2
Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Ano 7 • nº1333 Julho/2013 A cultura forte que envolve e constrói o Semiárido! Poço Redondo As histórias vividas no Sertão retratam a força de seu povo, as várias maneiras de Convivência que são inventadas por agricultores/as, a alegria de viver e valorizar o seu lugar de origem através de muita luta e sabedoria popular. A Comunidade Quilombola Serra da Guia é uma comunidade tradicional que foi reconhecida legalmente há 11 anos, é rodeada de lindas serras e lajedos, fica no município de Poço Redondo distante 241 km de Aracaju a capital Sergipana, essa região é uma das mais atingidas pela seca que o povo do Semiárido está enfrentando com muita resistência nesses últimos anos. É nesse lugar histórico e surpreendente que mora uma mulher guerreira e enfrentadeira de dificuldades como ela mesmo diz. Dona Josefa Maria da Silva Costa conhecida e reconhecida como Zefa da Guia, uma agricultora de 68 anos que tem na sua caminhada a alegria de ter contribuído para o nascimento de várias vidas e poder abençoar através da reza muitas outras. Essa é Dona Zefa da Guia, mãe de vinte e seis filhos, sendo que oito nascidos dela, onde a morte levou três e dezoito foram criados, sessenta e oito netos e sete bisnetos, tem em seu diploma de parteira mais de cinco mil partos e três mil afilhados batizados “Não peguei menino só aqui em Sergipe, já fui para Pernambuco, Alagoas e Bahia, passo uns quinze dias e depois volto (...). Sou muito alegre, por ser quem sou” nos conta. Aos sete anos descobriu um dom, o de rezadeira, aos onze anos descobriu outro dom o de parteira, mesmo sendo filha de mãe parteira, Dona Zefa nos conta que aprendeu a fazer parto sozinha “Eu tava lá sem a minha mãe, ela não gostava que a gente acompanhasse ela, foi quando a mulher sentiu as dores e eu peguei a criança e cortei o umbigo direitinho, e depois desse não parei mais”. Região de Lajedo, rodeada de lindas serras Dona Zefa da Guia

A cultura forte que envolve e constrói o Semiárido!

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: A cultura forte que envolve e constrói o Semiárido!

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas

Ano 7 • nº1333

Julho/2013

A cultura forte que envolve e constrói o Semiárido!

Poço Redondo

As histórias vividas no Sertão retratam a força de seu povo, as várias

maneiras de Convivência que são inventadas por agricultores/as, a

alegria de viver e valorizar o seu lugar de origem através de muita luta

e sabedoria popular.

A Comunidade Quilombola Serra da Guia é uma comunidade

tradicional que foi reconhecida legalmente há 11 anos, é rodeada de

lindas serras e lajedos, fica no município de Poço Redondo distante

241 km de Aracaju a capital Sergipana, essa região é uma das mais

atingidas pela seca que o povo do Semiárido está enfrentando com

muita resistência nesses últimos anos.

É nesse lugar histórico e surpreendente que mora uma mulher

guerreira e enfrentadeira de dificuldades como ela mesmo diz. Dona

Josefa Maria da Silva Costa conhecida e reconhecida como Zefa da

Guia, uma agricultora de 68 anos que tem na sua caminhada a alegria

de ter contribuído para o nascimento de várias vidas e poder abençoar

através da reza muitas outras.

Essa é Dona Zefa da Guia, mãe de vinte e seis filhos, sendo que oito nascidos dela, onde a morte levou três e

dezoito foram criados, sessenta e oito netos e sete bisnetos, tem em seu diploma de parteira mais de cinco

mil partos e três mil afilhados batizados “Não peguei menino só aqui em Sergipe, já fui para Pernambuco,

Alagoas e Bahia, passo uns quinze dias e depois volto (...).

Sou muito alegre, por ser quem sou” nos conta.

Aos sete anos descobriu um dom, o de rezadeira, aos onze

anos descobriu outro dom o de parteira, mesmo sendo filha

de mãe parteira, Dona Zefa nos conta que aprendeu a fazer

parto sozinha “Eu tava lá sem a minha mãe, ela não gostava

que a gente acompanhasse ela, foi quando a mulher sentiu as

dores e eu peguei a criança e cortei o umbigo direitinho, e

depois desse não parei mais”.

Região de Lajedo, rodeada de lindas serras

Dona Zefa da Guia

Page 2: A cultura forte que envolve e constrói o Semiárido!

Boletim Informativo do Programa Uma Terra e Duas Águas Articulação Semiárido Brasileiro – Sergipe

2

Mas não parou por aí as surpresas dessa mulher a frente da sua época e idade, com onze anos e meio ela já estava de casamento marcado, foi quando depois de tudo arrumado para festa, ela decidiu no altar que não queria mais se casar, só depois de alguns meses foi que conheceu o agricultor Alexandre Bispo dos Santos com quem está casada há cinqüenta e seis anos “Com ele enfrentei tudo, fome, dormi em casa de palha, mas desde quando estamos juntos, ele nunca me impatou de fazer o que gosto que é ser parteira e rezadeira, então deu certo”.

A história de Dona Zefa é conhecida em vários lugares, ela já viajou para Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Belém através da Rede de Parteiras de Olinda/PE, além disso, recebe visitas constantes de jornalistas e pesquisadores nacionais e internacionais que querem conhecer de perto essa mulher tão especial “Ah, aqui vem gente direto, daqui do Brasil todo e de fora também, teve gente que já passou dias aqui comigo para poder fazer pesquisa” conta ela.

Outro ponto muito forte dessa agricultora é a forte liderança que ela representa, buscando e lutando por melhorias, está sempre atrás da garantia de direitos para o povo da sua comunidade, fazendo parte da Comissão Municipal da ASA- Articulação Semiárido Brasileiro daquela região, ela foi em busca das cisternas de 16 mil litros “Antes era gente de idade caminhando dois, três quilômetros atrás de água, agora tá tudo bom demais”.

A novidade da Comunidade Quilombola Serra da Guia é o tanque de pedra mais uma tecnologia social comunitária do P1+2- Programa Uma Terra e Duas Águas “Esse tanque foi uma bênção, teve muita gente que não acreditou no começo, não quis ajudar a limpar, mas a gente foi lá e fez, hoje ele tá servindo mais de duzentas pessoas, a chuva aqui tá pouca, mas lá a gente ainda tem água para lavar roupa, ótimo”.

Assim é Dona Zefa da Guia, uma mulher enfrentadeira de dificuldades, firme e que acredita que suas orações podem combater os males que estão nas pessoas, uma mulher que ensina com naturalidade e confiança como se faz um parto normal e por que tem muito orgulho de ser quilombola, rezadeira, parteira e agricultora.

“Há 33 anos acontece aqui na Serra da Guia a novena de cultura de santo, todo mês de novembro tem samba de coco, dança de roda, dança afro- descendente, tudo para não deixar nossa cultura se acabar” diz Dona Zefa, deixando seu convite.

Realização Patrocínio

Dona Zefa na sua sala de orações

Construção do Tanque de Pedra, participação da comunidade