3
ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL Apresentação "Nunca o papel do jornalista, do comunicador foi tão valorizado e, ao mesmo tempo, banalizado. É necessário, porém, retomar o curso da história, rediscutir a formação do jornalista como um intelectual na interpretação dos acontecimentos e não apenas como um mero relator de fatos com suas múltiplas versões", CALDAS, 2005. O equilíbrio entre teoria e prática na aprendizagem é essencial para o desempenho da atividade jornalística. A teoria oferece a base de um trabalho crítico e a prática permite uma melhor desenvoltura num futuro emprego. Um dos maiores desafios dos jornalistas é fazer notícias fundamentadas e críticas, de interesse público. O estudo de teoria pode auxiliar nesta tarefa. O curso de Jornalismo é o lugar de aprendizado e onde é possível mensurar o que os novos profissionais estão levando para o mercado de trabalho. Formulação do problema O ensino de jornalismo vem sendo questionado e em 2013 o MEC instituiu novas diretrizes nacionais para os cursos de jornalismo. O ideal é haver equilíbrio e integração entre a prática e a teoria: “os currículos dos cursos devem articular teoria e prática e não separá-las em blocos monolíticos, sem intercâmbio” Pena, 2005, p.13 Objetivo Geral: Analisar cursos de jornalismo em universidades brasileiras públicas, particulares e confessionais visando a compreensão da relação entre teoria e prática no processo de aprendizagem. Objetivos Específicos:

Abordagem Comparativa Entre Cursos de Jornalismo No Brasil

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Projeto de pesquisa realizado para a disciplina de Teoria e Método em Comunicação I, do curso de Jornalismo na UFSC.

Citation preview

Page 1: Abordagem Comparativa Entre Cursos de Jornalismo No Brasil

ABORDAGEM COMPARATIVA ENTRE CURSOS DE JORNALISMO NO BRASIL

Apresentação

"Nunca o papel do jornalista, do comunicador foi tão valorizado e, ao mesmo tempo, banalizado. É necessário, porém, retomar o curso da história, rediscutir a formação do jornalista como um intelectual na interpretação dos acontecimentos e não apenas como um mero relator de fatos com suas múltiplas versões", CALDAS, 2005. O equilíbrio entre teoria e prática na aprendizagem é essencial para o desempenho da atividade jornalística. A teoria oferece a base de um trabalho crítico e a prática permite uma melhor desenvoltura num futuro emprego.Um dos maiores desafios dos jornalistas é fazer notícias fundamentadas e críticas, de interesse público. O estudo de teoria pode auxiliar nesta tarefa.O curso de Jornalismo é o lugar de aprendizado e onde é possível mensurar o que os novos profissionais estão levando para o mercado de trabalho.

Formulação do problemaO ensino de jornalismo vem sendo questionado e em 2013 o MEC instituiu novas diretrizes nacionais para os cursos de jornalismo. O ideal é haver equilíbrio e integração entre a prática e a teoria: “os currículos dos cursos devem articular teoria e prática e não separá-las em blocos monolíticos, sem intercâmbio” Pena, 2005, p.13

Objetivo Geral:Analisar cursos de jornalismo em universidades brasileiras públicas, particulares e confessionais visando a compreensão da relação entre teoria e prática no processo de aprendizagem. Objetivos Específicos:

a) Analisar a matriz curricular e projeto pedagógico curso de jornalismos para conhecer as ementas das disciplinas e as práticas pedagógicas que fazem parte do processo de aprendizagem;

b) Quantificar o número de horas dedicadas à teoria e à prática em laboratórios, projetos de extensão e projetos de iniciação científica para permitir uma comparação entre as universidades.

c) Investigar nas ementas/conteúdos relacionados a contextos históricos para compreender o que pode afetar a profissão e a qualidade do jornalismo.

Justificativa da pesquisa:

Page 2: Abordagem Comparativa Entre Cursos de Jornalismo No Brasil

A abordagem comparativa entre cursos deve ser aplicada porque os dados a serem obtidos a partir desta pesquisa são importantes para a análise do ensino do jornalismo.

Metodologia:

1º Método: Análise de conteúdo dos currículos de cursos de jornalismo

A partir da relação das universidades que possuem cursos de jornalismo no Brasil, identificar e escolher uma universidade brasileira em cada uma das seguintes categorias para cada região: particular, pública e confessional. Na sequência, consultar os respectivos sites do curso de jornalismo e efetuar downloads dos currículos das três universidades.A partir destes currículos elaborar uma lista de disciplinas teóricas e de disciplinas práticas. Nesta lista deve conter o nome da disciplina e o número de horas dedicadas a ela, classificando em “teórica” ou “prática”.Por último, elaborar uma relação de ementas.

2º Método: Quantificação das disciplinas de teoria e de prática

A partir da caracterização dos currículos elaborar gráficos que demonstrem a porcentagem do currículo dedicado à teoria e à prática.

3º Método: Investigação das ementas

Resultados esperados:

1ª Etapa: Caracterização curricular do curso de jornalismo de três universidades brasileiras em cada região: Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-oeste e Norte.

2ª Etapa: Quantificação das disciplinas de teoria e prática nos cursos de jornalismo.

3ª Etapa: Formulação de índices comparativos entre projetos pedagógicos e matriz curricular.

Cronograma

Atividade

Caracterização curricularQuantificação das disciplinas

Page 3: Abordagem Comparativa Entre Cursos de Jornalismo No Brasil