3
Acentuação gráfica 1 Acentuação gráfica A acentuação gráfica consiste na aplicação de certos símbolos escritos sobre determinadas letras para representar o que foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. De forma geral estes acentos são usados para auxiliar a pronúncia de palavras que fogem do padrão prosódico mais comum. Acentos gráficos e diacríticos Acento agudo O acento agudo ( ´ ) é colocado sobre as letras a(s), e(s), i(s)', o(s)' e u(s)', e sobre o e no grupo em(ns), indica que essas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra. Exemplos: carcará, caí, armazém. Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto. Exemplos: lépido, céu, tóxico. Acento circunflexo O acento circunflexo ( ^ ) é colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado. Exemplos: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico. Til O til ( ~ ) indica que as letras a e o representam vogais nasais. Exemplos: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã. Acento grave O acento grave ( ` ) indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomes demonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes demonstrativos de terceira pessoa aquele(s), aquela(s) e aquilo. Exemplos: à, às, àquele, àquilo. Obs.: Quando seguidas de m ou n, as letras a, e, o representam vogais nasais, comumente fechadas, recebem acento circunflexo, e não agudo. Exemplos: câmara. Obs. 1.: A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo (porém, contém, provém, parabéns), a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo. Obs. 2.: Há palavras em que o uso do acento agudo ou circunflexo pode ser escolhido pelo escritor como: abdómen/abdômen, cómico/cômico, fénix/fênix, fónico/fônico, gémeo/gêmeo, pónei/pônei, tónico/tônico, vólei/vôlei.

Acentuação gráfica

  • Upload
    chdam

  • View
    217

  • Download
    4

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Acentuación del portugués

Citation preview

Page 1: Acentuação gráfica

Acentuação gráfica 1

Acentuação gráficaA acentuação gráfica consiste na aplicação de certos símbolos escritos sobre determinadas letras para representar oque foi estipulado pelas regras de acentuação do idioma. De forma geral estes acentos são usados para auxiliar apronúncia de palavras que fogem do padrão prosódico mais comum.

Acentos gráficos e diacríticos

Acento agudoO acento agudo ( ´ ) é colocado sobre as letras a(s), e(s), i(s)', o(s)' e u(s)', e sobre o e no grupo em(ns), indica queessas letras representam as vogais tónicas / tônicas da palavra.

Exemplos: carcará, caí, armazém.

Sobre as letras e e o, indica, além de tonicidade, timbre aberto.

Exemplos: lépido, céu, tóxico.

Acento circunflexoO acento circunflexo ( ^ ) é colocado sobre as letras a, e e o, indica, além de tonicidade, timbre fechado.

Exemplos: lâmpada, pêssego, supôs, Atlântico.

TilO til ( ~ ) indica que as letras a e o representam vogais nasais.

Exemplos: alemã, órgão, portão, expõe, corações, ímã.

Acento graveO acento grave ( ` ) indica a ocorrência da fusão da preposição a com os artigos a e as, com os pronomesdemonstrativos a e as e com a letra a inicial dos pronomes demonstrativos de terceira pessoa aquele(s), aquela(s) eaquilo.

Exemplos: à, às, àquele, àquilo.

Obs.: Quando seguidas de m ou n, as letras a, e, o representam vogais nasais, comumente fechadas, recebem acentocircunflexo, e não agudo.

Exemplos: câmara.

Obs. 1.: A única exceção ocorre nas terminações -em, -ens em que se usa acento agudo (porém, contém, provém,parabéns), a não ser nas formas da 3ª pessoa do plural, quando passa a usar o circunflexo.

Obs. 2.: Há palavras em que o uso do acento agudo ou circunflexo pode ser escolhido pelo escritor como:abdómen/abdômen, cómico/cômico, fénix/fênix, fónico/fônico, gémeo/gêmeo, pónei/pônei, tónico/tônico, vólei/vôlei.

Page 2: Acentuação gráfica

Acentuação gráfica 2

TremaO trema ( ¨ ), conforme o novo acordo ortográfico, pode ser aplicado somente nas palavras derivadas de nomespróprios de origem estrangeira.

Exemplos: Müller.

Regras básicas

MonossílabosOs monossílabos tônicos terminados em a, e ou o, seguidos ou não de s, são acentuados.

Exemplos: pá, vá, gás, Brás, cá, má, pé, fé, mês, três, crê, só, xô, nós, pôs, nó, pó, só.

OxítonasAs palavras oxítonas (quando a última sílaba é a sílaba tônica) com a mesma terminação dos monossílabos tônicosacentuados, com acréscimo do em e ens, são acentuadas.

Exemplos: pará, vatapá, estás, irás, cajá, você, café, Urupês, jacarés, jiló, avó, avô, retrós, supôs, paletó, cipó,mocotó, alguém, armazéns, vintém, parabéns, também, ninguém.

ParoxítonasAs palavras paroxítonas (quando a penúltima sílaba é a sílaba tônica) que possuem terminação diferente das oxítonasacentuadas, são acentuadas.

Exemplos: táxi, beribéri, lápis, grátis, júri, vírus, bónus/bônus, álbum, álbuns, nêutron, prótons, incrível, útil, ágil,fácil, amável, éden, hífen, pólen, éter, mártir, caráter, revólver, destróier, tórax, ónix/ônix, fénix/fênix, bíceps,fórceps, ímã, órfã, ímãs, órfãs, bênção, órgão, órfãos, sótãos.

Exceções: prefixos como anti, super.[1]

ProparoxítonasAs palavras proparoxítonas (quando a 3ª sílaba da direita para esquerda é a sílaba tônica) são todas acentuadas. Avogal com timbre aberto é acentuada com um acento agudo, já a com timbre fechado ou nasal é acentuada com umacento circunflexo.

Exemplos: lâmpada, relâmpago, Atlântico, trôpego, Júpiter, lúcido, ótimo, víssemos, flácido.

Obs.: Palavras terminadas em encontro vocálico átono podem ser consideradas tanto paroxítonas quantoproparoxítonas, e devem ser todas acentuadas. Encontros vocálicos átonos no fim de palavras tanto podem serentendidos como ditongos quanto como hiatos.

Exemplos: cárie, história, árduo, água, errôneo.

Page 3: Acentuação gráfica

Acentuação gráfica 3

DitongosSão acentuados os ditongo abertos e tônicos éu, éi e ói, quando estiverem em palavras oxítonas e nos monossílabostônicos.

Exemplos: anéis, fiéis, papéis, céu, troféu, véu, constrói, dói, herói.

HiatosAs letras i e u (seguidos ou não de s) quando em hiatos, são acentuados desde que estas letras sejam precedidas porvogal e que estejam isoladas em uma sílaba (só o i ou só o u).

Exemplos: a-í, ba-la-ús-tre, e-go-ís-ta, fa-ís-ca, vi-ú-vo, he-ro-í-na, sa-í-da, sa-ú-de.

Obs.: Não se acentuam as palavras oxítonas terminadas em i ou u, seguidos ou não do s, pois fogem a regra dasoxítonas acentuadas. Palavras como baú, saí, Anhagabaú, etc., são acentuadas não por serem oxítonas, mas pelo i e uformarem sílabas sozinhos (hiato).

Acento diferencialO acento diferencial é utilizado para diferenciar palavras de grafia semelhante. É obrigatório nos seguintes casos,para diferenciar:

• pôde (pret. perf. do ind. de poder) de pode (pres. do ind. de poder);• pôr (verbo) de por (preposição);• têm (terceira pessoa do plural do verbo ter) de tem (terceira pessoa do singular do verbo ter);• derivados do verbo ter têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem

um acento circunflexo "^" mantém/mantêm;• vêm (terceira pessoa do plural do verbo vir) - vem (terceira pessoa do singular do verbo vir);• derivados do verbo vir têm na terceira pessoa do singular um acento agudo "´", já a terceira pessoa do plural tem

um acento circunflexo "^" provém/provêm.

Casos em que o acento diferencial é opcional:

• Acento diferencial do pretérito: chegámos (1ª pessoa do plural no pretérito - indicativo) chegamos (1ª pessoa doplural no presente - indicativo)

• fôrma (substantivo) de forma (substantivo e verbo)

Após a reforma ortográfica, o acento diferencial foi quase totalmente eliminado da escrita, porém, obviamente, apronúncia continua a mesma.[1] http:/ / www. soportugues. com. br/ secoes/ fono/ fono9. php

Bibliografia• KURY, Adriano da Gama. Ortografia, Pontuação e Crase. 2 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1986.