Leeuwen, TheoVan Leeuwen, Theo

Somos visualmente Somos visualmente iletradosiletrados

““se as imagens parecem apenas se as imagens parecem apenas mostrar “o que é”, precisamos mostrar “o que é”, precisamos mostrar que elas não são sempre mostrar que elas não são sempre assim. Se as imagens parecem assim. Se as imagens parecem simplesmente aludir às coisas, e simplesmente aludir às coisas, e nunca dizê-las explicitamente, nunca dizê-las explicitamente, precisamos fazer com que essas precisamos fazer com que essas alusões se tornem mais explícitas”alusões se tornem mais explícitas”

Theo Van LeeuwenTheo Van Leeuwen

UnATIUnATI

A imagem e o observadorA imagem e o observador Como os idosos da UnATI são Como os idosos da UnATI são apresentadas em relação ao apresentadas em relação ao observador? (distância social, observador? (distância social, relação social e interação social)relação social e interação social)

Que opções a “linguagem das Que opções a “linguagem das imagagens”nos oferece para imagagens”nos oferece para representar os idosos da UnATI?representar os idosos da UnATI?

Como o idoso da UnATI é Como o idoso da UnATI é representado nesta foto?representado nesta foto?

AnáliseAnálise1. A distância 1. A distância entre o ator e o entre o ator e o observador:observador:

Distância SocialDistância Social: : Long shotLong shot – – pessoas mostradas pessoas mostradas a distância, a distância, estranhas, estranhas, diferentes, o diferentes, o outro.outro.

Análise – cont.Análise – cont.2. 2. Relação social:Relação social: ponto de vista a ponto de vista a partir do qual o partir do qual o observador vê o ator observador vê o ator social representado:social representado:

Relação de igualdade Relação de igualdade entre os entre os participantes, há participantes, há uma alinhamento.uma alinhamento.

Eles convidam e Eles convidam e envolvem outras envolvem outras pessoas (ângulo pessoas (ângulo oblíquo)oblíquo)

Análise – cont.Análise – cont.3. 3. Interação SocialInteração Social: A : A ausência ou presença ausência ou presença de contato visual de contato visual entre os entre os participantes.participantes.

Neste caso há uma Neste caso há uma ausência de contato ausência de contato visual com o visual com o observador, que observador, que portanto pode se portanto pode se comportar como um comportar como um voyer, à vontade voyer, à vontade para dissecar o ator para dissecar o ator social.social.

Considerações Considerações A distância, o ângulo A distância, o ângulo e o olhar estão e o olhar estão sempre presentes em sempre presentes em uma composição e a uma composição e a combinação das várias combinação das várias possibilidades de possibilidades de cada um desses cada um desses fatores permite que fatores permite que atores sociais sejam atores sociais sejam representados em representados em imagens, tanto como imagens, tanto como nósnós ou como ou como outros.outros.

ConsideraçõesConsiderações Neste caso as Neste caso as estratégias usadas estratégias usadas para representar as para representar as pessoas como pessoas como “outros” foram:“outros” foram:

O distanciamento O distanciamento com o observador.com o observador.

O desimpoderamento O desimpoderamento em relação ao em relação ao observador, mas não observador, mas não a outras pessoas a outras pessoas como “eles”.como “eles”.

Rede sistêmicaRede sistêmica1. Exclusão X Inclusão1. Exclusão X Inclusão““Há sempre a possibilidade Há sempre a possibilidade

de exclusão, a de exclusão, a possibilidade de não possibilidade de não incluir pessoas incluir pessoas específicas ou tipos específicas ou tipos específicos de pessoas na específicos de pessoas na representação de grupos representação de grupos (instituições, sociedades, (instituições, sociedades, nações,etc) nas quais elas nações,etc) nas quais elas vivem e trabalham e a que, vivem e trabalham e a que, consequentemente, consequentemente, pertencem. O não pertencem. O não reconhecer a existência de reconhecer a existência de certas pessoas outipos de certas pessoas outipos de pessoas que vivem e pessoas que vivem e trabalham conosco é sempre trabalham conosco é sempre uma forma simbólica de uma forma simbólica de exclusão social.”exclusão social.”

Theo Van LeeuwenTheo Van Leeuwen

Rede sistêmicaRede sistêmica Neste caso, a Neste caso, a imagem pode imagem pode incluir os incluir os idosos da UnNATI idosos da UnNATI e alguns outros e alguns outros idosos que estão idosos que estão por ali, mas não por ali, mas não incluem eu nem incluem eu nem você você (observadores)(observadores)

Rede sistêmicaRede sistêmica2. Genérico X 2. Genérico X EspecíficoEspecífico

Está imagem se atem a Está imagem se atem a representar o que representar o que há de único, há de único, singular, singular, idiossincrático em idiossincrático em relação ao grupo de relação ao grupo de idosos da UnATI. idosos da UnATI. Essas pessoas Essas pessoas representam um tipo representam um tipo social determinado.social determinado.

Rede sistêmicaRede sistêmica3. 3. Categorização Categorização cultural e biológica:cultural e biológica:

Quase todos com os Quase todos com os cabelos brancos, cabelos brancos, roupas conservadoras roupas conservadoras e sorrindo.e sorrindo.

Traços padronizados que Traços padronizados que se repetem.se repetem.

Imprimi ao grupo Imprimi ao grupo valores, neste caso valores, neste caso positivo, já que positivo, já que todos estão muito todos estão muito felizes.felizes.

Rede sistêmicaRede sistêmica4. Individual X Grupo4. Individual X GrupoNeste caso, as Neste caso, as diferenças individuais diferenças individuais NÃO são apagadas de NÃO são apagadas de forma que apesar de forma que apesar de todos se parecem e todos se parecem e formarem um grupo formarem um grupo homogêneo, eles têm homogêneo, eles têm características características individuais positivas individuais positivas o que pode levar o o que pode levar o observador a pensar observador a pensar que ele também pode que ele também pode fazer parte desse fazer parte desse grupo. grupo.

ReferênciasReferências Van Leeuwen, Theo. Discourse Van Leeuwen, Theo. Discourse and Practice – new tools for and Practice – new tools for critical discourse analysis. critical discourse analysis. New York: Oxford University New York: Oxford University Press, 2008. pp.136-148.Press, 2008. pp.136-148.

FimFim