7

Click here to load reader

2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

ATIVIDADES PRÁTICAS

SUPERVISIONADAS

Sistemas de Informação

2ª. Série Análise Estruturada de Sistemas

A atividade prática supervisionada (ATPS) é um método de ensino-

aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades

programadas e supervisionadas e que tem por objetivos:

Favorecer a aprendizagem.

Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e

eficaz.

Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.

Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem.

Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes

Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas

relativos à profissão.

Direcionar o estudante para a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de

um desafio, que será solucionado por etapas ao longo do semestre letivo.

Participar ativamente deste desafio é essencial para o desenvolvimento das

competências e habilidades requeridas na sua atuação no mercado de trabalho.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida

profissional.

AUTORIA:

Vitor Brandi Junior

Faculdade Anhanguera de Limeira

Page 2: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 2 de 7

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio você terá desenvolvido as competências e habilidades descritas a seguir. Capacidade para iniciar, projetar, desenvolver, implementar, validar e gerenciar

soluções usando a tecnologia de computação em organizações privadas e públicas, aplicando metodologias para análise e desenvolvimento de projetos de sistemas.

Competências para levantar dados, e empreender uma abordagem sistêmica no trato dos problemas de distribuição da informação.

Competência e compromisso com a utilização de princípios e ferramentas que otimizem o processo de desenvolvimento e implementação de um projeto e lhe confiram um alto grau de qualidade.

Capacidade de abstração, representação, organização e viabilização de soluções de software para diferentes domínios de aplicação.

DESAFIO Leia atentamente o seguinte o texto, que apresenta a descrição de um problema relacionado à reposição de materiais em estoque de uma empresa. Este problema servirá de base para a realização do desafio, descrito a seguir. “O funcionamento do Setor de Compras de uma empresa se baseia na necessidade de materiais vindas do Setor de Estoque, o qual informa estas necessidades por meio de uma solicitação de compra. Ela é emitida toda vez que um material é requisitado e não há quantidade suficiente para se atender esta requisição. Logo a seguir, o Setor de Compras verifica quais são estes materiais e os agrupa com outras solicitações já recebidas, verificando também o histórico das últimas compras do mesmo material, realizando um planejamento em função do consumo. Com base nestas análises é emitido um pedido de cotação que reúne uma série de solicitações de compra que agregam informações para selecionar os possíveis fornecedores deste material. O pedido de cotação é enviado para cada um dos fornecedores selecionados, os quais informam preços, condições de pagamento e prazos de entrega. O Setor de Compras avalia as respostas recebidas, agrupa os materiais de acordo com as melhores opções e gera um ou mais pedidos de compra, que são enviados somente para os fornecedores que ofereceram as melhores opções. Uma cópia de cada um destes pedidos é enviada para o Setor de Recebimento de Materiais, de modo que este possa conferir a remessa, oriunda do fornecedor contratado, do que foi solicitado. O Setor de Recebimento envia para o Setor de Compras um informe de chegada de materiais quando estes são recebidos do fornecedor. A partir disto o Setor de Compras atualiza o pedido de compras e o histórico do fornecedor para, finalmente, informar ao Setor de Estoque que a solicitação foi atendida”.

O desafio consiste no entendimento do sistema descrito e, a partir disso, da construção dos documentos e diagramas que apresentem os resultados da execução das etapas de Análise e Projeto do sistema. Para isso, devem-se utilizar os métodos, processos e ferramentas definidos na metodologia da Análise Estruturada de Sistemas.

Page 3: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 3 de 7

Objetivo do desafio Elaborar um conjunto de relatórios sobre diagramas que apresentem os resultados da

execução das etapas de análise e projeto de um sistema de informação.

Produção Acadêmica Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas em cada uma das

etapas. Diagrama de contexto do sistema. Diagrama Entidade-Relacionamento dos sistema. Diagrama de Fluxo de Dados do sistema. Dicionário de Dados do sistema.

Participação Esta atividade será, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte,

pelo grupo. Para tanto, os alunos deverão: Organizar-se, previamente, em equipes de 2 a 5 participantes. Entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Observar, no decorrer das etapas, as indicações: Aluno e Equipe.

Padronização O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as

normas da ABNT1, com o seguinte padrão: Em papel branco, formato A4. Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm. Fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta. Espaçamento de 1,5 entre linhas. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com

um recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas. Com capa, contendo:

Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina. Nome e RA de cada participante. Título da atividade. Nome do professor da disciplina. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.

ETAPA 1 (tempo para realização: 4 horas) Aula tema: Especificação de Requisitos: princípios, requisitos funcionais e não

funcionais. Esta atividade é importante para que você defina sua equipe de trabalho e conheça o problema a ser resolvido através do entendimento de sua viabilidade e seus requisitos iniciais (funcionais e não funcionais). Para realizá-la é importante seguir os passos descritos. 1 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Page 4: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 4 de 7

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Escolha sua equipe de trabalho e entregue ao professor os respectivos nomes, RA e e-mail. Passo 2 (Aluno)

Leia atentamente a descrição do problema. A partir disso, compartilhem uns com os outros as dúvidas de entendimento, assim também como a eventual experiência de um ou mais membros da equipe na resolução de problemas semelhantes. Passo 3 (Equipe)

Construam um texto que apresente: a) Pelo menos cinco razões que justifiquem a viabilidade do desenvolvimento

deste sistema; b) Duas listas com os requisitos iniciais do problema: uma lista com no mínimo

oito requisitos funcionais e outra, com no mínimo três requisitos não funcionais.

c) Entregue para o professor as listas com os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.

Passo 4 (Equipe)

Pesquisem na Internet (por exemplo, com o auxílio do Google <www.google.com.br> expressões como “Sistemas de Compras”, “Cotação de Preços”, “Reposição de Estoque” entre outras, de modo a encontrar referências que possam auxiliar no entendimento do problema e na proposta de soluções para o mesmo.

ETAPA 2 (tempo para realização: 4 horas) Aula tema: Especificação de Requisitos: modelos e padrões.

Esta atividade é importante para que você entenda melhor os requisitos da aplicação e esboce o primeiro protótipo do sistema com uma proposta de solução para o problema. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Aluno)

Apresente (cada membro da equipe) um resumo das informações obtidas com as pesquisas que realizaram (Etapa 1). Passo 2 (Equipe)

Atualizem as listas de requisitos funcionais e não funcionais a partir destas novas informações obtidas.

Page 5: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 5 de 7

Passo 3 (Equipe)

Identifiquem pelo menos três outros sistemas (externos ou internos à organização) com os quais este sistema de reposição de materiais deverá trocar informações. Passo 4 (Equipe)

Esbocem em folhas de papel os seguintes formulários: Solicitação de Compra, Pedido de Cotação, Pedido de Compra e Informe de Chegada de Materiais. Entreguem para o professor as listas atualizadas com os requisitos funcionais e não funcionais do sistema.

ETAPA 3 (tempo para realização: 4 horas) Aula tema: Projeto Orientado a Fluxo de Dados: processo, fluxo de informações,

transformações e transações. Esta atividade é importante para que você relacione e entenda os principais processos do sistema, assim com as informações que eles precisam para funcionar adequadamente. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Equipe)

Identifiquem, a partir dos conceitos aprendidos sobre processos, os principais processos envolvidos neste sistema. Procurem nomeá-los utilizando de um único verbo de ação, seguido de um objeto direto. Exemplos: “emitir solicitação de compra”, “conferir remessa” e assim por diante. Passo 2 (Equipe)

Identifiquem as informações necessárias para que cada um desses processos possa funcionar adequadamente. Por exemplo, para se conferir uma remessa é preciso conhecer o pedido de compra e a nota fiscal que acompanha a remessa recebida.

Passo 3 (Equipe)

Construam e apresentem ao professor uma primeira versão do Diagrama de Contexto do sistema. Passo 4 (Equipe)

Construam e apresentem ao professor uma primeira versão do DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) do sistema.

Page 6: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 6 de 7

ETAPA 4 (tempo para realização: 4 horas) Aula tema: Modelagem e arquitetura: diagramas.

Esta atividade é importante para que você pratique a construção de diagramas de fluxo de dados. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Equipe)

Construam o Diagrama de Fluxo de Dados (DFD) de Nível 0 do sistema. Passo 2 (Equipe)

Comparem o DFD de Nível 0 resultante com o Diagrama de Contexto produzido no Passo 3 da Etapa 3 e verifiquem se eles estão compatíveis. Deve se garantir que as entidades externas e os fluxos de dados de entrada e saída especificados no diagrama de contexto também estejam presentes no DFD Nível 0. Se necessário corrijam o Diagrama de Contexto. Passo 3 (Equipe)

Comparem o DFD de Nível 0 resultante com o Diagrama Entidade-Relacionamento (DER) produzido no Passo 4 da Etapa 3 e verifiquem se eles estão compatíveis. Deve se garantir que os depósitos de dados especificados no DFD também estejam representados no DER. Se necessário corrijam o Diagrama Entidade-Relacionamento. Passo 4 (Equipe)

Entreguem para o professor o Diagrama de Contexto revisado, o DER revisado e o DFD de Nível 0 produzido.

ETAPA 5 (tempo para realização: 4 horas) Aula tema: Dicionário de dados. Diagrama de Fluxo de Dados.

Esta atividade é importante para que você entenda o mecanismo de "explosão" dos processos do DFD nível 0 em outros processos mais refinados de nível 1 e/ou 2, assim como pratique a construção do dicionário de dados do sistema. Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS Passo 1 (Equipe)

Analisem os processos descritos no DFD de Nível 0 e selecionem quais deverão ser “explodidos”. A partir disso construam os diagramas de fluxo de dados de Nível 1 para estes processos selecionados.

Page 7: 2012 1 Sist Informacao 2 Analise Estruturada Sistemas

Sistemas de Informação – 2ª. Série – Análise Estruturada de Sistemas

Vitor Brandi Júnior

Pág. 7 de 7

Passo 2 (Equipe)

Comparem os DFD de Nível 1 resultantes com o DFD de Nível 0 existente e verifiquem se eles estão compatíveis. Deve se garantir que os fluxos de dados de entrada e saída especificados em todos os processos de Nível 0 também estejam presentes nos respectivos subprocessos de Nível 1. Se necessário corrijam o DFD de Nível 0. Passo 3 (Equipe)

Façam as atividades a seguir. 1. Analisem os processos descritos nos vários DFD de Nível 1 e selecionem quais deverão

ser “explodidos”. A partir disso construam os diagramas de fluxo de dados de Nível 2 para estes processos selecionados. Novamente deve se garantir que os fluxos de dados de entrada e saída especificados em todos os processos de Nível 1 também estejam presentes nos respectivos subprocessos de Nível 2.

2. Elaborem o Dicionário de Dados do sistema. Passo 4 (Equipe)

Entreguem para o professor o DFD de Nível 0 revisado, os DFD de Nível 1 e 2, assim também como o Dicionário de Dados produzido.