7
APOSTILA DE CONHECIMENTOS PARA BARTENDER . Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks! Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks! O que é um Coquetel?

Apostila de Conhecimentos Para Bartender

Embed Size (px)

Citation preview

Page 1: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

APOSTILA DE CONHECIMENTOS PARA BARTENDER.

Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks!

Os drinks, na maioria das vezes, são compostos por apenas dois ingredientes: uma base e um complemento. Um drink não precisa ser alcoólico, parece até um tanto contraditório com o que ouvimos diariamente, imagine você ir ao bar com seus amigos e falar “vou pegar um drink”. Ao voltar à mesa chega com uma Coca-Cola e Gelo ou um Suco com Gelo. Acredite, ambos são Drinks!

O que é um Coquetel?

Já os coquetéis tem uma elaboração mais complexa, podem levar diversos componentes como licores, sucos, frutas e etc.

Page 2: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

Três   técnicas para preparar o seu Coquetel: É importante dizer que abaixo estão as descrições básicas de cada técnica. Se você deseja conhecer as subdivisões, é bem bacana que leia este artigo até o fim. Nele falo exatamente sobre as 8 Técnicas de Preparo.

Batidos: Composição de difícil mistura, por serem bebidas bastante densas, sendo necessário bate-los (técnica shaker) para misturar melhor. Usa-se uma coqueteleira.

Mexidos: Bebidas de fácil mistura, por serem pouco densas, bastando apenas mexe-los para que se tornem homogéneos (Mixing Glass). Para a mistura, utiliza-se normalmente uma colher de haste longa, também chamada Bailarina.

Montados: São coquetéis cuja composição contém ingredientes de densidades diferentes. Estes coquetéis são preparados nos próprios copos onde serão servidos na hora. São bebidas com visuais mais exóticos, criando assim um visual mais bonito. Seus componentes devem ser colocados um a um no copo ou taça, um exemplo é o Coquetel Sex on The Beach.

O que é uma Batida?Tecnicamente, batida é uma variação de coquetel, se por definição coquetel é a mistura de 3 componentes ou mais tendo uma base, a batida não deixa de ser um coquetel. Para se caracterizar uma batida é necessário uma base alcoólica ou sem álcool, um sabor de fruta e um componente cremoso (sorvete, leite condensado, mel, etc).

Como preparar uma batida:

Para se preparar uma batida é muito simples, utilizamos a Técnica Blend (liquidificador). Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até obter uma mistura homogênea.

08 Técnicas de Como Preparar Drinks

Hoje é dia de mais um Artigo com Curiosidades sobre o “Mundo

Drinks”. Provavelmente quem é profissional da área já saiba todas estas técnicas de preparo, mas os leitores que fazem seus drinks em

Page 3: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

casa, nas férias ou no dia-a-dia, talvez não estão por dentro. Por isso listaremos todas as técnicas abaixo.

Cada Drink tem sua técnica específica de preparo. Em todas nossas Receitas, colocamos o modo de preparo, mas você pode querer

saber um pouco mais. Vamos lá?

Build (Formar/Montar)

Ao montar um drink, os ingredientes são despejados e preparado no copo a ser servido. Esta é a técnica mais utilizada para drinks em copos longo ou

hot drink, como por exemplo o Drink Sex on the Beach.

Stir & Strain (Mexer & Coar)

Esta técnica é utilizada para resfriar líquidos transparentes. Mexer os ingredientes garante adiluição apropriada e resfria a bebida na

temperatura adequada. Bebidas transparentes sãomexidas e coadas em vez de batidas e coadas, para manter a limpidez cristalina do líquido. Se o

líquido transparente for batido ou misturado se tornará turvo em contato com o ar. Um Exemplo de bebida que usa esta técnica é o Dry Martini.

Shake & Strain (Bater e Coar)

Essa técnica é utilizada com ingredientes opacos (sucos, misturas, mix de

bar e cremes).Bater e coar consegue o mesmo resultado de mexer e coar, mas também produz espuma é ideal para ingredientes com densidade

diferente. Um exemplo de drink feito com esta técnica é Cosmopolitan.

Mix (Misturar)

Page 4: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

É simplesmente uma variação simplificada da técnica de bater e coar. Os dois métodos oferecem o mesmo resultado e são utilizados quando se lida

com mesmos tipos de ingredientes, como por exemplo o Mojito.

Blend (liquidificador)

Para liquidificar sólidos, drinks gelados e com sorvete. São liquidificados até atingirem uma consistência pastosa ou cremosa, líquida e consistente o suficiente para despejar. O Frozen é feito com esta técnica.

Layer (Formar Camadas)

Técnica de produzir camadas distintas de ingredientes com

uma separação visível de cada camada. Cada ingrediente é despejado de modo a posicionar acima do ingrediente anterior sem se misturar. O   Sex on

the Beach é preparado assim também.

Float/Top (Flutuar/Cobertura)

Esta técnica produz um efeito similar ao das camadas. A mistura de um ingrediente em outro é desejado, porém como uma distinção maior de

densidade entre os componentes. ex: Café com Chantilly.

Muddle (Amassar/Esmagar)

Técnica utilizada para extrair o suco ou sabor de sólidos (frutas ou ervas). Veja aqui a Caipirinha preparada com esta técnica.

Dash/Drop (Despejar/ Deixar Cair)

Essa técnica consiste na liberação rápida do líquido na dosagem,

normalmente são de 5 ml. Exemplo o tabasco no Bloody Mary.

Esperamos que tenha curtido mais estas dicas de como preparar drinks.

Nos vemos na próxima! 

Page 5: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

Drinks, Coquetéis e Batidas e suas categorias

Créditos: Karol Kaczor

Outra informação importante é você também identificar que dependendo de quais ingredientes é composta a sua bebida, ela pertence a uma das categorias abaixo, e, com isso, você saberá escolher o que beber em seu momento ideal. Seja antes, durante ou após uma refeição.

Estimulante de Apetite / Pré DinnerSão os autênticos aperitivos. Com sabores seco, semi-seco, amargo, ácido e salgado. Mistura os destilados com sucos de frutas ácidas, Vermutes e Bitters. Servidos antes das refeições. Dois exemplos são a Caipirinha e o Dry Martini.

Digestão / After DinnerApropriados para o consumo após a refeição. Dependendo dos ingredientes podem ser classificados como doce, semi-doce, cremosos. Um Exemplo é o Alexander.

Refrescantes

Créditos: Oxana Denezhkina

Bebidas destiladas misturados a suco de frutas, refrigerantes, água gaseificada e muito gelo, servidas em copos longos. O Mojito entra nesta definição.

NutritivosBebidas com ingredientes ricos em calorias como, ovos, vinhos, cremes, mel chocolate, leite e açúcar. Exemplos Brandy Egg Nog, Smooth

Estimulantes Físicos

Page 6: Apostila de Conhecimentos Para Bartender

São coquetéis quentes, composto de bebida destilada, água quente e condimentos especiais. Recomendados para clima frio. Um bom estimulante é o Latte Macchiatto.

FinalizandoEntão é isso, galera! Espero que tenham gostado. Fico por aqui e desejo ótimas misturas e experiências saborosas a vocês!!