54
Relatório Anual 2018

2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

  • Upload
    phamdat

  • View
    220

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

Relatório Anual2018

Page 2: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

2 3

O futuro se constrói no presente

Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos desafios vencidos e com o que aprendemos ao longo de nossa história. Tem sido assim há 74 anos.

Somos mais de 50 mil pessoas, de diferentes nacionalidades, com experiências e conhecimentos diversificados, das mais variadas culturas, falando diversos idiomas e unidos pelos princípios e pelos conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht.*

Somos responsáveis por aliar a contínua evolução empresarial do Grupo Odebrecht aos objetivos de desenvolvimento sustentável, o que nos remete ao futuro desejado.

Em 2016, iniciamos uma Jornada de Transformação em todo o Grupo Odebrecht. Entre outras ações, definimos um novo modelo de governança corporativa e concebemos novas políticas, entre elas a que apresenta um novo sistema de conformidade com base nas melhores práticas mundiais.

Este relatório contém um resumo do desempenho e destaques para a holding e o conjunto de seus Negócios referentes ao ano de 2017. Aqui você vai conhecer um pouco da nossa jornada que se iniciou em 2016, percorreu o ano de 2017 e os primeiros meses de 2018. Você vai perceber que as mudanças internas estruturantes desta jornada estão concluídas. Atualizações e aprimoramentos, como em tudo o que fazemos, continuarão a ocorrer de forma permanente.

Aqui, você também vai conhecer o papel e a estrutura da Odebrecht S.A., os nossos Negócios e indicadores de porte e de desempenho do Grupo. Estes últimos, quando apropriado, relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas. Adotamos também a referência aos indicadores GRI, anotados nos rodapés das páginas.

Ao ler este relatório, você vai compartilhar conosco nossos compromissos para desenvolver e conquistar negócios de maneira ética, íntegra e transparente, e para contribuir com o desenvolvimento das sociedades onde atuamos e estamos inseridos.

Boa leitura!

A Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) é o conjunto de princípios e conceitos que orientam o pensamento e a ação empresarial dos integrantes do Grupo Odebrecht

Um destes princípios é a confiança nas pessoas, em sua capacidade e em seu desejo de evoluir.

Conheça mais em:

https://www.odebrecht.com/pt-br/organizacao-odebrecht/tecnologia-empresarial-odebrecht

A Odebrecht S.A. é a empresa holding do Grupo Odebrecht.

Page 3: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

06

24

66

94

10

38

82Nosso compromisso com pessoas

Mensagens

Nossa governança

Nossos Negócios

Nosso compromisso na sociedade

Sobre o Relatório

Nosso compromisso com atuação ética, íntegra e transparente

Perfil dos integrantes

Capacidade para realizar

Saúde, segurança e bem-estar

Presidente do conselho de administração da Odebrecht S.A.

Diretor-presidente da Odebrecht S.A.

A Odebrecht em números

Conselho de administração

Estrutura de governança

Conselho Global

Portfolio da Odebrecht

Indicadores financeiros

Gestão de riscos

Plano de alienação de ativos

Inovações para a sustentabilidade nos

Negócios

Os compromissos com a sustentabilidade

Reputação e engajamento

Prêmio Odebrecht

Fundação OdebrechtTemas materiais

Nosso Compromisso

Sistema de conformidade

Monitoramento independente

A trajetória da conformidade

Page 4: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

6 7

Ruy Sampaio

Mensagem do presidente do

conselho de administração

A Odebrecht tem uma história de realizações de mais de 74 anos. Esta história vai continuar. Vamos seguir em frente, sempre aprimorando os serviços prestados e os produtos fabricados em benefício dos nossos clientes, dos países onde estamos presentes, das comunidades onde atuamos.

Ao longo da nossa história, enfrentamos diferentes desafios. Atravessamos e superamos todos eles, baseados em princípios e conceitos sólidos expressos na Tecnologia Empresarial Odebrecht e, especialmente, sob a liderança de equipes competentes, comprometidas e alinhadas.

Não tem sido e não será diferente desta vez.

Em 2016 e 2017, empreendemos uma verdadeira Jornada de Transformação em todo o Grupo. Partimos das convicções que temos nos nossos princípios e conceitos, e os desdobramos em políticas que orientam nossa forma de pensar, de se comportar e de agir.

Implantamos uma nova governança em todas as empresas, balizados inclusive pela decisão da Kieppe Patrimonial, controladora indireta da Odebrecht S.A., de não mais indicar um membro da família Odebrecht para ser o principal executivo do Grupo.

Definimos o papel da Odebrecht S.A., como uma holding detentora de um portfólio dinâmico de negócios e de investimentos, todos com governança própria, visando a autossuficiência financeira e operacional e o retorno compatível aos acionistas.

Em 2018, renovamos o Conselho de Administração da Odebrecht S.A. com ampla maioria de conselheiros externos independentes. Os conselhos dos Negócios foram também compostos com participações relevantes de conselheiros independentes.

Revimos a Política sobre Conformidade, que explicita, entre outras definições, um robusto sistema de conformidade com atuação ética, íntegra e

transparente, hoje implantado e em prática em todo o Grupo.

Esta é a Governança da Transformação.

Princípios, conceitos, políticas e sistemas são imprescindíveis para balizar a prática, mas não suficientes para a transformação que todos desejamos. A mais importante mudança ocorre em cada um de nós.

Todos nós, integrantes da Odebrecht, temos consciência de que desenvolver e conquistar negócios com ética, integridade e transparência é fundamental para seguirmos com nossa história de realizações. Este é o nosso compromisso e constituiu-se desde 2016 no marco fundamental das transformações.

Nossas transformações internas estruturantes estão concluídas. Continuaremos aperfeiçoando nossos conceitos e nossas práticas, e seguiremos focados em inovar e aumentar nossa competitividade. Nossos maiores desafios hoje são externos.

Precisamos apoiar a implantação de imperativas mudanças estruturantes e culturais no Brasil e nas demais comunidades onde atuamos. Precisamos apoiar a construção de mercados justos e autossustentáveis.

Vamos cumprir todos os Acordos de Leniência que firmamos, na certeza de que os órgãos públicos também assim o farão. A essência desses acordos é permitir que as empresas voltem a operar plenamente, promovendo novas oportunidades de trabalho e desenvolvimento, gerando tributos e valor para a sociedade e prestando serviços e fabricando produtos que melhorem a qualidade de vida das comunidades.

Temos a convicção de que para gerar resultados devemos estimular a capacidade das equipes de todos os Negócios para inovar e operar com os mais elevados padrões de produtividade e integridade, em especial do Negócio de Engenharia e Construção.

Não basta nos organizarmos internamente. Sabemos que a conquista de novos negócios em todo o Grupo e o alcance de bons resultados, com reconhecidos padrões éticos, são também indispensáveis para recuperarmos nossa reputação.

Expresso a confiança que tenho nos membros do conselho de administração da Odebrecht S.A. A riqueza da experiência, a diversidade e a independência dos conselheiros nos asseguram que tomaremos as decisões certas, visando o melhor para a Odebrecht, para os acionistas e para os demais “stakeholders”. Todos nós estamos conscientes da relevância do nosso papel nesta importante fase da vida da Odebrecht, e motivados pelos desafios que ainda temos pela frente.

Confio igualmente no diretor-presidente da Odebrecht S.A., Luciano Guidolin, e em sua equipe para conduzir nossos negócios e nossos investimentos, realizar as conquistas necessárias e obter os resultados que precisamos para alcançarmos crescentes patamares de desenvolvimento.

Sobretudo, confio no talento e na determinação de todos os nossos integrantes, especialmente dos nossos jovens, alguns precocemente levados à condição de Líder. São principalmente vocês, desta nova geração, que têm a oportunidade e a responsabilidade de impulsionar a construção da nossa história.

Estamos atravessando um período de garantia da sobrevivência. Vamos evoluir para voltarmos a crescer, sem perdermos nossas raízes para continuarmos almejando a perpetuidade da Odebrecht.

São vocês, jovens, que vão garantir a continuidade deste rumo.

Page 5: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

8 9

Luciano Guidolin

Mensagem do diretor-presidente da Odebrecht S.A.

Quais são as prioridades estratégicas da Odebrecht S.A. para orientar suas concentrações e definições de investimentos?

O foco da Odebrecht S.A. e dos Negócios é renovar e crescer. O Grupo Odebrecht está direcionado para atuar simultaneamente em três dimensões: reconciliar o passado, ultrapassar o presente e construir o futuro. A construção desse futuro passa pelo aperfeiçoamento do modelo de governança corporativa e esse foi um dos principais pontos sobre o qual trabalhamos em 2017.

Entre as diversas mudanças no modelo de governança corporativa e nos processos da holding, quais foram as mais relevantes em 2017?

Trabalhamos intensamente na definição das novas políticas da Odebrecht S.A., que passarão a ser 12, no total, até o fim de 2018. Cinco delas já estão aprovadas. A Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente foi a primeira e desencadeou um grande processo para a implementação do sistema de conformidade e a capacitação dos integrantes, ao longo de 2017. Na sequência, já divulgamos as Políticas sobre Governança, Gestão de Riscos, Pessoas e Sustentabilidade. As políticas são “direcionadores” que deixam claro o caminho que seguiremos para recuperar a confiança e a admiração da sociedade, depois de anos muito difíceis e turbulentos.

Quais são as implicações do posicionamento da Odebrecht S.A. como uma holding detentora de um portfólio de Negócios autossuficientes?

Os investimentos que realizamos têm o propósito de gerar valor para os acionistas e para a sociedade em setores fundamentais do desenvolvimento sustentável. A autonomia e a autossuficiência dos Negócios, com Conselhos de

Administração e processos de gestão próprios, são importantes para que possam ter solidez financeira e alcançar rentabilidade, tornando-se ainda mais atrativos para novos parceiros e sócios. O papel da holding nesse contexto é o de garantir que os conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht, que valoriza as pessoas e um ambiente de confiança entre elas, estejam presentes em todas as frentes de atuação dos Negócios, gerando valor de forma sustentável.

De maneira adequada a cada Negócio e em sintonia com as mudanças, adotamos um novo posicionamento estratégico para as marcas. Alguns Negócios já divulgaram ao mercado suas novas identidades, enquanto outros ainda estão em processo de revisão.

Qual a sua avaliação do desempenho operacional da Odebrecht S.A. no ano de 2017?

O ano de 2017 foi de muito empenho e esforço, além de muitas entregas para todos nós, integrantes do Grupo Odebrecht. Projetos importantes que iniciamos há dois anos, como a construção do sistema de conformidade e a contratação de responsáveis por esse tema, já foram concluídos. Foi também o primeiro ano em que trabalhamos, de maneira muito produtiva, em conjunto com os monitores externos e independentes, contratados como parte das exigências dos acordos firmados com as autoridades do Brasil, dos Estados Unidos e da Suíça.

Demos continuidade ao plano de desmobilização de ativos, com foco no aumento da liquidez, e concluímos operações expressivas, como a venda da Odebrecht Ambiental. Os Negócios também evoluíram com os credores para equilibrar as dívidas com suas capacidades de geração de caixa, o que nos permitiu olhar novamente para o

futuro e vislumbrar oportunidades.

O cenário macroeconômico de 2017, ainda com muitas incertezas e baixo crescimento, foi fator limitador para um maior avanço dos resultados operacionais.

Quais são os principais desafios e objetivos para a holding em 2018?

Em 2018 trabalharemos com foco na evolução da governança, na conclusão do processo de redução da alavancagem e na melhoria da liquidez financeira do Grupo.

No âmbito dos Negócios, daremos foco em competitividade e inovação, na conclusão do processo de desinvestimento e no reequilíbrio financeiro de alguns Negócios.

Na sociedade, assumimos como integrantes do Grupo Odebrecht e onde quer que estejamos o compromisso com uma atuação ética, íntegra e transparente. Temos de manter abertos os canais de diálogo, concluir os projetos em andamento, manter a concentração na eficiência e na entrega de produtos e serviços cada vez melhores aos nossos clientes e à sociedade em geral. Nossa história tem inúmeros exemplos da relevância dos produtos e serviços que entregamos em cada região onde operamos, gerando desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida. Temos a responsabilidade de continuar a ser ativos nas contribuições ao desenvolvimento sustentável em todas as regiões nas quais possuímos operações, assim garantindo a sobrevivência, o crescimento e a perpetuidade de nossos Negócios.

Luciano Guidolin assumiu como diretor-presidente da Odebrecht S.A. em maio de 2017: “A atuação ética, íntegra e transparente é um compromisso de todos nós: acionistas, líderes e demais integrantes.”

GRI 102-14

Page 6: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

10

Nossa governançaFortalecemos nossa governança com a implementação da Política sobre Governança e a formação de novos comitês de assessoramento ao conselho. Realizamos em 2017 a primeira reunião do Conselho Global e fizemos em 2018 a renovaçãodo conselho de administração da Odebrecht S.A. Mais diversificado, ele promove um ambiente de deliberação contributivo, com multiplicidade de conhecimentos e experiências.

Page 7: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

12 13

As Políticas da Odebrecht S.A. são desdobramentos dos princípios e conceitos da TEO, que direcionam como os integrantes devem proceder em relação a matérias específicas. A atualização desses documentos foi, em 2017, um dos focos de trabalho da holding e resultou na aprovação de quatro novas políticas pelo conselho de administração. A previsão é de que, até o final de 2018, tenhamos 12 novas políticas aprovadas.

Clique e veja as políticas

AS POLÍTICAS DA ODEBRECHT S.A.

POLÍTICA SOBRE CONFORMIDADE COM ATUAÇÃO ÉTICA,

ÍNTEGRA E TRANSPARENTE (APROVADA EM 2016)

POLÍTICA SOBRE GOVERNANÇA CORPORATIVA

(APROVADA EM 2017)

POLÍTICA SOBRE PESSOAS (APROVADA EM 2017)

POLÍTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE (APROVADA EM 2017)

POLÍTICA SOBRE GESTÃO DE RISCOS (APROVADA EM 2017)

A Odebrecht S.A. é uma holding detentora de um portfólio dinâmico de negócios autossuficientes. Exerce o papel de guardiã da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), visando que seus princípios e conceitos sejam praticados pelos integrantes e estejam presentes em todos os Negócios do Grupo Odebrecht.

A Política sobre Governança da Odebrecht S.A. contém as definições e orientações de governança aplicáveis a todos os seus integrantes, incluindo os membros do conselho de administração. O documento também é utilizado como referência para orientar a definição da governança nos Negócios, que têm autonomia para o desenvolvimento e execução das estratégias inerentes à natureza de suas atividades.

A governança corporativa da Odebrecht S.A. compreende o sistema de gestão, comunicação e processos por meio do qual a holding é dirigida e monitorada.

Clique para saber mais sobre

Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO)

Política sobre Governança Corporativa

GRI 102-1 | 102-5 | 102-16

GRI 102-16Integrantes no Edifício Odebrecht São Paulo

Page 8: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

14 15

presença com operações em

países 14

representações em outros

países 13

produtos e serviços exportadospara mais de

países 100

58milintegrantes

de reais de receita bruta

82bilhões

de reais de de Ebitda

17bilhões

Posicionamento estratégicoA Odebrecht S.A. tem como propósito gerar valor para seus acionistas por meio da alocação eficiente e estratégica de recursos em um portfólio diversificado de Negócios nos setores petroquímico, de engenharia e construção, agroindustrial (açúcar, etanol e energia elétrica), de óleo e gás, de energia, irrigação e transporte (mobilidade urbana, rodovias, portos, aeroportos e sistemas logísticos), imobiliário e naval. As operações desses Negócios ocorrem no Brasil e em mais 13 países, com escritórios de representação em outros 13. Em cada caso, pautamos nossa atuação pela satisfação de nossos clientes, por meio da entrega de produtos e serviços úteis à sociedade, pelas contribuições ao desenvolvimento sustentável em cada região e pelo crescimento profissional e pessoal de nossos integrantes, fornecedores e parceiros.

A Odebrecht em números Dezembro de 2017

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Fortalecemos continuamente nossa governança corporativa, assegurando processos de decisões e relacionamentos eficazes, responsáveis e transparentes no âmbito de nossas atividades. São evidências disso a aprovação das Políticas sobre Governança Corporativa, sobre Pessoas, sobre Sustentabilidade e sobre Gestão de Riscos, todas disponíveis em nosso site institucional.

A renovação do conselho de administração, o apoio dos seus comitês de assessoramento e a atuação do Conselho Global dão suporte à tomada de decisões responsáveis, inclusivas, participativas e representativas. O Conselho Global tem o papel de apoiar o conselho de administração na formação de uma visão geopolítica ampla e diversificada para o Grupo em temas sobre direcionamento estratégico, governança e sustentabilidade.

GRI 102-4 | 102-6 | 102-7

Page 9: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

16 17

Conselho de administração

O conselho de administração é o principal órgão de gestão do sistema de governança da Odebrecht S.A. É responsável por aprovar o direcionamento estratégico e acompanhar o desempenho da empresa. Sua atuação é definida pela Política sobre Governança Corporativa, pelo estatuto social da Odebrecht S.A. e pela legislação aplicável. Em junho de 2018, o conselho passou a ter uma nova composição com seis membros eleitos pela assembleia geral de acionistas para um mandato de dois anos.

A escolha dos conselheiros prioriza a diversidade de perfis visando a pluralidade de competências e de perspectivas com mais qualidade na tomada de decisões. Para serem eleitos, os membros do conselho devem demonstrar alinhamento à TEO, ter experiência empresarial e conhecimento sobre os Negócios do Grupo Odebrecht, isenção de conflitos de interesse e expertise em temas como finanças, contabilidade, gestão de riscos, conformidade, pessoas e sustentabilidade. Os conselheiros devem ter até 75 anos de idade.

O conselho de administração tem quatro membros externos independentes e todos os seus membros são eleitos pela assembleia geral, o foro de deliberação dos acionistas. O presidente do conselho de administração, além de coordenar as atividades do órgão, é responsável por coordenar a interação com os acionistas e, na holding, com o diretor-presidente e sua equipe direta.

O estatuto social da Odebrecht S.A. também prevê, quando solicitado pelos acionistas em cada exercício social, a instalação do conselho fiscal como órgão de controle da administração. O órgão é formado por no mínimo três e no máximo cinco membros, eleitos pela assembleia geral. Em 2017, o conselho fiscal não foi instalado.

GRI 102-24 | 102-25 | 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 102-30 | 103-1 | 103-2 | 103-3

Comitê de ConformidadeTem a função de zelar pelo compromisso contínuo da Odebrecht S.A. de atuar com ética, integridade e transparência. Entre suas atribuições estão a coordenação da auditoria interna e as disposições sobre a interface com a auditoria externa em questões relacionadas à conformidade. O coordenador do comitê de conformidade também escolhe e lidera a pessoa responsável por Conformidade da holding (R-Conformidade).

Comitê de Finanças e InvestimentosAnalisa as questões relacionadas a finanças, investimentos em geral, composição do portfólio de Negócios, riscos financeiros da holding e a proposição sobre contratação e acompanhamento dos trabalhos dos auditores externos.

Comitê de Cultura, Pessoas e SustentabilidadeSua função é zelar pelas boas práticas da TEO, pela sucessão de líderes, pela definição dos parâmetros de remuneração, pela coerência na definição da macroestrutura da holding e pelo subsídio a assuntos sobre sustentabilidade.

Comitês de assessoramentoPara apoiar sua atuação, o conselho de administração tem comitês de assessoramento formados exclusivamente pelos conselheiros indicados. Sem função deliberativa, os comitês analisam previamente as matérias e fornecem subsídios para as deliberações do conselho.

Rota das Bandeiras, São Paulo - Brasil | Odebrecht Transport

Page 10: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

Conselho de administração da Odebrecht S.A.

Cledorvino BeliniCONSELHEIRO EXTERNO INDEPENDENTECoordenador do Comitê de Conformidade

Formação: Administração de Empresas (Mackenzie), com mestrado em Finanças e Contabilidade (USP)• Foi presidente da Fiat Automóveis para a América

Latina e integrou o Conselho Executivo do Fiat Group

• Foi presidente da Anfavea

Roberto FaldiniCONSELHEIRO EXTERNO INDEPENDENTEMembro do Comitê de Cultura, Pessoas e Sustentabilidade

Formação: Administração de Empresas (FGV), com especialização na Fundação Dom Cabral e INSEAD, no Babson College e no IBGC.• Empresário, consultor na aérea de Governança Corporativa e Familiar

e conselheiro independente de varias empresas· Foi presidente da CVM - Comissão de Valores Mobiliários· Foi executivo, membro do conselho e acionista do grupo controlador

da Metal Leve SA

Sergio FoguelVICE-PRESIDENTE DO CONSELHOCoordenador do Comitê de Cultura, Pessoas e SustentabilidadeMembro do Comitê de ConformidadePresidente do Conselho Global

Formação: Engenharia Civil (UFRGS), com mestrado em Administração de Empresas (Universidade da Califórnia). É fellow do MIT• É coordenador do Conselho Global da Odebrecht S.A.• Integra o Conselho Consultivo Internacional da Fundação

Dom Cabral, do Herity International Council e do Conselho do Parampara Family Business Institute

Jorge Marques Toledo CamargoCONSELHEIRO EXTERNO INDEPENDENTEMembro do Comitê de Cultura, Pessoas e Sustentabilidade

Formação: Geologia (UnB), com mestrado em Geofísica (University of Texas)• Foi presidente da Braspetro e presidente da Statoil Brasil• Presidiu o Instituto Brasileiro do Petróleo e hoje é

membro emérito do CA• Integra os CAs do Grupo Ultrapar e Prumo Logística Global

Ieda Gomes YellCONSELHEIRA EXTERNA INDEPENDENTE Membro do Comitê de Conformidade Formação: Engenharia Química (UFBA), com mestrado em Engenharia Ambiental (École Polytechnique Fédérale de Lausanne) e em Energia (USP)• Foi presidente da BP Brasil e Vice Presidente de

New Ventures da BP Gas Marketing• Atuou como presidente da Comgás• Co-fundadora da Will Latam, voltada para o desenvolvimento

de lideranças femininas na América Latina

Ruy Lemos SampaioPRESIDENTE DO CONSELHO

Formação: Administração de Empresas (UFBA), com mestrado em Finanças e Contabilidade (Universidade de Michigan)• Diretor da Kieppe, empresa controladora da Odebrecht S.A.• Exerceu o cargo de diretor Financeiro da Tenenge S.A., SLP,

Copene e Odebrecht Química• Foi diretor de Finanças Internacionais e de Investimentos na

Odebrecht S.A.

Clique para saber mais sobre o currículo dos membros do Conselho de Administração

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 11: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

20 21

ODEBRECHT S.A.

Espírito de Servir Resultados

NEGÓCIOS

Conselho deAdministração

da Odebrecht S.A.

PresidenteRuy Sampaio

Vice-PresidenteSergio Foguel

Conselheiros(a)Cledorvino BeliniIeda Gomes YellJorge Marques

Toledo CamargoRoberto Faldini

Diretor-Presidente

Luciano Guidolin

Fundação Odebrecht (”FO”)2

Conselho de Curadores

R-Conformidade

Olga Pontes1

Comitê de Conformidade

AssessoraMônica Odebrecht

Conselho Global

Sergio Foguel - PresidenteClaudio Valladares-Padua

Georg KellJermyn Brooks

Lynn PaineMark Moody-Stuart

Rubens RicuperoTensie WhelanVinod �omas

Responsáveis por Apoio Funcional

RAF Financeiro e PlanejamentoMarcela Drehmer

RAF Jurídico e GovernançaMaurício Bezerra

RAF Pessoas e ComunicaçãoDaniel Villar

Empresas e Entidades Auxiliares

Odebrecht Corretora de Seguros (”OCS”)R-OCS - Marcelo Neves3

Odebrecht Previdência (”ODP”)R-ODP - Sergio Brinckmann4

CA Odebrecht Engenharia& Construção (OEC)

PCA-OEC - Luciano Guidolin

Braskem LN Braskem - Fernando Musa

Atvos LN Atvos - Luiz de Mendonça

OEC LN OEC - Fábio Januário

Odebrecht TransportLN OTP - Juliana Baiardi

Odebrecht Latinvest LN OLI - Maurício Cruz

OcyanLN Ocyan - Roberto Simões

ORLN OR - Marco Siqueira

CA Odebrecht Transport PCA-OTP - Luciano Guidolin

CA Odebrecht Latinvest PCA-OLI - Luciano Guidolin

CA Ocyan PCA-Ocyan - Luciano Guidolin

CA ORPCA-OR - Luciano Guidolin

CA AtvosPCA-Atvos - Luciano Guidolin

CA BraskemPCA-Braskem - Marcelo Lyrio

ACI

ONI

STAS

CLIENTES

(1) Olga Pontes reporta-se diretamente ao CC (2) ODB é mantenedora da FO (3) Liderado da RAF Financeiro e Planejamento (4) Liderado do RAF Pessoas e Comunicação

Clique para saber mais sobre

O currículo dos líderes da Odebrecht S.A.

Estrutura de governançaO diretor-presidente e sua equipe direta de três responsáveis por apoios funcionais (RAFs) fazem a gestão estratégica da Odebrecht S.A. e contam com o apoio de uma assessora nos processos de tomada de decisões.

O diretor-presidente da holding atua ainda como presidente de conselhos de administração de Negócios do Grupo

Odebrecht. Cada Negócio tem um presidente como Líder (LN), que responde diretamente ao seu conselho de administração.

GRI 102-18 | 102-23 | 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 102-18 | 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 12: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

22 23

Além dos comitês de assessoramento, o conselho de administração tem o apoio do Conselho Global que contribui para a formação de uma visão ampla e diversificada sobre temas de interesse e desafios enfrentados pela holding e os Negócios do seu portfolio. Criado em 2016, o Conselho Global cumpriu esse papel contribuindo de maneira decisiva em temas do direcionamento estratégico, governança e sustentabilidade da Odebrecht S.A.

Formado por nove membros reconhecidos pelo notório saber e experiência em suas áreas de atuação, o Conselho Global se reuniu com o conselho de administração e líderes do Grupo pela primeira vez em 2017. Os assuntos discutidos nesses encontros trouxeram contribuições relevantes que foram incorporadas aos Programas de Ação do diretor-presidente da Odebrecht S.A. e dos Líderes dos Negócios.

Clique para saber mais sobre

Quem são os membros do Conselho Global

Os membros do conselho global foram convidados para atuar por um período inicial de dois anos. São pessoas que desenvolveram suas carreiras em organizações da sociedade civil, na academia, organismos multilaterais e governamentais e empresas do setor privado. Os membros do Conselho Global atuam individualmente em suas contribuições ao conselho de administração da Odebrecht S.A., e não como representantes de suas respectivas organizações.

Conselho GlobalCriado em 2016, o objetivo do Conselho Global é apoiar o conselho de administração com uma visão ampla e profunda nas áreas de governança, direcionamento estratégico e sustentabilidade.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Seminário em outubro de 2017 dos membros do Conselho Global e cerca de 150 líderes do Grupo Odebrecht com discussão em 2 temas: “O papel das empresas na sociedade” e “Como competir em um ambiente de negócios desafiador”.

Page 13: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

24 25

A jornada que temos percorrido para assegurar a ética, a integridade e a transparência em todos os nossos Negócios é marcada por uma série de iniciativas implantadas a partir de 2016 que já transformaram nosso ambiente empresarial.

Nosso Compromisso com Atuação Ética, Íntegra e Transparente

Page 14: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

26 27

A jornada que empreendemos pela conformidade com a atuação ética, íntegra e transparente está documentada na página da Odebrecht na internet e no site “A Jornada da Transformação” em uma linha do tempo com um resumo das decisões e resultados mais relevantes.

A partir de 2016, quando assumimos o compromisso com o Brasil, implementamos na Odebrecht S.A. um conjunto de medidas como desdobramentos das novas políticas aprovadas pelo seu conselho de administração.

Dentre essas medidas destacam-se: 1 - a determinação de que cada um dos Negócios do Grupo tenha um conselho de administração próprio, com governança independente da Odebrecht S.A., operando de forma descentralizada e sempre alinhada às concepções e demais conceitos expressos na TEO e nas políticas específicas de cada Negócio; 2 - a criação de comitês de conformidade para apoiar os conselhos de administração em cada um dos Negócios quanto ao compromisso de atuar com ética, integridade e transparência; 3 - a designação das pessoas responsáveis por conformidade na holding e nos Negócios (R-Conformidade) reportando diretamente aos coordenadores dos comitês de conformidade, com independência de julgamento; 4 - a criação do Comitê Integrado de Conformidade (CIC), coordenado pela R-Conformidade da Odebrecht S.A., do

qual participam os R-Conformidade de cada um dos Negócios do Grupo. O CIC visa promover o alinhamento para a prática consistente do sistema de conformidade entre os Negócios e a holding, a promoção de sinergia e a coerência de posicionamento interno e externo sobre os assuntos relacionados à conformidade, e a proposição de aprimoramentos necessários nas orientações e nas práticas de conformidade em todo o Grupo.

Em novembro de 2017, a holding concluiu, por meio de um processo de e-learning, a capacitação de 100% de seus integrantes na Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente. Foram tratados todos os principais temas da Política, incluindo sua aplicação a casos práticos e exemplos de situações das diversas áreas. Nessa mesma data, os integrantes também concluíram capacitações específicas sobre anticorrupção. Desde dezembro de 2016, quando a Odebrecht S.A. firmou os acordos de leniência com o Ministério Público Federal (MPF) no Brasil, o Departamento de Justiça (DOJ) nos Estados Unidos e a Procuradoria-Geral na Suíça, novos acordos foram firmados com autoridades no Equador, Guatemala, Panamá e República Dominicana.

No Brasil, foram firmados em 2018 acordos de leniência com a Advocacia Geral da União (AGU) e com o Ministério da Transparência e a Controladoria Geral da União (CGU).

Clique para saber mais sobre

Jornada da Transformação

Política sobre Conformidade

Nossas transformações internasestruturantes estão concluídas, e continuaremos aperfeiçoando nossos conceitos e práticas.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 205-1

100%dos integrantes da holding capacitados

24.278 integrantes do Grupo treinados

ações de comunicação externa relacionadas à conformidade

500+ de

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 205-2

Integrante da Atvos

Em

2017

Page 15: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

28 29

Linha de Ética da Odebrecht S.A.

O Compromisso firmado por todos os líderes em julho de 2016 expressa em dez princípios a nossa convicção para atuar com ética, integridade e transparência, e demonstra um forte posicionamento com visão de mercado para impulsionar os Negócios com clara determinação de combater e não tolerar a corrupção. Os princípios estão alinhados com a Tecnologia Empresarial Odebrecht e aplicam-se a todas as áreas de atuação, sem nenhuma exceção ou flexibilização.

Para garantir o cumprimento desses princípios a Odebrecht S.A e as empresas do grupo reforçaram os investimentos em capacitações, incluindo procedimentos para mensurar o nível de assimilação e de retenção dos conteúdos pelos integrantes participantes.

Em maio de 2017 a gestão e operação do recebimento de relatos no Canal Linha de Ética na Odebrecht S.A. e em todos os Negócios do Grupo passaram a ser realizados por empresa externa independente. Essa mudança assegurou ainda maior confiabilidade ao processo pela independência e melhor preparo de quem recebe o relato. Este, mesmo que anônimo, feito de forma mais completa é determinante para o êxito e para o adequado planejamento do tempo necessário à apuração.

O Canal Linha de Ética assegura o atendimento 24 horas por dia e a emissão de um protocolo de registro que permite ao relator o acompanhamento do status do seu relato.

Todos os relatos recebidos são encaminhados aos R-Conformidade pelo canal Linha de Ética, da holding ou de cada um dos Negócios, que conduzem as investigações com equipe própria de integrantes ou com o apoio externo de empresas especializadas.

Se considerados procedentes, os relatos podem gerar desde uma melhoria em um processo ou controle interno até a aplicação de medida disciplinar. Esta poderá resultar, por exemplo, em advertência ou desligamento de integrante, cancelamento de contrato ou suspensão de pagamento. A solução em cada caso é específica e em medida compatível com a gravidade do assunto, conforme definido na Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente.

Em 2017, dos 68 relatos recebidos pela Linha de Ética da Odebrecht S.A., 27 não dispunham de dados suficientes para investigação, 19 foram encaminhados para os Negócios e 11 referiam-se a casos vinculados ou repetidos. Dessa forma, foram abertos 11 casos para investigação no âmbito da holding, dos quais oito foram considerados improcedentes, um inconclusivo e dois ainda estavam em andamento ao final de 2017. No âmbito do Grupo Odebrecht, foram implementadas melhorias em processos e tomadas medidas cabíveis para corrigir as não conformidades identificadas, incluindo a demissão de integrantes e o rompimento de contratos com fornecedores.

Clique para saber mais sobre

o canal Linha de Ética

O Linha de Ética pode ser acessado por integrantes, clientes, fornecedores e público externo ao Grupo Odebrecht.

Pelos siteswww.linhadeeticaodebrecht.com/

www.odebrecht.com/pt-br/linha-de-etica

Pelo telefone

0800 377 8011Disponível 24 horas por dia

Acessível em português, inglês e espanhol

GRI 102-16 | 102-17 | 103-1 | 103-2 | 103-3 | 205-3

01 06

03 08

02 07

04 09

05 10

COMBATER E NÃO TOLERAR A CORRUPÇÃO EM QUAISQUER DE SUAS FORMAS, INCLUSIVE

EXTORSÃO E SUBORNO.

TER CONSCIÊNCIA DE QUE DESVIOS DE CONDUTA, SEJAM POR AÇÃO, OMISSÃO OU COMPLACÊNCIA,

AGRIDEM A SOCIEDADE, FEREM AS LEIS E DESTROEM A IMAGEM E A REPUTAÇÃO DE TODA A ODEBRECHT.

DIZER NÃO, COM FIRMEZA E DETERMINAÇÃO, A OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO QUE CONFLITEM

COM ESTE COMPROMISSO.

GARANTIR NA ODEBRECHT, E EM TODA A CADEIA DE VALOR DOS NEGÓCIOS, A PRÁTICA DO SISTEMA

DE CONFORMIDADE, SEMPRE ATUALIZADO COM AS MELHORES REFERÊNCIAS.

ADOTAR PRINCÍPIOS ÉTICOS, ÍNTEGROS E TRANSPARENTES NO RELACIONAMENTO COM

AGENTES PÚBLICOS E PRIVADOS.

CONTRIBUIR INDIVIDUAL E COLETIVAMENTE PARA MUDANÇAS NECESSÁRIAS NOS

MERCADOS E NOS AMBIENTES ONDE POSSA HAVER INDUÇÃO A DESVIOS DE CONDUTA.

JAMAIS INVOCAR CONDIÇÕES CULTURAIS OU USUAIS DO MERCADO COMO JUSTIFICATIVA PARA

AÇÕES INDEVIDAS.

INCORPORAR NOS PROGRAMAS DE AÇÃO DOS INTEGRANTES AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NO

CUMPRIMENTO DO SISTEMA DE CONFORMIDADE.

ASSEGURAR TRANSPARÊNCIA NAS INFORMAÇÕES SOBRE A ODEBRECHT, QUE

DEVEM SER PRECISAS, ABRANGENTES E ACESSÍVEIS E DIVULGADAS DE FORMA REGULAR.

TER CONVICÇÃO DE QUE ESTE COMPROMISSO NOS MANTERÁ NO RUMO DA SOBREVIVÊNCIA, DO

CRESCIMENTO E DA PERPETUIDADE.

GRI 102-16 | 103-1 | 103-2 | 103-3

Nosso Compromisso

Page 16: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

30 31

O sistema de conformidade, definido na Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente, é composto por dez medidas integradas de prevenção, detecção e remediação. São medidas para controle dos riscos de descumprimento da legislação, de conflitos com o Nosso Compromisso e com as demais diretrizes internas emanadas da Política sobre Conformidade.

Líder

Detectar

Remediar

Prevenir

1

2

3

4

5

6

Governança deConformidade

Políticas e demaisOrientações

Avaliação de Riscose Controles

Comunicação eCapacitação

Conformidadede Terceiros

Engajamentos emAções Coletivas

7Gestão do CanalLinha de Ética

8 Monitoramento deRiscos e Controles

9 Remediar Riscos eFortalecer Controles

10 MedidasDisciplinares

Os R-Conformidade e suas equipes dedicadas atuam em apoio aos Líderes de Negócio, a quem cabe a responsabilidade pelas ações de prevenção, detecção e remediação integradas à atuação empresarial em cada Negócio. É papel de cada líder, nos distintos âmbitos de atuação nos Negócios, influenciar, orientar e acompanhar seus liderados para que entendam e pratiquem o que dispõe a Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente. No final de 2017, havia no Grupo Odebrecht 81 profissionais dedicados ao apoio nas áreas de conformidade. O orçamento no ano para essas áreas alcançou R$ 72,5 milhões, um aumento de 12% em relação a 2016.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Sistema de conformidadeAo longo de 2017, foram estabelecidos os processos em cada um dos Negócios para garantir a implementação das dez medidas do sistema de conformidade. O Comitê Integrado de Conformidade (CIC) atuou visando a harmonização e uniformidade desses processos e seu acompanhamento por meio de indicadores comuns entre os Negócios.

Em 2017 foi estruturada a função de auditoria interna na holding e nos Negócios. Os planos de trabalho, assim como os resultados das auditorias internas, são acompanhados e aprovados por cada um dos conselhos de administração no Grupo Odebrecht.

DIÁLOGO COM AS PARTES INTERESSADAS

Sob a liderança da R-Conformidade da Odebrecht S.A., foi realizado no escritório de Salvador (BA) um projeto piloto para estreitar o relacionamento com fornecedores e familiares dos integrantes do Grupo Odebrecht. Dois encontros foram realizados na capital baiana para apresentar a esses públicos as ações conduzidas para a consolidação da cultura de ética e de integridade nos Negócios. As apresentações e discussões tiveram a participação de 123 representantes de 81 empresas parceiras e de 90 familiares dos integrantes.

Em dezembro de 2017 o Grupo Odebrecht tinha 81 profissionais nas equipes dedicadas ao apoio em conformidade.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 205-2

Page 17: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

32 33

Monitoramento independenteEm dezembro de 2016, a Odebrecht S.A., após ter revelado fatos e atos ilícitos praticados até então, assinou acordos com o Ministério Público Federal (MPF) do Brasil, o Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos e a Procuradoria-Geral da Suíça. Naquela ocasião, além de reconhecer os erros e pedir desculpas, a holding assumiu o compromisso de transformar sua governança e os seus processos internos para garantir que situações similares não voltem a ocorrer.

Uma das medidas previstas nos acordos e que começou a ser executada em 2017 é a presença de monitores independentes aprovados pelo MPF e pelo DOJ para acompanhar a evolução do sistema de conformidade e as melhorias dos controles internos.

O primeiro ciclo de monitoramento foi concluído no final de 2017, sem desvios de cronograma, com a entrega do relatório de atividades às autoridades. Os conteúdos dos relatórios do monitoramento independente não podem ser divulgados por força de obrigações de confidencialidade previstas nos acordos.

Especialistas em práticas anticorrupção, os monitores executam um plano de trabalho que inclui a análise de documentos e materiais relevantes, a análise de processos operacionais, a realização de entrevistas e visitas, bem como participação em diversas reuniões e treinamentos.

Em dezembro de 2016, após reconhecer os erros e pedir desculpas, a Odebrecht S.A. assumiu o compromisso de transformar a sua governança e os seus processos internos.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 206-1 | 419-1

O acordo firmado pela Odebrecht S.A. com as autoridades do Brasil, dos Estados Unidos e da Suíça prevê, além do monitoramento externo, o pagamento de multa no valor total de R$ 3,828 bilhões. O montante será pago ao longo de 23 anos, com a correção das parcelas reajustada de acordo com a taxa Selic. Em 2017, a Odebrecht S.A. destinou aproximadamente R$ 550 milhões para o pagamento dessa penalidade.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 206-1 | 419-1

Edifício Odebrecht São Paulo - Brasil

Page 18: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

34 35A Trajetória da Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente

2016

março

julho

abril

novembro

dezembro

Odebrecht assume o “Compromisso com o Brasil” e decide colaborar com as investigações da Operação Lava Jato

Em um seminário, 170 líderes da Odebrecht S.A. e dos Negócios desenvolvem o “Nosso Compromisso para Atuação Ética, Íntegra e Transparente”, expresso em dez princípios

Criação e início da implementação do sistema de conformidade na Odebrecht S.A. e nos Negócios

Assinaturas dos acordos de leniência com o MPF do Brasil, DOJ dos Estados Unidos e Procuradoria-Geral da Suíça

A Odebrecht reconhece seus erros, pede desculpas ao Brasil e assume um novo compromisso para avançar rumo a uma atuação ética, íntegra e transparente

Criação do comitê de conformidade pelo conselho de administração da holding

Aprovação da Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente

Comitê Integrado de Conformidade (CIC) formado pelos R-Conformidade

A Odebrecht S.A. adere ao Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, junto ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

2017

janeiro

maio

fevereiro

outubro

novembro

Concluída a contratação dos R-Conformidade no Grupo vinculados diretamente aos Comitês de Conformidade dos conselhos

Contratação de empresa externa independente para operacionalizar o canal Linha de Ética

Assume o novo diretor-presidente da Odebrecht S.A., Luciano Guidolin, com o compromisso de liderar o processo de transformação do Grupo Odebrecht

Realização de capacitação, para integrantes, sobre anticorrupção e a Política sobre Conformidade com Atuação Ética, Íntegra e Transparente

Conheça mais sobre o que estamos fazendo no site:https://www.odebrecht.com/pt-br/a-odebrecht/jornada-da-transformacao

Início da atuação dos monitores independentes prevista nos acordos de leniência firmados com o MPF no Brasil e o DOJ nos Estados Unidos

Realização de seminário com 180 líderes do Grupo Odebrecht para discutir os desafios e oportunidades dos Negócios frente o papel das empresas na sociedade e na atuação em ambientes desafiadores. O seminário contou com a participação do Conselho Global

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 19: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

36 37NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Trilhamos uma autêntica jornada para assegurar a ética, integridade e transparência em nossos Negócios e assumimos publicamente o compromisso de combater a corrupção e o suborno em todas as suas formas. A implementação do sistema de conformidade iniciada em 2016 e a formação de 100% de nossos integrantes na Política e nas práticas anticorrupção demonstram nossa disciplina em relação a esse objetivo.

Ao longo de 2017, a evolução dos compromissos firmados no âmbito dos acordos com o Ministério Público Federal do Brasil, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a Procuradoria-Geral da Suíça evidenciou nossas contribuições para o desenvolvimento sustentável por meio do engajamento e articulação de iniciativas com entidades empresariais e da sociedade civil, como o Instituto Ethos, pela transformação do ambiente de negócios e da sociedade em que atuamos.

Integrante da Odebrecht Engenharia & Construção

Page 20: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

38 39

Ao longo de mais de 70 anos de trajetória, nossa atuação em diferentes setores gerou experiência e conhecimento que buscamos traduzir, dia a dia, em competência técnica e em entregas qualificadas.

Nossos Negócios

Page 21: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

40 41

A revisão do papel e do modelo empresarial da Odebrecht S.A., posicionando-a como uma holding que se concentra na definição do direcionamento estratégico, da promoção e compartilhamento de sinergias entre Negócios independentes e autossuficientes, levou também a uma nova estratégia para as marcas das empresas do Grupo Odebrecht. Em 2017, considerando seus mercados de atuação e o momento de suas estratégias, alguns Negócios revisaram seus posicionamentos de marca.

Essa estratégia faz parte de um movimento mais amplo, que inclui a possibilidade de entrada de novos sócios e futura abertura de capital.

Agosto/17Braskem completa 15 anos de atuação e adota uma nova marca para simbolizar a continuidade do ciclo de expansão global

Janeiro/18Especializada na prestação de serviços para o setor de petróleo e gás, a Odebrecht Óleo e Gás renova sua marca e passa a se chamar Ocyan

Dezembro/17Uma das maiores empresas brasileiras do setor sucroenergético, a Odebrecht Agroindustrial muda a marca e o nome para Atvos e ratifica a estratégia de investimento em energia limpa e renovável

Novembro/17A Odebrecht Realizações Imobiliárias, com 10 anos de atuação no ramo imobiliário, passa a se chamar OR e reformula a sua identidade

O portfólio da Odebrecht S.A.Engenharia e Construção

Imobiliário

Indústria

Investimentos em Infraestrutura e Energia

Odebrecht

Odebrecht

Odebrecht

Odebrecht

36,1% Petrobras

2,3% BNDESPar

23,3% Outros

30,0% FI-FGTS

10,6% BNDESPar

(50,1% capital votante)

Odebrecht

Odebrecht

Odebrecht

Serviços de Engenharia e Construção

Irrigação, Energia e Transporte na América Latina

Soluções Integradas para a Indústria de Óleo e Gás

Incorporadora de Empreendimentos Imobiliários no Brasil

Indústria de Resinas Termoplásticas e Biopolímeros

Rodovias, Mobilidade Urbana, Aeroportos, Terminais Portuários e Logística no Brasil

Açúcar, Etanol e Energia Elétrica

100%

100%

100%

100%

100%

38,3%

59,4%

GRI 102-2 | 102-6 | 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 102-2 | 102-6 | 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 22: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

42 43

2017

2016

2015

7280124

Receita líquida(R$ bilhões)

2017

2016

2015

8289132

Receita bruta(R$ bilhões)

2017

2016

2015

171821

Ebitda(R$ bilhões) 201720162015

84

4.0 4.2 4.6

Endividamento(R$ bilhões)

Dívida líquida(R$ bilhões)

75 78

Alavancagem

O conjunto de Negócios reflete empresas com capacidade de crescer e explorar as oportunidades em seus setores de atuação. Além disso, o portfólio da holding abrange um nível de diversificação que reduz a exposição aos riscos de mercado, permitindo a gestão das externalidades como flutuações cambiais, entre outras.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

IIRSA Sur - Peru | Odebrecht Latinvest

Indicadores financeiros

Page 23: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

44 45

Gestão de riscosNa evolução da governança e da estratégia de atuação, a Odebrecht S.A. aprovou e divulgou, no início de 2018, a Política sobre Gestão de Riscos, que estabelece as diretrizes para identificar, priorizar, tratar e monitorar os riscos relacionados às suas atividades.

A Política serve ainda de orientação para que os Negócios aprovem suas políticas específicas sobre gestão de riscos.

Após a aprovação da Política sobre Gestão de Riscos, a holding vai se dedicar, em 2018, a identificar, avaliar e priorizar os riscos e as decisões que possam ter impacto sobre as atividades empresariais.

Odebrecht Corretora de Seguros

A Odebrecht Corretora de Seguros é uma empresa auxiliar do Grupo Odebrecht que desenvolve soluções inovadoras para apoiar a transferência de riscos ao mercado de seguros e resseguros, no Brasil e em outros países. Criada em 1978, ela atua na elaboração de soluções integradas para projetos e negócios. Também é responsável pela administração das apólices de seguro de vida, seguro saúde e planos de seguro odontológico dos integrantes e de seus dependentes em todos os países nos quais os Negócios atuam.

CONTEXTO

Avaliação dos ambientes externo e interno da holding considerando os objetivos próprios e de partes interessadas nas estratégias de gestão de riscos.

IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS

Ocorre por meio de entrevistas e consultas nos ambientes internos e externos, incluindo órgãos reguladores e entidades de mercado.

PROCESSO DE GESTÃO DE RISCOS

AVALIAÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE RISCOS

O processo de avaliação e priorização dos riscos resulta na matriz de Riscos da Odebrecht S.A.

MONITORAMENTO DOS RISCOS

O monitoramento visa informar sobre a efetividade do processo de gestão e dos controles, e identificar oportunidades de melhorias.

TRATAMENTO DOS RISCOS

Apoiado na Matriz de Riscos, o diretor-presidente da Odebrecht S.A. propõe ao conselho de administração a estratégia de tratamento a ser adotada pelos responsáveis pela gestão dos riscos.

COMUNICAÇÃO DOS RISCOS

A comunicação dos riscos visa assegurar o conhecimento adequado a se ter efetividade nas ações de prevenção, detecção e remediação, em linha com o sistema de conformidade.

Clique para saber mais sobre

Política sobre Gestão de Riscos

80,7

8,7

bilhões de dólaresem seguros

Números de 2017

bilhões de dólaresem garantias

GRI 102-11 | 102-15 | 103-1 | 103-2 | 103-3 | 412-1GRI 102-11 | 102-15 | 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 24: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

46 47

Plano de alienação de ativosPara fazer frente à crise econômica brasileira e à instabilidade nos setores de atuação dos Negócios de seu portfólio, a Odebrecht S.A. estruturou em 2016 um plano de alienação de ativos, com o objetivo de captar aproximadamente R$ 12 bilhões. As vendas realizadas até o fim de 2017 já totalizavam aproximadamente R$ 7,4 bilhões, resultado que tem contribuído para dar maior liquidez aos Negócios. Negociações relativas a outros R$ 5 bilhões estão em curso.

Em 2017, foi concluída a venda da Odebrecht Ambiental, gerando um reforço de R$ 2,5 bilhões para o caixa da Odebrecht S.A.

2016 2017

RUTAS DE LIMA (Peru)

Odebrecht Latinvest

USINA HIDRELÉTRICA DE CHAGLLA

(Peru) Odebrecht Latinvest

SOCIEDADE MINEIRA DE

CATOCA (Angola)

NOVA BH (Brasil)

Odebrecht Properties

COMPLEXO

EÓLICO CORREDOR

DO SENANDES (Brasil)

Odebrecht Energia

USINA HIDRELÉTRICA

TELES PIRES (Brasil)

Odebrecht Energia

• • ODEBRECHT AMBIENTAL

(Brasil)

VENDIDO/RECEBIDO

VENDIDO/A RECEBER VENDIDO/

RECEBIDO

VENDIDO/A RECEBER

VENDIDO/RECEBIDO

VENDIDO/RECEBIDO

VENDIDO/RECEBIDO

GRI 102-10 | 103-1 | 103-2 | 103-3

No último ano, foi concluída a venda da Odebrecht Ambiental para a Brookfield Business Partner LP, iniciada em 2016, gerando um reforço de R$ 2,5 bilhões para o caixa da holding. A Odebrecht S.A. detinha 70% de participação no capital da empresa, a maior companhia privada de água e saneamento do Brasil.

Page 25: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

48 49

Inovações para a sustentabilidade nos Negócios

Os Negócios do Grupo Odebrecht são reconhecidos pela excelência técnica dos seus produtos e serviços e pela capacidade de inovação nos segmentos em que atuam. As inovações para a sustentabilidade atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e demonstram, na prática, como são atendidos os compromissos expressos na Política sobre Sustentabilidade da Odebrecht.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 26: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

50 51

A Atvos fomenta mudanças positivas nas comunidades onde está inserida ao gerar 11 mil empregos diretos e mais de 40 mil indiretos.

Com nove unidades agroindustriais localizadas em São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, a Atvos é uma das maiores produtoras brasileiras de etanol, energia elétrica limpa e açúcar VHP, a partir da cana-de-açúcar.

Na safra 2017/2018, a Atvos deu um salto importante com relação ao planejamento e à qualidade, como aperfeiçoamento dos processos de produção agrícola e industrial. No período, foram investidos mais de R$ 550 milhões em renovação de canaviais, em equipamentos e na área industrial.

A Atvos contribui para potencializar os benefícios ambientais presentes em todo o ciclo de vida dos seus produtos. Esse impacto positivo já evitou a emissão de 35 milhões toneladas de CO2, além de proteger as áreas de valor biológico nos biomas onde está inserida e estimular a preservação ambiental e melhores condições de trabalho na sua cadeia de valor.

Por meio dos investimentos em projetos sociais estruturados, a Atvos promove o desenvolvimento das comunidades próximas às unidades. As inciativas conduzidas dentro do Programa Energia Social incentivam a capacitação profissional da população local, o fortalecimento da educação, a valorização da cultura e o protagonismo social, garantindo a transformação da realidade local. O Energia Social já beneficiou mais de 150 mil pessoas por meio de 74 projetos.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Unidade Água Emendada

Integrante da AtvosUnidade Água Emendada

Page 27: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

52 53

Com valorização das ações em 26% em 2017, a Braskem realizou a maior emissão de bonds de sua história: captação de US$ 1,75 bilhão, com vencimentos entre 2023 e 2028, e demanda oito vezes maior do que a esperada.

Maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, a Braskem opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México. Reconhecida pela capacidade de inovação e pelos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de soluções sustentáveis na indústria química, a Braskem promove o engajamento da sociedade na busca por ganhos em sustentabilidade em novas tecnologias, insumos e produtos, por meio de iniciativas como o Braskem Labs e o Desafio de Design.

Em 2017, investiu R$167,5 milhões em Inovação e Tecnologia, além de 12,6% das vendas geradas pela Unidade de Poliolefinas América do Sul e Europa terem tido por base produtos desenvolvidos pela área de Inovação. Nesse mesmo ano, assinou acordo de cooperação tecnológica com a empresa dinamarquesa Haldor Topsoe para desenvolver uma rota

pioneira de produção do monoetilenoglicol (MEG) a partir do açúcar. O MEG é um dos componentes fundamentais para a produção da resina PET, aplicada na fabricação de garrafas e também utilizada nos setores têxtil e de embalagens. O foco do projeto é a viabilização da conversão do açúcar em MEG em uma única unidade industrial, o que vai impulsionar a competitividade do processo e fortalecer o uso de fontes renováveis para a produção de químicos importantes nas cadeias produtivas.

O MEG produzido a partir do açúcar ampliará o portfólio de produtos renováveis da Braskem, que já tem o polietileno verde I’m green™, produzido a partir da cana-de-açúcar. A estratégia de utilizar biopolímeros como mecanismos de captura de carbono contribui para o desenvolvimento de um modelo mais sustentável para fazer frente ao desafio do combate e da adaptação às mudanças climáticas.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Plástico Verde

Núcleo de Pesquisa em Químicos Renováveis de Campinas - São Paulo Planta de Renováveis – Plástico Verde, Triunfo - Rio Grande do Sul

Page 28: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

54 55

Homologação no Brasil e aprovação nos Estados Unidos do plano de recuperação extrajudicial com base na reestruturação da dívida de US$ 5 bilhões e apoio de mais de 60% dos credores. Com isso, a Ocyan consolidou-se como um player competitivo em seu setor, fato reforçado pelo início de produção do navio plataforma (FPSO) Pioneiro de Libra alocado para extração de petróleo e gás no bloco de Libra, na Bacia de Santos (SP).

Com 11 anos de atuação no mercado, a Ocyan é uma empresa com atitude sustentável e conhecimento para prover soluções para a indústria de óleo e gás upstream no Brasil e no exterior. Seus principais valores são a segurança dos integrantes e da operação, a parceria de confiança com os clientes e o compromisso com a ética, integridade e transparência.

O Programa Escola em Ação é a principal iniciativa de engajamento social desenvolvida pela Ocyan. As ações contempladas no programa são definidas com base em sua Política sobre Sustentabilidade e na Diretriz

sobre Responsabilidade Social. Implementado desde 2007, em Macaé, o programa é mantido em parceria com a Secretaria de Educação de Macaé e segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Em 2017, os esforços foram concentrados no programa #inovareaprender, apoiado desde 2014, para o qual foi destinado o montante de R$ 3,1 milhões, sendo R$ 246 mil por meio de recursos próprios e R$ 2,9 milhões* realizados por organizações parceiras . No total, foram beneficiadas diretamente 1.400 pessoas entre alunos, monitores e professores em 18 comunidades.

*Investimento por meio da disponibilização de pessoas, espaços para realização das atividades, além de materiais técnicos e pedagógicos.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Integrante da Ocyan

Navio-plataforma (FPSO)

Page 29: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

56 57

Em 2017 a OEC focou seus esforços na busca de sua reestruturação e transformação.

A Odebrecht Engenharia e Construção (OEC) atua nos segmentos de infraestrutura e montagem industrial, oferecendo soluções que contribuem para o crescimento de setores vitais da economia e promovem desenvolvimento das regiões que recebem suas operações.

Em 2017 a OEC redirecionou sua estratégia, reafirmando a presença nas regiões em que já atua e definiu que a prospecção de novos mercados se dará principalmente nos setores em que seu desempenho é internacionalmente reconhecido: : dutos, hidrelétricas, mobilidade urbana - mais especificamente metrôs.

A agenda de transformação vinculada ao compromisso de atuar sempre de forma ética, íntegra e transparente foi reforçada com a adesão da OEC, em janeiro de 2018, ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção.

A indústria da construção é grande consumidora de água e suas atividades dependem substancialmente desse recurso. Assim, o uso eficiente da água e seu reúso são fundamentais para a mitigação de impactos ambientais, bem como para a regularidade de sua oferta para as Operações.

O modelo de gestão implementado em Laúca, usina hidrelétrica em construção no rio Kwanza - Angola, promoveu intenso reúso das águas residuais geradas. Neste processo, foi possível reutilizar até 75.000 m³ de água a cada mês, volume que representa a demanda de uma cidade com 15.000 habitantes.

A OEC dedica esforços para que os investimentos sociais implementados ofereçam resultados objetivos ainda durante a execução da obra e que perdurem após a sua conclusão.

O Programa Tuyula Lomunga, implementado em Angola, continua gerando resultados mesmo após a cessação do apoio oferecido pela Empresa. Iniciado em 2013, teve como premissa o engajamento da população beneficiada que, em parceria com a Odebrecht, planejou suas prioridades.

As ações de desenvolvimento econômico implementadas seguem gerando recursos que são revertidos para a própria comunidade em iniciativas de educação, cultura, saúde, preservação ambiental e acesso à água, beneficiando1.200 famílias.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca, Angola

Aproveitamento Hidrelétrico de Laúca, Angola

Projeto de Renovação Urbana da Cidade de Colón, Panamá

Page 30: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

58 59

Em 2017, a Odebrecht Latinvest recebeu reconhecimentos do Ministério do Trabalho e Promoção do Emprego do Peru pela promoção de boas práticas trabalhistas na região da concessionária IIRSA Sul.

Criada em 2012, a Odebrecht Latinvest consolida ativos de irrigação, energia e transporte no Peru e na Colômbia. A empresa, que tem sede em Lima, atua no desenvolvimento, investimento e operação de concessões de infraestrutura para toda a América Latina, com exceção do Brasil.

A Central Hidrelétrica de Chaglla, terceira maior hidrelétrica do Peru, gerou mais de 4% da energia total do país em seu primeiro

ano de operação, beneficiando 930 mil famílias. Os trabalhos diários de limpeza do reservatório contribuíram com a eliminação de 27 toneladas de resíduos comuns e perigosos do rio Huallaga em 2017.

Como parte do programa de responsabilidade social, a empresa concessionária da central de Chaglla disponibiliza transporte fluvial e terrestre de maneira segura para a população vizinha à hidrelétrica. No ano de 2017, foram transportadas cerca de 17 mil pessoas.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Central Hidrelétrica de Chaglla, Peru

Escritório de Limacpunco - IIRSA Sul, PeruCarretera IIRSA Norte, Peru

Page 31: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

60 61

Conclusão da venda de participação na operação de cinco empresas – Linha 4 de metrô, Via Quatro (SP); concessão viária, ViaRio (RJ); manutenção de abrigos de ônibus e mídia exterior, Otima (SP); gestão do aeroporto internacional Tom Jobim, RIOgaleão (RJ) e terminal de contêineres, Embraport (SP).

A Odebrecht TransPort atua no Brasil com foco no desenvolvimento, implementação e operação de concessões em rodovias, mobilidade urbana, aeroportos, terminais portuários e outros sistemas integrados de logística.

As concessões rodoviárias prezam pela segurança dos usuários e de seus integrantes e também impactam as comunidades, por meio de programas socioeducativos que fomentam a segurança no trânsito e o desenvolvimento da cidadania.

Entre as iniciativas de preservação ambiental, a Rota das Bandeiras, que administra 297 quilômetros de rodovias no Corredor D. Pedro I, interior de São Paulo, promove o plantio de árvores e a estruturação de corredores ecológicos que contribuem para a revitalização de nascentes e a proteção de cursos d’água e da biodiversidade.

O transporte coletivo sobre trilhos oferecido pela SuperVia e VLT Carioca traz impactos ambientais positivos ao deixar de emitir CO2 por utilizar energia elétrica e melhorar o trânsito no Rio de Janeiro.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Rota das Bandeiras, São Paulo - Brasil

Super Via, Rio de Janeiro - Brasil

Agrovia do Nordeste, Pernambuco - Brasil

VLT Carioca, Rio de Janeiro - Brasil

Page 32: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

62 63

A OR atua no setor imobiliário desenvolvendo projetos residenciais e comerciais que se distinguem pelas soluções em sustentabilidade, buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas, respeitar o meio ambiente e atender as expectativas das comunidades nas quais atua. Um dos seus diferenciais é conceber projetos seguindo critérios adequados às certificações reconhecidas no Brasil e no exterior, orientando-se por inovações e atributos de sustentabilidade.

A integração com o entorno também tem sido a tônica dos empreendimentos da OR. A proposta é incentivar um desenvolvimento urbano que valoriza a convivência entre as pessoas e a mobilidade, de forma a beneficiar

não apenas aqueles que moram ou trabalham nos empreendimentos da OR, mas também as comunidades do entorno.

O Praça São Paulo vai ao encontro desses atributos. Detentor das certificações ambientais Aqua e Leed, ele possui uma configuração inédita que reúne, em uma única torre multiuso, quatro usos distintos – residencial, comercial, hotel e mall –, além de mais três edificações de lajes corporativas e uma praça de acesso público. Entregue em 2017, o empreendimento foi um dos participantes do International Property Awards, em 2014, conquistando o primeiro lugar nas categorias “Melhor Desenvolvimento” e “Melhor Arquitetura de Multiuso” do Brasil.

Capitalizada pela Odebrecht S.A. em aproximadamente R$ 570 milhões nos últimos dois anos, a OR conseguiu o alongamento de dívidas, compatibilizando o pagamento com o fluxo de recebimento da comercialização dos ativos. Com cinco empreendimentos entregues em 2017, dentro do custo e prazo contratados, a OR gerou R$ 581 milhões de receita.GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Residencial D’Azur, Bahia - Brasil

Condomínio de lotes Reserva Sauípe, Bahia - Brasil

Praça São Paulo

Page 33: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

64

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A reorganização de nosso portfólio de Negócios é um passo importante para sustentarmos a retomada do crescimento do Grupo Odebrecht, garantindo assim a geração de novos empregos, a integração e desenvolvimento de jovens e de profissionais maduros, trazendo, por consequência, maior geração de renda e contribuições ao desenvolvimento socioeconômico das regiões onde atuamos. Nesse sentido, a aprovação e a aplicação da Política sobre Gestão de Riscos, disponível a todas as partes interessadas em nosso site institucional, contribui para a melhor avaliação de fatores que possam afetar o desempenho de nossos Negócios.

Por meio do consistente e contínuo aprimoramento dos Negócios alinhados à Política sobre Sustentabilidade fortalecemos a adoção de práticas sustentáveis de produção e consumo, reduzindo a demanda por recursos naturais e mitigando impactos ambientais negativos. A geração de valor à sociedade ocorre, sobretudo, na capacidade de promover a atividade industrial inclusiva e sustentável, disponibilizar infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e resiliente, e enfrentar o desafio da mudança do clima, seja por ações de mitigação do aquecimento global, seja fortalecendo a capacidade de adaptação aos riscos associados a esse contexto.

65VLT Carioca, Rio de Janeiro - Brasil | Odebrecht Transport

Page 34: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

Fazemos parte de uma grande equipe multidisciplinar e diversa, formada por 20 nacionalidades diferentes, que atuam em 27 países e nas mais variadas áreas de negócios. O que nos une é uma cultura forte, presente em nosso dia a dia.

Nosso compromisso com pessoas

Page 35: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

68 69

A cultura que une as pessoas no Grupo Odebrecht, embasada nos princípios da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), orienta os 58 mil integrantes para uma atuação com espírito empresarial de forma ética, íntegra e transparente. Nesse contexto, a prática da TEO inclui um disciplinado ciclo de planejamento, acompanhamento, avaliação e julgamento do desempenho entre líder e liderado, alicerçado em Programas de Ação (PAs) individuais, levando assim ao crescimento e desenvolvimento pessoal de ambos.

A Odebrecht S.A., como holding de um diversificado portfólio de Negócios e com presença global, tem a missão de zelar para que os princípios fundamentais e os conceitos essenciais da TEO sejam disseminados e estejam presentes em todas as ações dos integrantes. A Política sobre Pessoas, aprovada pelo conselho de administração, reforça essa atuação e também serve como orientação para as respectivas políticas sobre pessoas nos Negócios do Grupo.

1.

2.3.

4.

5.

6.7.

8.

Princípiosfundamentais

Conceitosessenciais

Reinvestimento

Sereshumanos

1.Descentralização Responsabilidade

social

Comunicação

2.Delegaçãoplanejada

Tarefaempresarial

Resultado

Sinergia

3.

Criatividade

4.

Parceria

5.

Produtividade

Educaçãopelo trabalho

Clique para saber mais sobre

A Política sobre Pessoas

No Grupo Odebrecht, temos uma tecnologia empresarial própria, denominada Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), fundamentada em uma filosofia humanista.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Integrantes da Braskem

Page 36: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

70 71

As etapas do ciclo PA (PAAJ)

A Política sobre Pessoas explicita os oito comportamentos com os quais todos os integrantes devem estar alinhados

Ética, integridade

e transparência

Comprometimento

Adaptabilidade

Espírito construtivo

e positivo

Espírito de servir

Determinação

Criatividade

Capacidade de dialogar

Clique para saber mais sobre

A Política sobre Pessoas

A relação entre líder e liderado tem um papel fundamental na prática dos comportamentos previstos pela Política sobre Pessoas. A aplicação disciplinada do ciclo do Programa de Ação (PA) promove o diálogo e abre a oportunidade para que o integrante, comprometido com seu próprio desenvolvimento, avalie seus desafios e propósitos pessoais e profissionais.

No Grupo Odebrecht, a carreira de cada integrante é construída por sucessivos ciclos completos de PAs, com desafios crescentes e entrega de resultados tangíveis e intangíveis. Na busca por novas oportunidades e desafios, estabelece-se uma relação mútua de diálogo, aprendizado e confiança, inerente à Educação pelo Trabalho.

Planejamento e pacto do Programa de Ação

Acompanhamento JulgamentoAvaliação

Em 2017, pelo terceiro ano consecutivo, a Odebrecht S.A. figurou na lista das 50 empresas mais amadas pelos integrantes no ranking elaborado pela plataforma virtual LoveMondays. A holding ficou na 14ª posição, mesmo posto do ano anterior. A Braskem subiu da 31ª posição para o quinto lugar. O ranking é estruturado com base nas opiniões espontâneas de funcionários e ex-funcionários, publicadas na rede social especializada na avaliação dos ambientes de trabalho das companhias.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Integrante da Atvos

Page 37: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

72

Perfil dos integrantes 2017No final de 2017, o Grupo Odebrecht era formado por aproximadamente 58 mil integrantes, uma redução de 38% em relação ao ano anterior, justificada, principalmente, pela venda de ativos, em especial da Odebrecht Ambiental. Nossos integrantes atuam distribuídos em todos os continentes, dentro de estruturas empresariais que promovem e valorizam a diversidade como fator necessário à sobrevivência, ao crescimento e à perpetuidade dos Negócios.

15,6% 84,4%mulheres homens

Integrantes por nacionalidade

Brasileiros 38.871

Dominicanos 4.883

Panamenhos 4.454

Peruanos 2.190

Angolanos 1.792

Mexicanos 1.464

Venezuelanos 1.271

Ganeses 638

Argentinos 550

Colombianos 233

Alemães 159

Equatorianos 69

Portugueses 41

Norte-americanos 24

Espanhóis 18

Indianos 16

Bolivianos 15

Cubanos 5

Outras nacionalidades (com até 10 integrantes) 99

Nacionalidades não identificadas 739

Total 57.589

Por gênero

Por região

Por faixa etária Por tempo de casa

2017 2016

Por função

36,7%

entre 26 e 35anos de idade

2,8%a partir de 60anos de idade

28,6%

entre 36 e 45anos de idade18,8%

entre 46 e 60anos de idade

13,1%até 25anos de idade

26,6%

Administrativo

0,7%Direção

69,0%

Operação

3,8%Gerência/Coordenação

64,4%

Brasil

35,6%Exterior

46,1%

até 2 anosde casa

6,8%de 11 a 20 anosde casa

19,6%de 6 a 10 anosde casa

23,7%de 3 a 5 anosde casa

2,6%de 21 a 30 anos

de casa

1,2%a partir de 31 anosde casa

40,0%

até 2 anosde casa

6,4%de 11 a 20 anosde casa

18,3%de 6 a 10 anosde casa

32,2%de 3 a 5 anosde casa

2,2%de 21 a 30 anos

de casa

1,0%a partir de 31 anosde casa

73

GRI 102-8 | 103-1 | 103-2 | 103-3 | 405-1 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 405-1

Page 38: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

Desenvolvimento dos jovensBuscamos continuamente o desenvolvimento de novas lideranças, renovação fundamental para alcançarmos nosso objetivo de transformação e para assegurarmos a retenção de talentos desenvolvidos pelo programa Jovens Parceiros. Em 2017, integrantes que passaram pela iniciativa ocupavam 11% dos cargos de liderança de Pequena Empresa. Além disso, cerca de 15% dos líderes tinham menos de 35 anos de idade.

Os programas para contratação de integrantes em início de carreira têm como foco a seleção de jovens alinhados aos nossos valores. Em função do contexto de nossa atuação, encerramos o ano de 2017 com 273 Jovens Parceiros (queda de 52% na comparação com o ano anterior), 750 estagiários (redução de 21%) e 603 aprendizes (diminuição de 42%).

Líderes por faixa etária e gênero em 2017

Homens Mulheres Total

Até 25 anos de idade 2 2 4

De 26 a 35 anos de idade 281 96 377

De 36 a 45 anos de idade 838 255 1.093

De 46 a 60 anos de idade 781 121 902

Mais de 60 anos de idade 186 5 191

Total 2.088 479 2.567

A edição de janeiro de 2018 do Estágio de Férias do Grupo Odebrecht registrou o recorde de 56.970 alunos inscritos para concorrer a 50 vagas em projetos da Odebrecht Engenharia & Construção, OR e Odebrecht TransPort. O número representa um aumento de 22% em relação ao recorde anterior, registrado em janeiro de 2017.

A idade média dos líderes na Pequena Empresa passou de 51 anos em 2014 para 48 anos em 2017.

75

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 405-1 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Estagiária da Odebrecht Engenharia & Construção

Page 39: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

76 77

Capacidade para realizarOs comportamentos explicitados na Política sobre Pessoas direcionam a atuação de todos os integrantes do Grupo Odebrecht e materializa-se na capacidade dos Negócios de gerar riquezas, com ética, integridade e transparência, para todas as partes interessadas – clientes, usuários, comunidades, os próprios integrantes, acionistas e a sociedade em geral. O conhecimento técnico e as competências dos profissionais que trabalham nos 27 países em que atuamos são valorizados por meio de diferentes reconhecimentos concedidos por entidades da sociedade civil.

A Odebrecht S.A. incentiva que cada integrante, ao longo do desenvolvimento de sua carreira profissional, considere as oportunidades de aprender e de experimentar novas vivências. A educação para o trabalho, por meio de programas estruturados, promove o desenvolvimento das competências e amplia o conhecimento técnico aplicado no dia a dia, em linha com a TEO.

Em 2017, dois projetos da Odebrecht Engenharia & Construção conquistaram o prêmio Global Best Projects, concedido pela revista Engineering News-Record (ENR). A construção do novo terminal do aeroporto RIOgaleão e o desenvolvimento do Parque Olímpico Rio 2016, ambos no Rio de Janeiro, receberam o mais alto prêmio nas categorias Aeroportos e Esportes/Entretenimento, respectivamente. Fundada em 1917, a ENR é líder mundial em notícias e análises no setor de construção civil.

Em 2017, o Grupo Odebrecht promoveu mais de 1,27 milhão de horas em capacitações em programas internos, equivalente a uma média de 22,1 horas para cada integrante. Além desses, o Grupo incentiva e apoia a participação dos integrantes em treinamentos externos. Há autonomia em cada Negócio para desenvolver os programas de capacitação de acordo com a estratégia e as necessidades do setor de sua atuação, respeitando os valores e a cultura do Grupo Odebrecht.

Média de horas de treinamento por integrante em 2017

Por gênero

Homens 23,1

Mulheres 16,5

Geral 22,1

Por nível funcional

Direção 1,3

Gerência 8,8

Administrativo 4,7

Operação 29,8

Geral 22,1

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 404-2

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 | 404-1 | 404-2

Integrante da Atvos

Page 40: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

RemuneraçãoA remuneração total dos integrantes, como elemento essencial de um dos princípios da TEO, a parceria, está vinculada aos seus respectivos PAs, tendo como base as responsabilidades e desafios assumidos, a capacidade do integrante de gerar resultados tangíveis e intangíveis e referências de mercado. Na holding, a remuneração total é composta por retirada mensal (salário base), incentivos de curto prazo (ICP), que promovem a partilha dos resultados alcançados, e benefícios.

ReconhecimentosRealizado há 26 anos, o Prêmio Destaque é a plataforma do Grupo Odebrecht para reconhecer e valorizar as iniciativas e soluções inovadoras propostas pelos integrantes de todos os Negócios. Os projetos podem ser inscritos em sete categorias diferentes: Imagem, Inovação, Jovens Integrantes, Meio Ambiente, Relações com Comunidades, Reutilização do Conhecimento e Saúde e Segurança do Trabalho. Em 2017, a premiação contou, pela primeira vez, com a categoria Atuação Ética, Íntegra e Transparente, na qual 20 projetos foram inscritos.

A Odebrecht S.A. possui também um programa anual que homenageia os integrantes com trajetórias de longo prazo em seus Negócios.

O diretor-presidente,em alinhamento com o conselho de administração, pode, ainda, ofertar a alguns integrantes em programas estratégicos planos de incentivo de longo prazo (ILP), que promovem convergência de interesses entre integrantes estratégicos e acionistas, comprometimento com os objetivos de longo prazo, bem como reconhecimento pela contribuição à criação de valor e de longo prazo alcançada. Em cada Negócio, o pacote de remuneração total pode ser diferente do praticado pela holding e ser específico para os integrantes do Negócio.

Em 2017, o Prêmio Destaque registrou:

535

1.500

6.882projetos inscritos

integrantes como autores dos projetos

integrantes participaram da

votação para escolha dos vencedores

7978

O Grupo Odebrecht incentiva, desde o momento da entrada dos integrantes, a consciência e disciplina para planejar a transição de carreira para a fase de maturidade. Na maturidade é preciso ter vitalidade, equilíbrio emocional e patrimônio acumulado para viabilizar a nova etapa da vida produtiva, com tranquilidade e disposição.

Para auxiliar esse planejamento, o Grupo Odebrecht oferece e administra o Plano de Previdência (ODEPREV), por meio da Odebrecht Previdência, que atualmente administra um patrimônio de R$ 3,04 bilhões de 19.474 participantes e assistidos.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3 GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Projeto Integral Gasodutos Troncales - Argentina | Odebrecht Engenharia & Construção

Page 41: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

80 81

201720162015

1.46

*Calculada pelo número de acidentes com afastamento e eventos graves para cada 1 milhão de horas homem trabalhadas.

1.26 1.34

Taxa consolidada de frequência de acidentes com afastamento nos Negócios*

O Grupo Odebrecht tem como valor e compromisso garantir a adequada segurança de seus integrantes, subcontratados, fornecedores, parceiros e comunidades com relação às operações em cada local de atuação. Essa responsabilidade, expressa na Política sobre Pessoas e na Política sobre Sustentabilidade, tem como foco a prevenção de acidentes, doenças, impactos ambientais e outras situações ou condições que possam comprometer a saúde e o bem-estar das pessoas frente aos riscos inerentes às operações e nos ambientes administrativos.

Como os maiores riscos relacionados à segurança e à saúde estão ligados a atividades que ocorrem nos Negócios, a Odebrecht S.A. atua como indutora do comportamento preventivo e acompanha os resultados em cada Negócio por meio da representação nos respectivos conselhos de administração. Além disso, a holding fomenta a adoção de melhores práticas e a disseminação do conhecimento por meio das discussões de casos reais e exemplos no ambiente do Fórum Transversal de Sustentabilidade.

Saúde, segurança e bem-estarEm linha com os conceitos da TEO, cada pessoa no ambiente de trabalho tem o dever de conhecer os riscos aos quais está exposta e de cumprir com as medidas preventivas necessárias para controle e mitigação. Cabe aos líderes propiciar o conhecimento dos riscos, assegurar a aplicação dos controles adequados e avaliar em que medida seus liderados cumprem com o dever de praticar esses controles.

Em 2017, apesar dos esforços de prevenção, foram registradas nove fatalidades nas operações dos Negócios: duas na Odebrecht TransPort, duas na Odebrecht Engenharia & Construção, três na Ocyan, uma na OR e uma na Atvos. Do total de óbitos, sete ocorreram no Brasil, um em Angola e um no Equador. Dentre as ocorrências, o evento mais grave foi a explosão de uma caldeira no navio sonda Norbe VIII, da Ocyan, que vitimou três pessoas. Em 2016, haviam ocorrido sete óbitos.

Clique para saber mais sobre

Política sobre Pessoas

Política sobre Sustentabilidade,

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Norteados pela Política sobre Pessoas, disponível em nosso site institucional, estamos comprometidos com a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e aberto para o desenvolvimento das potencialidades de cada integrante do Grupo Odebrecht. A proteção dos direitos trabalhistas e das condições de trabalho saudáveis e motivadoras está entre as premissas de nosso modelo de gestão de pessoas.

A Educação pelo Trabalho é fundamental na trajetória pessoal e profissional de nossos integrantes. De forma complementar, disponibilizamos a formação e qualificação para o trabalho, assegurando a equidade de acesso e a igualdade de oportunidades para todos.

GRI 103-1 | 103-2 | 103-3

Page 42: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

A promoção do desenvolvimento sustentável está na essência da TEO, a nossa cultura. Atuamos com o objetivo de que nossos Negócios gerem resultados positivos para todas as partes interessadas, hoje e no futuro.

Nossocompromisso na sociedade

Page 43: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

84 85

Os compromissos com a sustentabilidade da Odebrecht S.A. desdobram-se em:

PESSOASPromover o desenvolvimento sustentável com ênfase em pessoas, pois são elas os agentes de transformação. Assumir o compromisso com um ambiente de trabalho seguro, saudável, motivador e isento de discriminação, com respeito aos direitos humanos e às diferenças entre pessoas.

MEIO AMBIENTETomar decisões sobre produtos, processos e projetos considerando o uso racional dos recursos naturais (renováveis e não renováveis), o emprego de tecnologias mais limpas, o controle eficiente das emissões de gases de efeito estufa e da geração de resíduos, a proteção dos ecossistemas e da biodiversidade e a mitigação dos impactos ambientais negativos.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICOContribuir com o desenvolvimento por meio da entrega de produtos e serviços necessários à sociedade, com geração de resultados tangíveis e intangíveis para clientes, acionistas, financiadores, fornecedores, integrantes e comunidades.

VALORIZAÇÃO DA CULTURAValorizar e contribuir para a preservação da memória, da história e do patrimônio cultural, respeitando os diferentes usos e costumes que distinguem as nações e comunidades.

DESENVOLVIMENTO SOCIALBeneficiar as comunidades do entorno dos Negócios pela geração de oportunidades dignas de trabalho e renda, mitigação dos impactos sociais negativos das operações e respeito à diversidade na relação com grupos étnicos distintos.

ATUAÇÃO ÉTICA, ÍNTEGRA E TRANSPARENTEAtuar com ética, integridade e transparência é um requisito imprescindível para a sustentabilidade.

A Odebrecht S.A. atua com o objetivo de gerar resultados positivos a todas as partes interessadas por meio de seus Negócios, no presente e no futuro. Essa premissa de atuação é expressa na Política sobre Sustentabilidade e direciona o relacionamento com acionistas, integrantes, clientes, sócios, fornecedores, comunidades do entorno e outros públicos impactados pelas atividades e operações dos Negócios.

A sustentabilidade, entendida como a promoção e a prática do desenvolvimento sustentável, está presente nos conceitos da Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO) como base que leva à sobrevivência, ao crescimento e à perpetuidade do Grupo de seus Negócios. Com o espírito de servir direcionado para contribuir com o desenvolvimento sustentável, a Odebrecht S.A. gera valor e reconhecimento para sua marca e para as marcas dos Negócios nos quais investe.

Clique para saber mais sobre

Política sobre Sustentabilidade

Com base na TEO e na Política sobre Sustentabilidade, a Odebrecht S.A. definiu compromissos que orientam as prioridades e metas dos Programas de Ação (PAs) dos integrantes.

Para facilitar o acompanhamento dos resultados relativos aos compromissos com a sustentabilidade em todos os Negócios, a Odebrecht S.A. coordena o Fórum

Transversal de Sustentabilidade, que reúne periodicamente o Grupo Odebrecht. Temas do Fórum incluem discussões sobre boas práticas adotadas, posicionamentos, aprendizados, oportunidades de sinergia, indicadores e resultados em sustentabilidade.

Unidade Água Emendada | Atvos

Page 44: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

86 87

Investimento social voluntárioNo Grupo Odebrecht, os investimentos sociais que beneficiam as comunidades do entorno são realizados diretamente no âmbito de cada Negócio, por meio de recursos próprios e incentivados. Além disso, a Fundação Odebrecht mantém programas sociais na região sul da Bahia, priorizando o fomento à educação, a geração de trabalho e renda, o acesso a direitos da cidadania e a proteção ambiental.

Investimento socioambiental voluntário por país em 2017 (R$ mil)

Brasil 35.696

Angola 1.423

Estados Unidos 888

República Dominicana 470

Peru 417

México 261

Panamá 103

Equador 38

Alemanha 16

Venezuela 10

Total 39.322

Investimento socioambiental voluntário por área em 2017

Educação básica 31,5%

Educação profissionalizante 20,8%

Educação ambiental 17,4%

Saúde 7,7%

Geração de trabalho e renda 7,3%

Empreendedorismo/Inovação 7,0%

Cultura 4,5%

Esporte/Lazer 2,2%

Mobilização comunitária 1,1%

Direitos humanos 0,4%

Infraestrutura 0,2%

O investimento socioambiental voluntário dos Negócios e da Fundação Odebrecht totalizou R$ 39,3 milhões em 2017, montante 37% inferior aos R$ 62,6 milhões investidos no ano anterior. Essa diminuição reflete o redimensionamento do portfólio e a redução nos contratos da Odebrecht Engenharia & Construção. A Braskem foi o Negócio com maior volume de investimentos, totalizando R$ 17milhões, dos quais R$ 15,9 milhões no Brasil.

O investimento socioambiental voluntário totalizou R$ 39,3 milhões em 2017.

Estação Ambiental Alagoas - Brasil | Braskem

Page 45: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

88 89

NOSSA CONTRIBUIÇÃO PARA OS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Nossos compromissos com as pessoas, comunidades e sociedade, de forma geral, estão explícitos nas políticas e compromissos públicos assumidos pela Odebrecht S.A. A Política sobre Sustentabilidade, disponibilizada publicamente em nosso site institucional, formaliza a orientação para o desenvolvimento sustentável, a ampliação de impactos socioeconômicos e culturais positivos e a proteção ao meio ambiente. Contribuímos para o acesso ao ensino de qualidade por meio da atuação da Fundação Odebrecht e do investimento social voluntário de nossos Negócios. Apenas em 2017, os recursos destinados a projetos em educação básica e profissionalizante superaram a marca de R$ 20 milhões. Além disso, a Fundação Odebrecht também tem papel importante na conscientização de populações e na promoção do desenvolvimento sustentável em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), reduzindo desigualdades e promovendo a geração de renda e a cidadania.

Por meio do Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, fortalecemos a aliança com instituições de ensino e pesquisa, ampliando as capacidades tecnológicas nos setores em que atuamos e incentivando a inovação e a geração de conhecimento.

A ética, a integridade e a transparência pautam o relacionamento da Odebrecht S.A. com suas partes interessadas. A percepção desses públicos sobre a conduta e as ações para transformar o ambiente de atuação agrega valor à marca da holding e valida os compromissos com o desenvolvimento sustentável assumidos no portfólio de Negócios.

Como parte de nosso compromisso com uma atuação ética e íntegra, aderimos ao Pacto Empresarial pela Integridade e contra a Corrupção, uma iniciativa desenvolvida pelo Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

Em 2017, a Odebrecht S.A. foi uma das 110 maiores empresas brasileiras avaliadas pela ONG Transparência Internacional quanto à transparência dos relatórios corporativos. Essa avaliação é feita com base em três critérios: a abrangência do sistema de combate à corrupção, a transparência organizacional e a publicação dos resultados por país de atuação.

No critério do sistema de combate à corrupção, a Odebrecht S.A. alcançou a nota máxima, juntamente com outras oito empresas. No critério de transparência organizacional, a holding obteve nota equivalente a 50%. Segundo o critério de resultados em cada país, não pontuou, pois os resultados são consolidados por negócio de atuação, abrangendo diferentes conjuntos de países em cada caso.

Para monitorar a sua reputação de maneira contínua e avaliar a efetividade das iniciativas conduzidas, a Odebrecht S.A. adota a metodologia do Reputation Institute, empresa de pesquisa com atuação internacional que realiza um levantamento periódico da percepção dos diferentes públicos. A metodologia RepTrack® define o Índice Pulse de Reputação com base em sete dimensões – governança, ambiente de trabalho, inovação, produtos e serviços, desempenho, liderança e cidadania.

Reputação e engajamento

Evolução do Índice Pulse de Reputação

GRI 102-40 | 102-42 | 102-43

jan-

17

40200

fev-

17m

ar-1

7ab

r-17

mai

o-17

jun-

17ju

l-17

ago-

17se

t-17

out-

17no

v-17

dez-

17ja

n-18

18,7

17,5

19,0

19,3

13,8

14,2

21,2

16,8

13,5

14,6

13,6

18,5

23,6

Page 46: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

90 91

Prêmio OdebrechtRealizado desde 2008, o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável é uma plataforma de relacionamento da Odebrecht S.A. com a academia e os pesquisadores brasileiros e em mais 10 países. A nona edição no Brasil, em 2017, premiou cinco projetos e destacou, no trabalho com maior nota de avaliação, a pesquisa desenvolvida por alunos da Universidade de São Paulo (USP). O projeto consistiu no desenvolvimento de um protótipo de seletora automática de mudas de cana-de-açúcar que aumenta a eficiência e a produtividade e reduz as perdas nos canaviais.

Ao longo dos nove anos de sua história no Brasil, o Prêmio Odebrecht recebeu 1.120 projetos de estudantes de engenharia, arquitetura e agronomia, e distribuiu R$ 2,7 milhões em prêmios. Na última edição, cada um dos cinco projetos vencedores recebeu R$ 60 mil como premiação, valor distribuído igualmente entre os estudantes, o professor orientador e a instituição de ensino.

A partir de 2018, o Prêmio Odebrecht passará a adotar um novo formato com base em uma plataforma de colaboração em rede que permitirá ampliar o número de participantes com ideias ou projetos e os que colaboram para o aperfeiçoamento das propostas. O novo formato também permitirá a interação entre profissionais do Grupo Odebrecht e do mercado com os participantes, estimulando uma relação de mentoria e de parcerias no desenvolvimento das ideias e projetos.

O Desafio da décima edição do Prêmio Odebrecht no Brasil está conectado ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 11: tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Os ODS são uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para o engajamento de países e organizações em prol do desenvolvimento sustentável até o horizonte do ano de 2030.

Equipe Vencedora - Prêmio Odebrecht

Unidade Rio Claro | Atvos

Ao longo dos nove anos de sua história no Brasil, o Prêmio Odebrecht recebeu 1.120 projetos de estudantes de engenharia, arquitetura e agronomia, e distribuiu R$ 2,7 milhões em prêmios.

Page 47: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

92

A Fundação Odebrecht, criada em 1965, é a entidade que coordena a execução dos investimentos sociais da Odebrecht S.A. e de outros parceiros, com prioridade para a promoção de projetos educacionais e socioambientais que acelerem o desenvolvimento sustentável das comunidades em 11 municípios do Baixo Sul da Bahia. Essas cidades, nas quais vivem cerca de 285 mil pessoas, têm em comum os baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e a demanda por iniciativas que transformem positivamente a realidade local.

Fundação OdebrechtO Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS) abrange a tecnologia social que a Fundação Odebrecht aplica na região para viabilizar o engajamento das comunidades, da sociedade, do poder público e da iniciativa privada. O PDCIS integra a execução dessa tecnologia por meio de quatro frentes de atuação que contribuem para a permanência dos jovens na zona rural e a valorização da sua atuação a partir do núcleo familiar (unidade família):

Educação Contextualizada Geração de Trabalho e Renda Governança para o Desenvolvimento Respeito ao Meio Ambiente

O Programa Tributo ao Futuro é outra frente de atuação da Fundação Odebrecht e visa à mobilização de parceiros em prol da captação de recursos para o FIA - Fundo da Infância e Adolescência de municípios do Baixo Sul da Bahia. As instituições apoiadas pelo PDCIS acessam esses recursos e desenvolvem projetos voltados à promoção e à defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. Os cidadãos e as empresas, dentro ou fora do Grupo Odebrecht, podem participar por meio

de doações espontâneas ou de incentivos fiscais, que podem ser abatidos do imposto devido à Receita Federal.

No último ano, os R$ 3,3 milhões arrecadados com mais de 6 mil participantes no Tributo ao Futuro beneficiaram, direta e indiretamente, cerca de 9 mil pessoas. Compromissada com a transparência e a ética no relacionamento com as partes interessadas, a Fundação Odebrecht lançou um site do projeto para mostrar como os recursos foram aplicados.

72,57%

EducaçãoBásica

27,43%Conservação Ambiental e Produtiva

Em 2017, a Fundação Odebrecht mobilizou parceiros que investiram R$ 12 milhões em iniciativas socioambientais

Clique para saber mais sobre

Fundação Odebrecht

Clique para saber mais sobre

Programa Tributo ao Futuro

93

Alunos da Casa Familiar Agroflorestal, em Nilo Peçanha (BA) | Fundação Odebrecht

Page 48: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

94 95

Sobre o Relatório

O Relatório Anual da Odebrecht S.A. tem o propósito de comunicar, a todas as partes interessadas, o desempenho da holding e do conjunto dos Negócios. De maneira objetiva, o documento demonstra como a condução das atividades empresariais do Grupo Odebrecht beneficia todas as partes interessadas, gerando valor e impactos positivos em aspectos econômicos, sociais e ambientais.

Para realizar essa comunicação com ética, transparência e integridade, a Odebrecht S.A. segue os Standards da GRI, padrão internacionalmente reconhecido para a prestação de contas sobre a gestão da sustentabilidade corporativa. As informações e dados que respondem aos indicadores relatados, disponíveis nos sistemas de controle das áreas administrativas e operacionais da holding e dos Negócios, abrangem o período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2017. De forma tempestiva para a comunicação, o Relatório também apresenta informações qualitativas da gestão que ocorreram em 2018 e são relevantes para a melhor compreensão dos públicos.

Para a construção deste documento, a holding realizou, no último trimestre de 2017, um estudo para elaborar a sua matriz de materialidade. Os temas materiais identificados orientam a nossa atuação para criar valor e contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio da alocação eficiente e estratégica de recursos e do acompanhamento de resultados em um portfólio diversificado de Negócios.

A matriz de materialidade foi estruturada em um processo amplo de engajamento direto e indireto das partes interessadas. O estudo teve como ponto de partida o mapa de stakeholders que a holding utiliza para a avaliação de seu índice de reputação. Essa ferramenta, que se baseia na metodologia RepTrack® e lança mão de pesquisas estruturadas de opinião, promove o engajamento contínuo de organizações da sociedade civil, entidades governamentais, instituições do setor financeiro, Líderes de Negócio, acionistas e integrantes.

A Odebrecht S.A. também realizou consultas diretas a dez especialistas brasileiros em governança corporativa, sustentabilidade, reputação organizacional e ética empresarial. Nessas entrevistas, os especialistas discutiram o atual posicionamento estratégico adotado pela holding como gestora de portfólios do Grupo Odebrecht, os riscos e oportunidades associados ao modelo de negócios e as contribuições dos Negócios para o desenvolvimento sustentável nos países em que operam.

Na construção da matriz de materialidade, a holding considerou também os temas relacionados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e externalidades identificadas pela mídia e entidades, como a ONG Transparência Internacional.

Após o processo de consulta aos públicos externos, os temas materiais foram alinhados à estratégia corporativa da Odebrecht S.A. por meio da análise das Políticas e diretrizes internas e de entrevistas presenciais conduzidas com os integrantes da diretoria e com os membros do Comitê de Conformidade do conselho da holding.

GRI 102-40 | 102-42 | 102-43 | 102-46 | 102-49 | 102-50

Ética, integridade e transparência | O tema está relacionado à implementação das Políticas e de outras diretrizes internas para a condução dos negócios de acordo com os conceitos da TEO, com o Nosso Compromisso e com a orientação para a construção de canais de diálogo franco e aberto com todas as partes interessadas.

Transformação do ambiente de negócios | A Odebrecht S.A. contribui para o desenvolvimento sustentável da sociedade, participando de iniciativas e colaborando com instituições que trabalhem para estabelecer um ambiente de integridade nos negócios e transformar as relações público-privadas segundo critérios da ética, integridade e transparência.

Governança corporativa | A revisão e o fortalecimento da estrutura de governança da holding asseguram a autonomia e a autossuficiência dos Negócios, na medida em que promovem a disseminação e prática da TEO e das Políticas por meio dos conselhos de administração de cada Negócio, com integridade e transparência. Ao mesmo tempo, abrem espaço para a formação de sociedades e novas parcerias no âmbito dos Negócios.

Diversificação e riscos no portfólio | As decisões sobre os investimentos da Odebrecht S.A. têm base em uma análise criteriosa dos riscos e oportunidades presentes nos diferentes setores e contextos de atuação dos Negócios. Essa avaliação considera os aspectos econômicos, sociais e ambientais, com foco na otimização dos recursos e contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Resiliência financeira | A capacidade de a Odebrecht S.A. gerar e compartilhar valor com seus acionistas, integrantes, fornecedores e demais partes interessadas está diretamente conectada à gestão eficiente e ao acompanhamento dos Negócios, viabilizando o crescimento continuado e sustentável do Grupo Odebrecht.

Compromisso com os integrantes | Por meio das Políticas e diretrizes internas, a Odebrecht S.A. orienta a prática dos princípios e conceitos da TEO no dia a dia dos integrantes, valorizando os oito comportamentos explicitados na Política sobre Pessoas e a aplicação disciplinada do ciclo do Programa de Ação (PA). Por sua atuação nos conselhos de administração dos Negócios, a holding também acompanha a implementação das políticas sobre pessoas em cada caso com destaque para a integração de jovens, os programas de desenvolvimento e para a formação e sucessão de líderes.

Inovação para uma economia sustentável | Por meio dos investimentos que realiza no portfólio de Negócios e em iniciativas transversais, como o Prêmio Destaque e o Prêmio Odebrecht para o Desenvolvimento Sustentável, a Odebrecht S.A. contribui para a inovação sustentável e o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias direcionadas para uma economia de baixo carbono, com redução dos impactos socioambientais. A interação com centros de pesquisa, universidades e outras instituições no campo de pesquisa e desenvolvimento é relevante para fortalecer a capacidade de inovação.

Os temas materiais da Odebrecht S.A.

GRI 102-44 | 102-47 | 103-1

Page 49: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

96 97

Anexo GRI

Total de integrantes do Grupo Odebrecht1

2017 2016 2015Por gênero

Homens 48.595 66.377 109.852

Mulheres 8.994 13.239 18.634

Total 57.589 79.616 128.486

Por região

Brasil 37.063 47.469 77.983

Centro-Oeste 9.241 9.970 ND

Nordeste 5.165 7.743 ND

Norte 460 1.922 ND

Sudeste 19.226 24.427 ND

Sul 2.971 3.407 ND

Exterior 20.526 32.147 50.503

América Latina 16.280 20.311 20.935

América do Norte 1.088 1.078 11.678

Europa 239 262 286

África 2.823 10.284 17.075

Ásia 96 212 529

Total 57.589 79.616 128.486

102-8Todos os integrantes do Grupo Odebrecht atuam em período integral. A redução no quadro de integrantes é decorrente principalmente de dois fatores: a venda da Odebrecht Ambiental para a Brookfield em abril de 2017 (redução de 6 mil integrantes) aliada à entrega de obras de engenharia (redução de 12 mil integrantes). Esses aspectos também impactaram o número de jovens iniciando sua carreira no Grupo Odebrecht. Encerramos o ano de 2017 com 273 Jovens Parceiros (queda de 52% na comparação anual), 750 estagiários (redução de 21%) e 603 aprendizes (diminuição de 42%).

1. As informações são solicitadas aos Negócios pela holding, extraídas de três sistemas principais (SAP, APDATA e Peoplesoft), enviadas e consolidadas em planilha pela holding.

102-41Acordos de negociação coletiva abrangiam 100% dos integrantes com contrato de trabalho administrado pelo Grupo Odebrecht no Brasil em 2017, com exceção de aprendizes, estagiários e diretores estatutários. Em outros países são seguidas, caso a caso, as respectivas leis do trabalho e normas sindicais específicas.

102-45Foram consideradas as mesmas entidades cobertas pelas demonstrações financeiras consolidadas da Odebrecht S.A.

102-48Os seguintes indicadores foram reapresentados: 303-1, 303-3, 305-1, 305-2, 305-3 e 306-2.

102-51 e 102-52A Odebrecht S.A. publica anualmente seu relatório alinhado aos princípios e indicadores da Global Reporting Initiative. A última edição foi divulgada em 2017, referente às operações ao longo de 2016.

102-53Comentários, sugestões, dúvidas ou críticas podem ser encaminhados para [email protected].

102-54Este relatório foi preparado de acordo com os Standards da GRI: opção Essencial.

102-56Apenas as informações econômico-financeiras foram submetidas à verificação externa, assim como nos anos anteriores.

Page 50: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

98 99

Consumo de energia (GJ)¹

20172016 2015

Atvos BraskemEngenharia

& Construção

Latinvest TransPort Ocyan Total

A. Energia gerada pelo consumo de combustíveisGasolina 0 12.998 33.902 21.951 25.122 2.184 96.156 194.540 688.058

Diesel 2.917.214 61.309 1.198.760 306.771 118.837 2.257 4.605.148 7.366.061 14.546.242

GNV, propano e outros gases combustíveis

0 123.203.365 303 3 419 5.674 123.209.764 119.959.614 106.150.906

Etanol 55.996 0 43 0 11.848 0 67.886 2.176 11.814

Gás natural 0 48.301.103 0 0 0 18.753 48.319.856 35.253.394 27.649.956

GLP (gás liquefeito de petróleo)

0 0 13.845 939 0 5.521 20.305 32.748 483.317

Bagaço de cana-de-açúcar

66.272.323 0 0 0 0 0 66.272.323 70.338.865 64.708.592

Outros combustíveis

0 23.335.232 14.806 0 0 378.438 23.728.477 32.850.587 30.431.188

Subtotal 69.245.533 194.914.007 1.261.659 329.663 156.226 412.827 266.319.916 265.997.985 244.670.073

Percentual de energia gerada a partir de combustíveis de origem renovável

96% 0% 0% 0% 8% 0% 25% 26% 26%

B. Energia adquirida

Eletricidade 56.553 21.376.986 713.104 5.967 897.662 26.509 23.076.781 21.081.671 15.702.473

C. Energia vendida

Energia vendida 6.788.786 2.776.181 0 27.766 0 0 9.592.733 7.801.583 7.558.586

D. TotalTotal de energia consumida (A + B - C)

62.513.300 213.514.813 1.974.763 307.864 1.053.889 439.336 279.803.964 279.278.073 252.813.960

302-1O consumo de energia do conjunto dos Negócios permaneceu relativamente estável na comparação com o ano anterior. Em relação ao consumo de combustíveis de fonte renovável, a Atvos é responsável por praticamente toda a geração, baseada na queima do bagaço de cana-de-açúcar para a produção e exportação de energia elétrica.

1. Não considera a OR, cujo consumo de combustíveis na frota de operação é de responsabilidade das contratadas e cujo consumo de eletricidade não é significativo.

Consumo de água (mil m3)

201720162 2015

Atvos BraskemEngenharia

& Construção1

Latinvest TransPort Ocyan OR Total

Águas superficiais 32.768 19.833 ND 52 1 224 0 52.879 275.087 243.376

Águas subterrâneas

539 1.539 ND 145 73 0 9 2.304 56.052 47.187

Subtotal de água captada diretamente

33.307 21.372 4.317 197 74 224 9 55.184 340.839 304.931

Abastecimento municipal ou de outras empresas especializadas

0 56.441 228 23 123 11 23 56.849 53.787 55.598

Águas pluviais 0 0 3 0 0 0 0 3 26 135

Caminhão-pipa 0 0 147 45 1 0 23 217 603 3.034

Reaproveitamento 0 0 765 3 7 0 11 785 2.963 1.638

Outras fontes 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Total 33.307 77.813 5.460 268 206 235 67 113.039 398.219 365.336

303-1 e 303-3O consumo de água nos Negócios totalizou 113 milhões de metros cúbicos no ano. A queda de 71,6% é explicada pela saída da Odebrecht Ambiental do portfólio da holding. Comparando-se a mesma base, a redução foi de apenas 9,7%. A Braskem foi responsável por 69,0% do consumo total. Nessas operações, a captação de água aumentou no último ano em 1,4% devido às contribuições do Complexo do México para os ecoindicadores do Negócio.

Em 2017, foram reutilizados ou recirculados 42,4 milhões de metros cúbicos de água nos Negócios, equivalentes a 37,5% do total captado. A Atvos é responsável por pouco mais da metade desse volume com um índice de recirculação de 64,5%, impulsionando positivamente o resultado do conjunto dos Negócios. No ano anterior, o volume tinha sido de 42,5 milhões de metros cúbicos e o percentual de 10,7%. Essa variação também é explicada pela saída da Odebrecht Ambiental do portfólio. Desconsiderando-a da comparação, o percentual de reutilização em 2016 teria sido de 34,0%.

1. O sistema de controle da Odebrecht Engenharia & Construção não separa o consumo de águas superficiais e subterrâneas. 2. Dados reapresentados pela inclusão da OR.

Page 51: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

100 101

Inventário de emissões de GEE (tCO2e)

20171

20162 2015Atvos Braskem

Engenharia &

ConstruçãoLatinvest Ocyan OR Total

Escopo 1Emissões diretas 692.632 10.182.558 152.981 4.063 7.142 1.734 11.041.111 10.535.581 10.544.709

Emissões biogênicas diretas 5.475.577 234 555 109 58 224 5.476.757 6.155.776 5.852.996

Remoções biogênicas diretas 1.372.927 0 0 0 0 0 1.372.927 ND ND

Escopo 2Emissões indiretas pela energia adquirida

2.240 1.072.713 8.430 209 668 496 1.084.756 1.039.061 1.174.221

Escopo 3

Emissões indiretas - fontes externas 109.932 20.927.641 398.086 25.578 311.237 72.839 21.845.313 19.232.759 18.265.965

Emissões biogênicas indiretas 8.889 561.646 7.984 0 0 111 578.630 591.778 43.142

Remoções biogênicas indiretas 0 0 0 0 173 0 173 ND ND

Intensidade de emissões do Grupo Odebrecht (gCO2e/R$ receita bruta)

2017 2016 2017Escopo 1 0,186 0,120 0,077

Escopos 1 e 2 0,199 0,134 0,086

Escopos 1, 2 e 3 0,474 0,003 0,216

305-1, 305-2, 305-3 e 305-4Os inventários de emissões de gases de efeito estufa (GEE) são elaborados individualmente em cada Negócio de acordo com as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol. Em relação aos escopos 1 e 2, a Braskem é responsável por 91% do total de emissões, tendo registrado aumento nos dois escopos devido à incorporação das emissões da Braskem Idesa em 2017. A Braskem também ampliou as emissões inventariadas no escopo 3, o que justifica seu crescimento na comparação anual. A Odebrecht Engenharia & Construção, por sua vez, reduziu as emissões de GEE nos três escopos em função da redução de seu portfólio. De maneira geral, houve aumento nas emissões do escopo 2 em todos os Negócios (exceto Latinvest) devido ao incremento de cerca de 11% no fator de emissão da matriz energética brasileira. Um dos destaques no perfil de emissões do Grupo Odebrecht é a Atvos, cuja atuação no setor sucroenergético gera um balanço positivo de captura de emissões. Em relação à intensidade de emissões, os índices registrados em 2017 foram superiores aos de 2016 tanto pelos fatores que elevaram as emissões absolutas quanto pela redução da receita bruta consolidada da Grupo Odebrecht.

1. Em 2017, a Odebrecht TransPort não realizou seu inventário de emissões de GEE. 2. Em 2016, não incluiu a OR, que não realizou inventário de emissões nesse ano, e o Complexo do México da Braskem, em fase de estabilização.

306-2Um total de 417 mil toneladas de resíduos foi descartado nos Negócios do Grupo Odebrecht em 2017, volume 79% menor do que no ano anterior. Essa redução foi principalmente decorrente do menor ritmo de atividades da Odebrecht Engenharia & Construção, que individualmente diminuiu a geração de resíduos em 88%. Essa evolução é explicada pelo redimensionamento do portfólio de projetos e pelas características das obras em curso (grande parte em desmobilização), que levaram a uma queda na geração de resíduos orgânicos, pneus e entulhos.

Destaca-se no período ainda a Odebrecht TransPort. As concessionárias Rota das Bandeiras e Rota do Oeste realizaram atividades de recuperação de pavimento, gerando um grande volume de material fresado. Mesmo com a saída de seu portfólio do aeroporto de Galeão (RJ) e da Embraport (SP), houve um aumento de 111% na geração de resíduos.

Disposição de resíduos (toneladas)

201720162 e 3 20152

Atvos BraskemEngenharia

& Construção

Latinvest TransPort Ocyan1 OR Total

Resíduos perigososRecuperação 13 4.612 0 0 27 0 0 4.653 297 186

Coprocessamento 249 0 160 0 33 0 0 442 1.812 28.886

Coprocessamento/rerrefino

339 0 0 0 1 0 0 339 0 1.278

Logística reversa ou tratamento específico

112 0 1.300 0 1 0 0 1.413 0 6

Descontaminação 38 0 0 0 1 0 0 39 0 2

Incineração/detonação

9 5.976 240 0 0 1 0 6.226 2.220 984

Reciclagem/recondicionamento

81 1.183 1.937 27.753 25 460 0 31.439 1.343 4.261

Outros 0 9.161 322 17 0 2.138 24 11.662 5.178 14.331

Total 841 20.932 3.958 27.770 89 2.599 24 56.213 48.185 49.934

Resíduos não perigososAterro sanitário/industrial e de inertes

53 6.363 132.445 269 14.613 438 7.509 161.690 565.118 236.898

Reciclagem 4.845 5.645 54.873 5.477 1.112 718 11.938 84.608 1.222.441 1.333.470

Recuperação 0 1.756 0 0 0 0 0 1.756 101 460

Coprocessamento 603 0 282 0 436 0 4.684 6.006 7.181 356.403

Compostagem 156 288 2.644 4.824 36 0 0 7.949 75.952 22.538

Fonte de combustível 0 0 0 0 0 0 0 0 0 278

Armazenamento no local

0 66 0 0 0 0 0 66 0 0

Triturados e lançados ao mar

0 0 0 0 0 0 0 0 45 76

Incineração 0 2.223 32 0 0 200 0 2.455 2.482 1.062

Outros 31 2.244 0 0 95.933 0 0 98.209 45.944 7.564

Total 5.689 18.585 190.277 10.570 112.132 1.355 24.131 362.739 1.937.324 1.958.749

1. Os resíduos da área de produção offshore da Ocyan são gerenciados pelo cliente. 2. Não foi possível separar os resíduos da Braskem por método de destinação em 2015 e em 2016. 3. Dados reapresentados pela inclusão da OR.

Page 52: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

102 103

Número de contratações e demissões

2017 2016Contratações Demissões Contratações Demissões

Por gênero

Mulheres 2.484 3.961 3.488 7.527

Homens 21.974 30.249 29.607 64.244

Total 24.458 34.210 33.095 71.771

Por faixa etária

Até 25 anos de idade 5.098 4.699 7.467 11.873

Entre 26 e 35 anos de idade 9.181 13.558 12.663 27.607

De 36 a 45 anos de idade 6.401 9.417 8.164 19.208

De 46 a 60 anos de idade 3.476 5.705 4.454 11.451

A partir de 61 anos de idade 302 831 347 1.632

Total 24.458 34.210 33.095 71.771

Por região

Brasil 13.271 14.333 16.431 44.447

Exterior 11.187 19.877 16.664 27.324

Total 24.458 34.210 33.095 71.771

Taxas de contratação e rotatividade em 2017

Taxa de contratação1 Taxa de rotatividade2

Por gênero

Mulheres 4,3% 7,2%

Homens 38,2% 11,4%

Total 42,5% 10,7%

Por faixa etária

Até 25 anos de idade 8,9% 1,79%

Entre 26 e 35 anos de idade 15,9% 4,14%

De 36 a 45 anos de idade 11,1% 2,88%

De 46 a 60 anos de idade 6,0% 1,67%

A partir de 61 anos de idade 0,5% 0,21%

Total 42,5% 10,7%

Por região

Brasil 23,0% 5,03%

Exterior 19,4% 5,66%

Total 42,5% 10,7%

401-1Apesar do ritmo acentuado de desligamentos iniciados em 2015, houve uma desaceleração no último ano. Para cada contratação, houve 1,4 demissão em 2017, ante uma proporção de 2,2 em 2016 (redução de 57%).

1. Taxa de contratação = número de contratações sobre o headcount médio do período. 2. Taxa de rotatividade = [(número de admitidos + número de demitidos)/2] / [(integrantes no 1º dia do ano + integrantes no último dia do ano)/2] x 100

Composição do quadro funcional por gênero

2017 2016Homens Mulheres Homens Mulheres

Direção 0,6% 0,1% 0,7% 0,1%

Gerência/Coordenação 3,0% 0,8% 2,4% 0,7%

Administrativo 19,6% 7,0% 12,2% 6,7%

Operação 61,2% 7,8% 68,1% 9,1%

Total 84,4% 15,6% 83,4% 16,6%

Composição do quadro funcional por faixa etária

2017 2016

Até 25 anos de idade 13,1% 12,1%

De 26 a 35 anos de idade 36,7% 40,5%

De 36 e 45 anos de idade 28,6% 27,4%

De 45 a 60 anos de idade 18,8% 17,8%

A partir de 61 anos de idade 2,8% 2,2%

415-1A Odebrecht S.A. não realizou contribuições financeiras a políticos e partidos políticos em 2017. A Política sobre Conformidade explicita a proibição desse tipo de contribuição, sendo permitidas apenas nos países em que são autorizadas por lei, mediante aprovação prévia do conselho de administração e ampla divulgação à sociedade.

405-1

Page 53: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

104 105

Sumário de conteúdo da GRI

GRI Standard Indicador Página/Observações Omissões

GRI 101 | Fundamentos 2016

Indicadores gerais

GRI 102 | Indicadores gerais 2016

Perfil organizacional102-1 | Nome da organização 12 -

102-2 | Atividades, marcas, produtos e serviços 40 e 41 -

102-3 | Localização da sede São Paulo -

102-4 | Localização das operações 14 -

102-5 | Natureza e propriedade jurídica 12 -

102-6 | Mercados atendidos 14, 40 e 41 -

102-7 | Porte da organização 14 -

102-8 | Informações sobre empregados e outros trabalhadores 72 e 96 -

102-9 | Cadeia de suprimentosComo holding, os fornecedores diretos da Odebrecht S.A. não têm impacto significativo.

-

102-10 | Mudanças significativas na organização e/ou sua cadeia de suprimentos 46 -

102-11 | Abordagem ou princípio da precaução 44 e 45 -

102-12 | Iniciativas externasCarta Aberta ao Brasil sobreMudança do Clima e Transparência Internacional

-

102-13 | Participação em associaçõesAmcham Brasil, Reputation Leaders Network e Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social

-

Estratégia102-14 | Declaração do mais alto executivo 9 -

102-15 | Principais impactos, riscos e oportunidades 44 e 45 -

Ética e integridade102-16 | Valores, princípios, padrões e normas de conduta 12, 23, 28 e 29 -

102-17 | Mecanismos para orientações e queixas relacionadas a condutas éticas 28 -

Governança102-18 | Estrutura de governança 20 e 21 -

102-23 | Presidente do mais alto órgão de governança 20 -

102-24 | Processo de nomeação e seleção de integrantes da governança 16 -

102-25 | Conflito de interesses 16 -

102-30 | Efetividade do processo de gestão de riscos 17 -

GRI 102-55

GRI Standard Indicador Página/Observações Omissões

Indicadores gerais

GRI 102 | Indicadores gerais 2016

Engajamento de stakeholders

102-40 | Lista dos grupos de stakeholders 89 e 94 -

102-41 | Acordos de negociação coletiva 97 -

102-42 | Processo de identificação e seleção de stakeholders 89 e 94 -

102-43 | Abordagem para o engajamento de stakeholders 89 e 94 -

102-44 | Principais tópicos e preocupações levantados pelos stakeholders 95 -

Práticas de relato102-45 | Entidades incluídas nas demonstrações financeiras consolidadas 97 -

102-46 | Processo de definição do conteúdo do relatório e limites dos temas materiais 94 -

102-47 | Lista de tópicos materiais 95 -

102-48 | Reapresentação de informações 97 -

102-49 | Mudanças no processo de relato 94 -

102-50 | Período relatado 94 -

102-51 | Data de publicação do relatório mais recente 97 -

102-52 | Ciclo de relato 97 -

102-53 | Ponto de contato para questões relacionadas ao relatório 97 -

102-54 | Declarações de reporte em acordo com o GRI Standards 97 -

102-55 | Sumário de conteúdo da GRI 104, 105, 106 e 107 -

102-56 | Asseguração externa 97 -

GRI 102-55

Page 54: 2018Anual Relatório - odebrecht.com · 2 3 O futuro se constrói no presente Nós, integrantes da Odebrecht, construímos o futuro com base nas nossas realizações diárias, nos

106 107

GRI Standard Indicador Página/Observações Omissões

Tema material | Integridade, ética e transparência

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34 e 35 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34 e 35 -

GRI 205 | Anticorrupção 2016

205-1 | Operações submetidas a análises de riscos relacionados a corrupção 26 -

205-2 | Comunicação e treinamento sobre políticas e práticas anticorrupção 27 e 31 -

205-3 | Casos de corrupção confirmados e medidas tomadas em resposta 28 -

Tema material |Transformação do ambiente de negócios

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34 e 35 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34 e 35 -

GRI 206 | Concorrência desleal 2016

206-1 | Ações judiciais por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio 32 e 33 -

GRI 415 | Políticas públicas 2016

415-1 | Contribuições políticas 103 -

Tema material |Governança corporativa

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22 e 23 -

Tema material |Diversificação e riscos no portfólio

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites 40, 41, 42, 44, 45, 46 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 40, 41, 42, 44, 45 e 46 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 40, 41, 42, 44, 45 e 46 -

GRI 412 | Avaliação em direitos humanos 2016

412-1 | Operações submetidas a análises de riscos relacionados a direitos humanos 45 -

Tema material |Resiliência financeira

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites 32, 33, 40, 41, 42, 44, 45, 46 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 32, 33, 40, 41, 42, 44, 45 e 46 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 32, 33, 40, 41, 42, 44, 45, 46 -

GRI 201 | Desempenho econômico 2016

201-1 | Valor econômico direto gerado e distribuído -

A DVA da Odebrecht S.A. não é apresentada, pois depende da consolidação por parte de todos os Negócios. A holding se compromete a apresentar a DVA a partir do próximo Relatório Anual.

GRI 419 | Conformidade socioeconômica 2016

419-1 | Não conformidade com leis e regulamentos socioeconômicos 32 e 33 -

GRI 102-55

GRI Standard Indicador Página/Observações Omissões

Tema material |Compromisso com os integrantes

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites68, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes68, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79 e 80 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão68, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79 e 80 -

GRI 401 | Emprego 2016 401-1 | Taxas de contratação e rotatividade 102 -

GRI 404 | Treinamento e educação 2016

404-1 | Média de horas de treinamento por empregado 77 -

404-2 | Programas de qualificação profissional e transição de carreira 76 e 77 -

GRI 405 | Diversidade e igualdade de oportunidades 2016

405-1 | Diversidade na governança e no quadro funcional 72, 73, 74 e 103 -

Tema material |Inovação para uma economia sustentável

GRI 103 | Forma de gestão 2016

103-1 | Explicação do tema material e seus limites 49, 50, 53, 54, 57, 58, 61, 62 e 95 -

103-2 | Forma de gestão e seus componentes 49, 50, 53, 54, 57, 58, 61 e 62 -

103-3 | Avaliação da forma de gestão 49, 50, 53, 54, 57, 58, 61 e 62 -

GRI 102-55