9
Guia do Mentor Minha Verdade Atividades sobre autoconfiança corporal para grupos de jovens

140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

  • Upload
    others

  • View
    1

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

Guia do Mentor

Minha VerdadeAtividades sobre autoconfiança corporal para grupos de jovens

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 210.00 mm

-

303.00 x 216.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 2: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

2 3Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

"Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou

mudar e dizer aos meus amigos que todo mundo tem os mesmos

problemas e que ninguém é perfeito." Savannah, 12

"Ajuda a aumentar a autoestima dos participantes. Ajuda a entender as outras pessoas a partir de um ponto de vista diferente. Para os jovens, é uma grande oportunidade de aprender uns com os

outros" Monique F, integrante da equipe

"Foi muito divertido! Quando será o próximo?"

Anna G, 13

"Foi fácil/difícil. Faz a pessoa pensar!"

Enrique H, 14

Guia do Mentor do programa Minha Verdade

Bem-vindo ao Guia do Mentor do programa Minha Verdade do Projeto Dove pela Autoestima. Este guia ajudará você a se sentir confiante ao apresentar o programa e garantir que tanto você quanto o grupo aproveitem ao máximo o Minha Verdade e se divirtam com as atividades. Compartilhe este guia com os outros adultos que vão ajudar você a apresentar o programa Minha Verdade.

Conteúdo

Introdução páginas 4-5

Como funciona o Minha Verdade páginas 6-7

Visão rápida do Minha Verdade páginas 8-10

Dicas de como apresentar o Minha Verdade páginas 11-13

Extras páginas 14-15

Escrito por:

Andii Verhoeven

Com contribuição dos especialistas:

Prof. Assoc. Phillippa Diedrichs e Dr. Eric Stice

Agradecimentos:

Aos membros do......Oxfordshire Youth, Reino Unido...Boys & Girls Club of Pawtucket, Estados Unidos...Safe in Tees Valley, Reino Unido... Boys & Girls Club of Greater Washington,

Estados Unidos

E ao grupo de especialistas que aconselha o Projeto Dove pela Autoestima, por ter ajudado no desenvolvimento deste material.

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 3: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

4 5Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

Introdução Em todo o mundo, meninas e meninos lutam contra a baixa autoestima e uma imagem corporal negativa por estarem sob pressão para serem bonitas e bonitos. A falta de autoconfiança em relação ao próprio corpo se deve ao fato de que eles tentam atender a expectativas de um ideal de aparência limitado e fora da realidade, que veem na cultura popular e ouvem entre amigos e parentes.

Uma pesquisa global mostra que a baixa autoconfiança corporal impede jovens de alcançarem todo o seu potencial na vida, sendo que mais de 80% deles evitam atividades que gostam por não se sentirem bem na própria pele1. Dentre estes, estão atividades como participar de debates em sala de aula, entrar para um clube esportivo e, em alguns casos, até mesmo frequentar a escola.

O programa Minha Verdade do Projeto Dove pela Autoestima foi criado especialmente para ajudar você a proporcionar uma forma de seu grupo desenvolver a autoconfiança corporal, para que cada jovem possa superar as pressões sociais e aprender a aproveitar a vida ao máximo.

O Minha Verdade tem como base uma pesquisa mundial de vanguarda sobre a imagem corporal, cujo resultado mostra que, de cada dez meninas que participam de programas deste tipo, seis ganham mais autoconfiança corporal dentro de três anos2. Comentários de milhares de jovens ao redor do mundo também mostram o entusiasmo deles ao conversar e desenvolver a autoconfiança corporal. Esperamos que você se divirta e cause um impacto positivo ao apresentar o programa Minha Verdade no seu grupo.

Adaptação para uso com meninosO programa Minha Verdade funciona melhor com meninas, mas também é divertido e faz a diferença quando usado em grupos mistos. Veja dicas na página 10 sobre como adaptar o Minha Verdade para o seu grupo.

1 Dove Global Beauty and Confidence Report – 20162 Stice, Marti, Spoor & Shaw, 2008

Um problema global

Baixa autoconfiança corporal e ansiedade relacionada à aparência são problemas globais. Apesar da incrível diversidade de aparências e culturas ao redor do mundo, muitos jovens sentem-se inseguros com o próprio corpo e carecem de autoconfiança corporal. Com a crescente globalização, há atualmente uma diversidade menor nos padrões de beleza em todo o mundo, ao passo que as novas tecnologias (como as técnicas de manipulação de imagens conhecidas como "airbrushing" e as redes sociais) promovem ideais de beleza cada vez mais impossíveis e universalizados.

O Minha Verdade capacita os jovens para reconhecer e questionar tais pressões de beleza global, além de ajudá-los a desenvolver uma maior autoconfiança corporal. O aumento da autoconfiança corporal ajuda os jovens a tomar as rédeas de suas vidas e a aproveitar as oportunidades disponíveis para eles. Portanto, ao apresentar o programa Minha Verdade ao seu grupo, você estará fazendo uma diferença real na vida dessas jovens.

Sobre o Projeto Dove pela Autoestima

Dove é uma marca líder em cuidados pessoais, com um compromisso de longa data com o aumento da autoconfiança corporal e da autoestima de mulheres e meninas. Acreditamos que a beleza deve ser uma fonte de autoconfiança para todo mundo, e não de ansiedade. Foi por isso que lançamos em 2004 o Projeto Dove pela Autoestima: para causar uma verdadeira mudança na maneira como as meninas percebem e aceitam a própria beleza, permitindo que cresçam livres da ansiedade causada por estereótipos de beleza e se tornem mulheres autoconfiantes em relação ao corpo. O projeto já conduziu extensas pesquisas sobre a autoestima. Além disso, milhões de jovens já se beneficiaram dos nossos programas educacionais sobre autoestima. Atualmente, somos o maior provedor do mundo de educação em autoconfiança corporal.

As campanhas publicitárias da marca Dove sempre empregam mulheres reais, sem alterar o aspecto físico ou a beleza natural delas na etapa de pós-produção. Acreditamos que a beleza deve estar ao alcance de todo mundo, porque ter um visual incrível e uma disposição excelente faz as pessoas se sentirem mais felizes.

Por que autoconfiança corporal?

Quando temos autoconfiança corporal, estamos satisfeitos com o nosso próprio visual e com o que somos capazes de fazer. Geralmente, pessoas que têm autoconfiança não se preocupam com a aparência física. Elas estão mais ocupadas usando o corpo para fazer coisas que as deixam felizes, como aproveitar a companhia de amigos ou participar das atividades que gostam, como esportes. A autoconfiança corporal também está ligada à autoestima. Quando os jovens são confiantes em relação ao próprio corpo, eles relacionam-se melhor com amigos e parentes, sentem-se mais seguros em diferentes ambientes (como na escola ou no trabalho) e estão mais dispostos a fazer novas experiências.

Por outro lado, jovens com baixa autoconfiança corporal preocupam-se demasiadamente com o visual. Eles gastam muito tempo, energia, dinheiro e emoções com a própria aparência. Quando sofrem de falta de autoconfiança corporal, os jovens tendem a se afastar de amigos e evitar relacionamentos, a deixar de falar em público e fazer as coisas que gostam, como nadar, dançar ou vestir suas roupas favoritas. Isso pode até mesmo levá-los a deixar de participar de atividades cotidianas essenciais onde podem ser vistas por outras pessoas, como escola, trabalho e até mesmo consultas médicas. Isso os impede de defender a si próprias. A falta de autoconfiança corporal impede que jovens se tornem integrantes confiantes da sociedade, atrapalhando seus sonhos.

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 4: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

6 7Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

Como funciona o Minha VerdadeO desafio: a aparência ideal

Todos os dias, os jovens recebem uma mensagem: se quiserem ser bonitos e bem sucedidos, precisam ter uma determinada aparência: o jeito "ideal". Um ideal é uma ideia de algo que seja perfeito, mas que normalmente só existe na imaginação. A maneira específica como a sociedade define o "ideal de aparência" varia ao redor do planeta. Em alguns países, por exemplo, o ideal feminino é ter um corpo bronzeado, magro, tonificado e seios grandes, enquanto em outros a mulher bonita é pequena e tem a pele clara. Apesar disso, em todo o mundo, meninas e mulheres, bem como meninos e homens, sentem uma forte pressão para tentar copiar esse ideal, vinda da mídia, dos amigos e da família. Nossa pesquisa global mostrou que as meninas ficam mais propensas a apresentar uma sensação reduzida de autoconfiança corporal ao aceitar a aparência ideal.

A pesquisa mostrou que basta expressar um posicionamento mais saudável na frente de outras pessoas para convencer a nós mesmos e aos outros a adotar um posicionamento mais saudável. Sendo assim, se uma jovem acredita no ideal de aparência (ainda que inconscientemente, por causa da pressão da mídia, da família e de amigos), mas argumenta contra esse ideal, por exemplo ao explicar para outras pessoas porque copiar um padrão de beleza é uma má ideia, suas próprias crenças sobre o ideal de aparência são alteradas, a fim de coincidirem com o que ele está defendendo.

Minha Verdade capacita jovens a reconhecer seu próprio ideal de aparência para, em seguida, criar suas próprias soluções a fim de ajudar a si mesmos e aos amigos a desafiar e resistir contra o padrão ideal universal. Ao se livrarem da pressão para cultivar a aparência ideal, os jovens conseguem apreciar o corpo que têm e valorizar o que podem fazer com ele. Isso pode inspirar os jovens a cuidar melhor de si mesmos e a optar por se alimentar bem e fazer exercícios porque eles se sentem bem assim, em vez de para se enquadrar em um padrão.

Quanto mais um jovem agir contra o ideal de aparência, falando com outras pessoas, anotando confrontos contra o ideal e agindo para convencer os outros a não persegui-lo, mais ele rejeitará o ideal de aparência e e maior será sua autoconfiança corporal. E essa é uma mudança duradoura. As pesquisas mostraram inclusive que confrontar o ideal de aparência muda a forma como o cérebro de meninas jovens responde diante de imagens na mídia que promovem um padrão de beleza fora da realidade3.

A solução: confrontar!

O Minha Verdade propõe atividades participativas e divertidas para aumentar a autoconfiança corporal ao empregar um princípio psicológico muito conhecido, chamado de dissonância cognitiva. A dissonância cognitiva é algo que acontece no cérebro quando agimos de uma forma que não corresponde ao que acreditamos. Quando dizemos e fazemos o oposto daquilo que realmente acreditamos, nosso cérebro muda as nossas atitudes de forma a combinar com as ações!

A autoconfiança corporal não é um problema isolado. A decisão de apresentar o programa Minha Verdade ao seu grupo pode fazer uma grande diferença para o desenvolvimento pessoal dos participantes. Em vez de apenas aprender sobre o assunto, os jovens vão experimentar uma mudança em suas perspectivas e crenças, o que por sua vez terá um impacto extremamente positivo em suas vidas.

O Minha Verdade tem como base o principal programa de aceitação corporal do mundo. Segundo a pesquisa, três anos depois de participar de atividades como as do programa Minha Verdade…

60% das meninas melhoram significativamente a autoconfiança corporal

78% das meninas sentem-se mais confiantes e capazes na escola

71% das meninas mantêm um relacionamento melhor com colegas, e

53% das meninas melhoram a convivência em família2

2 Stice, Marti, Spoor, Presnell & Shaw, 2008

3 Stice, Becker, & Yokum, 2013

Confrontando

o ideal!

ideal de

aparência

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 5: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

8 9Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

Visão rápida do Minha VerdadeO Minha Verdade é um programa único que, além de educar jovens sobre a autoconfiança corporal, causa um impacto real e duradouro na forma como eles se sentem sobre si. E também é divertido! Usando uma abordagem participativa, o Minha Verdade capacita os jovens porque eles assumem a liderança das atividades e elaboram seus próprios argumentos para confrontar o estereótipo imposto pela sociedade do que é atraente e precioso.

Quem é o público alvo?

O Minha Verdade funciona melhor com grupos de meninas entre 11 e 17 anos. Geralmente, as meninas tendem a se sentir mais à vontade participando em grupos só de meninas, mas se o seu grupo tiver uma faixa etária diferente e/ou incluir meninos, consulte a página 10 para ver algumas dicas sobre como adaptar o programa. É importante estar ciente de que os meninos também têm preocupações quanto ao corpo e que este programa pode ajudá-los a superar.

Como organizamos o grupo?

O Minha Verdade funciona melhor quando os jovens fazem as atividades em grupos reduzidos. A proporção de um mentor para cada oito participantes é o melhor formato para o programa inteiro, sendo que em algumas atividades os jovens vão trabalhar em grupos ainda menores. Quanto mais cada jovem confrontar o ideal de aparência, maior será a sua autoconfiança corporal.

Do que precisamos?

De quase nada! Canetas e papel são necessários na maioria das sessões, enquanto o acesso a um computador e a uma ampla variedade de materiais criativos são úteis em alguns momentos (se disponíveis), mas não são essenciais. Algumas atividades incluem materiais impressos para facilitar a preparação, mas tudo é muito simples e pode ser copiado na sessão, caso não haja impressoras disponíveis. Se quiser, você pode adaptar as atividades para usar tecnologias e abordagens mais criativas.

Como nos preparamos?

Reserve cerca de duas horas para ler este Guia do Mentor e todo o programa. Além disso, não deixe de envolver os demais mentores com quem você vai trabalhar, para que todos entendam como funciona o Minha Verdade. Caso queira ampliar seus conhecimentos, consulte os links de outras pesquisas na página 15. Cada atividade contém todas as informações necessárias para executá-la, incluindo pontos de apoio que sugerem o que pode ser dito para estimular os resultados-chave da aprendizagem (veja a página 9).

Fique de olho nos pontos de apoio! Escritas na cor laranja, essas frases são exemplos do que você pode dizer em etapas importantes das atividades, funcionando como sinalizadores verbais. Fique à vontade para usar suas próprias palavras.

Que tal organizar uma sessão para mentores a fim de conversar sobre o programa com antecedência, além de criar espaço entre as sessões para falar sobre o andamento?

Quanto tempo dura?

O programa Minha Verdade é composto de cinco sessões de 50 minutos cada e até três desafios pessoais que os jovens devem completar entre as sessões.

O tempo mínimo necessário para apresentar cada sessão é de 50 minutos, no mínimo. Tente calcular bem a duração das atividades, pois a impossibilidade de concluir todas as etapas pode causar a falta de um elemento essencial da aprendizagem. Se houver mais tempo para cada sessão, dedique um período maior às discussões, proporcionando aos jovens mais chances para refletir e confrontar o ideal de aparência.

Quais são os resultados que devemos esperar? As atividades podem ser adaptadas?

O Minha Verdade faz os jovens passarem por cinco experiências:

Os jovens definem o padrão de aparência ideal e se conectam com ele por meio da experiência pessoal. Eles então reconhecem que esse padrão é definido de maneira limitada, muitas vezes contraditória, e que é impossível ter a aparência ideal naturalmente.

Os jovens exploram os preços pagos por tentar copiar o ideal de aparência e o impacto negativo disso para indivíduos e para a sociedade como um todo. Eles percebem que não vale a pena copiar o ideal de aparência.

Os jovens confrontam o ideal de aparência ao elaborar argumentos verbais e escritos contra tentativas de copiar o padrão e compartilhá-los com amigos. Eles percebem que uma mudança no que dizem e fazem pode aumentar a autoconfiança corporal.

Os jovens celebram suas características positivas, tais como o que podem fazer com o corpo, personalidades, atitudes e pontos fortes de caráter, além das coisas que gostam na própria aparência. Eles percebem a importância de refletir e compartilhar o que apreciam em si mesmos.

Os jovens refletem sobre a melhor forma de reagir a pressões futuras que poderão surgir para que eles alcancem a aparência ideal. Eles percebem que contam com as ferramentas e ideias necessárias para enfrentar tais situações de forma positiva e com autoconfiança corporal.

As atividades presentes neste guia foram testadas e refinadas por meio da participação de milhares de meninas nos últimos 20 anos. Sempre que possível, recomendamos seguir o programa assim como ele foi escrito. Você, porém, conhece o seu grupo melhor que ninguém e tem experiência para reconhecer o que pode funcionar melhor com ele. Caso decida fazer quaisquer adaptações, veja algumas regras importantes:

Mantenha o mesmo contexto de atividade, para que o resultado da aprendizagem seja o mesmo. Use a caixa "Por que isso importa?" como guia.

É importante que os jovens não falem sobre os benefícios de tentar copiar o ideal de aparência nem se percam ao comentar quais modelos/atrizes e atores são as mais bonitos, pois isso reduz o impacto do programa.

Não perca as oportunidades de discutir e refletir. Para desenvolver a autoconfiança corporal, os jovens precisam confrontar verbalmente o ideal de aparência sempre que possível.

Verifique as ideias de adaptação contidas na caixa "Faça diferente".

Reflita sobre o nível de maturidade do grupo e, de acordo com a sua experiência, antecipe como a turma vai reagir às atividades.

Lidere os jovens pelo mesmo processo de desenvolver o raciocínio e reconhecer e confrontar o ideal. Antes de adaptar cada atividade, leia tudo cuidadosamente, prestando atenção especial nos pontos de apoio, a fim de entender o processo.

Considere as diferentes necessidades de aprendizagem do grupo e ofereça aos jovens apoio extra, se for preciso, para que participem plenamente.

1.

2.

3.

4.

5.

ideal de

aparência

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 6: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

10 11Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

E pessoas de outros gêneros? E pessoas de outras idades?

Como são as participantes do programa Minha Verdade que definem o ideal de aparência e usam essa definição nas atividades que se seguem, o Minha Verdade pode ser adaptado a qualquer contexto cultural ou social. E vale também para meninos. Para tornar o programa Minha Verdade eficaz, os jovens precisam definir um ideal de aparência que reflita o gênero com o qual eles se identificam. É preciso contar com pelo menos um mentor para cada grupo de identidade de gênero, além de apoiar os jovens que venham a se identificar como um gênero fluido, para que todos participem de uma forma que considerem relevante. Caso você esteja apresentando o programa Minha Verdade com um grupo misto, considere os seguintes pontos:

A pesquisa mostrou que este programa funciona melhor para grupos de jovens do mesmo gênero. Além disso, muitas vezes os jovens dizem que se sentem mais confortáveis falando sobre autoconfiança corporal em grupos do mesmo gênero, embora achem interessante compreender os pontos de vista de pessoas de outros gêneros sobre o tema. Os resultados também são melhores em um grupo de gênero misto, mas provavelmente o sucesso será menor do que em grupos do mesmo gênero.

Determine o ideal de aparência em grupos divididos por gênero. Certifique-se de que todos entendam que esse padrão será desafiado no decorrer do programa Minha Verdade.

As atividades pessoais mais delicadas, como os resultados dos desafios pessoais "O que sei agora" e "Espelho meu", devem ser executadas em grupos de mesmo gênero.

Considere como a dinâmica do seu grupo vai afetar o programa, levando em conta a maturidade dos participantes e o grau de boa formação da equipe.

Use as regras básicas para permitir um espaço seguro e resolver quaisquer comportamentos difíceis que venham a surgir.

Use atividades específicas para cada gênero.

É possível também conduzir um outro programa do Projeto Dove pela Autoestima, chamado "Eu, confiante, com um grupo misto. Trata-se do nosso programa para escolas, desenvolvido para grupos mistos de meninos e meninas. O programa "Eu, Confiante" está disponível para download gratuito no site selfesteem.dove.com.br.

Até mesmo crianças de apenas 6 ou 7 anos estão perdendo autoconfiança corporal devido ao ideal de aparência, sendo que o problema não desaparece quando elas se tornam adultas. Entretanto, questões de autoconfiança corporal podem variar bastante entre grupos de idades diferentes. Se você trabalha com uma faixa etária mais ampla, considere dividir o grupo e posicionar um mentor com foco em cada faixa etária. É possível também adaptar as atividades de acordo com o grupo, dando, por exemplo, uma maior ênfase à narração de histórias para crianças mais novas (uma ideia é usar imagens de princesas e principes para ajudá-las a identificar o ideal de aparência). Desafie os jovens mais crescidos a aprofundar as discussões sobre causas, custos e soluções para o ideal de aparência e a ser mais ambiciosas nos planos de compartilhar o que aprenderam com familiares e vizinhos.

Dicas de como apresentar o programa Minha VerdadeQuem está no comando?

A apresentação do programa Minha Verdade exige que os mentores alcancem um equilíbrio entre liderar e colocar os jovens na liderança do programa. É preciso lidar com dois papéis diferentes: o do facilitador, que recua sempre que possível, e o do mentor, que formata as atividades para que os jovens experimentem as etapas de aprendizagem necessárias para alterar a autoconfiança corporal.

Deixe os jovens no comando…

Ao identificar o ideal de aparência e o custo associado a ele. Ao definir o ideal para si mesmos, o que fará com que o programa seja relevante para suas vidas e que o resto do Minha Verdade faça sentido. Seja qual para o contexto cultural e social que você esteja trabalhando. Se os próprios jovens definirem o ideal, o programa Minha Verdade será relevante.

Na hora de confrontar! Cada atividade utiliza mecanismos diferentes mas, em todos os casos, os momentos nos quais os jovens geram suas próprias ideias, definições e argumentos são os mais importantes.

Permita que cada jovem tenha o máximo de espaço possível para confrontar o ideal de aparência, de forma a contrapor às crenças inconscientes que carrega.

Ao compartilhar experiências da vida real sobre o ideal de aparência. Tente não dar exemplos de sua própria experiência quanto ao ideal de aparência. Como modelo de comportamento, pode ser que você acabe reforçando o padrão sem querer.

Ao aprofundar as atividades. Quando os jovens identificarem oportunidades para confrontar o ideal de aparência, seja em casa ou no bairro onde moram, tente apoiá-los para que assumam o comando dessas mudanças. Com isso, eles vão praticar habilidades inestimáveis de liderança, resultando em uma equipe forte.

Assuma o comando…

Ao planejar e organizar as sessões. Certifique-se de que você e os outros mentores ou facilitadores não tenham dúvidas quanto ao plano para as sessões e a experiência pela qual vocês querem que os jovens passem em cada atividade.

Ao direcionar a forma como se fala da aparência ideal. Uma das formas pelas quais o Minha Verdade funciona é permitindo que os jovens confrontem verbalmente o ideal de aparência, portanto, recomendamos não enfraquecer esse impacto permitindo que eles concordem ou endossem o padrão imposto. Se, em alguma atividade, for preciso ler declarações ou cenários que apoiem o ideal de aparência em voz alta, é importante que você faça isso, em vez dos jovens.

Ao notar que o debate saiu dos trilhos. Às vezes, os jovens podem começar a discutir o ideal de aparência de uma forma que pode levá-los a reforçar o padrão de forma positiva. Fique de olho em momentos nos quais os jovens venham a reafirmar o ideal de aparência. Faça perguntas e use as atividades do Minha Verdade para que o foco retorne aos preços pagos para alcançar o ideal de aparência e como confrontar o padrão.

Visão rápida do Minha Verdade – continuação

Crie um espaço seguro

Embora, considerem na maioria das vezes o programa Minha Verdade uma experiência divertida e capacitadora, os jovens podem ficar perturbadas em alguns momentos, principalmente no início das sessões, quando conceitos muito pessoais são abordados. Há também a possibilidade de que alguns participantes não tratem a opinião dos outros jovens com respeito.

Antes do início da primeira sessão, reserve algum tempo para desenvolver as regras básicas do grupo (veja a página 3 do programa). Mantenha essas orientações à vista e remeta a elas no decorrer do programa.

Certifique-se de que os jovens estejam a par de quaisquer redes de suporte disponíveis, caso precisem de um apoio extra, e saibam com quem podem falar sobre isso.

Certifique-se de que os mentores compreendam as políticas de bem-estar da sua organização, como as diretrizes de proteção à criança e como lidar com revelações pessoais.

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 7: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

12 13Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

E a minha própria autoconfiança corporal?

Todo mundo é exposto ao ideal de aparência diariamente, por isso não é de se estranhar que muitas mulheres e homens lutem contra a ansiedade em relação ao próprio corpo. Entretanto, considerando que este programa é focado na resolução do problema para jovens, os mentores e mentoras precisam colocar suas próprias preocupações de lado ao organizar as sessões. É importante que os jovens vejam você como um modelo de comportamento positivo para as ideias que serão exploradas no Minha Verdade.

Tente não compartilhar suas opiniões e exemplos de sua própria vida, de forma que os jovens tenham o espaço para explorar o Minha Verdade a partir de suas próprias perspectivas. Preste atenção à linguagem que você emprega ao apresentar o programa, a fim de evitar quaisquer declarações que reforcem

o ideal de aparência. Leia as informações sobre as sessões com antecedência para entender como isso funciona. É possível prestar apoio ao seu grupo sem compartilhar exemplos pessoais. Empregue perguntas e respostas de apoio, como "Deve ser difícil sentir-se assim", "Imagino que isso seja difícil", "Aposto que você não é a única pessoa que teve uma experiência dessas".

Que tal experimentar algumas das atividades do Minha Verdade com o grupo de mentores e mentoras antes do início do programa? É possível também reunir-se com a equipe de mentores fora das sessões para discutir suas experiências e apoiar uns aos outros.

Como lidar com momentos difíceis

"Isso é verdade mesmo? Celebridades têm uma vida perfeita? Vocês conseguem pensar em exemplos do noticiário que mostrem pessoas com um corpo similar ao ideal de aparência enfrentando dificuldades em suas vidas?"

"Tentem manter a cabeça aberta e vamos ver como vocês se sentem depois da próxima atividade. Vocês estão livres para voltar a pensar da forma anterior ao fim do programa, se acharem que essa nova perspectiva não é útil."

"O que o resto do grupo acha? Quem mais acha que se aproximar do ideal de aparência equivale a ter uma vida melhor?"

"Não. Promover autoconfiança corporal tem a ver com a aceitação e o cuidado do próprio corpo."

"Quem tem autoconfiança corporal tem mais probabilidade de respeitar e cuidar do próprio corpo, inclusive de cultivar uma relação saudável com os alimentos e participar de atividades físicas adequadas e prazerosas."

"Não há nada errado com a aparência de qualquer pessoa. Quando as pessoas se sentem autoconfiantes com o tipo de corpo natural que têm e cuidam de forma positiva de si mesmas, elas podem ter qualquer formato ou tamanho. O que estamos criticando é a ideia de que há apenas um modelo ideal de aparência, pelo qual todo mundo deve sacrificar a própria saúde, bem-estar, relacionamentos, sucesso e dinheiro a fim alcançá-lo."

"Na verdade, queremos celebrar a beleza da diversidade e reconhecer que todos os jovens são muito mais do que simplesmente o que eles aparentam."

"Estamos tão acostumadas a nos colocar para baixo que pode ser muito difícil começar a ver as coisas de uma maneira diferente. Quais são os pequenas passos que você pode dar para começar?"

É possível começar pensando em coisas que você goste dentro de si mesmo ou coisas que seu corpo permita que você faça."

"Pense em outras pessoas com quem você se importa, como sua mãe, irmãos, irmãs e amigos. O que você gosta neles? Não é verdade que as coisas que você mais gosta neles não tem nada a ver com a aparência?"

Na maioria das vezes, esse programa transcorre tranquilamente, e os jovens se engajam com os conceitos. Entretanto, alguns jovens podem ter dificuldades ao pensar de forma crítica sobre pressões e ideais de imagem corporal e aparência. Isso não é surpresa, considerando que nossa sociedade

geralmente faz com que o foco dos jovens seja o corpo. Em situações como essas, você deve minimizar a discussão que reforce o ideal de aparência durante as sessões, uma vez que a intenção do programa é criar um espaço onde os jovens confrontem tais padrões. Veja a seguir alguns possíveis desafios que podem surgir e exemplos de como responder:

"Não concordo. É bom ter a aparência ideal porque pessoas bonitas têm uma vida melhor."

"Você quer dizer que não é legal cuidar do próprio corpo?"

"Não gostei disso. Parece que você está criticando meninas e meninos que são magros."

"Não consigo pensar em nada no meu corpo que eu goste."

Dicas de como apresentar o programa Minha Verdade - continuação

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 8: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

14 15Minha Verdade– Guia do Mentor Minha Verdade– Guia do Mentor

ExtrasGlossário

Aprenda mais sobre as ideias exploradas no programa Minha Verdade e descubra outros recursos que promovem a autoconfiança corporal acessando selfesteem.dove.com.br

© Unilever UK Ltd (nome fantasia "Unilever UK") 2016. Todos os direitos reservados.

DOVE e Dove device são marcas registradas.

Todos os direitos autorais e todos os demais direitos de propriedade intelectual em todos os textos, imagens, áudio, software e outros materiais do programa Minha Verdade do Projeto Dove pela Autoestima pertencem à Unilever UK (e suas empresas afiliadas) ou foram incluídos com permissão do proprietário em questão. Os materiais do Minha Verdade do Projeto Dove pela Autoestima são fornecidos apenas para propósitos educacionais. Você tem permissão para ver esse programa e reproduzir trechos por meio de impressão ou fotocópia exclusivamente para os propósitos educacionais mencionados acima.

O guia de atividades Dove Autoestima foi adaptado, com permissão, de um recurso desenvolvido originalmente pela Associação Mundial de Bandeirantes (World Association of GirlGuides and Girl Scouts) em parceria com o Projeto Dove pela Autoestima. Outras colaborações foram recebidas do conselho consultivo do Projeto Dove pela Autoestima.

O presente recurso não seria possível sem a ajuda e a energia de uma ampla equipe, incluindo Andii Verhoeven. Dra Phillippa Diedrichs, Barbara Kraus, Oxfordshire Youth (Reino Unido), Boys & Girls Club of Pawtucket (Estados Unidos), Safe in Tees Valley (Reino Unido), Boys & Girls Club of Greater Washington (Estados Unidos), Martin Staniforth e todas as meninas e jovens líderes que ajudaram a testar as atividades originais desse recurso.

Sobre a pesquisa

As estratégias utilizadas neste programa foram cientificamente desenvolvidas e avaliadas ao longo de 16 anos de pesquisa. A seguir, veja amostras de algumas dessas pesquisas:

Stice E, Shaw H, Becker CB, & Rohde P (2008).Dissonance-based interventions for the prevention of eating disorders: using persuasion principles to promote health. Prevention Science, 9, 114-128.

Becker CB, Smith LM, & Ciao AC (2006). Peer facilitated eating disorder prevention: A randomized effectiveness trial of cognitive dissonance and media advocacy. Journal of Counseling Psychology, 53 (4), 550-555.

Halliwell E, & Diedrichs PC (2014). Testing a dissonance body image intervention among young girls. Health Psychology, 33, 201-204.

Rohde P, Auslander BA, Shaw H, Raineri KM, Gau JM, & Stice E (2014). Dissonance-based prevention of eating disorder risk factors in middle school girls: Results from two pilot trials. International Journal of Eating Disorders, 47, 483-494.

Stice E, Rohde P, Shaw H, Gau J (2011). An effectiveness trial of a selected dissonance-based eating disorder prevention program for female high school students: Long-term effects. J Consult Clin Psychol, 79, 500–508.

Stice E, Marti CN, Spoor S, Presnell K, Shaw H. (2008). Dissonance and healthy weight eating disorder prevention programs: Long-term effects from a randomized efficacy trial. J Consult Clin Psychol, 76, s329–340.

Ideal de aparência:

O programa Minha Verdade fala muito sobre o ideal de aparência. Trata-se de uma definição limitada do padrão que a sociedade considera bonito ou atraente. É algo tão específico que chega a ser impossível de ser alcançado naturalmente. Até mesmo modelos e celebridades precisam ter suas imagens alteradas digitalmente para alcançar o ideal. A aparência ideal é divulgada por meio da mídia e de conversas favoráveis sobre o assunto.

Autoconfiança corporal:

Pesssoas que têm autoconfiança corporal estão satisfeitas com o próprio corpo e com o que podem fazer com ele. Ter autoconfiança corporal elevada é um dos fatores que podem elevar a autoestima.

Dissonância cognitiva:

Um processo psicológico acionado quando agimos de uma forma que não condiz com nossas crenças. Quando dizemos ou fazemos coisas que contradizem nossas próprias atitudes, uma tensão desconfortável é criada no cérebro. O cérebro então altera nossas atitudes de forma a combinar com nossas ações e aliviar o desconforto.

Autoestima:

Um sentimento de satisfação consigo mesmo. Uma pessoa com alta autoestima acredita em si e em seu valor enquanto indivíduo. Ter a autoestima elevada ajuda as pessoas a atingir o pleno potencial que têm, sem deixar de fazer coisas por não acreditarem em si mesmas ou em suas habilidades.

Pontos de apoio:

São recursos de suporte dos pacotes de atividades, com texto escrito em laranja. Eles ajudam os mentores a passar as mensagens-chave das atividades. É uma boa ideia ler esses pontos e colocar as informações em suas próprias palavras para que elas sejam relevantes para o grupo.

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 420.00 mm

-

303.00 x 426.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack

Page 9: 140727 1373358 TTM Leader Guide 6 BRPT · Minha Verdade Guia do Mentor 2 Minha Verdade Guia do Mentor 3 "Gostei de conhecer os sentimentos das pessoas. Vou mudar e dizer aos meus

Hogarth Worldwide

140727_1373358

[email protected]

Unilever

Brazil

Hasan, Mehedi

297.00 x 210.00 mm

-

303.00 x 216.00 mm

29/11/2016 05:23

CyanMagentaYellowBlack