12
1 www.jornaldogutierrez.com.br - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 - JUNHO 2018 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Santo Agostinho . Prado . Barroca . Grajaú Expocachaça movimenta Região Oeste Pág 11 Saúde Centro de saúde no Nova Granada recebe comitiva parlamentar História Foto rara mostra divisa do Gutierrez e Cidade Jardim na década de 1960 Pág 3 Flagra! Raízes de árvore estouram calçada na Rua André Cavalcanti e trazem problemas Pág 3 Maior evento mundial da cachaça, bebida que é patrimônio brasileiro e mineiro, aconteceu no bairro da Gameleira, no complexo do Expominas, na Região Oeste de Belo Horizonte. A Expocachaça 2018 bateu recordes de público e de negócios. Foram mais de 80 Pág 7 mil pessoas que usufruíram de 150 expositores vindos de 20 estados. Marcas consagradas e recém criadas deram o tom do evento, que contou também com música boa e diversão. Saiba mais na matéria a seguir. Seminário no Sebrae-MG Sebrae Minas, localizado na Avenida Barão Homem de Melo, no Nova Suissa, realizou evento de mídias digitais para pequenas e micro empresas. Jornal do Gutierrez foi convidado e participou através de sua diretora. Expansão online do JG Jornal do Gutierrez cresce e investe em pla- taformas digitais. Saiba porque o JG é o jornal de bairro mais seguido no Instagram em Belo Horizonte e as novidades sobre o novo site Pág 2 Pág 12

- 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

  • Upload
    ngodieu

  • View
    212

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

1

www.jornaldogutierrez.com.br - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 - JUNHO 2018 - DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Santo Agostinho . Prado . Barroca . Grajaú

Expocachaça movimenta Região Oeste

Pág 11

SaúdeCentro de saúde no Nova Granada recebe comitiva parlamentar

HistóriaFoto rara mostra divisa do Gutierrez e Cidade Jardim na década de 1960

Pág 3

Flagra!Raízes de árvore estouram calçada na Rua

André Cavalcanti e trazem problemasPág 3

Maior evento mundial da cachaça, bebida que é patrimônio brasileiro e mineiro, aconteceu no bairro da Gameleira, no complexo do Expominas, na Região Oeste de Belo Horizonte. A Expocachaça 2018 bateu recordes de público e de negócios. Foram mais de 80 Pág 7

mil pessoas que usufruíram de 150 expositores vindos de 20 estados. Marcas consagradas e recém criadas deram o tom do evento, que contou também com música boa e diversão. Saiba mais na matéria a seguir.

Seminário no Sebrae-MGSebrae Minas, localizado na

Avenida Barão Homem de Melo,

no Nova Suissa, realizou evento

de mídias digitais para pequenas e micro empresas.

Jornal do Gutierrez foi convidado e

participou através de sua diretora.

Expansão online do JGJornal do Gutierrez cresce e investe em pla-taformas digitais. Saiba porque o JG é o jornal de bairro mais seguido no Instagram em Belo Horizonte e as novidades sobre o novo site

Pág 2

Pág 12

Page 2: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

2

JG onl inePor Rodrigo [email protected]

O Jornal do Gutierrez nas-ceu e cresceu como mídia impressa, um projeto que foi abraçado por moradores, ent idades locais e em-presariado. São mais de sete anos de existência na região, com mais de 70 edições produzidas e distr i -buídas gratuitamente para o morador. Embora tenha seu DNA voltado ao jornal impresso, formato do qual nunca abriremos mão, o JG percebe cada vez mais a importância de se invest ir nas suas plataformas on-l ine, uma demanda inclusive vinda dos anseios dos próprios lei tores.

Por isso, para estar cada vez mais antenado nas novas tendências digitais e integrar cada vez mais a produção do jornal impresso com as mídias digitais , o JG investe em redes sociais e em um novo si te. Nos-so instagram @Jornalgutierrez.com.br é agora o mais seguido entre todos os jornais de bairro de BH, com 5 mil seguidores locais. No Facebook, já éramos o jor-nal com mais seguidores no segmento, com mais de 10 mil .

Agora, para trazer ainda mais informação, ima-gens, f lagras e interação com você, morador- lei tor, o JG está construindo um novo si te, com plataforma moderna e design arrojado. O www.jornaldogutierrez.com.br já está no ar com sua nova cara e com mais espaços para notícias. Além, é claro, de ser o endere-ço onde você encontra nossas edições impressas em PDF.

Nosso processo de modernização é parte de uma estratégia que tem nosso lei tor como protagonista, pois é ele que nos auxi l ia com sugestões de pautas, envio de fotos e nos conta o que está rolando de in-teressante na região e precisa ser divulgado. Por isso, sempre que puder, nos envie email para [email protected] com seu material . Fazemos questão de publicar. Vale lembrar, também, que a mo-dernização onl ine faz de nossos parceiros patrocina-dores cada vez mais fortes.

Faça parte!

Papelaria OpusRua André Cavalcanti, 583

Gutierrez CenterPraça L. Gutierrez, 195

Círculo MilitarAv. Raja Gabaglia, 350

Barroca Tênis ClubeRua Américo Macedo, 348

Praça Leonardo GutierrezParóquia e Banca do Grande

Panificadora RomaninaRua Turqueza, 721 - Prado

Boníssima DelikatessenAv. Raja Gabaglia - Gutierrez

Regional Oeste PBHAv. Silva Lobo - Grajaú

* Bancas, lojas de conveniência e supermercados da região

O Jornal do Gutierrez é uma publicação da: Rodrigo Scapolatempore MachadoCNPJ: 13.563.641/0001-04

[email protected]@jornaldogutierrez.com.br

EXPEDIENTEEditor ResponsávelRodrigo Scapolatempore - MTb 11.118/MG - JP

Diretora Vivian Coelho (31) 99769.1491

ImpressãoO Tempo Serviços Gráficos - (31) 2101.3807

Tiragem5.000 exemplares

Distribuição gratuita

Comercial: (31) 9 9769.1491www.jornaldogutierrez.com.br

Jornal do Gutierrez

@jornalgutierrez

O conteúdo das propagandas aqui veiculadas é de inteira e ex-clusiva responsabilidade dos respectivos autores e anunciantes envolvidos, conforme os artigos 45 e 49 do capítulo IV do Códi-go Brasileiro de Autoregulamentação Publicitária. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião do Jornal, sendo de inteira responsabilidade de seus autores.*As fotos sem crédito são de produção própria do jornal, com todos os direitos reservados.

Edição anterior

Pontos fixos de distribuição:

INSTITUCIONAL

Jornal do Gutierrez inova em suas plataformas online

* A participação dos moradores é essencial para a gente! Nos envie fotos, vídeos e notícias em tempo real,

marque @jornalgutierrez no Instagram e use nossas hashtags #curtaseubairro, #instagutz, #jornaldogutierrez

Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão impressa como seu carro-chefe, o

Jornal do Gutierrez está antenado nas inovações e exigências da nova era digital e na forma com que o jornalismo online está se desenvolvendo. Por isso, investe cada vez mais em seus canais digitais. O JG, que já era o jornal de bairro de BH com maior número de seguidores no Facebook, com mais de 10 mil pessoas, está à frente também no Instagram, rede social cada vez mais utilizada pelos meios de comunicação.

Atualmente, são mais de 5 mil seguidores e interação diária com o morador, que também nos abastece de fotos e notícias sobre o bairro e região, numa via de mão dupla democrática e transparente, sempre em prol das causas e interesses da região. No Instagram @jornalgutierrez, stories em tempo real, flagras de problemas no bairro – como as enchentes em fevereiro – e belas imagens são postadas diariamente. É por isso que nenhum jornal no mesmo perfil em Belo Horizonte tem tantos seguidores nesta rede como o JG.

SiteAtuando de maneira integrada, a equipe do Jornal do

Gutierrez também preparou mais uma novidade para o morador, a modernização e atualização de seu site, o www.jornaldogutierrez.com.br, que está ainda mais interativo, com design arrojado e com mais espaços para as notícias do bairro e região, além também de disponibilizar as edições impressas em PDF.

Sobre esta expansão, a publicitária Vivian Coelho, diretora do JG, afirma que o jornal sempre cresceu com o apoio e participação do morador e, apostar no conteúdo web e nas redes sociais, é uma forma de aumentar ainda mais esta interação. “Sabemos que o jornal é forte em sua versão impressa, mas o mundo de hoje pede que as mídias sejam integradas e as plataformas online devem acompanhar e trabalhar paralelo com o impresso, multiplicando informações e trazendo cada vez mais proximidade entre conteúdo e público”, explica.

SeminárioRecentemente, o jornal participou do seminário Reload

no Sebrae Minas com o tema “Mídias sociais para alavancar negócios”, onde se debateu estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas. Vale lembrar que o JG também usa as redes sociais como forma de divulgar seus clientes. “Precisamos estar de olho em como usar melhor cada vez mais estas preciosas ferramentas digitais para beneficiar nosso leitor, aumentar a retenção de conteúdo e por consequência fortalecer nossos patrocinadores”, completa a diretora.

Page 3: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

3

HISTÓRIA

Raízes de árvore “estouram”

calçada na Rua André Cavalcanti

fortalezaHotel Algarve O pacote de 7 dias inclui passagem aérea voando latam, transporte aeroporto / hotel / aeroporto, 6 diárias de hospedagem com café da manhã em hotel 3 estrelas e passeio.

Por apenas R$ 1.090Destino com saídas diárias.Preço por pessoa para saída em 24/outubro.

CVC gutieRRez(31) 2531-0757 | 98451-0920

Prezado cliente: preço por pessoa, em apartamento duplo com saída de Belo Horizonte, em voo classe econômica. Preços e datas de saída sujeitos a reajuste e disponibilidade. Ofertas válidas até um dia após a publicação deste anúncio. taxas de embarque cobradas pelos aeroportos não estão incluídas nos preços e deverão ser pagas por todos os passageiros. Condições de pagamento: parcelamento 0+10 ou 1+11 vezes sem juros no cartão de crédito, 1+9 ou 0+8 vezes sem juros no boleto bancário ou 12 vezes iguais com juros. ao optar pela condição de pagamento com parcelamento em 12 vezes iguais, os preços deverão ser recalculados para a inclusão da taxa de juros. Consulte taxa de juros no momento da compra. Sujeitos a aprovação de crédito. Consulte outras opções para pagamento de acordo com os produtos.

Avenida Francisco Sá, 787Em frente ao Posto Ipiranga.

estacionamento gratuito para clientes CVC Avenida Francisco Sá, 1001 (ao lado do Banco do Brasil). Obs.: solicite carimbo de gratuidade em nossa loja.

99414-8000

fÉrIaS CoM a CVCCom a família?Com os amigos?Com seu amor?

As férias que você quer, a CVC tem.

Uma árvore castanheira adulta está tirando o sossego de moradores, transeuntes e comerciantes da Rua André Cavalcanti, nas proximidades com cruzamento com Avenida Francisco Sá, em frente à Opus Papelaria, no Gutierrez. A empresária Sônia Costa, da loja Pititico, que fica em frente ao local do problema, fez a denúncia (foto).

Segundo ela, a árvore é muito grande e suas raízes extremamente fortes, o que está causando a danificação da calçada, que se

encontra já bastante irregular. “A calçada está quebrada, estufada. Já vimos pessoas, inclusive uma senhora, caírem aqui na porta e tivemos que chamar Samu”, alerta. Ela acrescenta que as raízes podem estar danificando parte hidráulica e de esgoto da rua. “As raízes vão penetrando nos imóveis, a situação é muito desagradável”.

Para a empresária, são três anos desde a entrada do processo com a Prefeitura para poda e supressão da árvore para que a situação se

resolva. “É tudo muito burocrático e continua nos gerando transtorno, sem contar os ratos que chegam das frestas provocadas pelas rachaduras”, completa.

Para mandar sua foto de algum flagra do bairro ou região, o email é [email protected]. Coloque informações adicionais, como localização, envolvidos, seu nome e profissão e detalhes do acontecimento.

Imagem rara da divisa de dois bairros da região

A fotografia da década de 1960 mostra a Avenida Raja Gabaglia, bem nas proximidades com o cruzamento com a Avenida do Contorno, na divisa entre os bairros Cidade Jardim e Gutierrez, onde hoje fica uma trincheira que torna o cenário bem diferente do da época. Ao fundo, casas populares. Muita terra, pouco movimento de carros e os barrancos ainda em fases iniciais para serem posteriormente “trabalhados”.

A foto registra o famoso “Nova BH-66”, projeto de intensificação de obras de canalização e asfaltamento que ocorreu no mandato do Prefeito Oswaldo Pieruccetti (1965-1967 e, posteriormente, 1971-1975).

O projetoO projeto “Nova BH-66” foi

uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte com a Escola de Arquitetura da UFMG e marcou o auge do processo em que o asfalto e o carro se transformaram em protagonistas das políticas urbanas de Belo Horizonte.

O projeto consistia em inúmeras obras por toda a cidade para atualizar

sua infraestrutura, já que a capital mineira se encontrava em péssimas condições, com buracos nas vias públicas, iluminação insuficiente ou inexistente, além do velho problema da falta de água.

No entanto, os principais focos eram a canalização dos córregos na região central, a ampliação do asfalto nas ruas, a criação de novas avenidas para melhorar o fluxo do trânsito e a substituição gradativa dos bondes e dos trólebus pelos ônibus movidos a diesel.

O projeto foi financiado pelo Governo Federal e por empréstimos junto a bancos. O período era marcado pelo início da Ditadura Militar no Brasil, que ocorreu entre 1964 e 1985.

Para enviar fotos, mande seu nome completo, data, origem da imagem e local para [email protected] ou, pelo nosso Facebook Jornal do Gutierrez ou Instagram @jornalgutierrez.

Fonte: skyscrapercity.com, retirado da página no facebook “Fotos Antigas de Belo Horizonte”.

FLAGRA

Page 4: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

www.fundacaotorino.com.br/centrodelinguas

www.facebook.com/centrodelingua

Aprenda italiano, vivenciando a cultura, ou inglês, experimentando a metodologia da Universidade de Oxford.

COMECE NO CENTRO DE LÍNGUAS DA FUNDAÇÃO TORINO, REFERÊNCIA NO ENSINO DE IDIOMAS. Aulas particulares ou em turmas. Você escolhe!

3289-4239Unidades: Prado,

Praça da Liberdade e Belvedere

MatRiCulAs AbeRtAs!

Page 5: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

5

Assembleia Legislativa. Construindo, com responsabilidade, a Minas que você quer.

Exerça sua cidadania.Conheça o trabalhoda ALMG. almg.gov.br

Nos últimos anos, a gestão da Assembleia soube enfrentar com responsabilidade grandes desafios: não deixou seu orçamento crescer acima da inflação e cortou gastos, com economia real de 45% com transporte, 86% na realização de eventos e muito mais. Trabalho sério que economizou o dinheiro de todos os mineiros sem deixar de cuidar do que é importante para nossa Minas Gerais.

Loja de artigos infantis, Pititico, muda sede do Barroca para o Gutierrez

EMPRESA

A loja Pititico Kids, voltada à moda infantil (roupas e calçados) e brinquedos para crianças, aposta na força do público consumidor local para prosperar em 2018. Visto isso, a sede da empresa foi transferida do bairro Barroca para um dos pontos mais nobres do Gutierrez, com alta circulação de pessoas que moram ou trabalham na região. A nova unidade está na Rua André Cavalcanti em frente à Papelaria Opus, na proximidade do cruzamento com a

Avenida Francisco Sá.Para o proprietário Paulo Maurício

Ribeiro dos Santos, além da melhor localização, a ideia passou também pela modernização e melhora do espaço para os clientes. “Mudamos para uma loja bem maior, que nos possibilita melhorar o atendimento à clientela e a exposição dos nossos produtos, destinados a crianças de 0 a 14 anos”, diz.

Segundo ele, uma ampla reforma foi feita na loja, customizada para

agradar aos pequenos e seus pais, visando a praticidade. “Temos hoje uma loja atraente, colorida e com um exclusivo espaço kids para que os pais, tias ou avós consigam procurar tranquilamente os produtos enquanto suas crianças estão entretidas com as brincadeiras”, acrescenta.

Sobre a mudança, Santos aposta na força do consumidor do Gutierrez e também na falta de lojas do mesmo perfil no bairro. “Há um senso comum de carência de produtos infantis na

região, por isso, a aceitação da Pititico está sendo muito grande, seja pela diversidade de produtos, seja pelos preços bastante justos, conferindo uma excelente relação custo/benefício. Estimamos um percentual de 75% de novos clientes oriundos da própria região do Gutierrez”, afirma. Mix

Além da mudança de loja, os produtos também passarão por alterações. “Relativo ao mix de produtos, estamos refazendo a estratégia de compras, reforçando marcas conceituadas como Milon e Brandili. Procuramos atender às necessidades de nossos clientes com uma gama de produtos bastante completa”. Para ele, a expectativa para o segundo semestre é de espantar a crise e gerar crescimento contínuo. “O objetivo é um aumento nas vendas em torno de 25%”, acrescenta. Projeto

O projeto Pititico começou em 2012 com a unidade Barroca, como

proposta de um trabalho para atender as crianças de forma diferente, com acolhimento e carinho, segundo ele. “A loja Gutierrez vem com uma proposta mais arrojada, facilitada pelo aumento do espaço físico, onde se pôde customizar melhor o espaço kids, além da possibilidade de promover alguns eventos infantis”, completa o empresário.

Page 6: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

6

CAPITAL

Tráfego irregular de carretas de minério na MG-030 em debate

Na quinta-feira, dia 21, às 10h, ocorreu uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para debater o tráfego irregular de carretas de minério na MG-030, principal rodovia que liga Nova Lima a Belo Horizonte. O autor do requerimento é o deputado estadual Fred Costa, vice-presidente da Comissão de Assuntos Municipais, que já havia realizado outras duas audiências públicas para debater o mesmo assunto em 2015 e em 2016.

O parlamentar lembra que

Em 2016 justiça determinou a proibição do escoamento de minério na principal rodovia

que liga Nova Lima a Belo Horizonte, mas empresas continuam descumprindo a norma

educacao.mg.gov.br

PRAZO SEM PRORROGAÇÃODE 11 A 22 DE JUNHO DE 2018

PODEM SE CADASTRAR• Crianças com 6 anos completos ou que vão completar essa idade até 30 de junho de 2019.

• Candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Ensino Fundamental.

• Alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares.

COMO FAZER O CADASTRO• O cadastro deverá ser feito via internet pelo site www.pbh.gov.br (também para a Educação Especial).

Caso você não tenha acesso à internet, procure a Diretoria Regional de Educação (DIRE) do seu bairro.

• No dia da matrícula, é necessário levar para a escola os seguintes documentos (originais e cópias):

- Certidão de nascimento do candidato ou Carteira de Identidade.

- CPF do candidato, caso possua.

- Comprovante de endereço (preferencialmente uma conta de luz recente).

- Comprovante de escolaridade para alunos transferidos de escolas particulares ou jovens que desejam retornar aos estudos.

FIQUE ATENTO E GARANTA A VAGA DO SEU FILHO NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA

Para crianças com 6 anos completos ou que vão completar essa idadeaté 30 de junho de 2019.

CADASTRAMENTOESCOLAR 2019

www.pbh.gov.br

PELA INTERNET

a rodovia não é adequada para receber as carretas, pois devido ao acelerado crescimento residencial e comercial na região, a via passou a ter características urbanas. “Há muita gente que transita diariamente pela rodovia para ir ao trabalho, ter acesso a supermercados ou para sair de casa por qualquer outro motivo. Há escolas e comércio nas proximidades, de modo que a MG-030 seja praticamente uma avenida urbana. Portanto, é inaceitável a presença das carretas, que trazem um risco iminente de acidentes na pista, que já é íngreme, estreita e extremamente perigosa para o motorista”, disse Fred Costa.

HistóricoDesde novembro de 2014, as

carretas começaram a descumprir o Termo de Ajustamento de Conduta que delimitou um outro trajeto para o

escoamento do minério na região. Em março de 2015, Fred Costa realizou uma audiência pública na ALMG para tratar sobre os principais problemas enfrentados pelosmoradores na rodovia, incluindo a presença das carretas. Em decorrência da audiência pública, o Ministério Público e a Associação Geral do Vale dos Cristais acordou com as mineradoras só transitariam do período das 22h às 5h.

Moradores denunciaram que as carretas estavam transitando em horários diferentes do acordado, e em março de 2016 Fred Costa realizou nova audiência pública - desta vez no Colégio Santo Agostinho. O debate contou com uma forte presença não só de moradores, como também de pais e alunos da escola, que diariamente sofrem com o risco de acidentes, devido à presença intensa das carretas. No dia 10 de maio do mesmo ano, o Tribunal de Justiça

de Minas Gerais (TJMG) decidiu em 2ª instância favoravelmente à uma decisão da Promotoria de Justiça de Nova Lima, proibindo definitivamente o transporte de finos de minério pela MG-030.

Complicações no Complexo da Mineração Serra do Taquaril

Outro assunto que também será discutido na audiência pública

serão as complicações referentes à atividade das mineradoras nas proximidades da Serra do Curral. Segundo informações do Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Empresa de Mineração Pau Branco (Empabra) na mina Corumi, no Bairro Taquaril, estaria ameaçando a Serra do Curral, um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte.

Page 7: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

7

Região Oeste recebe a 28ª edição da Expocachaça

De 7 a 10 de junho, Belo Horizonte recebeu a maior e mais importante feira de cachaça do mundo. Considerada a vitrine mundial da bebida, a Expocachaça, que ocorre no Expominas, Gameleira, Zona Oeste de BH, comemorou 21 anos em 2018 e recebeu um público de 80 mil pessoas nos quatro dias de festival. A feira recebeu produtores de Minas Gerais e outros 20 estados, apresentando diversas marcas da bebida para comercialização, totalizando 150 expositores. Além disso, o sucesso do evento está na sua concepção de Feira e Festival, que traz uma programação eclética, unindo de forma harmônica o entretenimento, cultura, gastronomia e negócios.

José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça, explica que a feira tem um papel de protagonista na visibilidade e no status de destilado nobre atingidos pela cachaça, retirando a bebida do gueto a que esteve relegada por muitos anos, promovendo sua divulgação nos mercados interno e externo. “O sucesso do evento está na sua concepção de Feira e Festival, com uma proposta aberta a novos expositores e uma programação mais eclética e complementar, em que negócios, lazer, entretenimento, gastronomia, turismo, cultura e espetáculo interagem e convivem em harmonia”, ressalta.

Um dos destaques desta edição são os 75 anos da cachaça Havana, que lançará uma garrafa comemorativa durante a feira. Além disso, essa edição marca também a comemoração dos 85 anos do Sindibebidas, 70 anos dos Alambiques Santa Efigênia, além dos 30 anos da ANPAQ (Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da

Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique).

Segundo Geraldo Santiago, diretor da Havana, esta é uma data muito importante e merece ser comemorada à altura. “Por isso resolvemos, pela primeira vez, lançar essa garrafa especial comemorativa. A edição é limitada

e as garrafas são numeradas de 1 a 1000. Não poderia ter palco melhor para esta festa que a Expocachaça, evento tão importante para o nosso setor.”

Outro destaque deste ano é a presença da carreta Alambique-Escola Brasil de capacitação e aperfeiçoamento da mão-de-obra da cadeia produtiva e de valor do agronegócio da cachaça. A iniciativa atende a demanda dos estados, levando até os produtores o conhecimento necessário para produzirem com qualidade e dentro dos padrões legais exigidos pelo mercado de bebidas destiladas no mundo, tornando a cachaça um produto mais competitivo. O projeto é uma realização do CBRC - Centro de Referência da Cachaça, a Truckvan, com a parceria da empresa Alambiques Santa Efigênia e EMATER-MG. Ela conta com um alambique de cachaça, coluna de álcool, laboratório, sala de aulas para 15 alunos, biblioteca e videoteca.

Outro destaque da Expocachaça é a 12ª. edição o Brasil Bier, festival que acontece dentro da feira e que apresenta

EVENTO

as principais microcervejarias do cenário nacional. Os ingressos poderão ser adquiridos antecipadamente, através do site www.expocacahaca.com.br, ou na bilheteria. Os valores são R$40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). A 28ª edição da Expocachaça conta com a parceria da Liberdade FM, apoio da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte e o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Suggar e Governo de Minas.

7ª Avaliação às CegasA Feira contou também com

a 7ª Avaliação com Degustação às Cegas e Classificação das Cachaças dos Expositores da 28ª Expocachaça. O concurso é realizado por profissionais altamente qualificados e coordenados por Lorena Simão, do LABM – Laboratório Amalize Maia, Renato Frascino, coordenador de diversos cursos de bebidas

e técnico sensorial de alimentos e bedidas, e Renato Costa, presidente da ABS – Associação dos Somelieres do Brasil – MG.

Segundo José Lúcio, o objetivo é avaliar a evolução e a qualidade dos produtos das diversas

regiões produtoras de cachaça do país, presentes no evento, sob o ponto de vista sensorial e organoléptico, sinalizando para o mercado brasileiro e internacional o alto nível da produção da bebida em suas diversas categorias e apresentações.

SOLIDARIEDADE

Ronda Noturna levacobertores e roupas no frio a moradores de rua

Mais uma Ronda Noturna, iniciativa solidária da juventude do Gutierrez que visa dar assistência a moradores de rua, foi realizada no dia 19 de junho, terça-feira, no período da noite. Jovens do bairro se reuniram na Paróquia e partiram para a região central de Belo Horizonte atrás de quem precisa, contemplando também pessoas carentes do Gutierrez, Santo Agostinho e Barro Preto. Devido à época do ano, o foco das doações foi em cobertores e roupas de frio, além de materiais de higiene e comida, como de costume.

Em abril, a iniciativa já havia batido recordes. “A Ronda de Páscoa, como chamamos, foi a maior já realizada, e atendeu mais de 200 moradores de rua com a participação de 30 jovens do bairro e região. É uma satisfação enorme estar envolvido neste tipo de colaboração, onde podemos enxergar o amor e a gratidão nos olhos de quem precisa”, afirma Danilo Maia, um dos organizadores do evento.

Desta vez, o mesmo empenho dos participantes fez com que os números positivos fossem repetidos. Segundo ele, é impressionante a recepção dos moradores de rua quando nossa ajuda chega, trazendo um pouco de dignidade para quem precisa. “Eles ficam deslumbrados com pequenas ajudas e atitudes, mesmo que seja apenas uma boa conversa, o que nos comove.

Nesta época, é necessário também pensar nas roupas devido ao frio”, acrescenta.

Iniciativa já tem mais de sete anos de existência

Com intuito de ajuda e amor incondicional ao próximo, a Ronda Noturna é um projeto que já deu o que falar em toda cidade e tem sete anos de existência. Geralmente, os jovens da região saem à noite traçando um percurso pelos bairros da Região Oeste, partindo do Gutierrez, levando comida (pães e sucos), roupas de frio, materiais de higiene e um “ombro amigo” para proporcionar um pouco de alegria aos moradores de rua.

Em algumas edições, a Ronda também foi direcionada aos moradores do abrigo municipal de Belo Horizonte. Como os próprios organizadores gostam de afirmar, “as doações de comida e roupas servem como pretexto para estar na companhia dos nossos irmãos, escutá-los, tocar um violão, conhecer suas histórias, e fazermos juntos uma breve oração”, diz o lema dos participantes.

Mais informações sobre as próximas rondas e sobre como participar podem ser encontradas na própria Paróquia Santíssima Trindade, Praça Leonardo Gutierrez, 125, ou pelo telefone 31-3334-1188. Você pode ver mais detalhes também no grupo “Ronda Noturna” no Facebook.

Page 8: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

8

Tem novidade por aqui!MODA

A coluna de moda este mês está um pouco diferente. Gostaria de comunicar a todos os leitores a parceria entre o blog Garota Te Conto Tudo da Bele Machado (eu) com o Jornal Gutierrez.

O blog Garota te Conto Tudo aborda assuntos sobre moda, cinema, celebridades e gastronomia. Ele vem para agregar mais informações, interatividade e proximidade com você. Iremos ampliar nossa coluna de moda muitas dicas. E para você que ama uma boa comida, daremos dicas e informações também da área da gastronomia em Bh.

Além disso, teremos um espaço maior para o anunciante. Uma expansão no alcance dos anúncios na internet. O blog Garota Te Conto Tudo atinge aproximadamente quase 100 mil views mensais mais o alcance do jornal Gutierrez, impresso e online, impactaremos aproximadamente 500 mil pessoas.

E para iniciar essa proximidade, que tal, para nossa próxima coluna de moda você nos dar uma sugestão? Qual assunto ou dica você gostaria de ver aqui? Mande sua sugestão para:

Lipocavitação

/ Depilação a laser

Bele Machado - blogueira do blog

Garota Te Conto TudoCONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

(31) 3373.3812 - 99822.5428Rua Gama Cerqueira, 161 sala 6 - Próximo da Barão e Silva Lobo

Clínica Geral PróteseOrtodontia Cirurgia (Implantes)Endodontia (canal)RT: Maria Deise Araújo Coelho - CRO MG6096

CONSULTÓRIOODONTOLÓGICO

(31) 3373.3812 - 99822.5428Rua Gama Cerqueira, 161 sala 6 - Próximo da Barão e Silva Lobo

Clínica Geral PróteseOrtodontia Cirurgia (Implantes)Endodontia (canal)RT: Maria Deise Araújo Coelho - CRO MG6096

Page 9: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

9

Planejamento urbano: mitos, questões e desafios

Em pouco mais de 50 anos, saímos de um país majoritariamente rural para um país que apresenta mais de 80% de sua população urbana. Como este processo aconteceu com pouco planejamento, hoje pagamos o preço pelo caos urbano em diversas questões: mobilidade, distribuição de água e energia, coleta e destinação de lixo e esgoto e etc. Mas, através dos erros, devemos fazer uma leitura crítica do que foi falho e trabalhar na construção de estratégias para o futuro.

O planejamento urbano não deve ser confundido com o projeto de uma cidade, pois o projeto tem menos compromisso com suas implicações, ao contrário do planejamento que busca visualizar a complexa rede de interferências da cidade e prevenir suas ameaças. Ele deve ser pensado como um processo contínuo que precisa periodicamente de revisões.

Já um projeto, muitas vezes é apenas uma ideia desejável, mas não tem o empenho de pensar na amplitude de seus impactos. Vou

dar um exemplo: empreendedores que decidem fazer o projeto de um shopping estão preocupados com a viabilidade financeira do negócio, e na maioria das vezes esta é a única preocupação que orienta o processo, em torno da solução deste único quesito: o lucrodos investidores.

Porém, um shopping pode gerar impactos negativos para seu entorno imediato ou até mesmo para uma cidade inteira. Por isso, deve-se regular esse processo, para que o empreendimento viabilize somente onde a lei já prevê o estabelecimento de grandes instalações, e o processo deve ser orientado para amenizar possíveis impactos.

Lei de ocupação O Planejamento Urbano

fica vinculado ao poder público (sobretudo a prefeitura), que tem o dever de orientar a legislação urbana e os trâmites para a organização da cidade. Uma de suas principais ferramentas é a “Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS)”. Esta lei, específica para cada cidade, determina

principalmente qual é o tipo de uso (residencial, comercial ou industrial) que pode existir em cada bairro ou região. E também define o porte (pequeno, médio ou grande) das unidades e a

SUSTENTABILIDADE

*Henrique Eduardo AraújoArquiteto Urbanista e

Mestre pela UFMGSócio do ARQ 9 ARQUITETURA

[email protected]

possibilidade de verticalização e adensamento.

A ordenação da cidade fica vinculada à burocracia, para a aprovação de projetos, com a limitação de área construída, altura e etc. Aos olhos comuns, essa burocracia é vista apenas como um aspecto negativo, um empecilho aos interesses particulares. Mas o ponto positivo é justamente o fato de ela conter estes interesses, que interferem nos coletivos.

A Constituição Brasileira (1988) introduz na legislação brasileira o conceito da “função social da propriedade”, e nos proporciona a leitura de que mesmo que uma pessoa seja proprietária de uma gleba, lote, ou edificação, ela não possui autonomia para fazer o que bem entender de seu imóvel, porque dependendo da destinação de uma propriedade particular esta poderá intervir na vida de outras pessoas. Imagine uma fábrica de carvão próximo a

LCMPa r q u i t e t u r a

RESIDENCIAL COMERCIAL DESING DE AMBIENTES

LEONARDO COELHO & MARINA DE PAULO

www.lcmparquitetura.com Rua Maria Macedo, 233, Sala 704, Nova SuissaBelo Horizonte - MG

(31) 99564-1491 | (31) [email protected]

um parque, ou um arranha-céu fazendo sombra em dezenas de casas em um bairro residencial.

ImpunidadeO problema é que a legislação

urbana é constantemente burlada pelo famoso “jeitinho brasileiro”. Inclusive vale lembrar que há também a impunidade dos gestores públicos que rompem com o Planejamento Urbano, desrespeitando os Planos Diretores e alterando leis urbanísticas em favorecimento de empresários, muitas vezes através de subornos. Se quisermos um futuro melhor para nossas cidades, precisamos aproximar o quanto antes a sociedade civil ao tema do urbanismo.

Page 10: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

10

BH Fight2526.9085

Rua Contria, 1439Grajaú

BH Fight Team2526.0396

Rua Peperi, 291Nova Granada

31 8205.6080 @bhfight facebook.com/academiabhfight

✓ Muay Thai✓ Boxe✓ MMA✓ Jiu Jitsu (adulto e infantil)

✓ Taekwondo (adulto e infantil)

✓ Capoeira (adulto e infantil)

✓ Muay Thai✓ Boxe✓ MMA✓ Jiu Jitsu (adulto e infantil)

✓ Taekwondo (adulto e infantil)

✓ Capoeira (adulto e infantil)

✓ Funcional Fight✓ Musculação✓ Kids✓ Krav Maga✓ Kick Boxing✓ Judô Infantil

✓ Funcional Fight✓ Musculação✓ Kids✓ Krav Maga✓ Kick Boxing✓ Judô Infantil

✓ Zumba✓ Musculação✓ Spinning✓ Localizada✓ Treino Funcional✓ Pilates✓ GAP

✓ Zumba✓ Musculação✓ Spinning✓ Localizada✓ Treino Funcional✓ Pilates✓ GAP

BH Fight2526.9085

Rua Contria, 1439Grajaú

BH Fight Team2526.0396

Rua Peperi, 291Nova Granada

Ganho de capital na venda de imóveis

Conforme noticiado amplamente pelas mídias, a instabilidade econômica dos últimos anos adiou, para muitas pessoas, o sonho da casa própria.

Todavia, é possível verificar que esse cenário vem se modificando, reaproximando os investidores para o setor, sobretudo dos imóveis residenciais. É o que aponta as pesquisas realizadas pelo Sinduscon-MG , que relata que pelo segundo ano consecutivo, as vendas de apartamentos na capital mineira superaram os lançamentos.

Com o aumento das operações de compra e venda de Imóveis, é crucial que as partes analisem previamente a tributação gerada nessas negociações, afinal, com o emaranhado de normas vigentes, a leitura equivocada da legislação poderá acarretar no recolhimento indevido pelos envolvidos.

No que tange ao vendedor, o Imposto de Renda,é sem dúvidas o que merece maior atenção.

Importante esclarecer que o IR (sigla para Imposto de Renda), na verdade, só é devido quando existe o conhecido ganho de capital. Em outras palavras, o vendedor só precisa recolher o imposto se conseguir vender o bem por um valor maior do que o valor que pagou por esse mesmo bem.

Entretanto as normas legais que regem o referido imposto concedem isenções e abatimentos que, bem analisados, poderão acarretar em

uma expressiva economia tributária. Para melhor compreensão (deixando de lado discussões mais específicas), segue abaixoas principais possibilidades de abatimento do IR devido na venda de um imóvel:

IsençãoTodos os contribuintes que

venderam imóvel único por um valor inferior a R$ 440 mil estão automaticamente isentos do pagamento de imposto sobre o ganho de capital, desde que não tenham efetuado, nos últimos cinco anos, alienação de outro imóvel a qualquer título, tributada ou não.

Também será isento o ganho de capital obtido com a venda de um imóvel que for utilizado para a compra de outro imóvel residencial, desde que essa compra aconteça em até 180 dias da venda. Da mesma forma, está isenta do pagamento de imposto a venda dos imóveis que foram adquiridos até 1969.

Porém, das dispensas no recolhimento do IR, destaca-se o art. 121 do Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99).

Mencionada isenção refere-se a permuta exclusivamente de unidades imobiliárias, objeto de escritura pública, sem recebimento de parcela complementar em dinheiro, denominada torna, exceto no caso de imóvel rural com benfeitorias.

Ou seja, não haverá o recolhimento do IR nas operações que tenham como objeto a troca de uma ou mais unidades imobiliárias, realizadas sem o pagamento por uma das partes de parcela complementar em dinheiro.

Nesses casos, é necessário que o permutante considere, para os fins tributários, como valor do bem havido em decorrência da realização da permuta, aquele constante em sua declaração de bens relativamente ao bem dado na operação. Assim, o “novo” imóvel, entrará em seu patrimônio pelo mesmo valor do “antigo”.

É comum depararmos com contribuintes que desconhecem

dos procedimentos legais para caracterização da permuta sem torna, realizando, por diversas vezes, o recolhimentoequivocado do tributo.

ReduçõesAlém das isenções, a legislação

concede importantes reduções no recolhimento do ganho de capital.

Um importante instrumento redutor é a declaração correta no Imposto de Renda com os gastos com reforma ou ampliação do imóvel.

Essas despesas aumentam o valor do custo de aquisição, resultando em um ganho de capital menor e, consequentemente, em uma diminuição no imposto de renda. A redução não será automática. Desta

IMÓVEIS

forma, é necessário que o contribuinte atualize seu Imposto de Renda no ano calendário que ocorreu a reforma ou ampliação deste bem.

Ademais, para os imóveis antigos (adquiridos entre 1969 e 1988) ocorrerá também uma importante redução. Nestes casos, quem vender bens comprados nesta época pagará menos imposto sobre o ganho de capital, de forma progressiva.

A forma de redução é complexa, mas pode chegar até a 100%, não ocorrendo assim, o recolhimento do tributo.

Para auxiliar nestes cálculos a Receita Federal do Brasil disponibiliza o Programa de Apuração de Ganhos

de Capital (GCap) . Neste programa, o contribuinte poderá preencher todas as informações da transação, como os dados do imóvel, o tipo de transação e o ano no qual o bem foi adquirido.

Pela complexidade dos cálculos, é aconselhável que antes de efetuar a venda do imóvel, seja realizado as simulações e preenchimentos do GCAP.

Com os valores em mãos, o vendedor poderá estimar de forma mais precisa os efetivos recolhimentos do Ganho de Capital tendo, inclusive, um conhecimento prévio dos valores a serem recolhidos para o Fisco.

Gustavo Fernandes Cordeiro, advogado

Page 11: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

11

OESTE

, impermeabilizações

Declividade acentuada dificulta construção de rampa no Nova Granada

Após receber demandas da comunidade, que solicita medidas para melhoria da acessibilidade, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizou recentemente visita técnica ao cruzamento entre as ruas França e Conselheiro Joaquim Caetano, no Bairro Nova Granada, Região Oeste da capital. O objetivo foi vistoriar um barranco com uma extensa e inclinada escada, que segundo os moradores dificulta o acesso de pessoas com deficiência. A comunidade reivindica a construção construção de uma rampa para abertura de uma rua nesse trecho. No local, em diálgo com moradores e a BHTrans, a Comissão constatou que a intervenção é inviável, devido ao declive acentuado e ao custo da obra. Entretanto, em função da falta de sinalização e do risco de acidentes, o colegiado propôs a instalação de uma mureta de proteção no início da via. A atividade foi requerida pelo vereador Carlos Henrique (PMN)

Segundo o assessor da presidência da BHTrans, Marcos

Vinicius da Silva, mesmo que fosse realizada a intervenção, devido à grande inclinação do trecho, o trânsto de veículos não seria viável. Outro ponto destacado é que existem residências no entorno e a construção de uma rampa inviabilizaria o acesso dos moradores.

Ele ressaltou, ainda, que o rebaixamento da rua teria um custo muito alto, impactando estruturas subterrâneas, como as de telefonia e de água.

Conforme concluiu o vereador Carlos Henrique, a abertura da via não resolveria o problema de acesso de pessoas que fazem uso de cadeiras de rodas, nem tampouco dos motoristas. Salientando que dará esse retorno à comunidade, o vereador salientou o custo elevado da obra, que dificultaria a sua execução; e que a intervenção ameaçaria, também, a própria segurança da comunidade.

GuardrailNa oportunidade, o parlamentar

defendeu ainda a instalação de um guardrail, mureta metálica de

Centro de Saúde Ventosa, no bairro Nova Granada, recebe

comitiva parlamentarObjetivo foi avaliar qualidade da infraestrutura, das condições sanitárias e de atendimento

O Centro de Saúde Ventosa, localizado no Bairro Nova Granada, Região Oeste da Capital, recebeu visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento, no dia 4 de maio. De acordo com o requerente da atividade, vereador Irlan Melo (PR), o objetivo foi averiguar d e n ú n c i a s relativas ao mau estado de c o n s e r v a ç ã o do posto e à suposta ineficiência no atendimento. Segundo o vereador, a expectativa é visitar todas as unidades da Regional Oeste, até o fim deste ano. A proposta é compreender as necessidades

dos moradores no tocante à demanda por medicação, à disposição de pessoal, às condições sanitárias e de infraestrutura.

Após a avaliação, relatório com os principais achados da visita foi encaminhado ao Poder Executivo,

no intuito de agilizar soluções para os problemas eventualmente encontrados.

F o r a m c o n v i d a d o s p a r a

a atividades o secretário municipal de Saúde, Jackson Pinto, e o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta.

proteção, no início da Rua França, no intuito de eliminar o risco de acidentes. “Os veículos que vêm da rua de baixo não têm noção da existência de um barranco logo adiante e que a Rua França não é asfaltada e podem acabar saindo da pista”, alertou.

Comunidade revindicou abertura de via e intervenções para assegurar a acessibilidade de pessoas com deficiência

Page 12: - 99769.1491 Ano VIII - N. 73 ...jornaldogutierrez.com.br/uploads/edicao/2018/07/20-06-2018... · Jornal é o mais seguido nas redes sociais do seu segmento em BH Embora tenha a versão

12

DIGITAL

Sebrae Minas realiza, pela primeira vez, evento de grande porte sobre mídias digitais

A Pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela RockContent, mostrou que 94,4% das empresas estão nas mídias sociais. A visibilidade (85,3%) e a interação com o público (64,8%) proporcionadas pelas redes sociais foram os principais motivos que levaram as empresas a criar um perfil. O fato de a concorrência estar presente nesse meio também serviu como motivação para 13,6% do total. O estudo (realizado de outubro a novembro de 2017) consultou 1278 empresários/funcionários.

Para as micro e pequenas empresas que querem ampliar sua participação no ambiente digital, o Sebrae Minas, localizado na Avenida Barão Homem de Melo, Nova Suissa, realizou, entre 17 a 19 de maio, o Reload – Seminário de Marketing Digital. Com informações, tendências e novidades, o seminário trouxe para Belo Horizonte grandes especialistas nacionais e internacionais.

Dentre os convidados, a publicitária Vivian Coelho, diretora

do Jornal do Gutierrez (foto à direita), esteve presente. Para ela, o seminário veio em uma boa hora, no momento em que o JG está investindo nas suas redes sociais e site. “Hoje em dia, temos que estar conectados. Uma mídia jornalística precisa ser integrada, conectar o impresso com plataformas online atuantes. Este é nosso objetivo, e por isso estamos aqui nos atualizando”, afirma.

Os empresários que utilizam as mídias sociais em seus negócios garantem que estratégias bem implementadas podem alavancar negócios. É o caso da arquiteta Thaís Mendes. Ela começou a trabalhar como decoradora quando ainda era estudante de arquitetura. Depois de formada se deparou com as dificuldades do mercado. “Um dos maiores desafios é a precificação. Eu não sabia como cobrar pelos meus serviços”, diz.

No final de 2016, a arquiteta formalizou sua empresa e criou um perfil profissional no Instagram.

Também sentiu a necessidade de se capacitar, assim começou a fazer cursos de Finanças, Empreendedorismo e Marketing Digital. A arquiteta publica posts com informações úteis para pessoas interessadas em fazer reformas e projetos arquitetônicos. “Explicar um projeto, postar fotos e conteúdo, isso dá muito engajamento de público”, afirma. Assim Thaís viu aumentar seu número de seguidores (hoje são mais de 8 mil), sendo que alguns deles se transformaram em clientes.

A empresária nunca contratou uma consultoria especializada em marketing digital. Preferiu se capacitar, testar estratégias, conhecer o perfil de seu público e hoje ensina outros arquitetos a lidarem com mídias sociais. “Fiz um encontro de arquitetos pelo Sympla e deu super certo. Pretendo continuar, abordando outros temas de interesse desses profissionais”, diz.

O empresário Geraldo Morais,

do Rota BH Hostel, utilizava as mídias sociais, mas percebia que faltava algo para o negócio decolar no ambiente digital. “Eu fazia posts, no entanto não dava repercussão”, pontua. O empresário contratou um profissional especializado para ajudá-lo a criar e implementar uma estratégia para mídias sociais. “Tivemos um resultado fenomenal em pouco tempo”, ressalta.

Uma das maiores vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados. De acordo com o analista do Sebrae Minas, Marcelo Massensini, a mensuração ajuda as empresas a conhecerem melhor seu público, descobrir seus assuntos de interesse, testar estratégias que dão certo e corrigir ações que não estão surtindo efeito. “Se o empresário escolher boas ferramentas e estratégias de marketing digital poderá se aproximar de seus clientes e ampliar sua presença no mercado”, afirma.

Seminário Reload, com participação do Jornal do Gutierrez, debateu estratégias de marketing digital para micro e pequenas empresas

f

De 0 a 14 anos