16
Aprendizagem Colaborativa

Apresentação do PowerPoint · Podemos ter a interação, a construção do conhecimento, a discussão e a reflexão, sempre com um fim comum que é a aprendizagem. Esse ambiente

Embed Size (px)

Citation preview

Aprendizagem Colaborativa

Aprendizagem Colaborativa

O que é Aprendizagem Colaborativa?

É um recurso na área de educação, que surge da necessidade de inserir metodologias interativas entre o aluno, ou usuário, em conjunto com o professor para que estabeleçam buscas, compreensão e interpretação da informação de assuntos determinados

É “um ambiente social, cultural, intelectual e psicológico que promove e sustenta a aprendizagem enquanto processo social, baseado na partilha de recursos e construção solidária de saberes, formado por um conjunto de pessoas em interação animadas de um comprometimento mútuo, de um sentimento de pertencimento e identidade”.

Para Panitz, é “uma filosofia de interação e estilo de vida pessoal (…)” neste sentido há uma menor intervenção do educador e, por consequência, proporcionar mais responsabilidade ao aluno.

Aprendizagem Colaborativa

Por que colaborar?

Normalmente surge de uma estratégia de ensino e na qual os alunos de vários níveis de performance passam a trabalhar juntos em pequenos grupos tendo uma única meta que proporciona a interatividade.

No modelo de ensino atual, temos um cenário onde os alunos ouvem o que o professor tem a dizer e memorizam o conteúdo para se dar bem na prova final. Esse modelo está cada vez mais antiquado e vem se tornando ineficiente.

Por esses e outros fatores, algumas instituições de ensino resolveram mudar sua forma de ensinar, como a Escola Preparatória de Oakland, que se tornou referência de aprendizagem colaborativa.

Aprendizagem Colaborativa

Por que colaborar?

Este colégio acabou com barreiras como fileiras, ele reúne os alunos em círculos para que possam debater uns com os outros sobre tudo: problemas de matemática, discussões de livros, temas da atualidade e por aí vai.

Os professores separam os minutos finais da aula para analisar como foi a discussão entre os alunos, nessa hora cada estudante fala sobre o que aprendeu ouvindo/discutindo com os colegas sobre a matéria.

Em algumas discussões, é normal encontrar um aluno traçando linhas em uma folha de papel que “mostre” quem discutiu mais e para qual lado a discussão foi, como se fosse um mapa da aula.

Aprendizagem Colaborativa

Por que colaborar?

O colégio costuma passar lições em sala de aula que sejam mais substanciais, afim de incentivar os alunos a discutirem os problemas com os colegas.

Dessa forma, os resultados são obtidos por meio de uma “colcha de retalhos” para qual cada membro do grupo contribui ao dar um “pedaço” de seu entendimento.

Com essas atitudes, a escola busca trabalhar com os alunos a cultura do trabalho em grupo e a resiliência de cada aluno.

Aprendizagem Colaborativa

Aprendizagem Colaborativa

Por que colaborar?

Como resultado, a escola vem tendo alunos que se sentem mais realizados, com mais autoestima e motivados para os estudos.

Também são realizadas atividades ao ar livre que tirem o conteúdo da área teórica para a prática, novamente com estudantes trabalhando em grupo para praticar sua proatividade.

Dessa forma, os estudantes apresentam resultados de aprendizagem e praticam suas habilidades interpessoais.

Aprendizagem colaborativa e a internet

A Internet favorece a construção cooperativa, o trabalho entre professores e alunos, próximos ou virtualmente. Podemos participar de uma pesquisa em tempo real, de um projeto entre vários grupos.

Podemos ter a interação, a construção do conhecimento, a discussão e a reflexão, sempre com um fim comum que é a aprendizagem.

Esse ambiente virtual coloca o aluno como centro do processo e quando é ensino a distância aborda os mesmos dois pontos chave, um está baseado na construção do conhecimento do indivíduo em aprender e o outro consiste em um processo de aprendizagem social onde todos trabalham em grupo.

Aprendizagem Colaborativa

Aprendizagem Colaborativa

Aprendizagem colaborativa e a internet

Tanto professores quanto estudantes interagem juntos simplesmente independente de lugar por intermédio do computador.

Atualmente, a criação e uso de audioblogs e tvblogs são propostos nos modelos de aprendizagem colaborativa

Aprendizagem Colaborativa

Pressupostos da Aprendizagem Colaborativa

A base da aprendizagem colaborativa está na interação e troca entre os alunos, com o objetivo de melhorar a competência dos mesmos para os trabalhos cooperativos em grupo considerando os indivíduos como agentes ativos na construção de seu conhecimento.

Aprendizagem Colaborativa

Pilares da Aprendizagem Colaborativa

Aprender a conhecer (relacionado ao prazer em descobrir, ter curiosidade);

Aprender a fazer;

Aprender a viver juntos (que diz respeito ao aprender a compreender o outro);

Aprender a ser.

Aprendizagem Colaborativa

Desafios da Aprendizagem Colaborativa

Embora não se possa generalizar, em diversos cursos universitários não há espaço para o diálogo e o que ainda predomina é o ensino tradicional. Pesquisas apontam que para os dias atuais, restringir-se somente a esse tipo de ensino não se tem chegado a resultados satisfatórios.

Aprendizagem Colaborativa

Desafios da Aprendizagem Colaborativa

Por isso a necessidade de se estar trabalhando num ensino inovador, com base num paradigma emergente que possa atender às exigências do mercado de trabalho e sobretudo, às necessidades da formação do aluno como cidadão.

Aprendizagem Colaborativa

Desafios da Aprendizagem Colaborativa

E ao se pensar em trabalhar numa proposta de aprendizagem como a aprendizagem colaborativa, há que se pensar nesses aspectos, pois muitos estudiosos mostram ser possível, por meio dessa proposta, melhorar o ambiente (presencial ou on-line), bem como a participação, o desenvolvimento da criticidade, a interdependência e a autonomia dos alunos.

Aprendizagem Colaborativa

Desafios da Aprendizagem Colaborativa

O professor necessita ter clareza dos aspectos que envolvem a aprendizagem colaborativa em ambientes on-line para saber conduzir o processo, fazer com que os alunos possam interagir e realmente cooperar uns com os outros, com o objetivo de produzir conhecimentos, através das diferentes atividades possíveis num curso on-line. Bem como saber adotar um bom sistema de avaliação, de maneira que seja possível observar as mudanças ocorridas na aprendizagem dos alunos, utilizando-se dessa proposta.

JONASSEN, David; O uso das novas tecnologias na educação a distância e a aprendizagem construtiva; Revista Em Aberto; Ano 16; N. 70; abril a junho de 1996.MAÇADA, Debora Laurino e Ana Vilma Tijiboy; Aprendizagem cooperativa em ambientes telemáticos; http://www.niee.ufrgs.br/eventos/RIBIE/1998/pdf/com_pos_dem/274.pdf

López-Vidales, Nereida; González-Aldea, Patricia (2014). «Audioblogs and Tvblogs, Tools for Collaborative Learning in Journalism». Comunicar (em espanhol). 21 (42): 45–53. ISSN 1134-3478. doi:10.3916/c42-2014-04

Referências