38
1 APOSTILA DE AUTOCAD 2006 1 MODOS DE ACIONAMENTOS DOS COMANDOS: a) Via barras de ferramentas b) Via linha de comando, situada na parte inferior da tela (COMMAND). Esta é a forma mais antiga de entrada de comandos no CAD e foi mantida devido aos inúmeros antigos usuários do programa. Muitos comandos podem ser acionados através de uma única letra, o que facilita em muito o trabalho. 2 COMANDOS PRINCIPAIS Tabela 2.1 – Comandos principais. COMANDO O QUE FAZ: COMO USAR: OPEN Abre um desenho existente QSAVE Salva o desenho NEW Cria um novo arquivo de desenho QUIT Sai do AUTO-CAD REDRAW Reexibe o desenho, limpando os traços de rascunho UNDO Desfaz a última operação LIMITS Define as delimitações do desenho UCSicon On/off: Liga/desliga a “cruzinha” no canto No menu View/Display Ícones de Atalho Dynamic Input Menu de Barras Contador de Coordenadas Espaços de Modelação e Impressão Linha de Comandos Área Gráfica Tool Pallet Ícone UCS Cursor de Tela

Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

Embed Size (px)

DESCRIPTION

AutoCad

Citation preview

Page 1: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

1  

APOSTILA DE AUTOCAD 2006

 

1 MODOS DE ACIONAMENTOS DOS COMANDOS:

a) Via barras de ferramentas b) Via linha de comando, situada na parte inferior da tela (COMMAND). Esta é a forma mais antiga de entrada de comandos no CAD e foi mantida devido aos inúmeros antigos usuários do programa. Muitos comandos podem ser acionados através de uma única letra, o que facilita em muito o trabalho.

2 COMANDOS PRINCIPAIS

Tabela 2.1 – Comandos principais. COMANDO O QUE FAZ: COMO USAR: OPEN Abre um desenho existente QSAVE Salva o desenho NEW Cria um novo arquivo de desenho QUIT Sai do AUTO-CAD REDRAW Reexibe o desenho, limpando os traços de rascunho UNDO Desfaz a última operação LIMITS Define as delimitações do desenho UCSicon On/off: Liga/desliga a “cruzinha” no canto No menu View/Display

Ícones de Atalho 

Dynamic Input

Menu de Barras

Contador de  Coordenadas

Espaços de Modelação e Impressão

Linha de Comandos

Área Gráfica

Tool Pallet

Ícone UCS 

Cursor de Tela

Page 2: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

2  

esquerdo da tela. Origin: fixa/não fixa a “cruzinha” no canto esquerdo da tela.

UNITS Especifica as unidades No menu Format GRID Divide o papel com pontos espaçados igualmente SNAP Faz o cursor se mover em passos de comprimentos

determinados.

3 COMANDOS PARA DESENHOS 2D

3.1 Sistemas de coordenadas 2D e os comandos de desenho a) Cartesianas absolutas (em relação à origem 0,0): Especificar os valores das coordenadas para “x”e “y” separando-as com vírgulas. Ex: ±x, ±y b) Cartesianas relativas: A partir de um ponto já definido, para obter o próximo ponto, digita-se o caractere “@” antes do valor do eixo “x”. Em seguida, digita-se os valores da coordenadas “x”,”y”, separando-se com virgulas. Ex: @±x, ±y c) Polares absolutas: A coordenada polar absoluta necessita do comprimento L (distância) e do ângulo medido entre o eixo “x” e a linha na qual pretende realizar, separados por “<”. No caso de coordenada absoluta, a referência será a origem (0,0). Ex: 50<90 (±distância<±ângulo) d) Polares relativas: A partir de um ponto já definido, para obter o próximo ponto digita-se o caractere “@” antes do comprimento L (distância, seguido de “<” e do ângulo entre o eixo “x” e a linha na qual pretende realizar. Então: @30<90 (@±distância<±ângulo)

Tabela 3.1 – Comandos para desenho 2D.

COMANDO O QUE FAZ:

COMO USAR:

LINE Desenha linhas desde que se defina um ponto inicial e um ponto final

Através de coordenadas cartesianas ou polares, ambas podendo ser absoluta, em relação á origem (0,0), ou relativas. Exemplos: - ponto inicial 0,50 e ponto final 50,0 ou ponto inicial 0,50 e ponto final 50<0 (absoluta) - ponto inicial 0,50 e ponto final @50,-50 ou ponto inicial 0,50 e ponto final @70.7106<-45 (relativa)

PLINE Criar polilinhas As polilinhas podem seguir com espessuras diferentes (width)

CIRCLE Desenha um círculo Combinações de construção: (centro e rairo; 2 ou 3 pontos; tan,tan e raio; tan, tan tan)

RECTANGLE POLYGON Formar polígonos

regulares de qualquer no de lados.

Page 3: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

3  

ELLIPSE Constrói elipse Seleciona o 1o e 2o ponto do 1o eixo e depois o valor do comprimento do 2o eixo. Ou centro e eixos.

ELLIPSE (ARC)

Constrói arcos elípticos

SPLINE Constrói POLYLINES com cantos arredondados

Conjunto de curva(s) concordante(s) definida(s) por uma seqüência de pontos, editadas pela tangente das curvas componentes ou pelos pontos externos.

ARC Formar arcos Várias combinações (3 pontos; combinações com início, centro e comprimento ou ângulo ou direção)

POINT Gerar pontos DONUT Cria anéis AREA Encontra a área e o

perímetro de uma seqüência fechada de pontos ou de um objeto selecionado

Teclado: aa ou no menu Tools/Inquiry

DISTANCE Encontra a distância entre dois pontos.

Teclado: di ou no menu Tools/Inquiry

LIST Fornece uma lista de todas as propriedades do objeto selecionado.

Teclado: li ou no menu Tools/Inquiry

3.2 Exercício a) Fazer um círculo de raio 10, um retângulo 30x10, um polígono regular de 6 lados de 10mm e um arco de raio 30 e ângulo 120º. b) Fazer os desenhos abaixo utilizando coordenadas cartesianas e polares, na forma absoluta e relativa.

  

Figura 3.1 – Uso de coordenadas cartesianas

(10,20) (100,20)

(60,100)

(40,60)(10,60)

(40,40)

ORIGEM (0,0)

20

100

Page 4: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

4  

Figura 3.2 - Uso de coordenadas polares

Exercício: Criar polilinhas com espessuras diferentes

20

ORIGEM (0,0)

(10,20)

10

@50<4550 = distância<45 = ângulo

@60<0

Page 5: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

5  

3.3 Dando um “Zoom” no desenho (comando Zoom)

Comandos de aproximação e distanciamento de visão, o chamado Zoom. Existem vários tipos de zoom, são eles: - Zoom IN - Dá-se zoom de modo a entrar no desenho.O Zoom In dobra a visão do desenho na área gráfica. - Zoom OUT - Dá um zoom de modo a sair do desenho. O zoom out dobra a visão de distanciamento do desenho na área gráfica. - Zoom Window – Dá um zoom abrindo uma janela e o que esta dentro dela será ampliado. Com o botão de seleção clicamos o primeiro ponto, arrastamos o mouse e posteriormente um segundo ponto, que forma a outra aresta da janela. - Zoom All – Dá-se um zoom em todo o desenho, contando que todo ele esteja dentro do Drawig Limits, senão ele só visualizará o drawing limits ativo. - Zoom Previous - Retorna ao ultimo zoom que foi realizado no desenho. O autocad grava até os últimos 10 zooms que foram dados. - Zoom Scale – Dá um zoom escalado. No Zoom Escale digita-se uma escala no formato x/y, que pode ampliar ou reduzir a visão do desenho. Por exemplo: se a escala for 1/2, reduz-se a visão por 2, e se for 2/1 amplia-se a visão 2 vezes. - Zoom Dynamic - Parecido como zoom window, o zoom Dynamic abre uma janela, que tem as dimensões x e y iguais à área de trabalho, ou seja, você pode ampliar ou reduzir com o zoom dynamic, e o que você selecionar vai aparecer exatamente na área de trabalho. Enquanto que no zoom window, isto já não acontece. - Zoom Center - O zoom center pede um ponto central, que será o ponto central da tela após o zoom. Logo após clicar na área gráfica o ponto central, este zoom nos pede uma magnificacão, que na verdade é uma escala em forma de um único numero. Se digitarmos um número superior ao mostrado no prompt de comando, o zoom diminui. Se digitarmos um número inferior ao mostrado no mostrado no prompt de comando o zoom aumenta. - Zoom Extents – Dá um zoom em todo desenho independente do drawing limits. - Zoom Realtime – No formato realtime, dá-se um zoom de modo a entrar no desenho em tempo real. Após ativar o comando zoom, clica e segura o botão de seleção do mouse, movendo o cursor de tela para cima e para baixo. Para desativar o zoom realtime, damos um “enter” no teclado ou no esc.

Page 6: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

6  

- Zoom Object – Este tipo de zoom nos pede uma ou mais entidades a serem selecionadas e encaixa estes objetos na tela. 3.4 Object Snap

São comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja. Para ativar acione comando OSNAP. - EndPoint - Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline , Line, Rectangle, Polygon, etc). - MidPoint - Seleciona o ponto médio de uma linha. - Intersection - Seleciona o ponto de intersecção entre duas entidades. - Apparent Intersection - Seleciona uma intersecção aparente: não existente entre duas entidades. - Center - Seleciona o centro de uma circunferência ou de um arco. - Quadrant - Seleciona o ponto de quadrante de uma circunferência ou de um arco. - Perpendicular - Seleciona o ponto perpendicular de uma entidade em relação à outra. Normalmente usa-se para esticar ou construir linhas perpendiculares a outras existentes. - Tangent – Utilizado para construir entidades tangentes à outra já existente, podendo ser feito entre linhas e círculos, linhas e arcos, círculos e círculos e arcos e arcos. - Node - Seleciona como referencia um ponto construído com o comando POINT. - Nearest - Seleciona um ponto qualquer em qualquer entidade, dependendo da posição do clique de seleção sobre ela. - Extension – Seleciona um ponto a partir de uma extensão de um Endpoint, podendo até digitar um valor. - Parallel – Constrói entidades paralelas a outras já existentes. Passa cursor em cima da linha de referencia paralela e depois move o cursor para um ponto próximo a uma reta paralela que será indicado o ponto de paralelismo. - From – Especifica um primeiro ponto de virtual que servirá de base para outro comando.

Page 7: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

7  

3.5 Teclas de Função - GRID (F7) : Mostra uma grade sobre o desenho para ajudá-lo no layout permitindo ver os limites do desenho. O Grid não será impresso. - ORTHO (F8): Permite mover o curso no modo ortogonal (eixo x e y) - SNAP (F9): Força o cursor a pular uma distância especificada. - POLAR (F10): Mostra coordenadas relativas. - DYN : (Dynamic Input) Especifica ângulo, comprimento na construção do desenho. 3.6 Outros comandos de desenho 2D

Tabela 3.2 – Comandos para desenho 2D (continuação). COMANDO O QUE FAZ:

COMO USAR:

MIRROR duplica o objeto selecionado executando um espelhamento do mesmo utilizando eixos de simetria situados em qualquer posição no espaço,.

ALIGN move e rotaciona simultaneamente o objeto

Page 8: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

8  

selecionado de tal forma a posicioná-lo alinhado a um segundo objeto ou a pontos pré-determinados.

TRIM Faz o acabamento de objetos que se interceptam

Deve-se selecionar os objetos que se interceptam e a seguir começar a cortar as arestas em excesso

EXTEND prolonga objetos até encontrar outro objeto definido como delimitador

ERASE Apaga objetos selecionados

Selecionar o objeto a ser apagado e clicar em enter (ou clicar no botão da direita do mouse)

COPY Copia objetos

Selecionar o objeto a ser copiado. Indicar u ponto de apoio do objeto e finalmente clicar onde deve se localizar a cópia.

MOVE Move objetos

Selecionar o objeto a ser movimentado, indicar um ponto de apoio (um clique no mouse no botão da esquerda) e indicar onde deve ficar o objeto movimentado.

OFFSET Cria novos objetos a uma distância especificada de um objeto já existente

Indicar a distância do novo objeto, selecionar sobre o objeto a ser duplicado e indicar o lado para onde deva ficar o mesmo.

ROTATE Rotaciona objetos ao redor de um ponto

Selecionar o objeto a ser rotacionado. Indicar um ponto de apoio e finalizar a rotação, indicando um ângulo de giro.

FILLET Modifica as extremidades de objetos de modo a torná-las arrendondadas (desenhos 2D e 3D)

Selecionar as extremidades de duas retas que se cruzam. Digitar R, e indicar o RAIO <enter>. Repetir o acionamento do comando fillet e arredondar as extremidades.

LAYER Cria camadas sobrepostas no desenho com propriedades diferenciadas

Na caixa de diálogo, indique se deseja uma nova camada, qual seu nome e suas propriedades; Pode ficar invisível (luz), bloqueado para alteração (cadeado).

CHAMFER Fazer chanfros ou arestas em desenhos (desenhos 2D e 3D)

(Distâncias x e y) ou (distância e ângulo). EXPLODE Dividir o desenho em

segmentos independentes

COMANDOS DE PRECISÃO

permitem selecionar extremidade ou a metade de uma linha, centro ou quadrante de círculos, etc

Aperte Shift+botão direito do mouse ao mesmo tempo. Na caixa de diálogo, escolha o comando de precisão desejado. ENDPOINT (END), INSERT (INS), INTERSECTION (INT), MIDPOINT (MID), CENTER (CEN), NEAREST (NEA), NODE (NOD), QUADRANT (QUA), PERPENDICULAR (PER), TANGENT (TAN)

DIMENSION Colocar cotas dos desenhos Linear, Angular, Radius, Diameter, Arc, Aligned, Jogged. Para mudar configuração vai em Format/Dimension Style/Modify

REGION Formar uma região de objetos bidimensionais.

Obs: Se explodir (comando Explore) torna a região em elementos independentes (linhas, arcos, etc)

SUBTRACT remove de um primeiro objeto, as partes comuns entre esse objeto e os demais objetos selecionados. O objeto gerado

Necessário formar uma região para usar este comando

θ

Page 9: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

9  

é um novo sólido.

UNION transforma dois ou mais objetos em uma única peça.

Necessário formar uma região para usar este comando

INTERSECT gera um sólido a partir do volume comum a dois ou mais objetos.

Necessário formar uma região para usar este comando

ARRAY copia um elemento n vezes, distribuindo-o em linhas, colunas e níveis (array retangular) ou em torno de um eixo (array polar).

PEDIT Converter em polilinhas Ex: pedit, seleciona um segmento, coloca Y para tornar o segmento único, digita join, seleciona outros segmentos, depois enter e enter novamente.

HATCH permite preencher uma área fechada com um padrão de hachura calculando o limite de uma região ou polilinha a partir dos objetos que compõem uma área fechada.

BREAK Apaga parte de uma entidade F – Determina o primeiro ponto @ - referência ao primeiro ponto (ex: @20<30, @20,30)

STRETCH Alongar, encurtar, mover e entortar entidades.

Deforma entidades movendo parcelas selecionadas e deixando as partes não selecionadas intactas. Selecionar o objeto com a seleção window-crossing.

SCALE Modifica o tamanho dos objetos

Com um fator de escala ou via 2 pontos clicando com o mouse.

LINEWEIGHT Para deixar as linhas mais grossas.

LINETYPE Modificar o estilo de linha: tracejada, pontilhada, etc.

TEXT Colocar texto no desenho 3.7 Exemplo: Comando MIRROR

Ao acionarmos o comando, seleciona-se a(s) entidade(s) e depois criar uma linha de espelho, que na verdade é a linha onde vamos espelhar a(s) entidade(s). Normalmente trabalha-se com o ortho ligado. Fazendo o espelho, vamos escolher se preservamos a entidade espelhada ou se vamos apagá-la. Ver figura abaixo:

Exercício: desenhar ¼ do desenho e usar o comando Mirror.

Page 10: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

10  

3.8 Exemplo: Comando ALIGN

Alinhar a diagonal inferior esquerda do retângulo com extremidade esquerda da linha e ao mesmo tempo alinhar a diagonal superior direita do retângulo com a linha perpendicularmente. Acionando o comando ALIGN, primeiro ele nos pede um primeiro ponto que queremos mover, que é a diagonal inferior esquerda, logo após o ponto para onde vamos movê-la, que é a extremidade esquerda da linha, aparecerá então uma linha que mostra o sentido de alinhamento do ponto. Agora o comando nos pede um outro ponto que será a diagonal superior direita e vamos colocá-la perpendicularmente à linha. Após tudo isso, clique no mouse duas vezes e note o resultado preciso (ver figura abaixo). 3.9 Exemplo: Comando EXTEND

Estende linhas em direção a qualquer outra entidade. Ao acionarmos este comando, selecionaremos a entidade “parede”, ou seja, é a entidade até onde outras posteriormente selecionadas serão estendidas. Após selecionarmos a entidade parede clicaremos nas outras entidades que vamos estender, se esta intersectar a primeira entidade. Veja a figura abaixo para ter uma idéia: se a entidade parede é o círculo e estendermos a linha, com um clique, ela estenderá até a primeira interseção com o círculo, mas dermos mais um clique, ela estenderá até a segunda interseção com o círculo. Se ao acionarmos o comando EXTEND e não selecionarmos a entidade parede, a outra entidade a ser estendida, vai se estender até a intersecção mais próxima, se esta estiver dentro do display atual (área gráfica visível).

Page 11: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

11  

3.10 Exemplo: Comando TRIM

O comando TRIM consiste em cortar (apagar) uma ou mais partes de um objeto em

relação a uma ou mais facas cortantes (entidades selecionadas para cortar) quando estas estão se cruzando. Quando acionamos o comando TRIM ele nos pede para selecionar facas cortantes. No exemplo abaixo a faca cortante foi o quadrado direito. Após selecionarmos o quadrado direito, o comando nos pede o que será cortado ou apagado. Ao clicar na parte interna do quadrado esquerdo, foi cortada a parte dele que estava entre a faca cortante e esta foi apagada. Se clicássemos na parte externa do retângulo esquerdo, esta seria apagada. Se ao acionarmos o comando não selecionarmos nenhuma faca cortante, e darmos Enter com o botão direito, será apagada toda entidade que estiver dentro de qualquer intersecção mais próxima.

3.11 Exemplo: Comando OFFSET

Faz cópias paralelas de linhas polilinhas, arcos, círculos e retângulos definidos a partir de uma dada distância.

Exemplo: Faça o offset da figura de da polilinha abaixo de 15 mm.

3.12 Exemplo: Comando ARRAY

O comando Array cria múltiplas cópias de uma ou mais entidades. Ao ativarmos o

comando veremos a seguinte janela de diálogos:

Page 12: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

12  

** Rectangular Array - Cria múltiplas cópias em fileiras: linha e colunas

** Polar Array - Cria múltiplas cópias de maneira circular

3.13 Exemplo: Comando HATCH (Altura 60 x largura48 mm)

3 ROWS 9 COLUMS

Page 13: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

13  

3.14 Exemplo: Dimensionamento (cotas):

• DimLinear (Dimension>Linear): Executa um dimensionamento linear, podendo ser horizontal ou vertical. • DimRotate (Dimension>Aligned): Permite fazer um dimensionamento rotacionado. • DimOrdinate (Dimension>Ordinate): Fornece os valores de X ou de Y em relação ao ponto cotado. • DimRadius (Dimension>Radius): Dimensiona o raio de arcos e círculos. 30 • DimDiameter (Dimension>Diameter): Dimensiona o diâmetro de arcos e círculos. • DimAngular (Dimension>Angular): Dimensiona ângulos. • DimQuick: Faz vários DimLinear de uma vez. • DimBaseline (Dimension>Baseline): Faz as medidas a partir de um ponto de base, mais utilizado nos desenhos mecânicos. • DimContinue (Dimension>Continue): Permite continuar os dimensionamentos Dimlinear, DimAligned, etc. • DimLeader (Dimension>Leader): Coloca linha com texto explicativo, utilizando multitext. • Tolerance (Dimension>Tolerance): Cria anotações de tolerância. • DimCenter (Dimension>Center Mask): Marca o centro de arcos e círculos com uma cruz. • DimEdit: Altera características do texto da cota. • DimUpdate (Dimension>Update): Força a cota selecionada a mudar de estilo para o corrente. • DimStile (Dimension>Stile): Abre um quadro de configuração de dimensionamento. Neste quadro deverão ser ajustadas para um perfeito dimensionamento.

3.15 Exemplo

Desenhar a peça a seguir as 3 vistas ortogonais da peça em vista isométrica abaixo:

Page 14: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

14  

Passos para as vistas da peça: 1- Limite a área de trabalho: Digite LIMITS e para o canto inferior esquerdo: digite 0,0 e para o canto superior direito digite 250,150. 2- Amplie a faixa de visão da área de trabalho: Digite ZOOM e escolha a opção ALL – digitando ALL. 3- Inicie a construção do desenho pela planta na coordenada 10,10 conforme e observe que cada quadradinho tem dimensões de 10 por 10 mm. 4- Vista Superior: Digite LINE e aperte enter. Digite a posição do ponto inicial (from point) para 10,10. Digite @40<0 e aperte enter; digite @40<90 e aperte enter ; digite @40 <180 e aperte enter ; digite @40<-90 e aperte enter. 5- Vista Frontal: Digite LINE e aperte enter, digite 10,70 e aperte enter, digite @40<0 e enter; digite @40<90 e enter, até @40<180, até @40<-90 6- Vista Lateral: Digite LINE, from point 70,70, até @40<0, até @40<90, até @40<180, até @40<-90 7- Arco da vista frontal: Acione CIRCLE. A linha de comando aguarda a indicação do centro da circunferência (CENTER POINT). Indique através do cursor e do comando de precisão MIDPOINT (Para tanto aperte no botão direito e em SHIFT no teclado ao mesmo tempo). Aparecerá na tela o menu flutuante onde você deve escolher que o centro deve ser na metade da linha (MIDPOINT) e agora que você digita o raio da circunferência que é 15. Acione TRIM. Selecione a figura que se deseja modificar indicando através do mouse. Dê ENTER e após isto, clique sobre a parte inferior da circunferência e na linha que a divide. 8- Representar a quebra na peça dada: Acione OFFSET, digite a distância da linha a ser duplicada, no nosso caso digite 30 para construir uma linha paralela na elevação lateral, 20 na planta para construir a linha horizontal, 10 na elevação frontal para construir a linha horizontal e 20 para construir a linha vertical. Selecione a linha a ser duplicada e clique com o botão esquerdo do lado de dentro do contorno. Pode-se aproveitar também o semi-círculo para construir linhas conforme figura abaixo:

Page 15: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

15  

Apague as aparas na elevação lateral através do comando TRIM e do comando ERASE, resultando em:

As duas linhas verticais internas da planta e a linha horizontal interna da elevação lateral devem ser tracejadas. Para construí-las temos que criar este tipo de linha através do comando LAYER. Acione LAYER, e clicando em NEW crie uma layer (camada) com o nome: TRACEJADA. Clique na mesma linha em LINETYPE e escolha a opção LOAD (carregar) para obter a configuração da linha tracejada (ACAD_4W100 por exemplo).

Agora acione o comando MODIFY PROPERTIES através do menu superior (modifica as propriedades) e selecione as linhas que devem ser tracejadas no desenho. Escolha a opção LAYER e escolha a camada TRACEJADA.

Page 16: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

16  

Nota-se ainda a falta das cotas. Isto pode ser feito através do comando DIMENSION. Mas antes é importante configurar o estilo de dimensionamento. Isto pode ser feito no menu superior. Escolha FORMAT – DIMENSION STYLE – MODIFY:

3.16 Exemplo:

Desenhar passo-a-passo uma planta baixa para fixação do conhecimento obtido.

QUARTO

SALA

40032

0135 320

325

902 2

0

COZINHA

BANHO A.SERV.

690

15

435 285 135

15

100 200

10

90

Page 17: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

17  

Passos de comandos para construção do desenho:

1 - LIMITS – tamanho do papel 1500 x 1500

2 - LINE para paredes externas– origem 500,500. Demais pontos: 1415,500 ; 1415,1190 ; 500,1190 e 500,500. Ou ainda, da origem 500,500 digitar:@915<0 e @690<90 e @915<180 e @690<-90. 3 -OFFSET – duplica as linhas externas de uma distância de 15 mm para dentro com offset e fazer as divisões internas da casa

4 - TRIM – Cortar as linhas em excesso. Selecionar TRIM, marque todo o desenho, aperte ENTER e comece a cortar as linhas que devem desaparecer com o botão esquerdo do mouse. 5 - ERASE – Apagar os restos do desenho

6 -CIRCLE – Traçar um círculo a partir da porta. Inicialmente, marcar a portas a 10 mm das paredes com o comando OFFSET ( Portas externas = 90 mm, de banheiros = 70 mm e as outras de 80 mm). O raio do círculo que é igual à largura da porta (90 mm). O resultado é visualizado a seguir.

Page 18: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

18  

Pode-se fazer as aparas necessárias e obter o desenho a seguir – É conveniente utilizar o comando ZOOM para visualizar mais proximamente os detalhes do desenho – Note que usamos também o offset para representar a espessura da porta = 3mm.

7- LAYERS – Constrói camadas sobrepostas ao desenho para representar portas, janelas, cotas e texto. Cada uma destas entidades podem ter propriedades próprias como cor, tipo de linha etc. Acione o comando LAYER e espere a abertura do menu flutuante.

Escolha a opção NEW e indique o nome da nova camada – exemplo JANELAS (enter ao final) – clique sobre o último dos quadrados coloridos para escolher a cor da linha. Para acionar este tipo de camada aperte em CURRENT.

Page 19: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

19  

8 - DIMENSION – LINEAR – Para colocar as cotas no desenho. 9- MULTILINE TEXT ( ou MT) - Marque a área necessária para o texto de depois digite as informações conforme segue: (note que se pode variar de uma layer para outra através da tela de menu flutuante disponível) 10 – MOVE – Movimentar o texto, centralizando-o no ambiente:

Os comandos COPY e ROTATE podem ser utilizados para não termos que desenhar a

porta várias vezes no desenho. Outra forma de se economizar tempo é criar uma biblioteca de peças mais usadas. 3.17 Exercício:

Page 20: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

20  

3.18 Exercício:

Desenhar o ventilador abaixo usando os comandos: Circle, line, array, trim e extend.

Page 21: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

21  

3.19 Exercício: Desenhar a figura abaixo usando os comandos já vistos nas aulas.

3.20 Exercício: (há tutorial)

Page 22: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

22  

4 TRABALHANDO NO ESPAÇO TRIDIMENSIONAL

4.1 Sistemas de coordenadas 3D

O AutoCAD trabalha com dois sistemas de coordenadas: • O Sistema de Coordenadas Global - WCS (World Coordinate System) que se

caracteriza por ser uma sistema de coordenadas cartesianas cuja origem 0,0,0 é fixa e não pode ser alterada.

• O Sistemas de Coordenadas do Usuário – UCS (User Coordinate System) que é definido pela mudança de localização do ponto de origem 0,0,0 e da orientação do plano “XY” e do eixo “Z”, dentro do WCS do AutoCAD. Para mudar o sistema de coordenadas utiliza-se o comando UCS. Através deste

comando, é possível mudar as especificações do UCS corrente, criar um novo UCS ou chamar um UCS que já fora criado. (AutoCAD 2006: New, Move, Prev, Save, Del, Restore, rthgraphic, Entity)

Praticando: Movendo o UCS para o ponto 10,10,0 refazer a Figura 3.1 e a Figura 3.2 (pag 3 e 4) utilizando coordenadas cartesianas e polares. (digitar UCS depois Move)

A representação tridimensional trabalha-se com as coordenadas “X”,”Y” e “Z” e o

AutoCAD fornece métodos para entrada dessas coordenadas descritos a seguir: a) Cartesianas absolutas (em relação à origem 0,0,0): Especificar os valores das coordenadas para “x”, “y” e “z”, separando-as com vírgulas. Ex: x,y,z b) Cartesianas relativas: A partir de um ponto já definido, para obter o próximo ponto, digita-se o caractere “@” antes do valor do eixo “x”. Em seguida, digita-se os valores da coordenadas “x”,”y”, “z”, separando-se com virgulas. Ex: @x,y,z c) Cilíndricas absolutas: Deve-se primeiro especificar a coordenada da distância no plano XY a partir da origem, em seguida o sina “<”, após a coordenada relativa ao ângulo no plano “x-y”, a partir do eixo “x”, e, finalmente, separada por uma vírgula, a terceira coordenada relativa ao valor de “z”. Ex 4<30,3 (dxy<θ,z)

d) Cilíndricas relativas: Partindo-se de um ponto já definido, pode-se obter o próximo ponto, digitando-se o caractere “@” antes do valor da primeira coordenada. A especificação das outras coordenadas permanece igual. Ex: @6<30,2

Page 23: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

23  

e) Esféricas absolutas: Um determinado ponto é descrito pela distância a partir da origem, por um ângulo no plano “x-y” a partir do eixo “x” e pelo ângulo α entre o plano “x-y” e a reta d. (α = inclinação da reta d) Estas variáveis devem ser separadas pelo sinal “<”. Ex: 5<45<45 (d<θ<α)

f) Esféricas relativas: Partindo-se de um ponto já definido, pode-se obter o próximo ponto, digitando-se o caractere “@” antes do valor da primeira coordenada. A especificação das outras coordenadas permanece igual. Ex: @7<75<30

Praticando: Utilizando o comando view escolher opção SW ISOMETRIC e fazer um cubo de lado 50 mm utilizando cada uma das coordenadas mostradas acima. (No menu View ir em 3D View). (obs: há a tendência do eixo de condenada mudar para o padrão (WCS) quando há mudança de visão da peça). Desenhar também a peça da figura a seguir com qualquer sistema de coordenada 3D. (Colocar as cotas)

Page 24: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

24  

4.2 Modelagem WIREFRAME

A modelagem wireframe, isto é, modelagem em estrutura de arame, é a técnica mais elementar de modelagem, pois representa, simplificadamente, apenas através de primitivas geométricas (linhas arcos, etc), o esqueleto de um objeto ou de uma peça. A descrição fica restrita aos contornos do objeto. A grande vantagem destes modelos fica por conta da facilidade de geração, que é obtida sobre formas bidimensionais acrescentando-se a coordenada “Z” a partir de cada um de seus vértices ou contornos aparente. Em contrapartida são modelos confusos, pois representam todas as arestas de construção, podendo levar o usuário a uma interpretação ambígua do objeto representado. Exemplo: Construção de um cubo, com o comando line, com arestas arredondadas, seguindo os seguintes passos:

1- Desenhar um quadrado no WCS de lado 5 para uma tela com LIMITS estabelecido em 12,9 unidades e posicionar a base no espaço o usando comando 3D VIEW e SW ISOMETRIC.

2 - Ativar um UCS paralelo à base do cubo digitando UCS, depois ENTITY e clicar no vértice do quadrado. Salvar o UCS digitando UCS depois “S” e depois o nome do UCS “base”.

3 - Desenhar face perpendicular à base definindo novo UCS,perpendicular à anterior. Digitar UCS,depois “X” depois “90” (girou o UCS em 90 em relação ao eixo X). Desenhar a face perpendicular.

4- Desenhar a face oposta definindo outro UCS. Digitar UCS, depois “O” (New origin point) e clicar na interseção do vértice esquerdo da base. Desenhar a fase nesse UCS.

5- Desenhar as demais faces girando a UCS: Digitar UCS, depois “Y” depois “-90” e desenhar a face. Digitar UCS, depois “O” e clicar no vértice superior da base. Desenhar a última face.

6 – Fazendo arredondamento nos vértices do cubo. Digitar FILLET, depois “R”,depois 1 e clicar nos lados dos vértices que deseja arredondar. Fazer isto para todas as faces.

7 – Desenhar um furo passante no cubo: a) Volta o UCS a base: digita USC, depois r depois base. b) desenha um círculo de centro 2.5,2.5 e raio 1. c) Ativar comando CHANGE para levantar o círculo formando o furo: Digita CHANGE, depois seleciona o círculo, digita “P” (change point), digita T (thickness) e digita 5.

• Comando CHANGE: Mudar propriedades de um desenho em 2D.

Page 25: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

25  

4.3 Exercício: Modelar a casa no modelo Wiframe.

5 COMANDOS PARA DESENHOS 3D

5.1 Comando 2D SOLID  

• Comando Elevation: Elevação do plano de desenho 2D. • Comando Thickness: Espessura dos objetos 2D em relação ao plano.

Desenhar um cubo e cilindro com comando 2D SOLID. - Para o cubo: Ativa o comando ELEV e especifica 0 para elevation e 4 para thickness. Ativa o comando 2D SOLID (digita solid), depois 4,6 (first point), 4,2 (second point), 8,6 (thrid point) e 8,2 (fourth point). - Para o cilindro: Ativa o comando ELEV e especifica 4 para elevation e 2 para thickness. Ativa o comando CIRCLE e digita 6,4 para o ponto e depois 1 para o raio. - Outro cilindro: Ativa o comando ELEV e especifica 0 para elevation e 3 para thickness. Ativa o comando CIRCLE e digita 6,7 para o ponto e depois 1 para o raio. 5.2 Comando 3D FACE Este comando cria um objeto 3D similar a uma entidade sólida bidimensional. Pode ser especificada, aos pontos de cada vértice da 3D FACE, um valor diferente para o eixo Z, formando uma seção de plano no espaço. O limite de pontos varia de 3 a 4 pontos. Exemplo: Ativa 3D face e digita 5,5,0 (first point), 10,5,0 (second point) e 10,5,10 (third point). 5.3 Objetos tridimensionais, comandos: - Box: ponto inicial, dimensão em x, dimensão em y, dimensão em z. - Wedge (cunha): ponto inicial, dimensão em x, dimensão em y, dimensão em z, ângulo de rotação com relação ao ponto inicial. - Pyramid: ponto inicial, três outros pontos, ponto que define a altura. (Autocad 2009) - Cone: especificar o centro da base, raio da base, altura, especificar número de segmentos. - Sphere: especificar o centro, raio, segmentos longitudinais, segmentos latidudinais. - Torus: especificar o centro, raio do torus, raio do tubo, especificar os segmentos. 3dmesh 5.4 Comando SHADE Tipos: 2d Wireframe, 3D Wireframe, Hidden, Flat Shaded, Gouraud Shaded, Flat Shaded Edges on e Gouraud Shaded Edges on.

Page 26: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

26  

5.5 Comandos de Visualização Comando Viewports É o comando onde você seleciona com quantas divisões na janela de desenho você deseja trabalhar, sendo que cada uma pode representar uma vista diferente do desenho. Esse comando é acionado através do menu view. Comando Zoom - 3D pan: transforma o cursor em uma mão que possibilita mover a janela de desenho. - 3D zoom: transforma o cursor em uma lupa que possibilita aumentar ou diminuir a visualização do desenho. - 3D Orbit: possibilita girar a tela de desenho manualmente. - 3D Continuous: possibilita girar a tela de desenho de forma contínua, a tela ficará girando até que se cancele o comando. Comandos Vpoint Esse comando muda a posição do observador em relação ao sistema de coordenadas. Opções de comando: rotate (muda a posição do observador através da rotação em torno da origem do sistema de coordenadas) e view point (espera por uma coordenada onde o observador será posicionado). Obs: DDVpoint é uma forma aprimorada do comando VPOINT. A diferença está na interface, pois o comando DDVpoint abre uma caixa de diálogos onde são indicados os parâmetros necessários. A imagem abaixo, mostra a janela aberta quando digitamos o comando DDVpoint:

5.6 AlgunsComandos 3D:

Tabela 5.1 – outros Comandos para desenho 3D..

Page 27: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

27  

COMANDO O QUE FAZ:

COMO USAR:

3D FACE Serve para facear os desenhos, quando se faz um desenho em três dimensões com preenchimento com apenas linhas. (Wirefrme) ou criar faces.

EXTRUDE

cria objetos sólidos tridimensionais a partir de perfis bidimensionais, conferindo-lhes profundidade e ângulo de extrusão

Pede o comprimento e o ângulo. Se o comprimento for dado negativo, o Extrude é feito para o outro lado. Se escolher a opção“Path” segue um caminho predefinido. Não extruda linhas separadas.

REVOLVE

cria peças sólidas pela revolução de um perfil em torno de um eixo real ou imaginário.

MIRROR 3D duplica o objeto selecionado executando um espelhamento do mesmo utilizando eixos ou planos de simetria situados em qualquer posição no espaço.

3D ARRAY copia um elemento n vezes, distribuindo-o em linhas, colunas e níveis (array retangular) ou em torno de um eixo (array polar).

ROTATE 3D rotaciona objetos no espaço em torno de eixos definidos pelo usuário

SLICE Possibilita cortar um ou mais sólidos com um plano secante, podendo desprezar ou não a parte seccionada

ALIGN move e rotaciona simultaneamente o objeto selecionado de tal forma a posicioná-lo alinhado a um segundo objeto ou a pontos pré-determinados.

3D POLY Cria polilinhas no espaço tridimensional

SURFTAB1 SURFTAB2

fazem com que as superfícies tenham um acabamento melhor.

SECTION Permite gerar seções, isto é, uma fatia sólida obtida pela interseção de um plano secante definido com o interior da peça.

Plonos paralelos a XY, XZ,cYZ ou outro plano a definir.

UCSICON Controla a visualização do ícone do sistema de coordenadas. ON: Deixa visível o ícone relativo ao sistema de coordenadas ativo. OFF: Deixa invisível o ícone relativo ao sistema de coordenadas ativo.

ALL: Posiciona ou altera a representação em todas as janelas. Noorigin: Posiciona o ícone no canto inferior esquerdo da tela. Origin: Posiciona o ícone na origem do sistema de coordenada ativo.

DDVPOINT Permite a definição dos ângulos de visualização do objeto.

UCS Muda localização do ponto de origem (0,0,0) e da orientação do plano XY e do eixo Z, dentro do WCS do AutoCAD

Ex: digita UCS, depois X, depois 90 (gira o sistema de coordenada em 90º em relação ao eixo X)

FILLET Em 3D arredonda arestas Seleciona arestas do sólido. Se for em Wireframe seleciona os lados (linhas).

CHAMFER Em 3D faz chanfro nos sólidos. Seleciona arestas do sólido. Se for em Wireframe seleciona os lados (linhas).

Page 28: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

28  

INTEFERE Determina a interferência entre dois ou mais sólidos, gerando um outro sólido da intersecção. (objetos em 3D)

TABSurf cria-se uma superfície extrudada a partir de uma curva (perfil) e uma reta que define o sentido e ângulo da extrução.

ISOLINES Aumenta as linhas PE visualização de um sólido, como por exemplo, da esfera.

SOLIDEDIT Edita algumas características do sólido, fases ou arestas, como cor, extrude, move, rotate, etc.

Pode ser acionado por MODIFY/SOLIDS EDITING.

SHELL MODIFY/SOLIDS EDITING/SHELL Neste comando temos a possibilidade de criar uma parede com uma espessura pretendida. Como o sólido é totalmente preenchido de massapor dentro, poderemos delimitar essa quantidade de massa a uma parede.

OBS: Os comandos SUBTRACT, UNION e INTERSECT são também utilizados nos objetos tridimensionais. 5.7 Exercício:

Fazer um cubo de aresta 50 mm como comando BOX, cortar este cubo na diagonal com o comando SLICE (não desprezando a parte seccionada) e utilizar o comando MOVE para mover a parte seccionada. Para unir o cubo novamente, usa-se o comando ALIGN e o comando UNION para formar o cubo novamente. 5.8 Exercício: Contruir superfície com objeto 2D e a reta de definição (TABSurf).

(obs: O sentido de formação da superfície depende do ponto de seleção da reta, caso selecione o ponto superior da reta a superfície é gerada para cima)

5.9 Exercício: 3D Array. Opção de comando: selecionar objetos, selecionar o tipo de array (r-retangular, ppolar),número de linhas (y), número de colunas (x), número de níveis (z), distância entre as linhas, distância entre as colunas, distância entre os níveis.

Page 29: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

29  

5.10 Exercício: Align Opção de comando: selecionar objeto, enter, selecionar primeiro ponto (no objeto e onde esse ponto vai parar), selecionar segundo ponto (no objeto e onde esse ponto vai parar),selecionar terceiro ponto (no objeto e onde esse ponto vai parar). Caso o alinhamento seja feito por menos pontos é só dar enter após ter selecionado um ou dois pontos de alinhamento.

5.11 Exercício: Chamfer Opções de comando: seleciona um das superfícies do desenho (select surface), solicita o valor para o chanfro, semelhante ao 2D (distance), solicita a seleção de uma aresta (select edge) ou faz o chanfro em toda a superfície (loop).

5.12 Exercício: Fillet Opções de comando: seleciona um perfil formando por várias entidades num único click do mouse (chain), solicita o valor para o raio (radius), solicita a seleção de uma aresta (select edge).

5.13 Exercício: Mirror 3D Opções de comando - Plane by object: Produz espelhamento do objeto selecionado utilizando como planos de simetria os planos definidos por um objeto. - Last: Utiliza o plano de simetria mais recentemente usado. - Zaxis: O plano de simetria é definido em função de um eixo Z indicado através de pontos pelo usuário.

Page 30: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

30  

- View: Utiliza o plano de visualização paralelo à tela como plano de simetria. - XY/YZ/XZ: Utiliza os planos XY, YZ e ZX respectivamente, como planos de espelhamento. - 3points: O usuário poderá indicar três pontos, por coordenadas ou via mouse, que definirão o plano de simetria.

5.14 Exercício: Rotate 3D Opções de comando: - Axis by Object: Rotaciona o objeto em torno de entidades do tipo Line, Pline ou em torno de uma reta imaginária que passa pelo centro de uma circunferência ou arco. - Last: Utiliza o mesmo eixo em torno do qual foi executada a mais recente operação de rotação. - View: Rotaciona o objeto em torno de um ponto escolhido na tela, como numa rotação bidimensional. - Xaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo X. - Yaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo Y. - Zaxis: Rotaciona o objeto em torno de um eixo paralelo ao eixo Z. - 2points: Rotaciona o objeto selecionado em torno de um eixo definido por dois pontos indicados pelo usuário.

5.15 Exercício: Comando SOLIDEDIT

a) Extrusão de faces:  

Page 31: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

31  

b) Rotação de faces:

5.16 Exercício: Comando SHELL

5.17 Exemplo:

Modelagem de um clipe, seguindo os seguintes passos:

Page 32: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

32  

a) Ajustar o ambiente de trabalho: Usar o comando LIMITS como tamanho da folha de 120 mm por 90 mm. b) Ajustar a tela com o comando ZOOM ALL. c) Construir uma POLYLINE: Digitar PLINE e 50,30 para o primeiro ponto. Depois digitar @23<0 ; @8,6 ; @-8,6 ; @29<180. Digitar “a” para arco e “CE” para centro do arco que será @12.65,-7 e @-12.65,-7. Digitar “L” e comprimento com os valores @39<0 ; @10,8, @-10,8 ; @33<180. d) Fazer arredondamentos dos pontos 1 e 2 com raio 2 utilizando o comando FILLET (selecionar as duas arestas para arredondar).

e) Fazer arredondamentos dos pontos 3 a 6 com raio 1 utilizando o comando FILLET.

f) Fazer um círculo de raio 0.75 com o centro no início do clipe. g) Rotacionar o círculo em 90 graus em torno do eixo Y. Digita ROTATE3D, selecionar o círculo, digita “Y” e depois 90º. h) Extrudar o círculo ao longo da polilinha: Digitar EXTRUDE, selecionar o círculo, enter, digitar “p” (path), seleciona a polilinha do clipe e enter. i) Digitar HIDE para regenerar o desenho. 5.18 Exemplo:

Modelagem de uma peça mecânica seguindo os passos: a) Digitar o comando DDVpoint e no ícone da esquerda colocar 225 graus e no da direita em 30 graus. b) Ativar o comando BOX com o vértice em 0,0,0 e o outro vértice em 36,76,40. c) Aplicar o comando ZOOM ALL e depois o comando ZOOM SCALE com 0.5x. d) Aplicar o comando UCSICON com a opção Origin. e) Ativar o comando UCS, digitando Y e depois -90 (vai girar o sistema em -90 em relação ao eixo Y). f) Ativar o comando CYLINDER com centro em 20,38, raio 26 e altura 76. g) Ativar o comando MOVE, clicar em um ponto qualquer de referência e após digitar o ponto relativo @0,0,-56. h) Ativar o comando SLICE, selecionar o cilindro, digitar yz, colocar o ponto de referência 0,0,0 e clicar no lado do cilindro que não será cortado (que é a parte superior). i) Ativar o comando SLICE, selecionar o cilindro, clicar em 3 arestas da face superior do paralelepípedo (utilizar o OBJECT SNAP) e clicar num ponto do cilindro abaixo do paralelepípedo.

j) Ativar o o comando UNION e selecionar o cilindro e o paralelepípedo.

Page 33: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

33  

k) Ativar o comando CYLINDER com centro em 20,38, raio 13 e altura 76. l) Ativar o comando MOVE, clicar em um ponto qualquer de referência e após digitar o ponto relativo @0,0,-56. m) Ativar o comando SUBTRACT selecionar a peça e depois o cilindro que será subtraído da peça.

n) Ativar o comando BOX com o vértice em 0,0,0 e o outro vértice em 16,76,12. o) Ativar o comando MOVE, selecionar a caixa recém-criada, clicar em qualquer ponto como base e após digitar @12,0,8. p) Ativar o comando MIRRO 3D, selecionar a caixa criada, escolher o plano XY, o ponto de base do plano 0,0,-18 e digitar N (não) para não deletar o objeto espelhado.

q) Ativar o comando SUBTRACT selecionar a peça e depois as duas caixas. r) Ativar o comando UCS e selecionar World. s) Ativar o comando UCS, escolher o eixo X e o ângulo de rotação de 90. t) Ativar o comando CYLINDER com centro em 18,20, raio 10 e altura -76. u) Ativar o comando SUBTRACT selecionar a peça e depois o cilindro criado. v) Selecionar o comando HIDE para dar o acabamento.

5.19 Exemplo:

Modelagem de um Prendedor de Roupa, seguindo os passos: a) Ajuste do ambiente de trabalho usando o comando LIMITS com o tamanho da folha de 120, 90 mm e o comando ZOOM ALL. Acione o comando SNAP para 0.1. b) Iniciar o desenho do corpo do prendedor: Acionar o comando PLINE (polilinha) com o primeiro ponto em 100,30; depois se faz um arco digitando “a” e depois “ce” (centro) com o centro em @-7,-5 e o ponto final em @-7,5 ; depois continua como comprimento da polilinha digitando “L” (line) digitando @23<180 ; @-30,5 ; @3<90; @45<0 ; @2< -90 ; @2<0 ; @2<90 ; @28<0 e termina a polilinha com um arco digitando “a” , “ce” ; @8<180 (centro) e @8< -90. Obs: Se este último arco não ficar certo, faz-se um círculo e usa-se TRIM e PEDIT para completar esta polilinha. c) Criar a outra parte do prendedor usando o comando MIRROR, com os dois pontos abaixo:

Page 34: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

34  

d) Fazer a extrusão dos prendedores com EXTRUDE, utilizando -10 mm de altura e ângulo 0o. e) Para melhor controle do desenvolvimento da peça criar LAYERS para a madeira e arame. f) Iniciar o arame criando um círculo de raio 7 no ponto 1 abaixo e mover (MOVE) o círculo como ponto base em qualquer lugar e o segundo ponto em @9.2<180.

g) Fazer uma linha tangente ao círculo e no ponto médio entre os pontos 1 e 2 da figura abaixo.

h) Fazer uma linha tangente com início no ponto 3 da figura acima para o ponto @5< -9 e mover esta linha com base em qualquer lugar e segundo ponto em @5.4<180. Fazer um FILLET de raio 1.0 entre esta linha e o círculo. Fazer um TRIM entre o arco do “fillet” e a primeira linha construída e usar o comando PEDIT para tornar toda esta parte do arame como polilinha. Mover (MOVE) esta polilinha com base em qualquer lugar e o segundo ponto em @0,0,0.9. Copiar (COPY) esta polilinha com base em qualquer lugar e com segundo ponto em @0,0,-11.8. Espelhar (MIRROR) a cópia do arame com primeiro ponto no ponto 1 mostrado na figura abaixo e o segundo ponto na metade da linha do ponto 1, apagando o objeto velho.

i) Vamos unir as polilinhas construídas e completar o resto do arame. Faz-se uma linha para unir os pontos finais (end point) da linha dentro do arco, mostrado na figura (a) abaixo. Faz-se mais duas linhas, uma na extremidade final inferior para o ponto @0,0,7 e outra da extremidade superior até o ponto @0,0,7, que são, respectivamente, os pontos 1 e 2 da figura (b) abaixo

j) Para fazer extrusão é necessário que o caminho esteja num mesmo plano, então usa-e o comando EXPLODE para explodir as polilinhas do arame. Vamos suavizar as curvas para depois fazer os caminhos do EXTRUDE. A primeira é o ponto 1 da figura (a) acima: Digita UCS (para mudar sistema coordenadas) , depois “3” (3point), depois seleciona a interseção do ponto 1, depois o meio de uma das linhas da interseção e depois seleciona o meio da outra linha

Page 35: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

35  

da interseção. Aciona o FILLET de raio 1 para este ponto e depois o PEDIT para unir o arco com a linha final do arco. Para o ponto 2 da figura (a) acima: Digita UCS, depois “3”, depois seleciona a interseção do ponto 2, depois o meio de uma das linhas da interseção e depois seleciona o meio da outra linha da interseção. Aciona o FILLET de raio 1 para este ponto e depois o PEDIT para unir o arco com a linha final do arco. k) Realizar o mesmo procedimento para os pontos 1 e 2 da figura (b) acima. Para o ponto 1: Digita UCS, depois “3”, depois seleciona a interseção do ponto 1, depois o meio de uma das linhas da interseção e depois seleciona o meio da outra linha da interseção. Aciona o FILLET de raio 1 para este ponto e depois o PEDIT para unir o arco do fillet com a linha horizontal do mesmo arco. Para o ponto2 da figura (a) acima: Digita UCS, depois “3”, depois seleciona a interseção do ponto 2, depois o meio de uma das linhas da interseção e depois seleciona o meio da outra linha da interseção. Aciona o FILLET de raio 1 para este ponto e depois o PEDIT para unir o arco do fillet com a linha horizontal do mesmo arco. l) Passar o UCS para o global acionando o UCS WORLD. Fazer mai duas polilinhas utilizando o comando PEDIT. A primeira é a polilinha contendo o círculo grande superior que agora é um arco com a linhas que estão no plano deste círculo. A segunda é a polilinha contendo o círculo grande inferior que agora é um arco com a linhas que estão no plano deste círculo. m) Desenhar círculos no início das cinco polilinhas para fazer a extrusão. Para deixar os círculos perpendiculares à linha, usar o comando ROTATE3D, na opção VIEW, selecionando o centro do circulo e usando ângulo 90o. Usar o comando EXTRUDE e depois PATH, como no exemplo do clipe.

5.20 Exemplo:

Para fazer o desenho acima faça as seguintes partes em separado:

Page 36: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

36  

Depois dessas partes prontas e todas transformadas em polilinhas, coloque as peças na seguinte ordem:

Agora é só fazer a extrusão de cada parte e depois utilizar os comandos union e subtract (dê preferência para utilizar o comando union nas peças que serão unidas primeiro). A peça ficará como mostrado abaixo:

5.21 Exercício: A seguir são mostrados as vistas geradoras do o desenho em 3D e como ele

deve ficar.

a) Fazer primeiro o desenho 2D com elipse,depois usa-se o Extrude, Union e Subtract

Page 37: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

37  

b)

c)

d) Faz o desenho em 2D abaixo,onde apenas o círculo não faz parte da polilinha. Depois faz o “Revolve” da polilinha e Extrude do círculo para usar o comando Subtract.

Page 38: Apostila AutoCAD_ Andre Felippe_UFPE

38  

e)