18
Competências e seus domínios

Apresentacao modulo1

Embed Size (px)

DESCRIPTION

 

Citation preview

Page 1: Apresentacao modulo1

Competências e seus domínios

Page 2: Apresentacao modulo1

Os Domínios  

Os domínios  são formas de organizar as competências em conjuntos, identificando suas principais características. Em cada domínio há um grupo de competências, algumas específicas outras transversais.

O agrupamento das competências, diz respeito também ao enfoque que será dado. Neste caso os domínios enfocam as competências de um aluno na EAD.

Portanto, cada autor, de acordo com seus estudos e/ou área de atuação, elenca os domínios que acredita fazerem parte das competências, como veremos a seguir:

Page 3: Apresentacao modulo1

Dolle (1978)

Doll, traz quatroos elementos quea firma compor um sujeito:

Social - é a interiorização sob os planos afetivo, cognitivo e biofisiológico dos hábitos, das regras, das interações sociais as mais diversas; 

Afetivo - indissociável dos outros, notadamente do biofisiológico, se coloca como o lugar das pulsões, emoções e sentimentos. Esta dimensão está em relação com a atividade do sujeito psicológico e com os efeitos do meio;  

Page 4: Apresentacao modulo1

Biofisiológico - é o que fornece a base de constituição dos vários sujeitos, compreendendo tudo o que se refere ao corpo do sujeito, como suporte e condição de aparição de todos os outros sujeitos;

 Epistemico - a possibilidade da racionalidade humana naquilo que tem de mais geral e comum a todos os sujeitos.

Dolle (1978)

Page 5: Apresentacao modulo1

Dolz (2004)

Dolz, apresenta em seus estudos os componentes (domínios) das competência, que correspondem à categorias de conhecimento:

▫ Cognitivos - Compreendendo conhecimentos declarativos (saberes), procedimentais (savoir-faire) e contextuais; além de metaconhecimentos e relações metacognitivas;

▫ Afetivos - Compreendendo atitudes, motivações, etc;

▫ Sociais - Compreendendo interações, negociações, etc;

▫ Sensório-motores - Compreendendo a coordenação gestual.

Page 6: Apresentacao modulo1

Moretto (1999)  

 Para Moretto (1999), as competências abrangem os seguintes aspectos: ▫ Domínio de linguagem;

▫ Compreensão de fenômenos;

▫ Construção de argumentações;

▫ Soluções de problemas;

▫ Elaboração de propostas.

Page 7: Apresentacao modulo1

Moretto (1999) Para cada uma dessas competências é preciso considerar dois enfoques:

1º - Identificação do grupo de habilidades que estruturam harmonicamente a competência; 2º- Conjunto de saberes, já construídos socialmente, que servirão de meio para o desenvolvimento das habilidades em foco.

Page 8: Apresentacao modulo1

UNESCO (2000)

Para atender às demandas de formação dos profissionais do Programa: Abrindo Espaços, sugerem-se inicialmente duas vertentes metodológicas: Desenvolvimento de competências pessoais, relacionais, cognitivas e produtivas – a base são os quatro pilares do conhecimento descritos no Relatório Delors (ver páginas 40 a 44) – Aprender a Ser; Aprender a Conviver,Aprender a Fazer e Aprender a Conhecer.

Page 9: Apresentacao modulo1

UNESCO (2000)

Competência cognitiva (saber aprender para poder aprender)É o exercício de aprender a aprender, mantendo atitude ativadiante do conhecimento, de modo a estabelecer relações entre os novos aprendizados e o repertório individual de cada sujeito. É o que permite a compreensão mais crítica e reflexiva em relação à realidade; Competência produtiva (saber fazer para poder fazer)É a arte do aprender a fazer. Reside em aplicar os conhecimentos teóricos para desempenhar bem uma função.

Page 10: Apresentacao modulo1

UNESCO (2000)

Competência relacional (saber conviver para poder conviver)

É a destreza para aprender a viver junto, mantendo atitudes solidárias, cooperativas e construtivas. O primeiro nível é a descoberta progressiva do “outro"; o segundo, que se aprimora ao longo do tempo, é a capacidade de participar de projetos comuns voltados para o bem da coletividade; Competência pessoal (saber ser para poder ser )É a habilidade de aprender a ser, de aprender a reconhecer-se, de aprender a aceitar-se, a valorizar-se e a ampliar os conhecimentos acerca de si mesmo, para superar medos e limitações.

Page 11: Apresentacao modulo1

Perrenoud (1999)

Perrenoud classifica os domínios das competências como: Afetivas  Culturais   Cognitivas  

Psicomotoras  

Sociais  

Page 12: Apresentacao modulo1

Litto e Formiga (2009)Para a participação em cursos a distância, Litto e

Formiga (2009), destacam os seguintes domínios: Pedagógico - refere-se a função que inclui todas as

ações realizadas no sentido de apoiar o processo de ensino-aprendizagem do aluno e seu grupo;

Gestão/gerenciamento - refere-se a forma que todas as atividades do curso devem ser desenvolvidas de forma que sejam eficientes no nível administrativo. Este domínio está relacionado diretamente ao papel do professor e compreende as competências relacionadas a organização pedagógica do curso e gerenciamento das ações dos cursos, administração de discussões e trabalhos em grupo, regras e expectativas do curso e avaliação (nota, conceito e presença).

Page 13: Apresentacao modulo1

Lito e Formiga (2009)

Suporte social - diz respeito aos indícios/efeitos de como ocorre a comunicação social, principalmente não verbal, na sala de aula virtual; Técnico - técnico envolve todos os aspectos técnicos envolvidos no curso ou relacionados às ferramentas utilizadas pelo mesmo.

Page 14: Apresentacao modulo1

ZABALA

Dimensão social - aprender a participar ativamente da transformação da sociedade, ser cidadão consciente da sua participação na construção da história;

Dimensão interpessoal - ser educado para viver junto em comunidade;

Dimensão pessoal - aprender a pensar por si mesmo e desenvolver autonomia;

Dimensão profissional - ser facilitado o desenvolvimento das suas capacidades profissionais.

Page 15: Apresentacao modulo1

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem como objetivo: “avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica, para aferir o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania” (ENEM - Documento Básico, 2002, p.5). 

 Dominar linguagens - Dominar a norma culta da língua

portuguesa e fazer uso da linguagem matemática, artística e científica.

Compreender fenômenos - Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Page 16: Apresentacao modulo1

ENEM

Enfrentar situações-problema -  Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situaçõesproblema. 

Construir argumentação - Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.  Elaborar propostas - Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Page 17: Apresentacao modulo1

Behar (2010)

Buscando uma aproximação com os estudos de Dolle (1979) e com a incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação no cenário educacional, é posivel pensar estes domínios também voltados a estes aspectos. Por isso, ao pensar nas competÇencias de um aluno virtual, é possível elencar quatro domínios principais: Tecnológico, Social, Cognitivo e Gerencial

Page 18: Apresentacao modulo1

Referências

BEHAR, P. A; TAROUCO, L. M. R; KONRATH, M. L. P. Competências: desafios para alunos, tutores e professores da EaD. Renote V. 7 Nº 1, Julho, 2009.

DOLLE, Jean-Marie. De Freud a Piaget. Moraes Editores. Lisboa, 1979DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. O Enigma da Competência em Educação. Artmed. Porto

Alegre, 2004 GASPAR, I. Competências Em Questão: contributo para a formação de professores.

Discursos: perspectivas em educação. Lisboa, 2004, p. 55-71.LITTO, F. M.; FORMIGA, M.  M. M. Educação a Distância: o estado da arte.

Pearson Education do Brasil, 2009 MORETTO, V. P. Dois pontos – Teoria & Prática em Gestão Educacional – Vol 5 –

Nº 42 – maio/junho, 1999. PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Trad. Brunos Charles

Magne. Porto Alegre: Artmed, 1999.UNESCO. Fortalecendo competências: formação continuada para o Programa

Abrindo Espaços: educação e cultura para a paz. Brasília, Fundação Vale, 2008. ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre:

Artmed, 2010.