Ândrocles e o Leão

Embed Size (px)

Citation preview

  • 8/18/2019 Ândrocles e o Leão

    1/2

    ÂNDROCLES E O LEÃO

    CASSANDRA LINDELL

    BASEADA EM UMA HISTÓRIA REAL REGISTRADA EM NOCTES ATTICA,

    VOL XV, DE AUTUS GELLIUS

    CONTOS E LENDAS 

    Com o coração acelerado e as pernas doendo, ele chegou à foresta; Ândrocles sabiaque não existia nenhum outro lugar seguro. Ele poderia sobreviver ali encontrarra!"es e #rutos, livrar$se de animais #ero"es. Ândrocles tinha poucas opç%es se #ossepreso, seria executado como escravo #ugitivo. 

    Ele imaginava como seria a ang&stia de viver se #osse descoberto. Cada pinha queca!a mansamente na relva verde e macia sob seus p's era o su(ciente parasobressalt)$lo. *ua cabeça movimentava$se de um lado a outro para que os olhosarregalados pudessem enxergar os soldados. 

    Ele necessitava de um abrigo. + chuva pairava no ar, e em breve anoiteceria. +trav'sdas )rvores, ele avistou uma abertura nas rochas. maginando que pudesse dormir aliapenas por uma noite, Ândrocles rumou naquela direção. 

    -e repente, ele parou. -eitado à direita da abertura, havia um leão. ovido peloinstinto, Ândrocles correu, orando para que o animal estivesse de est/mago cheio. 

    +o perceber que não estava sendo perseguido, ele diminuiu o ritmo dos passos eparou. 0uando olhou para tr)s, ele viu que o leão não sa!ra em sua perseguição. 1&nico movimento do animal #oi girar a cabeça para olhar para o homem com ar detriste"a , assim Ândrocles pensou. 

    2entamente, ele começou a retornar ao local. 1 leão estava machucado. Ândrodesdirigiu$se a ele carinhosamente, acariciando$lhe a 3uba e as costas à procura do#erimento. 4inalmente, o encontrou um corte pro#undo na perna traseira do leão,que estava sangrando por algum tempo sem nenhum sinal de que o sangueestancaria, 1 homem rasgou um pedaço de sua t&nica e limpou a #erida, 1 leãoestremeceu e deu um gemido. 4inalmente, adormeceu. 5aquele instante, a chuvacomeçou a cair. Ândrocles entrou na caverna e caiu no sono imediatamente. + longacorrida para #ugir da cidade o deixara exausto. inutos depois, ele despertou, no exatomomento em que o leão entrou na caverna e aproximou$se dele, arrastando a perna edesabando no chão com a respiração o#egante. 

    + caverna era grande, e o homem e o animal moraram 3untos ali, durante v)riassemanas. Ândrocles encontrou uma #onte de )gua #resca nas proximidades. 1s doiscaçavam e a3untavam o alimento de que cada um necessitava. 

    6m dia, enquanto pegava )gua na #onte, Ândrocles sentiu um ob3eto a(adopressionando o seu pescoço. 

    5ão se mexa uma vo" impiedosa ordenou. Existe uma boa recompensa pelavida de um escravo #ugitivo, voc7 sabe. 2evante$se bem devagar. 

    http://br.groups.yahoo.com/group/Aba_Pai/http://br.groups.yahoo.com/group/Aba_Pai/

  • 8/18/2019 Ândrocles e o Leão

    2/2

    4orçado a voltar para a cidade, Ândrocles pensou em seu amigo leão, sabendo quenunca mais o veria. Ele #oi condu"ido à presença do imperador para ser 3ulgado erecebeu a sentença de morte. 1s soldados o levaram a uma cela de pedra constru!dadebaixo da arena, onde deveria permanecer at' o dia da execução. 

    4inalmente, ele #oi levado à arena. 1 povo lançou$lhe todo o seu 8dio e começou aaplaudir com entusiasmo quando #oi solto um leão que não havia recebido alimentopor v)rios dias. 1s soldados o cutucavam e o instigavam, para provocar a ira do

    animal, que rugiu ao ver o homem e correu em direção à sua presa. Ândrocles sabiaque não teria nenhuma chance. esmo assim, ele retesou os m&sculos para lutar,pronto para ser #erido. Como a situação #oi di#erente quando ele cuidou de um leãomachucado, em ve" de cutuc)$lo e instig)$lo9 Ândrocles #echou os olhos, à espera desentir o peso do animal sobre seu corpo e receber o primeiro golpe mortal. 

    Em ve" de dor lancinante, ele sentiu a l!ngua do leão lambendo$lhe o rosto, nomomento em que o animal o atirou no chão. Ândrocles abriu os olhos estava #rentea #rente com seu amigo da foresta. 

    esmo ap8s dias de #ome e tortura, em ve" de investir para mat)$lo, o leão começou

    a balançar a cauda como se #osse um cão amigo. 

    1 povo mergulhou em sil7ncio, 1 imperador estava at/nito. andou chamarÂndrocles, e o homem contou a sua hist8ria. 

    Ândrocles e seu amigo leão estão livres declarou o imperador. 

    6ma ami"ade e uma gratidão tão surpreendentes entre inimigos #errenhos devemser grandemente recompensadas.