40
ANO

5º ANO - moodle.alefperetz.org.brmoodle.alefperetz.org.br/.../85778/coursecat/description/5_ANO.pdf · Coordenação de Inglês ... momento de teste, ... Principais objetivos do

  • Upload
    vuquynh

  • View
    251

  • Download
    0

Embed Size (px)

Citation preview

1

5º ANO

2

O segundo ciclo da formação escolar inicia-se pelo acúmulo das experiências vivenciadas no ciclo de alfabetização. As questões fundamentais que nortearam o primeiro estágio do processo de formação do aluno permanecem presentes, ainda que mediados por nova coloração, quando iniciamos o processo de aprofundamento dos conhecimentos curriculares. O universo cultural, social e afetivo do aluno amplia-se consideravelmente. Os professores polivalentes, condutores dos processos de desenvolvimento, próprio do ciclo de alfabetização, são substituídos por professores especialistas. A grade curricular, portanto, torna-se mais segmentada e, com isso, é necessário ampliar os recursos pedagógicos do aluno a fim que ele possa movimentar-se nesse novo cenário.

A especificidade dos diversos conhecimentos bem como a ampliação do campo de atuação do mundo adulto introduzem novos desafios de organização e, sobretudo, uma dimensão dilatada da administração do tempo dedicado à escola. Esse movimento, embora cuidado por estruturas pedagógicas previamente pensadas para estruturar a rotina escolar, é sentida tanto pelos alunos como pelas famílias. A agenda torna-se mais complexa, com tarefas distribuídas de acordo com as necessidades das disciplinas; inicia-se um processo de vínculo mais seletivo com os inúmeros campos do conhecimento; a diversidade provocada por esse processo impõe o aprimoramento de habilidades próprias do universo da colaboração e da solução dos problemas apresentados.

Esse movimento, contudo, não deve cristalizar posições definitivas e inquestionáveis. É tempo de experimentação, de testar limites, de superar dificuldades, de sedimentar as bases para uma formação mais complexa e diversa. O aluno deve iniciar, sob o olhar atento dos adultos que o cercam, um caminho rumo ao convívio com a diversidade.

QUESTÕES FUNDAMENTAIS A RESPEITO DO 4º, 5º E 6º ANOS

3

A proposta da nossa escola colabora para a construção de uma herança através das gerações por meio do estudo e da formação de uma memória forjada através de vivências e reflexões. Um dos papéis da nossa escola é assumir parte da responsabilidade nesta corrente, participando da construção da identidade do aluno e colaborando para que possa ressignificar e se apropriar dos princípios éticos que herda nas diferentes dimensões em que vive. Pretendemos formar o nosso aluno para que ele possa olhar, entender, analisar e criticar o mundo a partir de referências da nossa tradição judaica .

Fazemos parte de uma escola pluralista que reconhece e se enriquece com a diversidade de opiniões, posicionamentos e práticas que compõem e coexistem no universo judaico; identificada e comprometida com o Brasil e com o Estado de Israel.Almejamos portanto, que nosso aluno:

• Entenda e perceba como o judaísmo pode contribuir para sua vida e vislumbre de que forma ele, como judeu, pode contribuir com a sua comunidade e com o mundo; • Reconheça o valor de ser judeu e de pertencer a este povo;• Conheça e respeite as diferenças como forma de interagir no mundo;• Entre em contato com conhecimentos suficientes que permitam um posicionamento crítico perante questões ético-filosóficas judaicas.

QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA FORMAÇÃO JUDAICA

4

5

DIREÇÃO E COORDENAÇÃO

Direção PedagógicaJoão Guedes

Direção de Estudos JudaicosMariana Gottfried

Coordenação GeralRogério Giorgion

Coordenação PedagógicaJoana Góes

Coordenação de AlunosFlora Zyman

Coordenação de PaisKrishna G. Tavares

Coordenação de Estudos JudaicosMiriam K Rachmann

Coordenação de InglêsAntonieta Megale e Camila Dias

EQUIPE PEDAGÓGICA DO 5º ANO

Língua Portuguesa : Isadora Rebello Joaquim

Matemática : Deborah Reichman

Ciências : Karen Isabel Rodrigues Cordeiro

História / Geografia: Victor Santos Vigneron de La Jousselandière / Luciana Martin Ferraz

Educação Física : Priscila Lima Sanchez

Artes: Gabriela Kaufmann Sacchetto

Cultura judaica / Língua Hebraica : Eduardo Catap / Eliana Trostchansky Muchinik

Língua Inglesa : Paola Guimaraens Salimen / Mara Astrachan Elman / Soraia Sawicki

Auxiliar de Ciclo : Renata Bertoni Bazan / Bruna G. Villani / Mayara Pinho de Carvalho

Equipe de apoio: Inspetor: Marinalva Ribeiro Amorim( Nalva )

Equipe inclusiva: Assessoria: Fernanda Sousa e Castro Assessoria e acompanhamento de alunos: Fernanda Kunis Acompanhamento de alunos: Sheila Zatz

6

ÍNDICE

Comunicação Escola Família 8 Acompanhamento do Processo Escolar pela Família 10

Diretrizes Gerais do Ano 12Moodle 13

Sistema de Avaliação 14Instrumentos de Avaliação 16

Apoio ao Aluno 24Estudo de Campo 25

Entrada e Saída 27Cursos Extras 29

Lanche e Almoço 30Pontualidade 31

Cerimônia de Bat e Bar Mitzvá dos Alunos e Alunas em Dia Letivo 32Material Escolar 33

Aparelhos Eletrônicos 34Enfermaria e Saúde 35

Uniforme 36Perda de Material Escolar | Uniforme 37

Armários 38Aniversários 39

7

8

COMUNICAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA

E-mails Úteis

ReuniõesReunião coletiva anual entre a família e a direção;Reunião coletiva anual entre a família e a coordenação, sobre estudo de campo;Reunião individual anual entre a coordenação de pais e as famílias;Encontros temáticos entre a família e a coordenação de pais.

DireçãoCoordenação Geral

Coordenação de PaisCoordenação PedagógicaCoordenação de Alunos

Coordenação de Língua Inglesa

Coordenação de Estudos JudaicosSecretária de Ciclo

Tecnologia Educacional (Moodle)Tecnologia da Informação

Secretaria GeralSecretaria de Extensão

FinanceiroNutricionistaDança Israeli

[email protected]@[email protected]@[email protected]@[email protected] [email protected]@[email protected] [email protected] [email protected]@alefperetz.org.br [email protected] [email protected] [email protected]

9

AgendaA agenda é o meio de comunicação entre a escola e a família e o aluno deve trazê-la à escola diariamente. É necessário que seja sempre verificada e assinada em casa; na escola, gradativamente, construímos com os alunos, autonomia na forma de manuseá-la. Os pais utilizam apenas o espaço “comunicação Pais – escola” e é importante que avisem seus filhos caso escrevam algum recado.

Shabat ShalomÀs sextas-feiras, no período da tarde, enviamos a todas as famílias, um e-mail com o título Shabat Shalom, com alguns dos principais eventos da semana. Destacamos também as datas relevantes da próxima semana (já anunciadas no começo do semestre em calendário). Esta correspondência contribui para que todos acompanhem os acontecimentos da escola no decorrer do ano.

Na falta de recebimento, por favor, entrar em contato com: paula.silva @alefperetz.org.br.

10

ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO ESCOLAR PELA FAMÍLIA

O 4º, 5º e 6º anos é o endereço em que o aluno inicia, de modo mais ativo, o seu movimento rumo à autonomia no universo escolar. Muitas vezes receoso de enfrentar as dificuldades desse bonito momento de teste, o aluno precisa ser incentivado tanto pelos adultos da escola como pelos pais a encontrar mecanismos de organização de sua rotina e de superação das suas limitações. O papel da família, nesse instante, deve ser outro daquele vivenciado nos primeiros anos da escolaridade. É preciso saber que estamos diante de uma complexidade de elementos cuja resultante impõe ao aluno ter de assumir um papel de protagonista da sua formação.

Espera-se que ele seja capaz de organizar os seus materiais; administrar a agenda de tarefas, sem que os seus pais o lembrem constantemente do que ele deve fazer; e, sobretudo, conseguir relacionar-se, sem a mediação da família, com os diversos agentes do universo escolar. Devemos, portanto, acreditar que, nesse cenário de franco amadurecimento, forjam-se afinidades e estranhamentos. Gostar ou não de um professor; ter facilidade para aquela matéria, e, não para outra; e formar grupos de amigos são movimentos normais dessa faixa etária. Orientamos as famílias a compreender esse processo com naturalidade, sem ansiedade.

Com o intuito de facilitar esse acesso, a nossa escola elaborou, em 2018, um Sistema de Acompanhamento do aluno. Nele, informações relevantes a respeito da rotina escolar encontram-se disponíveis para os pais. São elas:

• Notas dos instrumentos de avaliação; • Entrega de lição de casa; • Faltas / Atrasos; • Falta de material; • Saída de sala de aula.

11

Link de acesso: http://portal.alefperetz.org.br

O acesso dos pais mantém-se o mesmo do ano passado, seguindo o padrão de login “primeiro nome.último sobrenome” e senha definida previamente. Com este acesso os pais podem consultar todos os seus filhos. O acesso dos alunos também mantém-se o mesmo, sendo que o login é o RA do aluno e a senha padrão: data de nascimento no formato DDMMAAAA. Os alunos que já alteraram a senha padrão anteriormente deverão utilizar a senha alterada.

Os alunos novos receberão, na primeira semana de aula, um papel com os dados e orientações de acesso.Problemas de acesso devem ser encaminhados para [email protected]. O sistema também poderá ser acessado pela área restrita do site da escola.

12

DIRETRIZES GERAIS DO 5º ANO

O quinto ano caracteriza-se pela consolidação dos procedimentos de estudo. Nesse sentido, intensificam-se os processos de responsabilidade do aluno, através do exercício de organização e independência, para incrementar seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, com o objetivo de construir consolidar o seu percurso escolar.

Principais objetivos do 5º anoEspera-se que ao longo do quinto ano o aluno:

• Adquira maior consciência das habilidades pessoais, que contribuem para o enriquecimento do trabalho individual e coletivo;• Compreenda as situações de avaliação como necessárias para a conscientização da aprendizagem e estabelecimentos de metas;• Estabeleça uma rotina de estudo de forma mais independente e colaborativa, articulando de forma mais integrada as tarefas de casa e as atividades feitas na escola;• Intensifique as leituras e compreensão de textos, reconhecendo as estruturas convencionais e utilizando-as nos textos de própria autoria;• Amplie recursos de reflexão para uma argumentação clara, objetiva e crítica, que favoreçam a comunicação oral e escrita nas diferentes áreas de estudo para possibilitar produções mais complexas.

13

MOODLE

O Moodle é a plataforma digital utilizada pela escola para apresentar aos alunos e pais, por meio de estruturas sintéticas de informações, uma visão geral dos cursos, a cada semestre. Tem como objetivo, também, ser uma ferramenta de apoio ao estudo, onde estarão postados, dentre outros conteúdos, materiais utilizados em aula.No início do ano, todos os alunos recebem uma senha de acesso. No entanto, é a partir do 3º ano, que os preparamos para o uso autônomo da plataforma.

O Moodle contém os seguintes conteúdos:• Documento informativo do ano;• Documento com orientações sobre o cotidiano escolar;• Síntese: documento que apresenta a proposta do ano;• ANE: documento que apresenta a proposta do ano;• Disciplinas: apresentação dos conteúdos e dos materiais utilizados em aula;• Calendário de Lições de Casa;• Estudo de Campo;• Recuperação Final.

Link de acesso: http://moodle.alefperetz.org.brOs pais não possuem login para acesso ao Moodle. O acompanhamento é feito por meio do login do aluno. Os alunos antigos já possuem login e senha e os mesmos serão mantidos.

Os alunos novos receberão, na primeira semana de aula, um papel com os dados e orientações de acesso.

O sistema poderá ser acessado pela área restrita do site da escola.

Problemas de acesso devem ser encaminhados para [email protected], ou solucionados pessoalmente na T.E.

14

O SISTEMA DE AVALIAÇÃO

O contexto em que a formação escolar básica inscreve-se, sem dúvida, impõe uma série de dificuldades. As novas diretrizes do mundo do trabalho bem como dos efeitos da globalização e da revolução digital demarcam a natureza do problema. Em tese, há um consenso entre aqueles que se dedicam a reconhecer quais são as habilidades fundamentais para o adulto enfrentar os impasses exigidos por essa nova fase: organização, resiliência, colaboração, invenção e solução de problemas.

Ao saber desse cenário, a escola Alef Peretz resolveu organizar o cotidiano escolar como se ele fosse um campo em que os alunos pudessem ser provocados, ao longo da sua formação, a desenvolver essas habilidades a partir de um conjunto de avaliações às quais eles serão submetidos regularmente. Ainda que Caderno, Ane, Provas e Síntese dialoguem entre si e, muitas vezes, assumam aspectos comuns; cada um deles concentra, em si mesmo, objetivos centrais para animar o desenvolvimento cognitivo, lógico e afetivo de nossos alunos.

Na interface desses quatro instrumentos, distribuídos durante todo período de formação, pretende-se ampliar o campo de situações vividas a fim de construir um terreno sólido em que a autonomia se realize para preparar os nossos alunos para o mundo adulto, em muito, distante daquele em que fomos formados.

Média Semestral=

MANE+MC+MP+MS

ANE25%

Caderno 25%

Síntese 25%

Prova25%

Composição da Nota:

15

Quantidade de Avaliações por Semestre por Disciplina

ANE

C1

São consideradas as duas melhores notas

Síntese 2

Média de ANE (MANE) = Nota de ANE

Média de Caderno (MC) = 2.C1+3.C2 5

Média de Prova (MP) = As duas melhores notas 2

Média de Síntese (MS) = 1.S1+2.S2+3.S3 6

Média Semestral = MANE+MC+MP+MS 4

Média para aprovação maior ou igual a 7,0

Média Anual por Instrumento

C2

P1 P2 P3

Síntese 1 Síntese 3

16

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

ProvaEsse talvez seja o instrumento de avaliação mais conhecido das famílias, uma vez que reinou hegemonicamente como o principal medidor de aprendizagem durante boa parte do século XX.

Muito eficiente para criar situações em que os alunos deparem-se com problemas para serem resolvidos sob tempo controlado, a prova constitui um importante elemento de desenvolvimento cognitivo e afetivo para os nossos alunos.

É certo, contudo, que novas formas para a elaboração de questões têm sido desenvolvidas em muitos universos de pesquisa. A necessidade de impor aos alunos problemas diversos, mediados por traços interdisciplinares evidentes e com a premissa de que existem inúmeros modos de resolver o mesmo impasse tem orientado as instituições na elaboração de provas, cada vez, mais complexas, menos adeptas a exclusividade da verificação dos conteúdos apreendidos.

O desenvolvimento de um raciocínio lógico capaz de solucionar desafios a partir da manipulação dos conhecimentos é uma diretriz fundamental para a educação desse novo tempo.

Prova no 5º ano• Nova situação de provas: realização simultânea com o 6º ano;• Provas com duração de 1h15min;• Duas provas (P1 e P2), com o mesmo peso;• Prova substitutiva (P3), que substitui a menor entre P1 e P2;• O aluno está automaticamente inscrito na P3, caso tenha faltado ou obtido nota inferior ou igual a 5,0 em alguma prova. Nos demais casos, o aluno pode optar em realizar a P3 para melhorar a média das provas;• Antes de cada prova, o aluno recebe uma tarjeta de estudo.

17

Orientações para o Período de ProvasPara organizar o estudo para as provas é fundamental que o aluno tenha um espaço fixo de estudo em casa, que seja iluminado e confortável. O aluno deve reunir os materiais necessários para o estudo a partir das orientações dadas na tarjeta de cada professor colada na agenda. É importante que ele verifique a data da prova para organizar seus momentos de estudo e não deixar tudo para a última hora.

18

CadernoO Caderno é, possivelmente, um dos elementos mais representativos da vida escolar. Nele, revela-se o espaço de sedimentação do conhecimento apreendido e das anotações pessoais frente a questões levantadas durante a aprendizagem. Soma-se a isso, todavia, outros dois objetivos. O primeiro incide na constituição de um espaço de negociação dos alunos com os seus professores.

Aqui, promove-se um importante diálogo sob a égide do conhecimento, da tradição e das dúvidas e hipóteses formuladas no decorrer do processo de formação. O segundo, por sua vez, é menos objetivo, embora a sua importância seja decisiva para estabelecer as bases de um indivíduo apto a relacionar-se, de modo saudável, com o conhecimento. Afinal, o caderno materializa a produção de um estudante. Em suas páginas, registra-se o percurso particular de cada um dos alunos e espera-se que se fortaleçam as estruturas afetivas a fim de consolidar os vínculos com a investigação e a curiosidade.

Cada fase da formação de nossos alunos requer desafios próprios e, por isso, as orientações para o uso do caderno modificam-se durante a vida escolar. Esse movimento de transformação, contudo, sustenta-se pela certeza de que cada novo instante da aprendizagem não deve ignorar os desafios superados, sejam eles do conjunto de estudantes que compõe uma série, sejam eles particulares de seus integrantes, vistos aqui na sua plena individuação.

O caderno permite ao aluno:• Organização espacial e temporal;• Organização de ideias por meio da linguagem escrita;• Elaboração de uma fonte de estudo;• Documentação do processo de aprendizagem;• Desenvolvimento de registros pessoais;• Promoção da aprendizagem por meio da interlocução.

19

Objetivos do caderno do 5º ano• Registro com produções autorais (produção e interpretação de texto, perguntas abertas etc.). O aluno deve ser levado a analisar a qualidade de seu texto a partir de parâmetros fornecidos pelo professor e, consequentemente, incorporar outros elementos à sua escrita;• Registro com produções determinadas que possam ser retomadas como fonte de estudo (cópia, exercícios de múltipla escolha etc.);• Anotação de aula (pessoal de acordo com orientações do professor sobre o conteúdo e forma);• Produção coletiva (texto, correção, exercício);• Espera-se no 5o ano que as aulas proporcionem o equilíbrio entre os diversos tipos de registro, de modo a contemplar o trabalho com o ritmo e acompanhamento das aulas por parte dos alunos, para que estejam aptos a ingressar no EFII.

20

Avaliação Não Escrita (ANE)Os sensíveis avanços, pelos quais passam a nossa sociedade desde o fim do século XX impuseram-nos a realização de uma corajosa reflexão a respeito dos processos de formação dos nossos alunos.

O mundo parece suprimido de fronteiras claras. Em nenhum outro momento da nossa história, sentimos ser possível, como hoje, a necessidade de instrumentalizarmos os nossos alunos para viverem em constante mudança geográfica e cultural. Se o mundo tende a transformar-se numa grande metrópole, os seus habitantes, cada vez mais, deverão conviver com a diferença. Por isso, aquele que não é mais o nosso único espelho, torna-se, na nova conjuntura, o parceiro de trabalho, o vizinho, o amigo. Conhecer essa nova dinâmica das relações sociais torna imprescindível que sejamos capazes de enfrentar a difícil tarefa de educar indivíduos confortáveis para o debate público e para o trabalho colaborativo. É preciso que, no cerne desse processo, encontremos as bases de uma formação ética capaz de torná-los aptos a defenderem suas ideias e conviverem com as ideias dos outros, de modo respeitoso e original. A ANE (avaliação não escrita) é o espaço privilegiado pelo projeto pedagógico da Escola Alef Peretz animar esse processo que vincula segurança afetiva, tão necessária para o trabalho colaborativo, com a experimentação de recursos capazes de instrumentalizar os alunos nesse novo cenário.

O desenho da cartografia que apresenta os diversos momentos da formalização das ANEs anuncia-se a partir de um movimento circular, nos quais os alunos avançam, ao longo de sua vida escolar, por situações; ora lúdicas, ora de caráter intelectual; capazes de tornar o espaço da apresentação pública em um espaço confortável. ANE no 5º ano: A avaliação não escrita é vinculada a uma disciplina e realizada em grupo. É uma avaliação que pressupõe uma postura colaborativa de cada aluno para que ele possa vivenciar diferentes situações comunicativas, pautadas por linguagens diversas, que não a escrita, para expressar conhecimento. Cada grupo tem um professor que acompanha o desenvolvimento do trabalho.

ANE do Primeiro Semestre: Livro sanfonadoObjetivos:Criar condições para que os alunos:

21

• Desenvolvam maior consciência sobre o potencial do trabalho em dupla (possibilidade de diálogo; valorização das habilidades individuais; rodízio de funções; percepção de que o grupo ganha com as diferenças entre os integrantes);• Elaborem um livro que revele vínculo com os conteúdos disciplinares;• Explorem as diferentes possibilidades de recorte e colagem para compor o livro;• Planejem o trabalho considerando como os conteúdos disciplinares serão organizados em forma de um livro de colagens (o que será dito, com quais personagens, em quais situações, o que prenderá a atenção do público, etc.);• Na apresentação, articulem livro e falas, de modo a realizar uma boa comunicação.

ANE do Segundo Semestre: Teatro de sombras Objetivos:Criar condições para que os alunos:

• Elaborem um teatro de sombras que revele vínculo com os conteúdos disciplinares. Os alunos precisam, obrigatoriamente, apresentar uma sequência narrativa;• Redijam um roteiro que inclua: sequência temática, diálogos e narração (opcionais), além de determinar personagens, sonoplastia e cenário;• Articulem, na escrita do roteiro, no ensaio e na apresentação, os diversos componentes das cenas: personagens, cenário, sonoplastia, falas e movimentação, o que demandará a sincronia do grupo;• Explorem diferentes formas de manipulação das silhuetas para favorecer uma boa comunicação;• Desenvolvam maior consciência sobre o caráter orgânico do grupo.

22

SínteseO espaço privilegiado, em nossa escola, para que os alunos desenvolvam as suas habilidades de associação, análise, e sustentação da linguagem escrita é, certamente, aquele que possui a síntese como o seu endereço. A motivação do projeto pedagógico, quando o assunto privilegia a discussão dos longos trabalhos individuais que ocorrem durante o semestre, resume-se em proporcionar aos alunos desafios individuais de elaboração de projetos temáticos em que eles testem sua capacidade de organização e criação. Em tese, pretendemos que os trabalhos de síntese, cada qual ao seu tempo, funcione como um sismógrafo de maturidade intelectual. Procura-se encontrar nos desafios criados semestralmente, níveis mais complexos de elaboração, nos quais os alunos percebam que a sua capacidade de inovação também se encontra no modo particular como apresentam as suas ideias.

O movimento, na síntese, explica-se tanto pela promoção do sentimento de confiança, em cada um dos nossos alunos, de que é possível, pelo trabalho de longa duração, uma vez que organizado, construir propostas consistentes e originais; quanto, pela convicção de que é necessário ampliar o campo de visão para que se possa construir um ponto de vista único e surpreendente.

Síntese no 5ºanoO trabalho de síntese é transdisciplinar e individual. A partir de um tema central, cada aluno desenvolve linhas de investigação e pesquisa sob a orientação do professor. As orientações pautam-se em ajudar o aluno a encontrar estratégias pessoais de estudo, leitura e registro, fundamentais na construção do seu texto.

Síntese do primeiro semestre: Memórias de escolaOs principais objetivos desse trabalho são:

• Leitura e análise de contos;• Planejamento do conto;• Registro;• Escrita; • Ilustração: pintura e desenho;• Revisão coletiva mediada pelo professor;

23

• Revisão individual;• Socialização no próprio grupo classe e entre séries (1º e 5º anos).

Síntese do segundo semestre: Cidades imagináriasOs principais objetivos desse trabalho são:

• Leitura e análise de atlas ilustrados;• Planejamento do atlas;• Registro;• Escrita; • Desenho;• Revisão coletiva mediada pelo professor;• Revisão individual;• Socialização no próprio grupo classe.

24

APOIO AO ALUNO

Os recursos da escola para o apoio ao estudo dos alunos ocorre de modo amplo, ora com a intervenção dos professores auxiliares, ora sob a tutela da monitoria e, por fim, com o incentivo à formação de grupos de estudos. Porque sabemos ser difícil estabelecer um padrão uniforme de aprendizagem, dispomos de uma serie de instrumentos para auxiliar tanto o aluno que se encontra com dificuldade de desenvolver-se plenamente frente aos estudos como aquele que se vê potente para avançar nos conteúdos ministrados.

É muito importante que o processo desse acompanhamento não deve ocorrer nos moldes de um plantão de dúvidas ou reforço para o período que antecede às avaliações. Em tese, buscaremos, quando necessário, auxiliar os alunos no seu processo de aprendizagem, de modo amplo e orgânico.

25

ESTUDO DE CAMPO - AGOSTO 2018

O Estudo de Campo é um dos pilares do projeto pedagógico da nossa escola. Os estudantes instigados pela questão norteadora do conhecimento e acompanhado por seus professoresdesenvolvem fundamentais habilidades na sua formação: aprender a investigar, analisar e resolver situações e problemas. Além disso, fazem uma grande imersão, com todo grupo de colegas do ano.

O Estudo do 5º ano ocorre em Limeira.

26

OR

IEN

TAÇ

ÕE

S

27

ENTRADA E SAÍDA

28

Existem duas opções para a entrada e a saída dos alunos, em que podemos contar com o auxílio de funcionários da escola para o embarque e o desembarque.

1)Portaria da Rua Angelina Maffei Vita, nº 450Entrada: das 7h às 7h30Para esta opção, os pais devem utilizar o corredor interno que deve ser acessado, por quem utiliza carro, pela Rua Ibiapinópolis. A fila tem início na Avenida Gabriel Monteiro da Silva ou na Rua Jacarezinho. O desembarque de alunos e mochilas é auxiliado pelos funcionários da escola não sendo necessário o desembarque dos pais.Obs: Fora do horário da entrada (das 7h às 7h30) o corredor é fechado; porém, a entrada poderá ser feita normalmente, na área de embarque e desembarque da Rua Angelina Maffei Vita.Saída: 13h20 e 16h20No momento da saída, o corredor de carros interno é utilizado pelas vans escolares. Se a opção da família for por esta portaria, será necessário parar o carro na área externa de embarque e de-sembarque.

2)Rua Dr. Alceu de Assis, nº 65Dispomos de um corredor para carros também nesta portaria, que tem início na Rua Dr. Alberto Cardoso de Melo Neto, 65. O acesso se dá pela Rua Hungria. Entrada: das 7h às 7h30O desembarque de alunos e mochilas é auxiliado pelos funcionários da escola não sendo necessário o desembarque dos pais.Saída: 13h20 e 16h20Os alunos, que utilizam esta saída, são acompanhados por professores e auxiliares que permane-cem no local até que todos os alunos sejam retirados por seus responsáveis. Durante todo o horário letivo, dispomos de seguranças de nossa escola em ambas portarias.

29

Grupo Dia da semana Horário

7º ano sexta 14h às 15h45

CURSOS EXTRAS

Dança IsraeliGrupos Dia da semana Horário

1º ao 6º ano terça 16h30 às 18h

7º ano quarta 16h30 às 18h30

8º ano terça e quinta 14h10 às 15h10

9º ano e Ensino Médio segunda 17h30 às 20h

Pais segunda 7h30 às 9h

Curso de Bat Mitzvá

Começaremos, a partir de fevereiro, os cursos extracurriculares de inglês para Ensino Médio. São eles: Preparatório para o FCE, Preparatório para o SAT, Preparatório para o CAE e Clube de Debate. Os alunos do Ensino Médio interessados devem enviar e-mail para [email protected], atestando seu interesse em realizar o curso até dia 10 de fevereiro de 2018.

Teremos, também, cursos extracurriculares no FabLab, Times olímpicos e oficinas em diversas áreas, a partir do 4º ano. Informações mais detalhadas serão enviadas futuramente.

30

LANCHE E ALMOÇO

Os alunos do 1º e do 2º ano do E. Fundamental deverão trazer o seu lanche de casa todos os dias da semana. A partir do 3º ano do E. Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio poderão trazer o lanche de casa ou comprar na cantina.

Algumas Observações• Pedimos a todos que, ao trazerem seus lanches, respeitem as normas de kashrut da nossa escola, escolhendo alimentos que não contenham nenhum tipo de carne e seus derivados;• O lanche da tarde, nos dias de integral, será oferecido pela escola para os alunos do 1º ao 6º ano; • Lembramos que a cantina do Pedrinho tem um cardápio exclusivo para nossa escola;• O almoço oferecido aos alunos do 1º ao 9º ano, nos dias de integral, possui cardápio balanceado, é organizado por uma nutricionista contratada pela escola, Dora Behar ([email protected]) e segue o princípio da kashrut. É fornecido pelo Buffet Berô e acompanhado pelos auxiliares;• Não oferecemos almoço para os alunos do Ensino Médio nos dias de integral. Eles podem trazer comida de casa ou escolher o restaurante do clube de sua preferência;

31

PONTUALIDADE

Ressaltamos a importância da pontualidade, de modo que o aluno inicie a rotina com o seu grupo. A partir do 3º ano, em caso de atraso, o aluno deve se apresentar ao inspetor que o conduzirá até a sala de acompanhamento, onde sempre há um adulto responsável por cuidar dos alunos que lá estiverem por algum motivo. Nesse espaço, ele aguardará o início da próxima aula. Haverá tolerância de atraso, de no máximo 5 minutos, somente para a primeira aula do dia. Alunos de 1º e 2 º anos serão, em seguida, encaminhados para suas respectivas salas.

Falta JustificadaSerá considerada falta justificada quando for apresentada uma notificação do responsável ou atestado médico, no dia em que o aluno retornar à escola:

• 1º, 2º e 3º anos – via agenda ou e-mail para a secretária do ciclo ([email protected]);• 4º, 5º e 6º anos – e-mail para secretária do ciclo ([email protected]);• 7º, 8º, 9º anos e Ensino Médio – e-mail para secretária do ciclo ([email protected]).

Este procedimento garante que a falta seja levada em consideração quando da correção do caderno, na entrega da síntese, em dias de prova e na apresentação da avaliação não escrita. A partir do 6º ano incentivamos o aluno a exercitar a sua responsabilidade, providenciando os conteúdos e materiais perdidos em decorrência da sua falta.

Autorizações de Saída• Do 1º ao 4º ano;As orientações sobre as saídas estão apresentadas no documento Autorização de saída, entregue no primeiro dia de aula.• Do 5º ao 9º ano e Ensino Médio;• A partir do 5º ano, os alunos serão liberados para saírem sozinhos da escola após o término da última aula.

Todas as saídas durante o período de aula necessitam da autorização dos pais ou responsáveis, via

e-mail, antecipadamente. Nesse caso, ela ocorrerá somente no intervalo das aulas.

32

CERIMÔNIA DE BAR E BAT-MITZVÁ DOS ALUNOS E ALUNAS EM DIAS LETIVOS

Sabemos que 7º e 8º anos são especiais e intensos por motivo das celebrações de Bar e Bat Mitzvá dos jovens. No entanto, a vida escolar das crianças continua e precisa ser preservada.Com o intuito de ajudar as famílias na organização deste momento, reiteramos o procedimento da escola em dias de cerimônia que ocorrem durante a semana:

As aulas, nas datas das cerimônias durante a semana, ocorrerão normalmente.

Os alunos que não compareçam às aulas devido à participação na cerimônia terão falta justificada no período das 7h15 às 10h20, às segundas-feiras, e das 7h15 às 11h, às quintas-feiras, mediante comunicado dos pais, previamente enviado via agenda ou por email. Serão organizadas monitorias em horários extracurriculares para aqueles alunos que desejem repor o conteúdo que foi dado na aula.

O próprio Bar/Bat mitzvando e seus irmãos terão as faltas justificadas no período completo.Evitaremos marcar provas às segundas-feiras, no período das 7h15 às 10h20, e às quintas-feiras, das 7h15 às 11h, somente nos dias de cerimônias comunicadas na agenda da escola com um semestre de antecedência.

33

MATERIAL ESCOLAR

Consideramos que, a partir do 6º ano, os alunos já têm a compreensão da importância dos acordos coletivos estabelecidos entre o professor e a turma, de modo a entender a necessidade de portar e organizar seus materiais, para participar ativamente das aulas. Dessa forma, ele contribui para o seu desenvolvimento acadêmico e dos demais colegas.Portanto, a partir desse ano, o aluno que não estiver com os materiais requisitados pelo professor não poderá permanecer na aula e será encaminhado à sala de acompanhamento.

Uso de FotocópiaO uso da copiadora da escola está disponível para os alunos, com o custo de cada cópia, descrito no abaixo:

Preto e branco

A4 - R$ 0,15A3 - R$ 0,30Colorido

A4 R$0,50A3 R$1,00

34

APARELHOS ELETRÔNICOS

Trabalhamos com os nossos alunos, desde os anos iniciais, os benefícios e os limites do uso de equipamentos eletrônicos pessoais no espaço escolar. Temos como princípio, que, de 1º ao 5º ano, não utilizem esses aparelhos durante as aulas, para que não desviem a sua atenção.

Pedimos a parceria das famílias no sentido de ensinarem os seus filhos a responsabilizarem-se pelo cuidado com os aparelhos eletrônicos, pois a escola não se responsabilizará por extravios, perdas e danos.

Aplicativo de Comunicação InstantâneaA Escola reconhece a importância da comunicação via aplicativos de comunicação instantânea e tem refletido muito com os alunos a necessidade do cuidado com o que se posta e se escreve. Percebemos que, a partir do 6º ano, o aplicativo é uma excelente ferramenta para organizar grupos de estudo ou o cotidiano escolar, desde que seja uma iniciativa do aluno. No entanto, quando utilizado para a resolução de conflitos, temos percebido que existe uma inadequação das postagens, sobretudo quando envolvem a exposição dos nossos alunos. Isso, na maioria das vezes, apenas agrava a situação.

Faz parte do processo de crescimento e formação de uma criança aprender a lidar com os conflitos. É necessário, então, que exista uma parceria entre as famílias e a escola no sentido de valorizarmos o diálogo na busca pelas soluções. Ao longo do ano, em caso de dúvidas por parte das famílias, com relação à escola, sugerimos que busquem a coordenação para esclarecimentos.

35

ENFERMARIA E SAÚDE

Quando o aluno apresentar alguma doença infecto-contagiosa - catapora, escarlatina, rubéola, pediculose (piolho), conjuntivite, entre outras - não poderá vir à escola. Solicitamos que comuniquem o ocorrido, via secretaria do ciclo, o mais breve possível, para que as demais famílias do grupo sejam avisadas. O aluno somente deverá retornar à escola mediante autorização médica.

Caso o aluno necessite tomar algum medicamento durante o horário escolar, pedimos aos responsáveis que enviem o medicamento e as orientações necessárias (horários e dosagens).

Em caso de necessidade de atendimento médico, conduziremos o aluno à enfermaria do clube e entraremos em contato com os responsáveis. Se os mesmos não forem localizados acompanharemos o aluno ao pronto-socorro.

36

UNIFORME

Pedimos que todas as peças do uniforme tenham o nome do aluno. Esta medida auxilia na identificação em caso de perda.

1º ao 6º anoO uso do uniforme é obrigatório nas dependências da escola Feminino

• Camiseta do uniforme oficial: qualquer estampa;• Casaqueto suedini do uniforme oficial: qualquer estampa;• Agasalho capuz do uniforme oficial: qualquer estampa;• Vestido uniforme oficial;• Calça, short ou saia jeans ou outro tecido, azul.

Masculino

• Camiseta do uniforme oficial: qualquer estampa;• Polo manga longa suedini do uniforme oficial: qualquer estampa;• Agasalho capuz do uniforme oficial: qualquer estampa;• Calça ou bermuda jeans ou outro tecido, azul.

7º, 8º e 9º ano: O uso da camiseta da escola é obrigatório. Recomendamos o uso de casacos do uniforme da escola e calças, bermudas ou saias azuis.

1ª, 2ª e 3ª série do Ensino MédioO uso do uniforme não é obrigatório

Observação• Japona de nylon, por cima do agasalho, em dias de chuva e frio;• A partir do 1º ano do Fundamental, as aulas de Educação Física, o uso do tênis e roupas adequadas para a prática esportiva é obrigatório.

37

PERDA DE MATERIAL ESCOLAR / UNIFORME

Os pais que desejarem procurar algum objeto perdido de seus filhos poderão, junto a um inspetor da escola, ter acesso aos achados e perdidos nos dias e horários abaixo:

Dia da semana Horário

Segunda-feira 13h às 13h30

Terça-feira 16h30 às 17h

Quarta-feira7h30 às 8h13h às 13h30

Quinta-feira 16h30 às 17h

Na última sexta-feira de cada mês os objetos perdidos que aqui permanecerem serão expostos na frente da escola. Materiais e uniformes não retirados serão doados ao final de cada semestre.

38

ARMÁRIOS

Para os alunos do 7º ao 9º ano e Ensino Médio a escola disponibiliza armários para que os alunos possam guardar seus materiais escolares. Sugerimos o uso de cadeados, a partir do 7º ano. Do 1º ao 6º ano, os alunos utilizam as colmeias da sala de aula.

39

ANIVERSÁRIOS

Do 1º ao 5º anoA data da comemoração deve ser agendada com a professora e/ou auxiliar, com pelo menos uma semana de antecedência, A ficha de aniversário, que contém informações sobre a organização, os materiais e os procedimentos necessários será enviada via agenda.

A comemoração é realizada no horário do recreio, somente para os colegas de classe do aniversariante. A participação de irmãos depende dos horários do recreio.

Não devem ser enviados alimentos que contenham algum tipo de carne e seus derivados.

As comemorações externas devem ser igualmente comunicadas com uma semana de antecedência. A lista das crianças autorizadas deve ser enviada à secretária com antecedência.

É permitida a distribuição na escola de convites de aniversário somente se toda a turma for convidada. Lembre-se que há algumas crianças que respeitam as regras da kashrut ou possuem alguma restrição alimentar, ao pensarem na alimentação das festas externas.

Do 6º ano ao Ensino MédioSe o aluno desejar celebrar seu aniversário no clube, no horário do intervalo ou do almoço nos dias de integral pedimos que garantam o convite para todas as crianças da classe.

40