4

5º aniversário do Museu do Neo-Realismo

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Programa de comemorações do MNR

Citation preview

Page 1: 5º aniversário do Museu do Neo-Realismo
Page 2: 5º aniversário do Museu do Neo-Realismo

O Museu do Neo-Realismo assinala em 2012, cinco anos de atividade nas atuais instalações. A partir de 20 de outubro e até ao início de novembro, convidamos o nosso público a partici-par nas iniciativas que integram a nos-sa programação das comemorações. Em outubro, destacamos a Exposição Documental e Bibliográfica Jorge Amado e o Neorrealismo Português, integrada no Centenário do Nasci-mento do escritor baiano e com cura-doria de João Marques Lopes e um Ciclo de Cinema com a exibição dos filmes: A Outra Guerra, de Elsa Sertó-rio e Ansgar Schäffer, Falamos de An-tónio Campos, de Catarina Alves Costa e Linha Vermelha, de José Filipe Costa. No dia 26, pelas 21h30, terá lugar a Cerimónia de Entrega do Prémio Car-los Paredes, no Auditório. A programação das comemorações do 5.º aniversário do MNR prossegue em novembro, com o Ciclo de Arte Contemporânea “The Return of the Real”, que nos traz Sous le Trottoir la Plage, instalação de fotografia de Jo-ão Louro, a 2 de novembro, e com a sessão evocativa do 5.º aniversário do MNR, que contará este ano com a presença de Ruben Carvalho, no dia 3 de novembro. Para o público mais jovem, o Serviço Educativo do MNR preparou também iniciativas adaptadas a diferentes fai-xas etárias, que decorrerão na tarde do dia 22 de outubro. Vários motivos para nos visitar e connosco participar nos eventos que de seguida lhe pro-pomos.

Page 3: 5º aniversário do Museu do Neo-Realismo

No ano do centenário do nascimento do escritor Jorge Amado, o Museu do Neo-Realismo e o CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), promovem uma Exposição documental e bibliográfica sobre a relação de Jorge Amado com o neorrealismo português. Inauguração às 16h00. Curadoria de João Marques Lopes. Patente até 10 de março de 2013.

22 - Atividade lúdica Jogo que celebra o percurso cultural dos 5 anos do Museu do Neo-Realismo. Este jogo fomenta a interação entre pares desenvolvendo a cooperação, e serve de convite à descoberta do movimento cultural neorrealista (a partir dos 6 anos).

20 Jorge Amado e o Neorrealismo Português

22 a 27 Iniciativas promovidas pelo Serviço Educativo do MNR

Ao longo da semana Monotipias Atividade educativa que visa desenvolver e fomentar o interesse pela arte, de modo lúdico, através de uma oficina de monotipia, dar a conhe-cer o artista plástico Álvaro Perdigão e a sua obra, motivando para a compreensão da sua produção artística (a partir dos 3 anos).

Receituário de Poemas Atividade educativa que pretende desenvolver e fomentar o interesse da leitura e escrita, de modo lúdico, através da utilização da árvore das palavras, e do incentivo à elaboração de poemas. Dar a conhecer o escritor neorrealista, Fernando Namora, e a sua obra incentivando para a leitura e elaboração de textos poéticos (a partir dos 6 anos).

Árvore das Palavras - Oficina de escrita criativa Atividade que explora a obras literária do escritor brasileiro Jorge Amado. Partindo dos títulos dos livros, cada participante vai construir um poema ou um pequeno texto, utilizando carimbos diversificados (a partir dos 6 anos).

26 Prémio Carlos Paredes

Cerimónia de entrega do Prémio Carlos Paredes, no Auditório do MNR. O Prémio deste ano foi atribuído ex-aequo aos trabalhos discográficos “Hajime”, de André Carvalho e “Fado Mutante”, dos Rosa Negra.

Page 4: 5º aniversário do Museu do Neo-Realismo

Entrada gratuita em todos os nossos eventos

Mais informações em Telefones : 263 285 626 Email: [email protected] Horário: 3ª a 6ª feira: 10h – 19h; sábados: 12h – 19h; domingos: 11h – 18h; encerra aos feriados.

No Auditório do MNR, pelas 16h00, com a presença de Ruben de Carvalho.

02 Exposição “The Return of the Real” - 20

Sous le Trottoir la Plage, de João Louro, é a exposição que encerra o ciclo de arte contemporânea “The Return of the Real” . Inauguração às 22h00.

03 Sessão evocativa do 5º Aniversário do MNR

www.museudoneorealismo.pt

23 - A OUTRA GUERRA, de Elsa Sertório e Ansgar Schäfer Nas décadas de 60 e 70, em plena guerra colonial, os jovens portugueses tiveram de optar entre a guerra ou a pesca do bacalhau. Através de uma viagem, hoje, a bordo do último lugre português da pesca do bacalhau – o Creoula –, três antigos pescadores da grande

faina contam as razões das suas escolhas. Recordam as campanhas de seis intermináveis meses nas águas geladas dos bancos da Terra Nova e as duras condições de vida e de trabalho da sua juventude.

24 - FALAMOS DE ANTÓNIO CAMPOS, de Catarina Alves Costa Um retrato de António Campos, cineasta excecional a que chamaram ama-dor, um dos mais singulares realizadores portugueses pelo modo como filmou o país nas décadas de 60 e 70. Considerado um realizador à margem, um solitário, um instintivo, Campos representa a paixão de filmar.

25 - LINHA VERMELHA, de José Filipe Costa Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Três décadas e meia depois, "Linha Vermelha" revisita esse filme emblemático do período revolucionário português: de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? Qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período?

23 a 25 Ciclo de cinema