37
Por Domingos A. Lammoglia

10. BOTNICA_O Reino Protista

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Por Domingos A. Lammoglia

Page 2: 10. BOTNICA_O Reino Protista

O reino Protista compreende os protozoO reino Protista compreende os protozoO reino Protista compreende os protozoO reino Protista compreende os protozoáááários (filo rios (filo rios (filo rios (filo Protozoa) e as algas, que nas classificaProtozoa) e as algas, que nas classificaProtozoa) e as algas, que nas classificaProtozoa) e as algas, que nas classificaçççções anteriores eram ões anteriores eram ões anteriores eram ões anteriores eram colocados, respectivamente, no reino Animal e no reino Vegetal. colocados, respectivamente, no reino Animal e no reino Vegetal. colocados, respectivamente, no reino Animal e no reino Vegetal. colocados, respectivamente, no reino Animal e no reino Vegetal. ÉÉÉÉ formado por organismos uni e pluricelulares, eucariontes, formado por organismos uni e pluricelulares, eucariontes, formado por organismos uni e pluricelulares, eucariontes, formado por organismos uni e pluricelulares, eucariontes, heterheterheterheteróóóótrofos e auttrofos e auttrofos e auttrofos e autóóóótrofos, e que apresentam organelas para trofos, e que apresentam organelas para trofos, e que apresentam organelas para trofos, e que apresentam organelas para locomolocomolocomolocomoçççção como os pseudão como os pseudão como os pseudão como os pseudóóóópodos, os flagelos e os cpodos, os flagelos e os cpodos, os flagelos e os cpodos, os flagelos e os cíííílios.lios.lios.lios.

A cA cA cA céééélula dos protistas lula dos protistas lula dos protistas lula dos protistas éééé mais organizada e complexa que a mais organizada e complexa que a mais organizada e complexa que a mais organizada e complexa que a dos seres pertencentes ao reino Monera. Em muitos protistas dos seres pertencentes ao reino Monera. Em muitos protistas dos seres pertencentes ao reino Monera. Em muitos protistas dos seres pertencentes ao reino Monera. Em muitos protistas observaobservaobservaobserva----se, alse, alse, alse, aléééém dos ribossomos, a existência de organelas m dos ribossomos, a existência de organelas m dos ribossomos, a existência de organelas m dos ribossomos, a existência de organelas membranosas citoplasmmembranosas citoplasmmembranosas citoplasmmembranosas citoplasmááááticas, como o retticas, como o retticas, como o retticas, como o retíííículo endoplasmculo endoplasmculo endoplasmculo endoplasmáááático, tico, tico, tico, mitocôndrias, plastos, complexo demitocôndrias, plastos, complexo demitocôndrias, plastos, complexo demitocôndrias, plastos, complexo de GolgiGolgiGolgiGolgi....

PROZOPROZOPROZOPROZOÁÁÁÁRIOSRIOSRIOSRIOS

Os protozoOs protozoOs protozoOs protozoáááários (do gregorios (do gregorios (do gregorios (do grego protosprotosprotosprotos, primitivo, primeiro,, primitivo, primeiro,, primitivo, primeiro,, primitivo, primeiro, zoonzoonzoonzoon,,,,animal) são seres unicelulares, isolados ou coloniais, eucariontanimal) são seres unicelulares, isolados ou coloniais, eucariontanimal) são seres unicelulares, isolados ou coloniais, eucariontanimal) são seres unicelulares, isolados ou coloniais, eucariontes es es es e hetere hetere hetere heteróóóótrofos, encontrados nas trofos, encontrados nas trofos, encontrados nas trofos, encontrados nas ááááguas:doce e salgada, em solos guas:doce e salgada, em solos guas:doce e salgada, em solos guas:doce e salgada, em solos úúúúmidos e sobre organismos ou no seu interior. A maioria midos e sobre organismos ou no seu interior. A maioria midos e sobre organismos ou no seu interior. A maioria midos e sobre organismos ou no seu interior. A maioria éééé de vida de vida de vida de vida livre, mas muitas esplivre, mas muitas esplivre, mas muitas esplivre, mas muitas espéééécies são parasitas de outros animais, cies são parasitas de outros animais, cies são parasitas de outros animais, cies são parasitas de outros animais, incluindo o homem, no qual provocam doenincluindo o homem, no qual provocam doenincluindo o homem, no qual provocam doenincluindo o homem, no qual provocam doençççças graves como o as graves como o as graves como o as graves como o mal de Chagas e a malmal de Chagas e a malmal de Chagas e a malmal de Chagas e a maláááária. ria. ria. ria.

Page 3: 10. BOTNICA_O Reino Protista

EstruturaEstruturaEstruturaEstrutura

Sendo unicelulares, os protozoSendo unicelulares, os protozoSendo unicelulares, os protozoSendo unicelulares, os protozoáááários apresentamrios apresentamrios apresentamrios apresentam----se se se se constituconstituconstituconstituíííídos por membrana, citoplasma e ndos por membrana, citoplasma e ndos por membrana, citoplasma e ndos por membrana, citoplasma e núúúúcleo.cleo.cleo.cleo.

A A A A membrana plasmmembrana plasmmembrana plasmmembrana plasmááááticaticaticatica em nada difere das membranas em nada difere das membranas em nada difere das membranas em nada difere das membranas encontradas em outras cencontradas em outras cencontradas em outras cencontradas em outras céééélulas. Em alguns protozolulas. Em alguns protozolulas. Em alguns protozolulas. Em alguns protozoáááários como orios como orios como orios como oParamecieumParamecieumParamecieumParamecieum, apresenta, apresenta, apresenta, apresenta----se mais espessa, recebendo, então, o se mais espessa, recebendo, então, o se mais espessa, recebendo, então, o se mais espessa, recebendo, então, o nome de nome de nome de nome de pelpelpelpelíííícula.cula.cula.cula. A pelA pelA pelA pelíííícula permite aos seres que a possuem cula permite aos seres que a possuem cula permite aos seres que a possuem cula permite aos seres que a possuem conservar uma forma constante.conservar uma forma constante.conservar uma forma constante.conservar uma forma constante.

O O O O citoplasmacitoplasmacitoplasmacitoplasma apresentaapresentaapresentaapresenta----se dividido em duas porse dividido em duas porse dividido em duas porse dividido em duas porçççções: o ões: o ões: o ões: o ectoplasma ou plasmagel e o endoplasma ou plasmassol.ectoplasma ou plasmagel e o endoplasma ou plasmassol.ectoplasma ou plasmagel e o endoplasma ou plasmassol.ectoplasma ou plasmagel e o endoplasma ou plasmassol.

O O O O nnnnúúúúcleocleocleocleo éééé, em alguns protozo, em alguns protozo, em alguns protozo, em alguns protozoáááários, rios, rios, rios, úúúúnico. Hnico. Hnico. Hnico. Háááá espespespespéééécies cies cies cies dotadas de vdotadas de vdotadas de vdotadas de váááários nrios nrios nrios núúúúcleos. Nesse caso, estes diferem em cleos. Nesse caso, estes diferem em cleos. Nesse caso, estes diferem em cleos. Nesse caso, estes diferem em tamanho e funtamanho e funtamanho e funtamanho e funçççção. Os não. Os não. Os não. Os núúúúcleos, de menor tamanho, denominados cleos, de menor tamanho, denominados cleos, de menor tamanho, denominados cleos, de menor tamanho, denominados micronmicronmicronmicronúúúúcleoscleoscleoscleos, relacionam, relacionam, relacionam, relacionam----se com a reproduse com a reproduse com a reproduse com a reproduçççção. Os de maior ão. Os de maior ão. Os de maior ão. Os de maior tamanho, chamados tamanho, chamados tamanho, chamados tamanho, chamados macronmacronmacronmacronúúúúcleos, cleos, cleos, cleos, controlam a vida vegetativa.controlam a vida vegetativa.controlam a vida vegetativa.controlam a vida vegetativa.

Entre os protozoEntre os protozoEntre os protozoEntre os protozoáááários existem diferenrios existem diferenrios existem diferenrios existem diferençççças sob o ponto de as sob o ponto de as sob o ponto de as sob o ponto de vista de complexidade, responsvista de complexidade, responsvista de complexidade, responsvista de complexidade, responsááááveis pela grande diversidade veis pela grande diversidade veis pela grande diversidade veis pela grande diversidade morfolmorfolmorfolmorfolóóóógica, que permite distinguigica, que permite distinguigica, que permite distinguigica, que permite distingui----loslosloslos uns dos outros. uns dos outros. uns dos outros. uns dos outros.

Page 4: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Uma Uma Uma Uma AmoebaAmoebaAmoebaAmoeba, por exemplo , por exemplo , por exemplo , por exemplo éééé um protozoum protozoum protozoum protozoáááário bem mais rio bem mais rio bem mais rio bem mais simples que um simples que um simples que um simples que um ParameciumParameciumParameciumParamecium, pois este possui mais organelas , pois este possui mais organelas , pois este possui mais organelas , pois este possui mais organelas para realizar suas funpara realizar suas funpara realizar suas funpara realizar suas funçççções. ões. ões. ões.

Page 5: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 6: 10. BOTNICA_O Reino Protista

LocomoLocomoLocomoLocomoççççãoãoãoão

A locomoA locomoA locomoA locomoçççção dos protozoão dos protozoão dos protozoão dos protozoáááários se faz por meio de rios se faz por meio de rios se faz por meio de rios se faz por meio de organelas especiais denominadas: organelas especiais denominadas: organelas especiais denominadas: organelas especiais denominadas: pseudpseudpseudpseudóóóópodos, flagelos e cpodos, flagelos e cpodos, flagelos e cpodos, flagelos e cíííílios.lios.lios.lios.

Os pseudOs pseudOs pseudOs pseudóóóópodos ou pseudpodos ou pseudpodos ou pseudpodos ou pseudóóóópodes são projepodes são projepodes são projepodes são projeçççções ões ões ões transittransittransittransitóóóórias do citoplasma que servem rias do citoplasma que servem rias do citoplasma que servem rias do citoplasma que servem àààà locomolocomolocomolocomoçççção e captura de ão e captura de ão e captura de ão e captura de alimentos.alimentos.alimentos.alimentos.

Os flagelos e cOs flagelos e cOs flagelos e cOs flagelos e cíííílios são organelas vibrlios são organelas vibrlios são organelas vibrlios são organelas vibrááááteis. Os flagelos teis. Os flagelos teis. Os flagelos teis. Os flagelos são projesão projesão projesão projeçççções protoplasmões protoplasmões protoplasmões protoplasmááááticas longas e pouco numerosas. Os ticas longas e pouco numerosas. Os ticas longas e pouco numerosas. Os ticas longas e pouco numerosas. Os ccccíííílios, tamblios, tamblios, tamblios, tambéééém são projem são projem são projem são projeçççções protoplasmões protoplasmões protoplasmões protoplasmááááticas, mas, curtas e ticas, mas, curtas e ticas, mas, curtas e ticas, mas, curtas e muito numerosas. Ambos servem a locomomuito numerosas. Ambos servem a locomomuito numerosas. Ambos servem a locomomuito numerosas. Ambos servem a locomoçççção e captura de ão e captura de ão e captura de ão e captura de alimentos.alimentos.alimentos.alimentos.

Page 7: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 8: 10. BOTNICA_O Reino Protista

NutriNutriNutriNutriççççãoãoãoão

ÉÉÉÉ heterotrheterotrheterotrheterotróóóófica, semelhante a digestão intracelular.fica, semelhante a digestão intracelular.fica, semelhante a digestão intracelular.fica, semelhante a digestão intracelular.

ExcreExcreExcreExcreççççãoãoãoão

Pode ser feita por difusão em qualquer parte da superfPode ser feita por difusão em qualquer parte da superfPode ser feita por difusão em qualquer parte da superfPode ser feita por difusão em qualquer parte da superfíííície cie cie cie celular ou por estruturas especiais (celular ou por estruturas especiais (celular ou por estruturas especiais (celular ou por estruturas especiais (citopcitopcitopcitopíííígiogiogiogio ouououou citoproctocitoproctocitoproctocitoprocto) ou, ) ou, ) ou, ) ou, ainda, atravainda, atravainda, atravainda, atravéééés de uma organela denominadas s de uma organela denominadas s de uma organela denominadas s de uma organela denominadas vacvacvacvacúúúúolo pulsolo pulsolo pulsolo pulsáááátil ou til ou til ou til ou contrcontrcontrcontráááátiltiltiltil....

Os vacOs vacOs vacOs vacúúúúolos pulsolos pulsolos pulsolos pulsááááteis existem apenas em protozoteis existem apenas em protozoteis existem apenas em protozoteis existem apenas em protozoáááários de rios de rios de rios de áááágua doce. Têm como fungua doce. Têm como fungua doce. Têm como fungua doce. Têm como funçççção manter a concentraão manter a concentraão manter a concentraão manter a concentraçççção osmão osmão osmão osmóóóótica tica tica tica dos referidos protozodos referidos protozodos referidos protozodos referidos protozoáááários. Estes são mais concentrados do que o rios. Estes são mais concentrados do que o rios. Estes são mais concentrados do que o rios. Estes são mais concentrados do que o meio externo. Então, a meio externo. Então, a meio externo. Então, a meio externo. Então, a áááágua penetra continuamente por osmose, gua penetra continuamente por osmose, gua penetra continuamente por osmose, gua penetra continuamente por osmose, o que poderia, em grau extremo, o que poderia, em grau extremo, o que poderia, em grau extremo, o que poderia, em grau extremo, levlevlevleváááá----loslosloslos a morte por explosão do a morte por explosão do a morte por explosão do a morte por explosão do corpo celular. Os vaccorpo celular. Os vaccorpo celular. Os vaccorpo celular. Os vacúúúúolos pulsolos pulsolos pulsolos pulsááááteis impedem que isso ocorra teis impedem que isso ocorra teis impedem que isso ocorra teis impedem que isso ocorra bombeando, para fora do protozobombeando, para fora do protozobombeando, para fora do protozobombeando, para fora do protozoáááário, por contrario, por contrario, por contrario, por contraçççção, o excesso ão, o excesso ão, o excesso ão, o excesso de de de de áááágua que penetrou no seu interior.gua que penetrou no seu interior.gua que penetrou no seu interior.gua que penetrou no seu interior.

Page 9: 10. BOTNICA_O Reino Protista

RespiraRespiraRespiraRespiraççççãoãoãoão

Pode ser aerPode ser aerPode ser aerPode ser aeróóóóbia, em meio que hbia, em meio que hbia, em meio que hbia, em meio que háááá abundância de oxigênio abundância de oxigênio abundância de oxigênio abundância de oxigênio livre (Olivre (Olivre (Olivre (O2222), ou anaer), ou anaer), ou anaer), ou anaeróóóóbia, onde a tensão do oxigênio bia, onde a tensão do oxigênio bia, onde a tensão do oxigênio bia, onde a tensão do oxigênio éééé muito baixa. muito baixa. muito baixa. muito baixa. ÉÉÉÉ o caso dos protozoo caso dos protozoo caso dos protozoo caso dos protozoáááários parasitas que habitam o intestino dos rios parasitas que habitam o intestino dos rios parasitas que habitam o intestino dos rios parasitas que habitam o intestino dos animais superiores.animais superiores.animais superiores.animais superiores.

ReproduReproduReproduReproduççççãoãoãoão

Pode ser assexuada ou sexuada. A reproduPode ser assexuada ou sexuada. A reproduPode ser assexuada ou sexuada. A reproduPode ser assexuada ou sexuada. A reproduçççção ão ão ão assexuada pode ocorrer por: assexuada pode ocorrer por: assexuada pode ocorrer por: assexuada pode ocorrer por: cissiparidade, gemiparidade e cissiparidade, gemiparidade e cissiparidade, gemiparidade e cissiparidade, gemiparidade e esporulaesporulaesporulaesporulaçççção.ão.ão.ão.

A cissiparidade ou bipartiA cissiparidade ou bipartiA cissiparidade ou bipartiA cissiparidade ou bipartiçççção consiste na divisão do ão consiste na divisão do ão consiste na divisão do ão consiste na divisão do indivindivindivindivííííduo em duas partes iguais, apduo em duas partes iguais, apduo em duas partes iguais, apduo em duas partes iguais, apóóóós o que cada uma cresce ats o que cada uma cresce ats o que cada uma cresce ats o que cada uma cresce atééééatingir o tamanho original. atingir o tamanho original. atingir o tamanho original. atingir o tamanho original.

Page 10: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 11: 10. BOTNICA_O Reino Protista

A gemiparidade ou brotamento A gemiparidade ou brotamento A gemiparidade ou brotamento A gemiparidade ou brotamento éééé um processo em que um processo em que um processo em que um processo em que num protozonum protozonum protozonum protozoáááário surge uma pequena expansão, semelhante a um rio surge uma pequena expansão, semelhante a um rio surge uma pequena expansão, semelhante a um rio surge uma pequena expansão, semelhante a um broto. Este cresce, diferenciabroto. Este cresce, diferenciabroto. Este cresce, diferenciabroto. Este cresce, diferencia----se, e depois se destaca, tornandose, e depois se destaca, tornandose, e depois se destaca, tornandose, e depois se destaca, tornando––––se um indivse um indivse um indivse um indivííííduo.duo.duo.duo.

A esporulaA esporulaA esporulaA esporulaçççção ou divisão mão ou divisão mão ou divisão mão ou divisão múúúúltipla consiste em vltipla consiste em vltipla consiste em vltipla consiste em váááárias rias rias rias divisões nucleares, por mitoses, antes do protozodivisões nucleares, por mitoses, antes do protozodivisões nucleares, por mitoses, antes do protozodivisões nucleares, por mitoses, antes do protozoáááário se rio se rio se rio se fragmentar em infragmentar em infragmentar em infragmentar em inúúúúmeros pequenos descendentes.meros pequenos descendentes.meros pequenos descendentes.meros pequenos descendentes.

A reproduA reproduA reproduA reproduçççção sexuada ocorre com quase todas as espão sexuada ocorre com quase todas as espão sexuada ocorre com quase todas as espão sexuada ocorre com quase todas as espéééécies cies cies cies de protozode protozode protozode protozoáááários. Nos casos mais comuns de reprodurios. Nos casos mais comuns de reprodurios. Nos casos mais comuns de reprodurios. Nos casos mais comuns de reproduçççção sexuada, ão sexuada, ão sexuada, ão sexuada, dois protozodois protozodois protozodois protozoáááários de sexos diferentes se fundem e formam um rios de sexos diferentes se fundem e formam um rios de sexos diferentes se fundem e formam um rios de sexos diferentes se fundem e formam um zigoto, que posteriormente sofre meiose originando novos zigoto, que posteriormente sofre meiose originando novos zigoto, que posteriormente sofre meiose originando novos zigoto, que posteriormente sofre meiose originando novos indivindivindivindivííííduos, geneticamente diferentes.duos, geneticamente diferentes.duos, geneticamente diferentes.duos, geneticamente diferentes.

Nos paramNos paramNos paramNos paraméééécios ocorre um tipo especial de reproducios ocorre um tipo especial de reproducios ocorre um tipo especial de reproducios ocorre um tipo especial de reproduçççção ão ão ão sexuada denominada sexuada denominada sexuada denominada sexuada denominada conjugaconjugaconjugaconjugaççççãoãoãoão. Resumidamente, dois desses . Resumidamente, dois desses . Resumidamente, dois desses . Resumidamente, dois desses protozoprotozoprotozoprotozoáááários unemrios unemrios unemrios unem----se temporariamente, ocorrendo a troca de se temporariamente, ocorrendo a troca de se temporariamente, ocorrendo a troca de se temporariamente, ocorrendo a troca de micronmicronmicronmicronúúúúcleos, que haviam sido previamente duplicados, o que cleos, que haviam sido previamente duplicados, o que cleos, que haviam sido previamente duplicados, o que cleos, que haviam sido previamente duplicados, o que naturalmente possibilita a recombinanaturalmente possibilita a recombinanaturalmente possibilita a recombinanaturalmente possibilita a recombinaçççção do material genão do material genão do material genão do material genéééético. tico. tico. tico.

Page 12: 10. BOTNICA_O Reino Protista

ApApApApóóóós a troca dos microns a troca dos microns a troca dos microns a troca dos micronúúúúcleos, os protozocleos, os protozocleos, os protozocleos, os protozoáááários se separam, rios se separam, rios se separam, rios se separam, passando a se dividir por cissiparidade, No final, cada protozopassando a se dividir por cissiparidade, No final, cada protozopassando a se dividir por cissiparidade, No final, cada protozopassando a se dividir por cissiparidade, No final, cada protozoáááário rio rio rio origina quatro novos paramorigina quatro novos paramorigina quatro novos paramorigina quatro novos paraméééécios com diferentes combinacios com diferentes combinacios com diferentes combinacios com diferentes combinaçççções ões ões ões gengengengenééééticas em relaticas em relaticas em relaticas em relaçççção aos pais. ão aos pais. ão aos pais. ão aos pais.

Page 13: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 14: 10. BOTNICA_O Reino Protista

ClassificaClassificaClassificaClassificaççççãoãoãoão

A classificaA classificaA classificaA classificaçççção dos protozoão dos protozoão dos protozoão dos protozoáááários rios rios rios éééé baseada na presenbaseada na presenbaseada na presenbaseada na presençççça e a e a e a e no tipo de organela de locomono tipo de organela de locomono tipo de organela de locomono tipo de organela de locomoçççção. De acordo com esse critão. De acordo com esse critão. De acordo com esse critão. De acordo com esse critéééério, rio, rio, rio, distinguemdistinguemdistinguemdistinguem----se quadro grandes classe: se quadro grandes classe: se quadro grandes classe: se quadro grandes classe: rizrizrizrizóóóópodos ou sarcodpodos ou sarcodpodos ou sarcodpodos ou sarcodííííneos, neos, neos, neos, flagelados, ciliados e esporozoflagelados, ciliados e esporozoflagelados, ciliados e esporozoflagelados, ciliados e esporozoáááários ou apicomplexosrios ou apicomplexosrios ou apicomplexosrios ou apicomplexos....

RIZRIZRIZRIZÓÓÓÓPODOS (do gregoPODOS (do gregoPODOS (do gregoPODOS (do grego rhizarhizarhizarhiza, raiz,, raiz,, raiz,, raiz, podospodospodospodos, p, p, p, péééés) ou Sarcods) ou Sarcods) ou Sarcods) ou Sarcodííííneos neos neos neos (do grego(do grego(do grego(do grego sarkossarkossarkossarkos, carne), carne), carne), carne)

São protozoSão protozoSão protozoSão protozoáááários que se locomovem por emissão de rios que se locomovem por emissão de rios que se locomovem por emissão de rios que se locomovem por emissão de pseudpseudpseudpseudóóóópodes, que tambpodes, que tambpodes, que tambpodes, que tambéééém são usados na captura de alimentos. m são usados na captura de alimentos. m são usados na captura de alimentos. m são usados na captura de alimentos. A maioria deles apresenta vida livre e tem cA maioria deles apresenta vida livre e tem cA maioria deles apresenta vida livre e tem cA maioria deles apresenta vida livre e tem céééélula sem parede lula sem parede lula sem parede lula sem parede celular. Hcelular. Hcelular. Hcelular. Háááá algumas espalgumas espalgumas espalgumas espéééécies, porcies, porcies, porcies, poréééém, que apresentam m, que apresentam m, que apresentam m, que apresentam envoltenvoltenvoltenvoltóóóórios. Algumas esprios. Algumas esprios. Algumas esprios. Algumas espéééécies são comensais e outras parasitas, cies são comensais e outras parasitas, cies são comensais e outras parasitas, cies são comensais e outras parasitas, inclusive do homem.inclusive do homem.inclusive do homem.inclusive do homem.

Page 15: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 16: 10. BOTNICA_O Reino Protista

As As As As Entamoeba gengivalisEntamoeba gengivalisEntamoeba gengivalisEntamoeba gengivalis e ae ae ae a Entamoeba coliEntamoeba coliEntamoeba coliEntamoeba coli vivem como vivem como vivem como vivem como comensais, a primeira na boca do homem e a segunda no intestino comensais, a primeira na boca do homem e a segunda no intestino comensais, a primeira na boca do homem e a segunda no intestino comensais, a primeira na boca do homem e a segunda no intestino de de de de diversos animais.diversos animais.diversos animais.diversos animais.

A A A A Entamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolytica éééé um parasita do intestino humano. um parasita do intestino humano. um parasita do intestino humano. um parasita do intestino humano. Causa a amebCausa a amebCausa a amebCausa a amebííííase ou disenteria amebiana.ase ou disenteria amebiana.ase ou disenteria amebiana.ase ou disenteria amebiana.

AMEBAMEBAMEBAMEBÍÍÍÍASE ou DISENTERIA AMEBIANAASE ou DISENTERIA AMEBIANAASE ou DISENTERIA AMEBIANAASE ou DISENTERIA AMEBIANA

Ela Ela Ela Ela éééé provocada pelo protozoprovocada pelo protozoprovocada pelo protozoprovocada pelo protozoááááriorioriorio Entamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolytica, que , que , que , que vive no interior do intestino grossovive no interior do intestino grossovive no interior do intestino grossovive no interior do intestino grosso fagocitandofagocitandofagocitandofagocitando partpartpartpartíííículas alimentares culas alimentares culas alimentares culas alimentares digeridas e tambdigeridas e tambdigeridas e tambdigeridas e tambéééém atacando a prm atacando a prm atacando a prm atacando a próóóópria mucosa intestinal. pria mucosa intestinal. pria mucosa intestinal. pria mucosa intestinal. ÉÉÉÉ, tamb, tamb, tamb, tambéééém, m, m, m, no intestino que ano intestino que ano intestino que ano intestino que a EntamoebaEntamoebaEntamoebaEntamoeba se reproduz originado cistos (pequenas se reproduz originado cistos (pequenas se reproduz originado cistos (pequenas se reproduz originado cistos (pequenas esferas encapsuladas, muito resistentes). Estes são eliminados cesferas encapsuladas, muito resistentes). Estes são eliminados cesferas encapsuladas, muito resistentes). Estes são eliminados cesferas encapsuladas, muito resistentes). Estes são eliminados com as om as om as om as fezes, podendo contaminar a fezes, podendo contaminar a fezes, podendo contaminar a fezes, podendo contaminar a áááágua, verduras e frutas. A ingestão da gua, verduras e frutas. A ingestão da gua, verduras e frutas. A ingestão da gua, verduras e frutas. A ingestão da áááágua ou alimentos contaminados gua ou alimentos contaminados gua ou alimentos contaminados gua ou alimentos contaminados éééé a forma de se contrair a a forma de se contrair a a forma de se contrair a a forma de se contrair a E.E.E.E.histolyticahistolyticahistolyticahistolytica. . . . No interior do intestino, os cistos se desfazem e as amebas libeNo interior do intestino, os cistos se desfazem e as amebas libeNo interior do intestino, os cistos se desfazem e as amebas libeNo interior do intestino, os cistos se desfazem e as amebas libertamrtamrtamrtam----se, se, se, se, fechando o ciclo. fechando o ciclo. fechando o ciclo. fechando o ciclo.

A profilaxia da doenA profilaxia da doenA profilaxia da doenA profilaxia da doençççça se faz atrava se faz atrava se faz atrava se faz atravéééés de medidas de s de medidas de s de medidas de s de medidas de saneamento bsaneamento bsaneamento bsaneamento báááásico, para evitar que os cistos cheguem aos alimentos. sico, para evitar que os cistos cheguem aos alimentos. sico, para evitar que os cistos cheguem aos alimentos. sico, para evitar que os cistos cheguem aos alimentos. Igualmente importante são os cuidados higiênicos, como lavar a mIgualmente importante são os cuidados higiênicos, como lavar a mIgualmente importante são os cuidados higiênicos, como lavar a mIgualmente importante são os cuidados higiênicos, como lavar a mão ão ão ão apapapapóóóós o uso dos sanits o uso dos sanits o uso dos sanits o uso dos sanitáááários, as verduras e frutas antes de ingeririos, as verduras e frutas antes de ingeririos, as verduras e frutas antes de ingeririos, as verduras e frutas antes de ingeri----laslaslaslas. . . .

Page 17: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Sintomas da amebSintomas da amebSintomas da amebSintomas da amebííííase: desconforto abdominal (dores, ase: desconforto abdominal (dores, ase: desconforto abdominal (dores, ase: desconforto abdominal (dores, ccccóóóólicas) e disenterias. licas) e disenterias. licas) e disenterias. licas) e disenterias.

Page 18: 10. BOTNICA_O Reino Protista

FLAGELADOS ou MASTIGFLAGELADOS ou MASTIGFLAGELADOS ou MASTIGFLAGELADOS ou MASTIGÓÓÓÓFOROS (do gregoFOROS (do gregoFOROS (do gregoFOROS (do grego mastixmastixmastixmastix, chicote,, chicote,, chicote,, chicote,phorosphorosphorosphoros, portador), portador), portador), portador)

São protozoSão protozoSão protozoSão protozoáááários que se locomovem por flagelos. Hrios que se locomovem por flagelos. Hrios que se locomovem por flagelos. Hrios que se locomovem por flagelos. Hááááflagelados de vida livre e espflagelados de vida livre e espflagelados de vida livre e espflagelados de vida livre e espéééécies parasitas de planta e animais. cies parasitas de planta e animais. cies parasitas de planta e animais. cies parasitas de planta e animais. HHHHáááá, tamb, tamb, tamb, tambéééém, flagelados que vivem no tubo digestivo de cupins e m, flagelados que vivem no tubo digestivo de cupins e m, flagelados que vivem no tubo digestivo de cupins e m, flagelados que vivem no tubo digestivo de cupins e baratas em simbiose do tipo mutualismo. Entre os parasitas do baratas em simbiose do tipo mutualismo. Entre os parasitas do baratas em simbiose do tipo mutualismo. Entre os parasitas do baratas em simbiose do tipo mutualismo. Entre os parasitas do homem destacamhomem destacamhomem destacamhomem destacam----se os pertencentes aos gêneros:se os pertencentes aos gêneros:se os pertencentes aos gêneros:se os pertencentes aos gêneros:TrypanosomaTrypanosomaTrypanosomaTrypanosoma,,,,LeishmaniaLeishmaniaLeishmaniaLeishmania,,,, GiardiaGiardiaGiardiaGiardia eeee TrichomonasTrichomonasTrichomonasTrichomonas....

Page 19: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 20: 10. BOTNICA_O Reino Protista

DOENDOENDOENDOENÇÇÇÇAS DE CHAGASAS DE CHAGASAS DE CHAGASAS DE CHAGAS

O O O O mal de Chagasmal de Chagasmal de Chagasmal de Chagas éééé uma doenuma doenuma doenuma doençççça que afeta milhões de a que afeta milhões de a que afeta milhões de a que afeta milhões de brasileiros, principalmente, nos estados de Minas Gerais e Bahiabrasileiros, principalmente, nos estados de Minas Gerais e Bahiabrasileiros, principalmente, nos estados de Minas Gerais e Bahiabrasileiros, principalmente, nos estados de Minas Gerais e Bahia. . . . Ele Ele Ele Ele éééé provocado por um protozoprovocado por um protozoprovocado por um protozoprovocado por um protozoáááário flagelado orio flagelado orio flagelado orio flagelado o Trypanosoma Trypanosoma Trypanosoma Trypanosoma cruzicruzicruzicruzi, que vive no sangue humano e se instala em diversos , que vive no sangue humano e se instala em diversos , que vive no sangue humano e se instala em diversos , que vive no sangue humano e se instala em diversos óóóórgãos do corpo, dentre eles a musculatura do tubo digestrgãos do corpo, dentre eles a musculatura do tubo digestrgãos do corpo, dentre eles a musculatura do tubo digestrgãos do corpo, dentre eles a musculatura do tubo digestóóóório e a rio e a rio e a rio e a do corado corado corado coraçççção destruindo esses tecidos.ão destruindo esses tecidos.ão destruindo esses tecidos.ão destruindo esses tecidos.

O O O O T.T.T.T.cruzicruzicruzicruzi evolui em dois hospedeiros: o homem e o insetoevolui em dois hospedeiros: o homem e o insetoevolui em dois hospedeiros: o homem e o insetoevolui em dois hospedeiros: o homem e o insetoTriatoma infestansTriatoma infestansTriatoma infestansTriatoma infestans, popularmente conhecido pelos nomes de , popularmente conhecido pelos nomes de , popularmente conhecido pelos nomes de , popularmente conhecido pelos nomes de barbeiro ou chupanbarbeiro ou chupanbarbeiro ou chupanbarbeiro ou chupanççççaaaa. O homem . O homem . O homem . O homem éééé considerado o hospedeiro considerado o hospedeiro considerado o hospedeiro considerado o hospedeiro definitivo, porque o definitivo, porque o definitivo, porque o definitivo, porque o T.T.T.T.cruzicruzicruzicruzi se reproduz sexuadamente no seu se reproduz sexuadamente no seu se reproduz sexuadamente no seu se reproduz sexuadamente no seu sangue. O sangue. O sangue. O sangue. O T.T.T.T.infestansinfestansinfestansinfestans (barbeiro) (barbeiro) (barbeiro) (barbeiro) éééé o hospedeiro intermedio hospedeiro intermedio hospedeiro intermedio hospedeiro intermediáááário, rio, rio, rio, porque, em seu organismo o parasita se reproduz porque, em seu organismo o parasita se reproduz porque, em seu organismo o parasita se reproduz porque, em seu organismo o parasita se reproduz assexuadamente. assexuadamente. assexuadamente. assexuadamente.

Page 21: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 22: 10. BOTNICA_O Reino Protista

O barbeiro O barbeiro O barbeiro O barbeiro éééé inseto hematinseto hematinseto hematinseto hematóóóófago (alimentafago (alimentafago (alimentafago (alimenta----se de sangue). se de sangue). se de sangue). se de sangue). Vive, normalmente, em frestas de paredes de pauVive, normalmente, em frestas de paredes de pauVive, normalmente, em frestas de paredes de pauVive, normalmente, em frestas de paredes de pau----aaaa----pique ou pique ou pique ou pique ou sapsapsapsapéééé. Esconde. Esconde. Esconde. Esconde----se durante o dia e se durante o dia e se durante o dia e se durante o dia e àààà noite sai para se alimentar. noite sai para se alimentar. noite sai para se alimentar. noite sai para se alimentar. Adquire os tripanossomos ao sugar o sangue de pessoas ou de Adquire os tripanossomos ao sugar o sangue de pessoas ou de Adquire os tripanossomos ao sugar o sangue de pessoas ou de Adquire os tripanossomos ao sugar o sangue de pessoas ou de animais contaminados, entre os quais se destaca o tatu animais contaminados, entre os quais se destaca o tatu animais contaminados, entre os quais se destaca o tatu animais contaminados, entre os quais se destaca o tatu (reservat(reservat(reservat(reservatóóóório natural). Mais tarde, ao picar uma pessoa sadia, rio natural). Mais tarde, ao picar uma pessoa sadia, rio natural). Mais tarde, ao picar uma pessoa sadia, rio natural). Mais tarde, ao picar uma pessoa sadia, geralmente no rosto (dageralmente no rosto (dageralmente no rosto (dageralmente no rosto (daíííí o nome barbeiro), o barbeiro defeca e o nome barbeiro), o barbeiro defeca e o nome barbeiro), o barbeiro defeca e o nome barbeiro), o barbeiro defeca e elimina com as fezes os elimina com as fezes os elimina com as fezes os elimina com as fezes os T.T.T.T.cruzicruzicruzicruzi. Estes, encontrando solu. Estes, encontrando solu. Estes, encontrando solu. Estes, encontrando soluçççção de ão de ão de ão de continuidade cutânea, caem na circulacontinuidade cutânea, caem na circulacontinuidade cutânea, caem na circulacontinuidade cutânea, caem na circulaçççção atingindo diversos ão atingindo diversos ão atingindo diversos ão atingindo diversos óóóórgãos e tecidos, entre estes o miocrgãos e tecidos, entre estes o miocrgãos e tecidos, entre estes o miocrgãos e tecidos, entre estes o miocáááárdio (mrdio (mrdio (mrdio (múúúúsculo cardsculo cardsculo cardsculo cardííííaco). aco). aco). aco). NoteNoteNoteNote----se que a doense que a doense que a doense que a doençççça tamba tamba tamba tambéééém pode ser adquirida por m pode ser adquirida por m pode ser adquirida por m pode ser adquirida por transfusões sangutransfusões sangutransfusões sangutransfusões sanguííííneas, quando uma pessoa sadia recebe o neas, quando uma pessoa sadia recebe o neas, quando uma pessoa sadia recebe o neas, quando uma pessoa sadia recebe o sangue de outra chagsangue de outra chagsangue de outra chagsangue de outra chagáááásica. sica. sica. sica.

Page 23: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 24: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Embora as pesquisas continuem, não hEmbora as pesquisas continuem, não hEmbora as pesquisas continuem, não hEmbora as pesquisas continuem, não háááá ainda um ainda um ainda um ainda um tratamento eficaz para a doentratamento eficaz para a doentratamento eficaz para a doentratamento eficaz para a doençççça de Chagas. A profilaxia da a de Chagas. A profilaxia da a de Chagas. A profilaxia da a de Chagas. A profilaxia da doendoendoendoençççça se faz pelo combate ao barbeiro (inseticidas), melhoria a se faz pelo combate ao barbeiro (inseticidas), melhoria a se faz pelo combate ao barbeiro (inseticidas), melhoria a se faz pelo combate ao barbeiro (inseticidas), melhoria das condidas condidas condidas condiçççções de habitaões de habitaões de habitaões de habitaçççção, educaão, educaão, educaão, educaçççção sanitão sanitão sanitão sanitáááária , instalaria , instalaria , instalaria , instalaçççção de ão de ão de ão de cortinados de filcortinados de filcortinados de filcortinados de filóóóó sobre as camas, alsobre as camas, alsobre as camas, alsobre as camas, aléééém de portas e janelas m de portas e janelas m de portas e janelas m de portas e janelas protegidas por telas e seleprotegidas por telas e seleprotegidas por telas e seleprotegidas por telas e seleçççção de sangues para as transfusões.ão de sangues para as transfusões.ão de sangues para as transfusões.ão de sangues para as transfusões.

LEISHMANIOSE CUTÂNEA ou LEISHMANIOSE CUTÂNEA ou LEISHMANIOSE CUTÂNEA ou LEISHMANIOSE CUTÂNEA ou ÚÚÚÚLCERA DE BAURULCERA DE BAURULCERA DE BAURULCERA DE BAURU

A doenA doenA doenA doençççça conhecida como a conhecida como a conhecida como a conhecida como leishmaniose cutânea ou leishmaniose cutânea ou leishmaniose cutânea ou leishmaniose cutânea ou úúúúlcera lcera lcera lcera de Baurude Baurude Baurude Bauru éééé provocada pelo protozoprovocada pelo protozoprovocada pelo protozoprovocada pelo protozoáááário flageladorio flageladorio flageladorio flagelado Leishmania Leishmania Leishmania Leishmania brasiliensisbrasiliensisbrasiliensisbrasiliensis....

As leishmanias são transmitidas pela picada do As leishmanias são transmitidas pela picada do As leishmanias são transmitidas pela picada do As leishmanias são transmitidas pela picada do mosquito mosquito mosquito mosquito palha (birigui)palha (birigui)palha (birigui)palha (birigui), inseto pertencente, inseto pertencente, inseto pertencente, inseto pertencente ao gêneroao gêneroao gêneroao gênero LutzomyaLutzomyaLutzomyaLutzomya. Este, se . Este, se . Este, se . Este, se contamina ao sugar o sangue de pessoas doentes ou de animais contamina ao sugar o sangue de pessoas doentes ou de animais contamina ao sugar o sangue de pessoas doentes ou de animais contamina ao sugar o sangue de pessoas doentes ou de animais que são que são que são que são ““““reservatreservatreservatreservatóóóórios naturaisrios naturaisrios naturaisrios naturais””””. Ao picar uma pessoa sadia, o . Ao picar uma pessoa sadia, o . Ao picar uma pessoa sadia, o . Ao picar uma pessoa sadia, o mosquito injeta com sua saliva anticoagulante as leishmanias no mosquito injeta com sua saliva anticoagulante as leishmanias no mosquito injeta com sua saliva anticoagulante as leishmanias no mosquito injeta com sua saliva anticoagulante as leishmanias no sangue dessa pessoa. Pelo sangue os protozosangue dessa pessoa. Pelo sangue os protozosangue dessa pessoa. Pelo sangue os protozosangue dessa pessoa. Pelo sangue os protozoáááários atingem a rios atingem a rios atingem a rios atingem a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos a pele, mucosas e cartilagens, sendo os locais mais atingidos a boca, o nariz e a garganta. boca, o nariz e a garganta. boca, o nariz e a garganta. boca, o nariz e a garganta.

Page 25: 10. BOTNICA_O Reino Protista

O tratamento eficiente do mal leva O tratamento eficiente do mal leva O tratamento eficiente do mal leva O tratamento eficiente do mal leva àààà sua cura total, porsua cura total, porsua cura total, porsua cura total, poréééém, m, m, m, no local da picada permanece uma ferida cicatrizada que, de no local da picada permanece uma ferida cicatrizada que, de no local da picada permanece uma ferida cicatrizada que, de no local da picada permanece uma ferida cicatrizada que, de modo geral, possui forma arredondada. modo geral, possui forma arredondada. modo geral, possui forma arredondada. modo geral, possui forma arredondada.

Page 26: 10. BOTNICA_O Reino Protista

LEISHMANIOSE VISCERAL LEISHMANIOSE VISCERAL LEISHMANIOSE VISCERAL LEISHMANIOSE VISCERAL –––– CALAZARCALAZARCALAZARCALAZAR

O nome da doenO nome da doenO nome da doenO nome da doençççça, calazar, deriva do termo africanoa, calazar, deriva do termo africanoa, calazar, deriva do termo africanoa, calazar, deriva do termo africano kalakalakalakalaazarazarazarazar, que significa , que significa , que significa , que significa –––– febre negra. Esta doenfebre negra. Esta doenfebre negra. Esta doenfebre negra. Esta doençççça a a a éééé causada pelo causada pelo causada pelo causada pelo protozoprotozoprotozoprotozoáááário flageladorio flageladorio flageladorio flagelado Leishmania chagasiLeishmania chagasiLeishmania chagasiLeishmania chagasi. O agente transmissor . O agente transmissor . O agente transmissor . O agente transmissor éééé o o o o mosquito palha (birigui), inseto pertencente mosquito palha (birigui), inseto pertencente mosquito palha (birigui), inseto pertencente mosquito palha (birigui), inseto pertencente àààà espespespespééééciecieciecie Lutzomya Lutzomya Lutzomya Lutzomya longipalpislongipalpislongipalpislongipalpis. O ciclo . O ciclo . O ciclo . O ciclo éééé semelhante ao da leishmaniose cutânea ou semelhante ao da leishmaniose cutânea ou semelhante ao da leishmaniose cutânea ou semelhante ao da leishmaniose cutânea ou úúúúlcera do Bauru. Os lcera do Bauru. Os lcera do Bauru. Os lcera do Bauru. Os óóóórgãos afetados são o frgãos afetados são o frgãos afetados são o frgãos afetados são o fíííígado e o bagado e o bagado e o bagado e o baçççço. Os o. Os o. Os o. Os principais sintomas são febre contprincipais sintomas são febre contprincipais sintomas são febre contprincipais sintomas são febre contíííínua, hemorragias, anemia e perda nua, hemorragias, anemia e perda nua, hemorragias, anemia e perda nua, hemorragias, anemia e perda de peso. de peso. de peso. de peso. ÉÉÉÉ uma doenuma doenuma doenuma doençççça crônica que atinge cães, raposas e o a crônica que atinge cães, raposas e o a crônica que atinge cães, raposas e o a crônica que atinge cães, raposas e o homem.homem.homem.homem.

A doenA doenA doenA doençççça se não for adequadamente tratada a se não for adequadamente tratada a se não for adequadamente tratada a se não for adequadamente tratada éééé mortal em mortal em mortal em mortal em 95% dos casos. No tratamento da doen95% dos casos. No tratamento da doen95% dos casos. No tratamento da doen95% dos casos. No tratamento da doençççça são usados a são usados a são usados a são usados medicamentos especmedicamentos especmedicamentos especmedicamentos especííííficos e o tratamento pode durar meses.ficos e o tratamento pode durar meses.ficos e o tratamento pode durar meses.ficos e o tratamento pode durar meses.

GIARDGIARDGIARDGIARDÍÍÍÍASEASEASEASE

O causador da doenO causador da doenO causador da doenO causador da doençççça a a a éééé o protozoo protozoo protozoo protozoáááário flageladorio flageladorio flageladorio flagelado Giardia Giardia Giardia Giardia lamblialamblialamblialamblia. O ciclo de vida dessa esp. O ciclo de vida dessa esp. O ciclo de vida dessa esp. O ciclo de vida dessa espéééécie cie cie cie éééé semelhante ao dasemelhante ao dasemelhante ao dasemelhante ao daEntamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolyticaEntamoeba histolytica. A . A . A . A G. lambiaG. lambiaG. lambiaG. lambia reproduzreproduzreproduzreproduz----se no intestino delgado, se no intestino delgado, se no intestino delgado, se no intestino delgado, causando discreto desarranjo intestinal, com ccausando discreto desarranjo intestinal, com ccausando discreto desarranjo intestinal, com ccausando discreto desarranjo intestinal, com cóóóólicas. A prevenlicas. A prevenlicas. A prevenlicas. A prevençççção ão ão ão ééééa mesma da ameba mesma da ameba mesma da ameba mesma da amebííííase.ase.ase.ase.

Page 27: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Ciardia lambliaCiardia lambliaCiardia lambliaCiardia lamblia

Page 28: 10. BOTNICA_O Reino Protista

TRICOMONTRICOMONTRICOMONTRICOMONÍÍÍÍASEASEASEASE

A tricomonA tricomonA tricomonA tricomonííííase ase ase ase éééé uma infecuma infecuma infecuma infecçççção provocada pelo protozoão provocada pelo protozoão provocada pelo protozoão provocada pelo protozoáááário rio rio rio flageladoflageladoflageladoflagelado Trichomonas vaginalisTrichomonas vaginalisTrichomonas vaginalisTrichomonas vaginalis, parasita do aparelho reprodutor , parasita do aparelho reprodutor , parasita do aparelho reprodutor , parasita do aparelho reprodutor humano (uretra, prhumano (uretra, prhumano (uretra, prhumano (uretra, próóóóstata, vagina, colo do stata, vagina, colo do stata, vagina, colo do stata, vagina, colo do úúúútero), que causa tero), que causa tero), que causa tero), que causa inflamainflamainflamainflamaçççções, com prurido e corrimentos. ões, com prurido e corrimentos. ões, com prurido e corrimentos. ões, com prurido e corrimentos. ÉÉÉÉ considerada DST considerada DST considerada DST considerada DST (doen(doen(doen(doençççça sexualmente transmissa sexualmente transmissa sexualmente transmissa sexualmente transmissíííível), embora se admita que vel), embora se admita que vel), embora se admita que vel), embora se admita que possam existir outras modalidades de contpossam existir outras modalidades de contpossam existir outras modalidades de contpossam existir outras modalidades de contáááágio (vasos sanitgio (vasos sanitgio (vasos sanitgio (vasos sanitáááários, rios, rios, rios, toalhas toalhas toalhas toalhas úúúúmidas, piscina, etc.).midas, piscina, etc.).midas, piscina, etc.).midas, piscina, etc.).

ESPOROZOESPOROZOESPOROZOESPOROZOÁÁÁÁRIOS ou APICOMPLEXOSRIOS ou APICOMPLEXOSRIOS ou APICOMPLEXOSRIOS ou APICOMPLEXOS

Os protozoOs protozoOs protozoOs protozoáááários pertencentes a esta classe não possuem rios pertencentes a esta classe não possuem rios pertencentes a esta classe não possuem rios pertencentes a esta classe não possuem organelas de locomoorganelas de locomoorganelas de locomoorganelas de locomoçççção e vacão e vacão e vacão e vacúúúúolos pulsolos pulsolos pulsolos pulsááááteis. São todos teis. São todos teis. São todos teis. São todos parasitas, de invertebrados e vertebrados, e geralmente parasitas, de invertebrados e vertebrados, e geralmente parasitas, de invertebrados e vertebrados, e geralmente parasitas, de invertebrados e vertebrados, e geralmente intracelulares. Sua reproduintracelulares. Sua reproduintracelulares. Sua reproduintracelulares. Sua reproduçççção ão ão ão éééé assexuada por esporulaassexuada por esporulaassexuada por esporulaassexuada por esporulaçççção, ão, ão, ão, embora em seu ciclo vital se observem fases sexuadas. O nome embora em seu ciclo vital se observem fases sexuadas. O nome embora em seu ciclo vital se observem fases sexuadas. O nome embora em seu ciclo vital se observem fases sexuadas. O nome ““““apicomplexosapicomplexosapicomplexosapicomplexos”””” éééé derivado de uma estrutura localizada no pderivado de uma estrutura localizada no pderivado de uma estrutura localizada no pderivado de uma estrutura localizada no póóóólo lo lo lo apical da capical da capical da capical da céééélula lula lula lula –––– o complexo apical o complexo apical o complexo apical o complexo apical –––– cuja funcuja funcuja funcuja funçççção ão ão ão éééé perfurar a perfurar a perfurar a perfurar a membrana da cmembrana da cmembrana da cmembrana da céééélula hospedeira abrindo, assim, caminho para a lula hospedeira abrindo, assim, caminho para a lula hospedeira abrindo, assim, caminho para a lula hospedeira abrindo, assim, caminho para a penetrapenetrapenetrapenetraçççção do parasita.ão do parasita.ão do parasita.ão do parasita.

Page 29: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Os principais parasitas do homem são os protozoOs principais parasitas do homem são os protozoOs principais parasitas do homem são os protozoOs principais parasitas do homem são os protozoáááários dos rios dos rios dos rios dos gêneros:gêneros:gêneros:gêneros: PlasmodiumPlasmodiumPlasmodiumPlasmodium, causador da mal, causador da mal, causador da mal, causador da maláááária e o ria e o ria e o ria e o ToxoplasmaToxoplasmaToxoplasmaToxoplasma, , , , causador da toxoplasmose.causador da toxoplasmose.causador da toxoplasmose.causador da toxoplasmose.

MALMALMALMALÁÁÁÁRIARIARIARIA

Entre os protozoEntre os protozoEntre os protozoEntre os protozoáááários causadores da malrios causadores da malrios causadores da malrios causadores da maláááária ou maleita ria ou maleita ria ou maleita ria ou maleita em nosso territem nosso territem nosso territem nosso territóóóório destacamrio destacamrio destacamrio destacam----se três espse três espse três espse três espéééécies decies decies decies de PlasmodiumPlasmodiumPlasmodiumPlasmodium::::

P.P.P.P.vivaxvivaxvivaxvivax: provoca a : provoca a : provoca a : provoca a malmalmalmaláááária terria terria terria terççççã benignaã benignaã benignaã benigna, uma forma , uma forma , uma forma , uma forma relativamente branda da doenrelativamente branda da doenrelativamente branda da doenrelativamente branda da doençççça que produz ataques de febre a a que produz ataques de febre a a que produz ataques de febre a a que produz ataques de febre a cada 48 horas.cada 48 horas.cada 48 horas.cada 48 horas.

P.P.P.P.malariaemalariaemalariaemalariae: produz a : produz a : produz a : produz a malmalmalmaláááária quartã benignaria quartã benignaria quartã benignaria quartã benigna, outra forma , outra forma , outra forma , outra forma branda da doenbranda da doenbranda da doenbranda da doençççça que produz ataques de febre a cada 72 horas.a que produz ataques de febre a cada 72 horas.a que produz ataques de febre a cada 72 horas.a que produz ataques de febre a cada 72 horas.

P.P.P.P.falciparumfalciparumfalciparumfalciparum: causador da : causador da : causador da : causador da malmalmalmaláááária terria terria terria terççççã malignaã malignaã malignaã maligna, um tipo , um tipo , um tipo , um tipo mais grave, que se caracteriza por ataques de febres em mais grave, que se caracteriza por ataques de febres em mais grave, que se caracteriza por ataques de febres em mais grave, que se caracteriza por ataques de febres em intervalos irregulares.intervalos irregulares.intervalos irregulares.intervalos irregulares.

P.P.P.P.ovaleovaleovaleovale: : : : éééé a espa espa espa espéééécie mais rara, praticamente scie mais rara, praticamente scie mais rara, praticamente scie mais rara, praticamente sóóóóencontrada no continente africano.encontrada no continente africano.encontrada no continente africano.encontrada no continente africano.

Page 30: 10. BOTNICA_O Reino Protista

CICLO DE VIDA DO CICLO DE VIDA DO CICLO DE VIDA DO CICLO DE VIDA DO PlasmodiumPlasmodiumPlasmodiumPlasmodiumA transmissão da doenA transmissão da doenA transmissão da doenA transmissão da doençççça de uma pessoa para outra se faz a de uma pessoa para outra se faz a de uma pessoa para outra se faz a de uma pessoa para outra se faz

por meio de insetos hematpor meio de insetos hematpor meio de insetos hematpor meio de insetos hematóóóófagos do gênerofagos do gênerofagos do gênerofagos do gênero AnophelesAnophelesAnophelesAnopheles (mosquito (mosquito (mosquito (mosquito prego). Sprego). Sprego). Sprego). Sóóóó as fêmeas transmitem a doenas fêmeas transmitem a doenas fêmeas transmitem a doenas fêmeas transmitem a doençççça, pois os machos não a, pois os machos não a, pois os machos não a, pois os machos não se alimentam de sangue. se alimentam de sangue. se alimentam de sangue. se alimentam de sangue.

Page 31: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 32: 10. BOTNICA_O Reino Protista

Outro aspecto a ser observado Outro aspecto a ser observado Outro aspecto a ser observado Outro aspecto a ser observado éééé o de que o parasita se o de que o parasita se o de que o parasita se o de que o parasita se reproduz sexuadamente no organismo do inseto vetor, dareproduz sexuadamente no organismo do inseto vetor, dareproduz sexuadamente no organismo do inseto vetor, dareproduz sexuadamente no organismo do inseto vetor, daíííí este se este se este se este se constituir no seu hospedeiro definitivo. Ao homem cabe o pape deconstituir no seu hospedeiro definitivo. Ao homem cabe o pape deconstituir no seu hospedeiro definitivo. Ao homem cabe o pape deconstituir no seu hospedeiro definitivo. Ao homem cabe o pape dehospedeiro intermedihospedeiro intermedihospedeiro intermedihospedeiro intermediáááário, dado que o parasita se reproduz rio, dado que o parasita se reproduz rio, dado que o parasita se reproduz rio, dado que o parasita se reproduz assexuadamente no fassexuadamente no fassexuadamente no fassexuadamente no fíííígado e nas hemgado e nas hemgado e nas hemgado e nas hemáááácias.cias.cias.cias.

A principal caracterA principal caracterA principal caracterA principal caracteríííística da malstica da malstica da malstica da maláááária são os acessos de ria são os acessos de ria são os acessos de ria são os acessos de febres que ocorrem quando milhares de hemfebres que ocorrem quando milhares de hemfebres que ocorrem quando milhares de hemfebres que ocorrem quando milhares de hemáááácias infestadas, cias infestadas, cias infestadas, cias infestadas, arrebentando simultaneamente, liberam merozoarrebentando simultaneamente, liberam merozoarrebentando simultaneamente, liberam merozoarrebentando simultaneamente, liberam merozoíííítos e substâncias tos e substâncias tos e substâncias tos e substâncias ttttóóóóxicas no sangue. Alxicas no sangue. Alxicas no sangue. Alxicas no sangue. Aléééém disso, o doente enfraquece e se torna m disso, o doente enfraquece e se torna m disso, o doente enfraquece e se torna m disso, o doente enfraquece e se torna anêmico, pois tem diminuianêmico, pois tem diminuianêmico, pois tem diminuianêmico, pois tem diminuiçççção do não do não do não do núúúúmero de hemmero de hemmero de hemmero de hemáááácias no seu cias no seu cias no seu cias no seu sangue. sangue. sangue. sangue.

A malA malA malA maláááária, no Brasil, tambria, no Brasil, tambria, no Brasil, tambria, no Brasil, tambéééém m m m éééé conhecida como maleita, conhecida como maleita, conhecida como maleita, conhecida como maleita, impaludismo, febre dos pântanos, tremedeira, febre terimpaludismo, febre dos pântanos, tremedeira, febre terimpaludismo, febre dos pântanos, tremedeira, febre terimpaludismo, febre dos pântanos, tremedeira, febre terççççã e febre ã e febre ã e febre ã e febre quartã e outros. quartã e outros. quartã e outros. quartã e outros.

A profilaxia consiste em combater a proliferaA profilaxia consiste em combater a proliferaA profilaxia consiste em combater a proliferaA profilaxia consiste em combater a proliferaçççção dos ão dos ão dos ão dos mosquitos transmissores com o uso de inseticidas não mosquitos transmissores com o uso de inseticidas não mosquitos transmissores com o uso de inseticidas não mosquitos transmissores com o uso de inseticidas não prejudiciais ao meio ambiente, proteger as portas e janelas das prejudiciais ao meio ambiente, proteger as portas e janelas das prejudiciais ao meio ambiente, proteger as portas e janelas das prejudiciais ao meio ambiente, proteger as portas e janelas das casas e as camas com cortinados de filcasas e as camas com cortinados de filcasas e as camas com cortinados de filcasas e as camas com cortinados de filóóóó. . . .

Page 33: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 34: 10. BOTNICA_O Reino Protista

TOXOPLASMOSETOXOPLASMOSETOXOPLASMOSETOXOPLASMOSE

A toxoplasmose A toxoplasmose A toxoplasmose A toxoplasmose éééé uma doenuma doenuma doenuma doençççça provocado pelo protozoa provocado pelo protozoa provocado pelo protozoa provocado pelo protozoáááário rio rio rio esporozoesporozoesporozoesporozoáááário rio rio rio ToxoplasmaToxoplasmaToxoplasmaToxoplasma gondiigondiigondiigondii, do qual o homem , do qual o homem , do qual o homem , do qual o homem éééé o o o o hospedeiro intermedihospedeiro intermedihospedeiro intermedihospedeiro intermediáááário, e o gato, o hospedeiro definitivo. O rio, e o gato, o hospedeiro definitivo. O rio, e o gato, o hospedeiro definitivo. O rio, e o gato, o hospedeiro definitivo. O homem adquire a doenhomem adquire a doenhomem adquire a doenhomem adquire a doençççça ao inalar cistos do parasita presentes a ao inalar cistos do parasita presentes a ao inalar cistos do parasita presentes a ao inalar cistos do parasita presentes nas fezes secas do gato, ou ingerir alimentos contaminados com nas fezes secas do gato, ou ingerir alimentos contaminados com nas fezes secas do gato, ou ingerir alimentos contaminados com nas fezes secas do gato, ou ingerir alimentos contaminados com esses mesmos cistos.esses mesmos cistos.esses mesmos cistos.esses mesmos cistos.

Na maioria dos casos a toxoplasmose Na maioria dos casos a toxoplasmose Na maioria dos casos a toxoplasmose Na maioria dos casos a toxoplasmose éééé assintomassintomassintomassintomáááática. tica. tica. tica. PorPorPorPoréééém, nos indivm, nos indivm, nos indivm, nos indivííííduos cujo sistema de defesa do organismo, o duos cujo sistema de defesa do organismo, o duos cujo sistema de defesa do organismo, o duos cujo sistema de defesa do organismo, o chamado imunitchamado imunitchamado imunitchamado imunitáááário, estrio, estrio, estrio, estáááá comprometido, a toxoplasmose pode comprometido, a toxoplasmose pode comprometido, a toxoplasmose pode comprometido, a toxoplasmose pode provocar sprovocar sprovocar sprovocar séééérios danos ao sistema nervoso central, causando rios danos ao sistema nervoso central, causando rios danos ao sistema nervoso central, causando rios danos ao sistema nervoso central, causando cegueira, demência ou morte. cegueira, demência ou morte. cegueira, demência ou morte. cegueira, demência ou morte.

Page 35: 10. BOTNICA_O Reino Protista

CILIADOSCILIADOSCILIADOSCILIADOS

Os ciliados são protozoOs ciliados são protozoOs ciliados são protozoOs ciliados são protozoáááários que se locomovem por crios que se locomovem por crios que se locomovem por crios que se locomovem por cíííílios lios lios lios durante toda a vida. Constituem os protozodurante toda a vida. Constituem os protozodurante toda a vida. Constituem os protozodurante toda a vida. Constituem os protozoáááários considerados rios considerados rios considerados rios considerados mais desenvolvidos. São encontrados na mais desenvolvidos. São encontrados na mais desenvolvidos. São encontrados na mais desenvolvidos. São encontrados na ááááguas doce e salgada. guas doce e salgada. guas doce e salgada. guas doce e salgada. A maioria A maioria A maioria A maioria éééé de vida livre como os do gênero de vida livre como os do gênero de vida livre como os do gênero de vida livre como os do gênero Paramecium,Paramecium,Paramecium,Paramecium,StentorStentorStentorStentor,,,, VorticellaVorticellaVorticellaVorticella,,,, EuoplotesEuoplotesEuoplotesEuoplotes, etc., etc., etc., etc. HHHHáááá raras espraras espraras espraras espéééécies parasitas cies parasitas cies parasitas cies parasitas como ocomo ocomo ocomo o Balantidium coliBalantidium coliBalantidium coliBalantidium coli, cujo h, cujo h, cujo h, cujo háááábitat bitat bitat bitat éééé o intestino de alguns o intestino de alguns o intestino de alguns o intestino de alguns mammammammamííííferos. Reproduferos. Reproduferos. Reproduferos. Reproduçççção assexuada e sexuada por conjugaão assexuada e sexuada por conjugaão assexuada e sexuada por conjugaão assexuada e sexuada por conjugaçççção no ão no ão no ão no Paramecium.Paramecium.Paramecium.Paramecium.

Page 36: 10. BOTNICA_O Reino Protista
Page 37: 10. BOTNICA_O Reino Protista