28

A Família de Efraim

Embed Size (px)

DESCRIPTION

O leitor tem em mãos o primeiro livro da série “Os Dramas das Famílias da Bíblia”. O escritor, João A. de Souza Filho aborda a crise familiar enfrentada por Efraim, quando dois de seus filhos foram mortos pelos homens de Gate, porque estavam roubando o gado do povo que ali vivia. Efraim era homem abençoado duplamente, este o sentido de seu nome. Foi abençoado por seu pai José e recebeu a bênção do avô, o patriarca Jacó. Tudo ia bem com sua família até que este episódio fez que as coisas fossem de mal a pior em sua casa. Logo que se recuperou da tragédia familiar, ele teve um filho a quem deu o nome de Berias, “porque as coisas iam mal em sua casa”. O autor pergunta: Por que os crentes enfrentam dramas familiares semelhantes a qualquer pessoa ou família da Bíblia? E, quantos cristãos estão gerando “Berias” em suas crises? As respostas você as têm no livro!

Citation preview

Editora Mensagem Para TodosCaixa Postal 91- CEP 12.914-970Bragança Paulista - SPFone/Fax: (11) 4033-6636/ 4035-7575 www.familiaegraca.com.br

[email protected]

Proibida a reprodução total ou parcial por qualquer meio sem a autorização por escrito do autor.

Copyright (c) 20101João A. de Souza Filho

Todos os direitos reservados a

Falar com o autor:

João A. de Souza Filho (2011)Dramas das famílias da bíblia - EfraiímFamília / Pais e filhosEditora Mensagem Para Todos, 2011

Editora

Coordenação Editorial

Capa

Editoração

Revisão

Preparação

Impressão e Acabamento

Mensagem Para Todos

Douglas Maia

YourDesign

Douglas Maia

Valéria Marques

J. A. Souza Filho

Imprensa da Fé

João A. de Souza Filho (2011)Dramas das famílias da bíblia - EfraiímFamília / Pais e filhosEditora Mensagem Para Todos, 2011

Aos meus pais João Antônio e Maria José, que, apesar de pobres, eram espiritualmente ricos e souberam ensinar aos filhos o caminho da vida! Seus filhos, netos e bisnetos estão envolvidos na obra de Deus em várias partes do mundo!

AGRADECIMENTOS

João A. de Souza Filho é escritor e conferencista e tem publicado 29 livros, vários deles pela Editora Mensagem Para Todos. Reside em Porto Alegre, RS com sua esposa Vanda. Tem dois filhos e três netos.

O AUTOR

Prefácio, 09

Introdução, 11

Efraim: O homem abençoado, 15

Berias: A marca da desgraça familiar, 33

O exercício da paternidade, 45

As crises deixam o líder míope, 65

A abrangência de uma crise familiar, 75

Conclusão e oração da família, 97

SUMÁRIO

11EFRAIM

Os patriarcas bíblicos enfrentaram dramas e tra-gédias semelhantes aos que as pessoas cristãs enfren-tam nos dias de hoje. Assim, passamos a publicar uma série de livros que tratam especificamente sobre os dramas familiares de nossos pais na fé.

O autor, João A. de Souza Filho começou a sé-rie tratando das dificuldades enfrentadas por Efraim, neto de Jacó que teve dois filhos ladrões de gado. Seus filhos foram mortos pelos homens de Gate, porque desceram até aquela cidade para roubar o gado do povo que ali vivia.

PREFÁCIO

12 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Depois de chorar a morte de seus dois filhos, Efraim teve um terceiro filho e lhe deu o nome de Be-rias: “Porque as coisas iam mal em sua casa”.

Quando uma tragédia se abate sobre uma famí-lia, os respingos caem por toda parte. O casal, os fil-hos, os parentes, os irmãos da igreja e até Deus en-tram em discussão na família.

Os problemas dos tempos bíblicos se repetem nas famílias modernas. Cristãos e não cristãos enfren-tam os mesmos problemas, dramas e situações famili-ares, mas agora, com novas facetas sociais: Divórcios, drogas, vícios, abortos e gravidez precoce.

Estou certo de que você será edificado pela lei-tura deste livro.

Pastor Josué GonçalvesPresidente do Ministério Família Debaixo da Graça

13EFRAIM

A razão dessa série sobre os dramas familiares das Escrituras é mostrar que os patriarcas e santos do passado enfrentaram dramas familiares semelhantes aos que as famílias cristãs enfrentam nos dias de hoje, e esta série de mensagens serve para desmistificar a ideia de que as famílias verdadeiramente cristãs são perfeitas, e que um fracasso na família é culpa direta do pai ou da mãe. Na realidade, os dramas familiares apresentados na Bíblia servem de alertas às famílias cristãs para que tomem as devidas precauções e se preparem para os malefícios que a sociedade ao redor

INTRODUÇÃO

14 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

traz para as famílias de pessoas santas da igreja.Um amigo meu, membro de igreja desde a ado-

lescência, pastor e conferencista, regulando em idade comigo descobriu que sua filha estava vivendo com um homem que era procurado pela polícia como trafi-cante de drogas do bairro e intermediário de roubos e furtos de carros para desmanches. Sei da integridade desse chefe de família, de seu zelo e amor pela igreja, de seu cuidado pastoral e percebi como essa notícia abalou sua vida. Este amigo passou a fazer vigílias de oração e jejuns buscando uma solução em Deus. Seu “genro” foi morto pela polícia e sua filha estava grávi-da do ladrão morto. Dias depois, a moça me procurou para aconselhamento e para ser liberta dos demônios, porque agora, caindo em si resolveu voltar para Deus. E quem teve que amparar a filha com o neném em casa? Os pais que ela nunca quis ouvir!

São tragédias desse tipo que aconteciam com as famílias dos tempos bíblicos e que se repetem nos dias de hoje.

Neste primeiro livro da série – sem respeitar a ordem bíblica dos acontecimentos – apresentamos

15EFRAIM

Efraim e seus dois filhos ladrões de gado, mortos quan-do roubavam o gado dos filisteus em Gate. E também o terceiro filho de Efraim que ele colocou o nome de Berias – porque as coisas iam mal em sua casa.

Que família da igreja não tenha passado por al-gum tipo de tragédia familiar? Poucas famílias podem se orgulhar de que tudo deu certo, e que nenhum dos filhos e netos descambou pelo caminho do mal.

A questão é que os cristãos mais antigos rece-beram uma educação espiritual rígida a respeito da família, o que, para a época foi algo excelente. A velha geração aprendeu princípios bíblicos sobre a família que a tornaram uma geração forte em termos famili-ares. No entanto, os mestres do passado não escla-receram que os dramas familiares eram comuns nas famílias da Bíblia, e que até mesmo homens de Deus como Noé e Abraão cometeram erros que marcaram gerações seguidas. A geração antiga aprendeu sobre a fé de Abraão e foi ensinada a imitar a fé que ele teve. Indiretamente as pessoas aprenderam que bastava ter a fé de Abraão que os problemas deixariam de existir.

E, quando se estuda sobre Abraão nos textos de

16 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

Romanos 4 e Hebreus 11 descobre-se que os patriar-cas foram honrados por Deus pela fé que tiveram; e a fé deles é que os tornou aceitos diante de Deus. As Es-crituras, apesar disso, em momento algum escondem as fraquezas de Noé e de Abraão, para citar apenas esses dois homens de Deus.

Por não encobrir as fraquezas e pecados dos pa-triarcas, as Escrituras mostram com clareza o drama vivido por Efraim, filho de José – o mesmo que foi gov-ernador do Egito.

Usando o problema vivido por Efraim, apresentar-emos alguns princípios que podem ajudar os leitores a superar os dramas familiares com mais segurança. São princípios claros e fáceis de serem observados.

Boa leitura.

17EFRAIM

EFRAIM, O hOMEM AbENÇOADO

18 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

19EFRAIM

EFRAIM, O hOMEM AbENÇOADO

“Ao segundo, chamou-lhe Efraim, pois disse: Deus me fez próspero na terra da minha aflição” (Gn 41.52).

O pai de Efraim era José, o governador do Egito. A belíssima história de José revela como Deus cuida e protege aqueles que lhe são sinceros e fieis. Odiado por seus irmãos, José foi vendido a negociantes isma-elitas, que o transportaram e o venderam como es-cravo no Egito onde viveu treze anos de intensa es-cravidão. Deus esteve com José e o abençoou de tal maneira que se tornou governador do Egito, cuidando

20 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

de todos os interesses de Faraó. Comparado aos car-gos ministeriais dos dias de hoje José foi o ministro de planejamento, ministro das finanças, chefe da casa civil, presidente do Banco Central e respondia direta-mente a Faraó. Sim, acima dele estava apenas o rei do Egito.

Logo que assumiu o governo, Faraó o casou com Asenate e esta lhe deu um filho a quem pôs o nome de Manassés, porque Deus havia feito que ele se esque-cesse da vida de escravo e da casa de seu pai. Depois lhe nasceu outro menino, e José colocou nele o nome de Efraim que tem o sentido de bênção dobrada.

Alguns comentaristas acreditam que não era o mesmo Efraim, mas não se têm provas a respeito. O certo é que José, seu pai foi um grande homem, e chegou a ser o segundo de maior importância depois de Faraó.

Efraim, o homem abençoado, anos depois enfren-tou um drama que lhe abateu o espírito. A nota triste da genealogia de Efraim está registrada na história do povo de Israel com as seguintes palavras:

21EFRAIM

“Efraim foi pai de mais dois filhos além de Sute-la; eles se chamavam Ézer e Eleade e foram mortos quando tentavam roubar o gado dos moradores de Gate. Efraim, o seu pai, chorou por eles muitos dias, e os irmãos dele foram consolá-lo. Depois ele teve re-lações com a sua mulher, ela ficou grávida e deu à luz um filho. Eles puseram nele o nome de Berias porque a desgraça tinha caído sobre o seu lar” (1 Cr 7.21-23 - NTLH).

As pessoas leem a Bíblia e não atentam para cer-tos detalhes escondidos num nome ou numa frase. O homem abençoado teve dois filhos, Ézer e Eleade, que se tornaram ladrões de gado. Talvez tenham começa-do com pequenos furtos, uma ovelha ou cabrito nas proximidades de sua casa, mas a impunidade fez que eles se aventurassem a roubos maiores. E, certo dia, aventuraram-se indo mais longe, e chegaram perto da cidade de Gate, uma das cinco cidades dos filisteus. Mas, não foram bem sucedidos. O gado estava sendo vigiado de longe por vaqueiros e pastores, e quando os dois começaram a levar algumas cabeças de gado

22 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

para a casa de seus pais, os homens da cidade os per-seguiram e os mataram.

Pois os dois netos de José - Ézer e Eleade - filhos de Efraim se tornaram ladrões, o que convenhamos, nos dias de hoje não é nada agradável ter alguém da família na cadeia ou morto por serem ladrões.

TRAGéDIAS NA bíblIA

As tragédias bíblicas são contadas nuas e cruas. O Espírito Santo, inspirador das Escrituras jamais enco-briu das pessoas as tragédias que costumavam acon-tecer entre os homens, não importando se foram ho-mens santos ou reis famosos.

A Escritura registra a história de Noé, e revela que este servo de deus tinha um temperamento tem-pestuoso, pois amaldiçoou a Cam e a todos os seus descendentes, por um ato de irresponsabilidade co-metido por ele mesmo, ao se embriagar com o vinho produzido em sua vinha. Noé se embriagou, tirou a roupa, ficou nu e foi descoberto por um de seus filhos.

23EFRAIM

A Escritura registra também a história de Abraão que mentiu várias vezes e arrumou um filho com a escrava Hagar. Mesmo assim ficou conhecido como “amigo de Deus” e é apresentado por Paulo, o após-tolo, como pai da fé. E a Escritura não esconde o fato desse servo de Deus despedir de sua casa a mulher com a qual tivera um filho que saiu sem rumo pelo deserto, com um pedaço de pão e uma botija de água.

Relata também a trajetória de Isaque e a manei-ra como ele e Rebeca se dividiram a respeito de seus filhos. Isaque gostava mais de Esaú, rapaz corajoso e caçador que trazia alimento pra casa e Raquel amava mais a Jacó, porque este era caseiro, cuidava de sua horta próximo à casa. A afeição por um dos filhos resultou numa contenda familiar raras vezes mencio-nada nas Escrituras. A briga entre os pais, e a ameaça de morte de Esaú contra Jacó estão evidentes nas pá-ginas da história bíblica mostrando que os lares dos patriarcas enfrentaram os mesmos dilemas que ainda são vistos nos lares cristãos.

A vida de Jacó é relatada com seus altos e baixos. Ele enganava e era enganado. Enganou seu irmão, o

24 OS DRAMAS DAS FAMÍLIAS DA BÍBLIA

pai e mais tarde enganou o seu sogro. Até que um dia seus filhos o enganaram mentindo que José havia sido morto por algum animal, quando eles mesmos o ha-viam vendido para uns ismaelitas que comerciavam escravos no Egito.

A história bíblica revela um Moisés sanguinário. A própria esposa o chamou de “esposo sanguinário”. Ai de quem caísse em suas mãos. Ele os matava, até que se tornou o homem mais manso a existir na face da terra (Nm 12.3).

Davi, “o homem segundo o coração de Deus”, mentia, roubava, matava, mandava matar e adulter-ava – e depois caía em profundo e sincero arrepen-dimento. Nada disto nos fica encoberto. As tragédias bíblicas nos são relatadas para que aprendamos que o homem é propenso ao pecado e aos fracassos. E por isso a tragédia que se abateu na casa de Efraim ficou registrada para que tiremos dela alguma lição de vida.

Pois os dois filhos de Efraim – netos de José o governador – enveredaram pelo caminho do mal. Mancharam o nome da família, e como se isto não bastasse, os acontecimentos daqueles dias ficaram

25EFRAIM

registrados para a posteridade no nome que Efraim deu a um de seus filhos: Berias, porque as coisas vão mal em casa! Quanto gado os dois filhos de Efraim já haviam acumulado pelo roubo não se sabe. Efraim de-veria saber que alguma coisa andava errada com seus filhos e que todo aquele gado no seu campo não fora comprado legalmente.

Mas – deixa pra lá – pensava o pai. Roubar e ser roubado eram comuns naqueles dias. Fazia parte da cultura da época. No entanto, morrer ao ser pego em flagrante era uma grande tragédia.

A Bíblia diz que Efraim ficou de luto, e chorou pelo destino dos filhos durante muitos dias. Seus ir-mãos foram visitá-lo levando alguma palavra de con-solação. Porque na hora da tragédia, quando alguém da família é pego pela polícia e vai preso ou é morto o pai ou a mãe se põem a pensar no que fizeram de errado. “Onde errei, meu Deus?” é a pergunta que fa-zem os pais numa hora dessas. E choram atormenta-dos pela consciência que os acusa de negligência, de falta de tempo para estar com os filhos, de não cuida-rem melhor da casa, etc. E descobrem que é tarde de-

27EFRAIM