16
notícias de gaia 25.02.2010 ANO XXIV — N.º 473 QUINZENAL 25 DE FEVEREIRO DE 2010 DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA 0,25 EUROS Vilar do Paraíso cresceu, mas acima de tudo desenvolveu-se. É o reflexo de uma freguesia que acompanhou o percurso do município. Eleições após eleições o rosto dos vilarenses mantém-se. Elísio Pinto continua a apostar na proximidade junto dos vilarenses. E as maiorias sucedem-se. Mesmo remando contra a maré das comunidades vizinhas. O Parque dos Sentidos é o sonho que paira sobre a freguesia. Um espaço de partilha entre crianças, idosos e ambiente, que espera concretizar o quanto antes… Pág. 5 “Sinto-me um homem feliz” Câmara apresenta ‘carta’ de regras ambientais Pág. 2 Pág. 3 Pág. 4 Pág. 11 Virgin Active aposta no bem-estar gaiense Ministra da Educação prestes a visitar Gaia Bispo continua périplo pelas freguesias

25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

  • Upload
    ngodieu

  • View
    216

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

ANO XXIV — N.º 473 w QUINZENAL w 25 DE FEVEREIRO DE 2010 w DIRECTOR: PAULO JORGE SOUSA w 0,25 EUROS

Vilar do Paraíso cresceu, mas acima de tudodesenvolveu-se. É o reflexo de uma freguesia queacompanhou o percurso do município. Eleições apóseleições o rosto dos vilarenses mantém-se. Elísio Pintocontinua a apostar na proximidade junto dos vilarenses. Eas maiorias sucedem-se. Mesmo remando contra a marédas comunidades vizinhas.

O Parque dos Sentidos é o sonho que paira sobre afreguesia. Um espaço de partilha entre crianças, idosos eambiente, que espera concretizar o quanto antes… Pág. 5

“Sinto-meum homem

feliz”

Câmaraapresenta‘carta’ de

regrasambientais

Pág. 2 Pág. 3 Pág. 4 Pág. 11

VirginActive

aposta nobem-estargaiense

Ministra daEducaçãoprestes a

visitarGaia

Bispocontinuapériplopelas

freguesias

Page 2: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 2

ficha técnica

Nº de Registo: I.C.S. 111060sede, redacção,administraçãoav. república, 1711 s/l esq.tras.

4430-206 vn gaiatels.: 223 700 574/6

fax: 223 700 [email protected]

noticiasdegaia.wordpress.comtiragem média: 5000 exemplares

entidade proprietária e

editor: pressing -empresa jornalística comunicação

e imagem, unipessoal [email protected]

departamento comercial:Lídia Oliveira e M. Sousa

fotocomposição: pressing

director: Paulo Jorge Sousadirectores honorários:Fernando Sousa eProf. Artur Villares

chefe redacção:Tânia Tavares CP [email protected]

redacção:Jorge Freitas (CE 202)Luís Morais Ferreira (CP 7349)Paulo Jorge Sousa (CP 4279)[email protected]

estagiária: Ana Rita Oliveira,Andreia Rocha, Patrícia Correia,Claudia Lopes

colaboradores:Ademar Costa; André Soares;Ariana Ferreira; Carlos FilipeRodrigues (CR 362); CelesteDomingues; Cláudia Oliveira;Cristina Silva; Danyel Guerra (CP803); Elisete Marques; ErmelindaMendes; Humberto Pinho daSilva; Isabel Andrade Monteiro;Joaquim Oliveira; Jorge Amaral;José Barreto; José DuarteAmaral; Leonardo Júnior; LúciaPereira (CP 6958); ManuelCarvalho; Manuel Barbedo; MariaGraça Almeida; Mário Frota; MartaPereira; Miguel Ângelo Luis; NilceCosta; Nuno Filipe; Olga Pinto;Paulo Tavares; Raul Martins;Vasco Silva Paulo.

nota: os conteúdos dos artigos deopinião são responsabilidade de

quem os assina

9 de Fevereiro de 2010. Precisamenteno dia em que se celebrou o 58ºaniversário da elevação da Afurada afreguesia, uma das figuras maisimportantes da terra foi homenageadaatravés da inauguração de um bustolocalizado no largo da junta.

O padre Joaquim Araújo é uma figuraimportante e respeitada pelosafuradenses. A elevação da Afurada afreguesia, tanto canónica como civil, deve-se a ele que foi muito mais do que umhomem religioso. Joaquim Araújo foi umafigura humanista que sempre lutou pelosinteresses do povo da localidade. Aconstrução do bairro dos Pescadores, bemcomo do posto da PSP são outros exemplosdo seu esforço.

O presidente da junta, Eduardo Matos,e o vice-presidente da Câmara Municipalde Vila Nova de Gaia, Marco António Costa,inauguraram a estátua esculpida porMargarida Santos perante o olharemocionado de inúmeros afuradenses.

Após a inauguração, deu-se início àcerimónia de homenagem. O presidente daAssembleia da Junta de Freguesia daAfurada, Ricardo Ferreira Organista, foi oprimeiro a falar e centrou o discurso nahistória da terra e na importância que o

Município apresenta estratégia ambiental

No âmbito da celebração do AnoInternacional da Biodiversidade, aautarquia apresentou no Parque de Dunasda Aguda um regulamento único no país.

O presidente do Parque Biológico deGaia explicou de que se trata estasnormas, destacando a importância queeste documento tem para Vila Nova deGaia. Nuno Oliveira elogiou todo o esforçoque tem sido feito no que diz respeito ànatureza e encara este documento como“um instrumento para acompanhar osprojectos do município”.

Mas de que se trata este regulamento?Nuno Oliveira afirma que é “um conjuntode regras, algumas primitivas, que devemser cumpridas”. Como ponto negativodestacou a não existência de uma guarda-florestal que ajude a proteger as zonasverdes. Aliás, este é um problema nacionale não apenas local.

Luís Filipe Menezes evocou todas asmedidas já levadas a cabo pelo executivode modo a preservar e a criar espaçosverdes. O presidente da câmara consideraque conseguir integrar políticas doambiente em espaços urbanos é difícil masgarante que “Gaia está na linha certa” emtermos ambientais.

Autarquia aposta na criação,preservação e promoção deparques verdes e áreas deconservação da natureza e dabiodiversidade

Para finalizar a sessão, foi colocada,por mãos de Luís Filipe Menezes, aprimeira placa de sinalização destasáreas.

O presidente da câmara de Gaia deuainda a conhecer projectos para o futuronos quais se destacam a ampliação doParque da Lavandeira e do ParqueBiológico, recuperação da zona ribeirinhado Douro até Avintes, revitalização doAreínho de Avintes e o estabelecimento

de um acordo com a empresa SalvadorCaetano que irá lançar para o mercadointernacional um veículo eléctrico querivalizará com grandes marcas.

Menezes informou que, até ao final doano, serão colocados à disposição dapopulação três postos de abastecimentode veículos eléctricos e ainda a entradaem circulação de um veículo deste tipo nocentro de Gaia para transportar pessoas.

Andreia Rocha

Afurada homenageiapadre Joaquim Araújo

Cerimónia de tributo ao párocolevou dezenas de afuradenses aosalão nobre da junta

homenageado teve naquele local. Terminoua intervenção com a apresentação de umvídeo sobre a Afurada e que contou, deforma resumida, a história do PadreJoaquim de Araújo.

Seguiu-se Manuel Cunha, amigo doPadre, que se comoveu várias vezes aolongo do discurso, enquanto falava dasbatalhas que o homenageado teve detravar durante a ‘passagem’ pelafreguesia.

Eduardo Matos também deu ocontributo à cerimónia evocando o padree todo o trabalho que desenvolveu na

Afurada. Aproveitou a presença de MarcoAntónio e fez um pedido: uma associaçãocom a junta de freguesia para se fazeruma homenagem aos ‘bacalhoeiros’. Otributo será semelhante à do pároco,colocando também um monumento alusivoà pesca do bacalhau no centro cívico.

Este pedido foi prontamente aceite porMarco António Costa que deu ainda aconhecer projectos futuros para a Afuradatais como a construção da marina Afurada/Canidelo, a criação da sede do RanchoFolclórico e a construção do novo Mercadoda Afurada. Andreia Rocha

Page 3: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 3

Editorialeditorial

A propósito do que se vaipassando por aí… umtexto de há cem anos!

"Há ministérios que se gastam. E todavia,esses ministérios, como os outros, administramo tesouro com honestidade, fazem o expedientedas secretarias com suficiente regularidade,mantêm no país uma ordem benéfica, nãooprimem nem a imprensa nem a consciência,são respeitosos para com o Chefe de Estado,acompanham com dignidade, ao Alto de S. João,todos os defuntos ilustres, falam nas Câmarascom honrosa correcção, são na vida privadacidadãos estimáveis, e no entanto - ao fim dealguns meses desta rotina honesta, pacata ehigiénica - gastam-se.

Gastam-se porquê? Compreende-se que umministério que luta com dificuldades, que secoloca ao través da opinião pública, se gaste,como ao través de um frágil estacado que umacorrente hostil incessantemente bate.Compreende-se ainda que um governo criadoespecialmente para resolver certas questõessociais ou políticas, se torne desnecessário,desde que as tenha resolvido, e fique como ozângão que fecundou a abelha e é daí em dianteum inútil.

Mas quando se não dá nenhuma destashipóteses, quando os ministros não foramtrazidos do seio da sua família para resolverquestões sociais, - ou porque as não haja, ouporque seja um princípio tacitamenteestabelecido deixá-las sem resolução - quando,em lugar de se esforçarem contra a largacorrente da opinião, os ministros lhe bolamregaladamente no dorso, não compreendocomo um ministério se possa gastar.

Um dia pedi respeitosamente ao Conded'Abranhos a explicação da palavra e dofenómeno, e S. Exª, o que raras vezes sucedia,deu uma resposta vaga, tortuosa, reticente:

- É uma coisa que se sente no ar. É um nãosei quê... Sente-se que a situação está gasta...

Não me permitiu o respeito que insistisse,mas, no fundo do meu entendimento, guardoum secreto terror por este fenómenoincompreensível!"

Eça de Queirós, O Conde d'Abranhos.Artur Villares

O Virgin Active inaugurou o mais recente HealthClub & Spa em Gaia. O grupo promete uma forteexpansão no segmento de wellness e fitness emPortugal: “O objectivo é chegarmos aos 15/20espaços Virgin Active.”, adiantou o director da unidade,Sérgio Silva.

O Health Club & Spa permite a criação de 50 a 70postos de trabalho e representa um investimento deoito milhões de euros na unidade que fica em SantaMarinha, junto à Rotunda Edgar Cardoso.

Este é um dia que “ficará marcado na história daVirgin Active, uma vez que este Health Club & Spa éo primeiro espaço construído de raiz, não só em Por-tugal como também em toda a Ibéria”, acrescentaSérgio Silva.

A forte procura de instalações desportivas dequalidade fez com que a Virgin Active decidisse abrir

Virgin Active abreportas em Gaia

Menezes e Sérgio Silva 'inauguram' novíssimo health club

um clube na cidade de Gaia. “O objectivo é melhorara qualidade de vida de todos os gaienses e contribuirde forma positiva e saudável para a sua felicidade”,reforça Sérgio Silva. O projecto do Health Club VirginActive Gaia, elaborado pelo atelier Broadway Malyan,dispõe de mais de quatro mil m2 de área total e garantecondições únicas para os sócios.

Certo é que, a dois dias da inauguração para sócios,o grupo tinha já cerca de 2500 associados a apostarneste novo projecto. O director garante mesmo que,“a cidade vai ser mais divertida, mais saudável e commaior qualidade de vida”.

A inauguração contou com a presença dopresidente da câmara, que aproveitou para desafiaro grupo a começar já a pensar na segunda unidadepara servir mais alguns dos 350 mil habitantes domunicípio. Patrícia Correia

O município de Vila Nova de Gaia conseguiuuma menção honrosa, através da Agência Munici-pal de Investimentos (AMIGaia), nos "PrémiosEuropeus de Iniciativa Empresarial 2010". Acerimónia decorreu em Lisboa e a AMIgaia fez-serepresentar pelo girector-geral, Fernando Machado.

A iniciativa contou com 44 candidaturas distribuídaspor 5 categorias especificas, sendo o municípiodistinguido na categoria "Apoio à internacionalizaçãodo negócio".

Segundo o júri dos "PEIE 2010", a empresaconquistou a Menção Honrosa "pela orientação eobjectivos estratégicos para a internacionalizaçãodas oportunidades concelhias, Captação deInvestimento Directo Estrangeiro, acolhimentoempresarial, fomento e modernização do tecidoeconómico local existente e apoio aos investidores".

AMIGaia exemplo de dinamização empresarialOs PEIE têm o objectivo de identificar e premiar

as actividades e iniciativas de sucesso parapromover as empresas e a iniciativa empresarial,mostrar e partilhar exemplos de melhores políticase práticas de iniciativa empresarial, criar uma maiorconsciência sobre o papel dos empresários nasociedade; encorajar e inspirar potenciaisempresários. Em Portugal, são dinamizados peloInstituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresase ao Investimento - IAPMEI.

Desde que a AMIgaia foi criada que temcontribuído para o sucesso das políticas decaptação de investimento no território É de lembrarque em época de crise financeira o concelho adquiriucerca de mil milhões de euros para novosinvestimentos no concelho, grande parte deles graçasao empenho da AMIgaia. Ana Rita Oliveira

Page 4: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 4

STAND

Rua Professora Angélica Rodrigues, 53/834400-555 V. N. Gaia

(próximo do Jardim Soares dos Reis nadirecção de Vilar do Paraíso)

TLF. 22 712 63 77 l FAX. 22 712 66 50Email. [email protected] l Site: www.standnovauto.com

Automóveis Seminovos e UsadosQUALIDADE – GARANTIA

HELDER

PEDROSA

REPARAÇÕES ELÉCTRICAS EELECTRÓNICAS EM AUTOMÓVEIS

REPROGRAMAÇÃO CENTRALINAS

RÁDIOS * ALARMES * BATERIAS

MECÂNICA

RUA AGRO DE BAIXO, 119 | 4405-525 Vilar do ParaísoTelf/Fax: 227 115 406 | Telemóvel: 966 274 024

Email: [email protected]

Foi em 1974, pela mão do actual director, oprofessor Hugo Berto Coelho, que a Academia deMúsica de Vilar do Paraíso (AMVP) ganhou forma.Em 1990 foi oficializada e ganhou autonomiapedagógica em 2007.

Através da docência de cursos na área do canto,dança e teatro, a AMVP alcançou, ao longo dosanos, um reconhecido prestígio e, actualmente,conta com cerca de 450 alunos. A academia ofereceformação até ao ensino secundário e ministra,ainda, um curso de ballet, pelo programa da Royal

Ministra da Educação inaugura novaAcademia de Música de Vilar do Paraíso

Sonho do professor está a poucos diasde se concretizar. Academia cresce edinamiza comunidade vilarense

Academy of Dance.Em 2003 a AMVP criou um curso único em Por-

tugal: teatro musical. O processo de aprovação docurso está a decorrer, mas existe um protocolocom uma importante escola de Londres que ocertifica.

Além dos cursos oficiais, a instituição oferece,em regime livre, aulas de jazz e cursos de iniciaçãode música e de dança para o pré-escolar. A AMVPpretende, num futuro próximo, ministrar cursossuperiores na área das Artes.

Ao longo das três décadas de existência, a casada academia foi um edifício secular. No próximomês tudo vai ser diferente. Após mais de um ano emeio de trabalho, a AMVP inaugura as novasinstalações, cujo valor ascende os três milhões

de euros. Um edifício que reflecte o sonho dofundador, Hugo Berto Coelho. A cerimónia deinauguração das instalações contará com apresença da ministra da Educação, Isabel Alçada.

Para o 'velhinho edifício' está já projectada aideia de um espaço de aulas para adultos.

Próximas actividades…No dia 25 de Fevereiro às 20 horas, no Cine Teatro

Eduardo Brazão, a Academia marca presença nacerimónia de entrega de diplomas dos cursos de No-vas Oportunidades da Escola Secundária Dr. JoaquimGomes Ferreira Alves. No dia 27, no Bar da AMVPpelas 11.30, realizar-se-á uma encenação do tema"Masquerade" do musical "O Fantasma da Ópera"pelos alunos do curso de Teatro Musical. AR

Page 5: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 5

papelariadajunqueira

papelariadajunqueira

travessa da junqueira de baixo, 91(junto à escola eb1 da junqueira)

4405-871 vilar do paraísotel e fax 227 113 123 / telm 964 119 984

armando dossantos ventura

livros - material escolar jornais | revistas | prendasfotocópias - encadernações

anodização e coloração do alumíniotermolacagem

extrusão de perfis de alumínio

rua junqueira de baixo, 131 | vilar do paraíso – ap.29 4405-870 vila nova de gaia

telefone 227 169 390 | fax 227 169 398

TratamentodoAlumínioeFerro,S.A.

Na última campanha confessou que "nemtudo foi possível concretizar nesta freguesia". Oque falta?

Hoje temos de ter uma mensagem verdadeirapara aqueles que, nas suas opções de voto,possam acreditar no político de proximidade. Nãotenhamos ilusões. O autarca de freguesia - que éaquele que mais próximo está dos cidadãos - temuma importância maior naquilo que possa fazerpassar como mensagem de empenho e dedicaçãopara obras realmente importantes para avalorização da sua comunidade. É obvio que, setudo aquilo que diz respeito a obras na freguesia

"Sinto-me profundamente gratoao povo de Vilar do Paraíso"

Vilar do Paraíso cresceu, masacima de tudo desenvolveu-se. É oreflexo de uma freguesia queacompanhou o percurso domunicípio. Eleições após eleições orosto dos vilarenses mantém-se.Elísio Pinto continua a apostar naproximidade junto dos vilarenses. Eas maiorias sucedem-se. Mesmoremando contra a maré dascomunidades vizinhas.

O Parque dos Sentidos é o sonhoque paira sobre a freguesia. Umespaço de partilha entre crianças,idosos e ambiente, que esperaconcretizar o quanto antes… pelomenos enquanto continuar a lideraruma das mais importantesfreguesias de Vila Nova de Gaia.

Dentro de três anos vai 'passar otestemunho' de Vilar do Paraíso…mas o concelho é enorme e quemsabe o que o futuro lhe espera…

se tivesse concretizado, certamente, que não medisponibilizaria para ser novamente candidato. Hásempre um conjunto de melhoramentos que ficampor fazer. Neste caso em concreto refiro-me aalguns equipamentos que são essenciais para amelhoria de qualidade dos cidadãos, para darmelhor resposta aos nossos jovens, aos menosjovens… Refiro-me a um pavilhão municipal, a umcampus escolar que, pelo grande crescimento e

procura da freguesia tem ultimamente, se tornaessencial para responder…

Está a falar do Parque dos Sentidos…É umprojecto de sonho?

Pelo grande enquadramento na área em queesse equipamento será construído, tendo em contaos equipamentos de referência que se

(continua na página seguinte)

Page 6: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 6

BEERGAIACervejaria

Rua do Jardim, nº 603 - 4405 Vilar do Paraíso - Tlf. 227 115 418www.beergaiacervejaria.com

Rua das Oliveiras 172, Vilar do Paraíso * 4405-889 VILA NOVA DE GAIATelf/Fax. 227 133 208 * Email: [email protected]

Lavandaria FramarA QUALIDADE AO SEU SERVIÇO

RECOLHA EENTREGAS AO

DOMICÍLIO

Limpeza a seco * Limpeza e tratamento depeles * Tinturaria * Impermeabilizações *

Serviço de hotelaria

Farmácia GândaraPropriedade e Direcção Técnica: Dr. Júlio Canedo

Especialidades FarmacêuticasMedições Analíticas

Rua Velha dos Lagos, 53 - Vilar do Paraíso4405-886 V. N. Gaia Tel. 22 716 24 51 Fax 22 716 24 52

MÁRMORES E CANTARIASConstantino Guedes, Lda.

Rua Fontinha - Calçada4405-861 Vilar do Paraíso

Telef./Fax: 227 110 845

Execução de todos os trabalhosem mármore e granito. Balcões

de cozinha. Pavimentos.Lambris. Escadarias. Jazigos.

Sepulturas. Pedras para móveis.

perspectivam sofrer alterações, penso que é umprojecto, um sonho, mas acima de tudo um valoracrescentado para a freguesia. E porquê? Em todaaquela área geográfica temos a Academia de Vilardo Paraíso e na proximidade o Parque de S.Caetano. Com esta área do Parque dos Sentidos -com hotel sénior, pólo cultural e campus escolar -estão reunidos um conjunto de valores que quaseme apetece apelidar de Cidade Educativa, nonúcleo da freguesia. Mas o importante é quemantém a importante proximidade na ligaçãodestes equipamentos no quotidiano das pessoas.São equipamentos que dignificam e valorizamuma freguesia e, naturalmente, um autarca. Esperoé a concretização desses mesmos projectos!

Inicialmente vai ser construído o campus…Exactamente.

E a totalidade do projecto do Parque dosSentidos vai estar pronto quando?

Isso vai ter de perguntar a quem de direito. Pormim ele já estaria em andamento. Sei que o sr.vereador Firmino Pereira - com indicaçõessuperiores quer do dr. Marco António quer do dr.Luís Filipe Menezes - quer a maior celeridade noprocesso. E também tenho conhecimento que oprojecto é da responsabilidade do arquitectoJoaquim Massena, que também está imbuídonesse espírito para tentar superar as questõesburocráticas inerentes ao processo.

E relativamente a equipamentos desportivos?Há projectos para este mandato?

O do pavilhão municipal...

É uma carência efectiva?É porque nós temos um centro desportivo que

tem alguma visibilidade, com cerca de 200 a 250crianças, mas não temos um espaço coberto queefectivamente permita a prática desportiva dediversas modalidades. Tenho conhecimento queo dr. Marco António Costa faz questão que esseequipamento seja realidade neste mandato emVilar do Paraíso.

A feira está em instalações provisórias desde2000. Quando fica este problema resolvido?

A feira não está provisória. A história desse lugardiz que a realização semanal dessa feira era

Capela de S. Martinho no centro cívico dafreguesia

(continuação da página anterior)

essencialmente na rua. No primeiro mandatohouve um cuidado extremo para dignificar o nossocentro cívico, adquirindo um espaço de mais demil metros e possibilitando aos feirantes melhorescondições para a venda dos seus produtos. Nestemomento, e reavaliando tudo isso, estou emcondições de dizer o seguinte: todo o projecto devalorização daquele espaço, penso que na próximarevisão orçamental do município de Vila Nova deGaia, vai ser tido em conta para abertura de con-curso público e, mais uma vez, concretizar umsonho. Estão reunidas todas as condições. A feirae todo o centro cívico serão, dentro deste ano, umarealidade. Não tenho qualquer dúvida, até porqueé uma aposta forte do dr. Luís Filipe Menezes e dodr. Marco António Costa.

Área social? Naturalmente, a junta temrecebido mais pedidos de apoio neste tempo decrise que o país atravessa…

Apesar de todas as obras físicas que até aquime questionou, penso que o autarca local -independentemente de ter sempre ambições deequipamentos para a comunidade - deve dirigircomo principal preocupação as componentes

ligadas à acção social. E que são imensas. Nonosso humilde plano e orçamento colocamoscomo principais pilares a parte social e a educação.Disso não abdicamos. E, por isso, temos feito umtrabalho de proximidade, vamos ao encontro daspessoas, não ficamos nos gabinetes. Por vezesandamos em busca da tal pobreza escondida -essa é que é problemática - para tentar encontrarsoluções mediante os nossos conhecimentos e asnossas disponibilidades. Devo afirmar que, nestemomento, apesar de não me sentir realizado,temos feito um trabalho notável, muito humano,com grande sensibilidade junto dos que maisnecessitam. Quer através da nossa IPSS [o CentroSocial de S. Pedro de Vilar do Paraíso], numaparceria com a junta de freguesia no centro deconvívio, mas também no Serviço de ApoioDomiciliário, que superamos o númeroprotocolado com a segurança Social e ondeestamos a prestar cuidados reais. Contudo, noâmbito da acção social, espero que se possa darcontinuidade ao projecto elaborado no anteriormandato e que diz respeito a uma creche e umcentro de dia. Temos a propriedade, o projectodevidamente elaborado que não foi contempladopelo programa PARES, mas penso que agora noPOHP poderá ter viabilidade.

“É provável que ainda possamosconstruir habitações”

A freguesia não tem necessidade de maishabitação social, já que conta apenas com cercade 70 casas na urbanização Ruy Carvalho?

A habitação social é um bem necessário, porum lado, mas também um equipamentodispensável. Ainda não temos o nosso problemaresolvido. Temos sim resolvido o 'postal negro' queera o bairro da Telheira e que não dignificavaninguém. Nesse contexto, superámos isso.Conseguimos encontrar na Gandra, através daconstrução da urbanização Ruy de Carvalho asolução. Contudo, há ainda alguns casos pelafreguesia que merecem um cuidado diário intenso.Mas é provável que ainda possamos construirhabitações, dentro da disponibilidade da empresamunicipal Gaia Social, mas não com a dimensãodo empreendimento que já existe. Mais pequeno epara pessoas que estejam com necessidades naprópria freguesia. É importante preservar as raízes

(continua na página seguinte)

Page 7: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 7

R. Joaquim Lopes Pintor, 176 Vilar do Paraíso4405-868 VILA NOVA DE GAIA * Tel: 227110138

Café * Snack-bar

HAMBURGOESPECIALIDADES: Francesinhas

Prego em Prato

De: Sónia e Ricardo Almeida

DISTRIBUIDOR DE GÁS

r. parque gondarim, 112 – gulpilhares4405-811 vn gaia | t. 227 623 792

trav. cadavão, 162 – vilar do paraíso4405-800 vn gaia | telm. 917 563 844

Maria Rosa Sousa e Silva

A

G

E

N

T

E

O

F

I

C

I

A

L

Rua Chaimite 160, Vilar Paraíso | 4405-850 VILA NOVA DE GAIATelef./Fax 227 112 408 | Telem. 938 467 673

email: [email protected]

Todo o tipo de canalizaçõesInstalações de bombas de água e cilindros | Manutenção

Todo o tipo de pichelaria e funilaria

António & Couto, Lda

que as pessoas já têm na própria freguesia.

Continua a acreditar no papel preponderantedas colectividades na comunidade onde seinserem?

Sim. Sempre tenho dito que as colectividadestêm importância vital na comunidade.

Estas colectividades estão bem servidas deequipamentos?

Penso que sim. Se há algum feito que este meupercurso tem, deve-se muito às colectividades.Neste momento só há uma colectividade que aindanão teve a requalificação merecida das instalações:a Associação Recreativa Entre-Parentes. Mas,felizmente, todas as outras têm sedesrequalificadas, com novas capacidades e que sãoorgulho de órgãos sociais e associados. Têm todasas condições para continuarem a fazer aquilo quefazem como ninguém. Mas a requalificação quefalta estará para breve, segundo tenhoconhecimento.

Recentemente foi tornado público que aTEGOPI, uma das maiores empresas de Vilar iamudar-se para outra freguesia, também noconcelho de Gaia. Como vê essa deslocalização?

Tenho com a administração da TEGOPIrelações institucionais muito elevadas. Eacompanhei sempre de perto, até com a revisãodo Plano Director Municipal, a probabilidade desta

(continuação da página anterior) deslocalização. Devido aos comentários entre aminha pessoa, o dr. Menezes e o dr. Marco Antóniofoi possivel um verdadeiro empenho e dedicaçãode modo a que esta empresa ficasse em Vila Novade Gaia. Todos sabemos que a TEGOPI estandoem Vilar do Paraíso é sempre importante. Noentanto não advém daí qualquer mais-valia para aprópria freguesia. Haverá sempre parcerias nomelhoramento necessário fazer numequipamento… por exemplo. Encontro sempredisponibilidade total nos seus administradores.Com isto também não quero dizer que vou perderesta relação com a deslocalização para São Félixda Marinha. Agora, o que eu sempre soube é quea administração pretendia ficar em Vila Nova deGaia e que o espaço onde ainda se encontra já

Neste momento há uma prioridade máxima delevar a linha até ao Hospital Santos Silva. Nopercurso dessa linha já vamos ficar com umaestação de metro [nas traseiras da Quinta dasRosas] para que Vilar do Paraíso possa tambémser complemento e minimizar uma grande lacunaque a freguesia tem: a área de transportes. Pensoque, a partir do momento em que esteja concluídoesse prolongamento, o metro será muito procuradopelos utentes de Vilar do Paraíso, Valadares,Gulpilhares, Arcozelo. Teremos é de ter cuidadode construir alguns parques de estacionamentoenquanto não se concretiza este prolongamentodo metro pela VL3 até à Boavista e até ao mar,segundo previsões do município e da

(continua na página seguinte)não reúne as condiçõesnecessárias, tendo em contaa dimensão desta empresa.Como todos sabemos,estamos a falar de umaempresa metalo-mecânicapesada. E que, quando hácirculação de veículos delongo curso, o tráfego tem deser cortado porque, nestemomento, as acessibilidadesjá não correspondem àdimensão da empresa.Contudo, essadeslocalização irá permitiruma requalificação desteespaço que irá ser um valoracrescentado para afreguesia de Vilar do Paraíso.Estamos a falar noprolongamento da avenidada República para Vilar doParaíso, oferecendo umagrande 'porta de entrada'para a cidade.

“Eu sei que se istofosse em Lisboa, as

soluções [para ometro até Vilar] já

estariamencontradas.

E afinal, o metro vem atéVilar?

Page 8: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

centrais

Fazemos Mediação:Colesterol * Triglicerídeos * Glicemia * PSA *Peso * Tensão Arterial*TESTES DE GRAVIDEZ | TESTES MENOPAUSA

4405-853 Vilar do Paraíso

Café | RestauranteChurrasqueira

Salão de Jogos

Rua do Monte 4744405-812 VILAR DO PARAÍSO - VILA NOVA DE GAIATelefone: 227 150 890 | Fax: 227 150 899www.seabratavares.comEmail: [email protected]

Formulários em contínuoPapel para fotocópia, laser e ink-jetEtiquetas autocolantes em contínuo

Folha e bobine

administração do metro do Porto.

Mas não há previsão certa… está sujeita àconclusão do prolongamento até ao hospital…

Sabe, eu sei que se isto fosse em Lisboa, assoluções já estariam encontradas. Até já estariaconstruído. Agora, tendo em conta o equipamentode saúde que é o Hospital Santos Silva, certamente,que isto será um elemento a ter em conta e cujadecisão seja muito mais célere. Acredito que até2013 teremos a linha do metro até ao hospital.Independentemente do investimento, penso queadministração do metro tem de ter em conta que alinha mais rentável é a Vila Nova de Gaia, tendoem conta a dimensão do município. Este é uminvestimento que, num curto prazo de tempo, tema sua rentabilidade.

A marca de freguesia para o candidato do PSà junta nas últimas eleições, Hélder Gonçalvesera o parque de São Caetano. Aliás, ele acusa oseu executivo de transformá-lo no "projecto demilhões para arranjos de tostões”. Como re-sponde a esta crítica?

A crítica quando é construtiva é muito bemaceite. Quando é com um lado negativo nãovalorizo. Para falar do parque de S. Caetano temosde ter um profundo conhecimento. Primeiro, doterreno que estamos a falar. É um terreno com umadiferença de cotas muito elevado. É uma área quenão é fácil requalificar. Contudo, tendo em contaalgumas áreas que fazem parte integrante doparque, penso que merecíamos alguma justiça dealgumas pessoas que criticam apenas por criticar.Vamos fazer um exame de memória… A sede dosescuteiros [integrados no parque] resulta de umacandidatura da junta e que foi bem sucedida, dandoum dos melhores equipamentos ao Agrupamento321 da região norte. Não estou a falar do município.Levámos a efeito a construção dos novos sanitáriose novos balneários. Construímos um novo parqueinfantil. Construímos desde o Cruzeiro do parque,desde a requalificação de passeios, à iluminaçãona avenida, até à pavimentações… Enfim, há aquipequenos investimentos que efectivamente foramimportantes para a imagem do próprio espaço.Pergunta-me: mas na área desportiva houve alguminvestimento? Não. Houve uma preservação do

(continuação da página anterior)

Acção de conservação e recuperação do Parque de S. Caetano levada a cabo pelosescuteiros e executivo da junta de freguesia

que existe. Importa é que tudo o que seja feito alitenha em conta um equipamento novo que oGoverno poderá manter e que se chama TGV. Esteinvestimento poderá 'atormentar' - tendo em contaque é uma fronteira física que vai atravessar naárea dos ribeirais e do próprio parque - e quedificilmente se pode emendar. Neste contexto,estamos convictos que há que aproveitar estaoportunidade, no sentido da própria RAV levar aefeito a requalificação de toda a área.

"Gostaria de saber se é esta a únicajunta que deve…"

70 mil euros é valor de dívida assumida, dizainda Hélder Gonçalves. É verdade que esta éuma freguesia endividada?

Penso que a pergunta, com o devido respeito,não está bem colocada. Gostaria de saber se éesta a única junta que deve. Esta é sim a junta quetem a forma mais transparente de apresentar a

conta de gerência à assembleia de freguesia… e,a junta, tendo em conta o seu endividamento - queconsidero mínimo - considera esta a melhor formade o mostrar à assembleia. Nós não temos nada aesconder. E, perante isso, eu interrogava-me erase efectivamente esta é a junta mais ou menosendividada. Nós não temos problemas. Oimportante é que temos a nossa consciênciatranquila. Independentemente das dificuldades. Sefor necessário fazer um melhoramento colectivo,nós tentamos levar a cabo esse melhoramento,para bem da qualidade de vida dos vilarenses.Portanto, essa tem sido a nossa política.

Alguns acusam-no de querer mais. De estara tentar usar a junta como um trampolim parachegar, por exemplo, à câmara. Como reage aestas insinuações?

Os vilarenses dão a resposta desde 1998.Sempre com quatro maiorias absolutas. No último

(continua na página seguinte)

Page 9: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

centrais

mandato - um ano muito difícil -, em que todos nósatravessámos momentos difíceis, continuam a dar-me cerca de 57%. Eu penso que está aí a resposta.Certamente que não tem a ver com a forma físicada pessoa, mas pela principal qualidade que umautarca deve ter que é estar junto daqueles quemais precisam. É nos momentos mais difíceistentar encontrar soluções.

“Sinto-me um homem feliz porquecontribuí com os meus humildes

conhecimentos”

É um autarca para a freguesia…Ao ser eleito tento defender os interesses da

população. E estou sempre ao serviço dapopulação. Independentemente da sua ideologiapolítica. Isso para mim não interessa. A partir daminha eleição, é a bandeira da freguesia que eucarrego nos ombros. Se, por ventura, o sucessodeste caminho, deste sucesso, no sentido de umavalorização pessoal, adquirindo maisconhecimentos, para maiores responsabilidadese se alguém superiormente vê em mim qualidadesque, por ventura, possam ser úteis num projecto

(continuação da página anterior)

de dimensão maior… bem, qual é o problema?Agora, não deixo de dizer que este percursoautárquico numa freguesia é fundamental para que,qualquer autarca em patamares superiores, possaexercer o seu dever autárquico com maior

não erra? Só aqueles que não têm de decidir…Sou humano, certamente que se fizesse umretrocesso a este percurso político, alterariaalgumas coisas… alteraria até pela experiênciaadquirida… Mas sinto-me um homem feliz porquecontribuí com os meus humildes conhecimentos,com uma equipa de homens e mulheres que metêm acompanhado e que são inexcedíveis paraesta alegria.

"Queremos transformar Vilar do Paraísonuma grande porta de entrada em Gaia"…porque…

Só quem não conhecer o território da cidade éque não pensa assim. Tendo em conta ocrescimento, o prolongamento da avenida darepública e da linha do metro e até adeslocalização da TEGOPI que vai permitir libertaruma enorme área, Vlar do Paraíso tem todo opotencial para ser a freguesia essencial noplaneamento estratégico do municipio. Nessecontexto, Vilar do Paraíso oferece condições únicaspara essa porta de entrada que Vila Nova de Gaiareclama há muito tempo. Para nossa sorte, Vilaroferece essas condições.

t. 223 700 574 / 6f. 223 700 576

[email protected]

jornal notíciasde gaia

tranquilidade, melhor experiência, tendoem conta este 'degrau de escada' que éuma junta de freguesia.

"O seu humanismo não o deixou falarde obras, só do apoio aos idosos, aosjovens e à educação", diz Marco AntónioCosta de si. Sente-se reconhecido?

Sinto. Sinto-me profundamente grato aeste povo de Vilar do Paraíso. Pelaconfiança que tem depositado em mim.Mas, apesar de me enaltecer, por outro ladoresponsabiliza-me imenso. A pior coisa queum autarca possa ter é não corresponderàs expectativas que lhe são atribuídasatravés do voto. A coisa mais bonita nonosso percurso é exercer algo através dovoto. Digo que este serviço ao próximo, aoscidadãos, à comunidade é de uma enormenobreza. Com erros… mas quem é que

Page 10: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 10

FÁBRICA DE TINTAS LECARLeonel, Carvalho & Santos, Lda.

Sede: Rua de S. João, 90-944050-522 Porto

Email: [email protected]ábrica: Rua Pinhal Miúdo 138

4405-893 Vilar do Paraíso - Vila Nova de GaiaTelef. 227 110 999 | Fax. 222 424 852

Rua Manuel Alves Sá 15-BVilar Paraíso | 4400-494 Vila Nova de Gaia

Telf. 227 129 284 | Fax. 227 129 286Email: [email protected]

Doenças das criançasNeonatalogista

Assistência a partos

Bruno TeixeiraMédico pediatra

Educação é uma prioridade

neste caso teve uma importância vital, já que fo-ram eles os pioneiros a reivindicar estas obras.Recordo-me que numa assembleia de paisapresentámos o esboço do projecto que depois foi'transportado' até ao sr. vereador Firmino Pereira.Claro que foi um percurso longo. Estamos em viasde concretizar esse grande objectivo, até porque aescola já merecia há muito tempo. Tendo em contatambém o número de crianças que, por ventura, jánão tinha espaço na escola. Com estas melhoriasno ensino e as aulas curriculares a escola já nãoconseguia responder às necessidades. Com esteaumento penso que estão reunidas todas as

Estavam programadas duas visitasa obras da freguesia. Projectos quefossem realmente importantes paraVilar do Paraíso. Elísio Pinto escolheuas ampliações do cemitério e daEscola do Cadavão. Uma vertentesocial e outra educativa. Tudo paraprovar que o trabalho do autarca deveser feito, maioritariamente, no terreno enão na comodidade do gabinete dajunta de freguesia...

Estamos na Escola do Cadavão. Um projectoeducativo. Um pilar deste executivo. Está a serfeita aqui uma obra de requalificação…

Esta ampliação da Escola do Cadavão erareclamada há muito tempo. Não só pelo corpodocente, mas muito pela associação de pais que

condições para que o próprio corpo docente possapôr em prática aquilo que muito bem sabe fazer: oensino!

Começam a ser reduzidos os equipamentospara as crianças da freguesia. Até porque hámuitos casais que têm escolhido Vilar do Paraísopara viver…

Efectivamente, esta freguesia é muito procuradapor casais jovens por várias razões. Hoje afreguesia oferece, quer no âmbito dasacessibilidades quer no âmbito do bem-estar,condições essenciais para a procura de habitação.

Mas isso implica uma maior procura dasescolas…

Obviamente. Na parte catequética também háum aumento de crianças em paralelo com a parteescolar.

E fica resolvido o problema com o campusescolar?

Sim. Com o campus escolar a situação em Vilardo Paraíso fica resolvida. Pelo menos durante apróxima década. Claro que, neste momento, temosde considerar a importância da Academia de Vilardo Paraíso. Eles também conseguiram umprotocolo com o ministério da Educação que lhespermite o ensino do 1.º ciclo. Assim, como quatroaulas, salvo erro, do 5.º ano. Em 2010 vão tertambém quatro turmas do primeiro ciclo do ensinointegrado. Estas turmas têm uma procura fora donormal e que esgota rapidamente. Naturalmente,

Esta é a obra que ninguém quer fazer, mas éuma necessidade.

E que a população, nomeadamente a maisidosa, exige…

É verdade… Até porque a população émaioritariamente dessa faixa etária. Penso que édo conhecimento de todos que o cemitério de Vilarestá completamente saturado. Temos duas campaslivres. Era uma preocupação constante.

Esta é uma obra da freguesia?É da junta com o apoio, no momento certo, do

município e que rondará os 400 a 500 mil euros,tendo em conta o tipo de terreno, o tipo defundações necessárias… mas é uma obraessencial…

E estará pronta quando?Até ao final deste ano teremos o cemitério

completamente pronto. Claro que depois há umconjunto de obras - da responsabilidade da câmara- que são as acessibilidades, parques e áreas deestacionamento. É importante recordar que isto estáinserido num plano de pormenor. Há áreas deconstrução essenciais também. Depois doalargamento de cemitério serão construídas duascapelas mortuárias…

Tânia Tavares textoPatrícia Correia fotos

justificado pela qualidadedo ensino e pelo valoracrescentado que aacademia hoje representa.

Esta é uma obra de quevalor?

Esta obra ascende os200 mil euros. E estarápronta ainda este ano!

A obra necessáriaSegunda paragem. A

obra do alargamentocemitério. Uma prioridadepara a freguesia. Continuaa ser?

Page 11: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 11

MARIA MANUELAFLORISTA

Todo o tipo deramos

Rua dos Lagos 633, Vilar do Paraíso4405-875 VILA NOVA DE GAIATelf. 227 126 489 | Telm. 917 139 052

Rua do Jardim, 374405-828 Vilar do Paraíso - VNG

Telef./Fax: 227 162 032Email: [email protected]

| Fotografias e bonecos em folha de hóstia

| Acessórios p/ padarias e confeitarias

| Produtos alimentares (massa, ovo, massapan,chantily, chocolates, gelatina, etc.)

Lembranças de Casamento, Bodas, Batizados,Comunhões, Aniversários, etc.

Rua Junqueira de Baixo 129 Sala 324 | Vilar do Paraíso4405-870 VILA NOVA DE GAIA | Telef. / Fax 222 446 719

www.dentalinfor.comEmail: [email protected]

Reparação de InstrumentosDentários

DENTALINFO, LDA.

A recepção ao bispo da cidadedo Porto contou com a presençado presidente de junta, FernandoAndrade, do padre da paróquia,José Maneiro e de algumasdezenas de canidelenses.

Foi Fernando Andrade queminaugurou a sessão de boas-vindas a D. Manuel Clementeatravés de um discurso que focouas mudanças de Canidelo aolongo dos anos e o notávelcrescimento. No entanto, váriosforam os problemas referidos pelopresidente nomeadamente odesemprego que se faz sentir e assucessivas reprovações dosprojectos que visam a construçãode um lar.

Fernando Andrade falou aindados últimos padres queadministraram a Igreja Católica dafreguesia e lamentou a falta deuma liderança sólida queassegurasse um rumo certo navertente religiosa.

D. Manuel Clemente falousobre o crescimento de Canidelo

X EncontroNacional de

Coleccionadoresde Gaia

Vai decorrer já no próximo dia 6 de Março de2010, na Escola Secundária Almeida Garrett, o XEncontro Nacional de Coleccionadores de Gaia.

Estão em distribuição os Boletins de Inscriçãobem como o Regulamento para o encontro, levadoa efeito pela organização conjunta da Associaçãodas Colectividades de Vila Nova de Gaia, doParagaia - Paraclube de Vila Nova de Gaia e doClube de Coleccionadores de Gaia. O prazo deinscrição possa decorrer até ao dia 1 de Março de2010.

Para mais informações e contactos:[email protected]

O clube dos coleccionadores de Gaia foi criadoem 25 de Julho de 2008. Tem como objectivos apromoção e divulgação do coleccionismo,nomeadamente através da divulgação deexposições, mostras, colóquios, encontros econvívios; promoção, apoio e fomento docoleccionismo juvenil com enquadramento sóciocultural; edição de publicações regulares comoforma de divulgação das actividades do clube;assim como a criação e manutenção de umapágina na internet, com o objectivo de divulgar einformar acerca das actividades do clube.

Maria deMedeiros

canta em Gaia"Penínsulas &Continentes"O Pelouro da Cultura de Gaia promove a 8 de

Abril próximo o concerto de apresentação do novodisco de Maria de Medeiros, "Penínsulas &Continentes", que terá lugar no Auditório Municipalde Gaia.

Apontado como uma viagem musical entre aPenínsula Ibérica, Itália, África e América, o CD in-tegra 15 temas interpretados em português,castelhano, italiano, inglês e outras línguas pelacantora que é também atriz e realizadora.

"Penínsulas & Continentes", com lançamentocomercial já a 01 de Março em território nacional(a partir de 23 de Fevereiro no mercado espanhole de 06 de Abril no francês), reúne Maria deMedeiros com o piano de Pascal Salmon e aindacom Edmundo Carneiro e Rubem Dantas(percussão), Bruno Rousselet (contrabaixo),Manuel Martínez del Fresno (violoncelo), RicardoFeijão (baixo elétrico) e Itacyr Bocato (trombone).

Neste espectáculo em Gaia, a filha do maestroAntónio Vitorino d'Almeida percorrerá com a suavoz sonoridades reveladas e celebrizadas por ZecaAfonso, Sérgio Godinho, Nino Rota, Lenine eAmélia Muge, entre vários.

Bispo do Porto visitafreguesia de Canidelo

D. Manuel Clemente foirecebido na Junta deFreguesia no início de umavisita de três dias

cidadãos ainda que essa presença se desenvolvaem "termos diferentes".

No final da sessão solene, o autarca FernandoAndrade apresentou a D. Manuel Clemente amaqueta de construção da nova igreja de Canideloe os projectos de requalificação da Capela deSampaio.

Andreia Rocha

afirmando que este deverá estar sempre aliadoao desenvolvimento dos cidadãos.

O bispo comentou os problemas que a dio-cese do Porto enfrenta, salientando a falta deseminaristas. Sucintamente, referiu as diferençasque existem no mundo actual relativamente aopassado. No final da intervenção, garantiu que aIgreja estará sempre presente na vida dos

Page 12: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 12

Os moradores dos empreendimentos sociais deGaia estão a receber formação para a prevenção eactuação em caso de incêndios domésticos A acçãoestá a ser promovida pela GaiaSocial, Protecção Civile pelos Bombeiros Sapadores de Gaia.

Foram já realizadas duas acções destinadas aosmoradores dos empreendimentos da Cova da Loba2 e Manuel Pacheco Miranda, em Canidelo, no âmbitoda Acção de Formação/ Sensibilização sobrePrevenção de Incêndios e Noções de Suporte Básicode Vida.

Estas acções, orientadas pelo director municipalda Protecção Civil, Salvador Almeida, e pelo chefedos Bombeiros Sapadores de Gaia, Manuel Pinto,têm registado um grande interesse por parte dosformandos. Quer pelas novas aprendizagens quer naparticipação activa em todas as sessões realizadasnas instalações da Protecção Civil.

Para alem da componente prática, que permiteaos moradores a aquisição de novosconhecimentos sobre a manta corta - fogo e osextintores, desenvolve-se também uma sessãoteórica onde os participantes esclarecem as duvidas,aprofundam conhecimentos e ainda adquirem algunsconceitos básicos de segurança de gás e electricidade.

Estas acções de sensibilização/formação resultamde um Plano de Trabalho elaborado de acordo comas orientações do director municipal da Protecção Civile comandante dos Bombeiros Sapadores de Gaia.

O planeamento aponta primeiramente para arealização de nove acções para osempreendimentos de Afurada, Canidelo, Madalena,

O festival "Marés Vivas", que decorrerá nos dias15,16 e 17 de Julho de 2010, regressa com umdos nomes mais sonantes da panorâmica musi-cal internacional, o norte-americano Ben Harper.

O músico virá a Portugal interpretar músicasdo último álbum (desenvolvido em parceria com abanda Relentless 7), ‘White Lies For Dark Times’,considerado como um álbum de rock intemporal, comuma colecção de músicas que é crua, estrondosa eemocionante.

O festival decorrerá novamente no Cabedelo,estando o recinto, com capacidade para albergar 25mil pessoas por dia, bem junto à foz do Rio Douro.

Os bilhetes encontram-se à venda desde o dia 18de Fevereiro através da Ticketline, CTT, Lojas Fnac,Worten, Agencias Abreu, Bulhosa, Abep, Alvalade,e Breakpoint (em Espanha). O passe diário custa 25euros e o passe dos 3 dias corresponde a 45 euros.Se este último for adquirido até dia 15 de Junho, ben-eficia da redução de cinco euros no valor total, passandoa custar 40 euros.

GaiaSocial e Protecção Civilpromovem formação

Empresa municipal dá formação para aprevenção de incêndios domésticos

Valadares e Vilar do Paraíso. Numa fase secundária, ede acordo com o resultado das sessões teórico-práticas, estão previstas simulações nosempreendimentos acima referidos.

A GaiaSocial disponibiliza os extintores e o

carregamento dos mesmos para utilização nassessões práticas, já a Protecção Civil de Gaia garanteo material necessário e os formadores

Ana Rita Oliveira

Ben Harper no Festival"Marés Vivas"

A câmara de Gaia e a PORTOEVENTOS,promotores do evento, pretendem realizar um dosmelhores festivais de música em Portugal eadmitem que apostam fortemente no cartaz. O Fes-tival Marés Vivas 2010 ambiciona oferecer um

conjunto de espectáculos de grandes artistas derenome mundial e nacional e aposta nadiversificação dos espaços de lazer no recinto doevento.

Cláudia Lopes

Page 13: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 13

O projecto "Olhar Positivo", desenvolvido pelaGaiaSocial e aprovado no âmbito do ProgramaEscolhas - 4ª Geração, já se encontra em fase deexecução. O objectivo principal do mesmo éinclusão social de crianças e jovens, promovendoa igualdade de oportunidades e o reforço dacoesão social das famílias mais carenciadas.

A iniciativa encontra-se dividida em quatrograndes áreas de intervenção - inclusão escolar eeducação não formal, formação profissional eempregabilidade, participação cívica ecomunitária, e inclusão social - pretendendopromover o sucesso escolar e profissional e dandorespostas sociais ás necessidades sentidas pelopúblico-alvo. Este projecto ambiciona também ofortalecimento das relações sócio-culturais, envolvendoa comunidade local na construção de estabilidade so-cial, psicológica e profissional.

"Olhar Positivo" pela inclusão social

Os alvos são as crianças e jovens, com idadescompreendidas entre os 6 e os 24 anos, que sejamprovenientes de contextos sócio-económicosvulneráveis e que residam na freguesia de Sandim,em particular no empreendimento social doCrasto.

O programa conta com o desenvolvimento deum conjunto de actividades regulares, já em fasede execução, tais como o acompanhamento psico-pedagógico, atelier de expressão plástica eartística, atelier de imaginação e criatividade, apoioao estudo, banco de voluntariado, cid@net, clubedos descobridores, espaço de informação e apoioao adolescente, gabinete de mediação social erespostas formativas, gabinete de orientação es-colar e profissional, grupo de desenvolvimentopessoal e social, ludoteca, bem como orientação es-colar e profissional em grupo.

A sede do projecto encontra-se no número 257da rua da Candeeira, nas instalações do Centrode dia da Associação de Socorros Mútuos, mastambém se desenvolve no empreendimento so-cial do Crasto e na Fábrica Paroquial da Igreja deSandim. Tem como parceiros sociais a Associação deSocorros Mútuos da Nª Sª da Esperança de Sandim,Junta de Freguesia de Sandim, Agrupamento deEscolas Vertical de Olival, Escola Secundária Diogode Macedo, Centro Social de Sandim, CPCJ-Comissão de Protecção de Crianças e Jovens e TeatroAmador de Sandim.

Com esta iniciativa, a GaiaSocial fortalece aaposta na continuidade das politicas sociais domunicípio, desenvolvendo uma intervenção social quevisa a satisfação das necessidades reais das famíliasque residem nos empreendimentos do concelho.

Cláudia Lopes

O tema do segundo colóquio do ciclo promovidopela Associação Nacional de Professores emparceria com a livraria Almedina "Educação: a queTemos, a que Merecemos e a que Queremos" foi"O que queremos das escolas". Numa sessãoconduzida por João Ruivo, debateram-se temasactuais e controversos.

O papel da escola na vida dos cidadãos foi omote para dar início à discussão. Segundo JoãoRuivo, as pessoas esperam que a escola sejauma instituição "do faz-tudo" acrescentando queacaba por não se fazer nada "totalmente bem".

Quando confrontado com a pergunta "O quequeremos da escola?" o investigador afirma que aresposta varia conforme quem responde: "os paisquerem que cuide e forme os filhos, os professoresquerem ensinar, a opinião pública responderá quequer que os professores trabalhem e que osalunos aprendam e os media andam apenasatentos aos rankings - as escolas maisproblemáticas, a quantidade de professoresagredidos, etc".

A presença das TIC nas escolas foi tambémdiscutida. João Ruivo garante que se verifica,actualmente, um "corte geracional entre docentese alunos e entre docentes mais velhos e maisnovos". A justificação para esta tendência é aformação que os alunos têm em Tecnologias deInformação e Comunicação, formação essa quenão foi dada aos professores.

Apesar de reconhecer a importância que as TICtêm nas escolas, João Ruivo considera que ageneralização das mesmas acarreta problemas.

"O que queremos das escolas?"O papel da escola e a introdução dasTecnologias da Informação eComunicação foram alguns dosassuntos debatidos

João Grancho (esq.) e João Ruivo (à dta)

Os alunos, na grande maioria dos casos, sabemmais sobre este assunto do que os própriosprofessores, o que acaba por ser prejudicial aoprocesso educativo.

O orador avisa que é urgente que osprofessores exijam formação nesta área sob penade virem a tornar-se um "empecilho" para o Ensino.

Próximos colóquios…A 12 de Março discute-se a "Qualidade da profissão

docente: o que é que falta?", numa sessão conduzidapor Agostinho Reis Monteiro. Segue-se um debatesobre a "Realidade e mitos sobre violência escolar", a26 de Março pela oradora Margarida Gaspar Matos.Para terminar este ciclo, no dia 16 de Abril, num colóquioconduzido por Ana Maria Bettencourt, procurar-se-ãorespostas para a pergunta "O que devemos melhorarna Educação?". Todos os colóquios têm lugar na livrariaAlmedina do Arrábida Shopping.

Andreia Rocha

Page 14: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

pág. 14

ASSEMBLEIA GERAL ANUALDe harmonia com o disposto na lei e nos

estatutos, convoco os Senhores Accionistasdesta Sociedade para reunirem em AssembleiaGeral Extraordinária a realizar na Sede Social,no próximo dia 29 de Março, pelas 10h30, coma seguinte ordem do dia:

1 - Discutir, aprovar ou modificar o Relatório,Balanço, Contas e Parecer do Fiscal Únicorelativos ao exercício de 2009.

2 - Deliberar sobre a proposta de aplicaçãode resultados.

3 - Proceder à apreciação geral daAdministração e Fiscalização da Sociedade.

As propostas de deliberação a apresentarpelo Concelho de Administração bem como asindicações e documentos mencionados no n°1 do art° 289 do Código das SociedadesComerciais, encontram-se à disposição dosSenhores Accionistas na sede da Sociedade apartir da data da publicação presenteconvocatória.

Tem direito a estar presente na AssembleiaGeral, intervir nos trabalhos e votar, os SenhoresAccionistas que possuam acções nos termosdo N° 3 do Art° 13 dos Estatutos e dêemconhecimento à Sociedade do número deacções ao portador que possuam, até quinzedias antes da data marcada para a reunião.Vila Nova de Gaia, 12 de Fevereiro de 2010

O Presidente da Assembleia Gerala) assinatura ilegível

Notícias de Gaia n.º 473 de 25 de Fevereiro de 2010

CONVOCATÓRIA

Tratamento de Alumínio e Ferro, S.A.

este jornal é seuanuncie

nestas páginas

Notícias de Gaia n.º 473 de 25 de Fevereiro de 2010

Tribunal do Comércio deVila Nova de Gaia

1.º JuízoAv. da Republica, 541 - 4430-200 Vila Nova de Gaia

Telef: 223 749 130 Fax: 223 715 018Mail: [email protected]

ANÚNCIOProcesso: 45/09.5TYVNGInsolvência pessoa colectiva (Requerida)N/Referência: 1195109Data: 14-12-2009

Requerente: Carlos Alberto da Silva MartinsInsolvente: Ermida & Carvalho, Lda.

Nos autos acima identificados, correm éditos de 30dias, contados da data da segunda e última publicaçãodo anúncio, citando:Insolvente: Ermida & Carvalho, Lda, NIF - 503 821098, cujo o Legal Representante: Sérgio ManuelMesqueta Ermida, domicílio: Rua da Cortinha -Bloco 1 - Cave, 4400-101 Vila Nova de Gaia, comúltima residência conhecida na(s) morada(s)indicada(s) para, fica V. Ex.ª citado para, no prazo de10 dias, deduzir oposição, querendo à presente acçãode insolvência, ficando advertido(a) de que na falta deoposição, consideram-se confessados os factos dealegados na petição inicial, podendo a insolvência vira ser decretada (nºs 1 a 5 do Artº 30 do CIRE).Com a oposição deverá juntar e/ou requerer todos osmeios de prova que achar pertinentes para prova desua solvência, ficando obrigado a apresentar todasas testemunhas arroladas, cujo número não podeexceder os limites previstos no artigo 789º do CPC(n.º 2 do artº 25º do CIRE).Deve juntar ainda, a lista dos cinco maiores credorese respectivos domicílios, com exclusão do requerente,sob pena do não recebimento da oposição (n.º 2 doart.º 30 do CIRE).Fica advertido de que os documentos previstos nonº1 do artº 24 do CIRE, devem estar prontos a serimediatamente entregues ao administrador nomeado,caso a insolvência venha a ser decretada.O duplicado da petição inicial encontra-se nestaSecretaria, à disposição do citando.Fica advertido de que é obrigatória a constituição demandatário judicial.

A Juiz de Direito,Dr(a). Isabel Maria A. M. Faustino

A Oficial de JustiçaErmelinda Maria Moutinho

Notas:- Solicita-se que na resposta seja indicada areferência deste documento- As férias judiciais decorrem de 22 de Dezembro a 3de Janeiro); de domingo de Ramos à segunda-feira dePáscoa e de 1 a 31 de Agosto- Nos termos do art.º 32.º do CPC é obrigatória aconstituição de advogado nas causas da competênciade tribunais com alçada, em que seja admissivelrecurso ordinário, nas causas em que seja admissívelrecurso, independentemente do valor, nos recursos enas causas propostas nos tribunais superiores.

Até ao dia 16 de Fevereiro os ‘enamorados’tiveram a oportunidade de casar ao mais ‘altoestilo’ no Cais de Gaia. A iniciativa chama-se GaiaPassion e pretende revigorar o tradicional Dia dosNamorados.

Tiveram o rei a certificar os casamentos nahora, muito ao estilo de Las Vegas, para osapaixonados que não quiseram esperar pelo ‘diade amanhã’. Elvis Presley veio à terra, quer dizer,veio a Gaia para servir de cupido aos mais ousadose enamorados. E quem sabe para ouvi-lo trautear…Can’t Help Falling In Love!!!

O cenário não pode ser mais idílico. Gaia ePorto a servirem de testemunhas de tão importantepasso dado na vida…

Para além dos ‘fast-weddinds’, os enamoradostambém encontraram cartomantes, quiromantes,vendedoras de flores, equipas de animadores, fotose até limousines (não se sabe se com latas atreladas).Tudo a bem do amor…

Mas ainda mais importante é o factor social. Areceita destas ‘actividades’ co-organizadas peloCais e o Grupo-Spirit reverteram inteiramente afavor do Pólo de Gaia da Cruz VermelhaPortuguesa.

Elvis Presley lançasetas de amor em Gaia

CURSO DE EDUCAÇÃO EMANEIO DE ASININOS II

O Curso de Educação e Maneio de Asininos vaidecorrer nas instalações do Parque Biológico deGaia de 26 a 28 de Fevereiro, numa parceria com aAssociação para o Estudo e Protecção do GadoAsinino (AEPGA).

A participação no curso requer inscrição préviapor e-mail para [email protected] através dos números de telefone abaixoindicados, de segunda a sexta-feira, devendo sermencionado o nome e o contacto de telemóvel/telefone.

A confirmação da inscrição requer pagamentoobrigatório do valor total do curso, até 5 dias úteisantes da data do evento.

Este pagamento poderá ser feito pessoalmentepor cheque ou por transferência bancária. Dadospara transferência bancária:

- Conta – 260 035 176- NIB – 00 33 00 00 00 26 00 35 17 605- IBAN – PT 50 0033 0000 0026 0035 17605 do

Millennium BCP, de Avintes.Solicitamos que nos envie o comprovativo do

pagamento juntamente com os dados paraemissão do recibo (Nome, Número de Contribuintee Morada) para envio do recibo.

Caso o pagamento não seja efectuado dentrodo prazo indicado a reserva fica cancelada.

Inscrições limitadas.I n f o r m a m o s

ainda que o ParqueBiológico de Gaiadispõe de umaHospedaria. Preços:Sócios da AEPGA,da AAPBG ouestudantes: 60 eu-ros. Restantes: 80euros.

Page 15: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias degaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia noticias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaianotícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notíciasde gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de gaia notícias de de gaia

postos de venda autorizadosARCOZELOCafé Areal Praia

Casa FontesPapelaria Silva Lopes

AVINTESPapelaria Graça Lima

CANELASPapelaria Boa Nova

CANIDELOPapelaria Quatro Caminhos

GRIJÓCafé Central

GULPILHARES Tabacaria C.P. Miramar

MADALENACafé Snack-Bar “Pulga”

MAFAMUDECafé Veneza Snack-Bar

Papelaria PapyrusPapelaria Paulinha

Quiosque da NiquelagemQuiosque ETC

Tabacaria Bom DiaOLIVAL

Café CentralOLIVEIRA DO DOURO

Papelaria Nanda

PEDROSOPapelaria Self-Video

Taberna Alto do MontePEROSINHOCafé Mirante

Quiosque Centro CívicoS. FÉLIX DA MARINHA

Papelaria da GranjaPapelaria SantosSANTA MARINHA

Cais de GaiaPapelaria Coelho

Papelaria LeituraQuiosque do Continente

Tabacaria CamõesSERZEDO

Papelaria FontesVALADARES

Papelaria PopártePapelaria Paulinha

VILAR DE ANDORINHOMinimercado do PombalQuiosque de Vila d’Este

VILAR DO PARAÍSOPapelaria Junqueira

Papelaria ParaísoQuiosque do Jardim

pág. 15

Arcozelo em festacentenária

O Carnaval saiu àrua em Arcozelo

Uma vez mais, a Junta de Freguesia de Arcozelo em parceria com asAssociações de Pais das escolas de 1.º Ciclo e em colaboração com as

100 anos. É a bonita e provecta idade da arcozelense Ana Ferreira.O executivo da junta não podia deixar passar a data em branco. Nuno

Castro Chaves juntou-se à família e celebrou o aniversário com toda a pompae circunstância que a data merece.

O executivo ofereceu pequenas lembranças à aniversariante, que bem-disposta as acolheu. Claro que aproveitou para 'passar o testemunho devida' e salientar que vive a vida com alegria.

A idade não é impeditiva para Ana Ferreira que religiosamente se mantéminformada. Todos os dias gosta de ler os jornais. E quantas notícias nãodevem ter passado pelos olhos centenários desta arcozelense…

professoras, organizou um desfile deCarnaval.

A festa foi animada e colorida, muito devidoaos palhaços e aos carros alegóricos.

As ruas da Praia da Aguda encheram-seno passado dia 13 de Fevereiro de cor e fan-tasias variadas ao som de músicacarnavalesca.

Nem o frio demoveu a vontade e alegriadas crianças em desfilar perante as dezenasde pessoas que assistiam. Uma iniciativa quese irá manter por muitos anos…

Page 16: 25 fev 2010 - noticiasdegaia.files.wordpress.com · notícias de gaia 25.02.2010 pág. 3 Editorialeditorial A propósito do que se vai passando por aí… um texto de há cem anos!

notícias de gaia25.02.2010

última

Suldouro recebe certificação emqualidade, ambiente e segurançaA Suldouro - Valorização e

Tratamento de Resíduos SólidosUrbanos, S.A. - assumiu, desde aconstituição, em 1996, umcompromisso inequívoco comcritérios de rigor e qualidade que alevaram a apostar sempre nasmelhores práticas e técnicasdisponíveis visando a criação devalor, a poupança dos recursosnaturais e uma diminuiçãosignificativa da poluição causadapelos resíduos sólidos urbanos.

Uma das expressões destescritérios foi a implementação de umSistema de Gestão Integrado deAmbiente, Qualidade e Segurança eSaúde no Trabalho, envolvendotodos os colaboradores eabrangendo todos os processos eserviços realizados pela empresa.

Esta aposta tem hoje umatradução muito clara com a obtençãoda certificação da sua operaçãosegundo as normas internacionaisISO 9001:2008, para a qualidade, ISO14001:2004, para o ambiente eOHSAS 18001:2007 para asegurança.

Para o presidente do conselho deadministração da Suldouro, NunoPinto, "o processo de certificação queagora concluímos - e que encetámosde forma permanente e cíclica -,permitiu ouvir e considerar de formasistematizada as opiniões dos stake-holders, e pretende a satisfação dasnecessidades e expectativas dosnossos clientes e fornecedores,accionistas, trabalhadores, dacomunidade onde nos inserimos edas restantes partes interessadas".

Este é mais um reconhecimentopúblico e formal das boas práticasda empresa, que surge após aobtenção do Prémio de Qualidade deServiço em Águas e Resíduos, em2008, para além de validar perante acomunidade os critérios de actuaçãoda empresa, e que constitui umaresponsabilidade acrescida,traduzida na necessidade decontinuar a garantir elevadospadrões de actuação, consistentescom os níveis de qualidade de vidaque todos desejamos.

"A Suldouro congratula-se pelaobtenção da certificação da sua

actividade e faz questão de a partilharcom todos os munícipes de Vila Novade Gaia e de Santa Maria da Feira,muito particularmente, com acomunidade das freguesias de Grijó,Perosinho, Sermonde e Serzedo, osnossos vizinhos no aterro sanitáriode Sermonde, infra-estrutura cujaoperação suscitou mais estereconhecimento", salienta aadministradora-delegada da

empresa, Sandra Fernandes.A Suldouro tem a cargo a gestão

e exploração do sistemamultimunicipal do Sul do Douro,constituído pelos municípios de Gaiae Santa Maria da Feira.

Compete-lhe assegurar asactividades de recolha selectiva deresíduos sólidos urbanos, triagem,tratamento, valorização e destino fi-nal controlado.

Uma década de trabalho reconhecidoA MGM - Manuel Guedes Martins

Unipessoal Lda recebeu como presente do10.º aniversário o certificado que evidencia agestão de qualidade, conhecido por ISO9001.

Esta empresa está situada em Serzedo econta com uma vasta experiência emassistência, montagem e reparação deelevadores para viaturas, compressores dear e máquinas de lavar de alta pressão.

Para além da assistência, dispõe de uma lojapara atender clientes e fornecer qualquer tipo deconsumível ou peça para as marcas querepresentam.

O dia do 'hastear da bandeira de qualidade'foi de festa. O 'mentor' do sucesso da empresaestava particularmente emocionado com a

conquista. E aproveitou apresença de muitosamigos para revelar queo sucesso também seestende à 'famíla' defuncionários que trabalhamem prol da empresa.

Manuel Guedes Mar-tins pretende continuar aafirmar-se peloprofissionalismo daMGM e a qualidade naprestação de serviçostécnicos.

A outra aposta passapela formação de novos

profissionais e pelo alargamento dos recursoshumanos e logísticos que dispõe.

A norma ISO9001 está baseada em oitoprincípios de gestão da qualidade: focalizaçãono cliente, liderança, envolvimento daspessoas, abordagem por processos,abordagem à gestão através de um Sistema(SGQ), melhoria contínua, abordagem àtomada de decisões baseada em factos erelações mutuamente benéficas comfornecedores.

Na celebração estiveram presentesmuitos amigos, assim como o vice-presidenteda câmara de Gaia, Marco António Costa e oedil da Junta de Freguesia de Serzedo, AntónioPedrosa.