7
África do Sul Ambiente escuro... IMAGEM (Uma Bandeira da África do Sul tomando toda a tela) IMAGEM (Um título: A África do Sul) IMAGEM (O Mapa da África do Sul) Narrador: Com mais de 1.218.000 a África do Sul , oficialmente República da África do Sul , é um país localizado no extremo sul da África , entre os oceanos Atlântico e Índico , possui 9 províncias com 2.798 quilômetros de litoral . É uma democracia parlamentar de minoria branca criada em 1961. Sua População atual VIDEO (População da África do Sul andando nas ruas) é de 53.140.000 habitantes. Quase 1 milhão destas pessoas não nasceu na África do Sul. As estimativas de imigrantes ilegais de outros países africanos variam de 4 a 12 milhões de pessoas. O país é conhecido por sua diversidade de culturas , idiomas e crenças religiosas . Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país. Multiétnico, o país possui as maiores comunidades de europeus , indianos e multiétnicos do continente africano . Embora 70% da população sul-africana seja negra , os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas , um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de 1,25 dólar por dia. VIDEO (Pessoas no campo) apenas 54% da população é urbana vivendo também em grandes centros. É o único país do mundo que possui 3 capitais VIDEO (Cidade do Cabo) Cidade do Cabo a capital Legislativa com 3.740.000 habitantes. VIDEO (Pretória)

África Do Sul

Embed Size (px)

DESCRIPTION

Documentário e teatro

Citation preview

Page 1: África Do Sul

África do SulAmbiente escuro... IMAGEM (Uma Bandeira da África do Sul tomando toda a tela)

IMAGEM (Um título: A África do Sul)

IMAGEM (O Mapa da África do Sul)

Narrador: Com mais de 1.218.000 a África do Sul, oficialmente República da África do Sul, é um país localizado no extremo sul da África, entre os oceanos Atlântico e Índico, possui 9 províncias com 2.798 quilômetros de litoral.

É uma democracia parlamentar de minoria branca criada em 1961.

Sua População atual VIDEO (População da África do Sul andando nas ruas) é de 53.140.000 habitantes. Quase 1 milhão destas pessoas não nasceu na África do Sul. As estimativas de imigrantes ilegais de outros países africanos variam de 4 a 12 milhões de pessoas.

O país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país.

Multiétnico, o país possui as maiores comunidades de europeus, indianos e multiétnicos do continente africano. Embora 70% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos que falam línguas bantas, um dos nove idiomas que têm estatuto oficial. Cerca de um quarto da população do país está desempregada e vive com menos de 1,25 dólar por dia.

VIDEO (Pessoas no campo) apenas 54% da população é urbana vivendo também em grandes centros.

É o único país do mundo que possui 3 capitais VIDEO (Cidade do Cabo)

Cidade do Cabo a capital Legislativa com 3.740.000 habitantes.

VIDEO (Pretória)

Pretória a capital Administrativa possuindo 2.930.000 habitantes e

VIDEO (Bloemfontein)

Bloemfontein (Blomfontáin) a capital Judiciária com 747.000 habitantes atualmente.

Há outras cidades importantes como IMAGEM ( Contendo as cidades e população de Joanesburgo, Durban, Germinston e Porto Elizabeth) Joanesburgo, Durban, Germinston e Porto Elizabeth.

VIDEO (Indústrias e gente mexendo com dinheiro na África do Sul) A África do Sul é o país mais rico e industrializado da África, como exemplo temos: 40% de toda produção industrial do continente e o 118º no ranking mundial de IDH, mas, porém, há grandes diferenças entre os ricos e os pobres. IMAGEM OU VIDEO (Mostrando pessoas e carros de luxo e pessoas pobres)

Page 2: África Do Sul

IMAGEM (A Igreja)

IMAGEM (Desafio missionário)

IMAGEM (Contos de uma experiência Missionária vivida pelo Missionário Rafael Matheus)

CENA 1

Narrador: O missionário Rafael Matheus chega à África do Sul com endereço certo reservado por sua agencia missionária do Brasil a fim de trabalhar por um ano naquele país e ganhar almas para o reino e implantar ali uma igreja...

Rafael Matheus de malas nas mãos é recepcionado por uma família de Africaners...

Rafael Matheus: Bom dia amigos como vão eu sou Rafael Mateus vindo do Brasil para trabalhar como missionário aqui na África.

Larissa: Prazer em conhecê-lo Rafael, nós já estamos cientes sim. Sua agência entrou em contato conosco e nos solicitou sua estada aqui e recebemos de bom grado. Entre fique à vontade, a casa é sua.

Sentam-se numa sala...

Larissa: Estou feliz por estar aqui missionário

Rafael Matheus: Eu também e apreensivo

Larissa: E mais feliz ainda porque o senhor é branco.

(Silêncio e, Rafael Matheus faz cara de: como assim? E solta um sorrisinho sem graça...)

Larissa: Então, como o senhor já deve saber, somos os famosos Africaners ...Congela a imagem

Narrador: Os africânderes ou africâners , originalmente chamados de bôeres, são um grupo étnico da África do Sul, descendentes dos colonos calvinistas, principalmente da Holanda, Alemanha, França, Grã Bretanha e outros países europeus que se estabeleceram na África do Sul nos séculos XVII e XVIII. Seu idioma nativo é o africânder, um idioma germânico cuja origem remonta ao holandês falado no século XVII e que sofreu influências de diversas outras línguas. O africânder é uma das onze línguas oficiais da África do Sul, falada como língua materna não apenas pelos africâners, mas também pela maior parte das pessoas de ascendência mista (européia e africana, às vezes asiática).

Larissa: Dividir o poder de uma nação com negros? Onde isto? E acho também que ter deixado de lado a Apartheid foi uma grande perda pra nós... Congela a imagem

Page 3: África Do Sul

Narrador: A Apartheid foi um regime de segregação racial adotado de 1948 a 1994 pelos sucessivos governos do Partido Nacional na África do Sul, no qual os direitos da grande maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca. Dividia os habitantes em grupos raciais ("negros", "brancos", "de cor", e "indianos"), segregando as áreas residenciais, muitas vezes através de remoções forçadas. A partir de finais da década de 1970, os negros foram privados de sua cidadania. Nessa altura, o governo já havia segregado a saúde, a educação e outros serviços públicos, fornecendo aos negros serviços inferiores aos dos brancos.

Larissa: Mas deixemos esse assunto para outro momento não é? O que o senhor gostaria de fazer agora?

Rafael Matheus: Estou ansioso e gostaria de começar imediatamente a obra de Deus e gostaria que me apresentasse representante de outros povos que habitam esse lugar tão maravilhoso.

Larissa: Então (meio sem graça)...quase todos não é missionário? (Com sorrisinho sem graça no rosto...)

Rafael Matheus: Não! Todos irmã!

Larissa: Missionário, tenho amigos Ingleses que moram aqui por perto e também são cristãos gostaria de conhecê-los?

Rafael Matheus: Sim, podemos ir agora?

Larissa: Nossa, mas o senhor não irá nem descansar um pouco da viagem?

Rafael Matheus: Irmã, eu não vim a esse país para descansar... Pra isso ficaria no meu...( ri)

Larissa: Um momentinho... Vou só pegar minha bolsa.

Rafael Matheus: Ok.

CENA 2

Chegam na residência do Beto...batem à porta...

Beto: Larissa, que bons ventos a trazem? E quem é o amigo.

Larissa: Olá Beto, há tempos em que não nos vemos hein? Esse é Rafael um missionário do Brasil hospedado na casa de meus pais, isto é, nossa casa não é?...(ri)

Beto: Oh! Entrem por favor.

Beto: Então veio em missões?

Page 4: África Do Sul

Rafael Matheus: Sim. Ficarei aqui por mais ou menos 1 ano.Preciso ainda achar um local adequado para não dar trabalho pra nossos irmãos não é? Olha pra Larissa e sorri...

Larissa: Que isso missionário, não é incomodo algum.

Beto: Missionário, minha casa está à sua disposição ok? Mas, mesmo assim falarei com meu patrão, pois ele tem casas para alugar aqui na cidade por preço muito baixo para estrangeiros.Ele já faz isso há bastante tempo principalmente porque aqui no país há muitos Europeus, Judeus e Asiáticos ... Congela a imagem

Narrador: IMAGEM (Europeus e Asiáticos na África do Sul)...

Na África do Sul 10,9% da População é Caucasiana com cerca de 1.400.000 pessoas de fala inglesa, mais de 500.000 portugueses, 70.000 gregos e 40.000 alemães.

Em relação aos Asiáticos, somam-se mais de 1.100.000 pessoas entre Indianos, chineses e curiosamente a maior comunidade de Judeus do Continente Africano, mais de 70.000.

Rafael Matheus: E você irmão, trabalha com que?

Beto: Conhece nossas riquezas naturais? Pois é...Eu trabalho como gerente em um Safári...congela a imagem

Narrador: Biodiversidade...VIDEO (A Fauna da África do Sul e Safáris)

A África do Sul assinou a Convenção sobre Diversidade Biológica em 4 de junho de 1994 e

tornou-se uma parte da convenção em 2 de novembro de 1995. O país está em sexto lugar

entre os dezessete países megadiversos do mundo.Com mais de 20 mil espécies de plantas

diferentes, ou cerca de 10% de todas as espécies vegetais conhecidas na Terra, a África do Sul

é particularmente rica em diversidade de plantas.Sobre a fauna Inúmeros mamíferos são

encontrados na região das savanas, como leões, leopardos, rinocerontes-brancos, gnus-

azuis, cudos, impalas, hienas, hipopótamos e girafas. A maior parte da área de savana localiza-

se no nordeste do país.

Rafael Matheus: Safári? Que legal... Se Deus quiser terei tempo de conhecer...

Beto: Sinta-se convidado. O Senhor gostaria de tomar um café ou comer um Cooksister, um pãozinho típico daqui da África do Sul?

Larissa: Huumm...Cooksisters...(ri)

Rafael Matheus: Não, muito obrigado... Gostaria mesmo, já que estou na África, de conhecer os nativos africanos.

Larissa: O que?Os negros?

Rafael Matheus: Sim, por quê?

Larissa: Eles...

Rafael Matheus: Eles?

Page 5: África Do Sul

Larissa: São, a maldição desse país... Pronto falei...

Rafael Matheus: Irmã, e seu amor cristão onde está?

Larissa: Antes quando era somente nossas igrejas tradicionais, com tradição cristã era um país mais próspero. Hoje? Os negros que antes eram até macumbeiros inventaram de serem cristãos também aff...Tudo mudou, estamos até perdendo membros fiéis pras igrejas deles...Jesus tenha misericórdia de nós...Congela imagem

Narrador: (Imagem de cultos nas igrejas africanas)

De acordo com dados estatísticos, os cristãos representavam 79,7% da população do país, as Igrejas Indígenas Africanas eram as maiores. Muitos povos têm práticas religiosas sincréticas, combinando influências cristãs e indígenas.

A presença ainda do Animismo (Feitiçaria) é forte no país abrangendo 9% da população ou 4.800.000 pessoas.

Há também a presença de Não religiosos 8% da população ou 4.300.000 pessoas.

Entre os Cristãos a Maioria são Protestantes e Independentes. As maiores denominações que podemos citar são:

A Igreja Cristã de Sião com mais de 6 milhões de membros, a Igreja Reformada e Reformada Holandesa, Igreja Anglicana, Igreja Metodista e Igreja Assembléia de Deus que atualmente conta com quase 3 milhões de membros.

Rafael Matheus: Sem mais enrolação eu gostaria que me levasse até os nativos...gostaria de conhecer o seu estilo de vida, comidas etc etc.

Helon: Eu conheço o chefe de uma tribo, posso levá-lo até lá.

Rafael Matheus: Vamos então, sem demora.

Chegam na tribo africana.

IMAGEM (Zulus)...Os zulus ou zulos são povos do sul da África, vivendo em territórios

correspondentes à África do Sul, Lesoto,Suazilândia, Zimbábue e Moçambique. Embora

hoje tenham expansão e poder político restritos, os zulus foram, no passado, uma nação

guerreira que resistiu à invasão imperialista britânica e bôere no século XIX.

A população de zulus na África do Sul foi estimada em 13.250.000 pessoas,

correspondendo a 25% da população total do país. A província sul-africana do KwaZulu-

Natal é considerada a sua pátria original.

A língua dos zulus é denominada isiZulu, e, em sua língua, os zulus são

chamados amaZulu.2

IMAGEM (Xhosa)... Os Xhosa ou Cosa são um grupo étnico sul-africano que falam a língua xhosa (ou IsiXhosa), que é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul.

Page 6: África Do Sul

Aproximadamente 7,9 milhões de pessoas falam essa língua (cerca dos 18% de sul-africanos), principalmente nas províncias do Cabo e sul do KwaZulu-Natal